Anda di halaman 1dari 2

Rio de Janeiro Brasil

FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE SCAMPER


1. O que SCAMPER um conjunto de sete operadores (verbos manipuladores) que possibilitam a explorao de diferentes maneiras de transformar um objeto, sistema ou processo. O nome desta ferramenta vem das iniciais dos sete operadores: Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Procurar outros usos, Eliminar e Rearrumar. 2. Quando usar Use o SCAMPER para realizar melhorias ou mesmo recriar objetos, sistemas ou processos a partir dos j existentes. 3. Estilo O SCAMPER combina a abordagem de estmulos psicolgicos com o pensamento criativo orientado; a imaginao canalizada atravs dos operadores de modo a explorar caminhos definidos. Os sete operadores funcionam como possveis solues genricas e as pessoas so instadas a imaginar solues mais especficas. Exemplo: Problema: como reduzir os acidentes domsticos com crianas? Idia genrica: combinar as aes de mdicos e assistentes sociais. Soluo especfica: aproveitar as sesses de orientao s gestantes para ensinar a preveno de acidentes domsticos. 4. Como usar 4.1. Defina o problema A clara definio do problema um dos pontos mais importantes e, freqentemente, um dos mais negligenciados. Descreva o problema ou assunto para o qual est se procurando idias e assegure que todos tenham compreendido os propsitos do trabalho. 4.2. Apresente o SCAMPER O SCAMPER uma tcnica que usa um conjunto de perguntas direcionadas a respeito de um problema ou oportunidade com o propsito de gerar novas idias, que normalmente no ocorreriam. O quadro na pgina seguinte apresenta algumas perguntas tpicas, mas no esgota a lista de peossiblidades que podem ser exploradas. 4.3. Defina sua estratgia Decida se o grupo vai trabalhar com alguns operadores ou com todos os sete. Voc pode dividir o grupo e pr cada subgrupo a trabalhar com 2 ou 3 operadores. Voc ainda pode fazer um rodzio de operadores entre os subgrupos. A final, apresente as idias de cada subgrupo e d mais um tempo para que novas idias sejam construdas a partir das idias apresentadas.
Este trabalho est licenciado sob uma Licena Creative Commons Atribuio-Uso No-Comercial-Vedada a Criao de Obras Derivadas 2.5 Brasil. Para ver uma cpia desta licena, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/br/ Elaborado por Jairo Siqueira Blog: http://criatividade.wordpress.com Email: siqueira.jairo@gmail.com

Rio de Janeiro Brasil

SCAMPER
Operador Pense sobre
Substituio de parte do produto ou processo por outra coisa. Considere a substituio de materiais, formas, espao, local e outros atributos. Combinao de uma ou mais partes ou atributos para obter um novo produto ou processo. Fuso de de dois objetos ou sistemas. Que partes ou caractersticas do produto ou processo podem ser adaptadas para resolver o problema. Como mudar a natureza do produto ou do processo. Aumento, diminuio ou alterao de parte ou de toda a situao atual.

Perguntas tpicas
O que posso substituir para obter uma melhoria? Que acontecer se substituir isto por aquilo? Como posso trocar lugar, tempo, material, pessoas? Que materiais, caractersticas, tarefas, pessoas, produtos, processo ou componentes posso combinar? Como posso aumentar a sinergia? Que parte ou caracterstica do produto ou processo eu posso mudar? Em troca de qu? Que tal se eu mudasse as caractersticas de um componente? O que aconteceria se eu aumentasse, diminusse, deformasse uma caracterstica ou componente do produto ou processo? Em que outro mercado eu poderia vender este produto? Que outros usos podemos pensar para este produto? Quem mais poderia se interessar por este produto ou servio? O que aconteceria se eu removesse um componente, parte ou caracterstica? Como solucionaria o problema deixando de fazer certas coisas? Que tal fazer ou usar isto na ordem inversa? Que tal inverter a ordem em que so arrumadas? Como posso obter o efeito oposto?

Substituir

Combinar

Adaptar

Modificar

Considere a modificao da forma, dimenses, pso, tempo, freqncia, velocidade, etc. Como voc poderia arrumar outros usos para seu produto ou processo. Achar outro mercado para seu produto. Ou como voc poderia reutilizar alguma outra coisa para resolver o seu problema. O que aconteceria de voc eliminasse vrias partes ou caractersticas de um produto ou processo, e o que faria nesta situao. Inverso da seqncia em que as tarefas so feitas ou as partes do produto so arrumadas. Procure ver a situao de diferentes ngulos. Explore novas arrumaes no tempo e no espao.

Procurar outro uso

Eliminar

Rearrumar

Nota: as perguntas acima no se aplicam a todas as situaes. necessrio que voc extraia o sentido das perguntas genricas e desenvolva as suas prprias e que sejam relevantes para sua situao particular.

Este trabalho est licenciado sob uma Licena Creative Commons Atribuio-Uso No-Comercial-Vedada a Criao de Obras Derivadas 2.5 Brasil. Para ver uma cpia desta licena, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/br/ Elaborado por Jairo Siqueira Blog: http://criatividade.wordpress.com Email: siqueira.jairo@gmail.com

Anda mungkin juga menyukai