Anda di halaman 1dari 7

Ajustes de Avaliao Patrimonial.

(Lei 6.404/76, art. 178 2)

Prof. MSc. Wilson Alberto Zappa Hoogi

Resumo:

Apresentamos um breve comentrio sobre a conta Ajustes de Avaliao Patrimonial, criada pela reforma da Lei 6.404/76, art. 178, 2, item III, abordando a sua funo e a tcnica de funcionamento.

Palavras-chave:

Ajustes de Avaliao Patrimonial; ajuste a valor presente; manual de contabilidade; demonstraes

fincancerias; Lei 6.404/76.

Desenvolvimento:

A rubrica contbil Ajustes de Avaliao Patrimonial, contida no patrimnio lquido, foi criada pela reforma na lei das sociedades annimas. Esta conta uma exigncia para as entidades consideradas de grande porte e as annimas.

A Deliberao CVM 564/08 estabelece os requisitos bsicos a serem observados quando da apurao do ajuste a valor presente1 de elementos do ativo, e do passivo quando da elaborao de demonstraes contbeis,

dirimindo algumas questes controversas advindas de tal procedimento.

Quando da adoo inicial das normas internacionais de contabilidade, bens a administrao da entidade valor pode

identificar

que

apresentem

contbil

substancialmente inferior ou superior ao seu valor de mercado valor justo2, onde observamos que, em relao aplicao inicial do novo padro ao ativo imobilizado, a Deliberao CVM 619 de 22.12.2009, que aprovou a Interpretao Tcnica ICPC 10 do Comit de Pronunciamentos Contbeis, admite que se aplique a figura do custo atribudo3 (deemed cost), gerando, com isto, um possvel aumento ao custo original e, em contrapartida, a
1

Ajuste a valor presente AVP: tem como objetivo efetuar o ajuste para demonstrar o valor presente de um fluxo de caixa futuro. Esse fluxo de caixa pode estar representado por ingressos ou sadas de recursos (ou montante equivalente; por exemplo, crditos que diminuam a sada de caixa futuro seriam equivalentes a ingressos de recursos). Para determinar o valor presente de um fluxo de caixa, trs informaes so requeridas: valor do fluxo futuro (considerando todos os termos e as condies contratados), data do referido fluxo financeiro e taxa de desconto aplicvel transao. Este conceito verte da deliberao CVM 564/08. A figura do justo valor ou valor justo, est regulada pelo 1 , do art. 183 da Lei 6.404/76. Custo atribudo o montante utilizado como substituto para o custo (ou o custo depreciado ou amortizado) em determinada data. Nas depreciaes e amortizaes subsequentes admitida a presuno de que a entidade tenha inicialmente reconhecido o ativo ou o passivo na determinada data por um custo igual ao custo atribudo. Este conceito verte da deliberao CVM 609/09. 2

conta

do

patrimnio

lquido

denominada

Ajustes

de

Avaliao Patrimonial, nos termos do 3 do art. 182 da Lei 6.404/76, mediante uso de subconta especfica, e a conta representativa de Tributos e Contribuies Sociais Diferidas, integrantes do Passivo no circulante. Cabe destacar que a figura do custo atribudo (deemed cost) no existe na Lei 6404/76, trata-se de uma acomodao de interesses difusos, pois a previso legal de custo de aquisio, logo este dispositivo infralegal deliberao CVM cria um embate com a Lei 6404/76 e tambm com o RIR, pois a atribuio de um novo valor significa Reavaliao cuja regulamentao em vigor est prevista no RIR.

Esta Deliberao CVM recomenda que na medida em que os bens, objeto de atribuio de novo valor4, forem depreciados, amortizados ou baixados em contrapartida do resultado, os respectivos valores devem, simultaneamente, ser transferidos da conta Ajustes de Avaliao Patrimonial para a conta de Lucros ou Prejuzos Acumulados. Devem as entidades que adotarem o custo atribudo, divulgar o fato em nota explicativa s suas demonstraes financeiras, indicando as razes que justificaram a no adoo do custo original.
4

O avaliador dever indicar em seu laudo a vida til remanescente e o valor residual previsto, a fim de estabelecer o valor deprecivel e a nova taxa de depreciao na data da transio do valor de custo de aquisio, para o valor de custo adotado. 3

As prticas contbeis adotadas no Brasil, por fora da Deliberao CVM 647/10, para a implantao das IRFS, no admitem o uso de custo atribudo para ativos

intangveis, investimentos em controladas, controladas em conjunto, coligadas ou outros ativos que no os ativos imobilizados e propriedade para investimento.

Por fora da Lei 6.404/76, art. 178, 2, item III, o patrimnio lquido, dividido em: capital social, reservas de capital, ajustes de avaliao patrimonial, reservas de lucros, aes em tesouraria e prejuzos acumulados.

Identificao patrimonial.

da

conta:

Ajustes

de

avaliao

Funo da conta: Registrar os ajustes de avaliao patrimonial, enquanto no computados no resultado do exerccio, em obedincia ao regime de competncia. Tais como: as contrapartidas de aumentos ou diminuies de valor atribudo a elementos do ativo ( 5 do art. 177; inc. I do caput do art. 183; e 3 do art. 226 da Lei 6.404/76, e do passivo, em decorrncia da sua avaliao a preo de mercado. Registram-se tambm nesta conta os ajustes oriundos das operaes relativas fuso, ciso e incorporao de sociedades. Devem ser criadas contas para a individualizao, por tipo de ocorrncia, dos lanamentos oriundos do ativo e do passivo.
4

Tcnica de funcionamento: Debita-se em contrapartida a diminuio de valores do passivo e credita-se em

contrapartida ao aumento de valores do ativo.

Natureza do saldo: O seu saldo poder ser devedor, credor ou nulo, dependendo dos elementos escriturados.

Os ajustes de avaliao patrimonial, implantados ao balano patrimonial das sociedades annimas, regidas pela Lei 6.404/76, art. 182, 3, (redao dada pela Lei 11.638/07), tm a indicao de que:

...sero classificadas como ajustes de avaliao patrimonial, enquanto no computadas no resultado do exerccio em obedincia ao regime de

competncia, as contrapartidas de aumentos ou diminuies de valor atribudo a elementos do ativo

( 5 do art. 177, inc. I do caput do art. 1835 e 3 do art. 226 desta Lei) e do passivo, em decorrncia da sua avaliao a preo de mercado. Incluam-se nesta rubrica,os registros de ajustes de avaliao patrimonial nas operaes relativas fuso, ciso e incorporao de sociedades.

Recomenda-se observar a Lei 6.404/76, no art. 197, 1, II, sobre os dividendos e a realizao deste ajuste. Esta rubrica no substitui a reavaliao por serem diferentes o seu sentido e alcance contabilstico.

As contas deste subgrupo, Ajustes de Avaliao Patrimonial, serviro para abrigar a contrapartida de determinadas avaliaes de ativos a preo de mercado, especialmente, a avaliao de determinados instrumentos financeiros e, ainda, os ajustes de converso, em funo da variao cambial de investimentos societrios no exterior. Ressalta-se que para estes ajustes deve ser observada a Deliberao emitida pela CVM.

Art. 183. No balano, os elementos do ativo sero avaliados segundo os seguintes critrios: I as aplicaes em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e ttulos de crditos, classificados no ativo circulante ou no realizvel a longo prazo: (Redao dada pela Lei 11.638/07) a) pelo seu valor justo, quando se tratar de aplicaes destinadas negociao ou disponveis para venda; e (Redao dada pela Lei 11.941/09) b) pelo valor de custo de aquisio ou valor de emisso, atualizado conforme disposies legais ou contratuais, ajustado ao valor provvel de realizao, quando este for inferior, no caso das demais aplicaes e os direitos e ttulos de crdito; (Redao includa pela Lei 11.638/07) 6

A inteno deste artigo foi pontuar, dentro da estrutura conceitual-terica da poltica contbil, a funo e tcnica de funcionamento da rubrica Ajustes de Avaliaes Patrimoniais, abordando as etapas relativas s operaes eminentemente bsicas e necessrias aos ajustes de avaliaes patrimoniais e, consequentemente, a concretizao das demonstraes financeiras. Este artigo representa uma reproduo in verbis, do tomo 2.6.3.5: Ajustes de Avaliao Patrimonial, do nosso livro: Manual de Contabilidade. Juru 2011. O qual pode ser folheado eletronicamente no stio da Juru: www.jurua.com.br .

Informaes sobre o autor e o seu currculo, podem ser obtidas no seu stio eletrnico: www.zappahoog.com.br.

Anda mungkin juga menyukai