Anda di halaman 1dari 4

Sete alimentos para combater a gordura localizada Faa a escolha certa e acelere os resultados no seu plano para secar

a barriga Por Manuela Pagan - publicado em 24/05/2012 Share on emailShare on facebookShare on google_plusone 1.8K

As calorias de sobra que foram consumidas durante anos no do trgua: a gordura localizada no abdmen denuncia que faltou cuidado com a dieta e que os exerccios foram deixados de lado ou praticados com menos intensidade do que seu corpo merecia. "Na maioria das vezes, este acmulo de gordura vem da ingesto de carboidratos simples, presentes em pes, massas, doces, refrigerantes, e bebidas alcolicas", afirma a nutrloga Tamara Mazaracki, membro da Associao Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Alm do incmodo esttico, a barriga costuma ser um fator de risco para a sade cardiovascular - reduzir medidas abdominais, portanto, no significa apenas caber num manequim menor. Colesterol, hipertenso e outros problemas de sade tambm so benefcios que voc passa a usufruir. Se esta meta est na sua lista, alguns alimentos podem ajudar: eles aceleram a queima de gordura e combatem o ganho de peso. Fique de olho nas opes que engordam seu prato, mas deixam sua cintura na medida.

1 de 7

Peixes e frutos do mar A inflamao um dos principais responsveis pelo ganho de peso. Peixes e frutos do mar, por serem ricos em mega-3, um cido graxo essencial, ajudam a desinflamar as clulas de gordura, atuando no controle do problema. Alm disso, esses alimentos tambm aceleram a transformao da glicose em energia, impedindo que ela seja estocada sob a forma de gordura. A nutrloga Tamara orienta a incluso desses alimentos no cardpio pelo menos trs vezes por semana.

leos funcionais No a toa que os leos funcionais so to conhecidos quando o assunto emagrecimento. "Os leos funcionais atuam no metabolismo das gorduras, aumentando a quebra da dos cidos graxos para produo de energia e, consequentemente, diminuindo as reservas de gordura", afirma a nutricionista Raquel Maranho, da clnica BeSlim, no Rio de Janeiro. Entre os mais famosos, esto o leo de crtamo e o leo de coco, que agem tambm na acelerao do metabolismo. Mas tambm vale destacar o

leo das sementes de gergelim, que previne o armazenamento de gordura corporal atravs da inibio de fosfodiesterase, uma enzima responsvel pelo acmulo de gorduras no organismo.

Alimentos probiticos A nutrloga Tamara explica que existem vrias hipteses para explicar como os alimentos probiticos auxiliam o emagrecimento. "Alguns lactobacilos produzem um tipo de gordura, o CLA (cido linolico conjugado), que capaz de reduzir o porcentual de gordura", explica a especialista. Alm disso, esse tipo de alimento tem como funo bsica equilibrar a flora intestinal. Um estudo publicado em 2006 pela revista cientfica Nature mostrou que as bactrias presentes na flora intestinal de pessoas com obesidade muito diferente da de pessoas com peso adequado. A descoberta sugere que a absoro inadequada de gorduras no intestino, que ocorre nas pessoas com flora comprometida, pode estar relacionada ao ganho de peso.

Abacate A bioqumica e os estudos cientficos explicam: justamente pela sua alta concentrao de gorduras benficas, que promovem a saciedade por mais tempo, o abacate pode ajudar a reduzir o peso. Apesar da alta concentrao de calorias, elas provm da gordura monoinsaturada, que ajuda a reduzir o pico de insulina, hormnio que desencadeia o armazenamento das calorias extras sob a forma de gordura localizada. Alm disso, o mega-9 presente ativa outro hormnio, a adiponectina, que induz o corpo a produzir energia a partir dos depsitos de gordura, ou seja, derretendo o que sobra no abdmen. A nutricionista Renata Fidelis, do Spa Sorocaba, recomenda comer trs colheres de sopa em dias alternados. "Cem gramas (cerca de trs colheres de sopa) de abacate tm 182 calorias, ento, quem quer emagrecer no deve abusar do alimento. Com-lo trs vezes por semana o ideal."

Frutas vermelhas As frutinhas vermelho-arroxeadas (framboesa, amora, morango, cereja, jabuticaba, mirtilo, melancia e uva roxa) so poderosas aliadas no combate gordura localizada. A nutricionista Renata explica que existem, nas cascas dessas frutas, substncias

fitoqumicas com ao antioxidante, como a antocianina, que mantm o sistema circulatrio eficiente, melhorando a irrigao dos tecidos e ajudando na queima de gordura abdominal. A especialista recomenda o consumo de uma ou duas xcaras por dia, sem adio de acar.

Ch verde Alm de atuarem no sistema nervoso central acelerando o metabolismo e aumentando a temperatura corporal, as xantinas (cafena, teofilina e teobromina) presentes no caf, ch verde e preto, mate e chocolate aumentam a mobilizao de gorduras estocadas. Os polifenis, tambm presentes no ch verde, eliminam radicais livres, o que diminui a oxidao de gorduras. A nutricionista Renata orienta tomar uma xcara de ch de 30 a 40 minutos aps almoo e jantar, com cuidado especial para no consumi-lo antes de dormir (o que pode atrapalhar o sono) e se voc for hipertenso, porque essas substncias aumentam a presso arterial.

Azeite Uma pesquisa realizada pelo Instituto Salud Carlos III, da Espanha, em parceria com a Universidade de Cambridge, da Inglaterra, aponta que a ingesto diria de azeite evita a formao de gorduras na regio da cintura. O estudo foi publicado na revista Diabetes Care e afirma que as gorduras monoinsaturadas presentes do azeite previne o acmulo de gordura na regio. Renata Fidelis enfatiza que o azeite um excelente alimento para prevenir doenas cardiovasculares, j que tem componentes anti-inflamatrios que atuam nos vasos, diminuindo a agregao de placas de gordura. Trs colheres de sopa por dia do alimento cru (o cozimento transforma a gordura saudvel em vil) so suficientes para colher os benefcios. ocultar texto

Anda mungkin juga menyukai