Anda di halaman 1dari 4

vrias experincias, um s lugar

Mos de espuma

Intro

01

02

03

Introduo
Misture dois lquidos e faa modelos como sua imaginao mandar.
Cadastrada por Leandro Fantini

Material - onde encontrar em supermercados e farmcias Material - quanto custa entre 10 e 25 reais Tempo de apresentao at 10 minutos Dificuldade fcil Segurana requer cuidados bsicos

Materiais Necessrios
* * * * * * * * * 12mL de poliol (A) (lquido viscoso de cor amarelo claro); 12mL de isocianato (B) (lquido viscoso de cor marrom escuro); Um palito de picol; Copo descartvel 50 mL; Duas tampas de garrafa de PET; Luvas de ltex para servir de molde; Suporte para segurar a luva enquanto despeja o poliuretano; Luvas de borracha para proteo; Material opcional: Corante (alimentcio ou no).

vrias experincias, um s lugar


Mos de espuma

Intro

01

02

03

Passo 1

Mos obra OBS: Use luvas e trabalhe em um ambiente ventilado. Fixe a luva de ltex no suporte. Tente usar outros objetos como molde, a espuma se adapta facilmente a qualquer um. Coloque uma tampa e meia de poliol ou mea 12mL e despeje dentro do copo descartvel. Se quiser, pingue uma ou duas gotas de corante no poliol e misture bem (no coloque muito corante, pois pode influenciar no resultado final). Usando outra tampa de garrafa de PET, coloque uma tampa e meia ou mea 12mL de isocianato, despeje dentro do copo que contm o poliol e misture por 7 segundos.

vrias experincias, um s lugar


Mos de espuma

Intro

01

02

03

Passo 2
Executando o experimento Despeje a mistura lquida dentro da luva que est presa ao suporte. Espere 10 minutos antes de tirar a luva. Retire com cuidado.

vrias experincias, um s lugar


Mos de espuma

Intro

01

02

03

Passo 3
O que acontece O que voc verificou nesse experimento o resultado da reao qumica de um poli-isocianato com um poliol, formando uma espuma de poliuretano. A reao promove um expressivo aumento de volume, podendo atingir 30 vezes o seu volume inicial. A maior parte das bolhas da espuma (clulas) permanece fechada e o gs que liberado na reao fica preso nestas bolhas, conferindo uma estrutura rgida e leve. Como durante a expanso os reagentes ainda esto na fase lquida, o poliuretano se adapta superfcie do objeto em que foi colocado. Estas experincias demonstram uma pequena parte da versatilidade do poliuretano. Porque voc no tenta descobrir outras funes para esta espuma?

Exemplo da reao entre um diisocianato e um etileno glicol (poliol). Para saber mais Poliuretano uma espuma que pode ser rgida ou malevel, apresenta baixa densidade e baixo coeficiente de condutibilidade trmica. O composto muito utilizado na tcnica da isolao trmica, preenchimento de superfcies, fabricao de colches, estofados, patins do tipo roller blading, pneus para cadeira de rodas, pranchas e at preservativos. Tambm pode ser usado em superfcies que operam a baixas temperaturas. O Poliuretano um polmero formado a partir de unidades estruturais menores (os monmeros). O nmero de monmeros repetidos nas cadeias polimricas chamado grau de polimerizao.

Anda mungkin juga menyukai