Anda di halaman 1dari 12

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIAB BELA VISTA

ARIADNY ARCAS CAROLINE ALVES JESSICA RAMOS KELLY GOBBI LIDIANE LOUZADA

RELATRIO DE FSICA EXPERIMENTAL A DETERMINAO DA VELOCIDADE INICIAL, QUANTIDADE DE MOVIMENTO LINEAR E ANGULAR DE UM PROJETL.

CUIAB-MT 17/11/2011

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIAB BELA VISTA

ARIADNY ARCAS CAROLINE ALVES JESSICA RAMOS KELLY GOBBI LIDIANE LOUZADA

RELATRIO DE FSICA EXPERIMENTAL A DETERMINAO DA VELOCIDADE INICIAL, QUANTIDADE DE MOVIMENTO LINEAR E ANGULAR DE UM PROJETL.

Relatrio de verificao de aprendizagem da disciplina de Fsica Experimental do curso de Engenharia de Alimentos do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Mato Grosso IFMT-Campus Cuiab Bela Vista, sob orientao do professor Jonas Spolador.

CUIAB-MT 17/11/2011

1.0 INTRODUO

Para analisarmos qualquer tipo de movimento preciso recorrer a simplificaes que s so possveis com um entendimento da fsica. Temos como exemplo o momento linear ou quantidade de movimento de uma partcula. Este tipo de movimento constutido por vetores e definido como o produto da massa dessa partcula, pela sua velocidade. Assim se utilizarmos o conceito, a quantidade de movimento ou momento linear de um mvel a quantidade de matria em movimento. Em qualquer interao de curta durao entre partculas que constituem um sistema, verifica-se que a quantidade de movimento total se conserva. Isso ocorre pois quando duas esferas colidem, elas exercem foras muito grandes uma sobre a outra. Essas foras, por se manifestarem entre uma partcula e outra do sistema so denominadas foras internas. Pela terceira lei de Newton, podemos concluir que as variaes das quantidades de movimento que essas foras so iguais e de sentidos contrrios. Assim evidente que a ao dessas foras no provoca variao da quantidade de movimento total do sistema. A lei que exprime a conservao da quantidade de movimento vlida qualquer que seja o nmero de objetos, e independe de suas dimenses. Ela se aplica tanto s partculas fundamentais que so muito menores que o tomo, quanto s colises de veculos e s galxias. Tambm quando os corpos permanecem unidos aps o choque ou quando saltam depois de se tocarem.

1.1OBJETIVOS

- Construir e interpretar tabela de dados; - Conceituar energia potencial, cintica e quantidade de movimento; -Aplicao do principio da conservao da quantidade de movimento e do principio da conservao da energia. -Determinao da velocidade inicial de um projtil com um pndulo balstico, desconsiderando a inrcia das rotaes.

1.2 FUNDAMENTAES TERICAS

Como auxilio utilizamos dois livros em especial; o GREF volume 1 da editora Edusp e o livro Fundamentos da Fsica volume 1, 8 edio, Halliday, Resnick e Walker e Gaspar, Alberto. Fsica Mecnica volume 1.

2.0 MATERIAIS:

01 pndulo balstico AREU. 01 sistema de fixao para bordas de bancada. 01 fio de prumo. 01 esfera de lanamento 01 cronmetro 01 rgua de 300 mm. 01 calculadora cientfica.

3.0 PROCEDIMENTOS Executamos uma montagem conforme demonstra a figura abaixo:

- Acoplamos o equipamento a mesa (4); -Nivelamos o sistema de lanamento (6); -Com o pndulo na posio repouso, arrastamos o ponteiro (1).

cuidadosamente de forma que o condutor ficasse na haste do pndulo.tambm certificamos de que o mesmo estava sobre a marca zero. -Utilizamos um nivelador, para certificarmos de que o nvel do canho estava correto, bem como o posicionamento da mesa. Temos o mtodos do pndulo balstico que um mtodos clssico para determinao da velocidade inicial de um projtil. Nele, a esfera lanada contra um pndulo, onde se incrusta no corpo pendular, e o conjunto sobe uma determinada altura. Por meio dessa altura temos como determinar a energia potencial gravitacional no ponto mais alto entre outras informaes. Neste mtodo assumiremos tambm que, o pndulo e a esfera tenham a sua massas concentradas, no levando em conta a inrcia de rotao. O acrscimo de energia potencial (Ep) ao final da trajetria (ponto mais alto) calculado por: Ep= Mgh onde:

M= massa do pndulo + massa da esfera.

h= variao da altura do centro da esfera. RCE= distancia do piv ao centro da esfera. A variao da altura do centro de massa h pode ser calculada por trigonometria, como ilustra a figura abaixo:

O sistema funciona como um canho.

Ajustamos as rguas, a bola e o

canho. A regio descrita como numero (1) aps fixada adequadamente acionada. Sendo assim o pendulo se move, marcando o ngulo de inclinao, devido a ao do disparo. Tendo o valor do ngulo e a altura conseguimos encontrar outras informaes.

4.0 RESULTADOS E DISCUSSO.

4.1 A Determinao da velocidade inicial de um projtil, considerando a quantidade de movimento linear, pndulo balstico.

Para medir um ngulo mximo, executamos cinco disparos, sem retornos com o ponteiro (1). Repetimos o procedimento anteriores por cinco vezes, organizamos os resultado na tabela abaixo.

Tentativas

ngulo mximo formado na 1tentativa.

ngulo mximo formado na 2tentativa. 16,6 17,6 18,5 18,6 18,0 17,86

1 2 3 4 5 Mdia

19 19 19 19 19 19

Temos que :

Cos 19 0,946

Cos 17,86 0,952

Sendo assim determinaremos a velocidade do projtil utilizando a seguinte frmula: Ve= (M/m) x [ 2 x g x Rce x (1-cos))]1/2 Ve= velocidade do projtil. M= massa do pndulo (0,108Kg) + massa da esfera (0,023Kg) 0,131Kg 131g. m=massa da esfera valores aproximados segundo referncias do fabricante que de:0,023Kg 23g.h= variao da altura do centro da esfera. RCE= distancia do piv ao centro da esfera que vale aproximadamente 0,287m. g=gravidade aproximadamente 9,82m/s2.Para um ngulo de 19, temos: Ve= (M/m) x [ 2 x g x Rce x (1-cos))] Ve= (131g/23g) x [ 2 x 9,82m/s2 x 0,287m x (1-cos19))] Ve=(131/23) x [0,554160947m/s] Ve3,16m/s Para um ngulo de 17,86, temos: Ve= (M/m) x [ 2 x g x Rce x (1-cos))] Onde :

Ve= (131g/23g) x [ 2 x 9,82m/s2 x 0,287m x (1-cos17,87))] Ve=(131/23) x [0,521479118m/s] Ve2,97m/s 4.2 A velocidade inicial de um projtil, considerando a quantidade de movimento angular, com pndulo balstico.

O mtodo do pndulo balistico um em todo clssico para a determinao da velocidade inicial de um projtil. Nele a esfera lanada contra um pndulo, se incrustando no corpo pendular, e o conjunto sobe uma determinada altura. Segundo dados anteriores e com base em referncia do fabricante conseguimos calcular o momento de inrcia que pode ser expressa como: I= m1 y12 + m2 y22 + m3 y32 onde m1= massa da esfera 23g; m2=taco de madeira58g; m3= haste do pndulo39g; y1=0,288m; y2=0,288m 2 y3= 0,132m. I= m1 y12 + m2 y22 + m3 y32 I= 23x0,2882 x58x0,2882 x39x0,1322 I 6,92 gm. Quanto maior for o momento de inrcia de um corpo, mais difcil ser faz-lo girar. Na figura acima temos a representao de um sistema pndulo + esfera, onde identificamos: A= centro de massa referente a massa m3. B= centro de massa referente a massa m2 do taco de madeira e da massa m 1 da esfera.

y1= distncia entre o centro de massa do taco ao ponto de articulao. y2=distncia entre o centro de massa da esfera ao ponto de articulao. y3=distncia entre o centro da haste ao ponto de articulao. Em seguida realizamos cinco disparos e anotamos os valores dos ngulos. Rce= distncia do piv ao centro da esfera 0,287m

Medida 1 2 3 4 5 Mdia

18 18 18 18 18 18

Cos 18 0,951 Ve= [ 2 x I x M x gx Rce x (1-cos)] /(m x RCE). Ve=[ 2 x 6,92 x 131x9,82 x0,287 x (1-0,951)]1/2 / (97 x 131). Ve1,25 x 10 -3 m/s

Algumas observaes: Quando acionamos uma canho balstico, antes da bola ser lanada, o sistema formado pelo canho mais a bala est em repouso. Por este motivo, a quantidade de movimento do sistema antes do tiro zero. Aps o tiro, a bala adquire uma quantidade de movimento cuja direo forma um ngulo, com a linha horizontal. Pelo principio da conservao da quantidade de movimento, o canho deve recuar no sentido oposto ao do movimento da bala, com uma quantidade de movimento, em modulo, igual a da bala. Qfinal= Qinicial = 0 Qfinal= Qbala + Qcanho Qfinal = mbxVb + mcxVc

Quando um projtil se movimenta sem girar, ou girando pouco- em torno de si prprio,a resistncia do ar reduz consideravelmente o alcance e a altura. A

resistncia do ar , em geral,proporcional ao quadrado da velocidade, o que torna a sua ao mais importante na reduo do alcance do que reduo da altura mxima. Isso porque o alcance depende do componente horizontal da velocidade, que tente a se manter constante , por isso, freado pelo ar durante todo o percurso. A reduo da altura mxima menor porque depende do componente vertical da velocidade, que diminui rapidamente devido a acelerao da gravidade, por isso a ao da resistncia do ar sobre o componente vertical menor, sobretudo nos pontos mais altos da trajetria, onde o seu valor menor.

5.0 CONCLUSO

O que investigamos at agora, inclusive sobre o principio da conservao da quantidade de movimento linear e angular, nos remete constantemente as leis de Newton. Relembramos de que, quando aumentamos a velocidade de um mvel ou bloco em um plano inclinado ou em outras situaes, constatamos a presena de foras agindo no sentido do movimento. Sem fora, no haveria o movimento ou a alterao dele. Tanto iniciar ou aumentar como para diminuir ou parar um movimento, precisamos de fora; Na ausncia de foras externas mantm-se o estado de movimento de um objeto. Isto significa que , se a quantidade de movimento se conserva, a resultantes das foras que atuam tendem a zero. Neste contexto contemplamos novamente a 1lei de Newton ou principio da Inrcia. Este princpio esteve presente em nosso experimento, quando tratamos do momento de inrcia. Utilizando esse recurso, medimos o momento de inrcia ocorrido durante o experimento do pndulo balstico.

6.0 REFERNCIAS

GREF volume 1 da editora Edusp. Fundamentos da Fsica volume 1, 8 edio, Halliday ,Resnick e Walker. Fsica Mecnica, Gaspar,Ed tica, 1 edio, So Paulo,2007. http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2002/momento/Introducao_teorica.html http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/quantmov.php

www.saladefisica.com.br

(acessados em 16 de novembro de 2011)

Anda mungkin juga menyukai