Anda di halaman 1dari 6

PLANO DE ENSINO

DISCIPLINA: Psicologia Aplicada ao Direito PROFESSORES AUTORES: Luciene Lessa Moreira Tlio Louchard Picinini

CARGA HORRIA: 105 h ANO LETIVO: 2013

APRESENTAO A Disciplina Psicologia Aplicada ao Direito busca desenvolver conhecimentos bsicos sobre Psicologia, a fim de que o profissional da rea do Direito possa reconhecer as situaes em que esta possa atuar de forma a promover a Justia e os valores humanos. Objetiva ainda, a reflexo sobre os contedos psicolgicos que buscam a formao do pensamento crtico do aluno acrescentando ao saber tcnico jurdico elementos para sua humanizao e contextualizao scio-histrica, de tal forma que o aluno seja, ele tambm, ator de mudanas nos contextos sociais em que vir a atuar. Para isso, a disciplina prope a discusses sobre os diversos tipos conhecimentos na esfera cultural, social, emocional, familiar e jurdica, seus usos e consequncias, a partir da problematizao do saber psicolgico cientfico. A disciplina apresentar o histrico da psicologia de forma contextualizada, suas relaes histricas, sociais e contemporneas com o Direito e com a organizao social, abordando temas relativos ao poder, violncias, comportamentos, excluso/incluso social, minorias, justia e subjetividade.

OBJETIVOS GERAIS Iniciar o aluno nas discusses sobre psicologia jurdica. Fundamentar uma viso da psicologia a partir de suas contribuies ao Direito. Fornecer ao aluno a fundamentao filosfica, jurdica, histrica e poltica dos Direitos Humanos na atuao do psiclogo junto ao Poder Judicirio. Demonstrar como essa fundamentao pode ser utilizada na proteo dos Direitos dos cidados na atualidade, no sentido da promoo da emancipao. Desenvolver um estudo crtico sobre a atuao do psiclogo junto ao Poder Judicirio. Desenvolver a anlise crtica da contribuio da metodologia cientfica no estudo do ser humano em sua totalidade.

OBJETIVOS ESPECFICOS Apresentar ao aluno os ramos do Direito e sua ligao com a psicologia jurdica. Propiciar ao aluno contato com a realidade do Judicirio brasileiro e a atualizao da psicologia como instrumento para promoo da justia, tornando-os aptos a atuar nesta rea de forma a promover o respeito pelos Direitos Humanos, Cidadania e Democracia. Apresentar aos alunos os contedos cotidianos da prtica da psicologia jurdica e como dela se vale, enquanto operador do Direito, para a promoo dos Direitos Humanos. Propiciar ao aluno, a anlise da psicologia como cincia nas atuaes comportamentais, sociais,culturais e jurdicas. EMENTA Tem como finalidade apresentar aspectos gerais da psicologia e suas contribuies ao Direito enquanto ferramenta de pacificao social, promoo da justia e efetividade dos Direitos Humanos. Introduo Psicologia Jurdica. Psicologia: Cincia e Bom Senso. Noes de correntes psicolgicas que abordam o ser humano. Discusso sobre os principais delitos e suas conotaes Jurdicas, sociais, culturais. Analise do sistema Prisional brasileiro e seus atores.

CONTEDO PROGRAMTICO Mdulo I A psicologia Cientfica e suas contribuies Teoria Geral do Direito Contemporneo: Este mdulo pretende discutir, a partir da Teoria Crtica, as contribuies da Psicologia Cientfica Teoria Geral do Direito. Para tanto, vale-se de conceitos e hipteses elaboradas pela Psicologia que questionam o ideal moderno de Direito, que a despeito de, teoricamente, fundar-se em ideais de liberdade e igualdade, na prtica a partir da perspectiva positivista - atendeu s necessidades modernas de normalizao, uniformizao e controle das subjetividades, legitimando um discurso excludente e de manuteno de desigualdades. Em sequencia, prope-se pensar o direito contemporneo e sadas para a construo da autonomia dos sujeitos. Mdulo II Contribuies clssicas da Psicologia Cientfica ao Direito Neste mdulo sero estudadas as contribuies que deram incio s relaes entre Direto e Psicologia, principalmente o Direito Civil e o Direito Penal, a partir da superada ideia de normalidade, que viabilizou o controle da famlia e dos sujeitos ditos perigosos. A partir desta crtica sero apresentadas as novas formas de atuao da Psicologia como instrumento de promoo da incluso e da subjetividade.

Mdulo III Psicologia e Direito Temas contemporneos: Para alm das formas clssicas da parceria Psicologia e Direito, a contemporaneidade tem convocado a atuao dos psiclogos para a construo de uma sociedade mais justa, com base na garantia dos Direitos Humanos. O presente mdulo apresenta algumas questes em a Psicologia ultrapassa a esfera judicial para atuar como instrumento de produo, promoo e proteo da justia.

Mdulos

Unidades

Tpicos -Psicologia e senso comum. Histria da Psicologia. -Psicologia Cientfica e Modernidade. -Correntes tericas da Psicologia. -Conhecimento cientfico e ideologia. -O campo da Psicologia e a Psicologia Aplicada ao Direito. -Origens histricas da relao Psicologia e Direito. -A Psicologia moderna e sua participao no projeto de controle e uniformizao dos sujeitos. -A Psicologia na contemporaneidade: autonomia, liberdade e igualdade dos sujeitos. -O que uma comunidade, como ela se forma quais suas relaes com o Direito. -Direito violncia segundo Sigmund Freud. -O dio e o sentimento de preservao existentes em ns e qual sua relao com o Direito. -Porque algumas pessoas so incapazes de violncia? O humano pode existir sem violncia? -Direito e autonomia.

Objetivos especficos Iniciar o aluno das discusses sobre psicologia jurdica. Propiciar ao aluno a anlise da psicologia como cincia nas atuaes comportamentais, sociais, culturais e jurdicas.

1 O que psicologia Cientfica?

2 I A psicologia Cientfica e suas contribuies Teoria Geral do Direito Contemporneo A psicologia Cientfica e o Direito

Fundamentar uma viso da psicologia a partir de suas contribuies ao direito. Demonstrar como a Psicologia contribui na promoo da emancipao dos cidados.

3 Direito violncia?

Fornecer ao aluno fundamentao filosfica e histrica sobre Direitos Humanos e atuao do Psiclogo no Poder Judicirio.

II Contribuies clssicas da Psicologia Cientfica ao Direito

-O Direito como aparelho ideolgico e repressivo do Estado: contribuies de 1 Althusser e Foucault. Modernidade, -O Direito e a Subjetividade e produo/reproduo as Direito subjetividades e suas formas de controle. -Ideologia, Direito e Psicologia. -A capacidade como elemento essencial aos atos da vida civil e o saber Psicolgico. -Interdio, tutela e curatela. Psicologia e Direito de Famlia. -A famlia scio-afetiva do Direito Constitucional, seus desdobramentos na Direito 2 Civil; contribuies da Psicologia e psicologia. Direito Civil -O que afeto e como ele est presente na famlia? Novas formas de organizao familiar. -Casamento e divrcio. -Guarda e adoo. -Alienao Parental. -Imputabilidade Penal. -Subjetividade e privao da liberdade. -Medida de segurana: incidente de sanidade mental e cessao de periculosidade; modelos hospitalar e ambulatorial. -Psicologia e o sistema prisional: do processo a execuo da pena. O exame criminolgico. -A Psicologia e o adolescente em conflito com a lei.

Apresentar ao aluno as origens das relaes entre as cincias jurdica e psicolgica e seus usos na modernidade e as possibilidades de superao dessa modelo por outro que busque a emancipao dos cidados e a afirmao dos direitos humanos.

Apresentar ao aluno as relaes entre o ramo Cvel do Direito e sua ligao com a psicologia jurdica.

3 Psicologia e Direito Penal

Apresentar ao aluno as relaes entre o ramo Penal do Direito e sua ligao com a psicologia jurdica.

1 Psicologia Poltica

-A Psicologia e a produo legislativa. -A psicologia e a reinterpretao dos Direitos a partir das subjetividades. -Psicologia e grupos sociais: exerccios polticos subjetivos de incluso e cidadania.

Apresentar aos alunos os contedos cotidianos da prtica da psicologia jurdica e como dela se valer, para a promoo dos Direitos Humanos.

-Violncia e grupos vulnerveis: criana, idoso, 2 mulher, negros, Psicologia e homossexuais. Direito Temas Psicologia e -Violncia sexual, de gnero. contemporneos: violncia na -Violncia quanto contemporanei orientao sexual. dade: -Violncia social. 5 - Violncia tnica. III 3 Psicologia e Resoluo extra Judicial de Conflitos BIBLIOGRAFIA BSICA -Psicologia e pacificao social: arbitragem, conciliao, mediao e justia restaurativa.

Propiciar ao aluno contato com a realidade do Judicirio brasileiro e a atuao da psicologia como instrumento para a promoo da justia, tornando-os aptos a atuar nesta rea de forma a promover o respeito pelos Direitos Humanos, Cidadania e Democracia. Apresentar aos alunos os contedos cotidianos da prtica da psicologia jurdica, para alm do contexto judicial, e como dela se valer, para a promoo dos Direitos Humanos.

ALTO, Snia. Sujeito do direito, sujeito do desejo: direito e psicanlise. Rio de Janeiro: Revinter, 2004 BOCK, Ana M. Bahia et al. Psicologias: uma introduo ao estudo de psicologia. So Paulo: Saraiva, 2001. SIGNORI, Hebe. Psicologia Jurdica no Brasil. Rio de Janeiro: Naud Editora, 2004. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ARANHA, Maria Helena A. e MARTINS, Maria Helena P. Filosofando: introduo filosofia. So Paulo: Moderna, 2003 BENJAMIN, Walter. Crtica da violncia Crtica do Poder. So Paulo: Cultrix, 1986. BOCK, Ana Mercs Bahia. Psicologias: Uma introduo ao estudo de psicologia. So Paulo: Saraiva, 2004. FIGUEIREDO, Lus Cludio M. e SANTI, Pedro Luiz R. de. Psicologia uma (nova) introduo: Uma nova viso da psicologia como cincia. So Paulo: EDUC, 2008. GONALVES, Hebe Signorini e BRANDO, Eduardo Ponte (orgs.). Psicologia jurdica no Brasil. Rio de Janeiro: NAU Ed. 2004.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA GONCALVES, Carlos Alberto. O poder familiar. So Paulo. Saraiva, 2011.. GUERRA, V. Violncia de Pais contra Filhos: procuram-se vtimas. So Paulo: Cortez, 1985. RUIZ, Castor M. M. Bartolom. A Justia perante uma crtica tica da violncia. In Justia e Memria So Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2009. SILVA, Denise Maria Perssini. Psicologia jurdica no processo civil brasileiro: a interface da psicologia com direitos nas questes de famlia e infncia. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2003.

METODOLOGIA O curso dever desenvolver-se numa perspectiva metodolgica centrada no aluno. A sua interao com os demais (alunos, tutores e docentes) se dar por meio de um ambiente virtual de aprendizagem e de uma comunidade de aprendizagem em rede apoiada na Internet, atravs da qual, poder acessar o contedo da disciplina e realizar as atividades acadmicas. A disciplina focar especialmente o desenvolvimento de habilidades e competncias para a aprendizagem colaborativa e o exerccio da autonomia, tanto no ambiente virtual quanto nos encontros presenciais.

SISTEMA DE AVALIAO Ao longo do curso sero atribudos 100 pontos assim distribudos: 65 pontos em atividades presenciais. 1 prova - 25 pontos 2 prova ( Prova Integrada) 10 pontos 3 prova (Prova Final) 30 pontos 35 pontos - Atividades avaliativas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA)

Anda mungkin juga menyukai