Anda di halaman 1dari 17

N-1601

REV. B

MAI / 2003

CONSTRUO DE DRENAGEM E DE DESPEJOS LQUIDOS EM UNIDADES INDUSTRIAIS


Procedimento
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. O rgo da PETROBRAS usurio desta Norma o responsvel pela adoo e aplicao dos seus itens. Requisito Tcnico: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segui-la ("no-conformidade" com esta Norma) deve ter fundamentos tcnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: dever, ser, exigir, determinar e outros verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada: Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: recomendar, poder, sugerir e aconselhar (verbos de carter no-impositivo). indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das no-conformidades com esta Norma, que possam contribuir para o seu aprimoramento, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, o item a ser revisado, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. PETROBRAS, de uso interno na Companhia, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

CONTEC
Comisso de Normas Tcnicas

SC - 04
Construo Civil

Apresentao
As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho - GTs (formados por especialistas da Companhia e das suas Subsidirias), so comentadas pelas Unidades da Companhia e das suas Subsidirias, so aprovadas pelas Subcomisses Autoras - SCs (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando as Unidades da Companhia e as suas Subsidirias) e homologadas pelo Plenrio da CONTEC (formado pelos representantes das Unidades da Companhia e das suas Subsidirias). Uma Norma Tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a norma PETROBRAS N - 1. Para informaes completas sobre as Normas Tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS.

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

16 pginas e ndice de Revises

N-1601
1 OBJETIVO

REV. B

MAI / 2003

1.1 Esta Norma fixa as condies exigveis que devem ser observadas na construo dos sistemas de drenagem e/ou destino final dos efluentes lquidos das unidades terrestres da PETROBRAS. 1.2 Esta Norma se aplica a procedimentos iniciados a partir da data de sua edio. 1.3 Esta Norma contm Requisitos Tcnicos e Prticas Recomendadas.

2 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
Os documentos relacionados a seguir contm prescries vlidas para a presente Norma. Portaria 3214 08/06/78 PETROBRAS N-38 PETROBRAS N-133 PETROBRAS N-650 PETROBRAS N-1644 PETROBRAS N-1674 PETROBRAS N-1947 PETROBRAS N-2238 ABNT NBR 5645 ABNT NBR 5688 ABNT NBR 6118 ABNT NBR 7229 ABNT NBR 7362-1 ABNT NBR 7661 ABNT NBR 7663 ABNT NBR 8160 ABNT NBR 8682 ABNT NBR 8890 - Norma Regulamentadora n 18 (NR-18) - Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo; - Critrios para Projetos de Drenagem, Segregao, Escoamento e Tratamento Preliminar de Efluentes Lquidos de Instalaes Terrestres; - Soldagem; - Aplicao de Revestimento Base de Alcatro de Hulha em Tubulaes Enterradas ou Submersas; - Construo de Fundaes e de Estruturas de Concreto Armado; - Projeto de Arranjo de Refinarias de Petrleo; - Aplicao de Revestimento Base de Esmalte de Asfalto em Tubulaes Enterradas ou Submersas; - Revestimentos de Dutos Enterrados com Fitas Plsticas de Polietileno; - Tubo Cermico para Canalizaes; - Sistemas Prediais de gua Pluvial, Esgoto Sanitrio e Ventilao - Tubos e Conexes de PVC, tipo DN Requisitos; - Projeto e Execuo de Obras de Concreto Armado; - Projeto, Construo e Operao de Sistemas de Tanques Spticos; - Sistemas Enterrados para Conduo de Esgotos Parte 1: Requisitos para Tubos de PVC com Junta Elstica; - Tubo de Ferro Fundido Centrifugado, de Ponta e Bolsa, para Lquidos sob Presso, com Junta no Elstica; - Tubo de Ferro Fundido Dctil Centrifugado, para Canalizaes sob Presso; - Sistemas Prediais de Esgoto Sanitrio - Projeto e Execuo; - Revestimento de Argamassa de Cimento em Tubos de Ferro Fundido Dctil; - Tubo de Concreto Armado, de Seo Circular, para Esgoto Sanitrio; 2

N-1601
ABNT NBR 9061 ABNT NBR 9793

REV. B

MAI / 2003

- Segurana de Escavao a Cu Aberto; - Tubo de Concreto Simples de Seo Circular para guas Pluviais; ABNT NBR 9794 - Tubo de Concreto Armado de Seo Circular para guas Pluviais; ABNT NBR 10158 - Tampo Circular de Ferro Fundido - Dimenses; ABNT NBR 10160 - Tampo Circular de Ferro Fundido; ABNT NBR 10843 - Tubos de PVC Rgido para Instalaes Prediais de guas Pluviais; ABNT NBR 10845 - Tubo de Polister Reforado com Fibras de Vidro, com Junta Elstica, para Esgoto Sanitrio; Associao Brasileira de Cimento Portland - ABCP BT-55 - Efeito de Vrias Substncias sobre o Concreto; DNER ES 292-97 - Drenagem - Drenos Subterrneos; DNER ES 294-97 - Drenagem - Dreno Sub-superficial.

3 DEFINIES
Para os propsitos desta Norma so adotadas as definies indicadas nas normas PETROBRAS N-38, N-1674, ABNT NBR 7229 e NBR 8160, complementadas pelos itens 3.1 a 3.8. 3.1 Canais Condutos de seo transversal de forma variada, aberta e superficial, destinados a conter e escoar guas permanentes em grandes vazes. 3.2 Canaletas Elementos de seo com formas variadas e abertas, destinados ao escoamento superficial de efluentes lquidos. 3.3 Canaletas em Degraus (Dissipadoras de Energia) Condutos de seo transversal de forma variada, aberta, em degraus, destinados a reduzir a velocidade de escoamento de guas em grandes diferenas de nvel. 3.4 Galerias Condutos de seo transversal de forma variada, fechada e subterrnea, destinados a escoar guas em grandes vazes. 3.5 Sistema de Drenagem de guas Subterrneas Elementos de drenagem para conduo de gua de percolao, lenol fretico e fontes de surgncia, constitudos por trincheiras permeveis ou por tubos perfurados.

N-1601

REV. B

MAI / 2003

3.6 Sistema Provisrio de Drenagem de guas Pluviais Sistema de drenagem cujo objetivo resguardar os cortes e aterros da eroso provocada por precipitaes pluviomtricas durante os trabalhos de terraplenagem, bem como possibilitar a drenagem durante as fases de construo civil e montagem. 3.7 Sistema Provisrio de Drenagem de guas Subterrneas Sistema cujo objetivo escoar os efluentes provenientes de rebaixamento do lenol fretico e/ou de fontes de surgncia, durante a execuo de escavaes, terraplenagens e fundaes. 3.8 Sumidouro Poo seco escavado no cho e no impermeabilizado, que orienta a penetrao de gua residuria no solo.

4 CONDIES GERAIS
4.1 As escavaes devem ser executadas obedecendo locao, o alinhamento e declividade estabelecidos em projeto, os quais devem ser verificados topograficamente. 4.2 As escavaes devem obedecer s prescries da norma ABNT NBR 9061. 4.3 Os fundos das escavaes devem ser regularizados obedecendo s cotas indicadas no projeto. Nota: Quando o terreno natural apresentar taxa de trabalho que no suporte o peso da estrutura a ser executada, deve ser feita a substituio do solo imediatamente abaixo, de modo a atingir a taxa de trabalho prevista em projeto. Se for tcnica ou economicamente invivel a substituio do solo, deve ser executado estaqueamento dos elementos construtivos.

4.4 O reaterro e a compactao do solo devem obedecer norma PETROBRAS N-1644. 4.5 A compactao das camadas de aterro sobrepostas aos tubos, galerias e placas de proteo para travessias, deve ser executada manualmente ou com o emprego de equipamentos mecnicos leves, desde que seja considerada sua influncia sobre tais estruturas. 4.6 Quando se constatar a presena de gua na escavao, essa gua deve ser esgotada atravs de bombeamento direto ou rebaixamento do lenol fretico.

N-1601

REV. B

MAI / 2003

4.7 A regularizao do greide de bacias de tanques deve ser executada mediante cortes e aterros, com a declividade mnima de 1,0 % nos primeiros 15 m, na direo do ponto de coleta e, a partir da, 0,5 % quando no indicado outro valor em projeto, devendo a regularizao final para a entrega da obra ser feita aps a construo das canaletas e caixas de drenagem. 4.8 As estruturas em concreto dos sistemas de drenagem devem ser executadas de acordo com as normas PETROBRAS N-1644 e ABNT NBR 6118. 4.9 No assentamento dos diversos tipos de tubulao, alm das normas tcnicas pertinentes, devem ser observadas as recomendaes dos fabricantes.

5 CONDIES ESPECFICAS
5.1 Construo de Drenagem por Tubulao 5.1.1 Materiais Os materiais das tubulaes devem estar de acordo com as especificaes de projeto. 5.1.2 Execuo 5.1.2.1 Para efeito de escavao da vala, devem ser obedecidas as dimenses indicadas nas FIGURAS A-1 e A-2 do ANEXO A. 5.1.2.2 Os tubos devem ser assentes sobre um colcho de material arenoso, com espessura mnima de 5 cm. 5.1.2.3 As pontas e bolsas devem ser devidamente limpas antes do assentamento, de acordo com as prescries do fabricante. 5.1.2.4 Nas junes com as caixas, a extremidade do tubo deve ultrapassar em 25 mm a face interna da parede e o rejuntamento deve ser executado de tal modo que garanta a estanqueidade do conjunto, com o uso de aditivo impermeabilizante. 5.1.2.5 Quando o projeto especificar tubos de concreto ou de cermica para guas pluviais limpas, o rejuntamento deve ser executado com aniagem embebida em nata de cimento, socada e capeada com argamassa de cimento e areia, no trao 1:3 em volume, bem compactada. 5.1.2.6 Quando o projeto especificar tubos de concreto para guas contaminadas, o projeto deve seguir as especificaes da norma ABNT NBR 8890 e o encaixe ponta e bolsa deve ser executado com junta elstica de borracha nitrlica. 5

N-1601

REV. B

MAI / 2003

5.1.2.7 Quando o projeto especificar tubos de ferro fundido dctil ou nodular para guas oleosas ou contaminadas, o encaixe ponta e bolsa deve ser executado com junta elstica de borracha nitrlica. 5.1.2.8 As ligaes soldadas dos tubos de ao-carbono devem obedecer norma PETROBRAS N-133. 5.1.2.9 Os tubos de ao e respectivas juntas devem ser protegidos contra corroso conforme a norma PETROBRAS N-650. 5.1.2.10 As extremidades dos tubos devem ser protegidas durante a execuo, com um tampo provisrio, a fim de evitar a entrada de elementos estranhos. 5.2 Construo de Drenagem por Canaletas 5.2.1 Materiais Os materiais empregados na construo das canaletas devem estar de acordo com as especificaes de projeto. So empregados os seguintes materiais: a) b) c) d) e) f) g) concreto armado moldado in loco; elementos de concreto armado pr-moldado; calha semicircular em concreto simples (apenas para rede pluvial limpa); calha semicircular em concreto armado (apenas para rede pluvial limpa); alvenaria de pedra rejuntada (apenas para rede pluvial limpa); solo-cimento (apenas para rede pluvial limpa); placas de concreto armado, pr-moldadas (apenas para rede pluvial limpa).

5.2.2 Execuo 5.2.2.1 O assentamento de canaletas pr-moldadas deve ser feito sobre colcho de material arenoso, com espessura mnima de 5 cm. A critrio da PETROBRAS, em trechos com grande declividade ou onde o tipo de solo possa permitir deslizamentos, o projeto deve prever o assentamento e o preenchimento de trechos das paredes laterais dessas canaletas em concreto magro com espessura a ser definida pelo detalhamento. 5.2.2.2 Nas canaletas de concreto armado moldado in loco, o assentamento deve ser feito sobre concreto magro de espessura mnima de 5 cm. 5.2.2.3 A largura do fundo da vala para canaletas de concreto armado, moldadas in loco ou pr-moldadas, deve ser feita conforme as FIGURAS A-3 e A-4 do ANEXO A. 5.2.2.4 O assentamento de canaletas pr-moldadas deve ser executado de jusante para montante.

N-1601

REV. B

MAI / 2003

5.2.2.5 Nas junes das canaletas com as caixas, a extremidade das canaletas deve facear internamente a parede da caixa e o rejuntamento deve ser executado com argamassa de cimento e areia no trao 1:3, em volume, bem compactada. No caso de canaletas para guas contaminadas a argamassa deve conter aditivo impermeabilizante. 5.2.2.6 As juntas de dilatao e as juntas construtivas devem ser executadas de acordo com o projeto. Para a rede pluvial limpa as juntas construtivas podem ser executadas em argamassa de cimento e areia com trao 1:3 em volume. [Prtica Recomendada] 5.2.2.7 No caso dos demais sistemas de drenagem, as juntas construtivas dos elementos de concreto armado devem ser feitas com ferragens e concretagem in loco. As juntas de dilatao dos sistemas de drenagem diferentes do pluvial limpo devem ser feitas de material resistente ao de hidrocarbonetos. 5.3 Caixas 5.3.1 Materiais Os materiais empregados na construo de todas as caixas de todos os sistemas de drenagem devem estar de acordo com as especificaes de projeto. So empregados os seguintes materiais: a) concreto armado moldado in loco; b) concreto armado pr-moldado; c) concreto e alvenaria mista (apenas para rede pluvial limpa). 5.3.2 Execuo 5.3.2.1 Para caixas da rede pluvial limpa de at 1,25 m de profundidade, em terreno consistente, a rea da escavao pode ser igual rea externa da caixa, servindo a parede de escavao como forma externa de caixas de concreto moldadas in loco. [Prtica Recomendada] 5.3.2.2 Para os demais sistemas de drenagem, deve ser feita de forma externa, independentemente do tipo de terreno. 5.3.2.3 As caixas pr-moldadas devem ser assentadas em leito de concreto magro ou material arenoso, preparado e rigorosamente nivelado antes de sua ligao com as tubulaes e a rea de escavao para instalao de caixas deste tipo deve apresentar uma folga suficiente para permitir a descida dos elementos pr-moldados. 5.3.2.4 As caixas moldadas in loco devem ser executadas simultaneamente ao assentamento dos tubos de drenagem ou execuo de canaletas para constituir uma juno monoltica. 5.3.2.5 Nas caixas mistas, o fundo e a tampa devem ser executados em concreto armado. 7

N-1601

REV. B

MAI / 2003

5.3.2.6 Somente para a rede pluvial limpa, podem ser construdas caixas mistas, cujas paredes devem ser executadas em alvenaria de tijolo macio assentada com argamassa de cimento e areia no trao 1:4 em volume, devendo o seu revestimento interno e, quando necessrio, o externo ser efetuado com argamassa de cimento e areia no trao 1:3 em volume, com aditivo impermeabilizante. [Prtica Recomendada] 5.3.2.7 Para os demais sistemas de drenagem as caixas devem ser sempre de concreto armado. 5.3.2.8 O espao entre as paredes da caixa e da escavao deve ser preenchido com material areno e/ou argiloso e compactado, gradativamente. 5.4 Canais 5.4.1 Materiais Os materiais empregados na construo de canais devem estar de acordo com as especificaes de projeto. So geralmente empregados os seguintes materiais: a) concreto armado moldado in loco; b) concreto armado pr-moldado; c) placas de revestimento pr-moldadas em concreto armado (s para pluvial limpo); d) alvenaria de pedras de mo assentadas com argamassa de cimento e areia (s para pluvial limpo); e) concreto ciclpico (s para pluvial limpo); f) solo-cimento (s para pluvial limpo); g) estrutura de gabio (s para pluvial limpo). 5.4.2 Execuo 5.4.2.1 As juntas de dilatao e as juntas construtivas devem ser executadas de acordo com o projeto. Para a rede pluvial limpa, as juntas construtivas podem ser executadas em argamassa de cimento e areia com trao 1:3 em volume. [Prtica Recomendada] 5.4.2.2 Para os demais sistemas de drenagem, as juntas construtivas dos elementos de concreto armado devem ser feitas com ferragens e concretagem in loco e as juntas de dilatao dos sistemas de drenagem diferentes do pluvial limpo devem ser feitas de material resistente ao de hidrocarbonetos. 5.4.2.3 O assentamento das placas pr-moldadas deve ser feito de jusante para montante. 5.5 Galerias 5.5.1 Materiais Os materiais empregados na construo de galerias devem estar de acordo com as especificaes de projeto. So empregados os seguintes materiais: 8

N-1601
a) b) c) d)

REV. B

MAI / 2003

concreto armado moldado in loco; elementos de concreto armado pr-moldados; concreto e alvenaria mista (apenas para rede pluvial limpa); chapas de ao corrugadas (apenas para rede pluvial limpa).

5.5.2 Execuo a Cu Aberto 5.5.2.1 Em cruzamentos de ruas e avenidas internas, a espessura do recobrimento sobre a parte superior das galerias, para proteo mecnica da estrutura, deve ser, no mnimo, de 60 cm. A critrio da PETROBRAS, a profundidade pode ser menor, desde que haja proteo da galeria por elementos em concreto na superfcie superior e estudo da distribuio das presses. 5.5.2.2 As juntas de dilatao e as juntas construtivas devem ser executadas de acordo com o projeto. Para a rede pluvial limpa, as juntas construtivas podem ser executadas em argamassa de cimento e areia com trao 1:3 em volume. [Prtica Recomendada] 5.5.2.3 No caso dos demais sistemas de drenagem, as juntas construtivas dos elementos de concreto armado devem ser feitas com ferragens e concretagem in loco e as juntas de dilatao dos sistemas de drenagem diferentes do pluvial limpo, devem ser feitas de material resistente ao de hidrocarbonetos. 5.5.2.4 Nas galerias mistas (concreto e alvenaria), as lajes de fundo e de tampa devem ser executadas em concreto armado. 5.5.2.5 As galerias em chapa de ao corrugado devem ser protegidas, interna e externamente, contra corroso. 5.6 Canaletas em Degraus (Dissipadoras de Energia) - Materiais Os materiais empregados na construo de canaletas em degraus devem estar de acordo com as especificaes de projeto. So empregados os seguintes materiais: a) b) c) d) concreto armado moldado in loco; alvenaria de pedra (apenas para rede pluvial limpa); alvenaria de tijolos (apenas para rede pluvial limpa); solo-cimento (apenas para rede pluvial limpa).

5.7 Sistemas de Drenagem de guas Subterrneas 5.7.1 Materiais Os materiais empregados na construo de trincheiras drenantes devem estar de acordo com as especificaes de projeto. So empregados os seguintes materiais: a) manilhas cermicas perfuradas; b) trincheiras drenantes de britas contidas por filtros de areia ou telas de polister; 9

N-1601
c) tubos de PVC perfurados; d) tubos de concreto simples perfurados. Nota:

REV. B

MAI / 2003

Outros materiais podem ser utilizados, desde que previamente aprovados pela fiscalizao da obra.

5.7.2 Execuo 5.7.2.1 Nos casos de utilizao de tubos perfurados, os tubos devem ser protegidos por filtros executados de acordo com item 5.7.2.2 ou com mantas sintticas. 5.7.2.2 O material filtrante para envolvimento dos tubos perfurados ou porosos e o material de enchimento para os drenos subterrneos, devem ser constitudos de material granular selecionado, como areia quartzosa, seixos rolados ou pedra britada e isentos de matria orgnica, torres de argila ou outros materiais. Devem satisfazer as granulometrias indicadas nos itens 5.1.4.1, 5.1.4.2 e 5.1.4.3 da norma DNER ES 292/97 e de acordo com o item 5.1 da norma DNER ES 294/97. 5.7.2.3 Os tubos de ponta e bolsa devem ser instalados de jusante para montante, com a bolsa no sentido inverso ao do caimento. 5.7.2.4 Os tubos de PVC devem ter suas extremidades ligadas, seguindo a orientao do fabricante e de forma a garantir a continuidade do escoamento. 5.7.2.5 A aplicao de filtros em trincheiras drenantes, utilizando-se mantas sintticas, deve ser feita conforme a FIGURA A-5 do ANEXO A. 5.7.2.6 A parte superior do filtro deve ser selada e o restante da vala deve ser preenchida com material argiloso, conforme indicado na FIGURA A-5 do ANEXO A. 5.7.2.7 Todos os materiais de enchimento devem ser compactados gradativamente. 5.8 Sumidouro 5.8.1 Materiais Os materiais empregados na construo de sumidouros devem estar de acordo com as especificaes de projeto. So empregados os seguintes materiais: a) b) c) d) alvenaria de pedras; alvenaria de tijolos; tubos com anis de concreto pr-moldados, perfurados; pr-fabricados em PVC.

10

N-1601
5.8.2 Execuo

REV. B

MAI / 2003

Nos casos de inexistncia de rede coletora de guas pluviais ou cursos dgua, o escoamento das guas captadas pelo sistema de drenagem deve ser realizado atravs de sumidouros ou valas de infiltrao obedecendo s indicaes de projeto.

6 SISTEMAS PROVISRIOS DE DRENAGEM


6.1 Sistemas Provisrios de Drenagem de guas Pluviais 6.1.1 Materiais Os materiais empregados na construo de sistemas provisrios de drenagem de guas pluviais devem estar de acordo com as especificaes do projeto. So geralmente empregados os seguintes materiais: a) b) c) d) e) solo-cimento; solo compactado; calhas de concreto simples; alvenaria de pedras ou tijolos; argamassa projetada sobre tela tipo Deploye ou de chapa expandida.

6.1.2 Execuo 6.1.2.1 A drenagem deve ser executada em conformidade com o projeto a ser elaborado para a finalidade provisria, levando-se em conta a seqncia de cronograma da obra. A critrio da PETROBRAS, pode ser dispensado esse projeto. 6.1.2.2 Caso inexista o projeto, a drenagem provisria deve ser executada obedecendo-se parcial ou totalmente ao projeto de drenagem definitiva. Em qualquer situao, deve haver a concordncia prvia da fiscalizao da obra. 6.1.2.3 Em regies com precipitaes pluviomtricas freqentes e intensas, as paredes das canaletas provisrias de solos compactados devem ser reforadas com revestimentos e/ou escoramentos. 6.2 Sistemas Provisrios de Drenagem de guas Subterrneas 6.2.1 Materiais e Execuo Conforme as prescries dispostas no item 5.7 desta Norma.

11

N-1601
7 ACEITAO E REJEIO

REV. B

MAI / 2003

7.1 As tolerncias mximas admissveis em relao ao projeto para os servios constantes desta Norma so as seguintes: a) locao: 1 cm; b) nivelamento: 0,5 cm; c) alinhamento: 5 % do dimetro do tubo ou da largura da canaleta. 7.2 Todas as tubulaes e galerias fechadas devem ser testadas quanto estanqueidade antes do fechamento das respectivas cavas, com injeo de gua ou fumaa pressurizada a 0,2 kgf/cm2 manomtricos, ou presso diferente estabelecida pela fiscalizao da obra em funo das caractersticas operacionais das redes. Nota: Para a rede pluvial limpa, o teste de estanqueidade pode ser dispensado, a critrio da fiscalizao da obra.

8 SEGURANA
8.1 Devem ser atendidos integralmente os requisitos do item 18.6 da norma regulamentadora n 18 (NR-18), as prescries da norma ABNT NBR 9061 e as exigncias requeridas pela Permisso para Trabalho (PT). 8.2 A execuo de servios de escavao e desmonte de rochas deve ser conduzida por um responsvel tcnico legalmente habilitado para as atividades. 8.3 A escavao e movimentao de terra em faixa onde haja possibilidade de haver outras tubulaes enterradas, deve ser precedida de sondagem para identificao. Confirmada a existncia de instalaes enterradas, deve ser apresentado um projeto especifico para garantir que no haja danos a essas instalaes. 8.4 As escavaes em locais com possibilidade de vazamento de gs e de substncias inflamveis ou txicas devem ser monitoradas continuamente. 8.5 O procedimento para abertura de vala deve contemplar, com destaque, as escadas ou rampas de escape e a estabilidade garantida do talude. _____________

/ANEXO A

12

N-1601

REV. B

MAI / 2003

NDICE DE REVISES REV. A


No existe ndice de revises.

REV. B
Partes Atingidas 1.2 e 1.3 2 3 4.7 5 6 7 8 FIGURA A-2 FIGURA A-5 Includos Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Revisada Revisada Descrio da Alterao

_____________

IR 1/1

Anda mungkin juga menyukai