Anda di halaman 1dari 9

1.

Introduo
Para o estudo da organizao e instalao do estaleiro da obra, bem como todos os seus encargos, teve-se em conta todos os meios necessrios para tornar possvel a execuo da obra dentro do prazo previsto e nas melhores condies tcnicas e econmicas.

2. Faseamento do Estaleiro
Para obter um melhor aproveitamento do espao existente, facilitar um correcto procedimento de trabalhos e tambm para minimizar os custos considerou-se que o estaleiro a implantar em obra encontra-se dividido em trs fases:

1 fase: Escavao. 2 fase: Execuo do Ensoleiramento e da Estrutura dos 5 edifcios. 3 fase: Execuo da Estrutura Enterrada e concluso dos edifcios B1 e B2. Ao custo final do estaleiro, que ser o somatrio final de cada uma destas fases,

ser adicionado o custo da sede, dos materiais, equipamentos, lucros e imprevistos obtendo-se assim um valor final que ser o valor do oramento para a execuo da referida proposta.

Estudo da 1 Fase: Escavao Na fase de escavao efectuada a preparao do terreno e montagem do estaleiro, para que posteriormente seja efectuada a escavao, remoo e transporte de terras a vazadouro. Devido aos condicionalismos do terreno, o estaleiro ser instalado no passeio, ocupando de dois lados 3,80 dos 5,4 metros e na frente 6,4 dos 8,0 metros disponveis.

No incio desta fase efectuada a vedao do local da obra. Esta fase tem a durao de um ms o equivalente a 22 d.., tendo em conta o estipulado no plano geral de trabalhos que se encontra em anexo e o nmero de homens mximo de 37.

As instalaes mnimas necessrias no estaleiro nesta fase so:

Porto

Durante a execuo da obra existe apenas um porto de entrada e sadas de pessoas e veculos.

Vedao (com 2,50 x 2,20 metros).

Optou-se por uma vedao opaca chapa metlica nervurada pintada de branco, considerando que a obra est inserida num meio urbano muito movimentado. A escolha desta vedao teve como base as seguintes caractersticas:

o o o o o

Elevada rigidez; Baixo custo de conservao; Opacidade; Reaproveitamento no final da obra; Esttica exterior.

Portaria

Durante a execuo da obra ter-se- apenas uma portaria situada junto ao porto. O contentor escolhido da marca Algeco do tipo MB-5.

Instalaes de produo

Um armazm de materiais e ferramentas da marca Algeco do modelo MB18. 2/9

Instalaes Administrativas

Um escritrio para o empreiteiro da marca Algeco do modelo MB-18 2D/S. Um escritrio para a fiscalizao da marca Algeco do modelo MB-18 2D/S.

Instalaes Sociais

Refeitrio da marca Algeco do modelo 3MB-15.


O refeitrio estar munido de fogo, lava loua, micro-ondas, frigorifico, mesas e cadeiras de modo a garantir as condies de higiene mnimas para um local de refeies, admitindo-se uma rea de 44 m2 existe tambm um espao no exterior para refeies. Vestirio e Sanitrios - lavatrios, chuveiros, urinis e retretes.

As instalaes sanitrias devem satisfazer os requisitos previstos no regulamento de instalaes provisrias destinadas ao pessoal empregue nas obras, ou seja, devem dispor no mnimo de:

o o o o

1 Lavatrio por cada 5 Trabalhadores; 1 Chuveiro por cada 20 Trabalhadores; 1 Urinol por cada 25 Trabalhadores; 1 Retrete por cada 15 Trabalhadores.

Nesta fase ser instalado um contentor de instalaes sanitrias do tipo MB-15S e contm:

o
o o o

4 Lavatrios; 3 Chuveiros 3 Urinis 3 Retretes

Para o vestirio foi escolhido um contentor da marca Algeco do tipo MB-18 com uma rea de 18,08 m 2. 3/9

Posto de 1os Socorros

O posto de 1 socorros ser colocado no incio da obra e permanecer at ao final. O modelo escolhido o MB-5 da marca Algeco.

Observaes: Como se considera que a obra se situa num meio urbano, os trabalhadores no pernoitam na obra, dispensando-se os dormitrios. As redes de abastecimento de gua, esgotos, electricidade e telefone, tm ligao s respectivas redes pblicas. A recolha de lixo dever ser feita diariamente no final do dia. Depois de recolhidos devero ser depositados num contentor prprio para que posteriormente possam ser recolhidos pelas entidades camarrias. A esquematizao desta primeira fase do estaleiro encontra-se em anexo, desenho n. . Estudo da 2 Fase: Execuo do Ensoleiramento e da Estrutura dos 5 Edifcios

Esta fase tem a durao de 85 d.., tendo em conta o estipulado no plano geral de trabalhos que se encontra em anexo e o nmero de homens mximo de 163. Para a execuo do ensoleiramento geral, considerou-se este dividido em seis fases, perfazendo um total de 27 dias uma vez que se optimizou a sua execuo. Na elaborao da parte enterrada dos edifcios, constituda por trs pisos, comeou-se por executar: - Ao 45 dia a 1 cave do edifcio B1 - Ao 45 dia da parte da tarde a 1 cave do edifcio B2 - Ao 47 dia a 1 cave do edifcio A - Ao 47 dia da parte da tarde a 1 cave do edifcio C1 - Ao 49 dia a 1 cave do edifcio C2 4/9

Esta opo de faseamento foi assim escolhida para optimizar as suas construes de modo a ser iniciada quando for finalizada cada fase do ensoleiramento do respectivo edifcio, e por forma a homogeneizar as betonagens para se efectuar pelo menos uma betonagem por dia. A estrutura enterrada dos edifcios executada em 15 d.u. ou seja 3 semanas, sendo o prazo final das caves mais a estrutura elevada de 81 d.u. ou seja 16,2 semanas. O edifcio A composto por 12 pisos, em que cada piso executado em 5 dias, perfazendo um total de 60 dias teis. O edifcio B-1 composto por 16 pisos, em que cada piso executado em 5 dias, perfazendo um total de 80 dias. O edifcio B-2 igual ao edifcio B-1 sendo composto por 16 pisos, em que cada piso executado em 5 dias, perfazendo um total de 81 dias. O edifcio C-1 composto por 10 pisos, em que cada piso executado em 5 dias, perfazendo um total de 51 dias. O edifcio C-2 igual ao edifcio C-1 sendo composto por 10 pisos, em que cada piso executado em 5 dias, perfazendo um total de 50 dias. As instalaes necessrias no estaleiro nesta fase, para alm das j referidas para a primeira fase, so:

Reforo das instalaes sanitrias

O reforo das instalaes sanitrias ser feito com a colocao de mais dois contentores MB-15S idnticos aos da 1 Fase perfazendo um total de 3 contentores.

Reforo das instalaes de produo

O reforo ser feito com um contentor da marca Algeco do tipo MB-15 para guardar cofragens.

5/9

A esquematizao desta segunda fase do estaleiro encontra-se em anexo, desenho n. .

Estudo da 3 Fase: Execuo da Estrutura Enterrada e concluso dos edifcios B1 e B2. Esta fase tem a durao de 18 d.., tendo em conta o estipulado no plano geral de trabalhos que se encontra em anexo e o nmero de homens mximo de 223. A execuo da estrutura enterrada constituda por trs pisos. A execuo de cada piso tem a durao de cinco dias teis, perfazendo um total de 15 dias uma vez que se optimizou a sua execuo. Os edifcios B-1 e B-2 se os ltimos 4 pisos. As instalaes necessrias no estaleiro nesta fase, para alm das j referidas para a primeira fase, so: so compostos por 16 pisos, em que cada piso

executado em 5 dias teis, em que nesta fase se procede sua concluso finalizando-

Reforo das instalaes sanitrias

O reforo das instalaes sanitrias ser feito com a colocao de mais um contentores MB-15S idntico ao da 1 Fase e 2 Fase e por um contentor da marca Algeco do tipo Saniobras (constitudo por uma sanita e um urinol), perfazendo um total de 5 contentores.

Reforo das instalaes de produo

O reforo ser feito com um contentor da marca Algeco do tipo MB-15 para guardar cofragens.

A esquematizao desta segunda fase do estaleiro encontra-se em anexo, desenho n. .

6/9

3. Higiene e Segurana no Estaleiro


A seguir apresentam-se medidas preventivas de modo a garantir a segurana na obra.

3.1 Vedao
entrada do estaleiro ser colocada sinalizao de acordo com a legisao em vigor, tal como, sinais de proibio de entrada a pessoas estranhas obra e sinalizao de uso obrigatrio de capacete e botas. A vedao ter que conter ainda (obrigatoriamente) uma placa de identificao da obra.

3.2 Portaria
Presena de um extintor. Dever existir um telefone fixo, junto ao qual dever estar anexado uma lista com nmeros de emergncia (bombeiros, polcia, etc.).

3.3 Escritrio de Obra


Junto da entrada dos escritrios devem existir extintores. O escritrio dever possuir iluminao de emergncia e sinalizao das vias de sada.

3.4 Refeitrio
Dever existir um extintor de incndio. Junto ao refeitrio dever existir uma boca de incndio.

3.5 Instalaes Sanitrias


A rede de esgotos dever estar ligada rede pblica. Se no existir rede de esgotos, optar por uma fossa sptica.

7/9

A localizao destas instalaes determinada de modo a reduzir o mais possvel as deslocaes dos trabalhadores, em funo um certo parmetro de custos.

3.6 Armazns
No interior dos armazns proibido fumar ou foguear. Ser necessrio colocar extintores entrada do armazm, assim como, uma boca-de-incndio.

3.7 Estaleiros
Estaleiro de Preparao de Armaduras
Estas instalaes devem estar localizadas, de modo a serem servidas pela grua, mas sem serem sobrevoadas por cargas suspensas. A recepo de materiais deve ser efectuada de forma a que os camies de grande porte no interfiram com o resto da obra. Dever existir um extintor entrada do estaleiro. Dever existir uma zona para colocao dos desperdcios.

Estaleiro de Preparao de Cofragens


No interior dos armazns proibido fumar ou foguear. Ser necessrio colocar um extintores entrada do estaleiro.

4. Encargos do Estaleiro 4.1


Vedao
A vedao constituda por painis de 2,5 m x 2,2 m. O nmero total de painis ser de: 300,0 m / 2,5 m = 120 painis. 8/9

9/9

Anda mungkin juga menyukai