Anda di halaman 1dari 16

Revista Mackenzie de Educao Fsica e Esporte 2006, 5(1):77-92

DESVELANDO A ATUAO PROFISSIONAL EM EDUCAO ACADMICA1 FSICA ATRAVS DA PERCEPO DA TRAJETRIA ACADMICA
Leonardo Germano Krger Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria
Resumo: O objetivo desta investigao foi desvelar a atuao profissional dos futuros professores de Resumo: Educao Fsica. Participaram 22 acadmicos matriculados na disciplina Prtica de Ensino do curso de Licenciatura em Educao Fsica do Centro de Educao Fsica e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria-RS. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada. Para a anlise das informaes usou-se a tcnica da reduo fenomenolgica para o emergir das essncias. Dessa maneira, possibilitou entender o futuro profissional e suas escolhas no ambiente universitrio ou fora dele relacionando a sua trajetria da formao inicial, o mercado de trabalho e as aes desenvolvidas neste perodo. Portanto, esto se percorrendo caminhos para atingir objetivos pessoais e profissionais, desafios e possibilidades de enfrentar e olhar a si mesmo e a prpria profisso. Palavras-chave: Palavras-chave: Educao Fsica, Formao de Professores, Fenomenologia. SENSE THE PROFESSIONAL PERFORMANCE IN PHYSICAL EDUCATION THROUGH THE PERCEPTION OF THE ACADEMIC WAY Abstract The objective of this investigation was to watch the professional performance of the futures physical education teachers. Participated 22 enrolled academics in the Practical discipline of Teaching of the course of Physical Education of the Physical Education Center and Sports of the Federal University of Santa Maria-RS. Semi-structured interview recorded and transcribed. For the analysis of the information the technique was used from the reduction phenomenology when emerging of the essences. This idea possible to understand the professional future and your choices at the university or out of him relating your way of the initial development, the job market and the actions developed in this lifetime. So is important underline that along this lifetime we are on the way to reach our personal and professional objectives, challenges and possibilities of to face and to look to himself and the own profession. Keywords: Physical Education, Teacher Development, Phenomenology.

OS PRESSUPOSTOS TERICOS DA INVESTIGAO


Neste instante de projeo cientfica, intelectual e cultural, cabe fazermos uma breve reflexo tentando nos situar na realidade de hoje. A economia capitalista neoliberal e globalizada em que a mdia, a multimdia e o tele-ensino invadem os lares, criam um mito em relao ao perfil adequado ou esperado para os indivduos que a compem. Para serem aceitos neste contexto, os indivduos necessitam serem atualizados e flexveis, dominar os conhecimentos das novas tecnologias informatizadas e mecanizadas. As invases televisiva e virtual repassam valores de vrias formas, formam opinies e mudam atitudes, desvalidando valores morais, cientficos, ticos e estticos locais e universais. Em funo das mudanas serem rpidas e constantes, o prprio mercado de trabalho desenvolve-se de tal forma que, pode provocar nas pessoas o agir instintivo, sem refletir e sem pensar nas suas prprias aes e atitudes de carter pessoal e profissional.
1

Artigo embasado na Monografia apresentada ao Curso de Especializao em Pesquisa em Cincia do Movimento Humano, orientada pelo Prof. Dr. Hugo Norberto Krug PGCMH/CEFD/UFSM.

77

Revista Mackenzie de Educao Fsica e Esporte Ano 5, nmero 1 , 2006

Leonardo Germano Krger e Hugo Norberto Krug

Partindo disso e da realidade de um curso de Licenciatura em Educao Fsica2, releva-se nesta investigao a formao de professores, o qual nos leva a alguns questionamentos para entendermos as nossas aes e padres de conduta e porque assumimos as mesmas quando nos referimos ao movimento humano, ou seja, possvel explicar a escolha profissional como o sentido da prtica formativa enquanto futuro professor e profissional da Educao Fsica em uma relao singular com o mercado de trabalho, seja no ensino formal ou informal? Apesar do curso de Licenciatura, por um lado ser preparatrio e enfatizar o trabalho na escola, qual ser a razo pela qual a maioria dos acadmicos prefere dirigir a sua formao para outras instituies, e uma pequena parcela, educao formal? Ser que as academias de ginstica, os clubes e as associaes devem ser prioridade e, subseqentemente, a escola? Nestas indagaes, percebemos que elas so os motivos que nos move no desejo de contribuir nesse processo investigativo, pois percebemos atravs da disciplina do curso j mencionado, Estgio Profissionalizante3, que a maioria dos acadmicos prefere atividades relacionadas a rea da sade educao, denotando uma desvalorizao por parte dos mesmos em relao Educao Fsica escolar. Somando estas questes s aes, atitudes e escolhas que fizemos na nossa prtica formativa durante a formao inicial, desenvolvemos o seguinte objetivo geral para esta investigao: desvelar a atuao

profissional dos futuros professores de Educao Fsica do Centro de Educao Fsica e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria.
Para tanto, desenvolvemos esta investigao porque precisvamos conhecer e compreender a ns mesmos e o que nos cerca. O desafio foi conectar as narrativas dos acadmicos, futuro docentes, com as narrativas da mudana social e educativa que tm lugar ali fora, alm das paredes da classe (HARGREAVES apud HERNNDEZ, 1999). A partir desta premissa, foi importante abordarmos algumas questes que envolvem a trajetria na formao inicial e as aes desenvolvidas neste perodo, a fim de refletir o papel dos acadmicos de Educao Fsica na interpretao e compreenso da sua realidade, em busca da sua formao profissional. Para isso, baseamo-nos nas discusses ocorridas desde 1980 a respeito da presente temtica. Em 1980 teve-se como eixo das discusses trs grupos de idias sobre a Educao Fsica: os estudiosos que defendiam a Licenciatura como nica opo; os que defendiam o Bacharelado (inclui-se a subdiviso entre o Bacharelado em Esporte e Lazer); e recentemente, os intelectuais que se digladiam na defesa de um objeto de estudo a fim balizar a formao profissional, ou tambm, generalista versus especialista (VERENGUER, 1996; MARIZ DE OLIVEIRA, 1988). De fato, segue Verenguer (1996), as questes referenciadas a esta temtica no se restringem legislao ou implementao de uma estrutura curricular. Tambm implicam analisar desde qual o objeto de estudo e concepo de Educao Fsica, o significado do que ser profissional da rea, os saberes e competncias necessrios sua prtica, a adeso do corpo docente at uma proposta de currculo e a necessidade de se imprimir mudanas. Faria Jr. (1987) e Vieira (apud VERENGUER, 1996) afirmam que o objetivo dos cursos de graduao em Educao Fsica de preparar profissionais para o ensino formal, ou seja, um educador com formao geral (fruto da Licenciatura) e no um tcnico-especialista com alternativas para a atuao geral em outros segmentos do ensino informal (fruto do Bacharelado). Neste estudo, percebemos que o futuro profissional de Educao Fsica, mesmo optando pelo curso de Licenciatura, no deseja aprofundar-se no mesmo como campo de investimento e desenvolvimento da carreira. Com isso, encontramos problemas da ordem da formao profissional, do prprio interesse pessoal e do sentido que dado a Educao Fsica.

2 3

Centro de Educao Fsica e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria CEFD/UFSM. Estgio realizado no ltimo semestre como requisito parcial para a concluso do curso. O mesmo pode ser realizado em instituio formal ou informal, desde que seja cadastrado e aprovado pelo CEFD/UFSM.

78

Revista Mackenzie de Educao Fsica e Esporte Ano 5, nmero 1 , 2005

DESVELANDO A ATUAO PROFISSIONAL EM EDUCAO FSICA ATRAVS DA PERCEPO DA TRAJETRIA ACADMICA

Carmo (1998) diz que o problema da preparao profissional em Educao Fsica tem sua gnese na pouca qualidade dos cursos de Licenciatura. A formao inicial deficiente, caracterizada por disciplinas de enfoque acadmico-enciclopdico e na perspectiva tcnica na formao (MOLINA NETO, 1997). Alm disso, Krug (1996) tambm salienta que a formao do professor de Educao Fsica se encontra desarticulada da realidade social concreta, privilegiando a formao esportiva. Ademais, as crticas Licenciatura tem dois pontos centrais: os cursos formam licenciados com caractersticas de tcnicos esportivos e como nica opo de graduao forma, de maneira superficial, recursos humanos para atuarem nas reas do Esporte, da Dana e da Recreao/Lazer (VERENGUER, 1996), e mais recentemente, nas Academias de Ginstica. Medina (1983) menciona que os licenciados da Educao Fsica tm pouca ou nenhuma noo das finalidades da Educao e do seu curso no ensino formal. Supervalorizam os objetivos do Esporte: a competio, o resultado e a vitria. Embora a Licenciatura tenha a sua especificidade na escola, ela acaba se perdendo num rol de determinados contedos explorados inadequadamente. Ela tem fracassado porque seu foco prioritrio de estudo no est nas escolas de ensino fundamental e mdio, mas em outra parte qualquer onde o aluno possa futuramente encontrar emprego (FARIA Jr., 1987). Sobretudo, sabido que a interveno no mercado de trabalho do profissional de Educao Fsica hoje, perpassam cinco grandes reas: escola (notadamente desvalorizada pelos acadmicos); sade; lazer; esporte e empresa. Verenguer (2003) diz que a discusso sobre essa interveno segue a necessidade de caracterizao acadmica para melhor definir a interveno profissional e delimitao do mercado de trabalho. preciso frisar nesta discusso que a Universidade e os docentes responsveis pela formao profissional no podem estar desconectados das questes pertinentes ao cotidiano profissional e dinmica do mercado de trabalho. Se o intuito repensarmos a formao profissional em Educao Fsica, necessrio que se entenda em que fatia do mercado de trabalho ela atua. Isso no significa um desmerecimento da formao acadmica que vem sendo desenvolvida, contudo, so necessrios outros conhecimentos sobre a realidade social. A preparao profissional, portanto, um processo que est intimamente relacionada com o mercado de trabalho, o que exige de ns, reflexes amplas e profundas (DELGADO, 1999). Para isso, pertinente sabermos diferenciar as necessidades e exigncias do mercado de trabalho e as prticas pedaggicas desenvolvidas nas escolas. Neste sentido, Silva (2003) diz que fundamental desenvolver no acadmico, futuro profissional, habilidades necessrias para esta anlise e insero crtica do mesmo, seja reproduzindo-o ou transformando-o. Este saber profissional em Educao Fsica quase que exclusivo daqueles que viveram o processo de construo desse saber na sua trajetria da formao inicial. Neste sentido, queremos ressaltar a autopercepo na formao profissional apoiando-nos na fenomenologia para desvelar o mundo vivido pelos acadmicos na sua trajetria da formao inicial a fim de interpretarmos as suas escolhas enquanto profissional da Educao Fsica.

INVESTIGAO A FENOMENOLOGIA COMO PROCESSO DA INVESTIGAO


A preferncia por essa corrente de pensamento vai ao encontro da possibilidade do pesquisador estudar e descrever o fenmeno tal como ele se encontra no mago das vivncias e experincias de seus significados e sentidos na vida de cada sujeito da presente investigao. Berger; Luckmann (1985) salientam que no mundo dos sujeitos, as suas experincias cotidianas e os significados atribudos s mesmas so, portanto, os ncleos de ateno da fenomenologia. Na viso dos fenomenlogos o sentido dado a essas experincias, aes e escolhas que constitui a realidade, isto , a realidade construda. Por essa razo, a compreenso e interpretao temporal do ser precisam ser entendidas como um movimento de relaes entre os indivduos, buscando compreender o modo de ser da existncia humana:

79

Revista Mackenzie de Educao Fsica e Esporte Ano 5, nmero 1 , 2006

Leonardo Germano Krger e Hugo Norberto Krug

Na compreenso, a pre-sena projeta seu ser para possibilidades. Esse ser para possibilidades, constitutivo da compreenso, um poder-ser que repercute sobre a pre-sena das possibilidades enquanto aberturas. O projetar da compreenso possui a possibilidade de se elaborar em formas. Chamamos de interpretao essa elaborao. Nela a compreenso se apropria do que compreende. Na interpretao, a compreenso se torna ela mesma e no outra coisa. A interpretao se funda existencialmente na compreenso e vice-versa. Interpretar no tomar conhecimento de que se aprendeu, mas elaborar as possibilidades projetadas na compreenso (HEIDEGGER, Parte I, 2002, p.204).

Ademais, a subjetividade dos indivduos objetivada na maneira em habitar e conhecer o mundo, os objetos, a natureza e a si mesmos, manifestando-se em diferentes estilos e modos de agir e sentir. Temporalmente, nesta mundivivncia do cotidiano, as tenses e inquietaes, reflexes e escolhas projetam a presena no mundo de ontem, de hoje e do amanh. De modo que
a cotidianidade deve desentranhar o seu sentido temporal para, com isso deixar vir luz a problemtica abrigada na temporalidade e fazer desaparecer por completo a aparente evidncia das anlises preparatrias. A temporalidade deve, na verdade, confirmar-se em todas as estruturas essenciais da constituio fundamental da pre-sena (HEIDEGGER, Parte II, 2004, p.126-7).

Merleau-Ponty (1994, p.3) ao referir-se a construo da realidade e do nosso conhecimento sobre o mundo vivido, mesmo a partir da cincia, ressalta que sabemos a partir de experincias individuais ou coletivas no e com o mundo sem a qual os smbolos da cincia no poderiam dizer nada. No sentido dos autores acima mencionados, na construo da realidade investigada participaram 22 acadmicos do curso de Licenciatura em Educao Fsica, do CEFD/UFSM, matriculados na disciplina MEN 433, Prtica de Ensino de Educao Fsica A. As informaes necessrias para o desenvolvimento desta investigao foram construdas por meio de entrevista semiestruturada. Este instrumento parte de questes bsicas que interessam pesquisa fornecendo amplo campo de interrogativas que vo surgindo medida que o entrevistado as responde (TRIVIOS, 1987). A partir disso, cada entrevista teve uma questo central visando possibilitar que o entrevistado pudesse expressar as suas vivncias e escolhas, sentidos e significados, desvelando o seu mundo da trajetria na formao inicial: Qual o sentido da sua formao profissional a partir das suas

aes desenvolvidas na Universidade ou em outras instituies no seu dia-a-dia?


As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas seguindo os passos de Giorgi (1986). Ele apresenta quatro etapas, seguida por uma quinta etapa proposta por Comiotto (apud NUNES, 2002), as quais perfazem o mtodo fenomenolgico: 1) O sentido do todo refere-se descrio do fenmeno observado em cada entrevista gravada e transcrita. Tal descrio foi retratada como meio de acesso situao vivida pelo sujeito; 2) Discriminao das unidades de significado foi focalizado o principal fenmeno investigado a partir da descrio do fenmeno, processando-se a reduo fenomenolgica. Captou-se o sentido do todo e, por conseguinte, as unidades de significado foram discriminadas com o foco no fenmeno que est sendo investigado; 3) Transformaes das unidades de significado compreendeu a transformao da fala do entrevistado em linguagem educacional pelo pesquisador destacando o fenmeno investigado, sendo que o mundo aquilo que percebemos; 4) Sntese das estruturas de significado compreendeu a elaborao de uma estrutura descritiva sinttica, coerente e consistente que traduziu a experincia vivenciada. Procurou-se transformar as unidades de significado em unidades estruturais de modo mais geral do que as do sujeito, de tal modo que respeitado sua experincia, possa transmitir o fenmeno como objeto de anlise. Todas as unidades de significados so consideradas e sintetizadas, refletindo a verdade da essncia do fenmeno desvelada nessa etapa do estudo numa perspectiva consistente, pois pelas dimenses as essncias se revelaram; e 5) O encontro das dimenses fenomenolgicas o momento nas quais as essncias de significado se mostraram a partir da sntese.

80

Revista Mackenzie de Educao Fsica e Esporte Ano 5, nmero 1 , 2005

DESVELANDO A ATUAO PROFISSIONAL EM EDUCAO FSICA ATRAVS DA PERCEPO DA TRAJETRIA ACADMICA

Assim, a presente investigao procurou interpretar as informaes utilizando as essncias retiradas dos fragmentos das entrevistas visando compreenso do fenmeno estudado pelo investigador. Desse modo, foi preciso estabelecer um dilogo entre as concepes alternativas e o conhecimento cientfico com os acadmicos a fim de atingir um sentido progressivamente mais adequado e racionalmente mais consistente formao de professores de Educao Fsica. Porm, as concepes alternativas e o conhecimento cientfico estiveram codificados com linguagens distintas, o que talvez impossibilitou a conversao direta entre elas. Atingir o sentido progressivamente mais adequado e racionalmente mais consistente se traduziu em encontrar essncias para os conceitos e a linguagem intersubjetiva.

INTERPRETANDO AS ESSNCIAS DA INVESTIGAO


Dos relatos apresentados nas entrevistas, aps o emprego do mtodo fenomenolgico, emergiram as essncias quanto ao sentido da formao profissional dos acadmicos do curso de Licenciatura em Educao Fsica. Para a compreenso desta, pertinente pontuarmos algumas consideraes, expondo informaes retiradas das falas dos entrevistados em relao: a) as atividades de maior preferncia que os acadmicos realizavam antes de ingressar no curso de Licenciatura em Educao Fsica do CEFD; b) as atividades em que eles atuaram, conforme as suas preferncias durante o curso; c) a participao em eventos, congressos e seminrios; d) onde gostariam de atuar depois de formado; e) de tentar relacionar as atividades curriculares do curso de Educao Fsica e se o mesmo pode influenciar sobre a futura escolha profissional; f) se as atividades do mercado de trabalho podem influenciar na escolha da sua atuao profissional. No primeiro item expomos as atividades de maior preferncia que os acadmicos realizavam antes de ingressar no curso

de Licenciatura em Educao Fsica do CEFD, e que, de certa forma, influenciaram nesta escolha. Percebemos que as atividades
de maior preferncia entre os acadmicos esto relacionadas s experincias esportivas escolares, ou seja, s equipes escolares, em que a Educao Fsica escolar era desenvolvida sob o prisma do tecnicismo e do autorendimento. Traduzindo essa informao em nmeros, dos 22 acadmicos entrevistados, aproximadamente 70% participavam e gostavam de esportes coletivos, preferencialmente, futebol, voleibol e handebol; 23% realizavam exerccios em academias de ginstica; e apenas 7% participavam de atividades e esportes de outra natureza, como por exemplo, atividades de lazer envolvendo comunidades de bairro, gincanas, caminhadas e campismo. O presente fato apresenta a abordagem tecnicista ainda hegemnica e muita utilizada nas escolas pelos professores de Educao Fsica, como desenvolvimento do esporte na escola e no da escola (CAPARROZ, 1997). O esporte na escola ou institucionalizado ainda mantido como contedo obrigatrio na maioria das escolas da rede de ensino municipal e estadual (KRGER et al., 2003). De acordo com Gallardo (2000), os ideais liberais da sociedade sustentam que o esporte levar a criana a aprender. Nesse sentido, no mundo social da criana, muitas vezes tratada como um adulto em miniatura, devem prevalecer as regras e a obedincia sem contestao. Assim, as determinaes legais indicam que a partir da 5 srie do ensino fundamental, a programao deve incluir iniciao esportiva entre outras atividades do contedo nas instituies escolares, parecendo ainda prevalecer o slogan, Ordem e Progresso. No segundo item, destacamos as atividades em que os acadmicos mais atuaram conforme as suas preferncias durante o

curso: aproximadamente, 53% realizaram atividades na rea da atividade fsica e sade desenvolvida como Estgio
Extracurricular em Academias de Ginstica e Clubes (escolinhas e equipe esportiva, musculao, natao, personal trainer, step, body combaty, ax, yoga, jump); 23% em Projetos de Ensino e Extenso (Projeto Segundo Tempo, ADUFSM, Atletismo na Escola, Educao Fsica Adaptada, Movimento Sem Terra); 8% em Pesquisa (atividade fsica e sade; envelhecimento e qualidade de vida; treinamento e aptido fsica; aquisio de habilidades motoras); 8% Movimento Estudantil (Diretrio Central do

81

Revista Mackenzie de Educao Fsica e Esporte Ano 5, nmero 1 , 2006

Leonardo Germano Krger e Hugo Norberto Krug

Estudante DCE/UFSM, e Diretrio Acadmico DA/CEFD); 5% participaram de pesquisas em Educao Fsica escolar voltada para a concepo sociolgica e dialtica da Educao. Esta realidade demonstra a influncia das experincias vivenciadas antes do ingresso no ensino superior como forma de seguir uma rea em que, futuramente, sentiro gosto e prazer em ministrar aulas ou sees de atividade fsica. Ao tentarmos relacionar estas afirmativas com o item anterior, podemos perceber uma estreita relao entre o antes de ingressar no curso e as atividades realizadas durante o curso, pois os acadmicos continuam preferindo as mesmas atividades que realizavam antes do curso, o que possivelmente, ter uma suposta influncia na rea aps o curso. Alm disso, podemos imputar que a maior parte das atividades realizadas pelos Ncleos e/ou Grupos de Estudo, Pesquisa e Extenso e seus respectivos professores coordenadores, so na sua maioria desenvolvidas na rea da atividade fsica, sade e qualidade de vida e, na rea de treinamento fsico. Com isso, o acadmico de Educao Fsica sofre forte influncia na sua escolha profissional, mesmo considerando que se est no mbito de um curso de Licenciatura. O terceiro item referente a participao em eventos, congressos e seminrios: todos, ou seja, 100% dos entrevistados procuraram durante o perodo da graduao participar de eventos na rea da Educao Fsica. Neste aspecto, destacamos que a procura por estes cursos esto diretamente ligados rea da atividade fsica, sade, qualidade de vida, treinamento fsico e desportivo, desenvolvimento de aptido e habilidades motoras. Desta forma, pela sua preferncia e necessidade de procura, o acadmico procura suprir as suas deficincias quanto a esses tipos de conhecimento. Neste sentido, a formao do futuro professor parece estar enquadrando-se em uma Educao Fsica tecnicista, desenvolvimentista, atividade fsica para a promoo da sade e psicomotricidade funcional. Tambm importante salientar que so poucos os congressos, cursos ou seminrios que discutem temas epistemolgicos da Educao Fsica ou da Educao Fsica escolar em uma abordagem crtica, como por exemplo, a abordagem progressista, crtico-superadora, crtico-emancipatria, viso didtica da Educao Fsica, crtica ao esporte, Teorias da Educao e tendncias pedaggicas na prtica escolar. No quarto item os acadmicos entrevistados expressaram onde gostariam de atuar depois de formado. A rea de atuao mais pretendida por eles foi s atividades desenvolvidas em Academias de Ginstica, dentre elas as destacadas anteriormente no segundo item, aproximadamente 60%. Os demais gostariam de exercer a profisso de professor de Educao Fsica em escolinhas esportivas (15%), em escola privada (13%), escola pblica (9%), professor universitrio (2%), e Federao ou Associao Esportiva (1%). Entretanto, quase 90%, gostaria de conciliar atividades em Academias de Ginstica com a Educao Fsica escolar. Relembramo-nos sobre a formao e a atuao no mercado de trabalho do profissional de Educao Fsica, quando colocvamos no segundo captulo desta investigao sobre a insero deste profissional no mesmo, o qual perpassa cinco reas: escola, sade, lazer, esporte e empresa. De acordo com Petrica (1997), a escolha dos acadmicos pelas diferentes reas de atuao profissional est influenciada pelo leque de oportunidades que o mercado de trabalho abre para o profissional de Educao Fsica, com destaque para a atuao em academias de ginstica e escolinhas esportivas que continuam em fase de expanso. Alm disso, esse autor tambm afirma que a profisso e o profissional de Educao Fsica esto em plena fase de transformao na atuao e formao. Atualmente, grande parte dos profissionais que saem dos cursos de graduao se dirigem iniciativa privada para oferecer sua fora de trabalho, apesar de ser ainda a escola a que mais absorve o profissional. No quinto item, abordamos a influncia do curso de Licenciatura em Educao Fsica sobre a futura escolha profissional. Na opinio dos acadmicos, aproximadamente, 60% dizem que o curso no influencia na futura escolha da rea de atuao profissional; 30% dizem que sim; e 10% no souberam responder. Na opinio de Onofre (1991), a formao inicial dos cursos de Educao Fsica parece no estar a influenciar o processo de pensamento e ao de futuros professores e,

82

Revista Mackenzie de Educao Fsica e Esporte Ano 5, nmero 1 , 2005

DESVELANDO A ATUAO PROFISSIONAL EM EDUCAO FSICA ATRAVS DA PERCEPO DA TRAJETRIA ACADMICA

conseqentemente, no est contribuindo para a melhoria da prtica da Educao Fsica nas escolas. Para Carreiro da Costa (1994), a formao profissional que ocorre nos cursos de licenciatura uma tarefa complexa que requer uma formao slida para que o professor consiga definir o que ensinar, porque ensinar, para que ensinar e como ensinar, alm de definir a sua concepo de ensino na escola. No sexto e ltimo item, abordamos se as atividades do mercado de trabalho podem influenciar na escolha da sua atuao

profissional. Essa considerao foi confirmada pela totalidade dos entrevistados. Mesmo o curso de Educao Fsica sendo de
Licenciatura, o que implica dizer que o mesmo deveria preparar para que o seu futuro profissional viesse a atuar no ensino formal, e, como foi constatado na opinio do acadmico, o curso no est preparando para isso; a adeso no mbito educacional, principalmente na rede pblica de ensino difcil porque grande o intervalo de tempo entre um concurso e outro, alm do alto grau de exigncia para ser aprovado no mesmo. J a insero e atuao em escola privada tambm so difceis, pois, geralmente, o corpo docente destas escolas j est formado e consolidado. O exemplo disso pode ser atravs do fragmento de uma fala de um dos entrevistados:
Eu acho muito difcil fazer concurso. Acho que vai ser pior do que entrar numa Universidade, n! Que da tu vai t formada, tu quer alguma coisa, mas tem muitas vezes que tu no consegue o que tu deseja. Tipo esse concurso pblico que teve agora para professor, quando que vai ter de novo? (Acadmico A).

A partir deste relato e da dificuldade presenciada, torna-se imperioso o acadmico voltar a sua formao profissional para alm do mbito educacional. No entanto, nesta busca pela diversidade ou pela generalizao, estamos correndo o risco de, e talvez o que parece estar acontecendo, desprezar o contexto escolar, as suas necessidades e exigncias da educao e da sociedade de hoje. Assim, poderemos continuar na mesmice, na reproduo do que se fazia, e ainda muito se faz, quando a Educao Fsica foi fortemente influenciada pela educao Higienista e Militarista do sculo passado. Aps esta breve descrio, parece evidente que as atividades realizadas pelos acadmicos durante o curso de Licenciatura em Educao Fsica, bem como o mercado de trabalho influencia na escolha da rea de atuao pelo futuro profissional de Educao Fsica, o que acaba configurando a sua formao profissional, a saber: 1. Atuar e se desenvolver profissionalmente na rea de Academia de Ginstica.
Olha, eu dou muito valor para uma formao a nvel superior, porque eu estou recm me preparando com uma base para comear a procurar o que quero, que a parte de academia porque com essa prtica eu tenho mais oportunidade de emprego. E no tenho muito interesse em escola (Acadmico I).

2. Desenvolver atividades, preferencialmente, no mbito formal de ensino, ou seja, na Educao Fsica escolar.
Problematizar mais as aulas de Educao Fsica na escola (Acadmico E). Eu trabalhei com projetos de extenso na escola: o Projeto Segundo Tempo e o de Atletismo na Escola. L a gente ensinava os alunos a jogar e dava iniciao ao Atletismo. Gostei. isso que eu quero fazer (Acadmico B).

3. Mudar ou transformar a prtica pedaggica da Educao Fsica escolar, principalmente do esporte rendimento para o esporte educacional.
Ah, mais voltado para a escola sim, principalmente, porque eu sou contra a hegemonia do esporte de rendimento na escola. Como eu participo de um Grupo de Estudo e l a gente estuda a Teoria Marxista, ento eu pretendo trabalhar mais essa relao assim do aluno com a sociedade. Ento eu procuro estudar bastante isso, e essa a relao que eu quero levar. Eu sei que no fcil. Eu vejo alguns professores trabalhando nisso e eles no recebem apoio nenhum dos outros professores, porque muito mais fcil tu chegar l e simplesmente jogar

83

Revista Mackenzie de Educao Fsica e Esporte Ano 5, nmero 1 , 2006

Leonardo Germano Krger e Hugo Norberto Krug

uma bola ou treinar uma equipe. Mas o nosso Grupo tem essa meta: a Educao Fsica relacionada com toda a sociedade e com todo o contexto da realidade e com o que est acontecendo nela, essa a nossa inteno de trabalhar. Isso que eu quero seguir (Acadmico E).

4. Por motivos de melhor rendimento financeiro, conciliar o trabalho em Academias de Ginstica com a Educao Fsica escolar, mas com especializao naquela e, possivelmente, simples cumprimento da carga horria na escola.
Eu quero atuar nos dois, esse o sentido da minha formao. Gosto de academia e vou trabalhar com isso. A escola tambm gosto e tambm pretendo trabalhar nela. Ento essa a formao que tenho dado (Acadmico B). Eu entrei no curso pensando em ser professora e eu quero ser professora. S que nos dias atuais no s como professora que eu vou querer atuar. Tanto que eu busquei estgio na academia para aprender a dar aulas de local, step, agora eu t indo para a aula de jump tambm, para ter essa possibilidade de conciliar o trabalho. S que eu vejo assim, que o mercado de trabalho est concorrido e a gente no ganha to bem, n. No o suficiente. Por mais que eu goste de escola eu t indo buscar outras possibilidades, outros referenciais, n, para poder trabalhar em academias e clubes... (Acadmico G).

5. Ingressar em Federaes ou Secretarias de Municpio a fim de garantir, ampliar e melhorar os espaos para a prtica da Educao Fsica.
Ser professor, pra falar bem a verdade no o que eu quero. No o meu projeto trabalhar em escola. Uma das maiores razes pra eu vir aqui pr UFSM por causa do Estgio Profissionalizante, pois eu posso fazer fora. Posso fazer em qualquer campo, que onde eu quero fazer que na parte de Organizao Esportiva e Poltica Esportiva... porque o campo da Educao Fsica muito grande. Porque existe muitas leis e essas leis no so cumpridas. Tu v vrios municpios que tm que ter quadra esportiva. Tais bairros tm que t quadra... tem que ter estruturas para o esporte e no tm. Tu v aquelas BABILNIAS que so os campos de futebol. Ser que aquela estrutura no pode ser usada para o municpio e no somente pelo clube? Sabe. Tu tem assim vrias coisas pra ti trabalhar e, que se tu no entrar l dentro, tu no vai saber. Ento s vezes tu tem a lei na mo, mas tu no sabe, tu desconhece (Acadmico F).

6. Trabalhar com equipes esportivas atravs da aptido e do treinamento fsico.


Eu sempre gostei bastante de atividades fsicas. Participava na escola de torneios, intersries, esse tipo de jogos. Acho que agora, vou te dar um exemplo: atravs de uma atividade que eu dou para a 2 srie, de competio, um vai passando a bola para o outro, e a turma que chegar primeiro l na frente vencedora. Ento sempre me interessei por saber de como funcionava o corpo, como que se fazia para acompanhar determinado objetivo e, atravs disso eu comecei a analisar e o curso que eu gostaria de fazer era Educao Fsica. Eu entrei com o intuito de trabalhar em clubes e equipes de rendimento (Acadmico H).

7. Ser um profissional autnomo e pesquisador da prpria prtica, independente da rea da atuao profissional.
Eu percebo que o nosso curso de Educao Fsica apresenta vrias lacunas e muita coisa fica em aberto. A partir da, da minha percepo, eu fui buscando subsdios tericos e prticos para trabalhar com a escola e acabei dando essa direo. E at pr te falar bem a verdade, o lado informal assim, a educao informal, no acabou ficando de lado na minha formao. Eu tento fazer o mesmo. Sempre procuro pesquisar mais, ver o que os tericos trazem e relacionar com o que eu t fazendo para aprender mais (Acadmico D).

De acordo com Salvador (1994), os significados que os acadmicos constroem no decurso das atividades formativas no so significados quaisquer e sim, que correspondem a contedos que em sua maior parte so, de fato, reprodues culturais por estarem vivenciando esta prtica; ou transformaes culturais, por acreditarem na mudana educacional e social, o que pouco comum. Com isso, percebemos que os contedos podem nos levar, de alguma forma ou de outra, a esclarecer e priorizar as nossas escolhas, as quais so mediadas por situaes sugeridas, colocadas ou, muitas vezes, impostas pelos formadores do ensino superior e tambm, pelas exigncias e pelo o que o mercado de trabalho est oferecendo no momento. Tentando ilustrar o exposto, consideramos que as nossas atividades so profundamente comprometidas com os nossos referenciais e filosofia de vida, de mundo e de profisso, e que, a cada posicionamento em nossas tomadas de decises poltica quanto em nosso atuar cotidiano na formao profissional, seja individual ou coletivamente, no esto separadas daqueles.

84

Revista Mackenzie de Educao Fsica e Esporte Ano 5, nmero 1 , 2005

DESVELANDO A ATUAO PROFISSIONAL EM EDUCAO FSICA ATRAVS DA PERCEPO DA TRAJETRIA ACADMICA

Entretanto, quando abordamos a concepo de Educao Fsica com os entrevistados, vrias foram s respostas que podemos traduzir o que eles disseram sem mencionar em suas falas, mas primeiro expomos o que eles disseram nas entrevistas, resumindo em uma fala contemplativa para o momento:
Eu no tinha muito ainda uma viso de Educao quando eu entrei aqui. Eu pensava mais na parte de treinamento, de tcnica. Depois eu conheci um pouco o lado educacional (Acadmico I).

A falta de eloqncia na fala acima, o que tambm foi percebido na quase maioria dos entrevistados, significa que estes no tm uma viso ou referencial capaz de argumentar sobre a Educao e Educao Fsica. Atravs da compreenso das demais falas, percebemos que as mesmas concentram-se em um nvel prtico e tcnico, tradicional e bancrio da Educao Fsica. Com isso fica claro que ainda somos fortemente influenciados pelo positivismo e por uma viso biologicista da Educao Fsica e, portanto, ainda carecemos de fundamentao e embasamento terico para alm deste simples entendimento preocupado com a reproduo e com a mimesis. Podemos assim, relacionar as escolhas tomadas pelos acadmicos durante a sua formao inicial com o que Abraham (1987; 2000) apresenta sobre como as pessoas constituem-se em sua profisso, considerando o entrelaamento entre si mesmo e a sua profisso, isto , uma interrelao pessoal-profissional, bem como neste nterim, o relacionamento que Heidegger (2002, 2004) e Merleau-Ponty (1994) preconizam sobre o ser-no-mundo, experienciado e vivido por ele. O entrelaamento e influncia do meio social e do mundo vivido pode ser observado na seguinte fala:
A minha me professora de Educao Fsica e a minha tia tava fazendo Faculdade de Educao Fsica, da eu pensei: vou fazer tambm entendeu, porque eu gostava das aulas da minha me, inclusive ela dava aula pra mim. A minha tia gostava do curso, da eu pensei: eu vou gostar tambm! (...) normal n... aquela coisa de quem no sabe o que vai fazer na vida na poca do vestibular (Acadmico A).

Lanando um olhar sobre as trajetrias de formao dos entrevistados, Abraham (1987), Nvoa (1992) e Isaa (2005) consideram que quem est envolvido com a sua formao, um ser unitrio (pessoal-profissional), em que as fases da vida e da profisso se entrelaam caracterizando-se com um processo complexo multimediado, pois, envolvem momentos de crises, recuos, avanos, descontinuidades e contradies, que, entendidas de forma construtiva e formativa passam a ser motivos de mudana e transformaes em sua carreira. O que deixa claro que os sujeitos em formao, os professores de Educao Fsica e o meio social influenciam-se mutuamente. Nesta perspectiva, os momentos e as marcas da vida e da profisso esto intrinsecamente relacionadas e determinam o modo como cada indivduo percebe a si e seu entorno vivencial, acadmico e profissional. O trecho do entrevistado a seguir pode nos auxiliar a compreender o relacionamento pessoal e profissional:
A formao acadmica quando a gente chega no 7 semestre, a gente se depara assim: tu chega no final pra ir fazer Estgio fora, da tu, por exemplo, tu se depara: o que eu fiz at hoje Da tu vai analisando n! Por que no fim tu pode retomar a tua trajetria no Curso e na hoje? o Universidade. Eu me envolvi mais com Projeto de Extenso ligado ao ensino do esporte; com pesquisa eu no me envolvi. Que assim..., sei l... a Pesquisa importante, mas eu no tenho a pacincia de t ali sempre pesquisando uma coisa muito terica das revises. Ento nunca tive essa participao em pesquisa, me envolvi mais com extenso, mais com Voleibol, e no final eu cheguei e disse assim: P, se eu quis trabalh em escola, eu tenho muito pouca experincia! Na escola eu participei do projeto Segundo Tempo muito poucos meses, sabe, dois meses s, ento pouca experincia se tu vai ver (Acadmico B, grifos nossos).

85

Revista Mackenzie de Educao Fsica e Esporte Ano 5, nmero 1 , 2006

Leonardo Germano Krger e Hugo Norberto Krug

Atravs deste depoimento podemos visualizar a ligao do indivduo com o que ele nos conta sobre a sua trajetria na formao inicial, o qual ele no parece se preocupar com a fundamentao terica que sustenta a sua prtica, tanto na pesquisa atividade cientfica que ele diz no ter realizado quanto no projeto de extenso. Dessa forma, entendemos que a preocupao nica e exclusiva a aplicao prtica do contedo. Entretanto, Prez Gmez (1992) e Schn (2000) comentam que o profissional pode ser um pesquisador da sua prpria prtica pedaggica, assumindo-se como um intelectual prtico reflexivo, refletindo na ao e sobre a ao. Assim, como foi vivenciado pelo Acadmico B, no preciso estudar e buscar aproximar ou contextualizar a relao teoria-prtica, basta execut-la ao achismo, ou como diz Freire (2000), ao blblbl. De acordo com Abraham (1987) e Isaa (2005), ao longo da trajetria formativa, o desvelamento do professor ocorre diante de quatro pontos de vista: 1) Das situaes concretas que ele enfrenta; 2) Das representaes que os outros desenvolvem sobre ele; 3) Das representaes que ele mantm de si mesmo; e 4) De como ele percebe as representaes dos outros a seu respeito. Na fala a seguir, tentamos visualizar esses pontos supracitados:
Se tu vai ver o nosso curso aqui, ele muito fcil. O pessoal de fora (dos outros cursos) que fala assim: a Educao Fsica fcil!; eles razo. tm razo O professor... ele traz um pequeno fragmento de uma parte de um livro para ti ler. O aluno no vai se interessar em pegar e ler o livro todo para ver o que o autor t dizendo. s aquele pedacinho, quando ele l. Ento eu acho que isso muito fraco aqui dentro sabe. Acho que o professor deveria dizer: olha pessoal, aqui est o livro, leiam!, e depois cobrar alguma coisa a mais. E essa questo de que o aluno tem que procurar, ir atrs disso, ele ler o todo e no s se contentar com o fragmento ou com partes, porque seno ele no vai entender (o que comumentemente acontece). Mas ele no faz isso, eu vejo pouca gente fazendo isso aqui dentro (Acadmico E, grifos
nossos).

Neste sentido, tm-se trs representaes profissional e social: a real, a ideal e a idealizada. A primeira, real, representa aquilo que somos; a representao ideal o que eu desejo ser; e a representao idealizada o que eu penso e acho que sou, mas no sou (ABRAHAM, 1987). Com isso notamos que um dos principais conflitos encontrados na formao dos professores de Educao Fsica o que o sujeito em formao quer ou gostaria ser; a aceitao dele pelos outros e a ansiedade que esta situao proporciona, bem como as condies que o mercado atual lhe dispe e/ou impe. Muitas vezes, na nsia de tentar atingir o eu ideal, o futuro professor acaba recorrendo aos meios de comunicao de massa para exercer seus mtodos, tanto na vida pessoal como na profissional, na qual so geradas imagens idealizadas e estereotipadas e um desejo individual, ou melhor, uma alienao individual a idealizada. A imagem ideal ou a percepo que cada um tem da sua profisso se torna altamente significativa, pois o indivduo capta atravs da sua percepo aspectos simblicos inerentes ao seu fazer profissional e pedaggico. Assim, a compreenso individual atrelada concepo que se tem da prpria profisso indispensvel para interpretar as aes e as imagens construdas. Essas propriedades podem ser capaz de transmitir e emitir conceitos e mensagens tornando-se a mola propulsora plenitude, expressividade e pluralidade dos significados. Podemos perceber, ento, que a constituio do eu dos futuros professores envolve uma trama de condies internas e externas, aliceradas aos aspectos conscientes e inconscientes que afetam a dimenso individual, grupal e social. Nesta constituio, de acordo com Nvoa (1992), corremos o perigo das modas, que esto cada vez mais presentes no terreno educativo e no mbito social, em grande parte devido a grande circulao de idias no mundo atual. Neste contexto tambm se inserem os aspectos relativos ao domnio social em que cada indivduo possui em relao s-mesmo e da sua profisso (ABRAHAM, 2000; HEIDEGGER, 2004). Neste caso, a Educao Fsica foi identificada na viso dos sujeitos entrevistados sob duas perspectivas: 1) Enquanto componente curricular pedaggico educacional: a) sob a gide da eficcia e da

86

Revista Mackenzie de Educao Fsica e Esporte Ano 5, nmero 1 , 2005

DESVELANDO A ATUAO PROFISSIONAL EM EDUCAO FSICA ATRAVS DA PERCEPO DA TRAJETRIA ACADMICA

tcnica, reprodutora e bancria; e b) voltada ao esporte educacional e contextual, na procura da superao da primeira; 2) Enquanto desenvolvimento e manuteno da sade e qualidade de vida realizada em Academias de Ginstica, Empresas e Hospitais, entre outras. Apontado estas possibilidades de atuao do profissional da Educao Fsica que envolve o homem em uma sociedade consumista, e isto, perceptvel claramente em nosso contexto de atuao profissional, o modismo e a cultura de massa em prol de uma Educao Fsica preventiva, da sade e da qualidade de vida nos atinge em sua totalidade, e a rea do ensino formal acaba ficando em segundo seno em terceiro plano na formao inicial de seus futuros professores. Essa invaso, a qual podemos assim denomin-la, processou-se de forma to rpida que, na maioria das vezes, o sujeito no se percebe, pois j est habituado a conviver com ela, e tambm desta forma, a mdia refora esta viso invadindo todos os locais da sociedade. Diante destes fatos, Abraham (2000) discute a idia do labirinto. Atravs desse exemplo podemos relacionar, metaforicamente, o Labirinto de Ddalo, representada em seu centro pela figura mitolgica do minotauro, e os caminhos e trajetrias que o indivduo percorre no seu cotidiano da sua formao profissional. Estes caminhos, geralmente so estreitos, sinuosos, desafiantes ou alienantes. Ao sermos estimulados a passar por esses caminhos, o caminho da formao inicial, e atingirmos a nossa meta, a nossa formao profissional, somos desvelados pelo movimento de busca. Movimento este, responsvel pelo desenvolvimento pessoal e profissional, ao alcance de chegar ao centro do labirinto, ao alcance do s-mesmo, do eu verdadeiro, da autenticidade; capaz de enfrentar as demandas da vida e da profisso, o qual d motivao ao sujeito a abraar sua profisso. Nvoa (1992), v neste contexto, a construo da identidade como um lugar de lutas e conflitos, um espao de construo de maneiras de ser e de estar na profisso. Ao se referir s histrias de vida dos docentes, ele defende que um indivduo reconhece-se na histria que conta a si prprio sobre si mesmo, sendo um terreno no qual se constri a formao, agindo com ao e autoconscincia.
Pr mim a Educao Fsica era o que eu vivenciava na poca da escola onde estudei. Normalmente era aquela histria que a gente t cansado de ouvi e escutar: aquela questo que o professor vinha e jogava a bola. (...) Ento, Educao Fsica era eu jogar l, no tinha outro fim alm disso, sabe. Agora, depois que tu comea estudar, coisa e tal, tu v que pode ter um cunho social, por exemplo, at outras coisas que giram em torno da Educao Fsica. Mudou muito meu conceito, a minha concepo de Educao Fsica Relacionado ao curso Fsica. aqui do CEFD, ele te d subsdios tanto pr ti atuar na academia quanto pr escola. Acho que a prioridade tua! (Acadmico D, grifos prioridade tua!
nossos).

Lembramos que hoje, em especial o mundo da Educao Fsica, est vinculado e, de certa forma, dependente da teoria da informao. Assim, pois, o contexto atual dominado pela tecnocincia aplicada informao e comunicao. Logo, a nossa representao pessoal-profissional traduz-se na imagem ou no gesto condizente aos nossos referenciais construdos nos desafios que encontramos pelo labirinto. Desta forma, vivemos em um mundo em constante criao de elementos e categorias interligados, que, aos poucos, constituem-se elementos do mundo scio-cultural, da nossa vida e da nossa profisso; das atividades desenvolvidas no mundo cotidiano, sejam elas na reproduo ou independncia do indivduo e da sociedade. A partir destas colocaes, estou tentando dizer que necessitamos, urgentemente, compreender a profisso Educao Fsica e a trajetria da formao profissional percorrida pelos seus atores, e que estas esto conectadas as suas vivncias e contextos histricos, pois esse ser e estar acompanham tal trajetria e carreira profissional, o que em grande parte responsvel pela sua desenvoltura profissional, pela presena no mundo vivido:

87

Revista Mackenzie de Educao Fsica e Esporte Ano 5, nmero 1 , 2006

Leonardo Germano Krger e Hugo Norberto Krug

esse assumir relaes com o mundo s possvel porque a presena, sendo no mundo, como . Tal constituio de ser no surge do fato de, alm dos entes dotados do carter da presena, ainda se darem e depararem com ela outros entes, os simplesmente dados. Esses outros entes s podem deparar-se com a presena na medida em que conseguem mostrar-se, por si mesmos, dentro do mundo (HEIDEGGER, Parte I, 2002, p.96).

FORMAO INICIAL E DIVERSIDADE: AS POSSVEIS CONTRIBUIES DA INVESTIGAO...


Na perspectiva desta ltima parte, podemos considerar que o futuro profissional de Educao Fsica, antes de exercer o seu ofcio um ser humano com sentimentos, desejos, virtudes e sonhos. um ser unitrio, que se constitui no apenas pelo seu percurso na trajetria da formao inicial, mas tambm pessoal. Direcionar o olhar para esta reflexo possibilita entender o acadmico e suas atitudes no ambiente universitrio ou fora dele. Nesse sentido, a nossa reflexo precisa fazer parte da construo pedaggica da atuao docente para compreender e no julgar as atitudes procurando culpabilizar algum e sim, proporcionar espaos de discusso que busquem outras formas de desenvolver tarefas que compreenda o ser humano e sua complexidade. Questionamos para saber quem o sujeito em formao no curso de Licenciatura em Educao Fsica? o Acadmico Professor ou o Professor Acadmico, ou ambos. O que concebemos ser o professor? O que compe este sujeito social e sua profisso? O processo pelo qual o sujeito constri a sua trajetria complexo, marcado por suas experincias pessoais, formativas e profissionais e, neste percurso, o sujeito como ator vive e age nesses diversos cenrios a partir da interpretao que imprime aos fatos e ao mundo em que est inserido. A riqueza de conhecimentos presentes no entrelaamento das geraes formadores e formandos; mercado de trabalho, escola e academias de ginstica, por exemplo traz a diversidade de concepes, crenas, valores, atitudes, escolhas e as mudanas educacionais, e at mesmo a forma de ver a Educao e a Educao Fsica, que marcaram perodos histricos diferentes em nossa trajetria de vida. Na trajetria da formao inicial, como foi interpretado no relato dos entrevistados, o indivduo marcado pelo desafio de ser um professor, um educador ou profissional da rea da sade (ou todos), no qual se realiza tentativas na busca da edificao da concepo de Educao Fsica e do ato pedaggico, permeado por conquistas e dificuldades que marcam a sua trajetria formativa atravs da apropriao que cada um fez e ainda far das suas escolhas na sua histria pessoal e profissional. Entretanto, nesta autoconstruo, o indivduo no pode introjetar a representao de um sujeito perfeito, que no percebe suas dificuldades, criando constantes personagens, que o impedem de identificar-se como sujeito docente, pois quando mergulhados nesses cenrios, a experincia real do ser professor passa despercebida (ORTEGA; GASSET, 1970; ABRAHAM, 1987). Outro aspecto enfocado por Nvoa (1992), diz respeito ao profissional da educao que, simplesmente adere a uma moda pensando que esta resolver seus conflitos e dificuldades. Porm, moda entra, moda sai, o indivduo cria uma imagem de si desejvel socialmente para que possa ser aceito no espao profissional, pois o sentimento de rejeio social pode lhe causar muita angstia por no se enquadrar, muitas vezes, dentro dos padres sociais de aceitao e de conduta exigidos para a execuo de determinada profisso. Abraham (1987, p.42) explica muito bem essa passagem: Antiguos o nuevos, los

enseantes experimentan la misma necesidad de presentar una imagen del s-mesmo profesional segn la norma ideal.
de grande importncia frisar que ao longo de todo o percurso pessoal e profissional nos encontramos num labirinto (ABRAHAM, 1987), figura metafrica que representa o difcil caminho a ser percorrido at atingirmos os nossos objetivos profissionais. Muitos no se do conta que se encontram nessa busca e, muitas vezes, acomodam-se, no aceitando novos desafios e novas possibilidades de enfrentar e olhar a si mesmo e a prpria profisso.

88

Revista Mackenzie de Educao Fsica e Esporte Ano 5, nmero 1 , 2005

DESVELANDO A ATUAO PROFISSIONAL EM EDUCAO FSICA ATRAVS DA PERCEPO DA TRAJETRIA ACADMICA

Por isso fundamental o sujeito se abrir para o mundo a sua volta, para as diferentes alternativas que se colocam em seu caminho, mas consciente de seus referenciais, da prtica pedaggica e de seus objetivos, pois seu ambiente de trabalho concentra conflitos que caracterizam a sociedade atual, e ele, elemento mediador entre aluno e sociedade, precisa estar aberto a todas as controvrsias que este difcil, e muitas vezes tortuoso caminho, ainda reserva a sua frente. Posto isso, o nosso intento at o momento foi tentar induzir o leitor a refletir em torno do cenrio universitrio, do sistema acadmico, do processo de formao e das proposies educacionais afinadas e refinadas com o projeto intelectual de cada participante neste cenrio, ao iderio das caractersticas do processo de reproduo ou independncia na educao superior.

89

Revista Mackenzie de Educao Fsica e Esporte Ano 5, nmero 1 , 2006

Leonardo Germano Krger e Hugo Norberto Krug

REFERNCIAS
ABRAHAM, A. El mundo interior de los enseantes. Barcelona: Gedisa, 1987. _______. El enseante es tambin una persona: conflictos y tensiones en el trabajo docente. Barcelona: Gedisa, 2000. BERGER, P.L.; LUCKMANN, T. A construo social da realidade. 6.e., Petrpolis: Vozes, 1985. CAPARROZ, F.E. Entre a Educao Fsica da escola e a Educao Fsica na escola: a educao fsica como componente curricular. Vitria: CEFD/UFES, 1997. CARMO, A.A. do. Licenciatura e/ou Bacharelado: alguns entendimentos possveis. Motrivivncia, v.1, n.1, p. 73-76, 1998. FARIA Jr., A.G. Professor de Educao Fsica, licenciado generalista. In: OLIVEIRA. V.M. (Org.). Fundamentos pedaggicos da

Educao Fsica. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, p. 11-33, 1987.


FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. 15.e., Rio de Janeiro. Paz E Terra, 2000. DELGADO, M.A. Ocupao do mercado de trabalho em Educao Fsica na cidade de Campinas devido a formao

profissional. 1999. 378f. Dissertao (Mestrado em Educao Fsica) Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.
GALLARDO, J.S.P. (Coord). Educao Fsica: contribuio a formao profissional. Iju: UNIJU, 2000. GIORGI, A. Phenomenology and psychological research. Pittburg: Duquesne University Press, 1986. HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. 12.e., Petrpolis: Vozes, Parte I, 2002. _______. Ser e Tempo. 11.e., Petrpolis: Vozes, Parte II, 2004. HERNNDEZ, F. A formao do professorado e a investigao sobre a aprendizagem dos docentes In: MOLINA NETO, V.; TRIVIOS, A.N.S. (Orgs.). A pesquisa qualitativa na Educao Fsica: alternativas metodolgicas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS/Sulina, p.45-59, 1999. ISAA, S.M. de A. O professor do ensino superior: no entrelaamento da trajetria pessoal com a profissional. I Seminrio

Internacional: Pessoa Adulta, Sade e Educao. Porto Alegre: PUCRS, 2005.


KRUG, H.N. A competncia pedaggica do professor de Educao Fsica. In: CANFIELD, M. de S. (Org.). Isto Educao

Fsica! Santa Maria: JtC Editor, p. 81-94, 1996.


KRGER, L.G.; CONCEIO, V.J.S. da; SILVA, M.S. da; SANTOS JUNIOR, S.L. dos; ZANINI, M.C.; KRUG, H.N. A Educao Fsica escolar em Santa Maria-RS : a opinio do aluno da rede pblica de ensino. In: 9 Jornada Nacional de Educao: Profissionalizao docente, reflexes e perspectivas atuais. Anais em CD Rom... UNIFRA, Santa Maria, 2003. MARIZ DE OLIVEIRA, J.G. Preparao profissional em Educao Fsica. In: PASSOS, S.C.E. (Org.). Educao Fsica e esportes na

universidade. Braslia: SEED/MEC, Universidade de Braslia, p. 228-249, 1988.


MEDINA, J.P.S. A Educao Fsica cuida do corpo... e mente. Campinas: Papirus, 1983. MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepo. So Paulo: Martins Fontes, 1994. MOLINA NETO, V. A formao profissional em Educao Fsica e Esportes. Revista Brasileira de Cincias do Esporte, v. 19, n. 1, p. 34-41, 1997. NVOA, A. Os professores e as histrias de sua vida. In: NVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, p.1130, 1992. NUNES, O.M.B. Desvelando a formao acadmica atravs da percepo de universitrios. 2002. 86f. Dissertao (Mestrado em Educao) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2002. ONOFRE, M. T. de A. S. Elementos para a Reflexo Sobre Formao de Professores... de Educao Fsica. Boletim da

Sociedade Portuguesa de Educao Fsica, Lisboa/Portugal, n. 1, 2 srie, p. 75-95, primavera, 1991.


ORTEGA, Y.; GASSET, J. Obras completas. 7.e., Ediciones de la Revista del Occidente, Madrid, v.5, p. 29-80, 1970.

90

Revista Mackenzie de Educao Fsica e Esporte Ano 5, nmero 1 , 2005

DESVELANDO A ATUAO PROFISSIONAL EM EDUCAO FSICA ATRAVS DA PERCEPO DA TRAJETRIA ACADMICA

PREZ GMEZ, A.I. O pensamento prtico do professor: a formao do professor como profissional reflexivo: In: NVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formao. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, p.93-114, 1992. PETRICA J.M. A Formao de Professores de Educao Fsica nas Escolas Superiores. Revista de Educao Fsica e Desportos

Horizonte, Lisboa/ Portugal. v. IV, n 22, p 128-135, nov./dez. 1987.


SALVADOR, C.C. Aprendizagem escolar e construo do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 1994. SCHN, D.A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. SILVA, S.A.P. dos S. Desenvolvimento do pensamento crtico-educativo e os estgios curriculares na rea da Educao Fsica.

Revista Brasileira Cincia e Movimento, Braslia, v.11, n.3, p. 37-44, jul./set., 2003.
TRIVIOS, A.N.S. Introduo pesquisa em cincias sociais: a pesquisa qualitativa em educao. So Paulo: Atlas, 1987. VERENGUER, R. de C.G. Preparao profissional em Educao Fsica: das leis implementao dos currculos. 1996. 95f. Dissertao (Mestrado em Educao Fsica) Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996. _______. Mercado de trabalho em Educao Fsica: significado da interveno profissional luz das relaes de trabalho e da construo da carreira. 2003. 585f. Tese (Doutorado em Educao Fsica) Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

Contatos
Universidade Federal de Santa Maria/UFSM Fone: (0xx55) 9913-4468 (0xx55) 3217-6107 Endereo: Endereo residencial: Rua Henrique Dias, 125/401 Centro Santa Maria/RS - cep. 97010-220 E-mail. leonardogk@gmail.com; lgkruger@bol.com.br

Tramitao
Recebido em: 18/01/06 Aceito em: 24/04/06

91

92

Anda mungkin juga menyukai