Anda di halaman 1dari 12

Tutorial passo a passo ilustrado Como fazer separaes de cores CMY, CMYK e transformar imagem colorida em Monocromtica para

impresso de fotolitos e artes finais em impressoras sem postscript.

O presente tutorial indicado para quem trabalha com artes grficas e serigrafia, tendo como objetivo principal mostrar as possibilidades de se imprimir retculas e separaes de cores em impressoras comuns, inclusive jato de tinta, com resultados finais semelhantes a equipamentos com postscript: > Monocromia........... impresso de uma imagem em apenas uma cor > Tricromia................ impresso de uma imagem colorida utilizando-se as cores CMY > Quadricromia......... impresso de uma imagem colorida utilizando-se as 4 cores CMYK No pretendemos ensinar como fazer quadricromia, gravar telas, nem como imprimir ou estampar nos diversos substratos ( vinil, papel, tecido, etc...), pois deduzse que os profissionais j tenham esses conhecimentos. .

Como fazer retculas mono, tri e quadricromia


Basicamente voc ir utilizar o Corel Draw e o Photo-Paint* ( ambos fazem
parte do CD de instalao do Corel ).

Usamos o Corel Draw para editar a imagem, redimensionar, fazer os ajustes necessrios e, principalmente, colocar as marcas de registro. Embora o Corel seja um programa para ilustrao vetorial e desenho, no apropriado para tratar imagens fotogrficas, tem recursos que podem auxiliar nesse sentido. Abra ou importe o seu arquivo com o Corel Draw, de preferncia imagens com 300 dpi pelo menos, para garantir que o trabalho final reproduza o original com o mximo de fidelidade. Aps fazer os eventuais retoques e acertos, agrupe todos os objetos, caso existam mais de um, clique com o mouse sobre a figura e tecle P. Isso far com que o seu arquivo fique exatamente no centro da pgina, embora esse procedimento no seja obrigatrio e sim apenas uma questo prtica. Na verdade a sua imagem pode ficar em qualquer parte da folha.

Registro s
Usando a ferramenta de sua preferncia faa as marcas de registro, observando o seguinte:
Alguns tipos de registros mais comuns.

Clique no registro e v na ferramenta contorno, conforme indicam as setas vermelhas na figura ao lado.

*Quanto ao Photo-Paint, pode ser uma boa alternativa em relao ao Photoshop, ficando a critrio de cada um as suas utilizaes para digitalizar e dar acabamentos em imagens.

Ao abrir a janela com as opes dessa ferramenta altere os parmetros de cor e largura:

Aqui escolha entre 0,3 e 0,5 mm ou outro valor de sua preferncia

Clique para mudar a cor do registro selecionado, ignorando as cores oferecidas pela paleta, indo at a barrinha inferior onde l-se outra.

Na janela seguinte v na opo indicada pela seta

Arraste a barra lateral at a ultima cor, que 100% de todas as cores, isto , 100% CMYK.

D OK para finalizar. Agora seu registro est pronto, carregado com as informaes de cores necessrias. Isso far com que os registros sejam vistos em todos os canais aps a separao.

IDENTIFICANDO AS CORES
Para separaes em quadricromia Digite as letras CMYK , desagrupe-as e a seguir preencha cada uma com sua cor correspondente:

C M
cian magenta

amarelo ( yellow )

preto ( black )

Para separaes em tricromia Digite as letras CMY , desagrupe-as e preencha do mesmo modo, lembrando que nesse caso no h a cor preta.

C M
cian magenta

amarelo ( yellow )

Esses procedimentos iniciais relativos as marcas de registro e da identificao das cores so importantes e interessantes, pois facilitam o manuseio das artes-finais, fotolitos, transparncias, etc..., porm no so obrigatrios.

Com a imagem, os registros e as letras CMYK, a nossa pgina de exemplo ficou assim:

Registro

Imagem com 300 dpi

C MY K
Registro

Identificao das cores

Existem dois caminhos para enviar a imagem para a separao de cores. O mais indicado SALVAR numa pasta para depois abrir no Photo-Paint, o mais curto copiar para a rea de transferncia ( Ctrl+C ). O prximo passo iniciar o Photo-Paint e abrir, ou colar, o nosso arquivo.

Se voc optar por copiar o arquivo do Corel para a rea de transferncia, ao iniciar o Photo-Paint v em arquivo / novo baseado na rea de transferncia.

Se for fazer uma monocromia clique em imagem / modo de cor / tons de cinza

A imagem ficar com assim, bastando agora transformar em retculas, conforme detalhes pgina 10..

Separando os canais de cor em tri ou quadricromia

Com o arquivo aberto no Photo-Paint clique em imagem e v at Dividir canais em, na aba que se abre para baixo. Caso queira fazer uma quadricromia escolha CMYK, caso seja uma tricromia escolha RBG.

No nosso exemplo iremos separar em quadricromia, mas os procedimentos so praticamente os mesmos para quem vai fazer tricromia, a diferena reside em escolher a separao como RGB para obter os 3 canais.

Ao clicar nessa opo abrem-se 4 janelas independentes, cada uma com o nome do canal correspondente, que podem ser manuseadas e tratadas como arquivos SEPARADOS.

O prximo passo selecionar um canal e passar para o modo de cor preto e branco. Para tanto v em imagem / modo de cor / preto e branco.
No nosso exemplo escolhemos o canal cian

Na janela que se abrir em seguida configure os seguintes parmetros:

Para cada canal h um ngulo indicado, porm cada profissional deve usar conforme preferir. Para ilustrar esse tutorial sugerimos os seguintes: C 15 M 75 Y 0 K 45 tons de cinza 0
( monocromia )

...............meio-tom .............................redondo ...............pol.

Esta opo a frequncia, determina a maior ou menor quantidade de retculas. Para cada tipo de trabalho existe um valor a ser observado.

Para a figura virar retcula s dar OK nessa janela. Agora v at outro canal de cor e repita os mesmos passos, indo assim at o ltimo.

A est o nosso canal cian. Agora pode ser salvo, impresso, exportado, copiado, etc... Pode at mesmo ser convertido para JPG ou outro arquivo com alta resoluo e ser transportado para ser visualizado ( e impresso ) num computador sem o Corel instalado ( um recurso interessante para se lanar mo numa emergncia ).

Caso prefira, pode abrir, colar ou importar uma imagem em qualquer formato suportado pelo Photo-Paint e separar os canais imediatamente, sem passar por aqueles procedimentos de marcas de registro e identificao de cores feitos no Corel Draw.

serigrafia

Anda mungkin juga menyukai