Anda di halaman 1dari 3

MINISTRIO PBLICO FEDERAL

13 Concurso Pblico para Provimento de Cargos de Procurador da Repblica

PROVA SUBJETIVA
GRUPO I
1 Parte Dissertao O sistema brasileiro de controle jurisdicional de constitucionalidade: origens, desenvolvimento e estado atual; estrutura e funcionamento sob a Constituio de 1988. 2 Parte Questes 1. Distinguir, discorrendo sobre seus traos essenciais, entre as posies interpretativista e no interpretativista, no mbito da hermenutica constitucional. 2. Em face do texto e o dos princpios constitucionais, possvel reconhecer ou estabelecer limitaes competncia do Presidente da Repblica para adotar medidas provisrias? Em caso afirmativo, quais seriam essas limitaes e os fundamentos para a sua fixao? 3. Tendo em vista o Enunciado 473 da Smula do Supremo Tribunal Federal--- A administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos, ou revoga-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial ---, assinalar as diferenas entre revogao e invalidao dos atos administrativos, quanto aos sujeitos, aos motivos e aos efeitos de uma e de outra, esclarecendo, ademais, fundamentadamente, se aquela apreciao judicial alcana tanto os atos vinculados quanto os discricionrios, ou se limita, apenas, aos da primeira categoria. 4. Considerando o dispositivo no 6 do artigo 37 da Constituio --- As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa ---, responder, fundamentadamente, se tem aplicao espcie a regra do artigo 70, III, do Cdigo de Processo Civil, segundo a qual a denunciao da lide obrigatria quele que estiver obrigado, pela lei ou pelo contrato, a indenizar, em ao regressiva, o prejuzo do que perder a demanda. 5. Por que se afirma, relativamente s chamadas limitaes constitucionais do poder de tributar, que os princpios e regras em que se consubstanciam compem um sistema de proteo do regime poltico, da sade, da economia, dos direitos individuais e dos valores espirituais plasmados no texto da Constituio? 6. Conceituar, distinguindo-as, capacidade contributiva e capacidade econmica do contribuinte, esclarecendo, ademais, se e em que medida essa distino importante do ponto de vista de justia fiscal.

Visite a pgina da Procuradoria da Repblica em Marlia : http://www.prsp.mpf.gov.br/marilia

e-mail : prm_marilia@prsp.mpf.gov.br

MINISTRIO PBLICO FEDERAL


13 Concurso Pblico para Provimento de Cargos de Procurador da Repblica

PROVA SUBJETIVA
GRUPO II
1 Parte Dissertao

Controle e tabelamento de preos. Distino. A poltica de preos e o princpio constitucional da livre concorrncia: incompatibilidade ou compatibilizao.

2 Parte Questes 1. Empresa industrial, condenada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econmica a pagar multa pela prtica abusiva do poder econmico, inconformada, ingressou com ao judicial. No caso, o sistema do controle judicial prevalece plenamente ou sua aplicao se restringe ao controle da legalidade da deciso colegiada? 2. A empresa A, de grande porte, associa-se, em joint venture, concorrente B, que, embora de menor expresso econmica, detm aprecivel infra-estrutura. Deparando-se com dificuldades em continuar operando, a empresa B encerra as suas atividades e vende o acervo quela. Houve abuso do poder econmico? Se positiva a resposta, em que modalidade se deu a prtica abusiva? 3. Distinga a inexistncia, a nulidade, a anulabilidade e a ineficcia dos atos jurdicos. 4. Explique em que consiste a teoria da desconsiderao da pessoa jurdica. 5. Que se deve entender por princpio do juiz natural? 6. Qual a natureza jurdica dos embargos do executado? Justifique.

Visite a pgina da Procuradoria da Repblica em Marlia : http://www.prsp.mpf.gov.br/marilia

e-mail : prm_marilia@prsp.mpf.gov.br

MINISTRIO PBLICO FEDERAL


13 Concurso Pblico para Provimento de Cargos de Procurador da Repblica

PROVA SUBJETIVA
GRUPO III
1 Parte Dissertao Dissertar sobre o crime de trfico de entorpecentes, destacando-lhe as peculiaridades e os aspectos de maior relevncia penal e processual. 2 Parte Questes

1. Distinga as condies de elegibilidade das causa de inelegibilidade. 2. Em matria de inelegibilidade, desincompatibilizao sinnimo de afastamento temporrio? 3. Em que se diferenciam os chamados peculato-furto e peculato-estelionato? 4. Qual a natureza da chamada imunidade judiciria e qual a posio dominante na jurisprudncia, no tocante ao seu cabimento, quando a ofensa irrogada contra Juiz? 5. De acrdo unnime, proferido por Tribunal Regional Federal, em julgamento de habeas corpus, qual o recurso cabvel e quais seus pressupostos e condies? 6. Mvio foi acusado de tentativa de homicdio contra Tcio, imputando-se-lhe o ter disparado trs tiros de revlver que atingiram a vtima no trax. Prolatada a sentena condenatria, da qual no houve recurso, soube-se que Tcio falecera em razo daqueles disparos. Pode o Ministrio Pblico oferecer denncia contra Mvio, por homicdio? Fundamente a resposta.

Visite a pgina da Procuradoria da Repblica em Marlia : http://www.prsp.mpf.gov.br/marilia

e-mail : prm_marilia@prsp.mpf.gov.br

Anda mungkin juga menyukai