Anda di halaman 1dari 4

Mapas mentais ajudam a organizar ideias

Mariana Fonseca sexta-feira, 13 de abril de 2012 A A A J imaginou estudar para a prova ou para uma reunio e ter a certeza que voc vai memorizar todo o contedo? Pois , existe uma ferramenta chamada Mapas Mentais, ou Mind Maps, que auxilia na organizao do pensamento e melhora a motivao, imaginao, inteligncia e criatividade de uma pessoa. Essa tcnica provoca uma exploso de associaes criando um diagrama que mostra como os itens esto ligados e como eles irradiam de um pensamento central, por meio de associaes, sentimentos e ideias, afirma Sirley Almeida, gerente de Diviso da DM Liderana. A ferramenta foi criada pelo ingls Tony Buzan, que estava incomodado com sua dificuldade em anotar e aprender e descobriu que os sistemas gregos de memorizao se baseavam na imaginao e na associao, o que permitia que as pessoas relembrassem centenas e milhares de fatos. Mas quais so os benefcios de usar essa ferramenta? Segundo Robinson Gessoni, especialista em Mapas Mentais, a tcnica pode ser utilizada tanto para assuntos profissionais quanto pessoais. Esse recurso vai auxiliar basicamente em trs aspectos: no planejamento, na memorizao e no aprendizado. Planejamento Seja para fazer uma confraternizao da empresa ou um churrasco pra galera, o mapa mental pode ajudar na organizao do evento. Para no correr o risco de esquecer nada, voc pode elaborar um mapa e listar quais so preparativos que voc deve fazer antes, que tipo de alimento ser servido, o que precisar comprar, qual ser o atrativo da festa e o que voc dever fazer depois, afirma Robinson. Memorizao A ferramenta tambm promete fixar um contedo na memria e organizar o assunto de maneira lgica no crebro. Nossa memria grava mais as informaes com desenhos coloridos e extravagantes do que anotaes lineares e de item por item, por isso os mapas mentais auxiliam na memorizao, diz o especialista.

Aprendizado Por ser uma representao mais prxima da que utilizada mentalmente, o mapa mental facilita a aplicao do conhecimento. Ele estimula a viso de uma ideia em um contexto mais amplo proporcionando uma compreenso mais abrangente e equilibrada, afirma Robinson. Mos obra - Quer aprender a preparar um mapa mental? Veja as dicas de Sirley Almeida. 1 Comece no centro de uma folha de papel; 2 Pense no tpico, problema ou assunto a ser mapeado; 2 Use uma imagem central que designe a ideia principal; 3 Use cores durante o processo. 4 Faa galhos o mais prximo possvel do centro, grudados ao tema central; 5 Trace linhas mais finas a partir do final do subtpico apropriado para guardar informaes relevantes. 6 Ligue os tpicos secundrios e tercirios aos primrios e secundrios; 6 Desenhe ramos curvos, no em linha reta. 7 Use uma nica palavra-chave por linha.

Aplicativos H programas de computadores que geram os mapas mentais. Por exemplo, o Intelimap, que um software que permite produzir, editar, ilustrar e formatar a diagramao dos mapas. O site MapasMentais tem um contedo recheado de dicas, exerccios e vdeos para o aprender um pouco mais sobre a ferramenta. Fora nos estudos O estudante de Marketing Alexandre Silveira, de 24 anos, estava no terceiro ano da faculdade quando percebeu como vantajoso fazer o uso dos mapas mentais. Eu tinha que elaborar um projeto escrito sobre a histria do Marketing no Brasil. Quando mostrei pela primeira vez o esboo do meu trabalho para uma professora, ela disse que tinha esquecido de abordar alguns aspectos importantes sobre o contexto e me orientou a fazer uma mapa mental, afirma. O universitrio nunca tinha escutado falar sobre a tcnica. A professora deu algumas dicas e sugeriu que ele pesquisasse o assunto. No inicio pensei que fosse um mtodo complicado, mas, ao compreender que era algo simples, comecei a aplic-lo no meu dia a dia e percebi que estava memorizando e lendo sobre diversos assuntos com mais compreenso, diz.

Alexandre, que est ltimo ano da faculdade, recomenda o uso da tcnica a todos, principalmente para jovens que esto conciliando estudo e trabalho. TCC, prova, reunio de trabalho, treinamento, tudo ao mesmo tempo. Para no esquecer nenhuma tarefa, elaboro um mapa mental sobre o que preciso fazer, o que me ajuda a planejar minha rotina, aprender mais, alm de contribuir com o desenvolvimento da minha carreira.

Esquecer o que comeu no jantar de ontem natural, mas colecionar lapsos pode ser prejudicial e interferir at no seu desempenho no trabalho.

Neurologistas afirmam que d para preservar a memria usando prticas simples. Mas esses especialistas so enfticos: nada funciona se no houver motivao e prazer. Confira agora 7 atividades que funcionam como uma espcie de tnico:

<!--[if !supportLists]-->1- <!--[endif]-->Coma direito

Vale apostar em substncias antioxidantes. Frutas como o morango, o mamo, a uva e o caju esto cheias dessas molculas protetoras que ajudam a barrar a ao de agentes que lesam nossos neurnios e esto por trs do esquecimento.

2- Oua msica

H quem diga que bom mesmo ouvir msica erudita. Existem estudos apontando Mozart como o maior aliado das funes cognitivas. que os sons alteram o ritmo cerebral, o que ajuda na assimilao de informaes. Mas se voc curte rock, no precisa comprar um CD de sinfonias. Oua o que lhe agrada, j que est comprovado que o emocional tem papel fundamental na evocao de memrias.

3- Exercite sua cabea

Talvez voc j tenha ouvido por a que resolver palavras cruzadas e jogar xadrez botam o crebro para trabalhar. Mas, se ambos no te apetecem, procure o que agrada. Pode ser a leitura de um livro, por exemplo. Essas atividades so capazes de aumentar as sinapses, ou seja, as conexes entre as clulas cerebrais e isso afasta a amnsia.

4- Pratique atividade fsica

Os exerccios promovem uma melhora na oxigenao do crebro, o que auxilia na captao e no armazenamento de informaes. Ento, calce seu tnis e saia para correr, caminhar, jogar bola...

5- Durma com os anjos

no sono que ocorre a consolidao da memria. E estudos mostram que isso acontece na fase REM, aquela dos sonhos. Ento, no qualquer cochilo, mas, sim, uma noite bem dormida que mantm os lapsos bem longe.

6- Crie mapas mentais para organizar as ideias

Existe uma ferramenta chamada Mapas Mentais, ou Mind Maps, que auxilia na organizao do pensamento e melhora a motivao, imaginao, inteligncia e criatividade de uma pessoa. Saiba mais aqui.

7 - Aprenda a relaxar

Seu crebro precisa de um descanso para no perder o flego. Aprenda a esvaziar a mente para que novas ideias possam surgir e tambm para que ideias importantes no se percam.

Anda mungkin juga menyukai