Anda di halaman 1dari 9

INTRODUO 1 Quando escrevemos uma equao qumica para representar uma reao qumica tendemos a escrev-la no sentido em que

os reagentes so transformados nos produtos, ou seja, no sentido direto:

aA + bB

cC + dD

Os produtos, uma vez formados, podem voltar a se transformar nos reagentes originais, considerando o sentido inverso:

cC + dD

aA + bB

Se essas transformaes ocorrerem num sistema fechado, espontaneamente ser alcanado um estado de menor energia, o que chamamos de equilbrio qumico, onde a equao que representa este estado pode ser escrita da seguinte forma:

aA + bB

cC + dD

A seta dupla significa que a reao reversvel, ou seja, ocorre nos dois sentidos.

No inicio de um processo reversvel, a reao ocorre no sentido do consumo dos reagentes e da formao dos produtos, porm, logo que se formam algumas molculas do produto, a reao no sentido inverso comea a ocorrer tambm. Quando as concentraes dos reagentes e dos produtos deixam de variar com o tempo, o processo atingiu o equilbrio qumico. Todos os sistemas em equilbrio qumico so dinmicos, ou seja, as reaes qumicas continuam a ocorrer simultaneamente na mesma velocidade no sentido da formao dos produtos (sentido direto) e dos reagentes (sentido inverso), mas as suas concentraes se mantm constantes.

Uma vez estabelecido o equilbrio qumico, este pode ser representado quantitativamente atravs da constante de equilbrio (Ke):

Ke = [C]c [D]d

[A]a [B]b

Onde:

Ke = constante de equilbrio em funo da concentrao dos produtos e reagentes; [C] = concentrao do produto C em mol L-1 [D] = concentrao do produto D em mol L-1 [A] = concentrao do reagente A em mol L-1 [B] = concentrao do reagente B em mol L-1 a, b, c e d so os coeficientes estequiomtricos da reao

OBS: Espcies nos estados slido e lquido no entram na expresso de Ke, uma vez que suas concentraes praticamente no variam.

Como os sistemas em equilbrio qumico so dinmicos, so passveis de responder s mudanas nas condies sob as quais ocorrem as reaes. Fatores como a concentrao, temperatura e presso levam os sistemas a tais mudanas interferindo nas condies de equilbrio qumico. Se uma reao qumica est em equilbrio, vai tender a permanecer nesse estado e se a reao qumica no estiver em equilbrio vai tender a alcanar o equilbrio. Esse o princpio de Le Chatelier, que descreve a busca do sistema em reajustar-se, no sentido de diminuir os efeitos de qualquer perturbao que afete um sistema em equilbrio.

INTRODUO 2 A condio na qual as concentraes de todos os reagentes e produtos em um sistema fechado param de variar com o tempo chamada equilbrio qumico. O equilbrio qumico ocorre quando as reaes opostas acontecem a velocidades iguais: a velocidade na qual os produtos so formados a partir dos reagentes igual velocidade na qual os reagentes so formados a partir dos produtos. Para que o equilbrio ocorra, nem os reagentes nem os produtos podem escapar do sistema. Equilbrio qumico ponto em que as concentraes de todas as espcies so constantes. O equilbrio dinmico porque a reao no para, mas as velocidades opostas se igualam. (Brown) Uma reao qumica composta de duas partes separadas por uma flecha, a qual indica o sentido da reao. As espcies qumicas denominadas como reagentes ficam esquerda da flecha e, direita, ficam os produtos, ou resultado da reao qumica.

Reagentes Produtos A+BC+D Quando a reao no se completa e os reagentes e produtos mantm-se em equilbrio, utilizam-se duas setas em sentidos contrrios ou uma seta dupla para separar as duas partes da reao qumica. O equilbrio qumico dinmico, o qual indica que a reao que se processa em um sentido (dos reagentes para os produtos, sentido direto) tem a mesma taxa de desenvolvimento que a reao que se processa no sentido inverso (dos produtos para os reagentes): Reagentes Produtos A+B C+D A existncia de um equilbrio qumico dinmico significa que a reao qumica nem sempre caminha para um final; ao invs disto, alguns reagentes e produtos coexistem no sistema. Este equilbrio dinmico um estado em que parece que nada est ocorrendo, porm um estado no qual, reaes qumicas esto ocorrendo e freqentemente em velocidades rpidas. Em uma reao qumica em equilbrio, as concentraes (ou presses parciais) dos reagentes e produtos esto em um estado estacionrio, isto , eles no esto mudando. De qualquer modo, um ponto importante a ser lembrado que no nvel molecular as espcies reagentes (tomos, molculas ou ons) ainda esto formando produtos, e espcies de produtos esto retornando para os reagentes. Representando graficamente o equilbrio de acordo com o tempo e a velocidade, tem-se:

No momento em que o equilbrio alcanado, encontra-se a constante de equilbrio, em que o valor numrico obtido quando se substitui as presses parciais ou concentraes molares reais no equilbrio na expresso: Keq = [C]c. [D]d [A]a. [B]b Fatores que influem no equilbrio: s vezes certas circunstncias indicam que necessrio o conhecimento dos fatores que podem influenciar no equilbrio de uma reao qumica. Equilbrio qumico, sendo dinmico, passvel de responder s mudanas nas condies sob as quais ocorrem as reaes. Se uma reao qumica est em equilbrio ela vai tender a permanecer no equilbrio e se ela no estiver em equilbrio ela vai tender a alcanar o equilbrio. Se uma mudana nas condies da reao aumenta a taxa na qual os reagentes se transformam em produtos, ento, a composio do equilbrio se ajusta at que a taxa da reao inversa aumente para igualar com a nova taxa no sentido direto. Se a mudana reduz a taxa da reao no sentido direto, ento os produtos se decompem em reagentes at que as duas taxas se igualem novamente. Estas situaes so explicadas pelo Princpio de Le Chatelier, que enunciada da seguinte maneira:

se um sistema em equilbrio perturbado por uma variao na temperatura, presso ou concentrao de um dos componentes, o sistema deslocar sua posio de equilbrio de tal forma a neutralizar o efeito do distrbio. Efeito da adio de reagentes: O efeito da adio de reagentes a uma reao qumica em equilbrio para aumentar a concentrao ou presso parcial dos produtos. O efeito da adio de produtos a uma reao qumica o inverso da adio de reagentes, ou seja, vai ocorrer o aumento da regenerao da concentrao ou presso parcial dos reagentes. Efeito da presso: Todos os equilbrios qumicos so afetados em alguma extenso pela presso exercida no sistema, porm na maioria dos casos a constante de equilbrio varia muito pouco com a presso. Quando gases esto envolvidos na reao em equilbrio, o efeito da presso se torna mais significativo. O equilbrio responde a alteraes na presso, principalmente nas reaes na fase gasosa. De acordo com o principio de Le Chatelier, um equilbrio na fase gasosa responde a um aumento na presso fazendo com que a reao se desloque no sentido em que diminua este aumento na presso. Efeito da temperatura: Todas as reaes qumicas em equilbrio so afetadas pela temperatura e na maioria destes equilbrios o efeito da temperatura significativo. Os valores das constantes de equilbrios so, portanto sempre fornecidas em uma determinada temperatura. O principio de Le Chatelier tambm pode ser usado para prever como uma reao qumica em equilbrio vai responder a uma variao de temperatura. Se a temperatura aumenta a reao, tem tendncia a se deslocar em direo ao lado que consuma esta energia adicionada.

OBJETIVOS

O objetivo desse experimento foi caracterizar o equilbrio das reaes, reconhecer fatores que influenciam no equilbrio qumico de acordo com o principio de Le Chatelier e demonstrar a reversibilidade das reaes qumicas. * Estudar o conceito de equilbrio qumico a partir do equilbrio cromato-dicromato; * Verificar a influncia da concentrao no deslocamento do equilbrio;

PRINCPIOS Uma maneira de acompanhar mudanas em sistemas em equilbrio a observao de alteraes do meio reacional, como a cor, o que possvel quando existe no equilbrio, pelo menos, uma espcie colorida. ons cromato (CrO42-) so amarelos em soluo aquosa,

enquanto que ons dicromato (Cr2O72-) so alaranjados e a extenso em que uma espcie convertida em outra depende do pH. Assim, a variao da concentrao de ons H3O+ afeta a acidez do meio, deslocando o equilbrio desse sistema num sentido ou no outro. A reao simplificada representada a seguir:

2 CrO42- (aq)

Cr2O72- (aq) (amarelo) (laranja)

Neste experimento voc estudar o equilbrio qumico a partir da predominncia do(s) reagente (s) ou do produto (s), observando as possveis alteraes de cor do meio reacional do sistema cromato (CrO42-) /dicromato (Cr2O72-).

MATERIAIS E REAGENTES Vidrarias e Diversos: Tubos de ensaio, proveta de 10 mL ou pipeta volumtrica de 5 mL, contagotas ou frascos conta-gotas, bqueres de 50 mL .

Reagentes e Solues: Solues de cromato de potssio (K2CrO4) 1,0 mol L-1, cido clordrico (HCl) 6,0 mol L-1, hidrxido de sdio (NaOH) 6,0 mol L-1, cloreto de brio (BaCl2) 1,0 mol L-1.

Mtodo( no se ajuda no trabalho isso aqui) A) 1. Pegue 2 tubos de ensaio e coloque 10 gotas (cerca de 0,5 ml) de K2Cr2O7 e K2CrO4,uma soluo em cada tubo. Acrescente gota a gota, NaOH 0,1 M alternadamente em cada um dos tubos at a mudana de cor em um deles. Anote as cores nesse momento. Guarde essas solues para a etapa 4-A 2. Repita o procedimento do item 1-A,usando HCl no lugar de NaOH. Acrescente HCl 0,1 M gota a gota,alternadamente, em cada um dos tubos at a mudana de cor em um deles. Guarde essas solues para a etapa 3-A. 3. Em um dos tubos da etapa 2-A,acrescente ,gota a gota, NaOH 0,1 M at a mudana de cor. Anote a cor final na folha de dados.

4. Em um dos tubos da etapa 1-A,acrescente gota a gota, HCl 0,1M at a mudana de cor. Anote a cor final na folha de dados. 5. Ao terminar,descarte adequadamente o contedo de cada tubo. Lave os tubos de ensaio com gua da torneira. B) 1. Em um tubo de ensaio coloque 10 gotas de K2CrO4 0,10 M e acrescente gota a gota nitrato de brio, Ba(NO3)2 0,10 M at perceber alguma alterao. Guarde este tubo para aetapa 3-B. 2. Em outro tubo de ensaio,coloque 10 gotas de K2Cr2O7 0,10 M. Acrescente 4 gotas de HCl e depois 10 gotas de Ba(NO3) 0,10 M. Anote se houver mudana de cor e ou formao de precipitao. Guarde este tubo de ensaio para o item 4-B. 3. Ao tubo de ensaio da etapa 1-B acrescente HCl 0,1M at notar alguma modificao e anote na folha de dados. 4. Ao tubo de ensaio da etapa 2-B acrescente NaOH 0,1M at notar alguma modificao e anote na folha de dados. 5. Sugira alguma maneira de inverter as observaes das etapas 3-B e 4-B. Teste suas sugestes. 6. Em um tubo de ensaio coloque 10 gotas de K2CrO4 0,1 M a cada um dos tubos. Anote suas observaes na folha de dados. 7. Ao terminar,descarte adequadamente o contedo de cada tubo. Lave os tubos de ensaio com gua da torneira.

C) 1. Pegue 2 tubos de ensaio e coloque 10 gotas de K2Cr2O7 e K2CrO4, uma soluo em cada tubo. Acrescente algumas gotas de KOH 0,1 M alternadamente em cada um dos tubos. Observe se h qualquer mudana na cor da soluo. Anote na folha de dados. 2. Repita o procedimento do item 1-c substituindo o KOH pelas seguintes solues: CH3COOH, H2SO4, Ca(OH)2,NH4OH, C2H5OH, HNO3. Anote suas observaes. 3. Ao terminar,descarte adequadamente o contedo de cada tubo. Lave os tubos de ensaio com gua da torneira.

Observaes da tcnica: (Esse aqui tbm no sei)

A) A partir da reao de equilbro do cromato e dicromato foi possvel associar a cada um, uma cor diferente o que foi essencial para que houvesse a confirmao de que a reao ocorreu da forma esperada. B) Com a reao de equilbrio de cromato de brio foi possvel associar a presena de precipitado com a confirmao de que o equilbrio foi deslocado. C) Com esta experincia foi possvel aprender a importncia do deslocamento no equilbrio qumico e aprender a perceber quando isto ocorre de fato durante experincias prticas.

RESULTADOS E DISCUSSO Equilbrio cromato dicromato A equao que descreve o equilbrio cromato- dicromato est expressa da seguinte maneira: 2 K2CrO42- + 2 H3O+ K2Cr2O72- + 3 H2O Amarelo Alaranjado Inicialmente vale ressaltar que cromatos so sais do cido crmico e dicromatos so sais do cido dicrmico, respectivamente. Os sais derivados destes cidos apresentam respectivamente o nion cromato e dicromato. Em soluo aquosa o on cromato (amarelo) (CrO42) e o on dicromato (laranja) (Cr2O72) esto em equilbrio qumico e podem ser perturbados com a presena de reagentes bsicos (NaOH) ou cidos (HCl). A seguinte reao descreve o equilbrio qumico destas espcies no meio aquoso: K2CrO4 + 2HCl 2KCl + H2CrO4 No tubo ..., havia soluo de cromato de potssio e quando foi adicionado soluo de cido clordrico o equilbrio se deslocou no sentido de formao dos produtos, logo a reao tornase laranja pois favoreceu a formao de dicromato. A seguinte equao descreve a reao formada: K2CrO4 + 2HCl 2KCl + H2CrO4 No tubo ..., havia soluo de cromato de potssio e foi adicionado 0,5 mL de cido clordrico, tornando uma soluo de colorao laranja, e em seguida foi adicionado 1,0 mL de hidrxido de sdio, tornando a colorao amarela novamente. Ocorreu uma reao de reverso, isso porque a reao do H+ com OH- (neutralizao) diminui a concentrao do participante H++. Assim, equivale dizer que adicionar uma base (NaOH) estamos retirando H+. K2CrO4+2NaOH2K(OH) + Na2CrO4 No tubo ..., observou-se a formao de precipitado ao adicionar 2 gotas de soluo de Ba(NO3)2. A solubilidade do cromato de brio 8,5 x 10-11 mol/L e percebe-se, devido a

formao de precipitado, que o BaCrO4 no foi totalmente solvel. A equao de equilbrio dada da seguinte forma: K2CrO4 + Ba(NO3)2 BaCrO4 + KNO3 No tubo ..., ao adicionar 1 gota de NaOH 1,0 mol/L e 2 gotas de Ba(NO3)2, observou-se tambm formao de precipitado. Devido aos ons OH oriundos do hidrxido de sdio, o precipitado foi translcido, ou seja, possua um pouco de transparncia. No tubo ..., ao adicionar 1,0 mL de soluo de NaOH observou-se que a soluo passou de colorao laranja para amarela, que foi comparado com o tubo 6 que continha dicromato puro, de colorao laranja. A equao que descreve a reao : K2Cr2O7 + 2NaOH Na2Cr2O7 + 2KOH No tubo ..., ao adicionar NaOH observou-se que a colorao da soluo passou de laranja para amarelo e ao adicionar HCl, percebeu-se que a colorao voltou a ser laranja. De acordo com o princpio de Le Chatelier, a soluo de dicromato que se encontrava em equilbrio qumico, foi alterada quando se adicionou o hidrxido de sdio - NaOH (ons OH-), ou seja, houve um deslocamento do equilbrio para o sentido do cromato, promovendo a formao de CrO42, devido a presena de hidroxilas, o que originou uma soluo de colorao amarela e alcalina. E ao adicionar HCl, houve o deslocamento para a formao do on dicromato Cr2O72- e assim a soluo voltou a possuir colorao laranja. No tubo ..., observou-se formao de precipitado ao adicionar duas gotas de nitrato de brio, a reao qumica expressa pela seguinte equao: Ba(NO3)2 + K2Cr2O7 BaCr2O7 (s) + K2NO3(aq) O precipitado formado o dicromato de brio.

CONCLUSO De acordo com o procedimento experimental foi possvel obter na prtica os resultados descritos na literatura. Tambm foi possvel identificar as maneiras de como perturbar um determinado equilbrio, assim com foi aplicado o princpio de Le Chatelier para explicar o fato de que um sistema em equilbrio sofre diversas variaes nas condies externas.

BIBLIOGRAFIA

1. MAIA, D. Prticas de Qumica para Engenharias. 1 Edio. Campinas, SP, Editora tomo, 2008. 2. ARAJO, I. Equilbrio Qumico. Disponvel em http://web.ccead.puc-

rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_equilibrio_quimico.pdf. Acesso em 11 de fevereiro de 2013.

Anda mungkin juga menyukai