Anda di halaman 1dari 3

O Novo Papel da Logstica Empresarial

Que Papel a Logstica Desempenha nas Modernas Organizaes? Atualmente vivenciamos tempos de muita competio entre as organizaes, onde qualidade e preo so bastante parecidos e, nesse contexto, o papel desempenhado pela Logstica Empresarial cada vez mais relevante. A Logstica no Brasil est passando por um perodo de mudanas, tanto as prticas empresariais quanto em termos de eficincia, qualidade e disponibilidade da infra-estrutura de transportes e comunicaes elementos fundamentais para uma Logstica moderna. O ambiente altamente competitivo aliado ao fenmeno da globalizao vem exigindo das organizaes maior agilidade, melhores performances e a constante procura pela reduo de seus custos. E, nesse universo de enormes exigncias em termos de produtividade e de qualidade no atendimento, a Logstica passou a assumir um papel de fundamental importncia entre as diversas atividades das organizaes. At meados de 1950 a Logstica permaneceu em estado latente, no havendo uma filosofia que pudesse conduzi-la com eficcia. E, nessa poca, as organizaes dividiam as atividades logsticas em diferentes reas, o que causava certos conflitos: Os transportes ficavam cargo da gerncia de produo. Os estoques eram responsabilidade do marketing, finanas ou produo. O processamento dos pedidos era controlado por finanas ou produo. Mas, entre 1950 e 1970 houve certo avano na teoria e na prtica da Logstica Empresarial, uma vez que alguns professores de Administrao e de Marketing passaram a alertar que as organizaes estavam muito mais interessadas na compra e na venda do que na distribuio fsica de seus produtos. No campo acadmico, somente algum tempo depois que a Logstica Empresarial se transformou em uma disciplina a ser estudada em Administrao. E, o fato que tornou isso possvel, foi quando se verificou que o alto custo do transporte areo no impedia o uso desse servio, mas que o ponto forte para a sua aprovao seria seu menor custo total proporcionado pela soma das taxas do frete areo e pelo menor custo em razo da diminuio dos estoques, derivado por sua vez da maior velocidade da movimentao via area. A partir da dcada de 70, a Logstica Empresarial ficou mais madura, uma vez que j proporcionava determinados benefcios s empresas. Mesmo assim, as organizaes ainda se preocupavam mais com a gerao de lucros do que com o controle de custos. Contudo, alguns eventos contriburam para a referida maturidade da Logstica tais como a competio mundial, a falta de matrias-primas, a sbita elevao dos preos do petrleo e o aumento da inflao. Dessa forma, houve certa mudana de filosofia, a qual passou de estmulo da demanda para uma melhor gesto de suprimentos. A partir da dcada de 80, o desenvolvimento da Logstica foi mais marcante em virtude de fatores como a exploso da tecnologia da informao, das alteraes estruturais nos

negcios e na economia dos pases emergentes, na formao dos blocos econmicos e no fenmeno da globalizao. Atualmente, embora o foco da Logstica ainda esteja centrado nas operaes manufatureiras e comerciais, certo que as empresas que produzem e distribuem produtos (e servios), se beneficiem dos atuais conceitos e princpios logsticos, procurando adapt-los s suas novas necessidades. O Papel da Logstica nas Modernas Organizaes Nas modernas organizaes, a Logstica exerce a funo de responder por toda a movimentao de materiais, desde a chegada da matria-prima at a entrega do produto final ao cliente e, sendo assim, suas atividades podem ser divididas da seguinte forma: Atividades Primrias: so essenciais para o cumprimento da funo logstica, contribuindo com o maior montante do seu custo total: - Transportes: referem-se aos mtodos de movimentar produtos. Via rodovirio, ferrovirio e martimo. De grande importncia devido ao peso deste custo, em relao ao total do custo da Logstica. - Gesto de Estoques: dependendo do setor em que a empresa atua necessrio um nvel mnimo de estoque, o qual atue como amortecedor entre a oferta e a demanda. - Processamento de Pedidos: determina o tempo necessrio para a entrega de bens aos clientes. Atividades Secundrias: exercem a funo de apoio s atividades primrias na obteno dos nveis de bens requisitados pelos clientes. - Armazenagem: envolvem as questes relativas ao espao para estocar produtos. - Manuseio de Materiais: refere-se movimentao dos produtos no local de armazenagem - Embalagem de Proteo: sua finalidade proteger o produto. - Programao de Produtos: programao de necessidades de produo e seus respectivos itens da lista de materiais. - Manuteno de Informao: ter uma base de dados para o planejamento e o controle da Logstica. Portanto, pode-se deduzir que atualmente a Logstica Empresarial vem estudando como a Administrao pode melhorar o nvel de rentabilidade nos servios de distribuio, por meio de planejamento, da organizao e dos controles efetivos para as atividades de movimentao e armazenagem, os quais visam facilitar o fluxo de produtos. E, sendo assim, a Logstica um assunto vital para a competitividade das empresas nos dias atuais, podendo transformar-se num fator determinante do sucesso ou do fracasso das modernas organizaes. Anlise do Texto: 1) Ao perodo correspondente da Logstica (50 a 70), como essa rea era gerenciada? 2) Para voc, porque a Logstica assume um diferencial competitivo dentro das organizaes? 3) Que fenmenos contriburam para a maturidade da Logstica?

4) A partir da dcada de 80 ocorreram alguns fenmenos no mundo que mudaram a Logstica, cite-os: 5) Como a administrao logstica pode contribuir para o nvel de distribuio em uma indstria? 6) Diferencie as atividades Primrias das Secundria na Cadeia Logstica:

Anda mungkin juga menyukai