Anda di halaman 1dari 4

ALUNA: LAURITA. N. FUNO DA QUMICA INORGNICA Algumas substncias qumicas com propriedades semelhantes foram agrupadas em funes qumicas.

Funo Qumica conjunto de compostos com propriedades qumicas semelhantes. As substncias inorgnicas se dividem em quatro grandes grupos que so conhecidos como as funes da qumica inorgnica. So elas: cidos, bases, xidos e sais.

CIDOS cido toda substncia que em gua produz o ction H+. Quando um cido entra em contato com a gua, ele se ioniza e libera H+. Exemplos: HCl + H2O H+ + ClHF + H2O H+ + FH2SO4 H+ + SO2-

Identifica-se um cido com a presena de um H+ no lado esquerdo da frmula. As principais caractersticas dos cidos so: - sabor azedo (em geral txicos e corrosivos); - conduzem eletricidade em soluo aquosa (em gua); - mudam a cor de certas substncias (indicadores cido-base, que so substncias. orgnicas); - reagem com base formando sal e gua.

PRINCIPAIS ACIDOS E SEUS USOS - cido sulfrico (H2SO4) produto qumico mais utilizado na indstria, por isso o consumo de cido sulfrico mede o desenvolvimento industrial de um pas. corrosivo e muito solvel em gua. usado em baterias de automveis, na produo de fertilizantes, compostos orgnicos, na limpeza de metais e ligas metlicas (ao). - cido clordrico (HCl) um dos componentes do suco gstrico do nosso estmago. O HCl puro um gs muito corrosivo e txico. O HCl em soluo aquosa sufocante e corrosivo. usado na limpeza de pisos e paredes de pedra ou azulejo. O cido muritico o cido clordrico impuro.

- cido fluordrico (HF) utilizado para a produo de alumnio, corroso de vidros (em automveis), decorao em objetos de vidro. altamente corrosivo para a pele. - cido ntrico (HNO3) cido txico e corrosivo. Utilizado na produo de fertilizantes e de compostos orgnicos. cido ciandrico (HCN):. Nome comercial: cido prssico. Usado na fabricao de plsticos, acrilonitrila, corantes, fumigantes para orqudeas. -cido sulfdrico (H2S): cido fraco, usado como redutor, na purificao de cidos sulfrico e clordrico.

BASE Base toda substncia que em gua produz o nion OH- (hidroxila). Quando uma base entra em contato com gua, ela se dissocia e libera OH-. Exemplos: NaOH + H2O Na+ + OHMg(OH)2 + H2O Mg2+ + 2OHAl(OH)3 + H2O Al3+ + 3OHIdentifica-se uma base pela presena de OH- no lado direito da frmula. As principais caractersticas das bases so: - sabor adstringente (sabor igual ao da banana verde que parece que prende a lngua); - conduzem eletricidade em soluo aquosa (em gua); - mudam a cor de certas substncias, os chamados indicadores cido-base; -reagem com cidos formando sal e gua.

PRINCIPAIS BASES E SEUS USOS NaOH hidrxido de sdio (soda custica), slido branco, cristalino, higroscpico, absorve gua e gs carbnico (CO2) do ar, txico. Usado na fabricao de produtos qumicos, celofane, rayon, sabes duros e detergentes, no refino do petrleo, no desentupimento de tubulaes de esgoto, na extrao da celulose e obteno do papel, no processamento de indstrias txteis. KOH hidrxido de potssio (potassa custica), slido branco, cristalino, absorve gua e CO2 do ar, txico. Usado na fabricao de sabes moles como o creme de barbear, alvejamento, no processamento de alimentos, como reagente em laboratrio.

NH4OH hidrxido de amnio (hidrato de amnio). uma base fraca, e s existe em soluo pela dissoluo de at 30% de amnia (NH3) em gua; odor forte e sufocante, txico e irritante dos olhos. Usado na produo de sais de amnio, na limpeza domstica, em snteses orgnicas, na indstria txtil, fabricao de fertilizantes, no tratamento de madeira prova de incndios. Ca(OH)2 hidrxido de clcio (cal apagada, cal extinta, cal hidratada). Slido branco, pouco solvel em gua. Usado na preparao de argamassa (areia + cal), na construo civil, na purificao do acar comum. Mg(OH)2 hidrxido de magnsio. Sua suspenso aquosa chamada leite de magnsia. Usado em medicina como anticido estomacal e laxante intestinal suave. Al(OH)3 hidrxido de alumnio. Base fraca, forma na gua uma soluo coloidal (gelatinosa). Usada na limpeza de piscinas, como anticido estomacal, subproduto de extintores de incndio com espuma base de CO2. SAIS Sal toda substncia que em gua produz um ction diferente do H+ e um nion diferente do OH-. Os sais so formados a partir da reao de um cido com uma base, que a reao de neutralizao, formando tambm gua. Exemplos: HCl + NaOH NaCl + H2O cido base sal gua

As principais caractersticas so: - conduzem eletricidade quando esto na fase lquida (fundidos) ou em soluo aquosa, porque nestes casos h eltrons livres; - geralmente so slidos temperatura e presso ambiente (25C e 1atm).

PRINCIPAIS SAIS E SEUS USOS NaCl cloreto de sdio. Slido cristalino, principal constituinte do sal de cozinha. Conhecido como sal marinho ou sal-gema. Usado na alimentao e conservao de carnes. NaNO3 nitrato de sdio (salitre-do-Chile). Slido cristalino e inodoro e de sabor amargo moderadamente txico. Usado em propelentes de foguetes, em fertilizantes, na

fabricao de vidro, em plvora negra, na dinamite, como preservativo de alimentos, como afrodisaco. Na2CO3 carbonato de sdio (soda, barrilha). P branco ou levemente acinzentado. Usado na fabricao de vidro, sabes e detergentes, celulose e papel, como desengraxante, na refinao do petrleo, em limpeza geral. NaHCO3 bicarbonato de sdio ou hidogeno carbonato de sdio. Sal que reage com a gua liberando CO2 e produzindo NaOH. princpio ativo dos efervescentes usados no combate acidez estomacal. Usado tambm como fermento em pes. componente de extintores de incndio a p seco ou mido. Na2SO3 Sulfito de sdio. Slido cristalino. Usado na conservao de alimentos, refinao de acar, na clarificao do papel (papel sulfite). CaCO3 Carbonato de clcio. Slido branco, insolvel em gua, encontrado no mrmore, no calcrio, na calcita etc. utilizado na fabricao da cal virgem ou cal viva, do cimento, vidro etc., na agricultura para correo da acidez do solo, nas siderrgicas como fundente.

Anda mungkin juga menyukai