Anda di halaman 1dari 24

DISCERNIMENTO DE ESPRITO William M. Branham 8 de maro de 1960 Phoenix - Arizona - U.S.A.

S
2

abendo certamente que no dia do julgamento ns seremos trazidos face a face com esta gerao; e sendo ministros, ns seremos os juizes. E as pessoas para as quais ns temos falado, e suas atitudes para com a Palavra a qual ns lhes temos trazidos, determinar o destino eterno delas. Portanto, Senhor, naquele dia ns seremos juzes a favor ou contra a gerao para a qual ns temos pregado. Deus, Pai, por favor, atravs do Nome de Jesus, no nos deixe dizer uma palavra que seja errada. Mas que possamos ter coraes sinceros e mentes abertas para que possamos receber as coisas que so Tuas, para que possamos ser capazes de sair para nossos diferentes campos de trabalho, amanh, e - e estarmos mais equipados por causa de nossa reunio Contigo nesta manh. Permita isto, Senhor. No queres Tu vir e falar em nossos ouvidos, e ser nossa lngua e nossos pensamentos? Que a meditao do meu corao, pensamentos de minha mente, tudo que est dentro de mim, e dentro destes irmos e irms, possa ser aceitvel em Tua viso, Senhor, para que possamos ser to cheios e carregados com Teu Esprito, de Tua presena aqui, que o salo se torne... o salo, no tanto o edifcio no qual estamos assentados, mas o edifcio no qual estamos vivendo, se tornem todos juntos uma nuvem da Glria de Deus. Que possamos sair daqui nesta manh to cheios do Esprito Santo que ns sejamos mais decididos do que nunca na vida a levarmos a Mensagem para esta gerao que est morrendo na qual vivemos. Oua-nos Senhor, e fala-nos atravs de Tua Palavra, pois pedimos isto no Nome do Teu Filho e nosso Salvador, Jesus Cristo. Amm.
3 Eu gostaria de ler, nesta manh uma - uma poro da Escritura que se encontra em Salmos, Salmo 105. Eu quero ler somente uma poro. Voc que no tem estas leituras nas Escrituras, eu j vi muitos deles que no tm tido, ministros e assim sucessivamente. bom ler a Palavra. ( E, agora, a que horas normalmente eles vo embora, cerca das doze? O que disse? Obrigado ). Salmo 105:

DISCERNIMENTO DE ESPRITO

"Louvai ao Senhor, e invocai o seu nome; fazei conhecidas as suas obras entre os povos. Cantai-lhes, cantai-lhe salmo; falai de todas as suas maravilhas. Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o corao daqueles que buscam ao Senhor. Buscai ao Senhor, e a sua fora; buscai a sua face continuamente. Lembrai-vos das maravilhas que fez, dos seus prodgios e dos juzos da sua boca; Vs descendncia de Abrao, seu servo, vs, filhos de Jac, seus escolhidos. Ele o Senhor, nosso Deus; os seus juzos esto em toda a terra. Lembra-se perpetuamente do seu concerto, da Palavra que mandou, at milhares de geraes. Do concerto que fez com Abrao, e do seu juramento a Isaque; O que Ele confirmou a Jac por estatuto, e a Israel por concerto eterno. Dizendo: A ti darei a terra de Cana, por limite da nossa herana. Quando eram ainda poucos homens, sim, muito poucos, e estrangeiros nela; Quando andavam de nao em nao e dum reino para outro povo. No permitiu a ningum que os oprimisse, e por amor deles repreendeu reis, dizendo: No toqueis nos meus ungidos, e no maltrateis os meus profetas. Que o Senhor possa abenoar a leitura de Sua Palavra. Eu tenho poucas Escrituras escritas aqui em algum lugar que ia me referir talvez pela frente.
5 Eu queria saber, hoje, quem ser o prximo Presidente? As eleies esto aproximando, vocs sabem. Quem ser o Presidente neste prximo perodo? O que seria se eu soubesse? H somente um que realmente sabe, e este Deus. E o que seria se Deus revelasse para mim quem 4

DE VOLTA A PALAVRA ORIGINAL

ser o prximo Presidente, e eu colocasse de p aqui em Phoenix e fizesse uma predio que tal e tal homem seria o Presidente dos Estados Unidos? E eles colocassem aquilo nos jornais e assim sucessivamente, e eu acertasse isto exatamente no alvo. Isto seria exato, e aconteceria tudo o que haveria dito. Mas que bem isto faria? De qualquer maneira, que bem faz isto, se eu - se eu fizesse tal coisa? Os jornais publicariam isto, e isto talvez sairia para fora, se tal pessoa pudesse fazer tal predio e isto fosse verdade, todos os jornais e revistas transmitiriam isto. Mas vocs sabem que Deus no faz coisas como estas, Deus no usa Seu poder e os Seus dons com tolices. O que vai ser, seja o Presidente que for, ser um Presidente. E sabermos agora quem seria o Presidente, no nos adiantaria um centavo. Isto no nos faria nenhum pouquinho de bem em sabermos quem ser o Presidente. Portanto, Deus no faz tais coisas como estas.
7 E, ento, se eu fizesse tal predio como esta, e isto acontecesse, e os jornais apanhassem isto, e as revistas, ento isto seria a minha glria. As pessoas diriam: "Veja quo grande profeta o irmo Branham. Ele nos disse bem antes que isto acontecesse simplesmente quem seria o Presidente". E aquilo seria para minha glria. Mas Deus no quer... Ele no est interessado em trabalhar com coisas para a minha glria, ou para a glria de qualquer outro homem. Ele est interessado com as coisas para Sua glria, com algo que ter benefcio. 8 Como Paulo disse, "Se falarmos em lnguas e no tivermos um intrprete, que bem isto faz? Ns somente glorificamos a ns mesmos", e isto , edificamos a ns mesmo". Isto para Deus como estar fora da linha. Deus quer ser edificado Ele mesmo. E no estamos para buscar edificao a ns mesmos, mas para edificar a Deus com tudo que fazemos. 9 Ento, portanto, eu creio nesta manh, se eu soubesse quem seria ele, e exatamente quando ele seria eleito, e, oh, quantos votos teria a mais ou a menos, ou o que quer que seja, isto no faria nenhum bem em dizer-lhes isto. Se eu o soubesse seria melhor para mim guardar isto em silncio. No tentar publicar isto, porque haveria - no haveria razo alguma para eu fazer isto. Porque, de qualquer maneira, isto ser, e isto no nos faz tanta diferena quem ser o Presidente. 1 0 Mas, Deus, quando Ele usa Seus dons, Ele os usa para Sua prpria glria, e para a glria, e para a glria do Seu povo, para a glria de Sua Igreja, para a edificao do Corpo de Cristo, e para a glria do 6

DISCERNIMENTO DE ESPRITO

Reino de Deus. Esta a razo pela qual Ele d estas coisas em Sua Igreja, porque Ele tem mestres, profetas, evangelistas, pastores. Eles so para a edificao da Igreja e para a Glria de Deus. O profeta no para sair e misturar-se com o mundo e tentar tomar um prmio como Balao, e fez uma destruio ou - ou dinheiro tirado disto ou algo. Se ele um profeta, ele est suposto a revelar Deus Igreja e afastar-se das coisas do mundo. tudo para glria de Deus!
1 1 Agora ns temos... e eu penso que uma boa coisa para ns, como ministros, em seguir nossa ordem, quando vemos tais coisas no mundo como vemos hoje. E ns temos uma ordem de Deus, que para o discernimento de esprito, provando o esprito. Eu creio que esta uma lio muito grande para a igreja hoje, para provar todo esprito, ter o discernimento do esprito. Eu penso que ns no devemos, de maneira nenhum tentar julgar as pessoas atravs da denominao a qual eles pertenam, ou pelo grupo que eles esto reunidos, se eles so Metodistas, Batistas, Presbiterianos, Pentecostais, ou seja o que for que eles forem. Ns nunca devemos julgar o homem pela denominao a qual ele pertence. Ns devemos sempre julg-lo pelo esprito que ele possui, vem, o esprito. Se ele chuva serdia ou chuva tempor ou interna, chuva externa, ou sem chuva, ou o que quer que ele seja, ns nunca devemos julg-lo atravs disto, mas, atravs de seu esprito. Ns estamos para discernir o esprito. Veja o que o homem tem em mente, o que ele tem... o que ele est tentando realizar. Se o homem, atravs de um dom, no importa quo grande seja o dom... 1 2 Agora eu quero trazer isto Igreja nesta manh, a qual, em denominaes diferentes voc continua sendo a Igreja do Deus vivo, juntos. E esta a coisa a qual eu quero lhes trazer, vem, que realmente no estamos divididos. Somos as pedras as quais so cortadas em formas diferentes, tudo para a glria de Deus.

Agora, h tantos, nos dias em que estamos vivendo, concernente aos "dons". Muita gente julga as pessoas pelos dons que elas possuem. Bem, eu creio que estas coisas so dons. Eu creio que o que vemos tomar lugar so dons, e eles so dons dados por Deus. Mas, ns se no os usarmos da maneira correta pela qual Deus os planejou para que fossem usados, ento ns podemos fazer mais danos com os dons do que se ns no pudssemos ter os dons. Outra noite eu fiz uma afirmao no plpito, dizendo isto, que eu preferiria ver o amor fraternal existindo entre a igreja, embora ns no tivssemos um caso de cura ou nada mais. Vem, ns devemos saber para que so estas coisas.
14

13

Agora, se um homem vem a ele e tem um grande dom, no importa

DE VOLTA A PALAVRA ORIGINAL

se ele pertena a nossa denominao ou outra denominao, no o julgue pela denominao da qual ele vem, como ele se veste, mas o que voc precisa ver o que ele est tentando fazer com aquele dom. Qual o propsito que ele tem. Se ele est tentando tomar sua influncia e construir para si mesmo um grande nome extrado disto, eu teria suficiente discernimento de esprito para saber que est errado. No importa quo grande mestre seja ele, quo poderoso seja ele, quo intelectual seja ele, ou como seu dom opera, se ele no est tentando realizar algo para o benefcio do Corpo de Cristo, o seu prprio discernimento espiritual lhe diria que aquilo errado. No importa quo exato, quo perfeito, como seja ele, est errado se isto no usado em prol do Corpo de Jesus Cristo. Para realizar algo, talvez ele tenha um grande dom o qual ele pudesse aproximar as pessoas reunindo-as com um grande poder intelectual ou espiritual, o qual ele pudesse juntar as pessoas, e talvez ele esteja tentando tomar aquele dom e fazer a si mesmo famoso para que ento ele tenha um grande nome, ento aqueles outros irmos olharo para ele como uma grande pessoa. Ento isto errado. Talvez ele esteja tentando a - a edificar certa coisa aqui que ele deseja que todo mundo saia do quadro e deixe que ele com seu grupo seja o quadro. Isto permanece errado, vem. Mas se ele tem um dom de Deus e ele est tentando edificar o Corpo de Cristo, ento eu no me importo ao que ele pertena. Voc no est discernindo o homem, voc est discernindo o esprito, a vida que est no homem. E isto foi o que Deus nos mandou fazer. Nenhuma vez ns fomos comissionados para discernir o - o grupo do homem. Mas ns fomos constrangidos e ordenados por Deus para discernir o esprito do homem, o que ele est tentando fazer, a que o esprito em sua vida est tentando gui-lo. E ento se podemos encontrar que ele est tentando guiar o povo ( no para dispers-los, mas para ajunt-los ) e para trazer a Igreja do Deus vivo, no todos para uma denominao, mas para um entendimento, um companheirismo, para a unidade do esprito. Ento se ele chuva serdia ou chuva tempor, ou o que quer que seja, seu esprito e seu propsito esto certos. E o esprito que est nele, no importa a qual movimento ele pertena, o Esprito que est nele est tentando apontar ao povo o Calvrio, longe de si mesmo ou longe de qualquer outra coisa, sua nica realizao apont-los ao Calvrio. Ele no importa nem mesmo se conhecido ou no. Ele no importa se seu prprio movimento... o qual bom, vem, bom, se ele um Metodista, ou um Presbiteriano, ou um Catlico, ou seja o que for que ele deseja ser atravs da denominao.
16 15

6
17

DISCERNIMENTO DE ESPRITO

Mas o que est tentando ele fazer, o propsito de seu corao que ele est tentando conseguir? Ento voc pode ver o que est na vida do homem, se seus motivos so para sua - sua denominao, se so para consigo mesmo, se so para as coisas mundanas, se so para grandes nomes, para dizer, "eu predisse aquilo e aconteceu exatamente". Agora, voc v que l est errado, para comear. Mas se ele est tentando usar o que Deus lhe tem dado, como um mestre, como um profeta, como um profeta... Um profeta do Novo Testamento um pregador. Todos ns sabemos disto. Simplesmente qualquer ministro que um pregador um profeta, um profeta do Novo Testamento, se ele estiver profetizando, pregando, no tentando a edificar a si mesmo para fazer um grande nome, ou para edificar sua congregao. Aqui estou eu sem uma, mas pregando que voc deve estar. Isto certo. Cada homem deve ir igreja. Voc deve ter um lugar, no somente flutuar de um lugar para o outro, mas ter algum lugar onde voc v igreja e chame aquilo de sua igreja, algum lugar para voc pagar seu dzimo, e em algum lugar onde voc ajude a sustentar a Causa. Tome sua escolha, mas ento nunca pare de ter companheirismo com o outro homem porque ele no pertence ao seu grupo. Vem? Discirna seu esprito e veja se ele tem o mesmo propsito no corao, ento voc tem que ter companheirismo um com o outro. Voc estar trabalhando para uma grande Causa. Esta a causa de Cristo. Eu penso que aquilo absolutamente a verdade.
1 9 Agora, se ns observarmos os motivos e objetivos dos profetas do Velho Testamento, ento o homem teve um objetivo, e este foi Jesus Cristo. Eles tinham uma coisa que todo seu tema do Velho Testamento foi construido ao redor, o Messias que vinha. Eles - eles no saram e fizeram coisas somente por dinheiro ou para fama. Eles tinham uma coisa, eles foram ungidos com o Esprito de Deus, e eles predisseram o Messias que vinha. E aqueles homens estavam to ungidos com o Esprito at que eles algumas vezes agiram como o Esprito que estava dentro deles, eles falaram decorosamente deles. Observem como o Esprito de Deus fez aqueles homens agirem. 18

Tomaremos, por exemplo, Moiss, o grande profeta, como aquele homem no teve nenhum objetivo para consigo mesmo, de maneira alguma. Ele poderia ter sido rei do Egito. Ele poderia ter tido o mundo a seus ps. Mas porque ele era um profeta de corao, ele recusou ser chamado de o filho da filha de Fara, escolhendo em lugar sofrer a perseguio e as provaes de Cristo, considerando os tesouros do Cu maiores tesouros do que aqueles do Egito. Ele abandonou e negou-

20

DE VOLTA A PALAVRA ORIGINAL

se a si mesmo, a fama do mundo, as luxrias e as - as coisas que a vida oferece. Ele tinha que olhar alm daquilo. Vem, ele - ele poderia ter sido aquilo.
2 1 Tomemos somente um ministro hoje, se ele tem o batismo do Esprito Santo, e ele sabe que se ele prega aquela Palavra, ela cortar a sua fama; ela o colocar em uma igrejinha em algum lugar, ou talvez na rua. Mas ele sabe que algo em seu corao est queimando. Ele v a Vinda do Senhor. Ele no importa se ele tem uma grande igreja ou uma pequena igreja. Ele no importa se hoje ele tem alimento ou nenhum alimento. Ele no importa se ele possui boas roupas ou se ele no tem boas roupas. Ele est somente se importando com uma coisa, e esta a prpria Vida dentro dele clamando. Ele est tentando realizar algo para a glria de Deus, e aquele homem, est fazendo assim, produzir a prpria Vida do Esprito que est nele. Voc me segue? Ele atuar com isto. 2 2 Veja Moiss quando ele chegou a um tempo que ele se manifestou. Toda sua vida era o Esprito de Cristo, pois Cristo estava nele. Cristo estava em Moiss, pelos recursos. Agora, se ns observarmos, ele nasceu no tempo da perseguio. Os filhos foram mortos para tentarem apanh-lo, exatamente como eles fizeram com Jesus. E ns encontramos que quando ele veio a um lugar que os filhos de Israel desobedeceram de tal maneira que Deus ficou irado com eles, e Ele disse para Moiss, "Fique de um lado que eu destruirei o grupo todo deles, e eu te tomarei e levantarei outra gerao". 2 3 Moiss lanou-se a si mesmo no caminho do julgamento de Deus, e disse: "Tira-me antes que Tu os tire". Em outras palavras, "Antes que Tu os leve Tu ters que passar por cima de mim".

Isto exatamente o que Jesus Cristo fez. Quando Deus teria que ter limpado toda a face da terra com estes pecadores, voc e eu, mas Cristo lanou-se a Si mesmo no caminho. Deus no poderia fazer isto, Ele no podia vir sobre Seu prprio Filho. E quando Deus viu aquele Esprito em Moiss, pendendo no julgamento como uma cruz l, "Tu no podes vir a eles, Tu ters que me tirar primeiro", v o Esprito de Deus em Moiss? Quando ele poderia haver sido o rei do Egito, quando ele poderia ter tido toda a luxria no mundo, para ser popular, quando ele poderia ter sido o grande rei do mundo naquela poca. Mas ele escolheu sofrer a perseguio e a aflio, pois ele estimou o vituprio de Cristo como maiores tesouros do que aquele do Egito. V voc, ele lanou-se a si mesmo no caminho. Por
25

24

DISCERNIMENTO DE ESPRITO

qu? Foi Deus em Moiss quem fez aquilo. Um pensamento normal, um homem intelectual nunca faria aquilo, ele tomaria o caminho fcil. Ento, no importa quo fantico Moiss parecia ser, ele estava tentando... V voc, ele era um verdadeiro profeta de Deus, porque ele estava tentando realizar algo para o Reino de Deus. Agora, com seu grande dom de profecia ele deveria ter sido um homem sbio, poderia se pr de p no Egito e dizer, "Agora esperem, eu profetizarei isto e aquilo. Eu direi isto e aquilo", contanto que fosse sua profecia. Mas ... e, oh, ele teria sido famoso mundialmente. Mas aquilo no estava em seu corao. Isto no poderia estar em seu corao.
2 7 Ento se voc v uma pessoa com um grande dom, tentando fazer algo para glorificar a si mesmo, o seu prprio discernimento do Esprito lhe diz que aquilo est errado. Mas Moiss estava tentando realizar algo para a glria de Deus. No importa quo ruim isto estava; quo mal isto parecia, que tanto era comentado, o Esprito em Moiss o dirigiu diretamente a linha do dever. O Esprito nele! 26

Veja Jos, Jos era... quando ele nasceu, ele era amado por seu pai e odiado pelos seus irmos, um tipo perfeito de Cristo. E o nico... ele era irmo deles de sangue, o mesmo pai. Mas a razo que seus irmos o odiavam, sem uma causa, porque Deus o havia feito um profeta, espiritual, um vidente. E eles o odiavam por este mesmo propsito. Porm Jos no poderia fazer nada, porque, Deus o havia feito daquela maneira.
2 9 E observem o Esprito de Deus em Jos. Veja o que ele fez. Ele fez at mesmo a parte de Cristo. Ele foi odiado pelos seus irmos, e amado pelo seu pai, por causa do Esprito que fez a diferena. Ele era um homem espiritual Ele viu vises, ele interpretou sonhos. Ele no fez isto para sua prpria glria. Ele fez isto porque l havia algo nele, o Esprito de Deus. Ele no teria ido l por si mesmo, e ser jogado numa cisterna, e ter seu pobre e velho pai afligido por todos aqueles anos, vendido aproximadamente por trinta moedas de prata; tirado da cisterna, e tornou-se o homem da mo direita de Fara, o rei da terra naquela poca. E em sua priso l havia um padeiro e um copeiro, e um se perdeu e o outro foi salvo, atravs de suas pregaes, na priso.

28

E observou voc a Jesus quando Ele veio, Ele era amado pelo Pai. E o pai deu a Jos uma tnica de muitas cores ( o arco-ris, um pacto ). E o Pai, Deus, deu a Seu Filho, Jesus, o pacto, e ento os irmos judeus O odiaram sem nenhuma causa. Eles no tinham razo alguma para

30

DE VOLTA A PALAVRA ORIGINAL

odi-lo, Ele era espiritual, e Ele era a Palavra manifestada. Ele veio para fazer a vontade do Pai, Ele veio para cumprir as Escrituras. Ele veio para trazer-lhes paz, mas eles no O compreenderam, e O odiaram sem uma causa. Eles no pararam para ver o que Ele estava tentando realizar. Eles simplesmente O julgaram porque Ele no concordou com eles. Eles fizeram... "Ele fez a Si mesmo isto e aquilo. E faz a Si mesmo Deus". Ele era Deus! Deus estava Nele. A Bblia diz que Deus estava em Cristo, manifestando a Si mesmo ao mundo. Ele era o Deus da Glria manifestando a glria de Deus. Veja Moiss, ele no podia fazer nada lanando-se a si mesmo l. Ele no fez aquilo hipocritamente. Ele fez isto porque Deus estava nele. Nem mesmo pde Jos fazer alguma coisa sendo o que ele era, porque era Deus nele trabalhando ou manifestando-se a si mesmo atravs do homem. Ele nunca fez isto para sua glria. Qualquer homem que... Se aqueles sacerdotes tivessem somente o discernimento do esprito, como eu estou falando a vocs nesta manh, embora o mundo falasse tanto Dele, eles teriam conhecido se eles tivessem olhado na Palavra, se eles tivessem visto Seu propsito. Ele sempre estava fazendo aquilo para glorificar o Pai. Ele disse... Eles disseram. "Oh, este homem um grande curador, Ele faz estas coisas assim". Ele disse, "Eu no posso fazer nada at que o Pai Me mostre. No sou Eu que fao as obras. o Pai que habita em mim, Ele faz as obras". Ele nunca levou a glria.
3 4 Nem mesmo tomaria nenhum servo de Deus a glria. Nem mesmo tomaria nenhum servo de Deus um dom de Deus e tentaria glorificar a si mesmo, ou qualquer coisa mais, mas a sua exata realizao fazer algo para glorificar a Deus. Isto porque voc v a mesma coisa hoje. Ns devemos ter o discernimento de esprito, para ver as pessoas e o que elas esto tentando fazer. Esto elas tentando glorificar a Deus? Esto elas tentando glorificar a si mesma? 33 32 31

Agora a Esprito de Deus trabalhando no homem faz o homem agir como Deus. No de se admirar que Jesus disse, "No est escrito, "Vs sois deuses"? E se chamaram deuses queles a quem o Esprito de Deus foi dirigido, como podeis condenar-me, ento, quando Sou o Filho de Deus?" Se vs pudsseis ver o Esprito de Deus em Moiss, o qual, era Deus. Moiss era um deus. Jos era um deus. Os profetas foram deuses. A Bblia diz que eles o foram. Eles foram deuses porque isto... eles haviam se rendido completamente ao Esprito de Deus, que

35

10

DISCERNIMENTO DE ESPRITO

eles estavam trabalhando para a glria de Deus. E quando um homem to ungido com o Esprito... Agora deixe isto entrar realmente profundo sob a quinta costela no lado esquerdo. Quando um homem ungido do Esprito de Deus, seus hbitos, suas aes, e tudo mais, Deus movendo nele. s vezes ele julgado mal. Veja Davi, no Salmo 23, ele clamou, "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" como se fosse ele, se Davi fosse o homem. "Todos que passam por mim meneiam seus lbios". ( Salmo 22 - Tradutor )
3 8 Ele estava to ungido por Deus, ele era perfeitamente rendido a Deus, e a uno estava nele de tal maneira e quando ele clamou atravs do Esprito de Deus, se algum houvesse estado l de p, diria, "Por que, veja, ele pensa que algum est meneiando seus lbios para ele. Por que Deus o tem abandonado?" 3 9 No era Davi, era o Esprito clamando atravs de Davi. "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Contemplam todos os meus ossos. Eles traspassaram-me as mos e os ps". 4 0 Bem, algum disse, "Oua aquele hipcrita l em cima. A mo de quem foi traspassada? Os ps de quem foram traspassados?" Isto o intelectual. 37 36

Mas um que tinha o discernimento de esprito sabia que aquilo era o Esprito de Deus nele clamando. Quando um homem ungido pelo Esprito de Deus, ele possui os atos de Deus e a ao de Deus nunca nos dispersar. As aes de Deus de nos ajuntar, pois ns somos um em Cristo Jesus, e o propsito de Deus de nos ajuntar. "Amar uns aos outros".
4 2 Agora, aquele grande profeta, ns vemos o Esprito movendo neles, Jesus os chamou "deuses". Ele disse que eles eram deuses. Agora, quando o Esprito veio a eles em medida, mas quando isto veio Naquele Jesus, o qual era o Filho de Deus, isto veio a Ele sem medida, a plenitude de Deus corporalmente habita Nele, pois Ele foi o exemplo perfeito. Ele era o Deus da glria manifestando a glria de Deus ao povo, Deus Nele andando para l e para c. Observe Sua vida, todo o Velho Testamento. Todos os velhos profetas de volta no Velho Testamento clamaram, no por si mesmo, eles clamaram sob o Esprito de Deus, fazendo-os agirem como Deus pelo que foram chamados deuses, e ento a plenitude daquele Esprito foi manifestada em Jesus Cristo.

41

DE VOLTA A PALAVRA ORIGINAL


43

11

Veja Davi quando ele foi derribado do trono de rei de Israel, rejeitado pelo seu prprio povo, subiu ao Monte das Oliveiras, no norte de Jerusalm, e ele olhou para trs sobre a cidade e chorou porque ele foi rejeitado. O que foi isto? Isto foi o Esprito de Cristo. Quinhentos anos mais tarde, o Filho de Davi, Jesus, sentou-se no mesmo monte, olhando sobre a cidade, como um rei rejeitado, e chorou, "Jerusalm, Jerusalm, quantas vezes eu vos ajuntei ( vocs denominaes distintas e tudo mais ) como a galinha ajunta seus pintainhos, mas tu no quiseste. Quantas vezes eu fiz isto!" Agora o mesmo Esprito que estava em Davi, que estava manifestado em plenitude em Cristo, est na Igreja hoje clamando ao povo, "Quantas vezes eu vos tenho ajuntado!" E quando voc v as separaes e - e as diferenas e - e a fraternidade dispersada, e a vida crist, um contra o outro, ento isto faz o Esprito de Deus em seu corao clamar. Voc est tentando realizar algo, um verdadeiro profeta de Deus, um verdadeiro mestre est tentando trazer a Igreja para a unidade do Esprito, a unidade do Esprito, para que eles possam reconhecer Deus; tentando realizar isto no importa a que denominao eles pertenam ou coisas a respeito disso. Ns temos discernimento de esprito para discernir o esprito que est no homem, para ver se isto o Esprito de Deus ou no. Agora ns observamos quando Ele estava aqui na terra, como Ele trabalhou bem. Eu observei outra coisa que veio a minha mente. Observou voc quando Davi foi rejeitado como rei? Ele saiu da cidade, e o pequeno benjamita, benjamita, o qual estava suposto a ter sido um irmo para ele, deveria estar sentido porque ele foi rejeitado, mas o que... Ele era um homem estropiado. E ele insensvel por l na sua condio de aleijado, jogando pedra em Davi, e chamando-o de todas as espcies de nomes ruins, e o amaldioando no Nome do Senhor, amaldioando ao Rei Davi no Nome do Senhor, este pequeno velho estropiado benjamita. Observe o Esprito de Deus e o esprito do diabo trabalhando. Agora, se voc observar, ele era estropiado. Isto representa o aleijume espiritual do povo hoje que critica do verdadeiro Esprito de Deus em Cristo manifestando a Si mesmo. Aquele era o Esprito de Cristo em Davi sendo rejeitado como um rei. E, hoje, quando as pessoas criticam as pessoas que tm recebido o Esprito Santo e tentam realizar algo, para aproximar Metodistas e Pentecostais, Batistas e Pentecostais, e Presbiterianos e todos, ajuntados como uma unidade, como o Corpo de Cristo, e eles vem o Esprito trabalhando, dizem, "Bem, veja, aquele
47 46 45 44

12

DISCERNIMENTO DE ESPRITO

um pentecostal. Afastem-se dele! Eu sei de um que saiu com a mulher do outro homem. Eu sei deste que ficou bbado. Eu sei deste que fez i s t o . E u s e i d e s t e q u e f e z a q u i l o " . Tu d o i s t o , m a s e l e s s o suficientemente grandes para esconder suas prprias coisas, eles podem esconder isto. Mas Davi foi abandonado. Por que? Ele tinha o Esprito de Cristo nele.
4 8 Ento aquele guarda disse, "Devo eu tirar a cabea deste co que est amaldioando meu rei?" 4 9 Veja o Esprito de Cristo em Davi, "Deixa-o, pois o Senhor lhe disse para me amaldioar". Voc apanhou isto? "Deixa-o, pois o Senhor lhe disse para me amaldioar". 5 0 Hoje, em vez disto, ns queremos levantar nossos punhos e brigar com ele, vem, cortar sua cabea fora, "Sim, tira-o para fora, ele no pertence a ns".

Deixa-o pois o Senhor lhe disse para me amaldioar". Aquele pequeno aleijado correndo l, jogando pedra em Davi.
5 2 Isto o que eles fazem hoje no Esprito de Cristo. "Eles so um grupo de santos roladores. Eles so um grupo disto. No h nada com eles. No existe nada de cura divina. No h tal coisa como anjos. No h tal coisa como profetas". Todas estas coisas. "Os dias de milagres tm passado", jogando pedra. Mas deixa-os! Quando Davi retornou com poder, Aleluia, quando ele volta como o rei mximo de Israel... No se preocupe, este Jesus, O Qual ns temos hoje, fez sua parte, voltar outra vez em um corpo fsico, pela segunda vez em glria, poder e majestade. 5 3 Aquele pequeno atirador de pedra prostrou-se e implorou por misericrdia. "Deixai-o", o Esprito de Cristo em ns. No o excomungue. Lembremo-nos que todas estas coisas tm que vir a acontecer. Ns temos uma coisa a fazer, seguir em frente. Deus prometeu que Ele faria tudo operar para o bem daqueles que O amam. Vamos conservar o discernimento de esprito, guardar o objetivo certo. Ns estamos aqui para servir a Deus, cada um tendo companheirismo, indo adiante e servindo a Deus. Se o homem possui o tipo errado de objetivo, ento o que suceder? Vem? 5 4 Agora, ns encontramos que o Esprito de Deus estava Nele. Todos os velhos profetas falaram Dele. Todo o Esprito, em poro, cada pequena poro, no estava glorificando a si mesmo ( o verdadeiro

51

DE VOLTA A PALAVRA ORIGINAL

13

profeta ), todos os verdadeiros profetas estavam manifestando a Ele, falando Dele. E tudo que eles disseram foi cumprido Nele. Mostraram que era o Esprito de Deus neles, isto foi cumprido. O que foi isto? Deus falando de Si mesmo. Vem? Deus manifestando a Si mesmo atravs destes profetas. No tomando glria, "Quem ser o prximo Presidente? E quem ser isto?" E te dar uma pancada em sua cabea, "Diga-nos quem te bateu e ns creremos em ti". No isto. algo para manifestar a Deus. No algo para fazer o irmo Weathers aqui, ou o irmo Shores, ou o irmo Fulano l, um grande homem, e faz-lo maior do que o resto dos homens de seu grupo, faz-lo o maior homem de Phoenix. No para fazer de William Branham algo grande. Mas o que para isto fazer? No para fazer de Oral Roberts algo grande, algo grande do Billy Granham. Mas so os coraes, ns estamos tentando realizar algo para o Reino de Deus. manifestando Deus. Todos os dons e coisas no faz um maior que o outro, isto simplesmente nos faz a todos trabalhar juntos para a perfeio do corpo, para nos ajuntar como um povo, como um povo de Deus. Mas quando voc os v indo contrrio, no os amaldioe; simplesmente os deixe, algum tem que fazer isto. Mas espere at que Jesus venha em poder.
5 6 Agora vemos todos aqueles profetas falando. Cada um deles estava glorificando a Deus e o Messias que vinha. E quando eles entraram no Esprito, eles agiram e falaram e viveram suas vidas justamente como fz o Messias. Se fizeram isto de um lado da cruz, falando de Sua vinda, quanto mais isto ser depois de Sua vinda, por o Esprito do Messias na Igreja para agir, atuar, trabalhar e viver como o Messias? o Esprito de Deus. 5 7 Discirna aquele esprito, veja se de Deus ou no. Veja se ele age como Ele. Veja se tuas emoes... Se algum protesta algo contra voc e joga pedras em sua vida, e voc sabe que voc inocente o quanto pode ser, e voc sabe que voc tem tido o Esprito de Deus, no tente separar a si mesmo. No tente agir de maneira vil para com eles. No os amaldioe. Somente siga em frente, sabendo que Deus fz aquilo para te dar um teste para ver como voc o tomar. Ele ter que passar por isto de qualquer maneira. 55

Como eu disse outro dia, eu creio que foi na igreja do irmo Fullers, sobre o ciclista no Canad. Bem, todos eles pensaram que eles poderiam superar este rapaz, somente um pequeno molenga. E ele era o nico que no podia andar sem segurar no guido.

58

14
59

DISCERNIMENTO DE ESPRITO

Estou contente em gostar de vocs, velhos ciclistas que seguram no guido, segure em ambos os lados da Cruz e digam, "Nada trago em meus braos. Deixe-me segurar na Cruz, Senhor, eu no tenho nenhum intelecto. Eu no tenho nada. Deixe-me simplesmente segurar aqui, olhar distante e alm". E eles tinham que percorrer uma prancha de doze polegadas por um quarteiro da cidade, para conseguirem uma bicicleta Schwinn de cem dlares. Todos aqueles rapazes que podiam andar sem segurar, ir at o centro e pegar as compras de suas mes e voltarem sem nem mesmo tocarem no guido, todos eles comearam a olhar. Eles no estavam acostumados mesmo segurando no guido, caam. Mas este pequeno rapaz chegou l e segurando no guido a dirigiu at o fim. Eles lhe perguntaram, disseram, "como voc fz isto?" Ele disse, "Aqui est onde vocs se enganam, companheiros. Todos vocs so melhores ciclistas do que sou, mas vocs estavam olhando aqui", e disse, "fizeram com que seus nervos vissem que... voc estava tentando equilibrar-se, e voc caiu". Disse, "Eu nunca olhei aqui de maneira alguma, eu olhava para o fim e conservei firme". Isto o que temos que fazer. No olhem para estas pequenas coisas agora, "Este fz isto, ou aquele fz aquilo al?" Observe o fim e permanea firme. Cristo est vindo. Observe o fim, simplesmente continue firme. No observe o que est acontecendo agora. Observe o fim e permanea firme. Cristo est vindo. Observe o fim, simplesmente continue firme. No observe o que est acontecendo agora. Observe o que ir acontecer no alm no fim do tempo, quando ns teremos que nos colocar de p e - e dar conta de nossa vida.
6 3 Davi no estava observando aquele pequeno benjamita jogar pedras nele, de qualquer maneira ele era aleijado. Ele nunca o observou. Ele nem mesmo deixou o guarda cortar-lhe sua cabea, disse, "Deixa-o, Deus lhe disse para fazer aquilo. Deus lhe disse para me amaldioar, deixa-o". Pois Davi sabia que algum dia ele voltaria em poder. Aquele benjamita teria sua hora. 6 4 Sim, isto. A Igreja crescer em triunfo. Eu fui simplesmente enviado para orar por seus filhos enfermos, de qualquer maneira. Isto tudo que eu posso fazer. Onde quer que seja que esto e seja qual for a igreja onde esto, isto no me faz nenhuma diferena. Eu estou tentando orar por Seus filhos enfermos, tentando manifestar o dom para Sua glria. Esta a razo porque eu nunca pertenci a nada. 62 61 60

DE VOLTA A PALAVRA ORIGINAL


65

15

Agora, recordem, isto certo. Vem, eu no - eu no estou falando aquilo agora. Eu quero que vocs me tenham claramente que eu creio que Deus tem cristos em cada igreja, Seus filhos. Ele nunca me perguntou sobre isto. Eu fui simplesmente enviado para orar pelos filhos, e para fazer estas coisas, e para manifest-lo. Agora, v voc, Jesus e estes profetas, tudo que eles falaram tem que ser verdade, pois isto era o poder de Deus neles, Deus Ele mesmo falando atravs deles de Sua prpria vinda para Sua prpria Glria.
6 7 "Quem o Presidente? Quem ir ser? Teremos ns chuva suficiente neste ano?" Isto no significa nada. Algo para a glria de Deus, algo para colocar a Igreja em ordem, algo para o poder de Deus; no para fazer um nome para si mesmo, mas para fazer manifesta a glria de Deus. 66

Agora observamos o que todos aqueles profetas e todos eles disseram a respeito Dele, tudo veio com exatido porque Ele era o tema do Velho Testamento. Jesus, o Messias, o Messias que vinha, era o que cada profeta procurou desde Ado a Malaquias. Cada profeta falou da vida do Senhor. Cada um colocou sua parte porque ele era ungido de Deus. Isto tudo que ele podia falar. Agora, gostaria que tivssemos mais tempo nisto. Mas, observe, tudo que eles disseram veio a acontecer. Olhe aqui, vamos tomar somente algumas das coisas que os profetas disseram. "Uma virgem conceber e dar luz um filho". Aconteceu isto? Claro. "Seu Nome ser chamado Emanuel, Prncipe da paz, o Deus Poderoso, o Pai da Eternidade". Isto o que Ele foi, exatamente, o "Pai da Eternidade". Nenhum homem dever ser chamado "Pai", nesta terra, exceto Deus seu Pai. Correto, vamos ver outra vez. "Ele foi ferido pelas nossas transgresses, e modo pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados". Pilatos na sala de audincia enquanto o dito homem, tendo suas costas aoitada assim com um chicote de nove tiras, no compreendeu que as Escrituras disse que seria daquele jeito. Eles no tiveram discernimento de Esprito, aqueles sacerdotes que disseram, "Matai-o, matai-o". Na cruz quando eles estenderam seus beios, e coisas assim, quando eles O ouviram clamando "Deus meu, por que Tu me desemparaste?" Eles no tiveram discernimento. V, eles no puderam discernir o
72 71 70 69

68

16

DISCERNIMENTO DE ESPRITO

Esprito. Isto o que Davi estava falando no Salmo 22, eles estenderam seus beios no sabendo que eles estavam fazendo isto. Justamente o mesmo que aquele benjamita fz com Davi. Vem, ele pensou que Davi estava todo errado porque ele no concordou com ele em seus princpios de dirigir seu reino. Ele no entendeu que isto era o Esprito de Deus em Davi fazendo isto.
7 3 Aquilo onde devemos discernir, hoje, o esprito do homem. O que est tentando ele fazer? O que est ele conseguindo? No a que grupo ele pertence, ou a o que isto, aquilo, ou outro, se ele homem branco, homem negro, homem amarelo, o que quer que seja ele. Vejamos o que est ele tentando realizar, e tomar aquilo, ver o que ele est tentando fazer para o Reino de Deus. Ele tem idias estranhas nossa, isto perfeitamente correto se ele est tentando realizar algo para o Reino de Deus. Discirna aquilo nele. Se ele est errado, fiel no corao, Deus o trar de volta Verdade com a coisa aps um tempo. Deixa-o, deixao, veja o que ele est tentando fazer. 7 4 Agora vemos aqui, ento ns encontramos em Sua - em Sua morte, quando Ele morreu na cruz, e clamando todas as coisas que os profetas falaram Dele, "Eles traspassaram minhas mos e meus ps". L isto foi cumprido. Os profetas estavam certos. Eles pensaram que estavam clamando a si mesmos, como se fosse a si mesmos, mas isto foi manifestado na cruz.

"Ele - Ele foi contado com os transgressores". Isto foi o que foi feito a ele. Ele estava com os transgressores". "Na sua morte Ele foi enterrado com um rico". Ele foi, Ele foi enterrado no tmulo de um homem rico. "Eu no deixarei Sua alma... Ele no deixar a minha alma", disse Davi, o Esprito de Deus em Davi falando. "Ele no deixar a minha alma no inferno, nem deixar o Seu Santo ver a corrupo", como se Davi fosse o Santo. No era Davi, era o Esprito de Deus clamando em Davi. Vem, o Esprito de Deus em um homem clamando. Algum disse, "Oua quele velho hipcrita l em cima". No era ele, era o Esprito de Deus nele clamando. Vem, o Esprito de Deus manifestando a si mesmo, "No deixarei Sua alma no inferno, nem mesmo o meu santo ver a corrupo". Agora, irmos, concluindo, vou dizer isto, nosso tempo est terminando. Mas, olhem, vou dizer isto concluindo, com estas Escrituras aquil. Vejamos. Se um homem que todo o tema do Velho Testamento foi a respeito Dele, todos os santos profetas ungidos com o Esprito de Deus, e se tudo aquilo e tudo o que eles disseram foi cumprido ao p
77 76

75

DE VOLTA A PALAVRA ORIGINAL

17

da letra exatamente Nele, naturalmente aquela grande pessoa chamada o Filho de Deus devia saber como estabelecer a Igreja do Novo Testamento. No cr voc nisto? Ele deveria ter uma concepo para saber como estabelecer a Igreja do Novo Testamento. A Primeira coisa que eu quero chamar a sua ateno, aqui em Mateus, captulo 16, que quando Ele - ele falando ento, quando Ele desceu e estava falando com os discpulos. Ele disse "Quem dizeis ser o Filho do homem?"
7 9 E eles disseram, "Alguns dizem que Tu s Elias, e alguns dizem que Tu s fulano, e fulano, e alguns dizem que Tu s fulano de tal; e desta maneira os demais". Ele disse, "Mas quem dizeis vs que eu sou?" 80 78

E Pedro disse, "Tu s Cristo, o Filho do Deus vivo".

8 1 Ele disse, "Bem-aventurado s tu Simo, filho de Jonas, pois no foi a carne nem o sangue que to revelou, mas o meu Pai que est nos Cus te tem revelado isto. E - eu te digo isto, que tu Simo, ou Pedro, que sobre esta rocha edificarei minha igreja, e os portes do inferno no prevalecero contra ela". Agora, estava falando da Igreja. Agora observem atentamente, e, se estou errado, Deus me perdoe e vocs me perdoem.

Agora, a - a Igreja Catlica diz que "era uma pedra deitada l, Pedro, e sobre Pedro Ele edificaria a Igreja". Agora, ns sabemos que aquilo errado. Ns protestantes discordamos com isto.
8 3 Mas ns Protestantes dizemos, "Foi sobre Si mesmo que Ele edificou a Sua Igreja, em Si mesmo. Mas, se voc observar, eu quero discordar com isto, amigvelmente. No foi isto. 8 4 Foi sobre a revelao espiritual de Si mesmo. V? "Carne e sangue..." Voc nunca aprender isto em um seminrio, to bons quanto forem eles. Voc nunca aprender isto atravs de algum credo de Igreja, boa como seja ela. Est bom, mas a carne e o sangue no tm revelado isto para voc. No uma concepo intelectual de como voc pode fazer seu discurso, como voc deve curvar-se, como ou qual a grande coisa que voc deve realizar aqui na terra. Aquilo no o que . No construindo uma grande coisa. A revelao da Palavra de Deus o que . Ele era a Palavra. "No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo foi manifestado e habitou entre ns". Ele era... aquela era a revelao da Palavra de Deus. 85

82

O Esprito em Pedro revelando atravs da revelao espiritual que

18

DISCERNIMENTO DE ESPRITO

Ele era o Filho de Deus manifestado. O Deus da Glria manifestando a glria de Deus. "Sobre esta rocha ( a revelao espiritual da Palavra ) eu edificarei minha igreja". Por que? Se aqueles profetas estavam sob a direo de Deus, falando atravs do Esprito Santo que aquele era o Filho de Deus, o mesmo Esprito deste lado revela exatamente a mesma coisa. V voc isto?
8 6 "Carne e sangue", voc no pode aprender isto em nenhum seminrio. Voc aprende o seu... recebe seu ttulo de "Doutor em Divindade", e seu ttulo de "Doutor em Filosofia", em seu ttulo de "Nobre", ou... Isto est bem, eu gostaria de t-los. Isto certo, mas isto continua no sendo aquilo. Voc no tem que ter isto, mesmo sendo bom. Voc pode ser Isto e mais; porm se voc tem que apagar o "e mais", e tomar Isto. Isto Aquilo! Se Isto no aquilo, deixe-me ter Isto de qualquer maneira. Eu quero Isto! Isto!

"Carne e sangue no tm revelado isto para voc". Voc nunca aprendeu isto atravs da linha educacional. Voc nunca aprendeu isto atravs da linha denominacional. Elas so boas, a educao, a denominao boa. Aquilo parte disto. Mas as pessoas esto to cadas por aquilo que elas esto deixando o discernimento espiritual. Vem?
8 8 "Porque no to revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que est nos cus. E sobre esta rocha edificarei a minha igreja, e as portas do inferno no prevalecero contra ela". Nunca ser capaz de prevalecer, mostrou que eles seriam contra ela. 8 9 Agora observem e vejam onde esto contra as portas do inferno. Ela no est contra as denominaes. O governo a reconhece. No . O mundo reconhece nossa denominao, todas elas. Ns temos o direito, cada um de ns como cidados americanos, ns temos o direito a uma denominao, a qual boa, ns apreciamos. Mas isto , no contra isto que esto as portas do inferno. Elas esto contra a revelao espiritual de Cristo que est aqui agora, o mesmo ontem, hoje e eternamente. contra isto. As portas do inferno esto contra Ela, mas nunca prevalecero. 9 0 Ai est voc, discernimento espiritual. Indiferente a quem quer que seja, meu irmo contanto que ele esteja tentando realizar o mesmo propsito em prol do qual estou trabalhando. Deixe-o ser um profeta, deixe-o ser um pastor, deixe-o ser um dicono, deixe-o ser fulano, deixe Deus honr-lo desta maneira, daquela maneira, como quer que seja, desonrar-me, seja o que for que ele deseje fazer, mas ainda meu

87

DE VOLTA A PALAVRA ORIGINAL

19

irmo. Ns estamos trabalhando pela mesma Causa. Ns estamos enviando nossos - nossos... todo nosso trabalho ao mesmo Reino no alm. Ele est trabalhando pela mesma causa que estou. Discernimento espiritual, a revelao espiritual de Deus. Vejam aqui, se vocs querem isto. Jesus... eu preguei outra noite em algum lugar, talvez l embaixo, "Isto no Princpio no era assim". Temos que voltar ao princpio para encontrar nosso texto agora por somente um instante. No princpio havia um Caim, intelectual, construiu uma boa igreja ( diramos ns ), fez um timo altar, ofereceu um sacrifcio, orou, sinceramente, deu graas, pagou seu dzimo, tudo mais justamente to religioso como o era Abel.
9 2 Mas Abel, ( no havia Bblia alguma em seus dias ), mas atravs da revelao espiritual ele viu que no foram frutos do campo que causaram o pecado, no foi mas que eles comeram. Vem, no foi mas, a revelao lhe disse aquilo. E no foram os frutos que causaram a sada fora. Foi a vida, a separao da vida; ento ele foi e apanhou um cordeiro e o ofereceu em seu lugar pela f, que a revelao espiritual. Amm! A revelao de Deus, a revelao espiritual que foi revelada a ele. No so frutas, no so mas, no so pssegos, ameixas, peras. Era um separao de vida, ento ele foi e apanhou uma vida e a ofereceu no lugar da fruta. 91

Frutas o que voc come, seu trabalho em sua prpria mo. O que faz voc ento, "eu irei e construirei isto. Eu farei isto. Eu suportarei aquilo". Isto bom. Ele tinha um altar exatamente como o outro tinha. Ambos tinham altares. Isto estava bem.
9 4 Mas isto era a verdadeira coisa espiritual revelada, pois o Esprito de Deus revelou isto, "E sobre aquela rocha, a rocha na qual Cristo morreu, a Rocha das Eras, sobre a rocha na qual o cordeiro de Abel morreu". Aquele pequeno Abel quando ele colocou suas mos sobre aquele pequeno cordeiro, e sua pequena e branca l sendo banhada enquanto ele tomou uma pedra, eles no tinham uma lana naqueles dias e golpeou seu pescoo batendo assim nele. E a pobre pequena coisa morrendo, o sangue lavando suas mos, e sua pequena l toda banhada com sangue, balindo e chorando.

93

De que isto falou? Do Cordeiro de Deus, alguns quatro mil anos mais tarde, espiritualmente revelado a igreja O rejeita. E as pessoas O chamaram de "Belzebu" e de "um demnio", porque todos os profetas haviam falado. Eles rejeitaram o profeta. Oh, Ele disse, "Vs construstes seus sepulcros, e os colocastes l. Vs paredes

95

20

DISCERNIMENTO DE ESPRITO

branqueadas". Ele disse a eles. Sem o discernimento espiritual, no sabendo que aquele era o Cordeiro de Deus. Que Ele estava suposto estar daquela maneira e agir daquela maneira, porque ele estava cumprindo a Palavra de Deus. E a Igreja do Esprito Santo hoje, agindo da maneira que elas agem, fazendo as coisas que elas fazem, elas esto cumprindo a Palavra de Deus. Aleluia! Vem, Pedro disse, no dia de Pentecostes, "Isto aquilo". E ele disse, " para vs, para vossos filhos, e a todos os que esto longe; a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar". Aqueles mesmos profetas inspirados disseram, que a luz do entardecer brilharia, l haveria a chuva serdia e a tempor juntas como nos dias da graa. L haver... O que ser isto? A chuva tempor chegando, e a chuva serdia j decorrida. Ento se estende alm, e se ajunta, a chuva tempor e a serdia se ajuntam, o Esprito Santo Manifestado atravs do poder e da ressurreio de Jesus Cristo. A est voc, chegando junto, a tempor... a graa de Deus! Ele disse, "Como foi nos dias de No". Sua graa foi longnima. Aqui est ela hoje, longanimidade, uma extenso no alm. Traz uma nuvem dos velhos dias e uma nuvem deste dia, juntas. A chuva tempor passa primeiro, a primeira chuva que tivemos, agora aqui a chuva tempor aproximando da chuva serdia, leste e oeste se ajuntando. Ambas chuvas caindo juntas, cura Divina mais o Anjo de Deus revelando os segredos dos coraes e trazendo tudo a acontecer. Oh, parece que os verdadeiros nascidos filhos de Deus veriam aquilo. A est voc, o Esprito revelando a revelao. nisto que Jesus disse que a Igreja seria edificada. Bem, ento algum pode se levantar e dizer, "Bem, claro, ns Fulano, ns estamos edificados sobre aquilo". Tomemos Sua Palavra um pouco mais adiante. A ltima comisso para Sua Igreja, Ele disse, Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura". Por todo o mundo. Quanto tempo tem at o ltimo? Por todo o mundo. Para quantos? A toda criatura. "Aquele que crer e for batizado", no a igreja, "ele" um pronome pessoal. "Aquele que crer", um indivduo.
1 0 0 Como Dav DuPlessis disse a respeito de neto, no h netos no Reino de Deus, eles so filhos! Seu pai era Pentecostal e voc est simplesmente vindo aqui a esta igreja porque ele tambm vem aqui do - do undcimo Garfield, receberam o Esprito Santo, apenas lhe trouxe como um neto, voc est errado! Deus tem que revelar-se a Si mesmo para voc. 99 98 97 96

DE VOLTA A PALAVRA ORIGINAL


101

21

E nenhum homem pode chamar Jesus de Cristo atravs de uma concepo intelectual. Nenhum homem pode chamar Jesus de Cristo porque ele se sente arrependido de seus pecados e vem para se arrepender. Nenhum homem pode chamar a Jesus de Cristo, somente atravs de... daquela revelao do Esprito Santo fazendo isto conhecido a ele. "Sobre esta rocha edificarei a minha igreja, e as portas do inferno no prevalecero contra ela". A est a revelao. A est sobre o que Ele edificou Sua Igreja. Quem fez isto? Pedro? No, no, no. Quem fez isto? Cristo disse, "A revelao de Deus, o Esprito Santo traria isto para vs. Um pouco mais eu vos deixarei, mas orarei ao Pai e Ele vos enviar o Consolador, trar estas coisas a vossas lembranas". isto correto? O que est Ele fazendo nesta manh. E far o que? "Vos mostrar as coisas que Vm". O Esprito Santo na Igreja no ltimo dia. Agora voc diz, "Irmo, aleluia, esta minha igreja".
1 0 3 Espere um momento! Jesus disse, "Nisto todos conhecero que sois meus discpulos", em So Joo 13:35, "Nisto todos conhecero que sois meus discpulos, se vos amardes uns aos outros". A verdade revelada do Esprito do Reino de Deus para vir, olhando para o fim, agora somente olhando no que os profetas clamaram, ver a respeito do que Jesus falou, e aqui o mesmo Esprito Santo em voc clamando exatamente de volta, "Isto certo! Isto certo!" O que isto? a verdade espiritual revelada. Eu amo ao meu irmo indiferente igreja que ele vai, se ele serdia ou tempor, ou se no chove de maneira alguma, contanto que ele esteja no Corpo de Cristo, tentando realizar. No algo para um certo propsito para - para se manifestar na terra, mas o propsito para o Reino de Deus e a glria de Sua Vinda, para revelar e fazer conhecido Sua breve apario. 1 0 4 Agora, concluindo, nos queremos ponderar isto. "Sobre esta pedra edificarei Minha igreja", corretamente. E ento encontramos, l em Joo 14:7, Ele disse isto, "As obras que eu fao, vs tambm as fareis. As obras que eu fao". Que espcie de obras Ele fez para fazer a Si mesmo conhecido? Vocs recordam a respeito de Pedro, no recordam? O que estvamos falando a respeito de Felipe; a mulher no poo. Predizendo isto para no ir para os gentios, mas iria nos ltimos dias, como Ele disse, "Como foi nos dias de Sodoma, assim ser na vinda do Filho do homem". H uma revelao escrita em mistrio assim, para o mundo de fora, para o mundo que no sabe nada a respeito Disto. Mas vocs preciosos irmos, vocs, preciosos irms, vocs no so filhos 102

22

DISCERNIMENTO DE ESPRITO

das trevas, vocs no so filhos da noite, mas vocs so filhos da Luz, andando na Luz como Ele est na Luz, ento vocs tm companheirismo um com o outro, enquanto o Sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus, limpa todos nossos pecados de todos ns. A est voc, os servos do Senhor. Jesus... Como eu citei minha Escritura aqui, eu tinha Marcos 16, sim, Marcos 16, Ele disse, "Ide por todo o mundo". Aqui est que tipo de Igreja Ele estabeleceu. A ltima comisso para a Igreja, "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e fr batizado ser salvo; mas quem no crer ser condenado". Agora veja aqui, veja este espiritual... "Quem crer e fr batizado". Ele nunca disse extamente de qual maneira, mas ns queremos alvoroar quanto a isto, vem, outra coisa. Vem, "Quem crer e for batizado ser salvo". Seja quando fr que ele deseje ser batizado, isto depende dele. Se suas realizaes so para o Reino de Deus, vamos irmo. Ns estamos marchando com o mesmo Esprito. Se estou errado, ento voc dir, isto acontecer desta maneira. Se voc est errado, isto ser aquilo. Mas nossos coraes e nossos motivos e nossos objetivos so para o Reino de Deus no alm. A estamos, estamos apontando para o Calvrio.
1 0 6 Eu e minhas idias, porque eu tenho... Eu no tenho um irmo que goste de torta de cereja do tanto que eu gosto, mas ns somos irmos. Vem? Nenhum deles gosta de caar e pescar do tanto que eu gosto, mas ns somos irmos. Vem o que eu quero dizer? Eu tenho minhas prprias idias, mas isto no o faz menos que meu irmo, seu pai meu pai, sua famlia minha famlia. A est voc. 105

Os patriarcas todos diferiram uns com os outros, mas l havia o nico pai e isto deveria operar para uma coisa, e eles rejeitaram o principal l porque ele era espiritual. No vem vocs Isto, irmos? No podem vocs verem do que estou falando?
1 0 8 Agora observem em... deixe-me... concluindo, "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e fr batizado ser salvo. Ele... ( Espao vazio na fita - Editor ). "Estes sinais seguiro aos que crerem; em meu nome expulsaro os demnios; falaro novas lnguas. Que isto? Revelao espiritual. Vem? "Falaro novas lnguas. Pegaro nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortfera, no lhes far dano algum. Se puserem as mos sobre os enfermos, os curaro. Isto era o que a Nova Igreja era. Este o tipo de Igreja que Jesus Cristo, este Maior, que todos os profetas clamaram que fariam. Ns encontramos Seu Esprito voltando aqui e predizendo que Seu Esprito voltaria exatamente ao povo e faria estas coisas que Ele fz.

107

DE VOLTA A PALAVRA ORIGINAL


109

23

Deixe-me concluir dizendo isto. Eu tenho mais de doze Escrituras aqui, mas ns no temos tido tempo. V? Mas ouam isto. Deixe-me concluir dizendo isto. Cada verdadeiro profeta nascido de novo no Senhor, pregador, professor de escola dominical, vidente, apstolo, missionrio, seja o que fr que ele seja, todo seu corao colocado, e ele to cheio e ungido com o Esprito de Deus, to ungido. Seja qual fr o seu ofcio, seja ele o que fr, para pregar, ou para ensinar, ou para evangelizar, ou para ver vises, seja para o que fr, ele far isto para o Reino de Deus. E o Esprito de Deus falar exatamente de volta atravs do homem e manifestar o Reino de Deus.
1 1 0 Ento ns... Eu como um Batista, eu vejo vocs Pentecostais, vocs so meus irmos. Vocs no pertencem a igreja Batista, eu pertenc. Esta foi a nica igreja a qual pertenc, foi a igreja Batista. Mas isto no fica no meu caminho, eu vejo que o Esprito de Deus est com vocs. Eu vejo o que vocs esto tentando fazer. Bem, se eu, um Batista, pude sentir desta maneira, certamente os assembleianos, a Igreja de Deus, os Pentecostais Unidos, os Independentes, e todos ns irmos juntos devemos ver que estamos tentando trabalhar para um propsito. Tenhamos discernimento espiritual. 1 1 1 Agora ouam. Concluindo, farei esta ltima observao. So muitos os fracos e doentes no vosso meio, e muitos que dormem, espiritualmente mortos, porque eles no tm o discernimento do Corpo de Cristo. Este corpo enfermo que temos. Deus nos ajude a ter discernimento espiritual daquela revelao do Reino de Deus e do amor de Deus em nossos coraes, derramado amplamente atravs do Esprito Santo, para tentar colocar nossos braos para fora, e dizermos, "Ns somos irmos". Vem o que eu quero dizer? E cada pequeno dom que voc tem, no o use para tentar fazer dele algo grande para voc mesmo. Vamos faz-lo para o Reino de Deus, para trabalhar com cada um, para tentar enaltecer a causa de Jesus Cristo, pois Sua Vinda breve. Cr voc nisto? 1 1 2 Sinto muito por lhes ter segurado por tanto tempo. O irmo Davi estar aqui amanh para lhes ensinar as Escrituras, mas inclinemos nossas cabeas agora por um momento. ( Um irmo fala em lnguas estranhas. Uma irm d a interpretao - Ed.)

Avante, soldados de Cristo! Marchando para a guerra, Com a cruz de Jesus

24

DISCERNIMENTO DE ESPRITO

Indo frente; No estamos divididos, Somos um corpo; Um em esperana e doutrina, Um em caridade. Avante, soldados de Cristo!( Voc cr que um?Levante sua mo ) Marchando para a guerra, ( Com que? ) Com o... ( nosso objetivo ) Jesus Indo frente. Deus vos abenoe. Vosso pastor.

***

DISCERNIMENTO DE ESPRITO No 56

Esta mensagem foi pregada pelo irmo William Marrion Branham, no dia 8 de maro de 1960, em Phoenix - Arizona - U.S.A. E Esta traduo ao portugus foi publicada em 1982 e reimpressa em 1996 pela "Palavra Original"

A PALAVRA ORIGINAL Caixa Postal 15020 74501 - 970 - Goinia - GO

Anda mungkin juga menyukai