Anda di halaman 1dari 12

Ol, pessoal, esta semana iniciaremos nossas atividades relacionadas a texto e textualidade.

Para iniciarmos nossos estudos, vocs tero uma leitura sobre o que texto, e como ele construdo, e como se escreve o pargrafo. Posteriormente, estudaremos questes relativas coeso e coerncia textuais, fenmenos importantssimos nos estudos sobre a construo do texto escrito. Bons estudos!

Contedo: Coerncia e Coeso


Textualidade
Chama-se textualidade tudo aquilo que, de forma organizada, constitua um texto. O sentido de um texto no se obtm com a soma das frases que o organizam, mas advm do seu todo, numa organizao microtextual - a coeso - e numa outra macrotextual - a coerncia. Para se compreender um texto, h que se ter o conhecimento das palavras (lexical); o da gramtica e das relaes entre as palavras (morfossinttico) e o dos elos coesivos sinttico-semntico). Desse modo, deve-se ter, em um texto, uma correlao dos termos de ligao que a coeso e uma correlao lgica de idias que a coerncia.

Coeso textual
O adjetivo coeso significa lgico, coerente, intimamente conexo. Duas idias so coesas quando h uma ligao lgica, coerente entre elas. A coeso est relacionada com o microtexto e possui palavras que estabelecem relaes de idias. Ela importante para a coerncia, embora esta no dependa exclusivamente daquela. Observe-se a expresso ela no quinto perodo do pargrafo anterior. Foi empregada em substituio palavra coeso, em referncia palavra coeso. Por isso pode-se dizer que a coeso a substituio de uma palavra por outra para se evitar a repetio. Essa substituio pode ser de apenas uma palavra, de uma orao e at mesmo de um trecho inteiro de um texto. Assim a coeso divide-se em trs partes: coeso referencial, coeso seqencial e coeso recorrencial.

Coeso referencial
Manifesta-se nas estruturas: anafrica (de anfora, palavra grega com o sentido de levar para trs, ou seja, a referencia a uma expresso dita anteriormente) e catafrica (do grego catfora, com o sentido de levar para frente, ou seja, referncia a uma expresso que ser dita) bem como nas chamadas referncias endofrica (expresso grega com o sentido de levar para dentro, ou seja, referncia ao que est no texto) e exofrica ( com o sentido de levar para fora ou com referncia ao que no est no texto).

Anfora
a forma mais usual de coeso. O elemento pressuposto est explcito no texto e prev o item coesivo que ser usado depois dele, para evitar a sua repetio.

A filosofia teve origem na tentativa humana de escapar para um mundo em que nada mudasse. Plato, fundador dessa rea da cultura, supunha que a diferena entre o passado e o futuro seria mnima e que essa cincia no teria evoluo. Observe-se que as expresses essa rea da cultura e essa cincia referem-se palavra Filosofia, evitando a sua repetio. So nominadas de termos coesivos anafricos, porque se referem a uma expresso dita anteriormente.

Catfora
quando o item coesivo aparece antes do termo pressuposto, como no seguinte perodo: Os deputados poderiam fazer uma coisa: renunciar imunidade. V-se que a expresso uma coisa s pode ser recuperada como identificao da orao apositiva renunciar imunidade. Logo, uma coisa o termo coesivo catafrico, pois faz referncia a uma expresso dita depois dela. Os termos coesivos referenciais, pelo que foi visto, s podem ser interpretados semanticamente quando vinculados aos termos pressupostos. Nunca de forma isolada.

Referncia endofrica
Ocorre quando os elementos da referncia esto dentro do prprio texto, de forma explcita, como no exemplo: Sentiu a tristeza inconsolvel daqueles que sabem os seus mortos na vala comum; parece-lhes que a podrido annima os acompanha a eles mesmos. No exemplo dado, os pronomes que, seus, lhes e eles mesmos substituem o pronome aqueles, explcito no texto, constituindo-se numa referncia endofrica. Pode-se, pois, dizer que tanto a anfora quanto a catfora so referncias endofricas, pois ambas encontram-se explcitas no texto.

Referncia exofrica
Ocorre quando os elementos da referncia no esto explcitos no texto, ou melhor, encontram-se nas entrelinhas do texto, naquilo que se infere das afirmativas do autor, como no exemplo abaixo: Voc no se arrepender de ter dado aquele conselho, pois tudo se resolveu conforme o que voc disse. As expresses aquele conselho e o que voc disse so referncias exofricas, pois tratam de especificaes que no esto explcitas no texto, ao contrrio da endofrica que est explcita em um dos pargrafos. Um outro exemplo: Plato julgava que a Filosofia no mais tivesse modificaes. No foi o que aconteceu.

Nesse perodo, tem-se como referncia exofrica a expresso A filosofia modificou que no est explcita no texto, mas subentende-se nas entrelinhas.

Coeso seqencial
feita por conectores tambm conhecidos como operadores do discurso. So palavras ou expresses criadoras de relaes semnticas de causa, conseqncia, condio, concesso, qualidade e outras, tais como: mas, dessa forma, no entanto, portanto, por conseguinte, ento, visto que, embora, em virtude de, por isso etc. Exemplo: Ele falou bonito durante a conferncia, no entanto recebeu poucos aplausos. V-se que a expresso no entanto no faz referncia a nenhum outro vocbulo do texto, servindo apenas para ligar ( conectar) uma idia outra transmitindo uma compensao.

Coeso recorrencial
Consiste na repetio de palavras ou de estruturas frasais semelhantes em um texto. Normalmente usada para dar nfase. Exemplos: 1. Ouvindo o palhao as crianas sorriam, sorriam, sorriam.... 2. No pequeno palco improvisado, a marionete parece que anda, parece que pula, parece que dana, parece que tropea. No primeiro exemplo, houve a repetio do vocbulo sorriam e no segundo, a repetio de uma estrutura frasal (orao subordinada objetiva direta) que anda, que pula, que dana, que tropea.

O texto coerente
Para que o texto seja coerente e possa ser compreendido, no basta que trate apenas de um assunto. preciso que seus pargrafos estejam relacionados e no apresentem contradies, devendo oferecer ao leitor uma mensagem completa. Cada pargrafo concentrar e desenvolver uma determinada idia acerca do tema e a seqncia paragrafal determinar o desenvolvimento das idias para que o leitor adquira a noo do que o texto transmite. No primeiro pargrafo, o leitor deve ser apresentado ao tema (o assunto do texto); nos pargrafos intermedirios, ter o desenvolvimento do assunto e, no pargrafo final, encontrar a sntese, ou seja, a retomada da idia inicial com a concluso feita de acordo com o desenvolvimento. Um bom texto usa preferencialmente frases curtas, com idias apresentadas de forma seqencial, de maneira objetiva e sem fugir do tema principal. Quanto linguagem, deve ser adequada ao tipo de texto, pois as idias apresentadas devem ser pertinentes ao tema proposto, possibilitando um perfeito entendimento entre o autor e o leitor. Deve 3

haver associao e correlao de idias na construo dos perodos e na passagem de um pargrafo a outro.

Tipos de coerncia
1. Coerncia global o texto deve estar de acordo com a viso do mundo o princpio da realidade. 2. Coerncia local o texto deve estar de acordo com as idias veiculadas anteriormente pelo prprio texto (no deve fugir do tema) o principio da consistncia. 3. Coerncia temtica o texto deve ter apenas um assunto, a fim de no prejudicar a veiculao da idia principal o princpio da parcimnia. 4. Coerncia formal o texto deve ater-se a um mesmo nvel de linguagem. A mistura do culto, do coloquial, popular e regional confunde e prejudica a comunicao.

Coerncia e coeso
A coeso textual leva sempre coerncia, mas deve-se ter muito cuidado, pois acontece haver textos com os elementos coesivos dispostos corretamente, mas sem coerncia. Exemplo: No lombo da jumenta branquinha esto espalhados os pertences da famlia: duas panelas pretas, trs pratos, trs colheres, trs copos, uma moringa e uma esteira. H, ainda, um rdio com defeito que no pega uma emissora sequer. Joo Honorato segue a frente da famlia, em seu passo largo de sertanejo acostumado com longas viagens a p. Ele adora msicas. E a todo o momento retorna um pouco e liga o rdio para ouvir e cantarolar o que conhece, enquanto a famlia caminha pela estrada em busca de um novo lar. Observe-se que h uma incoerncia no texto. Se o rdio no pega uma emissora sequer, como Joo Honorato o liga a todo o momento para ouvir msicas? Um texto coerente quando as idias e situaes que se apresentam esto encadeadas de maneira lgica. Quando no h coerncia, o texto fica sem sentido e no h como se tirar dele uma concluso, como neste exemplo: Ataque terrorista em Djibuti. Lula viaja para a ndia. Terremoto mata milhares no Paquisto. Seca no Sul e enchentes no Nordeste. Ao ler estas frases, v-se que no h ligao de sentido entre elas. Logo, no um texto coerente. Mas se fosse assim redigido: Ataque terrorista em Djibuti. Lula viaja para a ndia. Terremoto mata milhares no Paquisto. Seca no Sul e enchentes no Nordeste. Essas so as manchetes dos jornais de hoje. H coerncia, pois agora a ltima frase d sentido s demais, com as quais estabelece relaes, informando que aquelas so as manchetes dos jornais.

Se um texto contiver contradies, afirmando uma coisa e logo aps dizendo o contrrio, ele incoerente. Ser, tambm, mesmo se bem elaborado, com emprego correto de conjunes, mas sem correlao de idias como: O vero quente e o plo sul gelado. O homem mortal, mas a tartaruga vive 300 anos recebe os cuidados do Projeto Tamar. No entendi, dir o leitor. Que relao h em o vero ser quente, o plo gelado, o homem mortal, a tartaruga viver 300 anos e o Projeto Tamar? Est faltando um elo de ligao. Embora esse texto esteja bem elaborado, sintaticamente falta coerncia. Ocorrendo duplo sentido em um texto, de forma que no se entenda o que o autor quer dizer, ele incoerente mesmo se for bem elaborado, como este publicado no jornal A Tribuna do dia 12/01/2005 em que houve um cochilo do redartor: Mulher assassinada a tiros na Serra Marins Amaro onalves, 23, com dois tiros nuca e rosto - , na tarde de ontem, em Novo Porto canoa, na Serra. O corpo foi encontrado por vozinhos, que acionaram a polcia, em cima da cama, nacasa da vtima. Como se v, na nsia de bem informar, o redator deixou o texto incoerente e com anfibologia, de forma que os leitores no entenderam como a polcia estava em cima da cama quando foi acionada pelos vizinhos. Muitas vezes um texto incoerente por causa da m pontuao pode se tornar coerente se a pontuao for corrigida, o que acarreta, em alguns casos, mudana de classe gramatical, como no exemplo: Levar uma pedra do Rio a So Paulo uma andorinha s no faz vero. O perodo incoerente, mas se for colocado uma vrgula depois de faz, h coerncia: Levar uma pedra do Rio a So Paulo uma andorinha s no faz, vero. V-se que, agora, h sentido no texto, pois, com a aposio da vrgula, o termo vero que era substantivo passou a ser o futuro do presente do verbo ver.

Elementos relacionais
Pelo que se viu at agora, a coerncia pede coeso lexical, obtida pelas relaes de sinnimos ou quase sinnimos, hipernimos, nomes genricos e formas elididas e coeso gramatical conseguida a partir do emprego conveniente de adjetivos, pronomes substantivos e pronomes adjetivos, pronomes pessoais de 3 pessoa, elipse, numerais, advrbios e locues adverbiais. So chamados de termos coesivos. De suma importncia para a coeso, so as conjunes, tanto coordenativas como subordinativas, bem como as locues conjuntivas e prepositivas que, ao unir oraes, criam relaes entre elas. So chamadas de elementos relacionais. Assim, podem ser estabelecidas diferentes relaes entre duas ou mais oraes, dependendo do uso desses elementos.

Conectivos
Conhecidas como conectivos, as conjunes, ligam as oraes de um texto a fim de dar significado a essa ligao. So, pois, eles coesivos. Podem ser coordenativas e subordinativas. 1. Coordenativas a) aditivas: e, nem, no s...mas tambm, bem como, mais ainda, mas tambm, como tambm . Servem para estabelecer uma relao de soma fazendo com que a segunda orao complete o pensamento da primeira. Exemplo: Estudou durante mais de um ano e passou no concurso do Tribunal. Se a frase for escrita: Estudou durante mais de um ano, entretanto e passou no concurso do Tribunal. Nesse caso no haveria coeso no perodo, porque o conectivo entretanto no traz idia de adio, mas de introduo de um fato ou significado contrrio oposto ao anterior. b) adversativas: mas, porm, todavia, contudo, entretanto, no entanto, seno. Indicam oposio. A segunda orao introduz um fato oposto ao da primeira. Exemplo: A matria era difcil, porm a prova foi fcil. H coerncia, haja vista que a segunda orao seqencia a primeira, trazendo idias de oposio. c) alternativas: ou, ou... ou, ora...ora, quer...quer, seja...seja, j...j. Estabelecem uma relao de alternncia, isto , uma opo implica a recusa da outra. Exemplo: Ou me d chance, ou me deixa sem ter o que fazer. c) conclusivas: logo, portanto, por conseguinte, por isso, pois (depois de verbo). Estabelecem uma relao em que um ato a concluso de outro pressuposto. Exemplo: Todos vocs faro a prova, portanto, devem estudar. d) explicativas: porque, porquanto, que, pois (antes de verbo). Explicam a orao anterior ou faz-se uma argumentao em relao a atos imperativos. Exemplo: vento, pois a poeira aumenta. (explicao) Chora, que lgrimas lavam a dor. (argumentao) 2. Subordinativas;

a) causal: porque, que (= porque), visto que, visto como, como (=porque e sempre anteposta a orao principal), j que, uma vez que (com verbo no indicativo), desde que (com verbo no indicativo), porquanto, pois que, por isso que. Indicam a causa, o motivo, a razo do pensamento expresso na orao principal, sendo que a primeira orao (a principal) contm a conseqncia. Exemplo:No ficaremos, uma vez que no nos deixam fazer nada. Por causa de no nos deixarem fazer nada, em conseqncia no ficaremos. b) comparativas: como, (tal)... tal, do que (depois de mais, menos. Maior, melhor, menor e pior), (tal)...qual, (tanto)... quanto, assim como, bem como, como se, que nem. Ligam duas oraes e a segunda contm o segundo termo de comparao. Exemplo: Tal fora o pai, tal hoje o filho. c) consecutiva: que (combinada com tal, tanto, to e tamanho mesmo subentendidas0, de forma que, de maneira que, de modo que, de sorte que. Servem para ligar oraes, sendo que a segunda diz a conseqncia de uma identidade expressa na primeira. Exemplo: Tinha tanta fumaa durante o incndio, que os olhos ardiam. d) condicional: se, caso, salvo se, desde que, a menos que, sem que (= se no), contanto que, dado que, a no ser que, uma vez que (com o verbo no subjuntivo). Iniciam uma orao em que se indica uma hiptese ou uma condio necessria para que seja ou no realizado o que foi dito na orao anterior. Exemplo: Seu exame foi marcado para tarde, a no ser que voc prefira pela manh. e) concessiva: embora, que, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que, por mais que, por menos que, apesar de que, nem que, suposto que. Servem para ligar duas oraes, sendo que a segunda admite um fato contrrio ao da orao principal, mas incapaz de impedi-lo. Exemplo: Eles continuaram fazendo os exerccios, se bem que estivessem muito fatigados. f) conformativa: conforme, como (= conforme), segundo, consoante. Iniciam uma orao subordinada em que se exprime o modo ou a conformidade de um pensamento com o da orao principal. Exemplo: A tempestade caiu segundo havia dito o caipira. g) final: para que, porque (= para que), que (= para que), a fim de que.

Iniciam uma orao que indica o objetivo, a inteno, a finalidade da declarao expressa na orao principal. Exemplo: Parei-o para que me explicasse aquela histria de aumento. h) proporcional: medida que, ao passo que, proporo que, enquanto, quanto mais... mais, quanto mais... tanto mais, quanto mais... menos, quanto mais... tanto menos, quanto menos... menos, quanto menos... tanto menos,, quanto menos... mais, quanto menos... tanto mais. Servem para iniciar uma orao em que se expressa um fato a realizar-se ou para realizar-se ao mesmo tempo com o da orao principal. Exemplo: Os meninos tornavam-se agressivos e tensos proporo que o tempo passava. i) temporal: quanto, antes que, depois que, at que, logo que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que (= desde que), eis que, eis seno que, (eis) seno quando. So utilizadas para iniciar uma orao subordinada indicadora de circunstncia de tempo. Exemplo: Mal amanheceu o dia, l vem aquele bem-te-vi me atazanar. Assim, na utilizao de um perodo podem ser estabelecidas diferentes relaes entre duas ou mais oraes, dependendo do uso dos elementos relacionais (as conjunes). Observe-se: Falou com tal firmeza que todos acreditaram. (relao de conseqncia) Como falou com firmeza, todos acreditaram. (relao de causa) Falou com firmeza e todos acreditaram. ( relao de adio) medida que falava com firmeza, todos acreditavam. (relao de proporo) Quando falava com firmeza, todos acreditavam. (relao de tempo) Falava com firmeza para que todos acreditassem. (relao de finalidade) Falava com firmeza, mas nem todos acreditavam. (relao de oposio) Todos acreditavam conforme falava com firmeza. (relao de conformidade) Falava com firmeza, portanto, todos acreditavam. (relao de concluso) Todos acreditavam, pois falava com firmeza. (relao de explicao) Se falasse com firmeza, todos acreditariam. (relao de condio) Falava com firmeza ou nem todos acreditavam. (relao de alternncia)

Um mesmo elemento de ligao pode ser usado para criar relaes diferentes de um significado, conforme os exemplos a seguir com a conjuno como: Como chegou cedo, foi at a casa da irm. (relao de causa) Como tnhamos previsto, foi at a casa da irm. (relao de conformidade) Como o primo, foi at a casa da irm. (relao de comparao)

Preposies
8

Funcionam como termos coesivos, dando sentido ao texto e formando idias. Segundo Celso Cunha, seu emprego . Normalmente, recurso de alto valor estilstico, por assumir ela na construo sinttica plenitude de seu contedo significativo (Gramtica do portugus Contemporneo, Rio de Janeiro: Nova fronteira, p. 562). a) Preposio a: 1. Pode ser usada para indicar fatos habituais: No h expediente aos domingos. 2. D idia de breve regresso: Neste fim de semana vou a Braslia. (vou e volto) 3. D idia de movimento no espao e no tempo: Diariamente ele vai da Avenida Paulista a Congonhas. (espao) Farei isso daqui a quinze dias. (tempo) b) Preposio ante: Indica anterioridade relativa a um limite: Entrou abatido e parou ante o chefe carrancudo. c) Preposio aps: Indica posterioridade em relao a um limite prximo: Levantou-se aps alguns momentos e saiu de fininho. d) Preposio at: Indica a aproximao de um limite no espao e no tempo com insistncia nele: Saiu tateando na escurido at chegar ao quarto. (espao) De janeiro at fevereiro, a temperatura da Rssia caiu a menos de 23 graus. (tempo) e) Preposio com: Pode indicar associao, companhia, adio noes de modo, meio, causa, concesso: Sua proposta foi recebida com indignao. (modo) Chegaram agora ele com o irmo e a namorada. (adio) Sai diariamente com o deputado. (companhia) f) Preposio contra: 9

Pode indicar direo a um limite prximo, direo contrria ou, segundo o contexto, uma noo de oposio ou de hostilidade. Chorando, pede perdo e aperta-se contra o noivo. (limite prximo) Todos os amigos agora estavam contra ele. (noo de oposio, hostilidade) g) Preposio de: Indica procedncia, origem, afastamento de um limite, de um ponto, traz noes de causa e posse. Chegou de Santo ngelo e no falou com ningum. (procedncia) Metia medo de to feio que era. (causa) O cachorrinho pulava de l para c. (afastamento) h) Preposio desde: uma intensificao da preposio de e indica afastamento de um limite com insistncia no ponto de partida. O rio Amazonas vem desde o Peru at a costa Norte do Brasil. i) Preposio em: Indica um limite de interioridade, uma situao dentro de: A cidadezinha estava em festa. A nota sobre o adiamento do concurso corria de sala em sala. j) Preposio entre: Indica uma posio entre dois limites. Interioridade. Ele apareceu sorridente entre duas loiras. k) Preposio para: Da idia de ida e permanncia, finalidade, direo, perspectiva. Difere da preposio a por dar maior destaque ao ponto de partida, predominando a idia de direosobre a do trmino do movimento. Eu vou para Braslia. (vou e fico) Com todo aquele movimento, ele no sabia para onde ir. (direo) l) Preposio perante:

10

Traz idia de presena, confronto, anterioridade em relao a um limite: No disse uma palavra enquanto esteve perante o juiz. m) Preposio por e per: Trazem idia de durao, de resultado de aproximao. Vou andando por a, nos caminhos da vida. Pela ltima vez olhou a ex-namorada. O gato corria apressado por cima do muro. A chuva diminuiu pelo oitavo dia. n) Preposio sem: Traz idia de subtrao, desacompanhamento, ausncia: Era um dia de vero, quente, cu claro e sem nuvens. (ausncia) Estava triste, cabisbaixo, sem um amigo sequer. (desacompanhamento) o) Preposio sob: Traz, conotativa ou denotativamente, idia de inferioridade em relao a um limite. Para o policial, aquele volume sob a camisa indicava a existncia de uma arma. Sob o governo de JK, 50 anos foram feitos em 5. p) Preposio sobre: Traz, conotativa ou denotativamente, idia de superioridade ou tempo aproximado. Por que a tristeza? Veja quantas nuvens bonitas sobre vossas cabeas. As frutas traziam um colorido diferente sobre a mesa. q) Preposio trs: Apresenta idia de situao posterior, mas atualmente e substituda pelas locues atrs de e depois de ou pela palavra aps.

Expresses denotativas
So igualmente elos coesivos e estabelecem conexes de significado entre as partes das oraes, do perodo ou do texto. So elas: a) de exemplificao, conseqncia: assim,desse modo, por exemplo, a saber, isto . Exemplo: Assim, encontramos, por exemplo, substantivos adjetivados. b) de esclarecimento, retificao: isto , digo, quer dizer, melhor, ou seja, em outras palavras. Exemplo: H gramticos que exageram na proteo ao idioma, quer dizer, s aceitam a norma culta, at mesmo no falar. c) de acrscimo, de argumento: alm, alm do mais, alm disso, alm de tudo, alis. Exemplo: De vez em quando, se percebe candidatos que se esforam por aprender alm daqueles quem conhecem toda a matria e no tm problemas. 11

d) de gradao, de incluso e de excluso: at, mesmo, at mesmo, inclusive, tambm, apenas, menos, sequer, salvo, s, ao menos, no mnimo. Exemplo: Na viagem para o Nordeste ela queria colocar na mala botas, casacos de couro, meias grossas de algodo e, at mesmo, um casaco de astrac forrado com veludo. bom no esquecer que, s vezes, embora haja coeso, h idias que podem ficar implcitas, tornando o texto incoerente, por m escolha dos termos coesivos. Exemplo: uma jovem muito bonita e, apesar de ser morena, pode ser miss. Observe-se a incoerncia e a discriminao. Quer dizer que as morenas no podem ser misses?

12

Anda mungkin juga menyukai