Anda di halaman 1dari 22

Manual Veterinrio de Colheita e Envio de Amostras

2010
Sade Pblica Veterinria
Centro Pan-Americano de Febre Aftosa

Captulo 2

RUMINANTES, EQUDEOS E SUDEOS

Autores Edviges Maristela Pituco Claudia Del Fava Claudia Pestana Ribeiro Josete Garcia Bersano Simone Miyashiro Centro de P & D de Sanidade Animal Instituto Biolgico (APTA/SAA-SP) 34 35

Sangue
O sangue representa cerca de 8% do peso corporal de um animal. As anlises do sangue so importante apoio ao diagnstico clnico. Pode ser colhido com seringa e agulha e transferido para recipientes de diferentes capacidades, com ou sem anticoagulante, ou colhido em tubos a vcuo que, por serem hermticos, garantem a esterilidade da amostra, o que desejvel em toda puno venosa. Para serem representativas, as amostras de sangue devem ter sua composio e integridade mantidas durante as fases pr-analticas de colheita, manuseio, transporte e eventual armazenagem. Antes da colheita de sangue para a realizao de exames laboratoriais, importante conhecer, controlar e, se possvel, evitar algumas variveis que podem interferir na exatido dos resultados. Classicamente, so referidas como condies pr-analticas variao na dieta e uso de medicamentos. Outros aspectos, como o uso de gel separador, anticoagulantes e conservantes e a hemlise podem tambm ser causa de variao dos resultados.

36

37

1. Material
Sangue

a) Obteno de soro
Colher o sangue em tubo sem anticoagulante; manter o tubo inclinado em temperatura ambiente at o sangue coagular e retrair o cogulo, exsudando o soro (30 a 60 min). Transferir o soro para outro tubo (tampa com rosca ou tipo Eppendorf). Se for utilizado tubo com gel separador, ser necessrio centrifugar o sangue no mnimo 30 minutos aps a colheita e no mximo 2 horas e enviar o soro no prprio tubo.

b) Sangue total
O sangue dever ser colhido e enviado em tubo com anticoagulante (EDTA k2). Homogeneizar suavemente, invertendo o tubo (cerca de 6 vezes)

2. Onde colher
a) Veia jugular; b) Veia coccgea; c) Veia mamria; e d) em sunos, veia
cava cranial

3. Como colher
Utilizar sistema a vcuo ou seringa e agulha

a) Pesquisa de anticorpos

5. Exames b) Pesquisa direta

do agente

4. Recipiente e quantidade
sem anticoagulante: capacidade 10 mL.

a) Tubo de ensaio

b) Tubo de ensaio
com EDTA K2: capacidade 5 mL

6. Temperatura da amostra para transporte


a e b) Refrigerada (+2C a +8C)

7. Tempo crtico para chegada ao laboratrio


At 48 horas
39

38

Colheita de sangue com Sistema a Vcuo


PASSO A PASSO
1. Rosquear a agulha no adaptador. Retirar a capa protetora da agulha somente no momento da puno; (guras a e b) 2. Realizar antissepsia do local escolhido para puno; passar algodo embebido em lcool a 70%, na direo do pelo; 3. Retirar a capa da agulha e fazer o garrote; 4. Puncionar a veia; (gura c) 5. Introduzir o tubo no adaptador, pressionando-o at o limite; (guras d e e) 6. Esperar o sangue parar de uir para dentro do tubo, s ento retirar o tubo, assegurando a devida proporo sangue/anticoagulante; (gura f) 7. Soltar o garrote e s depois retirar o tubo e em seguida a agulha; 8. Separar a agulha do adaptador e descart-la em recipiente para perfuro-cortantes.

c d

e f

40

41

Colheita de sangue com Seringa e Agulha


PASSO A PASSO
1. Encaixar a agulha na seringa, sem retirar a capa protetora. Certicar-se de que a agulha esteja bem encaixada; (gura a) 2. Movimentar o mbolo da seringa (para frente e para trs) para retirar o ar; (gura b) 3. Fazer a antissepsia do local escolhido para puno; passar algodo embebido em lcool a 70%, na direo do pelo; 4. Retirar a capa da agulha e fazer o garrote; 5. Introduzir a agulha na veia e puxar o mbolo da seringa lentamente, para que o sangue possa uir; (gura c) 6. Colher aproximadamente 10 mL de sangue; 7. Soltar o garrote aps a venopuno; 8. Separar a agulha da seringa. Descartar a agulha em recipiente para perfuro-cortantes (gura d). Lembre-se: Nunca reencapar as agulhas. 9. Transferir o sangue da seringa para um tubo de ensaio com ou sem anticoagulante. Para evitar hemlise, o sangue deve uir lentamente pela parede do tubo; (gura e) 10. Descartar a seringa em saco plstico apropriado ou no mesmo recipiente em que foi descartada a agulha.
42

d e

43

BOAS PRTICAS DE COLHEITA PARA PREVENO DA HEMLISE


Antes de iniciar a puno, deixar que o lcool utilizado na antissepsia seque. Evitar usar agulhas de menor calibre. No colher sangue de rea com hematoma ou equimose. Em colheitas de sangue a vcuo, puncionar a veia do animal com o bisel voltado para cima. Perfurar a veia com a agulha em um ngulo oblquo de insero, de 30 graus ou menos. Esse procedimento visa a prevenir o choque direto do sangue na parede do tubo, o que pode hemolisar a amostra, e tambm a evitar o reuxo do sangue do tubo para a veia do animal. Esperar o sangue parar de uir para dentro do tubo, antes de trocar o tubo por outro, assegurando a devida proporo sangue/ anticoagulante. Tubos com anticoagulante com volume insuciente ou com excesso de sangue alteram a proporo correta de sangue/aditivo, podendo levar a hemlise e a resultados incorretos. Em colheitas com seringa, vericar se a agulha est bem adaptada, a m de evitar a formao de espuma; no puxar o mbolo da seringa com muita fora. Descartar a agulha, passar o sangue, fazendo-o deslizar cuidadosamente pela parede do tubo e cuidando para que no haja contaminao do bico da seringa com o anticoagulante ou ativador de cogulo contido no tubo. No espetar a agulha na tampa do tubo, para transferncia do sangue da seringa para o tubo, porque pode ocorrer uma presso positiva, o que provoca, alm da hemlise, o deslocamento da rolha do tubo.
44

BOAS PRTICAS PS-COLHEITA PARA PREVENO DA HEMLISE


O sangue colhido no deve car exposto a temperaturas muito elevadas ou mesmo exposio direta luz, para evitar hemlise e/ou degradao. Homogeneizar a amostra de sangue com anticoagulante suavemente por inverso de 5 a 10 vezes, no agitar o tubo. O sangue total nunca deve ser congelado, se necessrio estocar, manter refrigerado, lembrando que dever chegar no laboratrio dentro de 48 horas. O soro poder ser congelado a - 20C, por at um ms. Nunca congelar soro com cogulo em tubo sem gel separador. No deixar o sangue em contato direto com gelo. No centrifugar a amostra de sangue em tubo para obteno de soro antes do trmino da retrao do cogulo, pois a formao do cogulo ainda no est completa, podendo levar ruptura celular. Quando utilizar um tubo primrio com gel separador, a separao (centrifugao) do soro deve ser efetuada dentro de no mnimo 30 minutos e no mximo 2 horas aps a colheita. Tubos com gel separador no podem ser centrifugados em baixas temperaturas, uma vez que as propriedades de uxo do gel relacionam-se com a temperatura. A formao da barreira de gel pode ser comprometida caso o tubo seja resfriado antes ou durante a centrifugao. Para otimizar o uxo e evitar aquecimento, ajustar as centrfugas refrigeradas a 25 C. No usar o freio da centrfuga com o intuito de interromper subitamente a centrifugao dos tubos, pois esta brusca interrupo pode provocar hemlise.
45

TABELA DE MEDIDAS DE AGULHAS


Mtrico (mm) Gauge/ Polegadas Cor do Canho
A cor do canho dene o dimetro da agulha

TUBOS COM ANTICOAGULANTE


EDTA K2 DIPOTSSICO EDTA K2 DIPOTSSICO COM GEL SEPARADOR HEPARINA

TUBOS SEM ANTICOAGULANTE


TUBO TUBO SILICONIZADO SILICONIZADO COM GEL SEPARADOR

1,60 X 40

16G 1 1/2

BRANCO

Tampa verde

Tampa vermelha

Tampa branca

1,00 X 25 1,00 X 30

19G 1 19G 1 1/4

TUBOS PARA COLHEITA DE SANGUE

CREME

TUBOS

1,20 X 25 1,20 X 40

18G 1 18G 1 1/2

0,70 X 25 0,70 X 30

22G 1 22G 1 1/4

PRETO

Centrifugao

Centrifugao

PREPARO

0,80 X 25 0,80 X 30 0,80 X 40

21G 1 21G 1 1/4 21G 1 1/2

0,45 X 13

26G 1/2

CASTANHO

Pesquisas de anticorpos

Cogulo Soro

0,55 X 20

24G 3/4

0,38 X 13

27 5G 1/2

Indicaes de uso Puno venosa: Branca bovinos e bubalinos; Rosa bovinos, equdeos, sudeos e pequenos ruminantes; Creme pequenos ruminantes; Verde pequenos ruminantes Puno articular: verde, violeta, castanho e cinza; Aves preto e verde

46

Pesquisas de anticorpos

Exames Bioqumicos e toxicolgicos

Isolamento Biologia Molecular

Isolamento Biologia Molecular

CINZA

EXAMES

Cogulo Soro separado por Gel

Sangue total Plasma Anel de Leuccitos

Sangue total Plasma Anel de Leuccitos

PRODUTO FINAL

VIOLETA

Sangue total Plasma

Centrifugao (1500-2000g/10min), no mnimo 30 minutos e no mximo 2 horas aps a colheita

Repouso 30 a 60 min.

Centrifugao No mximo em at 2 horas aps a colheita

VERDE

Tampa amarela

Tampa lils

ROSA

47

Pele e mucosas
A etiologia das enfermidades que afetam a pele muito variada, incluindo, entre outras, causas parasitrias, bacterianas, fngicas, virais, neoplsicas, nutricionais, txicas, fsicas, congnitas e genticas. O diagnstico no to fcil, pois a pele est exposta a fatores externos (contaminao e efeito do sol) que modicam substancialmente o aspecto e a evoluo das leses. Das doenas que acometem as mucosas, a principal a estomatite, que abrange o complexo de enfermidades vesiculares, tais como a febre aftosa, a estomatite vesicular e a varola bovina, que tm em comum a propriedade de provocar nas espcies afetadas a formao de vesculas contendo lquido incolor ou ligeiramente sanguinolento, tpico dessas doenas. O diagnstico se baseia em informaes clnicas, epidemiolgicas e laboratoriais. O diagnstico deve ter sempre um carter diferencial. Os materiais de eleio para diagnstico so fragmentos de epitlio e de mucosas e exsudato (lquido vesicular) provenientes de leses linguais, bucais, podais ou de bere. Alm disso, para pesquisa direta de agente em possveis portadores do vrus de febre aftosa, utiliza-se material esofgico-farngeo. A pesquisa de anticorpos em
soro tem sido utilizada para demonstrar ausncia de infeco, determinar a prevalncia em estudos soroepidemiolgicos, avaliar a resposta humoral aps vacinao e desao para os programas de erradicao e vigilncia. Em raras situaes, a sorologia pode ser utilizada como ferramenta de diagnstico denitivo.

Principais doenas de pele e mucosas e espcies acometidas


ESPCIES ACOMETIDAS DOENAS Febre aftosa Estomatite vesicular Lngua azul Varola/vaccnia (orthopoxvirus) Pseudovarola Ectima contagioso Rinotraqueite infecciosa bovina/ vulvo vaginite postular infecciosa Diarria viral bovina Doena Vesicular do suno Exantema Vesicular do suno X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X -

48

49

Material para colheita de amostras para diagnstico de doenas de pele e mucosas


Tubos (Tipo Falcon) com meio conservante Coletor universal com meio conservante

Porta-lminas Punch para bipsia Luvas Tubo tipo KMA (tampa com rosca) Microtubos tipo Eppendorf Tubos com tampa com rosca Lmina de bisturi Papel-toalha Pina Cabo de bisturi Tesoura cirrgica

Suabes e meios conservantes para transporte

Lmina de bisturi

Coletor universal

Agulha para colheita de sangue a vcuo

Lmina para microscopia

Tubos a vcuo para colheita de sangue, com gel separador, sem e com anticoagulante 50

Coletor de raspado esofgico-farngeo (copo de Probang)

Sistema para colheita de sangue a vcuo

Seringa e agulhas 51

Amostras para diagnstico de doenas de Pele e Mucosas


1. Material
Lquido e tecido epitelial vesicular

a) Todo o contedo
da vescula

3. Quantidade

b) Cerca de 2 g de
epitlio (1 a 2 cm2)

a) Nenhum

b) Lquido de Valle com pH 7,4 a 7,8; ou

4. Meio

2. Como colher

Meio Eagle 2 vezes concentrado, com antibitico e pH 7,2-7,6

a) Lquido Vesicular.

Caso as vesculas estejam ntegras (no rompidas), colher o lquido vesicular, com o auxlio de seringa e agulha estril

Colhendo lquido ves icular de um bovino afetado po r febre aftosa

a) Tubo de ensaio
estril com tampa com rosca (5 mL)

b) Tecido Epitelial Vesicular.

b) Tubo de ensaio estril contendo meio apropriado em quantidade suciente para que as amostras quem submersas

5. Recipiente

Colher, com tesoura ou bisturi e pina estril, fragmentos de epitlio vesicular, incluindo as bordas das leses das regies oral, nasal, podal e de glndula mamria
NOTA

6. Temperatura da amostra para transporte


Refrigerada (+2C a +8C)
Extensa leso de boca em um bovino afetado por febre aftosa

7. Tempo crtico para chegada ao laboratrio


No caso de suspeita de doe na vesicular, o servio ocial dev er ser imediatamente informa do. As amostras s devem ser colh idas por prossionais do servio ocial e enviadas sob condies de segurana para laboratrios autorizados, para prevenir a disseminao da doena.
IMPORTANTE

As patas e beres, antes da colheita, devem ser lavados com gua limpa para remoo de sujeiras (no utilizar nenhum tipo de sabo ou antissptico)

At 48 horas

8. Exames
Pesquisa direta do agente

52

pao Leses no es o de um bovin interdigital

Leses no te to de vaca, pr ovocadas pelo vrus da varola bovin a

53

1. Material

Lquido esofgico farngeo (LEF)

Mucosa da regio farngea e anterior do esfago

2. Onde colher

Introduo do coletor na boca do

animal

trizes as dire NOTA o com e sade ord ial De ac gramas d mater os pro colheita de er d v a l, de anima o-farngeo te pelo sofgic ada somen ial. e z Oc ali ser re Veterinrio o Servi

4. Quantidade
Volume de muco (ideal: 15 mL, mnimo: 5 mL) diludo em igual volume de meio

3. Como colher

5. Meio
Earle 2 vezes concentrado, com antibitico e pH 7,4-7,6

Antes da colheita, os animais devero permanecer em jejum, se possvel, por um perodo de 12 horas; Uma hora antes da colheita, Realizao dos movimentos administrar gua para eliminar para a colheita do LEF eventuais restos alimentares; Colher as amostras de LEF por meio de coletores (copo Probang) previamente esterilizados, utilizando um para cada animal. Se no houver um nmero suciente de coletores, realizar a lavagem em gua limpa e desinfetar em gua fervente antes de colher amostra em outro animal e assim sucessivamente. Transferi Introduzir o coletor por sobre a lngua do animal conte r o do do pressionando-o levemente na glote at o copo ser copo coletor engolido pelo animal (certicar que o coletor no para frasco de esteja na traquia, situao em que o animal ir boca larga tossir, tentando expelir o objeto); Realizar o raspado da mucosa esofgica-farngea, fazendo movimentos suaves com o coletor (at 5 vezes) e retir-lo com cuidado para no derramar o contedo; Transferir o material LEF para frasco de boca larga e adicionar uma quantidade igual de Meio Earle 2X; Fechar o frasco, agitar e realizar a desinfecao externa.
54

6. Recipiente
Frasco de boca larga, com tampa de rosca, esterilizado

7. Temperatura da amostra para transporte


FOTO: LUS DAS

Refrigerada (+2C a +8C); ou Congelada (-20C)

8. Tempo crtico para chegada ao laboratrio


Amostras para ensaios com ns legais devem ser lacradas ou seladas de modo que o acesso a elas seja possvel somente pelo rompimento do lacre ou selo .
NOTA

At 48 horas

9. Exames
Pesquisa direta do agente (Febre Aftosa)
55

1. Material
Exsudato (secrees)

rio Solicitar ao laborat io apropriado. o me

NOTA

4. Exames
a) Pesquisa de vrus b) Pesquisa de bactrias

2. Onde colher
Mucosas oral, nasal ou outro tecido afetado por um processo inamatrio
Meios conservantes para transporte da amostra (Tioglicolato de sdio, BHI e Eagle)

5. Meio
a) Eagle 2 vezes concentrado, com antibitico e 10% Soro Fetal Bovino (pH 7,4-7,6) b) Tioglicolato
de sdio

3. Como colher

6. Recipiente
Tubo de ensaio esterilizado

Colher com suabe estril, friccionando energicamente o local

Acondicionando suabe em meio Tioglicolato de sdio

7. Temperatura da amostra

para transporte

Refrigerada (+2C a +8C)


NOTA

Utilizar um suabe para cada amostra.


56

8. Tempo crtico para chegada ao laboratrio


At 48 horas
57

1. Material
Bipsia de pele e mucosa

a e b) Fragmentos com, no mnimo, 0,5 cm de dimetro por 0,3 cm de espessura

5. Quantidade

2. Onde colher
De preferncia na rea de transio com e sem leso b

a) 3 mL de Eagle

6. Meio
b) Formol tamponado 10% (Volume de formol, pelo menos, 10 vezes maior que o volume de tecido a ser xado)

3. Como colher
Com punch, tesoura, pina e bisturi c

ou soluo salina siolgica - (NaCl 0,9%) estril

a) Tubo de ensaio esterilizado,


capacidade de acordo com o tamanho do fragmento

de acordo com o tamanho do fragmento

b) Frasco, capacidade

7. Recipiente

Realizar tricotomia e antissepsia; a. Inserir o punch, gir-lo e retirar fragmento; b. Com auxlio de pina e tesoura, cortar o fragmento para a bipsia; c. Fragmento extrado; d. Submergir um fragmento em meio Eagle (ou em soluo salina); e e. outro fragmento em formol 10%.

8. Temperatura da amostra para transporte


a) Refrigerada (+2C a +8C)
d e

b) Ambiente ou Refrigerada (+2C a +8C). Nunca congelar

9. Tempo crtico para chegada ao laboratrio


a) At 48 horas b) Remeter no mesmo tempo que as amostras refrigeradas. Os fragmentos em soluo de formol 10%, mesmo no completamente xados, podem ser enviados ao laboratrio.
59

a) Pesquisa direta do agente


58

4. Exames

b) Histopatolgico

1. Material
Raspado de pele

5. Meio
Nenhum

6. Recipiente
Coletor universal

2. Onde colher
Na periferia das reas lesionadas

Nonononon nonon non

3. Como colher
Fazer o raspado profundo com lmina de bisturi

7. Temperatura da amostra para transporte


Refrigerada (+2C a +8C)

8. Tempo crtico 4. Quantidade


Cerca de 1 g

para chegada ao laboratrio


At 48 horas

9. Exames
Pesquisa direta do agente
60 61

1. Material
Sangue

a) Obteno de soro
Colher o sangue em tubo sem anticoagulante; manter o tubo inclinado em temperatura ambiente at o sangue coagular e retrair o cogulo, exsudando o soro (30 a 60 min). Transferir o soro para outro tubo (tampa com rosca ou tipo Eppendorf). Se for utilizado tubo com gel separador, ser necessrio centrifugar o sangue no mnimo 30 minutos aps a colheita e no mximo 2 horas e enviar o soro no prprio tubo.

b) Sangue total
O sangue dever ser colhido e enviado em tubo com anticoagulante (EDTA k2). Homogeneizar suavemente, invertendo o tubo (cerca de 6 vezes)

2. Onde colher
a) Veia jugular; b) Veia coccgea; c) Veia mamria; e d) em sunos, veia
cava cranial

3. Como colher
Utilizar sistema a vcuo ou seringa e agulha

a) Pesquisa de anticorpos

b) Pesquisa direta

5. Exames

do agente

4. Recipiente e quantidade
sem anticoagulante: capacidade 10 mL.

a) Tubo de ensaio

b) Tubo de ensaio
com EDTA K2: capacidade 5 mL

6. Temperatura da amostra para transporte


a e b) Refrigerada (+2C a +8C)

7. Tempo crtico para chegada ao laboratrio


At 48 horas
63

62

Sistema respiratrio
As doenas respiratrias so multifatoriais e provocam mortalidade, especialmente em animais jovens. Alteraes climticas, manejo zootcnico e instalaes inadequadas estressam e debilitam o animal, predispondo-o a infeces. O diagnstico deve basear-se no conjunto de informaes, tanto clnicas quanto epidemiolgicas e na conrmao laboratorial. O material clnico de eleio para o diagnstico diferencial deve incluir tecido pulmonar e linfonodos regionais e secrees respiratrias e oculares. O soro sanguneo pode auxiliar no diagnstico.

Principais doenas do sistema respiratrio e espcies acometidas


ESPCIES ACOMETIDAS DOENAS Tuberculose (Mycobacterium bovis) e outras micobacterioses Linfadenite caseosa Pleuropneumonia contagiosa (Micoplasmose, Actinobacilose) Pneumonia causada por agentes piognicos Doena de Aujeszky Rinite atrca (Bordetella bronchiseptica e Pasteurella multocida) Inuenza Vrus Sincicial Respiratrio Mormo Rinopneumonite equina Arterite viral equina Maedi-Visna

X X

X X

X X X

X X X

X X

X X X -

X X X X -

X X X

X X -

X X X X X 65

64

Material para colheita de amostras para diagnstico de doenas do sistema respiratrio

Tbua para corte de rgos

Coletor universal estril

Pedra para aar facas Meios para transporte de amostras (BHI, A3XB, Eagle) Tubos a vcuo para colheita de sangue, com gel separador, sem e com anticoagulante Facas

Tesoura para destrinchar ossos

Tesouras cirrgicas

Microtubos tipo Eppendorf

Tubos com tampa com rosca

Suabe estril (Comercial) Tubo tipo KMA (tampa com rosca)

Agulha para colheita de sangue a vcuo

Pina dente de rato Cabo de bisturi Lmina de bisturi Cary Blair 67

Sistema para colheita de sangue a vcuo 66

Amostras para diagnstico de doenas do sistema respiratrio


1. Material
Pulmo e linfonodos

a) Fragmentos de 20 g e, pelo b) Fragmentos de 3x1x1 cm menos, um linfonodo regional de cada rgo

5. Quantidade

a) Nenhum

2. Onde colher
rgo acometido e linfonodos regionais

b) Formol tamponado 10% (volume de formol, pelo menos 10 vezes maior que o volume de tecido a ser xado)

6. Meio

3. Como colher
Com tesoura e pina estril, colher fragmentos das reas com leses (caseosa, purulenta, marmorizada, outras)
NOTA

Leses caseosas em pulmo de animal acometido por tuberculose

a) Coletor

universal estril

b) Frasco, capacidade de acordo


com o tamanho do fragmento

7. Recipiente

8. Temperatura da amostra para transporte


a) Refrigerada
(+2C a +8C)

b) Ambiente ou Refrigerada (+2C a +8C)

Fragmento de leso o material de eleio para diagnstico de tuberculose.

9. Tempo crtico para chegada ao laboratrio


a) At b) Histopatolgico
48 horas refrigerada. Os fragmentos em soluo de formol 10%, mesmo no completamente xados, podem ser enviados ao laboratrio

4. Exames
68

b) Remeter no mesmo tempo que a amostra

a) Pesquisa direta do agente

69

1. Material
Secrees

5. Meio
a) Submergir o suabe
em 2 mL de Eagle 2 vezes concentrado, com antibitico a
Meio Eagle

2. Onde colher
Narinas

b) Submergir o suabe em 2 mL de: A3XB para Mycoplasma spp; e Tioglicolato de sdio, BHI ou Cary Blair para outras bactrias

3. Como colher
Limpar o local com gaze estril umedecida em soluo siolgica, retirando crosta, se houver. Colher com suabe estril, friccionando energicamente o local, utilizando um suabe para cada narina. Submergir o suabe no meio para transporte indicado.

b Meio BHI

6. Recipiente
Tubo de ensaio estril com meio apropriado

7. Temperatura da amostra

para transporte
Refrigerada (+2C a +8C)

4. Exames
a) Pesquisa de vrus
70

b) Pesquisa de bactrias

Soro sanguneo pode auxiliar no diagnstico de algumas doe nas respiratrias; por esse motivo, enviar o soro junto com o material par a pesquisa direta do agente.

NOTA

8. Tempo crtico
para chegada ao laboratrio
At 48 horas
71

1. Material
Sangue

a) Obteno de soro
Colher o sangue em tubo sem anticoagulante; manter o tubo inclinado em temperatura ambiente at o sangue coagular e retrair o cogulo, exsudando o soro (30 a 60 min). Transferir o soro para outro tubo (tampa com rosca ou tipo Eppendorf). Se for utilizado tubo com gel separador, ser necessrio centrifugar o sangue no mnimo 30 minutos aps a colheita e no mximo 2 horas e enviar o soro no prprio tubo.

b) Sangue total
O sangue dever ser colhido e enviado em tubo com anticoagulante (EDTA k2). Homogeneizar suavemente, invertendo o tubo (cerca de 6 vezes)

2. Onde colher
a) Veia jugular; b) Veia coccgea; c) Veia mamria; e d) em sunos, veia
cava cranial

3. Como colher
Utilizar sistema a vcuo ou seringa e agulha

a) Pesquisa de anticorpos

5. Exames b) Pesquisa direta

do agente

4. Recipiente e quantidade
sem anticoagulante: capacidade 10 mL.

a) Tubo de ensaio

b) Tubo de ensaio
com EDTA K2: capacidade 5 mL

6. Temperatura da amostra para transporte


a e b) Refrigerada (+2C a +8C)

7. Tempo crtico para chegada ao laboratrio


At 48 horas
73

72

Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento - MAPA Departamento de Sade Animal Esplanada dos Ministrios Bloco D, Anexo A, Sala 301 70043-900 - Braslia, DF - Brasil Tel.: 00 55 61 3218-2701 Fax: 00 55 61 3226-3446 http://www.agricultura.gov.br 0800 - 7041995 Organizao Pan-Americana da Sade OPAS/OMS Sade Pblica Veterinria Centro Pan-Americano de Febre Aftosa PANAFTOSA Av. Presidente Kennedy, 7778 CEP: 25040-004 Duque de Caxias, Rio de Janeiro Brasil Tel.: 00 55 21 3661-9003 Fax: 55 21 3661-9001 http://www.panaftosa.org.br

Sade Pblica Veterinria

Centro Pan-Americano de Febre Aftosa

Anda mungkin juga menyukai