Anda di halaman 1dari 48

patrocnio principal apresenta

Ano I Abril de 2012 distribuio gratuita

Tudo o que precisas de saber para o teu ERASMUS!

apoio

apoio

patrocnio

EDITORIAL

FICHA TCNICA
Edio especial da Revista FORUM ESTUDANTE

Vinte e cinco anos depois,


evidente que o Programa ERASMUS mudou a vida de centenas de milhares de jovens europeus que experimentaram, na prtica, a essncia do esprito europeu. Uma ideia relativamente simples mexeu com uma gerao que hoje percebe como ningum que as fronteiras antigas podem ser ultrapassadas e que as diferenas dentro da Europa constituem uma riqueza. Para eles, o sonho europeu faz sentido. A mobilidade de estudantes entre instituies de ensino superior fez fluir culturas e construir pontes entre pessoas e comunidades. Foi nascendo uma Gerao ERASMUS. Ao contrrio de muitas outras dimenses da construo europeia que so burocrticas e distantes, este Programa percebido por todos os europeus e tem crescido a olhos vistos. O ERASMUS fez mais pela construo da Europa junto dos seus cidados que mil fundos estruturais. Nunca o gnio dos lderes europeus teve o sucesso que este programa evidencia. Dessa forma, percebe-se o entusiasmo de alargar, em 2014/2020, o selo de ERASMUS a muitos outros programas, no pacote ERASMUS PARA TODOS. Para Portugal, os resultados so tambm muito claros, quer em termos quantitativos (dos 25 estudantes iniciais at aos actuais 6.000 muito caminho foi percorrido) quer em termos qualitativos (recorrentemente, os ex-Erasmus referem a participao no programa como uma experincia fantstica). De igual forma, como destino de estudantes estrangeiros, Portugal est muito bem cotado, com um 9 lugar entre os pases participantes. Quer para os que vo, quer para os que chegam, ERASMUS em portugus sinnimo de algo brilhante. Por tudo isso, celebrar os vinte e cinco anos do Programa ERASMUS fundamental. Num tempo de crise europeia uma oportunidade nica de sublinhar o sentido profundo deste projeto. Este Guia, conjuntamente com o Portal e os Happy-hours, uma das formas de celebrar este sucesso, incentivando cada vez mais estudantes portugueses a fazer esta experincia. Todos temos a ganhar. Rui Marques Director-geral Forum Estudante

WWW.FORUM.PT PROPRIEDADE E PRODUO DE Press Forum, Comunicao Social, SA CAPITAL SOCIAL 60.000,00 NIF: 502 981 512 PERIODICIDADE Anual DEPSITO LEGAL N. 510787/91
Isento de registo ao abrigo do Decreto Regulamentar n. 8/99 de 9 de Junho, art 12, n 1 a)

SEDE Tv. das Pedras Negras, n 1 - 4 1100-404 Lisboa Tel.: 21 885 47 30 - Fax: 21 887 76 66 DIREO Gonalo Gil EDIO Caroline Pimenta (coordenadora) DESIGN Miguel Rocha ILUSTRAO Odeley PUBLICIDADE Tel.: 218 854 730 Vanessa Neto vanessa.neto@forum.pt Pedro Fidalgo Marques pedro.marques@forum.pt MARKETING&COMUNICAO Elisabete Vila Viosa elisabete.vilavicosa@forum.pt DISTRIBUIO Vitor Silva vitor.silva@forum.pt PRODUO Agenda Comum Rua do Caseiro, 91 - vilar 3810-175 aveiro Tel.: 234343876 - FAX: 234347945 geral@agendacomum.pt www.agendacomum.pt TIRAGEM 20.000 ex.

SUMRIO
04 Erasmo de Roterdo 06 Programa Erasmus: o que e o que podes fazer 08 Informao Prtica 10 Entrevista a Filipe Arajo, Embaixador Erasmus 12 Experincias Erasmus 18 De partida para Erasmus 20 O programa em nmeros 22 Bolsas Erasmus 24 Destinos de eleio 26 Viso dos especialistas 32 Entrevista a Isabel Duarte, diretora da PROALV 34 Encontro Nacional dos Gabinetes de Mobilidade 36 Erasmus para Todos 38 Erasmus Mundus 40 Erasmus para Empreendedores 42 Programa Erasmus comemora 25 anos 44 Directrio de contactos 46 Check list do estudante Erasmus

Esta publicao foi produzida com o apoio da Agncia Nacional para a Gesto do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (AN PROALV), estrutura de misso criada pela Resoluo do Conselho de Ministros n. 67/2007, de 9 de maio, alterada pela Resoluo do Conselho de Ministros n. 22/2008, de 7 de fevereiro. A informao nela contida vincula exclusivamente os seus autores, no sendo a AN PROALV responsvel pela utilizao que dela possa ser feita.

GUIAdaGERAOERASMUS*

BIOGRAFIA

Erasmo de Roterdo

Um estudante pela Europa


O programa ERASMUS tem o nome do filsofo, telogo e humanista Erasmo de Roterdo. Erasmo viajou por toda a Europa em busca do conhecimento e de perspetivas que s o contacto com outros pases poderia trazer. Foi um best-seller do seu tempo e nunca deixou de estudar ao longo da sua vida.
Erasmo na Holanda Erasmo nasceu em Roterdo, nos Pases Baixos, por volta do ano de 1467. Os seus pais deram-lhe a melhor educao que podia ter na altura. Comeou por estudar em Gouda e depois em Deventer, a melhor escola de latim da Holanda. Os seus estudos em Deventer so interrompidos abrutamente com a morte dos pais, vtimas da peste que atingiu a Holanda em 1483. Nessa altura, Erasmo enviado para um mosteiro Agostiniano em Steyn para se tornar Monge. Mesmo sem sentir vocao para a vida monstica, Erasmo pressionado a cursar o seminrio e em 1492 torna-se padre. No ano seguinte sai do mosteiro em misso temporria e nunca mais regressa. De Frana a Inglaterra e... de novo a Frana Depois de deixar o mosteiro, Erasmo vai estudar Teologia na escola mais rigorosa da Universidade de Paris: o Collge de Montaigu. Nessa altura, recebia um subsdio de Henry de Bergen, bispo de Cambrai, mas o subsdio acaba por no ser suficiente. Para se sustentar, comea a trabalhar como tutor de jovens estudantes e a produzir verses simples de livros da poca. Essas verses simplificadas acabaram por fazer sucesso em toda a Europa. Em 1499 vai para Inglaterra a convite de um dos seus alunos de Paris. Em Inglaterra experimenta a vida da corte e contacta com intelectuais e humanistas ingleses. Em 1500 regressa a Paris e comea a aprender Grego. Erasmo em Itlia Em 1506 tem a oportunidade de viajar para Itlia como tutor de dois jovens que foram estudar para a Universidade de Bolonha. Em Itlia publica obras traduzidas para o Grego, que fazem grande sucesso, e estabelece a sua reputao de grande erudito clssico.

Ilustrao: Odeley

..de regresso a Inglaterra Apesar de trabalhar para se sustentar, o dinheiro no suficiente e Erasmo continua a ter que pedir apoio para os seus estudos a patronos ricos. com uma promessa de apoio financeiro do arcebispo de Canterbury, Warham que Erasmo regressa, em 1509, a Londres. Como o apoio nunca chegou, Erasmo acaba por ir para a Universidade de Cambridge trabalhar como professor de Grego e de Teologia. Erasmo na Sua (com saltos at Holanda, Alemanha...) Em 1514, quando decide deixar Inglaterra, recebe uma carta do Mosteiro de Stein

ordenando-lhe que regresse e retome a sua vida como monge. Erasmo recusa-se e parte para Basileia, na Sua. Nessa altura, Erasmo ainda no era prspero mas j era famoso. Antes de chegar a Basileia foi recebido e homenageado em diversas cidades por lderes humanistas. Estabelece-se na Basileia e trabalha com o mais importante editor da Sua, Johann Froben. Passa as dcadas seguintes entre Louvain (Holanda), Freiburg (Alemanha) e Basileia. So dcadas conflituosas marcadas pelo nascimento da Reforma Protestante. Em 1536 Erasmo regressa a Basileia onde morre nesse ano e deixa a maior parte dos seus bens para apoiar os estudantes da Universidade da Basileia.

Contributo intelectual Erasmo foi um dos humanistas mais influentes do Renascimento na Europa. Foi um escritor relevante em diversos gneros e destacou-se sobretudo nas reas da Educao e da Teologia. Escreveu 5 tratados sobre Teoria Educacional Humanista e diversos livros didticos que foram publicados em toda Europa. O seu ensaio O elogio da loucura ainda referncia intelectual essencial para os nossos tempos.

E se fosse hoje? Nos dias de hoje, Erasmo de Roterdo seria um trabalhador estudante que, rfo de pais, teve que fazer pela vida. Seria algum que, atravs do mrito acadmico, conseguiu bolsas para estudar em alguns pases da Europa e que teve que aprender lnguas com poucos recursos financeiros.

Um homem, mil mundos Erasmo foi um monge talentoso e obscuro na Holanda, poeta e estudante pobre em Paris, convidado da corte e tradutor em Inglaterra, doutor honoris causa em Turim, autor em Veneza, professor em Cambridge e escritor famoso na Sua.

4 *GUIAdaGERAOERASMUS

AABRIR

Da mobilidade nasce uma outra identidade

Ser cidado da Europa


Certamente j ouviste falar do Programa ERASMUS. Estudar, viajar, experimentar a vida e a cultura de um outro pas europeu... sim, isso e um pouco mais, digamos que tambm pode... mudar a tua vida e dar-te uma experincia nica de cidadania europeia.
J alguma vez pensaste em estudar numa Universidade estrangeira, fazer amigos internacionais e aprender uma nova lngua? Mal entraste na faculdade disseste quero fazer ERASMUS!. Sim? No? Seja qual for a resposta este guia para ti. Se sim, vamos dizer o que podes fazer em ERASMUS, se no, vamos dizer o que o ERASMUS poderia fazer por ti. ERASMUS o mais conhecido dos programas de intercmbio da Unio Europeia na rea da educao e est acessvel aos estudantes do ensino superior (licenciatura, mestrado e doutoramento), bem como a pessoal docente e no docente de instituies de ensino superior. Os estudantes ERASMUS podem passar um perodo de estudos de trs a 12 meses numa universidade de outro pas da Unio Europeia, sem terem que pagar propinas nessa instituio e com equivalncia das cadeiras realizadas. Isso mesmo, podes passar um perodo fora sem perder o semestre na tua faculdade. O que podes fazer em ERASMUS Actualmente podes fazer diversas atividades ERASMUS, das quais destacamos: Mobilidade de Estudantes para Estudos (Student Mobility for Studies - SMS) e Mo-

MAIS DE 4.000 INSTITUIES DE ENSINO SUPERIOR DE 33 PASES PARTICIPAM NO PROGRAMA ERASMUS. 2,2 MILHES DE ESTUDANTES J TIVERAM UMA EXPERINCIA ERASMUS.

6 *GUIAdaGERAOERASMUS

patrocnio

AABRIR

bilidade de Estudantes para Estgio Profissional (Student Mobility for Placements SMP). Em alguns pases os estudantes podem fazer, antes do incio das aulas / estgio, um Curso Intensivo de Lnguas ERASMUS. O que o ERASMUS pode fazer por ti Para alm de te dar uma oportunidade de viver no estrangeiro, o programa vai fazer a diferena no teu currculo. J est mais do que visto que o canudo por si s no te garante o emprego e aqui podes ter uma oportunidade de ganhar experincia e habilitaes que so muito valorizadas no mercado de trabalho: competncias lingusticas, conhecimento de novos mtodos de trabalho, crescimento pessoal e intelectual, maior capacidade de adaptao e autonomia. Estudos da UE mostram que os estudantes que fizeram ERASMUS tm uma maior empregabilidade, quer no mercado de trabalho nacional quer no internacional. Quanto custa Temos boas e menos boas notcias. As boas so as bolsas de mobilidade ERASMUS e estares isento de pagar propinas na instituio de acolhimento. As menos boas so que as bolsas no cobrem todas as despesas de estudar fora e tens de continuar a pagar as propinas da tua instituio de origem. As bolsas de mobilidade ERASMUS servem para te ajudar nas despesas relacionadas com a viagem (passagens, seguros, vistos, etc) e na diferena do custo de vida entre pases. Isso quer dizer que ters que continuar a suportar as despesas que tens normalmente: alojamento, alimentao, transportes, livros, fotocpias, etc. 25 Anos a mudar vidas O Programa ERASMUS foi estabelecido em 1987 e recebeu o nome do filsofo, telogo e humanista holands, Erasmo de Roterdo. O ERASMUS foi incorporado em 1995 no programa Scrates (em homenagem ao filsofo grego, favor no confundir com o nosso antigo primeiro ministro) que foi substitudo em 2000 pelo programa Scrates II. Este por sua vez foi substitudo pelo Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV) em 2007. At 1996 apenas os estudantes universitrios podiam participar no programa. No

O que podes fazer? Atividade ERASMUS Mobilidade de Estudantes Quem faz? Estudantes do ensino superior (licenciatura, mestrado e doutoramento) O que pode fazer? Realizao de um perodo de estudos numa instituio de ensino superior de outro pas europeu participante (SMS). Realizao de um perodo de estgio profissional numa empresa ou organizao de outro pas europeu (SMP). Os professores podem lecionar numa instituio de ensino superior de outro pas europeu participante. O pessoal no docente pode receber formao noutra instituio ou empresa estrangeira. O pessoal de empresas pode lecionar como professor visitante numa instituio parceira no estrangeiro. Programas de estudos de curta durao que reune estudantes e pessoal de instituies de ensino superior de pelo menos 3 pases participantes. Cursos especializados das lnguas menos utilizadas e ensinadas na Unio Europeia. Perodo De 3 a 12 meses

Mobilidade de Pessoal

Pessoal docente e no docente de instituies de ensino superior Pessoal de uma empresa estrangeira.

At 6 semanas

Programas Intensivos (IP)

Estudantes em conjunto com pessoal de instituies de ensino superior

De 2 a 6 semanas

Cursos Intensivos de Lnguas Estudantes selecionados ERASMUS (EILC) para fazer ERASMUS.

De 2 a 6 semanas

ano seguinte a participao foi alargada aos professores e funcionrios do ensino superior. Desde a sua criao, j participaram no programa mais de 2.2 milhes de estudantes. Quem organiza e promove o ERASMUS? A Comisso Europeia responsvel por toda a implementao do programa ERASMUS e a Direo Geral para a Educao e Cultura coordena as diferentes atividades. Em Portugal, a Agncia Nacional PROALV Programa Aprendizagem ao Longo da Vida quem administra e promove a mobilidade individual. Onde obter Informaes Gabinete de Relaes Internacionais ou Gabinete de ERASMUS da tua instituio de ensino superior (ver pgina 44). No gabinete poders obter informaes como condies e prazos de candidatura e quais so as instituies estrangeiras com as quais a tua instituio de ensino tem acordos.

Site da Comisso europeia http://ec.europa.eu/education/lifelonglearning-programme/erasmus_en.htm Site da Agncia Nacional PROALV http://proalv.pt Qual o significado? A sigla ERASMUS tambm pode ser lida como European Region Action Scheme for the Mobility of University Students (Esquema de Aco da Comunidade Europeia para a Mobilidade dos Estudantes Universitrios) Onde posso fazer ERASMUS? Nos 27 pases da Unio Europeia: Alemanha, ustria, Blgica, Bulgria, Dinamarca, Espanha, Finlndia, Frana, Grcia, Irlanda, Itlia, Luxemburgo, Pases Baixos, Portugal, Reino Unido, Sucia, Eslovquia, Eslovnia, Estnia, Hungria, Letnia, Litunia, Polnia, Repblica Checa, Chipre, Malta e Romnia e, ainda, na Turquia, Sua, Crocia, Islndia, Liechtenstein e Noruega.

GUIAdaGERAOERASMUS*

LA LA TERRAZA TER E

Mig Mig l Cam e Miguel Campbell guel mpbell


H Creations Hot Creations o

and henriq s a dr he ques andr henriques

FUNKYOU2 FUNKYOU2 N YOU YOU2


ckers ers SECO S SECOND The Party Rockers FLOOR KAMALA FLOO KAM LA F

GROUND Jos Belo s elo HEARTBREAKERZ HEA EARTBREAKERZ E Z ZERO

www.megahits.fm megahits.fm e m

ENTREVISTA

Filipe Arajo, embaixador da mobilidade dos estudantes.

O Erasmus devia
O ACASO RARAMENTE FAZ VISITAS AO DOMICLIO
Hemi Fortes

NO PODIA ESTAR MAIS DE ACORDO COM UMBERTO ECO: O ERASMUS DEVIA SER OBRIGATRIO. PARA ESTUDANTES, TAXISTAS E CANALIZADORES.

Filipe Arajo foi escolhido pela Comisso Europeia para representar Portugal nas comemoraes dos 25 anos do programa ERASMUS, como embaixador da mobilidade de estudantes. Filipe fez ERASMUS em 1999 quando era estudante de Comunicao Social e Cultural na Universidade Catlica Portuguesa de Lisboa e jornalista do jornal A Capital. Ansioso por estudar fora, Filipe tinha-se preparado para passar 6 meses em Roma na universidade LUMSA, mas acabou por prolongar a mobilidade por mais 6 meses. Foi um ano in-

tenso na sua vida: fez estgio na RAI, trabalhou como jornalista correspondente, entrou como reprter no set do realizador Giusepe Tornatore, fez amigos para a vida e ganhou uma identidade europeia. Hoje Filipe realizador, guionista, produtor independente e professor na Universidade Catlica Portuguesa. Quanto se candidatou ao programa ERASMUS em 1999/2000, quais eram as suas expectativas? Apesar do inevitvel n no estmago que aperta sempre antes do derradeiro passo para um novo desafio, as minhas expectativas s podiam ser altas. Afinal de contas, a oferta era imbatvel: quem, no seu perfeito juzo, pode dizer no a um ou dois semestres acadmicos no corao de Roma, com a Europa enquanto grupo de amigos e um mundo de coisas novas para explorar? Acresce que exatamente um ano

10 *GUIAdaGERAOERASMUS

patrocnio

ENTREVISTA

ser obrigatrio
antes da minha partida, aproveitando o sof livre de trs colegas em Erasmus, j tinha tido a oportunidade de viver de perto o esprito do Programa. Foi uma semana de frias intensa. Levaram-me a todo o lado e at em aulas alheias me infiltraram. Tenho a ideia de que foi por esses dias que senti na pele as primeiras vantagens da mobilidade Erasmus. Faltava-me contudo experimentar ainda o efeito da perspectiva que o inevitvel melting-pot de culturas concentradas e a distncia fsica nos trazem a longo prazo... E sentiu-se diferente quando regressou a Portugal? Diferente pouco para explicar o que aconteceu durante aqueles 11 meses. Na verdade, nunca mais fui o mesmo. Se preferir, voltei de Roma outra pessoa. Algum novo que, curiosamente, tambm se chamava Filipe Arajo. Pegando, por exemplo, no plano pessoal, no escondo que o Erasmus me trouxe uma confiana e um esprito de iniciativa que at ento descona televiso pblica italiana, vrias correspondncias como jornalista e, talvez mais importante do que tudo, o passaporte para pisar, pela primeira vez, um set de cinema, durante a rodagem de um filme do realizador do Cinema Paraso. Como se isso fosse pouco, ofereceu-me ainda dos melhores amigos que uma pessoa pode desejar, psme a falar uma lngua bellssima sem esforo e tornou-me um europesta convicto. No podia estar mais de acordo com Umberto Eco: o Erasmus devia ser obrigatrio. Para estudantes, taxistas e canalizadores. Foi escolhido para ser o embaixador dos estudantes portugueses porque, de alguma forma, o programa ERASMUS mudou a sua vida. Consegue dizer onde e quando isso aconteceu? Acontece todos os dias! Como explicar... Uma vez terminada a minha permanncia em Roma, deixei de olhar para o Erasmus apenas como uma das mais importantes avio o meio de deslocao mais frequente, ou que, em 2005, com outros trs scios, tenha montado a Blablabla Media - uma produtora independente com sede fiscal em Lisboa, escritrio em Tallinn e base operativa em Madrid. No vamos mais longe: arranquei o meu ano de 2011 a realizar uma fico na Gergia e terminei-o a rodar um videoclip na Estnia. Se isto no mobilidade... Actualmente est a trabalhar num documentrio inspirado no programa ERASMUS uma longa-metragem documental para 2014, que planeio filmar em co-produo internacional com Itlia e um terceiro pas mais l para o norte, ainda por fechar. Em traos muito gerais, acompanha uma aventurosa road-trip pela Europa de um ex-estudante Erasmus que, ao fim de 15 anos, decide procurar todos os seus antigos amigos de Programa para ver o que feito daquelas vidas, sonhos e projectos. Em plano cruzado, uma estudante do interior de Portugal dar corpo a uma segunda narrativa: uma experincia Erasmus vivida em tempo real, algures entre as Beiras e a Escandinvia. No fundo, a desculpa perfeita para fazer o meu prprio hino mobilidade e tentar desconstruir o que foi, e poder vir a ser (ou no) a nossa Europa. Como olhar de duas geraes, com a perspetiva do tempo... Que pistas gostaria de deixar para os prximos estudantes ERASMUS? Apesar de ter feito Erasmus numa poca em que as viagens ainda se pagavam em contos e o Google era um beb com um ano, h coisas que no mudam: entreguemse, vivam, aproveitem! Mas, sobretudo, no se fechem. Misturem-se e queiram aprender. Sejam curiosos. No se agarrem mais de 10 minutos por dia ao Skype nem apanhem o primeiro voo low-cost que encontrarem s para matar saudades de casa. Aproveitem para explorar novas geografias! Se preferirem, lembrem-se antes de uma coisa que tenho vindo a aprender sobre a sorte: o acaso raramente faz visitas ao domiclio, OK?

nhecia. Chamemos-lhe a compensao retroactiva por se sair da zona de conforto... Poderosa, mesmo: de forma concentrada e quase indolor, fez-me trocar uma viso umbiguista e fechada de bairro por uma perspectiva integrada do mundo - e a ferramenta que isso ... J a nvel profissional, valeu-me um estgio

iniciativas de Bruxelas para fazer dele toda uma filosofia de vida. Parece de doidos, eu sei. Mas praticamente sem dar por isso, acabei por encarnar o prprio Programa. No ser por acaso que, durante praticamente cinco anos, dei por mim a viver entre duas capitais europeias, num esquema de partilha de casas e fazendo do

GUIAdaGERAOERASMUS*

11

AMINHAEXPERINCIAERASMUS Ins Espada Vieira, ex-estudante ERASMUS na Alemanha

Uma experincia fantstica!


Ins Espada Vieira fez ERASMUS na Universidade de Hamburgo, na rea de Lnguas, no ano lectivo de 1995/1996. Nessa altura, estava a frequentar a licenciatura em Lnguas Estrangeiras Aplicadas, na Faculdade de Cincias Humanas da Universidade Catlica Portuguesa. Depois de algumas voltas, Ins hoje coordenadora precisamente do curso que estava a tirar.
Em 1995 a Internet ainda dava os primeiros passos, no havia Google ou Skype... como fez na altura para obter informaes e organizar a sua estadia em Hamburgo? Na Universidade de Hamburgo tnhamos as coisas mais ou menos bem organizadas atravs da nossa professora, Ftima Brauer, e a parte da organizao no foi muito complicada. Portanto no andei procura de casa. Eu sabia para onde ia. Alis, estive numa residncia que era uma metfora daquilo que o ERASMUS, chamava-se Europahaus - Casa da Europa e estava dividida em apartamentos com seis quartos. Dois deles eram ocupados permanentemente por alemes e os outros por pessoas de outras nacionalidades. (...) Mas em relao tecnologia, escrevamos muito. Escrevamos muitas cartas, todos os dias pnhamos cartas no correio; guardo muitas cartas dessa altura (...) Como foi a sua experincia ERASMUS? Foi fantstica! Eu tive a oportunidade de durante aquele perodo poder trabalhar na Universidade como monitora dos cursos de lngua portuguesa em articulao com a professora Ftima Brauer. Tive oportunidade de viajar porque Hamburgo muito central e as amizades que eu fiz em 95/96 ainda se mantm. () No ano passado fui passar frias a Frana a casa de uma amiga que conheci em ERASMUS e que j no via h 6 anos, mas continua a haver uma solidariedade que foi forjada nessa experincia muito forte. Quais foram os momentos mais marcantes? O primeiro momento importante foi o dia em que cheguei. Chovia muito... fiz um voo muito difcil, fui por Londres. () Ia com a mala carregadssima. Cheguei a Hamburgo a chover torrencialmente j no final da tarde e quando fui buscar a minha mala encontrei-a toda partida! Tinha cado ao cho... tinha toda a minha roupa revolvida e molhada. Naquele momento tive de decidir que no podia ter um ataque de choro (risos) e tinha que ser prtica! Porque estava sozinha num pas cuja lngua falava mal. Tinha 20 anos, nunca tinha sado de casa assim grande e naquele momento tive que ser diferente. Tive de decidir espera l, vamos resolver isto. () Mesmo do ponto de vista visual, era a minha vida toda ao contrrio, portanto foi muito simblico (risos)! Outra coisa muito marcante, foi ter sido aluna de Herta Mller, prmio Nobel da Literatura em 2009, em Hamburgo. H estas coisas interessantes na vida, to marcante como a experincia ERASMUS - positiva, intensa, variada e radical em todos os aspectos - nunca mais conseguimos voltar a ficar no mesmo stio. E voltar a ficar no mesmo stio no tem a ver com uma questo fsica, tem a ver com esse apelo, com esse interesse, com essa partilha do resto, com a sensao de que h um destino comum para o qual todos podemos contribuir porque entendemos que, embora com caractersticas especficas de cada nao, mas mais do que como cada Nao, como cada indivduo, entendemos que temos algo em comum. A experincia ERASMUS faz com Em 1995, Ins que um italiano, uma irlan( esquerda) com Nadia desa, um polaco, um norueSenet, em gus, um portugus, tenha a frente residncia mesma experincia da EuEuropahaus ropa. A mesma, exatamente a mesma! Faz com que sejamos, num determinado momento, absolutamente companheiros. Entendemos que a Europa no um mito, no um conceito dos livros, no s um espao geogrfico, tambm um espao mental, ns sentimos muito isso. Gostaria de deixar uma mensagem de incentivo para os alunos que pensam em fazer ERASMUS? O ERASMUS deveria ser obrigatrio. Acho que uma experincia de vida, uma experincia de estudo, uma experincia humana absolutamente insubstituvel e que marca as pessoas para sempre, mesmo! Pe-nos numa idade muito jovem a ter de ser muito autnomos. () muito bom aproveitar o ERASMUS e mesmo quando nem sempre se consegue do ponto de vista acadmico fazer exactamente as cadeiras que eram para fazer, mesmo que qualquer razo de equivalncia obrigue os alunos a estudar mais um semestre para acabar o curso, um semestre na nossa vida no nada. E no nada principalmente se compararmos com aquilo que estamos a ganhar. Podemos perder um semestre, mas ganhamos coisas que no se ensinam em nenhum livro.

Ins Espada Vieira com o marido e amigas Erasmus, em 2011

de que ns no temos noo no momento! Outro exemplo: fui almoar com um grupo e nesse grupo estava o escritor Luis Seplveda, fiquei ali frente-a-frente com ele a conversar. Na minha santa ignorncia dos 20 anos, em 1995, no me apercebi de quem era! Ele l me disse que era escritor e que era chileno e que era isto e aquilo e eu sim, sim, muito bem (risos). Hoje em dia tenho vergonha (risos) e acho que foi um desperdcio no ter aproveitado bem, mas para mim era s um almoo simptico com uma srie de pessoas que me estavam a ajudar, a acolher no circuito. Depois, o mais marcante eu acabei por casar com um namorado que tive em Hamburgo. O meu marido espanhol, conhecemo-nos l, ele era amigo de uns amigos que viviam no meu apartamento. Na altura eu no tive essa noo mais foi de facto um momento absolutamente importante na minha vida. O ERASMUS trouxe-lhe uma nova viso da Europa? Penso que quando samos pela primeira vez de Portugal e temos uma experincia

12 *GUIAdaGERAOERASMUS

patrocnio

AMINHAEXPERINCIAERASMUS

Filomena Djassi, ex-estudante ERASMUS na Blgica

A Europa para todos


Filomena fez ERASMUS em 2004. Estudante de Servio Social, decidiu fazer estgio na Cruz Vermelha Belga. Teve a coragem de sair de Portugal sem falar nenhuma lngua estrangeira e viveu a maior aventura da sua vida. Foi uma histria fantstica que ouvimos de uma assentada. Infelizmente aqui s cabe um pequeno resumo...
A chegada A faculdade aqui ps-me em contacto com a faculdade l e fui tratando todo o meu processo Tinha um problema: eu no sabia falar ingls, nem francs, nem holands s sabia falar portugus! Mas tinha uma vontade imensa de fazer ERASMUS. () Ento comecei aqui a minha relao com a escola e surgiu a oportunidade de ir trabalhar com refugiados. O que eu pensei foi, como eu no sei falar nada, e os refugiados tambm no, vai ser mais interessante a minha integrao porque partilhamos a dificuldade da lngua. () Ento eu fui para Blgica quando entrei no avio a tripulao s falava francs e ingls e eu no entendia nada! Ento comecei mesmo a perceber eu no sei falar! O que que eu vou fazer?!. Quando chegamos, sa do avio e comecei a ficar aflita! Voltei para o avio e fui pedir socorro a um passageiro, um senhor que falava um pouco de portugus. Ento o senhor foi comigo, ligou para a escola, fez o itinerrio para eu chegar l, ajudou-me a comprar os bilhetes at foi falar com o condutor do autocarro! (risos) L consegui chegar a Geel. O estgio Fiz o estgio na Cruz Vermelha Belga. Saa de Geel e apanhava um comboio. Depois tinha que fazer o resto do percurso de bicicleta. Eram muitos quilmetros e eu no estava habituada a andar de bicicleta. Para mim foi um sofrimento porque era inverno, chovia eu chorava todos os dias mas adorava o estgio. Adorava mesmo! O estgio foi uma experincia espetacular! Eu trabalhava numa casa de acolhimento de refugiados. () Os funcionrios falavam holands mas os utentes da casa eram pessoas de todo o mundo com histrias muito fortes. () O estgio foi muito interessante porque eu fiz um percurso muito rpido de aprendizagem. Eu acabei por conseguir ser responsvel de partes de gesto da casa e at fiquei responsvel por alguns processos. () Depois deramme o projecto da loja social que foi muito difcil de gerir. As pessoas que entravam na casa tinham direito a x peas da loja e eu no podia dar mais que isso. As pessoas ficavam chateadas comigo e furavam o pneu da minha bicicleta! L tinha eu que voltar para casa a puxar a bicicleta eu chorava, esperneava (risos) foi o meu drama! Mas eu acabei por contribuir para casa com alguns projectos. Eu percebi que havia um senhor muulmano do Sudo que sabia dana do ventre ento eu propus-lhe que desse aulas s a mulheres. Foi uma actividade muito interessante porque as mulheres, mesmo no falando a lngua umas das outras, comearam a relacionar-se e a criar afecto. O sucesso foi tanto que comeou a ser tradio da casa as aulas de dana do ventre. () A integrao Foi muito difcil integrar-me, os belgas eram muito fechados o ambiente de trabalho estava a funcionar mas trabalho trabalho lomena, estou c a fazer ERASMUS e preciso de amigos. Queria saber se vocs tambm precisam de amigos eu sou uma boa amiga, sou divertida e estou sempre pronta para festas! (risos). Eles comearam-se a rir acharam imensa piada minha lata de ir l. Ento a partir da eu s andava com os belgas o que foi muito bom porque conheci bem a cultura. Eu ia s festas deles, eles me levavam para a casa delesviajavam comigo, no me deixavam sozinha para o que eu precisasse eles estavam l. Uma experincia para a vida Quando eu estava c, a Europa para mim era uma coisa muito longe. Depois de eu ter feito ERASMUS, mudou essa perspectiva. Mesmo culturalmente no somos to distantes. Fiz amigos e passei a ter uma casa em vrios pontinhos da Europa. Para mim o ERASMUS foi um marco muito importante na minha vida. Foi uma expe-

e conhaque conhaque. Por isso, ali no tinha uma rede de suporte, mas eu precisava dela! Ento falei com o meu coordenador ERASMUS e disse que precisava de amigos. E o professor disse: eu conheo umas pessoas interessantes, mas tu vais l procur-los. Eles esto na residncia x. Fui l, toquei a campainha e disse boa noite, vocs no me conhecem, o meu nome Fi-

rincia muito feliz em todos os nveis. O ERASMUS deu-me autonomia, aquele sentimento de no ter medo e tambm um sentimento de que a Europa para todos. Adorei o trabalho que fiz, aprendi imenso enquanto profissional. Vivi as aventuras de uma mida de 19 anos que se lana para Europa quer descobrir o mundo e acha que tem l lugar.

GUIAdaGERAOERASMUS*

13

AMINHAEXPERINCIAERASMUS

Nancy Reis, ex-estudante Erasmus em Oulu

Arrependo-me de no
Quando Nancy decidiu fazer Erasmus em 2008 no imaginava que novos caminhos se iriam abrir e que hoje estaria a viver em Trieste, Itlia. Nancy era estudante de Anlises Clnicas e Sade Pblica no Instituto Politcnico de Castelo Branco quando partiu para um perodo de estudos em Oulu, Finlndia. A experincia foi to marcante que decidiu fazer novamente ERASMUS, desta vez para um perodo de estgio em Trieste.
Nancy na Finlndia

Como foi a tua experincia ERASMUS na Finlndia? Foi sem dvida a melhor experincia da minha vida: a nvel acadmico, pessoal e cultural. Foi muito divertido tentar aprender finlands (apesar de ter aprendido cinco palavras), tentar fazer compras, orientarme com a bicicleta, perder-me no meio da neve numa zona onde todas as casas so iguais, as sadas com os amigos e aprender novas tcnicas a nvel profissional. Em relao aos estudos, houve aproveitamento? Em que lngua eram leccionadas as aulas? Sim, fiz uma mobilidade de estudos na Finlndia, no Hospital de Oulu, em estgio. A equipa que me acompanhava falava ingls e como fui direcionada para vrios departamentos tive sempre algum que me ensinou as tcnicas realizadas no laboratrio. Foi muito importante para mim ver outras tcnicas e aprender coisas novas com os meus orientadores. Ainda tive a oportunidade de fazer um Finnish survival course para aprender um bocadinho de finlands e um curso de gentica com os alunos da universidade. Se pudesses voltar atrs, o que farias diferente? Ficava mais meses, e comprava roupa mais

indicada para a neve. A experincia foi nica e se h coisa de que me arrependo no ter ficado mais tempo! Em todos os departamentos por onde passei aprendi muito e como estive pouco tempo fiquei com a sensao que podia ter feito mais. Conseguiste ver e experienciar a identidade europeia? Sim, tive a oportunidade de viver na residncia de estudantes e conviver com um grupo muito internacional. Dividi o quarto com uma francesa, uma alem, uma holandesa e - por um ms - com uma japonesa! Na residncia, muitos estudantes eram provenientes de diferentes pases europeus e outros estudantes vinham do Japo, Coreia, Turquia, ndia, China, Canad, Estados Unidos. Foi muito engraado confrontar ideias, aprender palavras em outras lnguas e eliminar alguns esteretipos. Posso dizer que esta experincia ajudou-me imenso pois contactei com pessoas de diferentes nacionalidades, melhorei o meu ingls, aprendi as tradies e receitas de diferentes pases e fiz amizades para toda a vida. Quando voltaste sentiste-te diferente? Sim, que saudades! Quando chegamos a um pas que no o nosso temos a ten-

dncia de dizer em Portugal fazemos assim, os portugueses fazem isto e aquilo como um mecanismo de defesa a uma realidade que no o nosso ambiente natural. Mas quando passamos por uma experincia marcante como o Erasmus e convivemos com pessoas diferentes, aprendemos uma nova lngua, convivemos com a neve e sobrevivemos ao frio, vemos a aurora boreal, experimentamos as quedas em bicicleta, a risota e as festas com o nosso international gang e depois regressamos a casa, o que acontece nos primeiros dias lgrimas a correr pelo rosto. As saudades so cada vez maiores e quando voltamos a casa falamos tanto da Finlndia que a famlia e os amigos j no podem ouvir nem mais uma palavra. Tanto falei da Finlndia que a minha irm acabou por ir em Erasmus para a mesma cidade o ano passado. A minha viso do mundo mudou muito e cresci muito como pessoa. Espero que a mesma oportunidade que tive possa ser vivida por outros estudantes portugueses. Recomendarias a cidade e a Universidade de Oulu a outros estudantes? A todos os estudantes que gostam de novas experincias, de fazer novos amigos, de aprender com uma cultura completamente diferente da nossa, que gostem do desafio... Oulu highly recommended!

14 *GUIAdaGERAOERASMUS

patrocnio

AMINHAEXPERINCIAERASMUS

ter ficado mais tempo


Que tal a comida do pas? A comida no assim to variada. Os finlandeses condimentam pouco a comida e tudo base de batatas. Recomendo a carne de rena, o korvapuusti, e as batatas com carne e molho de mirtilos!!! Os finlandeses so fs da cozinha internacional e encontram-se restaurantes internacionais em cada esquina. Depois fizeste mais um ERASMUS, desta vez para estgio. Como que foi essa experincia? H trs anos que estou na cidade de Trieste. Quando estava a acabar o curso em Anlises Clnicas decidi pedir um acordo com a Universidade de Trieste. Estava interessada nisso porque o meu namorado proveniente desta cidade e porque uma das cidades de Itlia mais desenvolvidas a nvel de investigao acadmica. No inicio no foi muito fcil porque o tutor do meu curso em Itlia nunca tinha recebido alunos do programa Erasmus e no sabia como tratar a papelada e com quem contactar. Em relao mobilidade SMS foi um bocadinho mais difcil. O meu programa era um Erasmus Placement e a universidade e o gabinete de relaes internacionais decidiu que tinha
Nancy em Trieste

versidade de Trieste para o Hospital de Cattinara e para o Hospital Infantil Burlo. Neste programa de mobilidade que durou 3 meses pedi que fosse inserida em departamentos onde normalmente o meu curso no oferecia estgios. Aproveitei esta oportunidade para completar o meu programa acadmico em Virologia, Biologia Molecular e Gentica, e depois estive num departamento de investigao para ver como faziam as pesquisas laboratoriais. O acolhimento por parte de todos foi muito bom, eram todos curiosos porque vinha de Portugal e ainda tive uma tutora argentina que falava espanhol comigo e outra que falava comigo em portugus porque fez um intercmbio com um hospital do Brasil. Em Itlia qual foi a maior dificuldade? A maior dificuldade a lngua, pois os italianos no falam ingls e estando numa cidade que para alm do italiano se fala o dialeto triestino foi um bocadinho difcil. No meu segundo estgio tive uma responsvel que falava italiano e foi muito divertido tentar perceb-la porque falava muito mal o ingls. No final tive uma estudante de doutoramento a orientar-me porque seno no entendia nada do que me estavam a explicar. O meu namorado e os meus amigos italianos incentiva-

nova lngua, neste momento estou a preparar a minha tese de mestrado em neurocincias. E Trieste vale a pena? Apaixonei-me por esta cidade! primeira vista no parece uma cidade italiana j que foi ocupada diversas vezes ao longo da histria. Caminhando pela cidade podemos observar a herana deixada pelo Imprio Austro-Hngaro (Trieste era o principal porto), e respirar histria por toda a cidade. Trieste foi uma cidade muito importante na I e II Guerra mundiais e foi centro de muitos confrontos. Ainda hoje se podem observar os monumentos, o crematrio e a vala comum (Foiba de Basovizza) onde muitas pessoas foram massacradas pelo regime nazi. Um dos monumentos mais bonitos sem dvida o castelo de Miramare que foi construdo pelo Arquiduque Ferdinando Maximiliano e a sua mulher Carlota da Blgica. uma cidade multicultural e a comida regional tem uma grande influncia eslava, italiana e austraca. Balano final da tua experincia Erasmus Estas experincias de mobilidade foram fundamentais para mim e no me arrependo um segundo por ter escolhido este

que tratar diretamente com os meus professores e no com eles. Afinal a professora responsvel pelo meu curso decidiu tratar tudo o que era necessrio para o meu estgio, seguro de sade, alojamento na residncia de estudantes, e ensinar-me onde eram os departamentos onde depois fui estagiar. Fui em estgio curricular atravs da Uni-

ram-me a aprender italiano e com muita pacincia e muitos erros gramaticais aprendi a falar italiano. Depois tomei conhecimento que a universidade estava a oferecer um mestrado internacional em neurocincias em ingls e decidi inscrever-me. Depois de todas as aventuras para inscrever-me, de conhecer novas pessoas e aprender uma

caminho. Muita coisa ficou por dizer, e no nego que tive saudades da minha famlia e amigos em Portugal, que chorei uma vez ou outra, que tive dificuldades lingusticas algumas vezes, que muitas vezes estiquei o dinheiro para chegar ao fim do ms, e que errei algumas vezes... mas estas experincias fizeram de mim aquilo que sou hoje.

GUIAdaGERAOERASMUS*

15

AMINHAEXPERINCIAERASMUS

Sara Falco Casaca, ex-estudante ERASMUS no Reino Unido

No ERASMUS deve haver tempo para tudo


Sara era estudante de sociologia quando fez ERASMUS, em 1992. Concorreu nica vaga que existia para a Universidade de Warwick, no Reino Unido, e foi selecionada. Os 11 meses que esteve a estudar no estrangeiro abriram-lhe portas importantes para o seu percurso profissional. Hoje professora universitria no ISEG-UTL onde integra o Departamento de Cincias Sociais. Vinte anos depois a experincia ERASMUS continua a ser um marco na sua vida.
conforto, isto , com o sentido mais genuno de descoberta, sozinhas ou sozinhos. Observo que muitos alunos e alunas preferem candidatar-se s universidades parceiras que so tambm selecionadas por outras amigas ou amigos candidatos. Ser certamente uma experincia gratificante, mas, a meu ver, tambm mais limitadora do desafio Foi um perodo da minha vida em que cresci muito, amadureci, pus prova algumas das minhas capacidades, desenvolvi outras, desde uma vertente mais humana (o valor da solidariedade, da entreajuda, da tolerncia, do respeito pela diversidade) at conscincia de um amplo enriquecimento do ponto de vista acadmico. Qual era a sua viso da Unio Europeia na altura? Percebi muito claramente que um dos objetivos centrais do programa era (e ) a promoo da tolerncia, da partilha, da solidariedade e do dilogo intercultural. No fundo, dimenses fundamentais de uma desejvel cidadania europeia. Trata-se, sem dvida, de valores e atitudes que todos e todas as estudantes Erasmus so estimuladas a viver e a praticar no seu quotidiano. De alguma forma a sua experincia ERASMUS influenciou a sua vida profissional? A carta de recomendao que chegou de Warwick e a clarificao do meu desejo de seguir a carreira acadmica foram determinantes. Antes de ser presidente da CIG j era professora no ISEG-UTL - onde estou a dar aulas desde 1998 -, e foi nesse mbito que fui tambm coordenadora institucional do programa Erasmus. As matrias que leciono so aquelas em que mais investi durante a minha experincia Erasmus e que, depois, tive oportunidade de aprofundar. Antes de 1998, ainda acumulei as atividades de investigao com a funo de consultora da empresa AutoEuropa, onde estive como facilitadora de comunicao. Na altura, a fbrica ainda no estava em laborao, mas a formar as futuras chefias e os/as trabalhadores/as. Como o objetivo era implementar o trabalho em equipa, fui trabalhar como assessora de um diretor. Era esperado que facilitasse a comunicao entre pessoas de pases e culturas diferentes, promovendo o entendimento/consenso em torno de uma nova forma de organizao do trabalho. claro que alm de ser sociloga e de ter uma especializao na rea do trabalho/organizaes, muito contou o background Erasmus. Acredito que este fator foi decisivo na seleo para o cargo. A administrao entendeu que eu deveria reunir as competncias necessrias para promover o dilogo e a cooperao entre pessoas que detinham experincias laborais e culturais diversas. Gostaria de deixar uma mensagem de incentivo para os estudantes que querem fazer ERASMUS? Penso que cada aluno ou aluna Erasmus deve aproveitar todas as dimenses que o programa permite: h tempo para consolidar laos e para conviver (alis, as redes de sociabilidade satisfazem necessidades humanas de pertena, reconhecimento, entreajuda, integrao, mas so tambm muito importantes para o futuro networking profissional), assim como h tempo para a diverso, para alguns itinerrios tursticos . e para tirar muito partido da vertente acadmica. Uma experincia de mobilidade que no conjugue tudo isto com sentido de responsabilidade, inteligncia e bom senso parece-me claramente empobrecedora. Acredito que se trata de um programa valioso para o enriquecimento da formao tanto no plano acadmico como pessoal. L a entrevista completa em www.erasmus.forum.pt

Quando decidiu fazer ERASMUS em 1992, o que sabia sobre o programa? Penso que sabia o fundamental sobre o esprito do programa Erasmus e estava maravilhada Alis, mantm-se o entusiasmo; sou uma defensora convicta deste programa de mobilidade o que me muito motivou a exercer a funo de coordenadora institucional no ISEG-UTL Todavia, na minha altura, h 20 anos, os procedimentos inerentes mobilidade estavam claramente menos formalizados. No havia um learning agreement, por exemplo Queixamo-nos da burocracia, mas parte dos documentos que hoje circulam entre universidades, e que acompanham o percurso de cada estudante, visam introduzir mais justia, rigor e at transparncia Servem tambm para proteger os/as estudantes. Ainda assim, penso que reunia a informao essencial, num contexto em que a mobilidade era pouco praticada e as rotinas eram claramente mais informais. Como foi a sua experincia ERASMUS? Foi uma experincia marcante, que teve os seus momentos difceis, mas que avalio como muito positiva. Alis, recomendo a todas e a todos os meus alunos que no desperdicem a oportunidade. E penso que se deve partir sem contar com zonas de

16 *GUIAdaGERAOERASMUS

patrocnio

AMINHAEXPERINCIAERASMUS

Alexandra Ginja, ex-estudante Erasmus na Polnia

Senti-me capaz de voar sozinha


Alexandra sempre procurou fazer parte de projetos internacionais. Participou no programa de intercmbio Comenius e esteve envolvida com o Parlamento Europeu dos Jovens. Quando comeou a frequentar o curso de Engenharia Biolgica e Alimentar, no Instituto Politcnico de Castelo Branco, no perdeu a oportunidade de se candidatar ao programa ERASMUS. A experincia de fazer estgio na Polnia foi to marcante que Alexandra decidiu fazer outro intercmbio. Atravs do programa Leonardo Da Vinci, esteve a estagiar na Unilever R&D Vlaardingen, na Holanda, onde hoje trabalha como food product developer.
Como foi a tua experincia na Polnia em 2010? A experincia foi simplesmente muito boa. Conheci um pas fantstico (quem no o conhece teima em ach-lo cinzento e desinteressante) e com uma cultura particularmente interessante. Considero que muito da experincia positiva se deveu ao grupo de trabalho fantstico onde estive. Depois fizeste mais uma mobilidade, desta vez para estgio atravs do programa Leonardo Da Vinci. Como foi essa experincia? Considero que esta foi esta a experincia que mudou a minha vida. Candidatei-me para estagiar na Unilever R&D Vlaardingen na Holanda, pois trabalhar aqui estava nos meus sonhos. Tudo comeou por querer reviver, noutro pas, a boa experincia que tinha tido na Polnia e sobretudo trabalhar em investigao novamente. Tentei a minha sorte em vrias empresas mas sempre com a Unilever no meu pensamento se eu conseguisse . Entre outras repostas positivas, recebi o to sonhado sim da Unilever. Comecei a estagiar em Abril 2011 num projecto do Ch verde para a Lipton. O acolhimento por parte da empresa foi excelente. Tive um excelente supervisor que me acompanhou em tudo e os meus colegas de trabalho so hoje meus amigos. Devido a sua dimenso global, a Unilever uma empresa multicultural. Trabalham aqui 900 pessoas de 40 nacionalidades diferentes. Obviamente, a lngua oficial o ingls. Aqui tive a possibilidade de saber o que viver num mundo global. No meu grupo de amigos pode-se encontrar uma heterogeneidade cultural fascinante: da Malsia aos E.U.A, saltando da Inglaterra at a ndia e por a fora. Foi aqui tambm que desenvolvi bastante a minha fluncia em ingls. Adoro viver aqui, pelo pas e pela cidade onde estou: Roterdo. Esta uma cidade altamente multicultural,

Alexandra Ginja em Poznan

Foram bastante calorosos e acolhedores. Alm do mais, a cidade onde estive, Poznan, bastante desenvolvida e no tive dificuldades em encontrar sempre algum que falasse ingls. Quando voltaste sentiste-te diferente? Senti-me mais independente e capaz de voar sozinha para uma outra qualquer parte do mundo, sem necessitar de companhia.

Com amigos em Roterdo

Com amigos em Roterdo

o que no me faz sentir de todo estrangeira. A Holanda um pas que rene o mundo numa rua. Podemos encontrar um restaurante do Suriname a dividir vizinhana com uma loja de roupa Indiana, com um Cabeleireiro do Brasil, com um Irish pub e uma loja de queijos franceses. Ah! E claro, uma oficina de bicicletas!!! Viver aqui faz-me sentir mais europeia do que nunca. GUIAdaGERAOERASMUS*

1 7

DEPARTIDA

Fbio Dias

Itlia

Tiago Corona

Espanha
Catarina Camacho

lvaro Magalhes

Espanha

Itlia

Irina Bukoya

Inglaterra
Margarida Chambel

Espanha

Jovens prontssimos para viver o Erasmus!


A experincia Erasmus tambm se faz de preparativos e da nsia pelo momento da partida. precisamente esse momento que alguns jovens esto a viver. A Forum d-te a conhecer alguns dos jovens que, durante o prximo ano, estaro a estudar por essa Europa fora.
So seis e representam bem a gerao Erasmus. Dizem-se ansiosos para levantar voo e ficar pelo estrangeiro durante seis ou doze meses. Os ingleses chamarlhes-iam easy going, ns por c chamamos-lhes bem dispostos, cheios de energia e -vontade para trocar umas quantas palavras com algum que esteja ao seu lado, mesmo que se conheam h cinco minutos. Entusiasmados por terem sido selecionados pelas suas faculdades (Faculdade de Letras, Instituto Superior de Psicologia Aplicada e Universidade Lusfona) para viver fora de Portugal durante alguns meses, os seis jovens jantaram com a Forum Estudante para falar de expetativas, preparativos e motivaes. Fica a conhecer melhor a Irina, o Fbio, a Catarina, o Tiago, o lvaro e a Margarida e descobre o que leva um jovem como tu a decidir zarpar na experincia Erasmus. ram muito. Investiguei tambm o site da faculdade e tenho andado procura de alojamento, que uma das coisas mais difceis de arranjar, porque temos de ser ns, estudantes, a tratar de tudo.

Irina Bukoya, vai para Nottingham (Inglaterra) durante um semestre Quis fazer Erasmus porque penso que uma experincia nova e deve ser interessante, por aquilo que tenho ouvido. Mas acima de tudo porque uma ideia interessante. Em Inglaterra, espero conhecer gente nova e descobrir uma cultura diferente. E em termos de estudos, sempre me interessei por aquele pas, portanto espero que tudo corra bem. Estive a falar com alguns colegas que j fizeram Erasmus em Inglaterra e eles dizem que gosta-

Tiago Corona vai estudar um semestre em Barcelona (Espanha) Vou porque preciso de independncia e de liberdade, preciso de conhecer mais, preciso de estar por mim e desenrascarme mais. Levar-me ao limite, talvez. S es-

18 *GUIAdaGERAOERASMUS

patrocnio

DEPARTIDA

pero surpresas. No tenho muitas expetativas sobre o que posso vir a encontrar. Espero que seja tudo uma surpresa, at porque ainda no procurei demasiado para a viagem, nem em termos de alojamento nem de contactos acadmicos. Mas mais do que conhecer pessoas novas, espero conhecer novas pessoas. Os nicos preparativos que tenho feito tm sido ver inmeras imagens da cidade e alguns sites oficiais. S depois que vou procurar mais do que isso.

nossa vida, tanto a nvel pessoal como acadmico. um stio onde aprendemos muitas coisas, em que estamos longe dos amigos, da famlia, longe de tudo! E isso faz com que tenhamos de ter mais cuidado connosco prprios. No tenho grandes expetativas. Vou naquela da aventura, de tentar encontrar coisas novas, fazer novas coisas e novos amigos. Alm disso, vou ver como me comporto sozinho sem ningum por perto, apesar de ir com um colega meu. Sinceramente ainda no fiz preparativos nenhuns. S vi mesmo o que posso visitar na cidade e tenho aperfeioado a lngua castelhana. At agora tem sido s isso.

gente que foi para l, j tenho alguma bagagem sobre o local. Caso seja importante, hei-de conhecer pessoas daquela zona ou mesmo tirar um curso de lnguas, se for preciso.

Margarida Chambel vai um semestre para Madrid (Espanha) Escolhi fazer Erasmus porque quero alargar as minhas competncias, no s pessoais como profissionais, conhecer outras culturas, outros modos de vida, outras pessoas e outros modos de trabalho. Espero encontrar pessoas com vontade de conhecer e descobrir coisas novas, culturas diferentes no s de gente de Madrid, mas de pessoas de outros estudantes de Erasmus -, formas diferentes de ver a vida. Espero crescer com tudo isso, enquanto pessoa e enquanto profissional. Em relao a preparativos, ainda no pensei muito nisso. Ainda falta algum tempo, s para o ano, e no tenho pensado muito nisso. A nica preparao que tenho feito nem sei se se pode chamar assim foi visitar uma amiga que est a fazer Erasmus, ver o esprito que se vive e perceber como interagir com pessoas e hbitos completamente diferentes dos nossos.

Catarina Camacho estar um ano em Torino (Itlia) Vou em Erasmus porque quero aventura. Ir para um stio, descobrir, estar por mim sem ningum a ajudar-me e tambm porque quero conhecer outras pessoas, outra cultura, aprender uma nova lngua Acima de tudo, vai ser positivo em todos os aspetos. J estou espera que v estar muito frio [risos]. Mas tambm estou espera de encontrar a Julia, que uma amiga que eu fiz c em Lisboa (ela esteve c a fazer Erasmus) e que vai ser uma grande ajuda para mim. Acho que, em princpio, s vou encontrar coisas boas. Eu vou com um colega para Torino, por isso j vou ter algum apoio da parte dele, at porque vamos viver juntos, se correr tudo bem. Mas ainda no fizemos muitos contactos. Acho que vai ser chegar l e logo se v. Na aventura! [risos]

Fbio Dias vai estudar em Pdua (Itlia) durante dois semestres Quero ir de Erasmus, basicamente, para conseguir conhecer outra cultura. Penso que somos muito fechados em Portugal e uma boa oportunidade de ver uma poro do resto do mundo. Para alm de conhecer uma nova cultura e uma nova lngua, tambm quero saber como o meu curso l fora. Essas so para mim as coisas mais importantes. Como j conhecia

Os futuros ERASMUS estiveram conversa com a FORUM ESTUDANTE no restaurante Chili's em Telheiras

Durante um semestre, o lvaro Magalhes ser estudante em Madrid (Espanha) Decidi candidatar-me porque acho que Erasmus uma aventura, mas alm disso uma experincia enriquecedora para a GUIAdaGERAOERASMUS*

19

ESTATSTICAS

Erasmus em nmeros
O ERASMUS tambm feito de nmeros. Sabias que no incio eram menos de 30 estudantes por ano que faziam o Programa? E que os estudantes das reas de Gesto e Administrao so hoje a maioria? Ou que o pas de destino de eleio ... Espanha? Fica a par dos nmeros e dos "tops"!

20 *GUIAdaGERAOERASMUS

patrocnio

ESTATSTICAS

GUIAdaGERAOERASMUS*

21

APOIOSFINANCEIROS

Um apoio para a tua mobilidade

Bolsas Erasmus
Fazer ERASMUS tem custos, como bvio. Bolsas at h, mas no para tudo, nem para todos. Irs aqui descobrir que apoios existem para os estudantes e como podes candidatar-te. Mas mesmo sem bolsa, h quem no perca a oportunidade de fazer ERASMUS pelos benefcios que recolher da experincia.
Quando te candidatas ao Programa ERASMUS ainda no sabes se vais ter direito ou no a uma bolsa. Deves portanto encarar a tua deciso de fazer intercmbio como um investimento no teu percurso acadmico, pessoal e profissional, considerando desde o incio a possibilidade de no receberes uma bolsa. As bolsas ERASMUS no so bolsas de estudo, ou seja, no cobrem a totalidade das tuas despesas referentes aos estudos / estgios no estrangeiro. So bolsas de mobilidade que visam apenas auxiliar nas despesas extraordinrias como viagem, seguros, vistos, diferena do custo de vida, etc. O valor das bolsas definido anualmente e tem em conta o pas de destino e a durao da mobilidade. As bolsas so pagas pela Agncia Nacional PROALV atravs da instituio de origem do estudante. Habitualmente, o pagamento feito em duas parcelas: 80% do valor total no incio da mobilidade e 20% no regresso, depois do estudante entregar toda a documentao final obrigatria. melhor no te distrares pois s tens at 15 dias depois do regresso para o fazer!

A AGNCIA NACIONAL PARA A GESTO DO PROGRAMA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA (PROALV) A ESTRUTURA EM PORTUGAL RESPONSVEL PELA GESTO DOS FUNDOS COMUNITRIOS DESTINADOS AO PROGRAMA ERASMUS (VER ENTREVISTA PGINA 32).
22 *GUIAdaGERAOERASMUS

TERS QUE DEVOLVER A TOTALIDADE DA BOLSA ERASMUS SE DESISTIRES DA MOBILIDADE OU SE NO FORES APROVADO EM PELO MENOS UMA CADEIRA NA INSTITUIO DE ACOLHIMENTO.

patrocnio

APOIOSFINANCEIROS

Bolsa de Mobilidade ERASMUS Destina-se aos estudantes que foram selecionados para fazer um perodo de estudo ou de estgio ERASMUS. A candidatura feita na instituio de origem do estudante. Em algumas instituies a candidatura bolsa feita automaticamente, ou seja, ao candidatares-te ao Programa ERASMUS estars tambm a candidatar-te a esta bolsa e, nesse caso, os resultados sairo em simultneo. Noutras instituies a candidatura bolsa feita separadamente logo aps a sada dos resultados para o perodo de mobilidade. Informa-te no Gabinete de Relaes Internacionais / ERASMUS da tua escola.

Bolsa Suplementar ERASMUS S se podem candidatar os estudantes que recebem bolsas do Servio de Aco Social e que tambm foram selecionados receber a bolsa de mobilidade ERASMUS. A candidatura deve ser entregue no Gabinete de Relaes Internacionais / ERASMUS logo aps o resultado da Bolsa de Mobilidade ERASMUS. O valor da bolsa definido de acordo com o escalo do agregado familiar e a durao da mobilidade. O valor mnimo da bolsa suplementar para o ano letivo de 2011/2012 de 100 por ms. Continuas a receber a bolsa da Ao Social enquanto estiveres fora. Poders portanto acumular a Bolsa da Ao Social com a bolsa de mobilidade e a bolsa suplementar. Descobre mais sobre a bolsa suplementar em http://proalv.pt

Bolsa Suplementar ERASMUS para estudantes com necessidades especiais Destina-se aos estudantes que foram selecionados para fazer um perodo de mobilidade ERASMUS, para participar num Programa Intensivo, ou num Curso Intensivo de Lnguas ERASMUS que tenham necessidades especiais fsicas, mentais ou de sade. A candidatura deve ser entregue no Gabinete de Relaes Internacionais / ERASMUS da tua instituio. Ters que entregar um atestado mdico, uma declarao da universidade / empresa de acolhimento e um formulrio de candidatura. Pede ajuda ao teu Gabinete para preencheres o formulrio de candidatura pois este bastante detalhado e ters que fazer um oramento para os gastos.

SE TENS UMA BOLSA DOS SERVIOS DE AO SOCIAL DA SUA UNIVERSIDADE, PODES CONTINUAR A RECEB-LA JUNTAMENTE COM A BOLSA DE MOBILIDADE ERASMUS E AINDA CANDIDATAR-TE A UMA BOLSA SUPLEMENTAR.

OS ESTUDANTES ERASMUS COM OU SEM BOLSA ESTO ISENTOS DE PAGAR PROPINAS NA UNIVERSIDADE DE ACOLHIMENTO, MAS TM QUE PAGAR AS PROPINAS HABITUAIS NA SUA UNIVERSIDADE DE ORIGEM.
GUIAdaGERAOERASMUS*

23

DESTINOSERASMUS

Frana
As universidades e escolas francesas figuram no topo das classificaes a nvel mundial. Para alm da qualidade do ensino, Frana muito procurada pela sua oferta cultural, localizao geogrfica central e pela beleza natural e arquitetnica. Alojamento Residncias universitrias: o Centre National des Oeuvres Universitaires et Scolaires CNOUS, administra 590 residncias universitrias em Frana. Consulta toda a informao em http://cnous.fr Residncias privadas: so mais caras que as universitrias, mas esto instaladas em imveis de construo recente e oferecem um grande nmero de servios. Alguns exemplos: Facotel, Eurostudiomes, Reside Etudes, Associao Fac-Habitat, Gestrim Campus. Arrendamento: para arrendar apartamentos em Frana, necessrio ter um fiador francs. Pode tambm ser necessrio pagar uma cauo que corresponde ao valor total da renda durante o perodo de arrendamento. Caso o estudante no tenha fiador, poder obter auxlio junto l'Action Logement (http://actionlogement.fr).

Residncias em casas de famlia: em Paris existe uma agncia que oferece alojamentos em casas de famlia. Saiba mais em http://atomeparis.com Podes tambm encontrar informaes sobre alojamento nos sites das Cmaras Municipais. Consulta a lista das Cmaras Municipais francesas no site http://facilement.com Alimentao Uma refeio completa nas cantinas universitrias, Restos U, custa 3,05. Alguns Restos U abrem noite e aos fins-de-semana. Se optares por comer fora das cantinas, fica a saber que: um "restaurant" serve refeies, uma "brasserie" serve refeies rpidas e bebidas quentes e frias, e os "cafs" servem essencialmente bebidas. Campus France Portugal http://portugal.campusfrance.org Neste site poders encontrar informaes e ferramentas importantes como: As universidades e as escolas superiores francesas (pblicas e privadas) e os seus respetivos cursos. Ofertas de bolsas de estudos, cursos especiais e eventos relacionados com os estudos em Frana. Uma seco detalhada sobre alojamento, incluindo os apoios locais que existem para os estudantes estrangeiros.

Espanha
o primeiro pas de destino dos estudantes erasmus portugueses, acolhendo 25 por cento do total de estudantes. O custo de vida semelhante ao de Portugal e a lngua so os principais factores de atrao. As cidades que receberam o maior nmero de alunos portugueses no ano letivo 2010/2011 foram Barcelona, Salamanca e Madrid.

24 *GUIAdaGERAOERASMUS

patrocnio

DESTINOSERASMUS

Polnia
o terceiro destino preferido dos estudantes portugueses. O custo de vida e a diferena cultural so os grandes atrativos. Custo de vida O custo de vida mensal de um aluno na Polnia varia em mdia entre 300 e 600 euros. A moeda do pas o Zloty (PLN). Para te familiarizares com os valores, consulta as taxas de cmbio antes da tua partida. Alojamento O preo do alojamento nos dormitrios universitrios varia entre 100 e 200 euros por ms para um quarto individual e entre 75 a 100 euros por ms para um quarto partilhado. Seguro de sade Os estudantes portugueses tm acesso gratuito aos servios de sade pblica polaco. Basta levares o teu Carto Europeu de Seguro de Doena (CESD). Nos organismos oficiais do Governo de Espanha no h informaes relevantes para os estudantes estrangeiros. H, no entanto, muitas informaes a nvel local nas universidades que recebem alunos Erasmus. Podes consultar a lista das instituies de ensino superior em Espanha em: www.universidad.es/ universities/ spains_universities Links teis Madrid: http://esnucm.org Barcelona: http://uab.esnuab.org/ Salamanca: http://sou.usal.es/index.php Santiago de Compostela: www.usc.es/en/goberno/vrrelins/portal_internacional/serv_visitantes.html Transportes Todos os estudantes menores de 26 anos tm direito a um desconto de 50% nos transportes urbanos e 37% nos transportes ferrovirios nacionais. Integrao Tornares-te membro da Erasmus Student Network na Polnia pode ser uma mais valia para a tua integrao. Consulta toda a informao em http://esn.pl e v, na caixa direita, algumas dicas de uma das Erasmus Estudant Network (ESN) da Polnia.

ESN - Bialystok University of Technology Quais so as principais atividades da ESN Bialystok? No ESN PB Bialystok, organizamos uma srie de eventos para os nossos alunos Erasmus. Viagens, festas, dias de orientao na nossa cidade, actividades desportivas (futebol, ginstica, basquetebol, etc), aulas de polaco, etc. Que dicas podem dar aos estudantes portugueses que vo para Bialystok? A coisa mais importante entrarem em contacto com o Gabinete de Relaes Internacionais da nossa universidade. Ns fornecemos mentores que entraro em contacto com os estudantes Erasmus antes de chegarem ao pas. crucial manterem o contacto com o mentor, porque ele / ela fornecer informaes importantes. Outro conselho trazerem algumas roupas quentes para o semestre de inverno. Tambm importante saberem como ir do aeroporto de outra cidade at Bialystok.

GUIAdaGERAOERASMUS*

25

ESPECIALISTAS

O olhar externo sobre o sucesso deste programa

Gerao Erasmus
Mais tempo de ERASMUS e maiores bolsas Jos Ribeiro e Castro, Deputado e Presidente da Comisso Parlamentar de Educao. Ex-Eurodeputado. Eu gosto muito dessa expresso Gerao ERASMUS. Acho que uma expresso muito feliz e que traduz uma Gerao que tem sido beneficiada e privilegiada nos ltimos 20 anos com uma experincia nica. O programa ERASMUS marca uma diferena qualitativa muito sensvel na juventude portuguesa. As geraes que passam pelo ERASMUS vm dessa experincia mais maduras. Amadurecem do ponto de vista pessoal, abrem horizontes e tambm aprendem a ter dupla cidadania: somos cidados nacionais, mas tambm europeus. uma aprendizagem que se faz ao vivo. a experincia mais popular no quadro da Unio Europeia (UE) e tambm com uma grande atrao fora da UE. O programa ERASMUS est hoje em 33 estados, portanto est frente da Europa, pois somos 27 estados membros. um programa de grande sucesso, vamos a caminho do estudante trs milhes, que atingiremos provavelmente no ano 2015. Quando o programa comeou em 1987, em toda a Europa, movimentaram-se trs mil e poucos estudantes. Hoje movimentam-se por ano 250.000 estudantes. Tambm Portugal tem essa experincia de crescimento. Quando o programa comeou, 25 estudantes beneficiaram do programa ERASMUS. Hoje, movimentam-se mais de 5.000 estudantes portugueses que todos os anos podem ter uma frequncia de seis meses a um ano de estudos superiores na sua rea de especialidade. tambm uma experincia de ida e volta, ns enviamos e recebemos estudantes. Somos, alis, um pas com saldo lquido positivo: so mais os estudantes que nos procuram (mais de 6 mil por ano atualmente) do que portugueses que vo l fora.

O QUE DEVEMOS MELHORAR?


1 Devemos continuar a captar estudantes estrangeiros que vm s nossas instituies de ensino superior. Isso sinal da sua qualidade e tambm permite que a juventude portuguesa beneficie desse influxo de estudantes que aqui vm estudar e conviver connosco. E temos tambm que melhorar a estratgia de integrao desses alunos. preciso que os nossos estudantes os acolham quer no espao de convvio e de circulao, quer na estratgia de trabalho acadmico, nos trabalhos de grupo, na consolidao de amizades e de relaes. Isso muito importante, faz parte da estratgia da Gerao ERASMUS essa criao de relaes. 2 Aumento da durao mdia dos estudos. Nesta altura, est na mdia dos seis meses e eu creio, da minha prpria experincia pessoal, com filhos meus, que esse choque de amadurecimento que uma experincia ERASMUS muito melhor se for num ano escolar e no apenas num semestre. Portanto, parece-me indispensvel que ns consigamos que a UE desenvolva estratgias que permitam anualizar a experincia de mobilidade. 3 Melhoria dos apoios financeiros e uma melhoria da capacidade de oferta. Portanto, mais gente todos os anos em mobilidade ERASMUS, com um valor mais elevado das bolsas. O valor mdio das bolsas na UE insuficiente. 4 Cruzar a estratgia europeia com a estratgia CPLP nessa rea. Devemos levar por arrasto para o programa ERASMUS, irmos nossos da CPLP permitindo-lhes beneficiar desse grande programa europeu. Podemos ser seus cicerones em lngua portuguesa deste projecto europeu. Creio que isso muito importante, o cruzamento de estratgias europeias com a estratgia CPLP deve ser uma constante nas diferentes estratgias de afirmao portuguesa e creio que aqui tambm deve ter uma traduo.

O esprito da Europa e a diferenciao para a empregabilidade Bernardo Ivo Cruz, ex-Sub-Secretrio de Estado dos Negcios Estrangeiros A Gerao ERASMUS talvez a gerao mais importante dos ltimos tempos na Europa e em Portugal. importante na Europa desde logo porque o esprito da Europa: uma gerao que se conhece entre si, que viaja, que troca experincia, que fala lnguas, que percebe as diferenas e as aceita. im-

portante em Portugal porque a gerao que est mais preparada, que teve coragem de sair da sua zona de conforto para ir visitar outros pases, para ir conhecer outras culturas, para aprender novas lnguas, para ganhar experincias. Ser parte da Gerao ERASMUS, tambm ter uma diferenciao absolutamente fundamental hoje em dia para o seu prprio futuro profissional. Ter a experincia da lngua, ter a experincia da mobilidade, saber que o mundo diferente, mostrar que est preparado para enfrentar o mundo enquanto aldeia global, para sair da nossa casa, dos nossos amigos, daquilo que conhecemos. Isto um grande diferenciador para qualquer processo de empregabili-

dade. Um membro da Gerao ERASMUS tem de demonstrar para o mercado de trabalho e para as empresas que diferente. Hoje em dia, com 35% de desempregados jovens em Portugal, preciso ser diferente e fazer parte da Gerao ERASMUS ser completamente diferente. A maioria dos jovens desempregados andaram na faculdade, tm habilitaes formais mas no isso que lhes garante o emprego. O que lhes garante o emprego terem experincias diferentes, terem experincias que mostram que so capazes de enfrentar os riscos sem medo de o fazer, bem como no ter medo de sobreviver falta de conforto e de apoio. E o ERASMUS d isso.

26 *GUIAdaGERAOERASMUS

patrocnio

ESPECIALISTAS

Erasmus e a educao para a globalizao Jorge Marro, Projecto Farol Delloite A Gerao ERASMUS um exemplo para o pas, por diversas ordens de razo. Talvez a mais relevante seja a capacidade que essa gerao tem de apreender o mundo global como ele hoje. Apreender as diferenas culturais, as caractersticas de cada pas, o modo de comportamento de cada povo nas suas mais diferentes funes. Tudo isso relevante porque d aos nossos jovens a capacidade de apreender esse mundo. A globalizao ou nos absorve ou nos exclui. Ou se est no stio certo com as credenciais adequada ou o movimento nos atropela.. Isso para ns foi o essencial do projeto FAROL. A globalizao a capacidade que os indivduos, os cidados, as pessoas, as empresas tm de falar com o mundo. Isso muito importante e isso cultural. Ns temos que arranjar uma forma do sistema educativo produzir essas pessoas que nascem naturalmente globais.

A construo da Unio Europeia baseia-se na mobilidade. Paulo Sande, Director do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal A Gerao ERASMUS a gerao dos jovens que cresceram com este mundo novo que o nosso mundo dos ltimos 20 anos. O mundo em que tudo se transformou, em que toda a gente tem telemveis, acesso a uma Internet com informao acessvel na ponta dos dedos. E neste mundo em que tudo mudou, existe uma gerao, um conjunto de gente circulando, podendo estudar, formar-se ao longo da vida em pases que no so o seu, criando uma maior capacidade competitiva. A Gerao ERASMUS aquela que cresceu com essa nova realidade, com a mudana do paradigma da nossa

organizao social e, ao mesmo tempo, se vai tornando cada vez mais qualificada para ser tambm competitiva neste mundo. A construo da Unio Europeia baseiase na mobilidade. Desde o incio, quando nos anos 50 se comeou a construir a Comunidade Europeia, a ideia era construir um mercado comum, ou seja, uma liberalizao da circulao dos fatores: de mercadorias, de prestaes de servios, de capitais, mas sobretudo de circulao das pessoas. Desde essa altura, e de forma muito marcada na ltima dcada, a grande aposta da Unio Europeia foi na circulao das pessoas, na mobilidade em particular dos jovens e dos formadores. Toda essa poltica de mobilidade se foi tornando cada vez mais central na construo europeia. E to central , que a prxima mudana dos modelos de apoio a mobilidade, o ERASMUS para Todos, a partir de 2014, ir concentrar todos os programas.

GUIAdaGERAOERASMUS*

27

ERASMUS
PUBLIREPORTAGEM

PROGRAMA ERASMUS
Um dos principais desafios de hoje , exatamente, o de diagnosticar e ultrapassar bloqueios ao crescimento efectivo da mobilidade Erasmus, j que ela continua a ser reconhecida como um instrumento fundamental de internacionalizao das instituies de ensino superior e um recurso insubstituvel na promoo da mobilidade dos seus estudantes.
Portugal participa no programa setorial Erasmus desde a sua implementao pela Comisso Europeia em 1987, conhecendo, desde ento, uma adeso crescente por parte dos jovens inseridos no ensino superior. Nos ltimos anos, este crescimento fica a dever-se fundamentalmente adeso mobilidade para realizao de estgios, modalidade enquadrada no Erasmus desde a sua integrao no Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (2007/2013). Apesar de as verbas disponveis para financiamento destas mobilidades serem claramente insuficientes face ao nmero de mobilidades solicitadas pelas instituies de ensino superior, verifica-se atualmente uma tendncia de estagnao ao nvel da capacidade de crescimento das mobilidades para estudos efectivamente realizadas, realidade a que no sero alheias razes de ordem econmica, cultural ou mesmo institucional.

28 *GUIAdaGERAOERASMUS

patrocnio

ERASMUS
PUBLIREPORTAGEM

PROGRAMA ERASMUS MOBILIDADE DE ESTUDANTES

99% DOS ESTUDANTES PORTUGUESES RECOMENDARIA A UM AMIGO, COLEGA OU FAMILIAR A REALIZAO DE UM PERODO DE MOBILIDADE ERASMUS
O nmero de estudantes que todos os anos aderem experincia Erasmus exprime o reconhecimento deste programa setorial junto da populao estudantil como uma componente fundamental no seu percurso acadmico, bem como uma experincia internacional que valoriza o exerccio ativo da cidadania europeia. As avaliaes do perodo Erasmus por parte dos estudantes so, disso, demonstrativas: mais de 96% avalia a sua experincia de mobilidade, nas dimenses pessoal e social, como Positiva ou Muito Positiva, e 78% atribui a mesma classificao componente acadmica. No que diz respeito aos estgios Erasmus, os estudantes portugueses so unnimes quando se trata de avaliar o potencial impacto da sua experincia em termos de carreira profissional: as competncias adquiridas em estgio permitem, vasta maioria dos participantes, perspetivarem um impacto positivo e facilitador na sua integrao profissional, bem como na (re)formulao das suas expectativas profissionais so muitas as portas que se abrem para um futuro trabalho, nomeadamente no estrangeiro. Quando questionados se, no futuro, voltariam a realizar um perodo de mobilidade no estrangeiro, 83% destes estudantes responderam que sim.
(Fonte: Relatrios Finais dos Estudantes Erasmus 2009/10)

GUIAdaGERAOERASMUS*

29

ERASMUS
PUBLIREPORTAGEM

PROGRAMA ERASMUS MOBILIDADE DE PESSOAL DOCENTE E NO-DOCENTE

ENTRE 2007/08 E 2009/10 MAIS DE 2.600 DOCENTES E NO DOCENTES PORTUGUESES REALIZARAM UM PERODO DE MOBILIDADE NO ESTRANGEIRO AO ABRIGO DO SUBPROGRAMA ERASMUS
A mobilidade de pessoal para um perodo de ensino ou formao tem conhecido um crescimento gradual ao longo dos anos no nosso pas, com uma taxa de crescimento de cerca de 7% entre 2007/08 e 2008/09 e de 4% entre 2008/09 e 2009/10. A procura claramente superior ao nmero de bolsas financiadas, facto que se deve no s insuficiente disponibilidade financeira do subprograma em termos globais, mas tambm a uma clara opo poltica de investimento prioritrio das verbas disponveis na promoo da mobilidade de estudantes. No caso do pessoal docente, apesar do reconhecimento da importncia do seu envolvimento na mobilidade Erasmus, reconhece-se tambm a existncia de outras fontes de financiamento que suportam as suas possibilidades de mobilidade. J no caso especfico do pessoal no docente, a sua participao nas aes de mobilidade Erasmus tm vindo a ser progressivamente reconhecidas como um importante contributo para a estratgia de internacionalizao das instituies de ensino superior. Em 2009/10 cada participante recebeu, em mdia, uma bolsa Erasmus de 742,91 euros, num total de 685.707,24 euros atribudos.

30 *GUIAdaGERAOERASMUS

patrocnio

ERASMUS
PUBLIREPORTAGEM

PROGRAMA ERASMUS CURSOS INTENSIVOS DE LNGUAS ERASMUS

PORTUGAL O TERCEIRO PAS COM MAIOR NMERO DE ESTUDANTES EILC ACOLHIDOS!


Dados dos relatrios finais dos estudantes que frequentaram um curso EILC no nosso pas no ano acadmico 2009/10 corroboram os nveis elevados de satisfao j verificados em anos anteriores. Numa amostra de participantes, 93% revelou-se satisfeita ou muito satisfeita com a formao obtida. Para a maioria destes estudantes, a possibilidade de estudar a lngua e a cultura do pas onde iro viver e estudar/estagiar durante meses revela-se essencial para o seu processo de integrao e para a aquisio de competncias lingusticas bsicas que contribuiro para a qualidade do perodo de mobilidade. Os impactos e as mais-valias da sua frequncia associam-se s diferentes dimenses da mobilidade contactos quotidianos, compreenso das notcias, actividades acadmicas, questes culturais , conquistando, todas elas, nota positiva por parte destes estudantes.

(Fonte: Relatrios Finais dos Estudantes EILC incoming 2009/10 amostra constituda por 80 relatrios)

PROGRAMA ERASMUS PROGRAMAS INTENSIVOS Tendo por base e sentido a promoo do ensino especializado e da cooperao acadmica e cientfica a um nvel multinacional, a aco Programas Intensivos Erasmus tem contribudo para a internacionalizao das instituies de ensino superior portuguesas atravs da constituio de parcerias com instituies congneres europeias para o desenvolvimento de actividades em reas de especializao inovadoras.
Para alm da diversidade de produtos finais resultantes destes projectos materiais didcticos ou audiovisiuais, website, artigos cientficos e outras publicaes, plataformas de e-learning, apresentaes pblicas, entre outros grande parte dos IP executados em 2009/10 deram origem a novas disciplinas acadmicas ou unidades curriculares nas instituies parceiras, a novos projectos de investigao cientfica, ou criao de graus acadmicos conjuntos (nomeadamente cursos de Mestrado - Joint Master). Os resultados enunciados decorrem do desenvolvimento e/ou criao de instrumentos de aprendizagem e de formao vrios e com impacto relevante nas comunidades acadmicas e nos pblicos envolvidos, bem como no estabelecimento de parcerias e redes mais alargadas de cooperao (eg. redes temticas), cujos efeitos ultrapassam, em muitos casos, o perodo de implementao dos Programas Intensivos. O incremento da cooperao acadmica e cientfica, quer por via do intercmbio de pessoal docente e no docente das universidades, quer pela planificao de novos projectos de parceria, particularmente ligados investigao, ou ainda pela participao em grupos de trabalho e congressos internacionais, so impactos transversais relatados pela maioria das instituies portuguesas coordenadoras de IP no ano em apreo. Em 2009/10, 89% de uma amostra de estudantes classificaram a sua participao nos IP como Boa ou Excelente, revelandose, particularmente satisfeitos com os professores, a qualidade do ensino, os resultados e aprendizagens obtidos e as atividades realizadas em geral.
(Fonte: Relatrios Finais dos Programas Intensivos 2009/10 amostra constituda por 100 relatrios individuais)

GUIAdaGERAOERASMUS*

31

ENTREVISTA

Isabel Duarte Diretora da PROALV

A PRESENA NA EUROPA DE ALUNOS PORTUGUESES ERASMUS, PERMITE POSICIONAR PORTUGAL A SUA CULTURA E IDENTIDADE, COMO UM ENTRE PARES
Com a perspectiva privilegiada de quem conhece por dentro os ltimos anos da vida do Programa ERASMUS, Isabel Duarte, Directora da Agncia Nacional para a Aprendizagem ao longo da vida, partilha um olhar positivo sobre o passado e de esperana para o futuro deste Programa.
equvoco. uma abertura ao exterior que permite o contacto com aquilo que de melhor se faz na Europa e tambm uma oportunidade de mostrar aos outros aquilo que de melhor se faz em Portugal. Que impactos tiveram no nosso pas esses 25 anos de ERASMUS? Teve impacto nas instituies de ensino superior, pelo aumento das interaes com outras entidades congneres. Tambm teve impacto na nossa afirmao enquanto indivduos com competncias capazes de se afirmarem e de competirem no mercado europeu. Porque no confronto com a diferena que ns somos capazes de reconhecer as nossas prprias potencialidades. () Todos esses jovens adquirem graus de confiana e capacidade de afirmao, que sem essa experincia, demorariam muito mais tempo a atingir. (...) Isso acontece desde o princpio, h 25 anos que h histrias que precisam de ser contadas e histrias de mudana de vida. A grande maioria dos jovens que participam afirmam que voltariam a repetir a experincia e recomendam mesmo que qualquer jovem do ensino superior deveria passar por essa experincia, . Estamos portanto a falar duma satisfao generalizada, satisfao com impacto no prprio, pela sua aprendizagem pessoal, pela sua capacidade de afirmao perante o outro. Mas, obviamente, existe tambm uma mais-valia para o pas, no sentido em que se tornam recursos humanos mais capacitados, ousados e empreendedores. A Europa tem razes para ter esperana nessa Gerao ERASMUS naquilo que diz respeito construo do projecto europeu? Estou convicta de que no pode deixar de passar por a. H com certeza outros ele-

Como que avalia esta experincia de 25 anos de Programa ERASMUS? A avaliao do ERASMUS ultrapassa tudo aquilo que possa ter sido dito at agora, porque um smbolo enorme da ousadia, da capacidade de empreender e da capacidade de arriscar por parte dos nossos jovens. Ningum pode esquecer que h 25 anos, meia dzia de jovens teve a coragem de se aventurar por essa Europa fora sem saberem minimamente o que iria acontecer. Desde ento, foi um crescendo. Neste momento, asseguramos anualmente mais

tivssemos ns, mais mobilidades poderamos financiar. Nestes 25 anos, quais acha que so os pontos essenciais do sucesso do ERASMUS? Antes de mais, o contributo directo do ERASMUS para o Processo de Bolonha e para a concordncia entre as diferentes instituies de ensino superior a nvel do sistema de ECTS (European Credit Transfer System). Esse um contributo inequvoco: permitiu acelerar o Processo de Bolonha. Estou convencida de que, de

DO PONTO DE VISTA FINANCEIRO H MUITA COISA PARA FAZER: TORNAR A OPORTUNIDADE ERASMUS, UMA VERDADEIRA OPO PARA TODOS!
de cinco mil bolsas para perodos de estudo ou de estgio. Foi uma adeso absolutamente extraordinria. Ns temos contribudo para o programa ERASMUS de uma forma muito positiva e continua a haver mais procura do que capacidade de resposta, ou seja, mais verba outro modo, no teria tido o mesmo andamento. Simultaneamente, a internacionalizao das nossas instituies de ensino superior. Por via do envio e do acolhimento de estudantes, docentes e pessoal das instituies de ensino superior, h um processo de internacionalizao in-

32 *GUIAdaGERAOERASMUS

patrocnio

ENTREVISTA

O ERASMUS UM ESPRITO DE APRENDIZAGEM, MAS APRENDIZAGEM NO SENTIDO LATO DO TERMO. APRENDIZAGEM NO SENTIDO DO HOMEM NO SEU TODO E NO S NA DIMENSO ACADMICA.
mentos que facilitem, contribuam para o projeto Europa, mas este no pode, nem deve deixar de contar com o ERASMUS. O ERASMUS uma pea chave para a construo da cidadania europeia, para a partilha do sentimento de solidariedade na Europa e para o entendimento do outro. A presena na Europa de alunos portugueses Erasmus, permite posicionar Portugal e a sua cultura e identidade, como um entre pares. Essa uma imagem que dificilmente ns conseguiramos atravs da emigrao clssica. Com 25 anos vamos aprendendo o que h para melhorar. Que desafios temos pela frente? Muitos, muitos desafios. Primeiro, porque apesar de todo o apoio dado aos estudantes com dificuldades socioeconmicas, continua a ser um programa que deixa de fora um grupo significativo de alunos que no tem efectivamente condies econmicas para sair. Portanto, o ERASMUS ainda uma opo para um grupo,

enfim, cada vez mais alargado de jovens, mas ainda no para todos, porque as bolsas ERASMUS no so concebidas para financiar os custos da mobilidade, so concebidas para apoiar os custos da mobilidade. Significa que quem tem assumido grande parte dos custos destas mobilidades a famlia. Num momento de crise, importa questionar a sustentabilidade desse modelo. Portanto, do ponto de vista financeiro h muita coisa para fazer. Tornar a oportunidade ERASMUS uma verdadeira opo para todos, no passa s pelo acesso dos jovens a modalidades alternativas de financiamento directo, mas tambm pelo controlo dos custos indirectos. Est tudo por fazer a esse nvel. Com tantas cidades geminadas, por exemplo, possvel com certeza encontrar alternativas para o acolhimento dos jovens a custos controlados, no a custos de mercado. preciso encontrar parcerias, fazer protocolos com estratgias alternativas de acolhimento, para minimizar os custos de alojamento, transportes e alimentao. Que mensagem que gostava de transmitir aos jovens que esto de partida nessa altura? Costuma-se dizer que os nossos jovens vo para o estrangeiro fazer tudo menos aprender. Eu no partilho de todo dessa opinio. Acho que os jovens vo aprender em diferentes dimenses da sua vida. Acho que a dimenso acadmica to importante quanto as outras dimenses que constituem o ser humano e a aprendizagem pessoal, relacional, que acontece numa experincia ERASMUS , do meu ponto de vista, to importante quanto a aprendizagem acadmica. exactamente no confronto com a diferena entre pares, na coabitao entre diferentes lnguas, culturas, formas de ser e de estar, que estes nossos jovens do ensino superior crescem, como nunca cresceriam se no sassem do seu espao. Obviamente que fundamental que esses alunos se afirmem tambm como bons aprendizes e como bons estudantes do ensino superior. Sem dvida nenhuma que a capacidade de conjugarem todas essas dimenses faz da experincia ERASMUS uma experincia muito mais rica. O ERASMUS um esprito de aprendizagem, mas aprendizagem no sentido lato do termo. Aprendizagem no sentido do Homem no seu todo e no s na dimenso acadmica.

GUIAdaGERAOERASMUS*

33

GABINETESDEMOBILIDADE

Encontro Nacional de Gabinetes de Mobilidade

Ao servio dos estudantes


Melhor que ningum, quem est no terreno v o impacto do Programa Erasmus nos estudantes que dele beneficiam. A Forum Estudante reuniu durante dois dias os principais protagonistas da gesto da mobilidade dos estudantes, em busca de novos caminhos de cooperao e trabalho em rede.
Os Gabinetes de Mobilidade so uma pea fundamental do programa ERASMUS. Recebem e gerem as candidaturas, acolhem os estudantes internacionais e resolvem remotamente os problemas dos estudantes portugueses no estrangeiro. Ciente da importncia destes gabinetes, a Forum Estudante promoveu um encontro nacional para debater, com quem anda no terreno, tudo sobre o programa ERASMUS. Durante dois dias estivemos na Foz do Arelho a discutir o passado, o presente e o futuro do programa que este ano completa 25 anos. Estiveram presentes seis oradores principais e 21 representantes de Gabinetes de Mobilidade. Foi uma jornada de trabalho, de partilha e de aprendizagem. Os frutos deste encontro so informaes preciosas que partilhamos contigo ao longo deste Guia. E porque fazer parte da Gerao ERASMUS fundamental, deixamos o testemunho de quem lida de perto com o assunto. Raquel Moreira Faculdade de Letras Universidade de Lisboa programa. Hoje, aqueles que iniciaram o programa so adultos que por sua vez tambm j tm filhos que esto a passar pela mesma experincia e o resultado de todas essas experincias, tem transformado a nossa sociedade e a minha instituio tambm. A dimenso internacional e a nossa posio face ao mundo e aquilo que ns somos, diferente neste tipo de experincias e isso que ns desejamos para os jovens. Susana Duarte Universidade de Aveiro rao que est aberta para o mundo e est dentro do mundo. Esta gerao vai adquirir conhecimentos muito teis para a sua formao profissional no futuro mas, tambm, um grande enriquecimento curricular e pessoal. Tudo isto junto ir fazer grandes empresrios, grandes polticos, uma gerao que ns esperamos venha a mudar da melhor forma o mundo. Snia Simas Instituto Politcnico de Viana do Castelo

A Gerao ERASMUS a gerao melhor preparada para os desafios da globalizao. O programa ERASMUS hoje em dia no apenas conhecer um pas, uma cidade estrangeira ou mesmo frequentar determinadas cadeiras no estrangeiro, mais do que isso, melhorar os processos de aprendizagem, conhecer outras ideias, ter outras perspetivas, ter oportunidade de estagiar ou trabalhar em contextos que nunca seriam possveis se no fosse o programa ERASMUS. Susana Caravana Instituto Politcnico do Cvado e do Ave

Para mim a Gerao ERASMUS uma gerao que procura o desafio e a aventura. Sem dvida que uma Gerao, um movimento de alunos, que tem mudado e muda diariamente e todos os anos a nossa instituio. Teresa Silva Universidade de Coimbra

Acho que a Gerao ERASMUS o futuro. Se calhar, hoje em dia, o ERASMUS est a ser mais procurado dado o contexto scio-econmico nacional. As pessoas comeam a ter uma grande preocupao com a mobilidade e acho que o ERASMUS est a ser o trampolim para a procura desta mobilidade. Foi uma gerao que comeou com poucos alunos: a mobilidade era algo que h uns anos atrs preocupava os alunos e os pais. A afluncia era em nmero reduzido mas, hoje em dia, est a mudar. A procura do ERASMUS uma procura de alternativas para o futuro. Snia Domingues Instituto Superior de Economia e Gesto - Universidade Tcnica de Lisboa

Para mim a Gerao ERASMUS o resultado dos 25 anos de exerccio deste

A Gerao ERASMUS, no nosso entender, uma gerao que vai dar um grande contributo para mudar o mundo. uma gerao que j no encara um perodo de estudos ou de estgio s na sua prpria instituio de ensino superior. uma ge-

Para ns a Gerao ERASMUS deve ser das geraes mais significativas dos ltimos anos. H uma aposta fortssima nestas geraes e uma oportunidade nica,

34 *GUIAdaGERAOERASMUS

patrocnio

GABINETESDEMOBILIDADE

exclusiva. Portanto, para esses alunos a nossa mensagem : agarrem essa oportunidade, no a percam porque uma valorizao pessoal e acadmica nica e excelente. Gil Gonalves Instituto Politcnico de Bragana

acontecer agora e a tendncia que seja cada vez maior. A nossa instituio muito pequena e isso inevitavelmente reflete-se em termos de mobilidade. No obstante, o que eu noto que os alunos no regresso esto seguramente mais maduros, mais autnomos e com a maior das facilidades conseguem viajar e ultrapassar os medos. Em suma, parece-me que basta dizer nova gerao e tudo o resto est associado automaticamente. Isabel Nogueira Escola Superior de Educao de Paula Frassinetti

Conceio Baptista Instituto Politcnico de Castelo Branco

A Gerao ERASMUS uma gerao que tem as suas razes na Europa, no propriamente portuguesa mas sim europeia. Os alunos quando entram para o ensino universitrio, a ideia deles no passa por um pas mas sim por toda a Europa, absorvem toda a cultura e tentam sempre estar um passo mais alm. Creio que essa a definio da Gerao ERASMUS. Conceio Catroga Instituto Politcnico de Tomar

Atravs do sucesso do programa ERASMUS e Leonardo Da Vinci, o Instituto tem tido histrias de sucesso de alunos que fizeram mobilidade. Cerca de 80% dos nossos alunos que realizaram mobilidade tm, depois do seu regresso, uma oferta de emprego. Por isso a Gerao ERASMUS para ns essencialmente uma gerao de sucesso, de jovens empreendedores, jovens motivados e jovens com um futuro para alm do nosso mercado de trabalho tradicional nacional. Anabela Pires Instituto Politcnico da Guarda

A Gerao ERASMUS para mim e para ns escola, a gerao que faz sentido para os dias de hoje. Temos tido vrios docentes e imensos alunos envolvidos em atividade de mobilidade e a mais valia dessa mobilidade tem sido bvia, tem sido muito evidente para os prprios alunos, para o seu crescimento pessoal, acadmico e cultural. Para a escola, tem trazido experincias e formas de ver e estar na educao que tem obviamente contribudo para a melhoria das atividades que ns desenvolvemos. Magda Ferro Universidade Catlica Portuguesa - Porto

A Gerao ERASMUS no Politcnico... engraado porque, coincide os 25 anos do Instituto Politcnico de Tomar com os 25 anos do programa ERASMUS e esse programa foi o incio da internacionalizao no Politcnico. Neste momento, o programa ERASMUS uma pequena fatia da nossa internacionalizao e hoje a nossa gerao de estudantes realmente uma gerao de mobilidade que j vai para alm do ERASMUS. Joana Ferreira Escola Universitria Vasco da Gama

O que a Gerao ERASMUS? um passaporte para o futuro. Mais do que nunca, em vez de nos conformarmos com fazer parte do problema, a soluo para o problema. Os jovens podem encontrar aqui a sustentabilidade onde colocar os seus alicerces para abrirem novos horizontes, terem um emprego l fora e terem novas oportunidades que cada vez so mais necessrias. Mafalda Homem de Melo IADE

Quando falamos nessa Gerao, dizer ERASMUS acaba por ser um pleonasmo porque a mobilidade o futuro, est a

Eu acho que a Gerao ERASMUS verdadeiramente a primeira gerao de nacionalidade europeia, ou seja, so jovens que compreendem a diversidade cultural que a Europa e simultaneamente conseguem sentir-se cidados da mesma. O impacto dessa Gerao para a universidade enorme porque ajudou a universidade a abrir-se e claramente teve um impacto em toda a comunidade acadmica porque os estudantes que vo fazer Erasmus, quando regressam, acabam por ter uma influncia no meio que os rodeia e simultaneamente, o acolhimento de estudantes de outros pases ajuda aqueles que ficam a irem para fora c dentro.

Penso que a Gerao ERASMUS uma gerao que tem conscincia de que a mobilidade hoje fundamental, condio sine qua non para ser cidado da Europa e do mundo. A mobilidade foi um fator chave na construo da Europa. Hoje em dia se estende para l da Europa e os jovens hoje tem conscincia que a mobilidade uma experincia fundamental de aprendizagem cultural que claramente diferenciadora no mercado de trabalho.

GUIAdaGERAOERASMUS*

35

ERASMUSPARATODOS

ERASMUS para todos


O programa ERASMUS faz parte do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida que acaba em 2013. E a seguir, o que ir acontecer ao ERASMUS? Tudo indica que ser integrado no novo programa Erasmus para Todos, que est neste momento em fase de discusso no Parlamento Europeu.
A pensar nos objetivos da Estratgia Europa 2020, a Comisso Europeia apresentou uma nova proposta para os modelos de apoio mobilidade na educao. Essa proposta, designada Erasmus para Todos, pretende juntar os atuais sete programas de mobilidade para a educao, formao, juventude e desporto (ver caixa). Os objectivos sero os mesmos: melhorar as competncias dos indivduos e modernizar os sistemas de educao. As principais aes dos programas existentes iro continuar, abrangendo os mesmos beneficirios e pases participantes. No fundo, a centralizao dos programas trata poucas mudanas, mas algumas delas, como o aumento do nmero de bolsas, sero significativas. A proposta foi apresentada no Parlamento Europeu em Novembro do ano passado e encontra-se em fase de discusso. Ainda no se sabe quando ser votada pelos eurodeputados, mas tudo indica que esse ser o modelo de apoio a mobilidade que teremos em 2014.

O que o Erasmus para Todos? o novo programa proposto pela Comisso Europeia para a educao, formao, juventude e desporto. Este programa ir substituir os sete programas hoje em dia existentes e neste momento est a ser discutido no Parlamento Europeu. Caso seja aprovado, entrar em vigor em 2014 e ter um oramento de 19 mil milhes de euros para um perodo de sete anos. Que Programas faro parte do Erasmus para Todos? Aprendizagem ao Longo da Vida: Erasmus, Leonardo da Vinci, Comenius e Grundtvig. Programa para a Cooperao com os Pases Industrializados Juventude em ao Erasmus Mundus Tempus Alfa Edulink

O que muda? Regras de candidatura e os procedimentos mais simples. Ser criado um sistema de emprstimo para os estudantes de mestrado. O nmero mdio anual (dos ltimos sete anos) de estudantes com bolsas ir duplicar. Sero estabelecidas 400 parcerias entre instituies de ensino superior e empresas. Quais so os objetivos? Integrar todos os programas de mobilidade da Unio Europeia num s Melhorar a empregabilidade e competncias dos estudantes Alargar a mobilidade alm das fronteiras da Unio Europeia Tornar o ensino superior europeu mundialmente atrativo

Porqu a marca Erasmus? Para o novo programa integrado foi escolhido o nome Erasmus porque o que est mais fortemente associado aprendizagem no estrangeiro. No novo programa a Comisso vai deixar de usar nomes conhecidos como Leonardo Da Vinci, Comenius e Grundtvig. Para alm de evitar mltiplos nomes, a inteno popularizar a marca Erasmus. Que pases participam? Todos os Estados-Membros da Unio Europeia (UE) Islndia, Liechtenstein, Noruega, Sua Pases candidatos UE que beneficiem de uma estratgia de pr-adeso Alguns pases dos Balcs Ocidentais

ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS


Um dos grandes desafios de qualquer projeto a sua plena adequao a todos os cidados, tendo particular ateno aos que tm necessidades especiais. Actualmente, o Programa ERASMUS j contempla uma abertura especial para os estudantes que necessitam de um apoio adicional para a sua mobilidade, mas espera-se que o ERASMUS PARA TODOS possa ainda reforar esses mecanismos. Um exemplo atual dessa mobilidade de estudantes com necessidades especiais Jos Rocha. Aluno de Cincias da Educao na Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao da Universidade do Porto, enfrentou um duplo desafio de mobilidade. Com incapacidade motora, decorrente de paralisia cerebral, movendo-se em cadeira de rodas e trabalhando com discover switch no computador, quebrou fronteiras. Apesar das enormes dificuldades a ultrapassar, com a sua fora de vontade conseguiu rumar a Barcelona. Questionado quanto s suas expectativas e receios, deixa uma resposta clara: Expectativas tinha vrias, ganhar autonomia nas relaes interpessoais, adquirir coeso social, cidadania europeia, desfrutar da cultura catal na sua plenitude, poder usufruir das aulas dadas noutro contexto diferente, desenvolver uma aprendizagem de qualidade ao longo da mobilidade que se repercuta na minha vida, fazer uma aprendizagem lingustica diferente, apesar das minhas naturais limitaes, explorar stios culturais diferentes, com resultados e produtos inovadores, etc. para a minha condio fsica, ficar desiludido com a cidadania catal, no aguentar as saudades provocadas pela distncia, etc. DA SUA EXPERINCIA, SUBLINHA MOMENTOS MARCANTES: Positivamente: Quando nevou, poder escrever o nome da minha namorada na neve, fotografar e oferecer-lhe a foto no dia dos namorados, j que este ano passamos este dia afastados e como no Porto no neva foi um episdio engraado. Negativamente: Quando estava numa aula o professor fez uma atividade pedaggica interessante e simplesmente eu no participei como o resto dos estudantes, fiquei simplesmente a observar a atividade. Receios tambm eram vrios, no ser bem compreendido em termos de comunicao, pois alm das dificuldades lingusticas que tenho pela minha incapacidade, ser uma lngua diferente, no encontrar as adaptaes necessrias Nas dificuldades, Jos Rocha sublinha que as despesas que um estudante com necessidades especiais tem so muito superiores ao valor da bolsa (mesmo reforada) e isso constitui um obstculo difcil de superar.

36 *GUIAdaGERAOERASMUS

patrocnio

ERASMUSPARATODOS

O ERASMUS PARA TODOS DUPLICAR O NMERO DE BENEFICIRIOS.


O ERASMUS para Todos ter uma dotao muito superior quela que tm atualmente os programas de mobilidade. Aquilo que est previsto que a dotao deste novo programa seja de 19 mil milhes de euros, para o perodo de 2014 a 2020. Essa dotao permitir quase que duplicar o nmero de beneficirios devendo chegar aos cinco milhes de pessoas. Este programa vai apoiar trs tipos de aes: oportunidades de aprendizagem para pessoas dentro e fora da Unio Europeia, cooperao institucional e a reforma das polticas nos estados membros. Esses sero os trs domnios que j hoje em dia esto cobertos por este conjunto de programas e que se mantero reforados por uma dotao complementar no novo programa e que apresenta dois elementos novos: um o sistema de garantias de emprstimos para estudantes de mestrados e outro a criao daquilo que neste programa a Comisso chama de alianas de conhecimento e alianas competncias de sector. A fase em que estamos uma fase de aprovao da adoo desse programa. O programa ainda no est finalizado, estando nesse momento no Parlamento Europeu em fase de discusso pelos deputados europeus. O Parlamento Europeu tem que aprovar o programa para que ele se possa tornar legislao europeia. Ainda possvel que haja alteraes, mas em todo caso esse o programa que se prev que venha a ser aprovado e a entrar em vigor em 2014. Por outro lado, um programa que est ligado estratgia 2020 da Unio Europeia. A estratgia 2020 da UE a resposta necessidade que a Europa tem de crescer. A qualificao dos europeus atravs desse tipo de programa faz parte integrante dessa estratgia de desenvolvimento das economias europeias e do reforo da sua integrao. Este novo programa continua a apoiar as mesmas iniciativas. No h uma novidade absoluta, apenas um reforo da eficcia em relao a trs tipos de aes, com novos instrumentos, que a partir de 2014 tendero a incrementar, desenvolver e aprofundar esta ideia da mobilidade na UE com uma dimenso sistmica que a prpria concentrao de programas permite.

Paulo Sande, Gab. Parlamento Europeu

GUIAdaGERAOERASMUS*

37

ERASMUSMUNDOS

Mobilidade universitria a nvel global

descoberta do mundo
Gostarias de estar preparado para competir no mercado global da sociedade do conhecimento? Ento tens um Mundus de oportunidades para explorar neste programa de mobilidade mundial. Descobre aqui algumas informaes sobre o programa que te pode abrir portas em todo o globo.

38 *GUIAdaGERAOERASMUS

patrocnio

ERASMUSMUNDOS

Criado em 2004, este Programa promove a mobilidade dos melhores estudantes do mundo sem limites de idade. Os estudantes selecionados para participar no programa podem usufruir de uma bolsa para fazer Mestrado, Doutoramento ou um perodo de estudo no estrangeiro. Os estudantes de

pases fora da Unio Europeia (UE) podem obter qualificaes na Unio Europeia e os alunos europeus podem fazer mobilidade para pases de fora da UE. O Programa funciona atravs de parcerias estabelecidas entre as instituies de ensino superior chamadas consrcio. o con-

srcio quem recebe as candidaturas e faz a seleo dos participantes. No site da Direo Geral do Ensino Superior podes saber quais os consrcios que existem em Portugal e todas as actividades que o programa promove. Mas para j, ficas com as linhas gerais sobre o ERASMUS Mundus.

O PROGRAMA ERASMUS MUNDUS APOIA TRS TIPOS DE AES:


Programas Conjuntos de Mestrado e Doutoramento Parcerias ERASMUS Mundus Projetos de Promoo do Ensino Superior Europeu (Ao 1) (Ao 2) (Ao 3)

SE... ERASMUS X ERASMUS MUNDUS


PROGRAMA ERASMUS Candidato Alvo Objetivos Entidade Gestora Internacional Entidade Gestora Local Implementao Estudantes europeus Promover a mobilidade de estudantes do ensino superior na Europa. Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV). http://ec.europa.eu/ education/lifelong-learningprogramme Agncia Nacional para o Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV). http://proalv.pt Os estudantes de Licenciatura ou Mestrado fazem um perodo de estudos de trs a 12 meses numa instituio de outro pas europeu. PROGRAMA ERASMUS MUNDUS Ao 1 Estudantes europeus e de pases terceiros Promover a mobilidade de estudantes do ensino superior entre a Europa e pases terceiros. Agncia Executiva relativa Educao, ao Audiovisual e Cultura. http://eacea.ec.europa.eu Direco Geral do Ensino Superior (DGES) http://www.dges.mctes.pt Os estudantes fazem um Mestrado ou Doutoramento inserido num programa conjunto entre vrios pases. Os estudantes tero que frequentar perodos de estudo em pelo menos dois pases europeus. Os alunos de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento fazem um perodo de estudos de trs a 34 meses numa instituio de um pas terceiro. Ao 2 J s licenciado Queres estudar em duas ou mais Instituies de Ensino Superior europeias e internacionais durante um perodo de um a dois anos. Ests procura de cursos superiores multidisciplinares e com diploma reconhecido nos pases envolvidos. Ests interessado em viver em contextos multiculturais e multilingusticos. Mestrado ou Doutoramento ERASMUS Mundus (Ao 1)

ENTO...
Deves escolher um dos 28 consrcios de que Portugal faz parte. (ver lista em www.dges.mctes.pt/erasmusmundus) Deves procurar informao informao prtica no site de uma das Universidades do consrcio e fazer a tua candidatura on-line.

Bolsas

Os estudantes podem candidatar-se a uma bolsa de mobilidade para ajudar nas despesas da deslocao (viagem, seguros, vistos, diferena do custo de vida, etc).

Os estudantes podem candidatar-se a bolsas de estudos que incluem ajudas de custos (propinas, deslocao, alojamento, etc) e um subsdio. Valores: - Mestrado (durao um dois anos): 10.000/ ano categoria B; 24.000 / ano categoria A. - Doutoramento (durao trs anos): de 61.200 a 129.900 pelos trs anos. Valores: - Licenciatura e Mestrado: 1.000/ ms. - Doutoramento: 1.500/ ms

SE...
Ests a tirar uma licenciatura, mestrado ou doutoramento. Queres estudar numa instituio de ensino superior europeia ou internacional durante um perodo de trs a 34 meses. Est interessado em viver em contextos culturalmente e socioeconomicamente muito diferentes Parceria ERASMUS Mundus (Ao 2)

ENTO...
Deves escolher uma das 20 parcerias em que Portugal participa. (ver lista em www.dges.mctes.pt/erasmusmundus) Deves procurar informao no site de uma das Universidades parceiras.

GUIAdaGERAOERASMUS*

39

INFORMAOPRTICA

Informaes prticas sobre o ERASMUS

Direto ao assunto
Quem Podem fazer ERASMUS os alunos matriculados numa instituio de ensino superior, em cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento. Para fazer a Mobilidade de Estudantes para Estudos (SMS), o aluno tem que estar matriculado pelo menos no segundo ano dos estudos superiores. A Mobilidade de Estudante para Estgio (SPM) pode ser feita a partir do primeiro ano. Como As candidaturas so feitas no Gabinete ERASMUS / Relaes Internacionais da instituio em que o aluno estiver matriculado. Os prazos e as condies de candidatura so estabelecidas por cada gabinete. Os alunos s podem candidatar-se a instituies estrangeiras com as quais a sua instituio possui um acordo bilateral. Regra geral, candidatam-se a trs instituies por ordem de preferncia. Embora s possam fazer ERASMUS para estudos (SMS) os alunos que estejam matriculados no segundo ano, as candidaturas podem ser feitas quando ainda esto a frequentar o primeiro ano. A aprovao da candidatura fica, nesse caso, dependente da concluso do primeiro ano. Habitualmente, os critrios de seleo so o aproveitamento escolar (as notas) e o nmero de cadeiras em atraso. Lngua Cada professor decide em que lngua ir lecionar as suas aulas e fazer os exames. Pode ser em ingls ou na lngua oficial do pas. Informa-te no Gabinetes ERASMUS / Relaes Internacionais da instituio de acolhimento, sobre a lngua em que sero leccionadas as cadeiras que pretendes fazer. Cursos de lnguas Algumas instituies de acolhimento oferecem aos alunos estrangeiros um curso de preparao lingustica. Neste caso, as inscries so feitas directamente nas instituies de acolhimento. Paralelamente, existem os Cursos Intensivos de Lnguas ERASMUS EILC. Os EILC so organizados apenas em pases onde a lngua em causa uma das menos utilizadas ou ensinadas na Unio Europeia (exemplo: Finlndia, Hungria, Polnia, Repblica Checa, Grcia, etc). Os EILC so gratuitos e as vagas so limitadas. As inscries so feitas directamente nas entidades organizadoras. Podes consultar a lista das instituies organizadoras e os respectivos prazos de candidatura, nos sites das Agncias Nacionais para o Programa Aprendizagem ao Longo da Vida de cada Pas: http://ec.europa.eu/education/lifelong-learningprogramme/ doc1208_en.htm Cultura A mudana para um pas e uma cultura diferentes pode produzir efeitos inesperados. O choque cultural pode no ser facilmente ultrapassado e pode surgir um sentimento de rejeio. Procura descobrir o que aquela cultura pode acrescentar tua vida. Conhecer a Universidade, a cidade e o pas de destino essencial para a tua integrao. A falta de determinados elementos de referncia da cultura estrangeira pode originar frustrao e corromper a tua experincia ERASMUS. Podes obter informaes sobre o teu pas de destino nas embaixadas desses pases em Portugal. Consulta os sites ou escreve um email a pedir conselhos. Aqui ficam dois links com muita informao sobre os pases da Unio Europeia: http://ec.europa.eu/ploteus http://europa.eu/eu-life/travel-tourism

Equivalncia O pleno reconhecimento acadmico uma das condies do programa ERASMUS e pressupe que o perodo de estudos no estrangeiro substitua um perodo de estudos, comparvel, na instituio de origem. Aps ser conhecida a instituio de acolhimento, o estudante deve preparar, em conjunto com o coordenador ERASMUS, o seu plano de estudos. Para isso, o estudante deve procurar, no site da instituio de acolhimento, quais so as unidades curriculares disponveis. Se a informao no estiver disponvel no site, deve entrar em contacto com o Gabinete ERASMUS / Relaes Internacionais dessa instituio. As cadeiras que o estudante dever fazer no exterior ficam definidas no Contrato de Estudos. O Contrato de Estudos a garantia que o estudante tem do pleno reconhecimento acadmico dos crditos obtidos no estrangeiro. Ateno: quando chegares instituio de acolhimento, deves verificar se de facto as cadeiras escolhidas sero as cadeiras a frequentar. Para alm de poderem existir alteraes das cadeiras, pode haver sobreposio de horrios ou outros fatores que levem a alterar o que estava definido no Contrato de Estudos. Se isso acontecer, tens at 30 dias aps a chegada para fazeres as alteraes.

40 *GUIAdaGERAOERASMUS

patrocnio

INFORMAOPRTICA

Para quem quer saber o essencial, desde o quem ao como, passando pelas viagens, seguros e equivalncias.

Alojamento O alojamento da inteira responsabilidade do estudante. Cabe-te procurar e decidir onde vais ficar a morar durante o perodo de mobilidade. Algumas instituies oferecem vagas para estudantes estrangeiros nas suas residncias. Essas vagas so muito concorridas. Se quiseres uma, deves fazer a candidatura mal saibas qual ser a tua instituio de acolhimento. As opinies sobre alojamento divergem. Uns defendem que melhor ir j daqui com tudo acertado. Outros preferem ter um alojamento provisrio para a primeira semana e deixar para escolher o alojamento definitivo quando chegar cidade de destino. Assim podem ver pessoalmente o lugar onde vo morar. Aspetos que deves ter em ateno quando procurares alojamento: Localizao: onde ficar? Perto da faculdade ou do centro da cidade? Que transportes h? Casa / quartos: tem despesas includas? Tem acesso internet? Quantos quartos e quantas casas de banho h? Residncias: quais so as regras e as condies? O quarto individual? Tem cozinha, lavandaria e Internet? Que despesas esto includas na mensalidade? Quais so os transportes para a Universidade? Bairro: calmo ou tem muito movimento? perigoso para andar fora de horas? Tem comrcio (supermercado, cafs, servios, etc)? Onde podes procurar alojamento: Site da Instituio de acolhimento. Se a informao no estiver disponvel no site, pergunte no Gabinete ERASMUS / Relaes Internacionais dessa instituio, se tem uma lista de alojamentos privados que recomendam. Site do Erasmus Estudant Network ESN: http://esn.org. Painis de anncio da tua instituio de acolhimento. Sites de associaes de estudantes. Alarga a busca s associaes de estudantes de todas as instituies de ensino superior que existam na cidade. Sites de imobilirias locais.

Sade Se fores para um pas da Unio Europeia (UE), deves pedir um Carto Europeu de Seguro de Doena CESD. O CESD gratuito e deve ser pedido na Segurana Social pelo menos dois meses antes de viajar. Esse carto d-te o direito de aceder, gratuitamente, aos servios pblicos de sade nos Estados Membros. Se viajares para fora da UE, deves arranjar um seguro de sade privado. Nesse caso, da tua responsabilidade procurar, escolher e custear esse seguro. Caso tenhas que levar medicamentos sujeitos a receita mdica, deves levar uma declarao do mdico, preferencialmente em ingls, e cpia da receita. Dinheiro Se o pas de acolhimento no estiver na zona euro, informa-te sobre a moeda oficial e o seu respectivo cmbio. Lembra-te que irs pagar taxas para levantares dinheiro no exterior. Pede informaes no teu banco sobre qual a melhor maneira de efectuar transferncias internacionais ou qual o procedimento para abrires uma conta no estrangeiro.

Viagem Marca a viagem com antecedncia para aproveitar as tarifas mais econmicas e garantir o teu lugar. Tem em ateno os seguintes aspetos: quantidade de bagagem que podes levar e o limite de peso de cada bagagem. se a tarifa permite alterao das datas de viagem. planeia chegar num dia de semana. Viajar num fim-de-semana pode implicar que no tenhas nenhum apoio, caso seja necessrio. faz uma lista do que transportas na tua bagagem, para o caso de extravio e de teres que fazer uma reclamao ou pedir uma indemnizao. Se quiseres ir de carro, a carta de conduo e o certificado de matrcula do carro emitidos em Portugal, so vlidos em todos os pases da Unio Europeia. Ateno! Se levares um carro que esteja registado no nome de outra pessoa, devers ter contigo uma declarao de cedncia do veculo assinada pelo proprietrio. Verifica quais so os documentos necessrios para a sua viagem. Se fores viajar para pases que fazem parte do Espao Schengen basta teres um bilhete de identidade (ou carto do cidado) vlido. Se fores para um pas que no faa parte do Espao Schengen, ters que ter um passaporte e um visto de estudos. Pases participantes do Programa ERASMUS que no pertencem ao Espao Schengen: Bulgria, Chipre, Crocia, Irlanda, Romnia, Reino Unido, Turquia.

GUIAdaGERAOERASMUS*

41

25ANOS 25 anos do programa ERASMUS

Vinte e cinco anos a mudar vidas

e a abrir o esprito
O principal programa europeu de mobilidade de estudantes completa, em 2012, vinte e cinco anos. um sucesso que j registou quase 3 milhes de histrias, encontros e descobertas.

A Comisso Europeia apoiou intercmbios piloto durante seis anos antes de lanar o programa ERASMUS, em 1987. Nesse ano, 3.244 estudantes beneficiaram da experincia de estudar num dos 11 pases que inicialmente faziam parte do programa. Nos ltimos 25 anos, o programa registou um aumento constante do nmero de estudantes e de atividades. Este ano, 250 mil estudantes iro fazer a mobilidade num dos 33 pases participantes. Os destinos mais populares atualmente so Espanha, Frana, Reino Unido, Alemanha e Itlia. Comemoraes Durante todo o ano iro ter lugar eventos de celebrao dos 25 anos do programa. O slogan escolhido, Vinte e cinco anos a mudar vidas e a abrir o esprito, representa aquilo que o ERASMUS tem feito na vida dos 3 milhes de participantes, desde 1987. Uma equipa de 66 Embaixadores ERASMUS ir representar o programa durante as celebraes. Os embaixadores escolhidos para representar Portugal foram: Filipe Arajo, antigo estudante ERASMUS da Universidade Catlica Portuguesa e Jos Marat-Mendes, professor da Universidade Nova de Lisboa.

O programa ERASMUS teve um impacto enorme no apenas nos estudantes, mas em toda a economia europeia. Atravs do apoio a um ensino de elevada qualidade e criao de um sistema moderno de ensino superior, com laos mais estreitos entre o mundo acadmico e os empregadores, este programa tem ajudado a ajustar as competncias ao mercado de trabalho. Tem tambm dado confiana e capacidade aos jovens para trabalharem noutros pases, onde podem existir empregos mais adequados, ajudando-os dessa forma a superar as barreiras geogrficas. (Duro Barroso Presidente da Comisso Europeia. Bruxelas, 30 de Janeiro de 2012)

O programa Erasmus um dos grandes xitos da Unio Europeia: o nosso programa mais conhecido e mais popular. Os intercmbios Erasmus permitem aos estudantes melhorar os seus conhecimentos de lnguas estrangeiras e desenvolver determinadas competncias, como a capacidade de adaptao, que melhoram as suas perspetivas de carreira. Constitui igualmente uma oportunidade para os professores e outro pessoal educativo, verem de que forma funciona o ensino superior noutros pases e trazerem para casa as melhores ideias. Em muitos pases, a procura excede largamente os recursos disponveis, razo pela qual tencionamos alargar as oportunidades de estudo e de formao no estrangeiro no quadro do novo programa para a educao, a formao e a juventude Erasmus para Todos. (Androulla Vassiliou Comissria da Educao, Cultura, Multilinguismo e Juventude. Bruxelas, 30 de Janeiro de 2012)

1987 1987
Incio do programa E RASM US. 11 pases ERASMUS. participantes. 3.244 3.244 estudantes em mobilidade

1995 1995
Incorporao no programa Scrates

1997 1997
Incio da Mobilidade de Pessoal Pessoal (professores e pessoal no docente do ensino superior)

2000
Incio da atividade Programas Intensivos - I P IP Incio da atividade Cursos Intensivos de Lnguas E RASM US - EILC ERASMUS E I LC

E R ASM US TI M E LI N E S
42 *GUIAdaGERAOERASMUS

patrocnio

25ANOS

EM PORTUGAL
Portugal participa no programa ERASMUS desde a sua implementao. No primeiro ano, 25 estudantes participaram no programa. No ano letivo de 2010/2011, 5.966 estudantes puderam realizar um perodo de mobilidade no estrangeiro.

PORTUGAL EM NMEROS* 80 INSTITUIES DE ENSINO SUPERIOR 29 CURSOS CURSOS INTENSIVOS DE LNGUAS ERASMUS EILC 15 PROGRAMAS INTENSIVOS - IP 5.390 ESTUDANTES EM MOBILIDADE 923 DOCENTES E NO DOCENTES EM MOBILIDADE
*Ano acadmico 2009/2010

2000
Incorporao no programa II Scrates II

2007 2007
Incorporao no programa Aprendizagem Aprendizagem ao longo da vida Incio da Mobilidade de Estudantes para Estgios

2012 2012
Celebrao dos 25 anos do programa. programa. 33 pases participantes, cerca de 215 mil estudantes em mobilidade

2014 2014
Incorporao prevista prevista no programa Erasmus para Todos Todos

E R ASM US TI M E LI N E
GUIAdaGERAOERASMUS*

43

DIRETRIODECONTACTOS

Gabinetes de Erasmus
Aqui podes encontrar o contacto dos Gabinetes de Erasmus de todas as instituies, o caminho mais rpido para ires estudar para o estrangeiro.
Instituio de Ensino Superior Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior de Servio Social Cooperativa de Ensino Superior Politcnico e Universitrio Escola Superior Agrria de Coimbra Escola Superior de Artes Decorativas Fundao Ricardo Esprito Santo da Silva Escola Superior de Arte e Design Escola Superior Artstica do Porto Escola Superior de Educao Almeida Garrett Escola Superior de Educao de Coimbra Escola Superior de Educao de Paula Frassinetti Escola Superior de Educao de Santa Maria Escola Superior de Educadores de Infncia Maria Ulrich Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Escola Superior de Enfermagem de Lisboa Escola Superior de Enfermagem do Porto Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericrdias Escola Superior Gallaecia Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril Escola Superior de Sade da Cruz Vermelha Portuguesa Escola Superior de Sade do Alcoito Escola Superior de Sade Ribeiro Sanches Escola Superior de Tecnologia da Sade de Coimbra Escola Universitria das Artes de Coimbra Escola Universitria Vasco Da Gama Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing Instituto de Estudos Superiores de Fafe Instituto Piaget Instituto Politcnico de Beja Instituto Politcnico de Bragana Instituto Politcnico de Castelo Branco Instituto Politcnico do Cvado e do Ave Instituto Politcnico de Coimbra Instituto Politcnico da Guarda Instituto Politcnico de Leiria Instituto Politcnico de Lisboa Instituto Politcnico de Portalegre Instituto Politcnico do Porto Instituto Politcnico de Santarm Instituto Politcnico de Setbal Instituto Politcnico de Tomar Instituto Politcnico de Viana do Castelo Instituto Superior Autnomo de Estudos Politcnicos Instituto Superior Bissaya - Barreto Instituto Superior de Cincias da Administrao Instituto Superior de Cincias Educativas Instituto Superior de Ciencias Empresariais e do Turismo Instituto Superior de Cincias do Trabalho e da Empresa Instituto Superior de Contabilidade e Administrao de Coimbra Instituto Superior de Comunicao Empresarial Instituto Superior de Engenharia de Coimbra Instituto Superior de Entre Douro e Vouga Instituto Superior de Espinho Instituto Superior de Gesto Instituto Superior de Lnguas e Administrao de Lisboa Instituto Superior de Lnguas e Administrao de Vila Nova de Gaia Instituto Superior da Maia Telefone 212946713 229577210 224157200 239802940 218814696 229578750 223392130 218862042 239793160 225573423 223745730 213929560 239487200 218912200 226073500 217120913 251794054 210040731 256661430 214607450 218621060 239802430 239497400 239444444 213939600 253509000 218316500 284314400 273330690 272339600 253802260 239791250 271220140 244830010 217101217 245339400 225571000 243309520 265790000 249346363 258809610 218610360 239800494 213261440 219347135 222053685 217903209 239802000 213474283 239790205 256377550 227322624 217513700 808203544 223772980 229866022 e-mail erasmus@egasmoniz.edu.pt erasmus@isssp.pt erasmus@cespu.pt ri@esac.pt esad.geral@fress.pt socrates@esad.pt erasmus@esap.pt informacoes@eseag.pt gri@esec.pt secretaria(@)esepf.pt esesm-dir@asm.mail.pt erasmusgerardo@eseimu.pt erasmus@esenfc.pt gri@esel.pt esep@esenf.pt esesfm@esesfm.pt esg@esg.pt adelia.amaral@eshte.pt fernandaprincipe@esenfcvpoa.eu geral@essa.pt informacoes@erisa.pt grici@estescoimbra.pt info@arca.pt soc_erasmus@euvg.pt dri@iade.pt internacional@iesfafe.pt eligeiro@lisboa.ipiaget.org gre@ipbeja.pt gil@ipb.pt gri@ipcb.pt gri@ipca.pt dga@ipc.pt gmc@ipg.pt ipleiria@ipleiria.pt servicoscentrais@sc.ipl.pt carlos.afonso@ipportalegre.pt ipp@ipp.pt geral@ipsantarem.pt cimob@cimob.ips.pt gri@ipt.pt internacional@ipvc.pt secretaria@ipa.univ.pt gri@isbb.pt informacoes@iscad.pt gri@isce.pt iscet@iscet.pt iro@iscte.pt bird@iscac.pt director@iscem.pt ri@isec.pt smi@isvouga.pt isesp@isesp.pt informacoes@isg.pt elpme@lx.isla.pt info.gaia@unisla.pt erasmus@ismai.pt web http://erasmus.egasmoniz.edu.pt https://www.isssp.pt/si/web_base.gera_pagina?p_pagina=1824 www.cespu.pt/pt-PT/ensino/erasmus/erasmus_cespu http://portal.esac.pt/portal/portal/comunicacaoInterna/erasmus www.fress.pt/Default.aspx?Tag=CONTENT&ContentId=150 www.esad.pt/pt/internacional www.esap.pt/mobilidade.asp?tipo=erasmus www.eseag.pt www.esec.pt/pagina.php?id=30 www.esepf.pt/a_en_es/en_es.html http://erasmus.ispgaya.pt/escola-superior-de-educacao-de-santa-maria-esesm www.eseimu.pt/page.php?goTo=descricaoParticipacaoProjectos www.esenfc.pt/esenfc/site/index.php?target=showContent&id=275&menu=145 www.esel.pt/ESEL/PT/ESEL/Intercambio/GRI/Apresentacao/apresentacao.htm http://portal.esenf.pt/www/pk_menus.v_menu?sessionid=&cmenu=16946 http://enfermagem.edu.pt www.esg.pt/index.php/pt/cooperacao/protocolos-institucionais www.eshte.pt www.iocvp.eu/pages/portugues/erasmus.php www.essa.pt www.erisa.pt www.estescoimbra.pt/menus/subsubmenu/id/5/idioma/PT www.arca.pt/site/node/13 https://www.euvg.net/?page_id=1336 www.iade.pt www.iesfafe.pt/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=8&Itemid=12&lang=pt www.ipiaget.org/erasmus/contactos https://www.ipbeja.pt/servicos/gmc/Paginas/default.aspx www.ipb.pt/go/a033 www.ipcb.pt www.gri.ipca.pt http://internationalrelations.ipc.pt http://ipg.pt www.ipleiria.pt www.ipl.pt www.ipportalegre.pt www.ipp.pt www.ipsantarem.pt www.ips.pt/ips_si/web_base.gera_pagina?p_pagina=26567 www.gri.ipt.pt http://internacional.ipvc.pt/pt/node/25 www.ipa.univ.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=11&Itemid=41&lang=pt www.isbb.pt/gri www.iscad.pt http://isce.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=71&Itemid=29 www.iscet.pt/pages/informaes www.iscte.pt www.iscac.pt/index.php?m=12_63&lang=PT https://www.iscem.pt www.isec.pt/servicos/ri www.isvouga.pt/?pg=59 www.isesp.pt www.isg.pt www.isla.pt www.gaia.unisla.pt www.ismai.pt/NR/exeres/A179305E-EAC5-4144-8077-9C6A474A1B25,frameless.htm

44 *GUIAdaGERAOERASMUS

patrocnio

DIRETRIODECONTACTOS

Instituio de Ensino Superior Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes Instituto Superior Miguel Torga Instituto Superior das Novas Profises Instituto Superior de Psicologia Aplicada Instituto Superior Politcnico de Gaia Instituto Superior Politcnico do Oeste Instituto Superior Politcnico de Viseu Instituto Superior de Sade do Alto Ave Instituto Universitrio Dom Afonso III Universidade Aberta Universidade dos Aores Universidade do Algarve Universidade Atlntica Universidade Autnoma de Lisboa Universidade de Aveiro Universidade da Beira Interior Universidade Catlica Portuguesa Universidade Catlica Portuguesa - Porto Universidade de Coimbra Universidade de vora Universidade Fernando Pessoa Universidade de Lisboa Faculdade de Cincias, UL Faculdade de Belas Artes, UL Faculdade de Direito, UL Faculdade de Farmcia, UL Faculdade de Letras, UL Faculdade de Medicina Dentria, UL Faculdade de Psicologia, UL Faculdade de Medicina, UL Instituto de Educao, UL Instituto de Geografia e Ordenamento do Territrio, UL Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Cincias Sociais e Humanas, UNL Instituto Superior de Estatstica e Gesto de Informao, UNL Faculdade de Cincias Mdicas, UNL Instituto de Tecnologia, Qumica e Biologia, UNL Faculdade de Cincias e Tecnologia, UNL Faculdade de Direito, UNL Universidade Tcnica de Lisboa Faculdade de Medicina Veterinria, UTL Instituto superior de Agronomia, UTL Instituto Superior de Economia e Gesto, UTL Instituto Superior de Cincias Sociais e Polticas, UTL Instituto Superior Tcnico, UTL Faculdade de Motricidade Humana, UTL Faculdade de Arquitectura, UTL Universidade Lusada Universidade Lusfona de Humanidades e Tecnologia Universidade Lusfona do Porto Universidade da Madeira Universidade do Minho Universidade do Porto Universidade Portucalense Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro

Telefone 282450430 239488037 217515500 218811700 223745730 261316104 232480738 253639800 289420480 300007259 296650800 289800003 214398200 213177632 234370064 275242056 217214000 226196286 239857003 266740800 225071349 210113460 217500000 213252116 217984600 217946400 217920061 217922626 217943655 217985111 217943600 210443000 213715621 217908332 213828610 218803067 214469316 212947820 213847400 218811900 213652823 213653401 213922737 213600497 218417362 214149270 213615080 213611624 217515500 222073230 291209471 253604505 220408161 225572000 259350000

e-mail informacoes@ismat.pt gri@ismt.pt elisabete.lourenco@inp.pt erasmus@ispa.pt imagalhaes@ispgaya.pt informacoes@ispo.pt ssilva@pres.ipv.pt erasmus@isave.pt inuaf-erasmus@mail.telepac.pt uab@univ-ab.pt gri@uac.pt gabmob3@ualg.pt geral@uatlantica.pt erasmus@universidade-autonoma.pt sduarte@ua.pt socrates@ubi.pt info@reitoria.ucp.pt mobilidade.ri@porto.ucp.pt dri@uc.pt uevora@uevora.pt outgoing@ufp.pt sri@reitoria.ul.pt internacional@fc.ul.pt erasmus@fba.ul.pt erasmus@fd.ul.pt erasmus@ff.ul.pt ure@fl.ul.pt helena.matos@fmd.ul.pt erasmus.n@fp.ul.pt nci@fm.ul.pt mobilidade@ie.ul.pt erasmus@igot.ul.pt erasmus@unl.pt erasmus@fcsh.unl.pt erasmus@isegi.unl.pt geral.gri@fcm.unl.pt itqb.academics@itqb.unl.pt div.a.ae.helpdesk@fct.unl.pt ifalcao@fd.unl.pt utl@reitoria.utl.pt socrates@fmv.utl.pt gri@isa.utl.pt erasmus@iseg.utl.pt erasmus@iscsp.utl.pt nri@ist.utl.pt fmh@fmh.utl.pt gmobilidade@fa.utl.pt erasmus@lis.ulusiada.pt informacoes@ulusofona.pt informacoes@ulp.pt gpc@uma.pt gri@gri.uminho.pt sri@reit.up.pt upt@upt.pt grim.coord@utad.pt

web www.ismat.pt http://docentes.ismt.pt/~griweb/contactos.html www.inp.pt www.ispa.pt/ISPA/vPT/Publico/Gabinete+de+Mobilidade+Acadmica http://erasmus.ispgaya.pt www.ispo.pt www.ipv.pt/ri www.isave.pt/index.php?op=10&id=16 www.inuaf-studia.pt www.uab.pt/web/guest/organizacao/servicos/gderi/internacional/mobilidade-erasmus www.gri.uac.pt www.ualg.pt www.uatlantica.pt www.universidade-autonoma.pt/Erasmus-p167.html www.ua.pt/erasmus https://www.ubi.pt/Entidade.aspx?id=Erasmus www.ucp.pt/site/custom/template/ucptplportalpag.asp?SSPAGEID=3492&lang=1&artigo=3701&artigoID=3730 www.porto.ucp.pt www.uc.pt/driic/mobilidade www.uevora.pt/estudar/mobilidade_e_relacoes_internacionais/alunos/proalv_programa_sectorial_erasmus http://outgoing.ufp.edu.pt/ www.internacional.ul.pt http://cooperacao.fc.ul.pt/?page=geri www.fba.ul.pt/portal/page?_pageid=401,831773&_dad=portal&_schema=PORTAL www.fd.ul.pt/Erasmus.aspx www.ff.ul.pt/ensino/mobilidade/programa-erasmus www.fl.ul.pt/ure-proginter-erasmus/apresentacaoprograma-erasmus www.fmd.ul.pt/portal/page?_pageid=408,1372002&_dad=portal&_schema=PORTAL www2.fp.ul.pt/programas-de-mobilidade-mobility-programmes www.fm.ul.pt/index.html#3937%C2%A0 www.ie.ul.pt/portal/page?_pageid=406,1032313&_dad=portal&_schema=PORTAL www.igot.ul.pt http://unl.pt www.fcsh.unl.pt/aluno-internacional/erasmus-student www.isegi.unl.pt/Estudantes/erasmus.asp www.fcm.unl.pt/main/index.php?option=com_content&task=view&id=163&Itemid=282 www.itqb.unl.pt/education/academic-services www.fct.unl.pt/estudante/acolhimento-e-mobilidade www.fd.unl.pt www.utl.pt/pagina.php?area=677 www.fmv.utl.pt www.isa.utl.pt www.iseg.utl.pt www.iscsp.utl.pt www.ist.utl.pt www.fmh.utl.pt www.fa.utl.pt www.lis.ulusiada.pt/old/apoio/socrateserasmus/default.htm www.ulusofona.pt www.ulp.pt/index.php/servicos/relacoes-internacionais/erasmus-o-que-e.html http://gpc.uma.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=181&Itemid=113&lang=pt www.uminho.pt http://sigarra.up.pt/up/web_base.gera_pagina?p_pagina=1001845 www.uportu.pt/site-scripts/pagina.asp?p=28&lang= www.utad.pt/pt/eventos/erasmus/index.html

GUIAdaGERAOERASMUS*

45

CHECKLIST

Check List Vital!


ANTES DE IR
Documentos B.I. (carto de cidado) para pases do Espao Schengen. Passaporte com visto de estudo para pases fora do Espao Schengen. Carto Europeu de Seguro de Doena para os pases da Unio Europeia (solicitado na Segurana Social pelo menos dois meses antes de viajar). Seguro de sade privado para pases fora da UE (opcional mas recomendado). Carta de Aceitao da instituio de acolhimento. Morada e contatos do gabinete Erasmus na instituio de acolhimento. Declarao da instituio de origem a certificar que o aluno um estudante ERASMUS (este documento no obrigatrio para todas as Universidades). Learning Agreement (Contrato de Estudos). O learning agreement um contrato que tem que ser acordado e assinado por trs partes: o estudante, a instituio de origem e a instituio de acolhimento. Duas ou trs fotos tipo-passe. Curriculum Vitae (modelo Europass em ingls) caso no o tenha enviado quando fez a candidatura. Certificate of Arrival Carta de Estudante ERASMUS (um folheto que contm os teus direitos e obrigaes enquanto estudante ERASMUS). Relao das disciplinas j frequentadas (histrico escolar) caso no o tenha enviado quando fez a candidatura. Bilhete de avio. Morada do alojamento Preparativos: Reunir informaes sobre o pas e a cidade de acolhimento (clima, moeda e aspetos culturais). Procurar alojamento (responsabilidade do aluno). Tratar da viagem (ter ateno ao limite de peso de bagagem e se a tarifa permite alteraes de datas). Preparar uma lista com os nomes, endereos e telefones dos teus contactos no pas de acolhimento (em papel, no telemvel e no e-mail). Levar contigo as indicaes para chegar ao destino. Ter uma declarao do mdico (de preferncia, em ingls) e cpia da receita, caso tenhas que levar algum medicamento. Levar informaes sobre alergias. Levar um montante em dinheiro para as primeiras despesas. Fazer uma agenda. Utiliza o calendrio do teu e-mail para tomares nota de todos os prazos que tens que cumprir nas instituies de origem e de acolhimento. Deixar na tua instituio de origem uma procurao para que possas estar legalmente representado durante o perodo em que estiveres fora.

Prepara com cautela o teu Erasmus. Aqui fica a lista que tens de verificar para no teres problemas antes, durante e no regresso da tua aventura.

DURANTE A MOBILIDADE ERASMUS


Documentos Cpia da inscrio na instituio de acolhimento. Certificate of Arrival enviar instituio de origem, assinado e carimbado pelo gabinete ERASMUS da instituio de acolhimento. Registo nos Servios de Estrangeiros ou na Polcia (informa-te sobre o procedimento na instituio de acolhimento) Plano de Estudos. Tens at 30 dias, aps a chegada na instituio de acolhimento, para confirmares ou alterares o teu Learning Agreement. No esquecer que o learning agreement um contrato que tem que ser acordado e assinado por trs partes: O estudante, a instituio de origem e a instituio de acolhimento! Pedido de prolongamento. O prazo para a solicitao do prolongamento varia de universidade para universidade. Anotar na tua agenda, todos os prazos para a solicitao ou apresentao de documentos da tua instituio.

NO REGRESSO
Documentos Entrega, no gabinete ERASMUS da tua instituio de origem, do Certificate of Attendance. Este documento deve estar assinado e carimbado pela instituio de acolhimento. Relatrio Final. Irs receber no teu e-mail um login e uma password para preencheres o teu relatrio final de mobilidade. Tens at 15 dias para preencheres esse relatrio. Aps este prazo, a password expira. Inqurito de Avaliao. Ateno! Se no entregares estes documentos, podes ficar sem receber a ltima parcela da bolsa ou mesmo seres obrigado a devolver a totalidade da subveno.

46 *GUIAdaGERAOERASMUS

Anda mungkin juga menyukai