Anda di halaman 1dari 14

CAMINHOS DE GEOGRAFIA - revista on line http://www.ig.ufu.br/revista/caminhos.

html ISSN 1678-6343

Instituto de Geografia ufu Programa de Ps-graduao em Geografia

A URBANIZAO DO BRASIL E AS DIFERENTES DIVISES TERRITORIAIS DO 1 TRABALHO AO LONGO DO TEMPO


Cntia Neves Godoi Doutoranda em geografia pela UFG cngodoi@yahoo.com.br Joo Batista de Deus Prof. Dr. do IESA - UFG deus.joo@gmail.com RESUMO Entender como os processos de urbanizao vo se consolidando e vinculando interesses externos ao Brasil e, conseqentemente, s diferentes divises territoriais do trabalho ao longo do tempo se define como o objetivo deste artigo. Nossa hiptese trata o processo de urbanizao como uma conseqncia de interesses voltados a uma diviso territorial do trabalho, ou seja, entendemos que a urbanizao vai refletir, de forma geral, o projeto de produo mundial, nacional, regional ou local e, conseqentemente, quanto mais transformadas as produes, quanto mais adensadas, mais complexas se tornam as redes urbanas e as redes de relaes. Para compreender como a diviso do trabalho se processa no Brasil propusemos uma breve periodizao do processo histrico relacionado s diferentes divises territoriais do trabalho, buscando esta possibilidade tanto como um exerccio metodolgico, quanto como possibilidade de pensar a histria do ponto de vista das relaes do espao ou que se estabeleceram no espao. Os perodos histricos foram definidos com base na tradicional diviso da historia do Brasil em perodos que assumem, por fins didticos, as divises entre perodo Colonial, Monrquico, Primeira Republica, Estado Getulista, Experincia Democrtica e Regime Militar associado transio deste para a Democracia. Palavras-Chave: Urbanizao, Diferentes divises territoriais do trabalho, Brasil.

THE URBANIZATION OF BRAZIL AND THE DIFFERENT TERRITORIAL DIVISIONS OF THE WORK ALONG THE TIME
ABSTRACT This paper objective is to comprehend how the urbanization process connects foreign interests to Brazil, and consequently, to the different work territorial divisions along the time. Our hypothesis analyses the urbanization process as a consequence of interests connected to a work territorial division as we understand this urbanization will reflect the international, national, regional or local production project and the fact that the more changes in the production, the more complex become the urban network and relationship networks. To better understand how this process of division happened in Brazil we propose a periodization of the historic process linking the different work territorial divisions, searching this possibility as a methodological exercise, and as a possibility to think the history in a spatial relationship or the relationships established in the space. The historic periods were divide based in a traditional way which assumes, for didactic questions, the divisions of Colonial period, Monarchy period, First Republic, State of Getlio, Democratic Experience and Military State linked to the transition to Democracy. Key-Words: Urbanization, Different Work Territorial Divisions, Brazil.

INTRODUO O processo de urbanizao no Brasil ocorreu de forma bastante heterognea tanto no tempo, quanto no espao. Diferentes reas, em diferentes perodos do tempo, desde a chegada dos
1

Recebido em 31/02/2009 Aprovado para publicao em 24/05/2009

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 10, n. 30

Jun/2009

p. 128 - 141

Pgina 128

A urbanizao do Brasil e as diferentes divises territoriais do trabalho ao longo do tempo

Cntia Neves Godoi Joo Batista de Deus

portugueses, foram sendo urbanizadas. Sabemos que durante o sculo vinte o Brasil sofreu um processo profundo de urbanizao com dados que apontam a inverso de uma sociedade rural para uma sociedade urbana. E, que na dcada de 2000, o processo de urbanizao brasileiro se confirma pela concentrao de 81,2% da populao, que ultrapassa 194 milhes. Embora seja concentrada em sua maioria nas reas urbanas, a populao est disposta no territrio de maneira desigual. Sempre esteve, pois em seu processo inicial se concentrava nas reas litorneas e foi sendo generalizada ao longo do sculo XX, mesmo que, ainda hoje, a maior parte esteja situada nas reas litorneas. Mas, por que as cidades se dispem de maneira heterognea no territrio? Qual o indutor da urbanizao no territrio? Nossa hiptese trata o processo de urbanizao como uma conseqncia de interesses voltados a uma diviso territorial do trabalho, ou seja, a urbanizao vai refletir, de forma geral, o projeto de produo mundial, nacional, regional ou local e, conseqentemente, quanto mais transformadas as produes, quanto mais adensadas, mais complexas se tornam as redes urbanas e as redes de relaes. Entender como esses processos vo se consolidando e vinculando interesses externos ao pas e, conseqentemente, s diferentes divises territoriais do trabalho ao longo do tempo se define como o objetivo deste artigo que se desenvolveu sob influncia da idia de Santos (1996):
Um estudo da diviso territorial do trabalho sob o enfoque do tempo, comporta pelo menos, duas entradas, duas acepes. Uma delas analisaria as divises do trabalho sucessivas, ao longo do tempo histrico uma cadeia das transformaes ocorridas, suas causas e conseqncias, os perodos estabelecidos e a sua durao, os lugares de sua incidncia. A outra levaria reconhecer as divises do trabalho sobrepostas, num mesmo momento histrico (SANTOS, 1996 p. 135).

Aps apresentar as duas acepes possveis, Santos (1996) opta por abordar apenas a anlise que busca reconhecer a sobreposio das divises do trabalho que se sobrepes e se apresentam no espao num mesmo momento histrico. Em nosso artigo, no buscamos excluir esta acepo, mas exercitar a idia que permite vincular as divises do trabalho sucessivas ao longo do tempo e suas transformaes no espao. Nosso entendimento de Diviso Territorial do Trabalho parte de uma anlise histrica do termo, mas aborda-o pelo olhar da anlise geogrfica. Sabemos que a idia de Diviso Territorial do Trabalho surge a priori apenas como Diviso do Trabalho, advinda da Economia, utilizada por Adam Smith em sua anlise sobre o incio da produo industrial que, influenciado pela Fbula das Abelhas de Mandeville, desenvolve o termo em sua obra A Riqueza das Naes. Para Smith, a diviso do trabalho era uma insero revolucionria na produo porque proporcionava aumento e diversificao da produo em determinadas circunstncias. Com isso, os indivduos tm transformadas as suas capacidades de produo em funo da difuso de diferentes culturas, tcnicas e polticas. Mas, pensando numa anlise que retira o pensamento exclusivo nos indivduos e o vincula ao espao, podemos analisar como as relaes se estabelecem neste. Como, a difuso de tcnicas, culturas e polticas podem transformar, aumentar, definir, especializar, influenciar ou dinamizar a produo espacial. Com isso, o espao e a sociedade tm transformada sua caracterstica pretrita de independentes ou autrquicos.
Antes [...], a maioria das regies produzia quase tudo de que necessitava para sua reproduo, produzia-se de quase tudo em todos os lugares; viviase praticamente em autarquia. Hoje, assistimos especializao funcional das reas e lugares, o que leva intensificao do movimento e possibilidade crescente das trocas (SANTOS, p. 51, 1988).

A diviso do trabalho, ento, gera o aumento da produo do trabalho que ocasionado, segundo Smith (1999), em primeiro lugar pelo acrscimo de destreza do trabalhador que

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 10, n. 30

Jun/2009

p. 128 - 141

Pgina 129

A urbanizao do Brasil e as diferentes divises territoriais do trabalho ao longo do tempo

Cntia Neves Godoi Joo Batista de Deus

aumenta a quantidade de trabalho que ele pode realizar, pois, reduzindo a atividade de cada homem a uma simples tarefa e tornando esta a nica atividade deste homem, este aumentar sua destreza. Em segundo pela vantagem ocasionada pela diviso do trabalho a vantagem decorrente da economia de tempo que era perdido quando o homem passava de uma tarefa outra. Em terceiro em funo da facilidade causada pela utilizao de mquinas. Considerando uma anlise geogrfica ou espacial, podemos compreender que a lei tambm vlida para os lugares, j que, quanto maior a concentrao de uma atividade ou funo em um lugar, possivelmente, maior destreza, ou melhor, mais especializado ele se tornar; esta especializao ocasiona uma produo melhor qualitativa e quantitativamente. Em uma Diviso Espacial do Trabalho podemos perceber que algumas infra-estruturas auxiliam na economia de tempo, ou na dinamizao da produo, so elas: as comunicaes e os transportes. A utilizao das mquinas pode ser compreendida no s pelas mquinas em si, mas atravs das grandes estruturas e sistematizaes bem como organizaes do espao, criadas de maneira a fortalecer ou gerar as especializaes ou as novas reas produtivas. Sendo assim, para compreender como a diviso do trabalho se processa no Brasil propomos uma breve periodizao do processo histrico relacionado s diferentes divises territoriais do trabalho, buscando esta possibilidade tanto como um exerccio metodolgico, quanto como possibilidade de pensar a histria do ponto de vista das relaes do espao ou que se estabeleceram no espao. Os perodos histricos foram definidos com base na tradicional diviso da historia do Brasil em perodos que assumem, por fins didticos, as divises entre perodo Colonial, Monrquico, Primeira Republica, Estado Getulista, Experincia Democrtica e Regime Militar associado transio deste para a Democracia. No entanto, associamos alguns perodos para possibilitar uma anlise breve. Para dar conta dessa anlise, traremos as contribuies crticas de Eduardo Galeano (1978) que vincula a formao da de rede urbana como uma especializao para uma diviso territorial do trabalho voltada aos interesses estrangeiros; analisaremos tambm o olhar de Boris Fausto (2001) que argumenta que a dinmica do Brasil no esteve apenas ligada aos interesses externos, mas que havia no interior do territrio uma dinmica que demonstrava uma vida tambm independente desses interesses. Para dialogar com a Geografia, traremos a abordagem de Milton Santos (1982, 1993,1996) sobre como o espao urbano se estrutura articulando diferentes interesses. Santos, em termos gerais, concorda com a viso de Eduardo Galeano, apresentando uma anlise que enxerga a urbanizao como processo, forma, contedo e funo e, a concordncia est justamente no fato de que o gegrafo analisa a urbanizao como um objeto funcional da diviso territorial do trabalho, que especializa o territrio e o insere ou chama novas partes deste a serem inseridas na estruturao de uma produo mundial. Buscamos, neste artigo, portanto, propor entender a urbanizao do pas do ponto de vista das sucessivas divises territoriais do trabalho, pois sabemos que esta no necessariamente internacional, ela pode ser interescalar: local, regional, nacional ou internacional e esta dinmica espacial das relaes que queremos alcanar. Colnia e metrpole: a primeira diviso territorial do trabalho do Brasil (1500 a 1889) A primeira Diviso Territorial do Trabalho do Brasil tem incio quando da chegada dos Portugueses em 1500 e segue at 1889. Delimitamos este perodo em funo da caracterstica central deste recorte temporal relacionar os territrios do Brasil, Portugal e Inglaterra quase que exclusivamente. Estendemos o perodo de colonizao ao de monarquia em funo da Monarquia continuar representando os interesses de Portugal, mesmo quando se mudou para o Brasil. Neste primeiro perodo da historia do pas podemos dizer que a diviso territorial do trabalho, de uma forma geral, relacionou os interesses entre o Brasil Colnia e a Metrpole Portugal, ou seja, os territrios envolvidos na diviso do trabalho compreendiam apenas uma parte do Brasil, mais especificamente o litoral, Portugal e a Inglaterra, em funo das exclusividades de negociao entre esses dois ltimos pases. Esta a primeira diviso territorial do trabalho que, como veremos a seguir, vai sendo formada para atender os interesses de Portugal e da Inglaterra (principalmente), mas que desenvolve paralelamente divises do trabalho internas.

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 10, n. 30

Jun/2009

p. 128 - 141

Pgina 130

A urbanizao do Brasil e as diferentes divises territoriais do trabalho ao longo do tempo

Cntia Neves Godoi Joo Batista de Deus

Eduardo Galeano em sua obra As veias abertas da Amrica Latina critica a diviso do trabalho na Amrica Latina. Para ele esta se estabelece de modo unilateral, pois as especializaes territoriais se do, todas, de maneira a estruturar a produo para abastecer a Europa e os Estados Unidos. Para Corra (1989) as cidades se estruturam como um reflexo e ao mesmo tempo uma condio da diviso territorial do trabalho e, se as cidades so um reflexo dessa diviso porque esto estruturadas tambm de maneira a atender uma diviso no s territorial do trabalho, mas a uma diviso internacional do trabalho. Galeano (1978) identifica a existncia de dois lados na diviso internacional do trabalho, na qual alguns pases se especializam em ganhar e outros em perder. Para ele, a cadeia de relaes, que se estabeleceu entre as metrpoles e os satlites, demonstra que as regies mais marcadas pelo subdesenvolvimento e pobreza so aquelas que no passado tiveram laos mais estreitos com a metrpole, so as regies que foram mais produtivas em termos de exportao, que viram ao longo de seu desenvolvimento histrico sua produo escoar para a Europa ou Estados Unidos e findar quando da decadncia do produto, ou mudana nas necessidades desses produtos. Na primeira Diviso Territorial do Trabalho do Brasil um exemplo marcante do desenvolvimento voltado exportao foi a minerao, iniciada no sculo XVII, em Minas Gerais. Estas atividades significaram, alm da consolidao dos interesses no Brasil Colnia, uma dinmica maior no interior do territrio e uma urbanizao embrionria. Segundo Galeano, (1978) a explorao do ouro, ao longo do sculo XVIII, superou toda a produo que a Espanha extraiu de todas as suas colnias durante os dois sculos anteriores. Esta altssima potencialidade de enriquecimento permitiu um enorme fluxo de imigrantes em funo das possibilidades do enriquecimento, ou da necessidade de atividades que dessem suporte s reas mineradoras. Esta nova demanda de pessoas acentua a dinmica regional e comercial.
[...] O Brasil tinha 300 mil habitantes em 1700; um sculo depois, no final dos anos do ouro, a populao tinha-se multiplicado onze vezes. No menos de 300 mil portugueses emigraram para o Brasil durante o sculo XVIII, um contingente maior de populao... do que a Espanha levou a todas suas colnias da Amrica. Estima-se em uns dez milhes o total de negros escravos introduzidos desde a frica, a partir da conquista do Brasil at a abolio da escravatura: apesar de no se dispor de cifras exatas para o sculo XVIII, deve ter-se em conta que o ciclo do ouro absorveu mo-de-obra escrava em propores enormes (GALEANO, 1978, p. 38).

Em 1700, Portugal assinou o Tratado de Methuen com a Inglaterra obrigando os portugueses a comprar manufaturas exclusivamente dos ingleses custa de vantagens na venda de sua produo de vinhos no comrcio ingls. Este acordo de exclusividade obrigou Portugal a explorar cada vez mais suas colnias, ou seja, abriu-se uma via direta de explorao das colnias portuguesas para a Inglaterra. E, foi este acordo que ampliou, mesmo que indiretamente, a diviso internacional do trabalho da qual o Brasil j estava inserido.
No era com vinho que se pagavam os tecidos ingleses, mas com ouro, com o ouro do Brasil, e neste processo ficariam paralticos os teares de Portugal. Portugal no se limitou a matar o embrio de sua prpria indstria, mas tambm, de passagem, aniquilou os germes de qualquer tipo de desenvolvimento manufatureiro no Brasil. O reino proibiu o funcionamento de refinarias de acar em 1715; em 1729, declarou como crime a abertura de novas vias de comunicao na regio mineira; em 1785, determinou o incndio aos teares e fiadores brasileiros (GALEANO, 1978, p. 40).

Quanto maior a explorao, maior o mercado e a dinmica no interior do Brasil. Como exemplo possvel identificas as transformaes territoriais ocorridas em funo do contrabando. Embora a maior parte do ouro no ficasse no pas, o contrabando, mesmo destinado exportao, estimulava a insero de outras reas nas proximidades da regio produtora, pois as atividades de fuga dos impostos requeriam novas reas que no pertencessem provncia de Minas Gerais para burlar o sistema de captao desses impostos. O desenvolvimento do povoado de Desemboque no atual Tringulo Mineiro foi um exemplo de transformao no territrio em funo das tentativas de burlar o sistema de impostos da Metrpole.

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 10, n. 30

Jun/2009

p. 128 - 141

Pgina 131

A urbanizao do Brasil e as diferentes divises territoriais do trabalho ao longo do tempo

Cntia Neves Godoi Joo Batista de Deus

A descoberta de ouro em Gois e no Mato Grosso tambm estimulou a interiorizao dos processos para estas reas mas, em funo da menor produtividade dessas minas, a dinmica gerada foi menor e durou menos tempo. A necessidade de produo alimentcia para abastecimento da minerao tambm exigiu outras reas produtoras ou pela proximidade das reas produtoras que foram inseridas na diviso do trabalho pela disposio de terrenos frteis para plantio e ou criao de animais. Portanto, a rede urbana brasileira em desenvolvimento podia ser caracterizada por um grau limitado de diversificao funcional de seus centros, associados principalmente ao papel que desempenhavam como localidades centrais e, ou regionais. Com a minerao, a criao de gado e algumas reas de cultivo de alimentos (nesta ordem de importncia) foi assinalado o incio do dinamismo do interior do territrio e da embrionria urbanizao brasileira. Segundo Pierre Denffontaines (1944), podemos associar algumas atividades aos tipos de cidades que vo surgindo: as cidades do ouro, do diamante, das estradas de ferro, de passagem, bocas de serto e cidades planejadas pelas companhias de colonizao. Assim, a nascente urbanizao,
[...] foi devida, de um lado, minerao e, de outro, criao de gado nas fazendas. A explorao dos diamantes e do ouro foi responsvel pela existncia de inmeros ncleos de vida urbana no interior dos Estados de Minas Gerais, Bahia, Gois e Mato Grosso. Trs reas principais de criao de gado despontavam nos albores do sculo XIX: os sertes do Norte e Nordeste, que abasteciam a zona agrcola do litoral, a zona de minerao, Minas Gerais, que contavam com melhores condies tcnicas, e os campos do Sul, que serviram produo de couro e charque (PRADO JNIOR, 1945, pp. 185, 192 e 198).

Cumpre esclarecer que, segundo o mesmo autor, este avano para as reas mais centrais do continente no retirou a importncia demogrfica do litoral, pois at o incio do sculo XIX, 60% de uma populao de 3 milhes de habitantes, concentrava-se nas reas litorneas. Contrariando a idia central de Galeano (1978), o historiador Boris Fausto em sua obra Histria Concisa do Brasil vem argumentar que, embora houvesse o interesse em criar um pas totalmente dependente dos interesses e aes estrangeiras a dinmica do Brasil parece caminhar com certa independncia antes mesmo da proclamao da repblica.
[...] a partir, sobretudo dos livros de Caio Prado Junior, a grande maioria dos historiadores considerou que o sentido mais profundo da colonizao dado pelos objetivos da metrpole portuguesa de fazer do Brasil uma colnia de explorao. Esse objetivo consistia em organizar a economia colonial de tal forma que a produo em grande escala para a exportao geraria ganhos e acumulao de capitais na Metrpole (FAUSTO, 2001, p. 57).

A interpretao de Caio Prado Junior considerada correta, pois a inteno da Coroa Portuguesa era de fato fazer do Brasil e de todas as suas colnias reas de explorao. Mas, segundo Fausto, (2001) alguns trabalhos recentes sobre histria do Brasil comeam a colocar em dvida se esta inteno foi alcanada. Uma das linhas de interpretao que evidencia certa independncia da dinmica nacional, cujo maior representante no passado foi Capistrano de Abreu, est relacionada s atividades econmicas destinadas ao mercado interno e um desligamento cada vez maior da Colnia com a Metrpole. Nessa linha, o trabalho de Jorge Caldeira (1999) aponta a importncia da produo gacha de gado, carne seca, trigo, muares enviados a feira de Sorocaba SP. Outros trabalhos apontam o comrcio de escravos, em que o Rio de Janeiro cria uma dinmica de trfico da qual Portugal no tinha controle. Neste sentido, Fausto critica a idia que relaciona a economia do Brasil, exclusivamente, aos ciclos dos produtos endereados ao mercado externo.
As pesquisas recentes tiveram o grande mrito de demonstrar que a economia do Brasil colonial no pode ser entendida como uma sucesso de ciclos ciclo do acar, do ouro etc. tendo caractersticas bem mais complexas. Tambm importante insistir no significado do comercio de escravos, dando origem a um setor social que chegou a ser mais relevante do que o dos grandes proprietrios rurais (FAUSTO, 2001, p. 58).

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 10, n. 30

Jun/2009

p. 128 - 141

Pgina 132

A urbanizao do Brasil e as diferentes divises territoriais do trabalho ao longo do tempo

Cntia Neves Godoi Joo Batista de Deus

Todavia, o autor faz a ressalva:


Convm, entretanto, ter cuidado e no ir demasiado longe. A economia de exportao, que muitas vezes impulsionou atividades ligadas ao mercado interno, foi um eixo vital da Colnia e no s dela, quando se recorda o papel central desempenhado pela economia cafeeira desde meados do sculo XIX ate em torno de 1930 (FAUSTO, 2001, p.58).

Portanto, fica a questo, ser que considerar uma dinmica relativamente independente invalida a crtica de Galeano, quando este aponta todo o desenvolvimento de atividades e urbano como especializaes que visam atender a uma diviso internacional do trabalho? possvel enxergar a dinmica interna de comercializao e desenvolvimento urbano como independente dos interesses externos ou, esses processos fazem parte de uma especializao e desenvolvimento do pas que atendem justamente as necessidades estrangeiras, pois estas so cada vez mais exigentes em termos de consumo e de produo? Repblica e centros mundiais: a segunda diviso territorial do trabalho do Brasil (1889 1945) A segunda Diviso Territorial do Trabalho do Brasil pode ser relacionada com o perodo que se estende do ano de 1889 e segue at 1945. Este recorte temporal foi selecionado porque a partir da consolidao do Brasil como Repblica tem-se um marco que evidencia o interesse por independncia. A proclamao da repblica foi associada ao perodo de governo de Getlio Vargas porque ambos os perodos buscaram afirmar seu territrio como potencialmente independente e produtivo. Alm disso, outra caracterstica deste perodo foi a busca de negociao com outros pases, alm de Portugal e Inglaterra, que ampliaram a diviso internacional do trabalho qual o Brasil nunca rompeu, mas buscou novos espaos para se relacionar. Na concepo de Santos (1993) para entender a dinmica do territrio e o processo de urbanizao preciso pens-los como processo, forma, contedo e funo. Nessa linha, tratamos da urbanizao compreendida como um processo por entender que esta decorre de um contexto de desenrolar histrico e est ligada a diferentes acontecimentos da histria no s nacional como global. Pensamos a urbanizao como forma heterognea, concentrada ainda nas reas litorneas, mas com redes de cidades disseminadas no territrio. Associamos, tambm, a este processo os agentes e interesses polticos, econmicos, culturais e sociais, que formam seu contedo. Alm disso, a urbanizao deve ser entendida numa anlise interescalar, compreendendo a materializao dos processos nas cidades atravs de influncias locais e globais. No entanto, como pensar a funo? Pensando na funo dos processos de urbanizao e dinamizao do territrio apresentamos duas idias distintas; uma que entende os processos nacionais como funcionais de uma lgica de explorao a partir dos centros (Europa e Estados Unidos) e outra que pensa os processos nacionais como funcionais de uma dinmica interna que se estabelece paralela aos interesses estrangeiros, como aes de uma lgica tambm independente. Ambos os pensamentos se estruturam de modo a compreender como se transforma a diviso do trabalho no territrio brasileiro. Segundo Santos (1996), a diviso do trabalho , em geral, abordada como diviso territorial do trabalho, justamente por que, como gegrafo, este sempre esteve preocupado com uma abordagem que inserisse o espao como varivel, entendendo que os processos ocorrem transformando o espao e que o prprio espao pode influenciar nos processos. Portanto, os usos do territrio constituiro a especialidade destes em um dado tempo. Estes perodos de especializao vo impor diferenciaes nas relaes da sociedade em construo no espao. O perodo do caf, por exemplo, mesmo tendo sido iniciado na primeira diviso territorial do trabalho, em 1850, tem o auge de suas transformaes espaciais no final do sculo XIX. Pois, em seu incio teve que enfrentar diversos problemas, como as exigncias da Inglaterra para o fim do trabalho escravo, para se consolidar como uma produo primordial para o pas.
No ltimo decnio do sculo XIX criou-se uma situao excepcionalmente favorvel expanso da cultura do caf no Brasil. Por um lado a oferta brasileira atravessou uma etapa de dificuldades, sendo a produo asitica

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 10, n. 30

Jun/2009

p. 128 - 141

Pgina 133

A urbanizao do Brasil e as diferentes divises territoriais do trabalho ao longo do tempo

Cntia Neves Godoi Joo Batista de Deus

grandemente prejudicada por enfermidades, que praticamente destruram os cafezais da Ilha de Ceilo. Por outro lado, com a descentralizao republicana o problema da imigrao passou s mos dos Estados, sendo abordado de forma muito mais ampla pelo Governo do Estado de So Paulo, vale dizer, pela prpria classe dos fazendeiros de caf. Finalmente, o efeito estimulante da grande inflao de crdito desse perodo beneficiou duplamente a classe de cafeicultores: proporcionou o crdito necessrio para financiar a abertura de novas terras e elevou os preos do produto em moeda nacional com a depreciao cambial (FURTADO, 2000. p. 191).

Essa nova fase de ascenso do caf, proporcionada pela mo de obra no mais apenas dos escravos, mas agora tambm dos imigrantes, foi aos poucos se direcionando s reas do interior do pas. Pois, muitas dispunham de solos frteis que estavam subutilizados no que tange a produo voltada exportao.
Em 1856, a So Paulo Railway chegava a So Paulo, vinda de Santos com destino a Jundia. O baro de Mau, apoiado por capitalistas ingleses, havia apostado no futuro da cafeicultura paulista e investido na modernizao do transporte. Com a ferrovia, a cidade de So Paulo se fortaleceu enquanto ponto de converso de rotas que ligavam o interior do Estado, o Tringulo Mineiro, Gois e Mato Grosso a Santos e o sul do pas ao Rio de Janeiro. A atividade comercial teve grande estmulo e, em decorrncia, a industrializao, agora possvel com a subida de mquinas pela estrada de ferro, superando as limitaes impostas pelas escarpas da Serra do Mar desde o incio da colonizao, torna-se efetiva. Em contraste com a decadente cafeicultura escravocrata do Vale do Paraba, os cafezais da Mogiana e, posteriormente, os do Oeste Paulista prosperavam, devido melhor qualidade das terras e prtica de relaes de emprego tipicamente capitalistas, com o trabalho assalariado dos imigrantes, o que proporcionava o surgimento de um embrionrio mercado interno (PONTES, 2003 p.14 e15).

A partir do perodo cafeicultor, portanto, o que vimos ao longo da historia do Brasil ser alterado. Vimos diversas reas se especializando em produtos diferentes justamente porque as infra-estruturas e a poltica nacional no davam conta ainda de uma interligao dos interesses no territrio.
[...] a explicao pode ser buscada nas mudanas ocorridas tanto nos sistemas de engenharia (materialidade), quando no sistema social. De um lado, a implantao de estradas de ferro, a melhoria dos portos, a criao de meios de comunicao atribuem uma nova fluidez potencial a essa parte do territrio brasileiro. De outro lado, a tambm onde se instalam sob os influxos do comrcio internacional, formas capitalistas de produo, trabalho, intercmbio e consumo, que vo tornar efetiva aquela fluidez. Trata-se, porm, de uma integrao limitada, do espao e do mercado, de que apenas participa uma parcela do territrio nacional (SANTOS, 1993, p. 29).

Estas mesmas reas, So Paulo e seu entorno, sero transformadas e diferenciadas crescentemente em relao ao restante do territrio brasileiro, pois a dinmica das novas materialidades e das transformaes no sistema social permitiro o desenvolvimento do processo de industrializao. Segundo Santos,
Esse primeiro momento durar at a dcada de 1930, quando novas condies polticas e organizacionais permitem que a industrializao conhea de um lado, uma nova impulso, vinda do poder pblico e, de outro, comece a permitir que o mercado interno ganhe um papel, que se mostrar crescente, na elaborao, para o pas, de uma nova lgica econmica e territorial (SANTOS, 1993, p. 30).

Portanto, a produo do caf permitiu o acmulo de capitais que levou ao incio do processo de industrializao. A partir da dcada de 1930, o investimento passa a ser tambm pblico, passa a ter uma apoio maior do Estado. Esta unio entre tcnica e capital permitir que a partir dos anos 1940 e 1950 a lgica da industrializao prevalea. Entendendo industrializao como,
[...] processo social complexo, que tanto inclui a formao de um mercado nacional, quanto os esforos de equipamento do territrio para torn-lo integrado, como a

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 10, n. 30

Jun/2009

p. 128 - 141

Pgina 134

A urbanizao do Brasil e as diferentes divises territoriais do trabalho ao longo do tempo

Cntia Neves Godoi Joo Batista de Deus

expanso do consumo em formas diversas, o que impulsiona a vida de relaes (leia-se terceirizao) e ativa o prprio processo de urbanizao (SANTOS, 1993, p. 30).

aps o incio desse processo de industrializao, que reforou uma sociedade urbana, que se deu a inverso de uma sociedade que vivia eminentemente no campo para uma sociedade cuja maior parte passa a habitar as cidades. O capital do caf e seus empreendedores, portanto, trouxeram para a rea produtora, o sudeste do pas principalmente, fluxos de imigrantes e ferrovias que juntamente com a sociedade foram transformando o espao e as relaes fazendo avanar novas frentes de ocupao no interior do pas e exportando quase toda a produo. A possibilidade de comercializar ou buscar parcerias no processo produtivo significava transformao na histria das relaes internacionais do Brasil. Pois, saindo de uma diviso do trabalho que concentrava as relaes entre o Brasil e Portugal, (e, indiretamente Brasil e Inglaterra) o pas diversificou sua rede de relaes quando estabeleceu negcios com os Estados Unidos e a Alemanha. A aproximao do Brasil com os Estados Unidos se deu quando da proclamao da Repblica, pois a Inglaterra a viu com restries ao passo que os Estados Unidos, tambm recm Repblica, dividiu anseios e interesses comuns.
O ntido descolamento do eixo da diplomacia brasileira de Londres para Washington se deu com a entrada do baro do Rio Branco para o Ministrio das Relaes Exteriores, onde permaneceu por longos anos, entre 1902 e 1912, atravessando vrias sucesses presidenciais. A poltica de Rio Branco no representou um alinhamento automtico com os Estados Unidos, mas uma forte aproximao, com o objetivo de alcanar para o Brasil a posio de primeira potncia sul-americana (FAUSTO, 2001, p. 142).

Outro exemplo que remete diversificao de relaes do Brasil est vinculado ao primeiro governo de Getulio Vargas, compreendido de 1930 a 1945. Esse governo centralizador na poltica e economia teve incio em meio grave crise de 1929 e, no que diz respeito s relaes internacionais, teve como caracterstica principal, estabelecer relaes com diferentes pases. A crise de 1929 acentuou o declnio da hegemonia inglesa e a ascenso dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, a Alemanha emergia no cenrio internacional como um pas competidor, especialmente a partir de 1933 com a ascenso dos nazistas e suas pretenses de lder hegemnico. Diante do quadro de ascenso dos dois pases, que rivalizavam a hegemonia mundial, os Estados Unidos e a Alemanha, o Brasil adotou uma postura pragmtica em sua poltica externa: negociaria com quem oferecesse melhores condies. A poltica externa pragmtica se estruturou ento para obter vantagens em negociaes aproveitando a possibilidade de concorrncia e de rivalidade entre os dois pases. Com isso, houve uma expanso da diviso internacional do trabalho, que atravs da concorrncia e rivalidade dos pases permitiu novas reas para convergncia de fluxos.
O perodo 1934 1940 caracterizou-se pela crescente participao da Alemanha no comrcio exterior do Brasil. Ela se tornou a principal compradora do algodo brasileiro e o segundo mercado para o caf. [...] As transaes com a Alemanha eram atraentes no s para certos grupos exportadores como tambm para os que defendiam a necessidade de modernizar e industrializar o pas. Os alemes acenaram sempre com a possibilidade de romper a linha tradicional do comercio exterior das grandes naes, oferecendo material ferrovirio, bens de capital etc. (FAUSTO, 2001, p. 209).

Quando da ecloso da Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra estabeleceu um bloqueio para impedir as relaes entre os pases da Amrica Latina e a Alemanha. No entanto, a Inglaterra no tinha foras para executar o bloqueio e tirar vantagens da ausncia de fluxos. Nesse cenrio, os Estados Unidos reforam suas relaes com os pases da Amrica Latina. Neste mesmo contexto da Segunda Guerra Mundial, ocorre no Brasil o incio do processo de

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 10, n. 30

Jun/2009

p. 128 - 141

Pgina 135

A urbanizao do Brasil e as diferentes divises territoriais do trabalho ao longo do tempo

Cntia Neves Godoi Joo Batista de Deus

industrializao.
As dificuldades durante a dcada de 30 e as decorrentes da Segunda Guerra Mundial restringiram o investimento industrial, por fora, principalmente da restrio da capacidade para importar. Ainda sim, o esforo interno de inverso foi positivo e, no caso de So Paulo, aquela pequena incurso de capital estrangeiro que havia ocorrido na dcada anterior continuaria ampliando e diversificando sua base produtiva. Alm da expanso dos segmentos produtores de bens de consumo corrente, os de bens de produo cresceram a taxas muito mais elevadas, notadamente cimento, metalurgia, mecnica, qumica, material de transporte e eltrico (CANO, 1985, p. 77).

O surgimento das indstrias e dos empreendimentos internos, embora haja divergncias sobre os agentes de sua gnese, foram os responsveis por auxiliar o pas a superar a crise de 1929.
[...] O setor industrial era [...] favorecido duplamente: por um lado, porque a possibilidade de concorrncia externa se reduzia ao mnimo atravs do controle das importaes, por outro porque as matrias primas e os equipamentos podiam ser adquiridos a preos relativamente baixos (FURTADO, 2000, p. 223).

Apoiando uma poltica externa independente, estimulando o mercado interno, a indstria nacional e a ocupao e dinamizao do territrio, Getlio Vargas ascende como um dos agentes responsveis pela segunda diviso territorial do Brasil. Seu discurso sobre a criao de Goinia, capital projetada para o Estado de Gois permite perceber a inteno de tornar fluido o territrio.
Sob o Imprio e a Primeira Republica, crescemos longitudinalmente, orla das guas atlnticas. O Brasil vivia voltado para fora, e o sentido da sua cultura era a de evaso, o retorno ao continente dos descobridores. Com a revoluo de 30, movimento de revigorao nacionalista, e o advento do Estado Novo, que veio dar forma poltica s tendncias profundas na nacionalidade, modificaram-se esses rumos incertos e dispersivos, e a civilizao brasileira tomou o caminho dos paralelos, restaurada nas suas razes histricas. [...] O vosso planalto o miradouro do Brasil. [...] vastas pastagens, onde os rebanhos podem multiplicar-se, matrias-primas minerais abundantes e das mais necessrias ao progresso; possibilidades incontveis de cultura e industrializao. [...] torna-se imperioso localizar no centro geogrfico do Pas grandes foras capazes de irradiar e garantir a nossa expanso futura. Do alto dos vossos chapades infindveis, onde estaro amanh os grandes celeiros da nao, dever descer a onda civilizadora para as plancies do Oeste e Noroeste. [...] persistiremos na disposio e suprir barreiras que separam zonas e isolam regies, de sorte que o corpo econmico nacional possa evoluir homogeneamente, e a expanso do mercado interno se faa sem nenhum entrave (IBGE, 1942 apud DAHER, 2003, p. 35 e 36).

Brasil e produtores mundiais: a terceira diviso territorial do trabalho do Brasil (1945 at os dias atuais) A terceira Diviso Territorial do Trabalho do Brasil pode ser relacionada com o perodo que se estende do ano de 1945 e segue at os nossos dias atuais. Este recorte temporal agrega a continuidade do processo de abertura do Brasil aos mercados internacionais, s relaes internacionais, e, mais recentemente, ascende o pas ao papel de representante de diversos pases do hemisfrio sul nas negociaes internacionais. Neste sentido, a rede de relaes, a diviso do trabalho agrega fluxos de diversos continentes, no s da Europa e Amrica. Esta rede de relaes no s estabelece negociaes, mas, racionaliza o espao de forma a estruturar uma produo mundial em que diversas etapas do processo de produo de determinados produtos se encontram divididas e espalhadas pelo mundo. As novas possibilidades de comunicao e o desenvolvimento da indstria permitiram a continuidade das transformaes e complexificaoes tanto no mbito das relaes socioeconmicas quanto territoriais. O vnculo indstria e urbanizao apontado Lefebvre (2001) como uma relao entre indutor e induzido, em que a indstria a responsvel pelas transformaes na sociedade. A cidade, a

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 10, n. 30

Jun/2009

p. 128 - 141

Pgina 136

A urbanizao do Brasil e as diferentes divises territoriais do trabalho ao longo do tempo

Cntia Neves Godoi Joo Batista de Deus

partir da industrializao, se torna um dispositivo para a organizao planificada da produo e do consumo. E, o consumo ser voltado tanto aos produtos, quanto ao espao, ou seja, a cidade deixa de ser uma estrutura fsica para ser tambm um modo de vida e um produto para consumo. Paralela a esta anlise entre industrializao e urbanizao, pode ser feita, de modo geral, outra anlise envolvendo a produo ou os servios, pois a existncia da dinmica de uma produo seja para atender um mercado local, regional, nacional ou global, altera a sociedade local, induzindo aos poucos transformaes. Segundo Santos (1982), para se consolidar como um fenmeno urbano, a sociedade se estabelece no territrio atravs de diversos fatores como o comportamento geogrfico, o grau de modernizao e de organizao dos transportes, o nvel de industrializao, o grau de redistribuio de renda entre os produtores, os efeitos da modernizao sobre a poltica, sociedade, cultura e ideologia. Assim,
A cada momento histrico, a combinao desses fatores nos d o nvel da urbanizao e a sua geografizao nos d o padro de distribuio das cidades, a forma da sua rede urbana, assim como o perfil urbano de um pas, isto , o tamanho respectivo das suas cidades dentro de um sistema (SANTOS, 1982, p. 38 e 39).

Quando Santos (2008) diz que no Brasil havia subespaos que no mantinham relao de interdependncia, ele nos ajuda a concluir que as crticas de dependncia aos interesses estrangeiros esto sim corretas, principalmente porque fica visvel que no havia uma estrutura urbana que se relacionasse para uma construo nacional, no havia um plano de produo do pas, pelo pas. A palavra subespaos tambm nos auxilia a compreender uma crtica, pois subespaos no constituem um territrio articulado. As lgicas eram prprias dos subespaos como citamos acima. Entretanto, existncia de subespaos deixa clara a idia de dinmica interna. Em suas palavras,
O Brasil foi, durante muitos sculos, um grande arquiplago, formado por subespaos que evoluam segundo lgicas prprias, ditadas em grande parte por suas relaes com o mundo exterior. Havia, sem dvida, para cada um desses subespaos, plos dinmicos internos. Estes, porm, tinham entre si escassa relao, no sendo interdependentes (SANTOS, 1993, p. 29).

A sociedade brasileira cresce no s em nmero de habitantes das cidades, mas, de uma forma geral, pois aps a dcada de 1950 as taxas de natalidade aumentam enquanto diminuem as taxas de mortalidade. Este fenmeno se deu em funo dos progressos sanitrios, das melhorias relativas no padro de vida e da prpria urbanizao. Mas, este fenmeno tambm no se deu de forma homognea, justamente porque, como dissemos anteriormente, algumas reas estavam se especializando, acumulando capitais e possibilitando investimentos, enquanto outras ainda eram consideradas fronteiras. Aps a fase de inverso da populao, tem incio uma fase que ainda tida como atual denominada por Santos (2008), como meio tcnico cientifico informacional. Esta fase se estabelece no territrio atravs de transformaes que agregam diversas partes do pas e impe fluxos de ordens e espessura diversas na rede urbana que vai se consolidando. Nas palavras de Santos este perodo pode ser compreendido como
O momento histrico em que a construo ou reconstruo do espao se dar com um crescente contedo de cincia, de tcnicas e de informao (SANTOS, 1993, p. 37).

Essa mecanizao do territrio, ou sua estruturao para interligar os centros, s foi possvel aps a dcada de 1950, quando as estradas de ferro so conectadas pelo projeto rodovirio, pondo em contato as diversas regies e convergindo os fluxos para regio polar do pas, So Paulo principalmente. Cabe destacar que o projeto rodovirio teve sua fora ampliada com o governo de Juscelino Kubitschek, alm disso, a construo de Braslia, tambm fruto do governo de Juscelino Kubitschek, reforou a dinmica no interior do territrio. O perodo da ditadura militar, iniciado em 1964, fortalece a integrao das reas atravs de um projeto de rpida integrao no pas. A inteno era uma internacionalizao das produes nacionais, para tanto se estimulou a economia visando atender e impulsionar o mercado consumidor e responder a uma demanda externa. neste perodo que o pas, novamente, se torna um grande exportador, tanto de novos produtos agrcolas, como a soja e os ctricos,

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 10, n. 30

Jun/2009

p. 128 - 141

Pgina 137

A urbanizao do Brasil e as diferentes divises territoriais do trabalho ao longo do tempo

Cntia Neves Godoi Joo Batista de Deus

quanto de produtos industrializados. Dada a dimenso territorial do Brasil, a rede urbana que se estruturava e ainda se estrutura pode ser enxergada do ponto de vista da rede, com ns e conexes. importante destacar que, ainda hoje, os espaos que meandram estes ns e conexes no foram muito estudados e, nem sempre fazem parte desta diviso territorial do trabalho que foi sendo construda. Estes interstcios, por no serem analisados com a mesma fora com que so analisadas as cidades grandes e mdias, muitas vezes so enxergados de forma errnea. Na viso de Santos (1993), por exemplo, o Cerrado j foi visto como uma rea deserta. Mas, de uma maneira geral, se at a dcada de 1950 ainda era grande a importncia de economias de auto-subsistncia em algumas regies do pas, esse fenmeno vai, a partir de ento, tendendo ao desaparecimento. A concluso a que se chega com uma analise do perodo ditatorial a de que o pas se estrutura em uma nova diviso territorial do trabalho em que todos podem e devem produzir e estimular tanto um mercado interno quanto atender as demandas externas. Se antes, apenas as reas do sudeste do pas eram as grandes exportadoras, aps o perodo ditatorial, todo o territrio nacional se torna, novamente, um produtor em potencial. Esta diferena de pensamento implicar os novos investimentos para que outras reas do territrio passem a ser altamente produtivas. Mas, como proceder para tanto? Segundo Santos (2008),
Esse movimento [...] no territrio e na sociedade, vai dar, em conseqncia, uma nova urbanizao brasileira. Um dos elementos fundamentais de sua explicao o fato de que aumentou no Brasil, exponencialmente, a quantidade de trabalho intelectual. [...] Tudo isso conduz a amplificao da terciarizao (ou quartenarizao?) que, nas condies brasileiras quer dizer tambm urbanizao (SANTOS, 1993, p. 53 e 54).

Alm disso, quer dizer tambm que o pensamento voltado ao territrio ser tambm cada vez mais cientifico e tcnico, buscando especializar a produo nacional. Um exemplo disto a criao da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria) em 1973, fruto da demanda de conhecimentos especficos e tcnicos sobre as caractersticas do pas e da produo, ou possvel produo. Os centros de pesquisa foram construdos em diferentes reas do pas, cabe destacar a localizao destes nas reas no interior do territrio, com o intuito de especializar e fornecer suporte tcnico para o potencial de cada rea. Ou, criar e desenvolver o potencial quando este ainda no estava formulado. Assim, foram criados os centros nacionais por produtos, Embrapa Trigo (Passo Fundo RS), Embrapa Arroz e Feijo (em Goinia-GO), Embrapa Gado de Corte (Campo Grande MS) e Embrapa Seringueira (Manaus AM). Paralelo ao fenmeno de especializao produtiva, ocorre tambm o fenmeno do consumo no Brasil. Sabemos que ao longo do tempo, houve diversas mudanas na relao entre a produo e o consumo, e a mudana mais significativa estava em fase de ascenso. Esta mudana torna o consumo de sobrevivncia cada vez mais diversificado.
[...] amplia-se o consumo no Brasil. A gama de artigos de consumo aumenta enormemente. A expanso do consumo da sade, da educao, do lazer, paralela do consumo das batedeiras eltricas, televises, e de tantos outros objetos, do consumo das viagens, das idias, das informaes, do consumo das esperanas, tudo isso buscando uma resposta concentrada, que leva ampliao do fenmeno da urbanizao [...] (SANTOS, 1993. p. 54).

Obviamente este crescimento do consumo no se deu exclusivamente no Brasil. A economia mundial o estruturou, os pases centrais tambm vem esse processo de aumento de produtos imprescindveis e por isso mesmo a produo mundial obrigada a aumentar, se especializar e se organizar com mais eficincia para abastecer esse mercado de produtos diariamente diferenciados e comprados. A indstria ento se dissemina e transforma a produo agrcola em produo agroindustrial. O que, no Brasil, se d de maneira exorbitante, tanto pelas vastas reas potencialmente produtivas quanto pelo investimento que comea a ser destinado a essas produes. Portanto, novas reas so chamadas a participar da diviso territorial do trabalho e, novos capitais

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 10, n. 30

Jun/2009

p. 128 - 141

Pgina 138

A urbanizao do Brasil e as diferentes divises territoriais do trabalho ao longo do tempo

Cntia Neves Godoi Joo Batista de Deus

destinados a este processo. Os capitais destinados a tornar a agricultura em indstria so, em geral, estrangeiros e altamente transformadores,
[...] o sistema urbano modificado pela presena de indstrias agrcolas no urbanas, frequentemente firmas hegemnicas, dotadas no s de capacidade extremamente grande de adaptao conjuntura, como tambm da fora de transformao da estrutura, porque tm o poder da mudana tecnolgica e de transformao institucional. Fortes por sua influncia junto ao Estado terminam por mudar as regras do jogo da economia e da sociedade sua imagem. Dotadas de uma capacidade de inovao que as outras no tm, fazem com que o territrio passe a ser submetido a tenses muito mais numerosas e profundas, pulsaes que, vindas de grandes firmas, impemse sobre o territrio, levando a mudanas rpidas e brutais dos sistemas territoriais em que se inserem (SANTOS,1993, p. 55).

Com isso, as cidades vo se estruturando com funes produtivas diferentes. Para Santos (2008), quanto mais intensa a diviso do trabalho, mais cidades surgem e mais diferentes so umas das outras. Pois, a fora da diviso do trabalho, da sua especialidade chama novas reas a participar e cooperar para refor-la, assim as cidades vo sendo cooptadas para realizar determinadas funes, em geral, diferentes umas das outras, o que vai moldando um cenrio regional de especializao em que cada cidade cumpre uma parte da produo.
Isso possvel porque os transportes se difundiram e, criao de grandes autopistas, soma-se, nas regies mais desenvolvidas, uma criao to grande ou maior de estradas vicinais; desse modo, a circulao torna-se fcil e o territrio fluido. E essa fluidez do territrio tem como conseqncia uma acessibilidade (fsica e financeira) maior dos indivduos (SANTOS, 1993, p. 57).

Paralelo ao movimento de convergncia e complementaridade de funes, nas reas onde a diviso do trabalho menos densa, ao invs de especializaes urbanas, h uma acumulao de funes numa mesma cidade e as cidades e suas relaes de interdependncia so mais distantes umas das outras. Cabe lembrar que a distncia geogrfica entre as cidades no Brasil tambm difere em funo da caracterstica da diviso das terras, onde h propriedades maiores, latifndios, as distncias so sempre maiores de uma cidade para outra. Exemplo de diviso do trabalho mais densa pode ser percebido em reas do territrio que estruturam os chamados complexos agroindustriais. Esses so formados por cidades que se especializam e unem diversas outras para adensar a diviso do trabalho, por exemplo, a regio do Vale do Rio Pardo RS que, a partir da dcada de 1960, se especializa e internacionaliza sua atividade agroindustrial fumageira; a regio Sudoeste de Gois que vem se especializando na atividade agroindustrial produtora de gros e, chama diversas cidades para participar ou da produo de gros ou de atividades relacionadas a esta produo como a criao de aves que se utilizaro desta produo. Cabe lembrar que estas reas, ou as empresas que se instalam nelas, podem ser extremamente dinmicas, alterando suas especializaes. No Sudoeste de Gois, recentemente, est sendo inserido o cultivo da cana e instaladas diversas usinas, o que poder alterar as configuraes desta regio especialista na produo de gros. Assim, quanto maior for a interao entre as cidades de uma rede urbana, mais acelerado o processo de diviso territorial do trabalho e, quanto mais acelerado e coeso, mais possibilidades de avano nos ndices de urbanizao que renova a diviso do trabalho, formando um crculo que poder impulsionar a diviso territorial do trabalho para um novo patamar na diviso internacional do trabalho. E, a diviso internacional do trabalho um projeto das reas centrais mundiais, que estimulam diversos pases a participarem de uma produo mundial, estimula pases como o Brasil a reforar suas exportaes para abastecer essa diviso. Neste projeto internacional os pases tm alterados seus espaos e suas relaes sociais, econmica e culturais. Neste sentido, uma dinmica interdependente se estrutura a partir de uma nova especializao na qual o pas se destaca como agro-exportador, mas que assume, nessa terceira diviso territorial do trabalho, novas especializaes crescentemente carregadas de tcnicas e que chama, cada vez mais, novas regies a participar da diviso do trabalho, visando uma dinmica interna que some esforos para a construo de um espao diversamente produtivo.

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 10, n. 30

Jun/2009

p. 128 - 141

Pgina 139

A urbanizao do Brasil e as diferentes divises territoriais do trabalho ao longo do tempo

Cntia Neves Godoi Joo Batista de Deus

CONSIDERAES FINAIS Pensar o processo de urbanizao atrelado s diferentes divises territoriais do trabalho ao longo do tempo surgiu como uma idia de auxiliar a compreenso do processo de urbanizao no Brasil. Sistematizar brevemente essa idia, unindo alguns perodos histricos, tratados de maneira tradicional pela histria, aos diferentes espaos com o qual se relacionava o pas permitiu exemplificar esta proposta tanto metodolgica quanto terica cujo principal foco foi buscar uma forma de pensar a histria do ponto de vista das relaes do espao, ou das relaes que se estabeleceram no espao. Para sintetizar as relaes estabelecidas no espao ao longo do processo histrico do territrio brasileiro buscamos dialogar com Galeano (1978), em funo de suas contribuies crticas que fazem uma ligao direta entre a estruturao de nossa sociedade e os interesses econmicos externos ao pas. Inserimos tambm as argumentaes de Fausto (2001) que considera uma dinmica no s atrelada aos interesses estrangeiros, alegando que havia uma dinmica interna econmica, comercial, e social e que esta se estabelecia de maneira independente. Alm disso, para voltar nosso olhar geografia nacional, trouxemos as abordagens de Santos (1982, 1993, 1996) que enxerga os processos a partir e no espao articulando diferentes interesses. Vimos que em alguns momentos Santos se aproximou da abordagem de Galeano demonstrando a articulao de fluxos internacionais aos interesses espaciais nacionais. Neste sentido foram delimitadas trs principais divises territoriais do trabalho. A primeira relacionada ao perodo da relao Colnia e Metrpole em que podem ser analisadas relaes, em geral, voltadas para uma dinmica dependente, em que os fluxos de uma produo ou extrao eram canalizados para Portugal e Inglaterra e, uma dinmica independente na qual alguns habitantes locais buscavam se afirmar comercial e economicamente. Entretanto, esta independncia dificilmente enxergava, visto que as relaes comerciais e econmicas sempre estiveram vinculadas a diversos fluxos. Relacionamos a segunda diviso do trabalho ao perodo de consolidao do Brasil como Repblica e o associamos ao Perodo Getulista por fins de sntese e porque ambos os perodos ficaram marcados historicamente por afirmar o interesse em um pas potencialmente independente e produtivo. Neste perodo houve uma ampliao das relaes entre territrios, o Brasil assume uma postura mais aberta diferentes relaes e possibilita a diversificao da origem e da ordem dos fluxos. A terceira diviso territorial do trabalho relacionou o final do Perodo Getulista at os dias atuais. Neste recorte trouxemos algumas relaes que demonstraram a continuidade da abertura e diversificao das relaes entre o pas e outros territrios. As diferentes divises do trabalho ocorridas ao longo do tempo no Brasil podem nos demonstrar, portanto, como se estruturam as relaes no espao, como se diversificam ou no as relaes entre os pases, e como cada lugar chamado a participar dessas relaes, atravs de diferentes interesses polticos, econmicos e sociais exemplificando mais uma vez como a transformao dos espaos e das relaes est condicionada aos agentes e a uma conjuntura histrica. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CANO, W. Desequilbrios Regionais e Concentrao Industrial no Brasil. 1930-1970. Ed. Universidade Estadual de Campinas, So Paulo, 1985. CORRA, R. L. A Rede Urbana. So Paulo, tica, 1989. _______. Os Centros de Gesto do Territrio: uma nota. Revista Territrio, n 11,12 e 13, anos 2002/2004. _______. Rede Urbana e Formao Espacial Uma Reflexo considerando o Brasil. Revista Territrio 8 (121-128), 2000. Disponvel em: <http://www.laget.igeo.ufrj.br/territorio/> _______. Regio e Organizao Espacial, 4 ed. Ed. tica, So Paulo, 1991 _______. Trajetrias Geogrficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. DAHER, T. Goinia, uma utopia europia do Brasil. Instituto Centro Brasileiro de Cultura, Goinia, 2003. FAUSTO, B. Histria Concisa do Brasil. So Paulo, Edusp, 2001.

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 10, n. 30

Jun/2009

p. 128 - 141

Pgina 140

A urbanizao do Brasil e as diferentes divises territoriais do trabalho ao longo do tempo

Cntia Neves Godoi Joo Batista de Deus

FURTADO, C. Formao Econmica do Brasil. Col. Grandes Nomes do Pensamento Brasileiro. 27 ed. Companhia Editora Nacional: Publifolha, So Paulo, 2000. GALEANO. E. As veias abertas da Amrica Latina. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1978. PRADO JUNIOR, C. Histria Econmica do Brasil. 3 ed. Ed. Brasiliense, Braslia, 1987. PONTES, J. A. V. So Paulo de Piratininga: De Pouso de Tropas Metrpole. Ed. Terceiro Nome, So Paulo, 2003. SANTOS, M. Metamorfoses do Espao Habitado. So Paulo, Hucitec, 1988. ______. A natureza do espao. Tcnica e tempo. Razo e Emoo. So Paulo, Hucitec, 1996. ______. A urbanizao brasileira. So Paulo, Hucitec, 1993. ______. Espao e Sociedade. (Ensaios) Petrpolis: Ed. Vozes, 1982. ______. O Espao Dividido. Os dois circuitos da subdesenvolvidos. Rio de Janeiro. Francisco Alves, 1979. economia urbana dos pases

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil Territrio e Sociedade no incio de sculo XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Caminhos de Geografia

Uberlndia

v. 10, n. 30

Jun/2009

p. 128 - 141

Pgina 141

Anda mungkin juga menyukai