Anda di halaman 1dari 35

A seleo vocabular

Na produo de texto, a seleo vocabular tambm importante elemento de coeso, j que, muitas vezes, substitumos uma palavra que j empregamos por outra que lhe retoma o sentido. Observe: Os advogados do ru apresentaram um pedido ao juiz, no entanto o magistrado no acatou a solicitao dos patronos do acusado. Nessa frase, as palavras magistrado, solicitao, patronos e acusado funcionam como elementos de coeso pois retomam, respectivamente, os termos juiz, pedido, advogados e ru. Veja que a seleo vocabular utilizada na frase acima, alm de dar coeso ao texto, tem funo estilistica, pois permite que no se repitam as mesmas palavras.

Pontuao
Os sinais de pontuao so marcaes grficas que servem para compor a coeso e a coerncia textual alm de ressaltar especificidades semnticas e pragmticas. Veremos aqui as principais funes dos sinais de pontuao conhecidos pelo uso da lngua portuguesa. Ponto 1- Indica o trmino do discurso ou de parte dele. - Faamos o que for preciso para tir-la da situao em que se encontra. - Gostaria de comprar po, queijo, manteiga e leite. - Acordei. Olhei em volta. No reconheci onde estava. 2- Usa-se nas abreviaes - V. Ex. - Sr. Ponto e Vrgula ( ; ) 1- Separa vrias partes do discurso, que tm a mesma importncia. - Os pobres do pelo po o trabalho; os ricos do pelo po a fazenda; os de espritos generosos do pelo po a vida; os de nenhum esprito do pelo po a alma (VIEIRA) 2- Separa partes de frases que j esto separadas por vrgulas. - Alguns quiseram vero, praia e calor; outros montanhas, frio e cobertor. 3- Separa itens de uma enumerao, exposio de motivos, decreto de lei, etc. - Ir ao supermercado; - Pegar as crianas na escola; - Caminhada na praia; - Reunio com amigos. Dois pontos 1- Antes de uma citao - Vejamos como Afrnio Coutinho trata este assunto: 2- Antes de um aposto - Trs coisas no me agradam: chuva pela manh, frio tarde e calor noite. 3- Antes de uma explicao ou esclarecimento - L estava a deplorvel famlia: triste, cabisbaixa, vivendo a rotina de sempre. 4- Em frases de estilo direto

- Maria perguntou: Por que voc no toma uma deciso? Ponto de Exclamao 1- Usa-se para indicar entonao de surpresa, clera, susto, splica, etc. - Sim! Claro que eu quero me casar com voc! 2- Depois de interjeies ou vocativos - Ai! Que susto! - Joo! H quanto tempo! Ponto de Interrogao Usa-se nas interrogaes diretas e indiretas livres. - Ento? Que isso? Desertaram ambos? (Artur Azevedo) Reticncias 1- Indica que palavras foram suprimidas. - Comprei lpis, canetas, cadernos 2- Indica interrupo violenta da frase. - No quero dizer verdad Ah! 3- Indica interrupes de hesitao ou dvida - Este mal pega doutor? 4- Indica que o sentido vai alm do que foi dito - Deixa, depois, o corao falar Vrgula usada para vrios objetivos, mas em geral usamos a vrgula para dar pausa leitura ou para indicar que algum elemento da frase foi deslocado da sua posio cannica.

Estrutura e Formao de Palavras


CONCEITOS BASICOS: Observe as seguintes palavras: escol-a escol-ar escol-arizao escol-arizar sub-escol-arizao Observando-as, percebemos que h um elemento comum a todas elas: a forma escol-. Alm disso, em todas h elementos destacveis, responsveis por algum detalhe de significao. Compare, por exemplo, escola e escolar: partindo de escola, formou-se escolar pelo acrscimo do elemento destacvel -ar. Por meio desse trabalho de comparao entre as diversas palavras que selecionamos, podemos depreender a existncia de diferentes elementos formadores. Cada um desses elementos formadores uma unidade mnima de significao, um elemento significativo indecomponvel, a que damos o nome de morfema.

Classificao dos morfemas:

Radical H um morfema comum a todas as palavras que estamos analisando: escol-. esse morfema comum o radical que faz com que as consideremos palavras de uma mesma famlia de significao os cognatos. O radical a parte da palavra responsvel por sua significao principal.

Afixos Como vimos, o acrscimo do morfema ar cria uma nova palavra a partir deescola. De maneira semelhante, o acrscimo dos morfemas sub- e arizao forma escolcriou subescolarizao. Esses morfemas recebem o nome de afixos. Quando so colocados antes do radical, como acontece com sub-, os afixos recebem o nome de prefixos. Quando, como arizao, surgem depois do radical os afixos so chamados de sufixos. Prefixos e sufixos, alm de operar mudana de classe gramatical, so capazes de introduzir modificaes de significado no radical a que so acrescentados.

Desinncias Quando se conjuga o verbo amar, obtm-se formas como amava, amavas, amava, amvamos, amveis, amavam. Essas modificaes ocorrem medida que o verbo vai sendo flexionado em nmero (singular e plural) e pessoa (primeira, segunda ou terceira). Tambm ocorrem se modificarmos o tempo e o modo do verbo (amava, amara, amasse, por exemplo). Podemos concluir, assim, que existem morfemas que indicam as flexes das palavras. Esses morfemas sempre surgem no fim das palavras variveis e recebem o nome de desinncias. H desinncias nominais e desinncias verbais. Desinncias nominais: indicam o gnero e o nmero dos nomes. Para a indicao de gnero, o portugus costuma opor as desinncias -o/-a: garoto/garota; menino/menina Para a indicao de nmero, costuma-se utilizar o morfema s, que indica o plural em oposio ausncia de morfema, que indica o singular: garoto/garotos; garota/garotas; menino/meninos; menina/meninas. No caso dos nomes terminados em r e z, a desinncia de plural assume a forma -es: mar/mares; revlver/revlveres; cruz/cruzes.

Desinncias verbais: em nossa lngua, as desinncias verbais pertencem a dois tipos distintos. H aqueles que indicam o modo e o tempo (desinncias modo-temporais) e aquelas que indicam o nmero e a pessoa dos verbos (desinncia nmero-pessoais):

cant--va-mos cant: radical

cant--sse-is cant:

radical --: vogal temtica -va-:desinncia modo-temporal (caracteriza o pretrito imperfeito do indicativo) -mos:desinncia nmero-pessoal (caracteriza a primeira pessoa do plural) --: vogal temtica -sse-:desinncia modo-temporal (caracteriza o pretrito imperfeito do subjuntivo) -is: desinncia nmero-pessoal (caracteriza a segunda pessoa do plural)

Vogal temtica Observe que, entre o radical cant- e as desinncias verbais, surge sempre o morfema a. Esse morfema, que liga o radical s desinncias, chamado de vogal temtica. Sua funo ligar-se ao radical, constituindo o chamado tema. ao tema (radical + vogal temtica) que se acrescentam as desinncias. Tanto os verbos como os nomes apresentam vogais temticas. Vogais temticas nominais: So -a, -e, e -o, quando tonas finais, como em mesa, artista, busca, perda, escola, triste, base, combate. Nesses casos, no poderamos pensar que essas terminaes so desinncias indicadoras de gnero, pois a mesa, escola, por exemplo, no sofrem esse tipo de flexo. a essas vogais temticas que se liga a desinncia indicadora de plural: mesa-s, escola-s, perda-s. Os nomes terminados em vogais tnicas (sof, caf, cip, caqui, por exemplo) no apresentam vogal temtica.

Vogais temticas verbais: So -a, -e e -i, que caracterizam trs grupos de verbos a que se d o nome de conjugaes. Assim, os verbos cuja vogal temtica -a pertencem primeira conjugao; aqueles cuja vogal temtica -epertencem segunda conjugao e os que tm vogal temtica -i pertencem terceira conjugao.

primeira segunda terceira conjugao conjugao conjugao govern-ava atac-a-va estabelece-sse cr-e-ra defin-i-ra imped-isse ag-i-mos

realiz-a-sse mex-e-r

Vogal ou consoante de ligao As vogais ou consoantes de ligao so morfemas que surgem por motivos eufnicos, ou seja,

para facilitar ou mesmo possibilitar a leitura de uma determinada palavra. Temos um exemplo de vogal de ligao na palavra escolaridade: o -i- entre os sufixos -ar- e -dade facilita a emisso vocal da palavra. Outros exemplos: gasmetro, alvinegro, tecnocracia, paulada, cafeteira, chaleira, tricota. Por Marina Cabral Especialista em Lngua Portuguesa e Literatura Equipe Brasil Escola Artigos de "Estrutura e Formao de Palavras " Caractersticas que diferenciam alguns morfemas Ter conhecimento das caractersticas que diferenciam os morfemas condio essencial para compreender o processo de formao de palavras. Atente-se para esse fato aqui! Composio Definio e tipos de composio. Derivao Representa uma das modalidades inerentes ao processo de formao de palavras. Conhea-a. Estrutura e Formao de Palavras II Anlise da estrutura das palavras e seus processos de formao. O valor semntico dos radicais Descubra sobre a origem de determinadas palavras em um clique! Prefixo pr e o uso ou no do hfen O uso ou no do hfen no prefixo pr se encontra relacionado a pressupostos especficos. Torne-se ento um (a) conhecedor (a) desse caso ao clicar aqui! Processos de Derivao Derivao parassinttica? Regressiva? Imprpria? No sabe o que ? Clique aqui e descubra! Radicais e Prefixos gregos Radicais e Prefixos gregos, lista com os principais radicais e prefixos gregos, sentido dos radicais e prefixos, exemplos de palavras utilizando radicais e prefixos gregos. Radicais e Prefixos Latinos Confira a lista dos principais radicais e prefixos latinos encontrados na Lngua Portuguesa. Sigla O que ? Conhea alguns exemplos!

Classes de Palavras
A Primeira gramtica do Ocidente foi de autoria de Dionsio de Trcia, que identificava oito partes do discurso: nome, verbo, particpio, artigo, preposio, advrbio e conjuno.

Atualmente, so reconhecidas dez classes gramaticais pela maioria dos gramticos: substantivo, adjetivo, advrbio, verbo, conjuno, interjeio, preposio, artigo, numeral e pronome. Como podemos observar, houve alteraes ao longo do tempo quanto s classes de palavras. Isso acontece porque a nossa lngua viva, e portanto vem sendo alterada pelos seus falantes o tempo todo, ou seja, ns somos os responsveis por estas mudanas que j ocorreram e pelas que ainda vo ocorrer. Classificar uma palavra no fcil, mas atualmente todas as palavras da lngua portuguesa esto includas dentro de uma das dez classes gramaticais dependendo das suas caractersticas. A parte da gramtica que estuda as classes de palavras a MORFOLOGIA (morfo = forma, logia = estudo), ou seja, o estudo da forma. Na morfologia, portanto, no estudamos as relaes entre as palavras, o contexto em que so empregadas, ou outros fatores que podem influenci-la, mas somente a forma da palavra. H discordncia entre os gramticos quanto a algumas definies ou caractersticas das classes gramaticais, mas podemos destacar as principais caractersticas de cada classe de palavras: SUBSTANTIVO dita a classe que d nome aos seres, mas no nomeia somente seres, como tambm sentimentos, estados de esprito, sensaes, conceitos filosficos ou polticos, etc. Exemplo: Democracia, Andria, Deus, cadeira, amor, sabor, carinho, etc. ARTIGO classe que abriga palavras que servem para determinar ou indeterminar os substantivos, antecedendo-os. Exemplo: o, a, os, as, um, uma, uns, umas. ADJETIVO classe das caractersticas, qualidades. Os adjetivos servem para dar caractersticas aos substantivos. Exemplo: querido, limpo, horroroso, quente, sbio, triste, amarelo, etc. PRONOME Palavra que pode acompanhar ou substituir um nome (substantivo) e que determina a pessoa do discurso. Exemplo: eu, nossa, aquilo, esta, ns, mim, te, eles, etc. VERBO palavras que expressam aes ou estados se encontram nesta classe gramatical. Exemplo: fazer, ser, andar, partir, impor, etc.

ADVRBIO palavras que se associam a verbos, adjetivos ou outros advrbios, modificando-os. Exemplo: no, muito, constantemente, sempre, etc. NUMERAL como o nome diz, expressam quantidades, fraes, mltiplos, ordem. Exemplo: primeiro, vinte, metade, triplo, etc. PREPOSIO Servem para ligar uma palavra outra, estabelecendo relaes entre elas. Exemplo: em, de, para, por, etc. CONJUNO So palavras que ligam oraes, estabelecendo entre elas relaes de coordenao ou subordinao. Exemplo: porm, e, contudo, portanto, mas, que, etc. INTERJEIO Contesta-se que esta seja uma classe gramatical como as demais, pois algumas de suas palavras podem ter valor de uma frase. Mesmo assim, podemos definir as interjeies como palavras ou expresses que evocam emoes, estados de esprito. Exemplo: Nossa! Ave Maria! Uau! Que pena! Oh

Frase, orao e perodo


Aqui temos um trecho do livro de Machado de Assis, A mo e a luva. Elegantssimo, pelo contrrio. - O senhor tem sempre um cumprimento de reserva: vejo que no perdeu o tempo na academia, Vou-me embora. So horas da baronesa dar o seu passeio pela chcara. - Ser aquela senhora que ali est no alto da escada? Perguntou Estevo. No enunciado as palavras vo se intercalando e formando uma mensagem. Ao analisar cada uma dessas mensagens, percebe-se um emaranhado de palavras com sentido. Elegantssimo, pelo contrrio., o enunciado fornece uma mensagem sem utilizar verbo o que chamamos de frase.

Frase
o enunciado com sentido completo, capaz de fazer uma comunicao.

Na frase facultativo o uso do verbo. Exemplos: - Ateno! - Que frio! - A China passa por dificuldades. As frases classificam-se em: Declarativa: faz uma declarao. Os olhos luziam de muita vida (Machado de Assis) Interrogativa: utiliza uma pergunta. Entro num drama ou saio de uma comdia? (Machado de Assis) Exclamativa: expressa sentimento. Que imenso poeta, D. Guiomar! (Machado de Assis) Imperativa: d uma ordem ou pedido. Chegue-se mais perto (Machado de Assis) Optativa: expressa um desejo. Tomara que voc passe na prova. Vou-me embora., o enunciado fornece uma mensagem, porm usou verbo o que chamamos de orao.

Orao
o enunciado com sentido que se estrutura com base em um verbo. Na orao preciso usar verbo ou locuo verbal. Exemplos: - A fbrica, hoje, produziu bem. - Homens e mulheres so iguais perante a lei. - O senhor tem sempre um cumprimento de reserva: vejo que no perdeu o tempo na academia, Vou-me embora., o enunciado apresenta uma mensagem em que se utilizou vrios verbos o que chamamos de perodo.

Perodo
a orao composta por um ou mais verbos. O perodo classifica-se em: Simples: tem apenas uma orao. - As senhoras como se chamam? (Machado de Assis)

Composto: tem duas ou mais oraes. - Um deles perguntou-lhes familiarmente se iam consultar a adivinha. (Machado de Assis)

Sntese de Termos da Orao


Temos essenciais Sujeito o termo da orao do qual se declara alguma coisa. Exemplo: No cu, um sol claro anuncia o vero. Caractersticas do Sujeito: I. Pode ser identificado atravs da pergunta "quem que"... (ou "que que"...), feitaantes do verbo da orao Que(m) que + verbo? __ Resposta=sujeito II. substituvel por ele(s), ela(s) III. O verbo concorda com o sujeito. Classificao do sujeito: I. Simples: tem um nico ncleo. Exemplo: O velho navio aproximava-se do cais. II. Composto: tem dois ou mais ncleos Exemplo: As ruas e as praas esto vazias. III. Oculto, elptico ou desinencial: o sujeito pode ser identificado pela desinncia do verbo ou pelo contexto em que aparece. Exemplo: Voltars para casa (sujeito: tu) IV. Indeterminado: Quando no possvel determinar o sujeito. Com verbos na 3 pessoa do plural sem referncia a elemento anterior. Exemplo: Atualmente, espalham muitos boatos. Com verbo na 3 pessoa do singular + se (em oraes que no admitem a voz passiva analtica) Exemplo: Precisou-se de novos professores. Oraes sem sujeito: I. Verbo haver significando existir, acontecer e indicando tempo passado. Exemplos: Aqui j houve grandes festas. Amanh faz dez anos que ele partiu. II. Verbo ser indicando tempo, horas, datas e distncias. Exemplo: Agora so cinco e doze da tarde.

III. Verbos indicativos de fenmenos da natureza. Exemplo: Ontem tarde, ventou muito aqui. Predicativo tudo que se diz do sujeito. (Retirando o sujeito, o que fica na orao o Predicado.) Predicado verbal: Apresenta verbos sem ligao. Apresenta predicativo (s do sujeito). O ncleo predicativo. Exemplo: Eles estavam furiosos. Predicado verbo-nominal: Apresenta verbo significativo Apresenta predicativo (do sujeito ou de objeto) Dois ncleos: o verbo e o predicativo. Exemplos: Eles invadiram furiosos a loja. Todos consideram ruim o filme. Verbo significativo Expressa uma ao, ou um acontecimento. Exemplo: "O sol nasce pra todos, todo dia de manh..." (Humbeto Gessinger) "Enquanto a vida vai e vem, voc procura achar algum.." (Renato Russo) Temos relacionados ao verbo I. Objeto direto: a) Funciona como destinatrio/receptor do processo verbal. b) Completa o sentido do verbo transitivo direto c) Pode ser trocado por o, as, os, as. d) A orao admite voz passiva. Exemplo: Muitas pessoas viram o acidente II. Objeto indireto: a) Funciona como destinatrio/receptor do processo verbal. b) Completa o sentido do verbo transitivo direto. c) Apresenta-se sempre com preposio d) A orao no admite voz passiva. Exemplo: Todos discordam de voc. III. Agente da passiva:

a) Pratica a ao verbal na voz passiva. b) Corresponde ao sujeito da voz ativa. c) Iniciado por preposio: por, pelo ou de. Exemplo: O deputado foi vaiado pelos sem terra. IV. Adjunto adverbial: a) Acrescenta ao verbo cirscunstncias de tempo, lugar, modo, dvida, causa, intensidade. Termos Relacionados a nomes I. Adjunto adnominal: a) Determina, qualifica ou caracteriza o nome a que se refere. b) Pode se referir a qualquer termo da orao (sujeito, objeto, etc.) Exemplo: As trs rvores pequenas secaram. II. Predicativo: a) Exprime uma caracterstica/qualidade atribuda ao sujeito ou ao objeto. b) Liga-se ao sujeito ou ao objeto atravs de verbo de ligao (claro ou subtendido) Exemplo: Toda a cidade estava silenciosa. Elegeram Jos representante de turma. III. Complemento nominal: a) Completa o sentido de nomes (substantivos abstratos, advrbios) de sentido incompleto. b) Sempre com repetio. Exemplo: Ningum ficou preocupado com ele. IV. Aposto: a) Detalha, caracteriza melhor, explica ou resume o nome a que se refere. Exemplo: O Flamengo, time carioca, ganhou ontem. V. Vocativo: a) Usado para "chamar" o ser com quem se fala. b) Na escrita, vem sempre isolado por vrgula(s) Exemplo: Era a primeira vez, meu amigo, que eu a encontrava. Principais diferenas entre complemento nominal e adjunto adnominal O complemento nominal sempre iniciado por uma preposio e o adjunto adnominal s vezes inicia-se por preposio. Por esse motivo, se houver dvida, voc pode usar os seguintes critrios diferenciadores:

Adjunto adnominal I. S se refere a substantivos (concretos e abstratos). II. Quando o nome se refere, exprime uma ao; a adjunto adnominal o agente dessa ao. III. Pode em certas frases indicar posse.
Exemplos:

Complemento nominal I. Pode se referir a substantivos abstratos,adjetivos e a advrbio. II. Quando o nome a que se refere exprime uma ao, o complemento nominal o paciente (alvo) dessa ao. III. Nunca indica posse.

I. Ele comprou alguns livros de literatura O termo destacado (de literatura) refere-se ao nome livros, que um substantivo concreto. Observando o primeiro critrio do quadro, conclui-se que de literatura s pode seradjunto adnominal, uma vez que o complemento nominal s se refere a substantivos abstratos, nunca a concreto. II. Seu amigo est descontente com nossa atitude. Observe que com nossa atitude refere-se a descontente, que um adjetivo. Portanto, o tempo com nossa amizade s pode ser complemento nominal, uma vez que o adjunto adnominal nunca se refere a adjetivo. III. A ofensa do torcedor irritou o juiz. Nesse exemplo, a ofensa, uma ao e o torcedor o agente da ao. Portanto pelo segundo critrio do quadro, do torcedor adjunto adnominal. Voc poderia chegar a essa concluso usando tambm o terceiro critrio do quadro (do torcedor exprime posse).

Perodo Simples e Composto


Primeiramente comecemos com alguns conceitos: Frase: Todo e qualquer enunciado que contenha em si um sentido, transmita uma mensagem. Exemplo: Fogo! Silncio! *** O sentido perfeitamente compreensvel apesar de a frase ser composta por apenas uma palavra. o mesmo caso do exemplo abaixo:

Orao: Enunciado que contm uma ao, um verbo mais precisamente. Exemplo: Corram depressa! Joo est sua espera. Perodo Simples: Enunciado de sentido completo, que contm apenas uma ao verbal. Exemplo: O prdio est pegando fogo! *** Apesar dos dois verbos, a ao verbal uma s, e por isso perodo simples. Perodo Composto: Enunciado de sentido completo, que contm mais de uma ao verbal, ou seja, mais de uma orao. Exemplo: Corram depressa e saiam pela direita! Corram, pois o prdio est pegando fogo!

Perodo Simples
Quando uma declarao, um enunciado, composta apenas por uma orao, por uma ao verbal, chamada de ORAO ABSOLUTA ou PERODO SIMPLES. Exemplo: Choveu muito esta manh. Lucas adoeceu repentinamente.

Perodo Composto
Quando uma declarao/ enunciado, contm duas ou mais oraes, este enunciado chamado de PERODO COMPOSTO. H dois tipos de perodo composto: 1. PERODO COMPOSTO POR COORDENAO

Como o nome j diz, um perodo composto por coordenao formado por duas ou mais oraes coordenadas, ou seja, que no possuem nenhum tipo de dependncia uma das outras. Exemplo: Corram depressa e saiam pela direita! Ele sabia a verdade mas ela negou tudo. 2. PERODO COMPOSTO POR SUBORDINAO Este tipo de perodo formado por uma orao principal que complementada com uma ou mais oraes subordinadas. Estas oraes podero exercer a funo de sujeito, complemento nominal, adjunto adverbial, adjunto adnominal, etc, dentro da estrutura da orao principal. Exemplo: A polcia sabia que havia pessoas no prdio. Quando eu voltar, farei o jantar. H tambm casos em que um mesmo perodo composto por COORDENAO E SUBORDINAO. Neste caso, o perodo possui dois tipos de relao: subordinao e coordenao. No caso abaixo, h uma orao principal, que possui duas oraes subordinadas a ela, e estas duas oraes so coordenadas entre si. Observe: bom que ela venha amanh e traga os livros. Observe que a orao que ela venha amanh no possui nenhum tipo de dependncia com a orao (que ela) traga os livros. Contudo, ambas so subordinadas orao principal, iniciada com bom que.

Funes sintticas dos pronomes relativos


A ttulo de compreendermos acerca das caractersticas que norteiam o assunto em questo, faamos uma breve retomada ao conceito que se relaciona aos pronomes relativos. Estes, estando na orao seguinte, retomam um termo j expresso na orao anterior, de forma a evitar possveis repeties que possam interferir na qualidade do discurso ora proferido. Neste sentido, analisemos os enunciados que seguem:

Os alunos prepararam-se bem. Os alunos foram classificados.

De modo a fazermos a juno entre ambas as oraes, utilizar-nos-emos do pronome relativo, cujo resultado seria assim expresso:

Os alunos que se prepararam bem foram classificados.

Temos que o pronome relativo que substitui seu antecedente, representado pelo vocbulo alunos. Nesse caso, ele exerce a funo de sujeito da orao.

Dessa forma, alm de terem servido como conectivo entre as oraes, exerceram tambm uma funo sinttica a de sujeito.

Ideias preliminares enfatizadas, partamos agora para conhecer outras das muitas funes que eles representam. Comecemos ento pelo pronome que, uma vez se referindo a coisas ou pessoas:

* Sujeito

Os alunos que se prepararam bem foram classificados. (Os alunos preparam-se bem)

* Objeto direto

Chegaram as pessoas que convidei para o evento. (Convidei as pessoas para o evento)

* Objeto indireto

* Aquelas so as referncias bibliogrficas de que voc precisa. (Voc precisa das referncias bibliogrficas) Ob. Indireto

* Complemento nominal

So muitas as travessuras de que o garoto capaz. (O garoto capaz de muitas travessuras) Complemento nominal, uma vez que completa o sentido do adjetivo capaz.

* Predicativo do sujeito

Admiro o grande homem que voc . (Voc um grande homem) Verbo de ligao

* Agente da passiva

Este o jornal por que fui homenageado. (Fui homenageado pelo jornal) (agente da passiva)

* Adjunto adverbial Esta a casa em que vivi durante algum tempo. (Vivi na casa durante algum tempo) Adjunto adverbial de lugar

Quem este pronome somente dever ser empregado em relao a pessoas, constitudo sempre de uma preposio.

Aquelas so as pessoas a quem devemos muita obrigao. (devemos muita obrigao s pessoas) O. indireto

Cujo o pronome cujo tem valor possessivo, uma vez que ele concorda em gnero e

nmero com o ser a que se refere, exercendo a funo de adjunto adnominal.

O aluno, cuja famlia desconhecemos, bastante problemtico. (Desconhecemos a famlia do aluno)

Onde - Este pronome indica sempre a ideia referente a lugar, exercendo, portanto, a funo de ajunto adverbial de lugar.

Visitamos a cidade onde moram meus pais. (Meus pais moram na cidade)

Quanto Tal pronome tem por antecedentes os pronomes indefinidos tudo, todo, todos e todas.

Tudo quanto aprendemos, brevemente colocaremos em prtica. (aprendemos tudo objeto direto)

Como Exerce a funo de pronome pelo fato de anteceder a uma expresso que indica modo motivo pelo qual ocupa o posto de adjunto adverbial de modo.

No gostamos da maneira como somos tratados. (Somos tratados desta maneira)

Quando Na funo de pronome relativo, representa o papel de adjunto adverbial de tempo.

Avisaro o momento quando deveremos nos apresentar. (Deveremos nos apresentar em algum momento)

Pronome
a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posio em relao s pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espao e no tempo. Os pronomes podem ser: substantivos: so aqueles que tomam o lugar do substantivo. Ela era a mais animada da festa. adjetivos: so aqueles que acompanham o adjetivo. Minha bicicleta quebrou Classificao dos pronomes O pronome pode ser de seis espcies: Pronome pessoal Pronome possessivo Pronome demonstrativo Pronome relativo Pronome indefinido Pronome interrogativo Pronome pessoal O pronome pessoal aquele que indica as pessoas do discurso. Dividem-se em retos e oblquos. Os pronomes pessoais retos so:

Os pronomes pessoais oblquos podem ser tonos ou tnicos So pronomes oblquos tonos: me, te, o, a, lhe, se, nos, vos, os, as, lhes. So pronomes oblquos tnicos: mim, ti, ele, ela, si, ns, vs, eles, elas. Os pronomes pessoais oblquos tnicos so usados com preposio e os tonos, com formas verbais: A me ansiosa esperava por mim. A me esperava-o ansiosa. Emprego dos pronomes pessoais Os pronomes pessoais retos funcionam como sujeitos de frases: Eu vou loja, talvez ele esteja l.

Os pronomes pessoais retos nunca aparecem depois de uma preposio. Torna-se obrigatrio o uso dos pronomes oblquos: Entre mim e ti h uma distncia enorme. Os pronomes oblquos tonos o, a, os, as exercem a funo de objeto direto: A enfermeira examinou-o. Os pronomes oblquos tonos lhe, lhes exercem a funo de objeto indireto. O garom oferece-lhe bebida. Antes de verbo no infinitivo s usamos eu e tu, jamais mim e ti. Fizeram de tudo para eu me emocionar. Fizeram de tudo para tu comprares a casa. Pronomes pessoais de tratamento Os pronomes de tratamento so aqueles que indicam um trato corts ou informal, sempre concordam com o verbo na terceira pessoa. Quando falamos diretamente com a pessoa, usamos o pronome de tratamento na formaVossa. Vossa Alteza precisa descansar. Quando falamos sobre a pessoa, usamos o pronome de tratamento na forma Sua. Sua Alteza retornar em breve.

Pronome possessivo So aqueles que indicam a posse de algo, estabelecendo uma relao entre o possuidor e a coisa possuda. Minha casa est sendo reformada.

Emprego dos pronomes possessivos Veja o exemplo: Meu carro estragou. Temos uma narrao em primeira pessoa, em que o eu (personagem narrador) o possuidor, o amigo (terceira pessoa, de quem se fala) a coisa possuda. H momentos em que os pronomes possessivos no exprimem a idia de posse, mas indica respeito, aproximao, intimidade. Meu senhor permita-me ajuda-lo. Estamos orgulhosos por seus cinqenta anos. Escutvamos emocionados nosso Caetano Veloso. Antes de nomes que indicam partes do corpo, peas de vesturio e faculdades de esprito, no usamos o pronome possessivo. Quebrei o brao. ( e no Quebrei o meu brao.) Pedro sujou a cala. ( e no Pedro sujou a cala dele.) Perdi os sentidos. ( e no Perdi os meus sentidos.) Pronomes demonstrativos O pronome demonstrativo aquele que indica a posio de um ser em relao s pessoas do discurso, situando-o no tempo ou no espao. So os seguintes:

Os demonstrativos combinam-se com as preposies de ou em, dando formas deste,desse, disso, naquele, naquela, naquilo. Emprego dos pronomes demonstrativos

as

Usamos os demonstrativos esse, essa, isso em referncia a coisa ou seres que estejam perto da segunda pessoa (o ouvinte). Esse caderno que est na sua mesa meu. Tambm empregamos esse, essa, isso para mencionar algo j dito no discurso. Todos achavam que ele no havia se arrependido. Achavam isso porque ele no agia como tal. Usamos este, esta, isto em referncia a coisas ou seres que se encontram perto da primeira pessoa (o falante). Sempre que vejo esta carta lembro-me de voc. Tambm empregamos este, esta, isto no discurso para mencionar coisas que ainda no foram ditas.

S posso dizer isto: odeio voc. Aquele, aquela, aquilo so usados quando as coisas ou seres esto longe do falante e do ouvinte. Aquela obra no apresenta boa segurana. Pronomes relativos Pronomes relativos so aqueles que se referem a um termo anterior. Veja o exemplo: O perdo de todos, o qual agradeo, importante pra mim. Os pronomes relativos so variveis ou invariveis:

Pronomes indefinidos Pronome indefinido aquele que se refere terceira pessoa do discurso de modo impreciso, indeterminado, genrico: Algum bateu porta. Todos cumpriram suas tarefas. Os pronomes indefinidos podem ser variveis e invariveis.

Algumas frases com pronomes indefinidos: Todas as pessoas assistiram o filme. Durante meia hora no vi pessoa alguma te procurar.

Escolheu qualquer roupa. Um gosta de filme, outro de livros. H vrios pais o procurando. Em muitas situaes temos no um pronome indefinido, mas um grupo de palavras com o valor de um pronome indefinido. So as locues pronominais indefinidas: Quem quer que, cada qual, todo aquele, seja quem for, qualquer um, tal e qual, etc. Pronomes interrogativos So aqueles usados na formulao de perguntas diretas ou indiretas, referindo-se 3 pessoa do discurso. Qual seu nome? Os principais pronomes interrogativos so: invariveis: quem, que variveis: qual, quais, quanto, quantos, quanta, quantas. Pergunta direta: A me perguntou: quem fez isso? Pergunta indireta: A me perguntou quem havia feito aquilo. Nos dois casos o pronome interrogativo quem desempenha o mesmo papel.

Tempo e Modo Verbal


O verbo pode se flexionar de quatro maneiras: PESSOA, NMERO, TEMPO e MODO. a classe mais rica em variaes de forma ou acidentes gramaticais. Atravs de um morfema chamado DESINNCIA MODO TEMPORAL, so marcados o tempo e o modo de um verbo. Vejamos mais detalhadamente O MODO VERBAL caracteriza as vrias maneiras como podemos utilizar o verbo, dependendo da significao que pretendemos dar a ele. Rigorosamente, so trs os modos verbais: INDICATIVO, SUBJUNTIVO e IMPERATIVO. Porm, alguns gramticos incluem, tambm como modos verbais, o PARTICPIO, o GERNDIO e o INFINITIVO. Alguns autores, no entanto, as denominam FORMAS NOMINAIS DO VERBO. Segundo o gramtico Rocha Lima, existem algumas particularidades em cada uma destas formas que podem impedir-nos de consider-las modos verbais:

INFINITIVO: tem caractersticas de um substantivo, podendo assumir a funo de sujeito ou de complemento de um outro verbo, e at mesmo ser precedido por um artigo.

GERNDIO: assemelha-se mais a um advrbio, j que exprime condies de tempo, modo, condio e lugar. PARTICPIO: possui valor e forma de adjetivo, pois alm de modificar o substantivo, apresenta ainda concordncia em gnero e nmero.

Mas voltemos aos modos verbais, propriamente ditos:

MODO INDICATIVO: O verbo expressa um ao que provavelmente acontecer, uma certeza, trabalhando com reais possibilidades de concretizao da ao verbal ou com a certeza comprovada da realizao daquela ao.

MODO SUBJUNTIVO: Ao contrrio do indicativo, o modo que expressa a dvida, a incerteza, trabalhando com remotas possibilidades de concretizao da ao verbal. MODO IMPERATIVO: Apresenta-se na forma afirmativa e na forma negativa. Com ele nos dirigimos diretamente a algum, em segunda pessoa, expressando o que queremos que esta(s) pessoa(s) faa(m). Pode indicar uma ordem, um pedido, um conselho etc., dependendo da entonao e do contexto em que aplicado.

J o TEMPO VERBAL informa, de uma maneira geral, se o verbo expressa algo que j aconteceu, que acontece no momento da fala ou que ainda ir acontecer. So essencialmente trs tempos: PRESENTE, PASSADO ou PRETRITO e FUTURO. Os tempos verbais so:

PRESENTE SIMPLES (amo) expressa algo que acontece no momento da fala. PRETRITO PERFEITO (amei) expressa uma ao pontual, ocorrida em um momento anterior fala. PRETRITO IMPERFEITO (amava) expressa uma ao contnua, ocorrida em um intervalo de tempo anterior fala. PRETRITO MAIS-QUE-PERFEITO (amara) contrasta um acontecimento no passado ocorrido anteriormente a outro fato tambm anterior ao momento da fala. FUTURO DO PRESENTE (amarei) expressa algo que possivelmente acontecer em um momento posterior ao da fala. FUTURO DO PRETRITO (amaria) expressa uma ao que era esperada no passado, porm que no aconteceu.

REGNCIA NOMINAL E REGNCIA VERBAL


Regncia o estudo que trata das relaes entre os termos de uma orao, verificando se um termo pede ou no complemento. A regncia estabelece uma relao entre um tempo principal (termo regente) e seu complemento (termo regido). Veja os exemplos seguintes:

Quando o termo regente um nome, trata-se de regncia nominal. Quando o termo regente um verbo, trata-se de regncia verbal.

CRASE
Crase a fuso de duas vogais da mesma natureza. Assinalamos com um acento grave (` ) a crase do a com outro a. Exemplo:

No exemplo acima, no houve a fuso porque se encontraram duas vogais diferentes a +o = ao. Se, no entanto, no lugar do substantivo masculino, colocarmos um substantivo feminino, haver o encontro de duas vogais iguais (preposio a + artigo a) e ocorrer a fuso delas. Observe o seguinte exemplo:

Acentua-se tambm o a que inicia locues com palavra feminina. Exemplo: carro gasolina. A crase pode ser fuso:

da preposio a + o artigo feminino a / as: Fui Itlia. da preposio a + o pronome demonstrativo a / as (= aquela / aquelas): Sua camisa igual minha. da preposio a + a vogal a inicial dos pronomes demonstrativos aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo: Os colegas no se referiram queles indivduos. da preposio a + a do pronome relativo a qual: a cidade qual me refiro fica perto do Rio de Janeiro.

CRASE DA PREPOSIO A + O ARTIGO FEMININO A / AS Regra Geral Ocorrer crase da preposio mais artigo: a) se o termo regente (a palavra da esquerda) exigir a preposio a; b) se o termo regido (a palavra da direita) aceitar o artigo feminino a (as). Exemplo:

Para saber se uma palavra aceita ou no o artigo, basta usar o seguinte mtodo prtico:

Troque a palavra feminina por uma masculina e observe o que ocorre. Se antes da masculina, aparecer ao(s), coloque o sinal de crase. Se antes da masculina, aparecer apenas a(s) ou o(s), no coloque o sinal de crase.

Exemplos: Eles iro praia hoje. (Eles no iro ao cinema hoje.) Ele fez elogios a algumas professoras. (Ele fez elogios a alguns professores.)

Concordncia Verbal e Nominal


De acordo com Mattoso Cmara d-se em gramtica o nome de concordncia circunstncia de um adjetivo variar em gnero e nmero de acordo com o substantivo a que se refere (concordncia nominal) e de um verbo variar em nmero e pessoa de acordo com o seu sujeito (concordncia verbal). H, no obstante, casos especiais que se prestam a dvidas. Ento, observamos e podemos definir da seguinte forma: concordncia vem do verbo concordar, ou seja, um acordo estabelecido entre termos. O caso da concordncia verbal diz respeito ao verbo em relao ao sujeito, o primeiro deve concordar em nmero (singular ou plural) e pessoa (1, 2, 3) com o segundo. J a concordncia nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo. Essa concordncia feita em gnero (masculino ou feminino) e pessoa. Como vimos acima, na definio de Mattoso Cmara, existem regras gerais e alguns casos especiais que devem ser estudados particularmente, pois geram dvidas quanto ao uso. H muitos casos que a norma no definida e h resolues diferentes por parte dos autores, escritores ou estudantes da concordncia.

Oraes Reduzidas
Como identificar as oraes reduzidas: a) As oraes reduzidas so caracterizadas por possurem o verbo nas formas de gerndio, particpio ou infinitivo, ou seja, nas suas formas nominais. b) Ao contrrio das demais oraes subordinadas, as oraes reduzidas no so ligadas atravs de conectivo. c) Para cada orao reduzida, tem-se uma desenvolvida correspondente. Para melhor identificarmos que tipo de orao reduzida temos, podemos desenvolv-la. d) Possuem as mesmas caractersticas sintticas das oraes subordinadas desenvolvidas. e) H trs tipos de oraes reduzidas: I. Reduzidas de Infinitivo

Substantivas

Subjetivas - necessrio gostar de frutas e verduras. (que se goste de frutas e verduras.) Objetivas Diretas - O tcnico assegurou serem seguras as mquinas. (que eram seguras as mquinas) Objetivas Indiretas - Gosto de ficar sozinho. (que eu fique sozinho) Predicativas - O melhor seria fazerem a viagem. (que fizessem a viagem) Completivas Nominais - Eu estou disposto a arriscar tudo. (que eu arrisque tudo) Apositivas - Ele nos fez um convite: comparecermos ao seu casamento. (que comparecssemos ao seu casamento)

AdjetivasRestritiva - Ela foi a nica a apreciar o show. (que apreciou o show) Explicativas - Aquele, a cantar no palco, meu amigo. (que canta no palco)

AdverbiaisCausal - Eu lamento por ter chegado atrasado. (porque cheguei atrasado) Temporal - No podem ir embora sem cumprimentar o casal. (que cumprimentem o casal) Final - Fiz um emprstimo para comprar um carro. (para que compre um carro) Concessiva - Apesar de estar triste ela continua sorridente. (apesar de que esteja triste) Condicional - Se cumprirem a promessa eu cumpro a minha. (caso cumpram a promessa) Consecutiva - Ela se distraiu tanto a ponto de esquecer a discusso. (que esqueceu a discusso)

II. Reduzidas de Gerndio

Adjetivas Restritiva - Gosto de crianas correndo pela casa. (que corram pela casa) Explicativas - Encontrei Maria, saindo de frias. (que saa de frias)

AdverbiaisCausal - No cumprindo a promessa, sentiu remorsos. (porque no cumpriu a promessa) Temporal - Faltando alguns minutos para o final da prova, eu terminei. (quando faltavam alguns minutos para o final da prova) Concessiva - Mesmo estando doente assisti aos jogos. (mesmo que estivesse doente) Condicional - Mentindo assim voc ficar em uma situao difcil. (caso voc minta assim)

III. Reduzidas de Particpio

Adjetivas Restritiva - Temos apenas um carro comprado com muito sacrifcio. (que compramos com muito sacrifcio) Explicativas - Fiquei surpresa com a casa, pintada de branco. (que pintaram de branco)

AdverbiaisCausal - Ferido na perna, ele no pode mais jogar. (porque se feriu na perna) Temporal - Concludo o jogo, o time foi descansar. (quando concluram o jogo) Concessiva - Vencido o campeonato, permanecero treinando. (mesmo que venam o campeonato) Condicional - Excludas as doaes, como funcionaremos? (caso excluam as doaes)

Colocao Pronominal
Sobre os pronomes: O pronome pessoal do caso reto quando tem funo de sujeito na frase. O pronome pessoal do caso oblquo quando desempenha funo de complemento. Vamos entender, primeiramente, como o pronome pessoal surge na frase e que funo exerce. Observe as oraes:

1. Eu no sei essa matria, mas ele ir me ajudar. 2. Maria foi embora para casa, pois no sabia se devia ajud-lo.

Na primeira orao os pronomes pessoais eu e ele exercem funo de sujeito, logo, so pertencentes ao caso reto. J na segunda orao, observamos o pronome lhe exercendo funo de complemento, e consequentemente do caso oblquo. Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso, o pronome oblquo lhe, da segunda orao, aponta para a segunda pessoa do singular (tu/voc): Maria no sabia se devia ajudar.... Ajudar quem? Voc (lhe). Importante: Em observao segunda orao, o emprego do pronome oblquo "lhe" justificado antes do verbo intransitivo "ajudar" porque o pronome oblquo pode estar antes, depois ou entre locuo verbal, caso o verbo principal (no caso "ajudar ") estiver no infinitivo ou gerndio. Exemplo: Eu desejo lhe perguntar algo. Eu estou perguntando-lhe algo.

Os pronomes pessoais oblquos podem ser tonos ou tnicos: os primeiros no so precedidos de preposio, diferentemente dos segundos que so sempre precedidos de preposio.

Pronome oblquo tono: Joana me perguntou o que eu estava fazendo. Pronome oblquo tnico: Joana perguntou para mim o que eu estava fazendo.

Colocao pronominal

De acordo com as autoras Rose Jordo e Clenir Bellezi, a colocao pronominal a posio que os pronomes pessoais oblquos tonos ocupam na frase em relao ao verbo a que se referem.

So pronomes oblquos tonos: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos.

O pronome oblquo tono pode assumir trs posies na orao em relao ao verbo:

1. prclise: pronome antes do verbo 2. nclise: pronome depois do verbo 3. mesclise: pronome no meio do verbo

Prclise

A prclise aplicada antes do verbo quando temos:

Palavras com sentido negativo: Nada me faz querer sair dessa cama. No se trata de nenhuma novidade.

Advrbios: Nesta casa se fala alemo. Naquele dia me falaram que a professora no veio.

Pronomes relativos: A aluna que me mostrou a tarefa no veio hoje. No vou deixar de estudar os contedos que me falaram.

Pronomes indefinidos: Quem me disse isso? Todos se comoveram durante o discurso de despedida.

Pronomes demonstrativos: Isso me deixa muito feliz! Aquilo me incentivou a mudar de atitude!

Preposio seguida de gerndio: Em se tratando de qualidade, o Brasil Escola o site mais indicado pesquisa escolar.

Conjuno subordinativa: Vamos estabelecer critrios, conforme lhe avisaram.

nclise

A nclise empregada depois do verbo. A norma culta no aceita oraes iniciadas com

pronomes oblquos tonos. A nclise vai acontecer quando:

O verbo estiver no imperativo afirmativo: Amem-se uns aos outros. Sigam-me e no tero derrotas.

O verbo iniciar a orao: Diga-lhe que est tudo bem. Chamaram-me para ser scio.

O verbo estiver no infinitivo impessoal regido da preposio "a":

Naquele instante os dois passaram a odiar-se. Passaram a cumprimentar-se mutuamente.

O verbo estiver no gerndio: No quis saber o que aconteceu, fazendo-se de despreocupada. Despediu-se, beijando-me a face.

Houver vrgula ou pausa antes do verbo: Se passar no vestibular em outra cidade, mudo-me no mesmo instante. Se no tiver outro jeito, alisto-me nas foras armadas.

Mesclise

A mesclise acontece quando o verbo est flexionado no futuro do presente ou no futuro do pretrito:

A prova realizar-se- neste domingo pela manh. Far-lhe-ei uma proposta irrecusvel.

Estilstica
O estudo dos processos de manipulao da linguagem pelos quais a pessoa que escreve e fala pode exprimir uma mensagem emotiva e intuitiva pelas palavras conceituado como estilstica. A estilstica capaz de explicar particularidades no uso da lngua.

A estilstica uma rea da lingustica e estuda a variao do uso da lngua em vrios grupos e segmentos, estuda tais variaes na publicidade, na poltica, na religio, em obras autorais e num perodo temporal. O estudioso em estilstica visa identificar a capacidade se sugerir e emocionar por meio de frmulas e efeitos do estilo da palavra. Alm dessa identificao, h os princpios que possibilitem a explicao de determinadas escolhas por estilos especficos por grupos e pessoas. A escolha de um determinado estilo de palavra escrita e falada pode ser justificada pela busca de uma socializao, ou seja, ser aceito por um grupo ou comunidade. Outros princpios de estudo so a produo de sentido, a recepo de sentido, anlise crtica do discurso e crtica literria. A estilstica est atento aos nveis de dilogo, aos usos regionais de acentos e a existncia de dialetos. Tambm estuda , alm das referencias de grupos, a lngua descritiva, o uso gramatical e particular da lngua. O termo estilstica pode designar relaes entre a forma e efeitos no uso de uma determinada lngua. Na literatura e na lingustica j h diversos estudos, por exemplo, sobre o grande estilo de John Milton, o estilo da prosa de Henry James, o estilo pico e o estilo da cano popular. Cada tipo de uso particular da lngua e cada tipo de artigo utiliza um estilo diferente da lngua. Uma carta comercial, jurdica e de amor, entre si, demonstram profundas diferenas no uso da palavra e ao teor emocional que as palavras usadas podem gerar. Para cada grupo e objetivo de situao a palavra poder ser regido de modo particular num contexto especfico. Todos os diferentes estilos de linguagem, dentro de uma anlise lingustica, so registrados de modo tcnico que consulta s propriedades de uma variedade da lngua, associando a lngua a uma situao. O registro est relacionado ao momento ocorrido e ao participante de determinado nvel de linguagem. Como linha de estudo da literatura, a estilstica existe desde os estudos retricos de Aristteles, Quintiliano e Ccero. Para eles o estilo era o melhor recurso para embelezar e figurar um pensamento. Segundo Pierre Guiraud, no sculo XX, a estilstica teve quatro fases distintas: 1. Estilstica estrutural ou da expresso Referente aos primeiros estudos de Charles Bally e Karl Vossler. Bally escreveu o Tratado de Estilstica Francesa em 1909, tendo como base os ensinamentos de seu mestre, Saussure. 2. Estilstica gentica ou do indivduo Teve o objetivo de analisar o vnculo do texto literrio a uma base psicolgica, dentre os estudiosos, destaca-se Leo Spitzer. 3. Estilstica Funcional Fase desenvolvida pelos estudos de R. Jakobson e abordou a respeito da Comunicao verbal sobre os valores estilsticos. 4. Estilstica textual Fase de anlise de textos em seus aspectos estilsticos sob princpios da lingustica estrutural e da gramtica generativa. Esses estudos foram muito praticados por M. Cressot, J. Marouzeau e M. Riffaterre.

Figuras de Linguagem
FIGURAS DE LINGUAGEM

So recursos usados pelo falante para realar a sua mensagem. 1) ELIPSE ZEUGMA Veja os exemplos: 1-Na estante, livros e mais livros. 2-Ele prefere um passeio pela praia; eu, cinema. No 1 exemplo temos uma elipse, j no 2, a figura que aparece o zeugma. A elipse consiste na omisso de um termo que facilmente identificado. No exemplo 1, percebemos claramente que o verbo haver foi omitido. No exemplo 2, ocorre zeugma, que a omisso de um termo que j fora expresso anteriormente. Ele prefere um passeio pela praia;eu, (prefiro) cinema.(No houve necessidade de repetir o verbo, pois entendemos o recado). 2) PLEONASMO Na orao: Ela cantou uma cano linda!, houve o emprego de um termo desnecessrio, pois quem canta, s pode cantar uma cano. Na famosa frase: Vi com meus prprios olhos., tambm ocorre o mesmo. Pleonasmo a repetio de idias 3) HIPRBATO Exemplos: Correm pelo parque as crianas da rua. Na escada subiu o pintor. As duas oraes esto na ordem inversa. O hiprbato consiste na inverso dos termos da orao. Na ordem direta ficaria: As crianas da rua correm pelo parque. O pintor subiu na escada. 4) ANACOLUTO a falta de nexo que existe entre o incio e o fim de uma frase. Dois gatinhos miando no muro, conversvamos sobre como complicada a vida dos animais. Novas espcies de tubaro no Japo, pensava em como misteriosa a natureza. 5) SILEPSE a concordncia com a idia e no com a palavra dita. Pode ser: de gnero, nmero ou pessoa. SILEPSE DE GNERO (masc./fem.)Vossa Excelncia est admirado do fato? O pronome de tratamento Vossa Execelncia feminino, mas o adjetivo admirado est no masculino. Ou seja, concordou com a pessoa a quem se referia (no caso, um homem). Aqui temos o feminino e o masculino, logo, silepse de gnero. SILEPSE DE NMERO (singular/plural) Aquela multido gritavam diante do dolo. Multido est no singular, mas o verbo est no plural. Gritavam concorda com a idia de plural que est em multido.

Mais exemplos. A maior parte fizeram a prova. A grande maioria estudam uma lngua. SILEPSE DE PESSOA Todos estvamos nervosos. Esta frase levaria o verbo normalmente para a 3 pessoa (estavam eles) mas a concordncia foi feita com a 1 pessoa(ns). Temos aqui 2 pessoas ( eles e ns ) logo, silepse de pessoa. Mais exemplos: As duas comemos muita pizza.(elas ns) Todos compramos chocolates e balas.(eles ns) Os brasileiros sois um povo solidrio. (eles vs) Os cariocas somos muito solidrios.(eles ns) 6) METFORA COMPARAO 1-Aquele homem um leo. Estamos comparando um homem com um leo, pois esse homem forte e corajoso como um leo. 2-A vida vem em ondas como o mar. Aqui tambm existe uma comparao, s que desta vez usado o conectivo comparativo: como. O exemplo 1 uma metfora e o exemplo 2 uma comparao. Exemplos de matfora. Ele um anjo. Ela uma flor. Exemplos de comparao. A chuva cai como lgrimas. A mocidade como uma flor. Metfora: sem o conectivo comparativo. Comparao: com o conectivo (como, tal como, assim como) 7) METONMIA Aqui tambm existe a comparao, s que desta vez ela mais objetiva. Ele gosta de ler Agatha Christie. Ele comeu uma caixa de chocolate. (Ele comeu o que estava dentro da caixa) A velhice deve ser respeitada. Po para quem tem fome.(Po no lugar de alimento) No tinha teto em que se abrigasse.(Teto em lugar de casa) 8) PERFRASE ANTONOMSIA A Cidade Maravilhosa recebe muitos turistas durante o carnaval. O Rei das Selvas est bravo.

A Dama do Suspense escreveu livros timos. O Mestre do Suspense dirigiu grandes clssicos do cinema. Nos exemplos acima notamos que usamos expresses especiais para falar de algum ou de algum lugar. Cidade Maravilhosa: Rio de Janeiro Rei das Selvas: Leo A Dama do Suspense: Agatha Christie O Mestre do Suspense: Alfred Hitchcock Quando usamos esse recurso estamos empregando a perfrase ou antonomsia. Perfrase, quando se tratar de lugares ou animais. Antonomsia, quando forem pessoas 9) CATACRESE A catacrese o emprego imprprio de uma palavra ou expresso por esquecimento ou ignorncia do seu real sentido. Sentou-se no brao da poltrona para descansar. A asa da xcara quebrou-se. O p da mesa estava quebrado. Vou colocar um fio de azeite na sopa. 10) ANTTESE Emprego de termos com sentidos opostos. Ela se preocupa tanto com o passado que esquece o presente. A guerra no leva a nada, devemos buscar a paz. 11) EUFEMISMO Aquele rapaz no legal, ele subtraiu dinheiro. Acho que no fui feliz nos exames. O intuito dessas oraes foi abrandar a mensagem, ou seja, ser mais educado. No exemplo 1 o verbo roubar foi substitudo por uma expresso mais leve. O mesmo ocorre co o exemplo 2 , reprovado tambm foi substitudo por uma expresso mais leve. 12) IRONIA Que homem lindo! (quando se trata, na verdade, de um homem feio.) Como voc escreve bem, meu vizinho de 5 anos teria feito uma redao melhor! Que bolsa barata, custou s mil reais! 13) HIPRBOLE o exagero na afirmao. J lhe disse isso um milho de vezes. Quando o filme comeou, voei para casa. 14) PROSOPOPIA Atribuio de qualidades e sentimentos humanos a seres irracionais e inanimados. A formiga disse para a cigarra: Cantouagora dana!

Anda mungkin juga menyukai