Anda di halaman 1dari 3

A Antiguidade

Quando nasceu a msica ? - Como as primeiras manifestaes musicais no deixaram vestgios, prticamente impossvel responder. Alguns estudiosos nem tentam; outros enfrentam o problema com base naquilo que se sabe sobre a vida humana na Pr- histria e preenchem as lacunas com certa dose de imaginao. Mas nenhuma hiptese diz com exatido o momento em que os primitivos comearam a fazer arte com os sons. Ao que parece, o homem das cavernas dava sua msica um sentido religioso. Considerava-a um presente dos deuses e atribua-lhe funes mgicas. Associada dana, ela assumia um carter de ritual, pelo qual as tribos reverenciavam o Desconhecido, agradecendo-lhe a abundncia da caa, a fertilidade da terra e dos homens. Com o ritmo criado - batendo as mos e os ps -, eles buscavam tambm celebrar fatos da sua realidade: vitrias na guerra, descobertas surpreendentes. Mais tarde, em vez de usar s as mos e os ps, passaram a ritmar suas danas com pancadas na madeira, primeiro simples e depois trabalhadas para soarem de formas diferentes. Surgia, assim, o instrumento de percusso. Os barulhos da natureza deviam fascinar o homem desses tempos, dando-lhe vontade de imitar o spro do vento, o rudo das guas, o canto dos pssaros. Mas, para isto, o ritmo no bastava, e o artesanato ainda no permitia a inveno de instrumentos meldicos. De modo que estranhos sons tirados da garganta devem ter constitudo uma forma rudimentar de canto, que, junto com o ritmo, resultou na mistura de palmas e roncos, pulos e uivos, batidas e berros. Era o que estava ao alcance do homem primitivo. E ter sido um estilo que resistiu a sculos. Contudo, segundo os atuais conceitos de msica, essas tentativas de expresso foram demasiadamente pobres para se enquadrerem na categoria de arte musical. Mas, do ponto de vista histrico, elas tiveram uma importncia enorme. Porque a sua rtmica elementar acompanhou o homem medida que este se espalhava sobre a Terra, formando culturas e civilizaes. e evoluiu com ele, refletindo todas as transformaes que a humanidade viveu at chegar a ser como agora.

S PRIMEIROS ELEMENTOS
A noo que hoje se tem da msica como "uma organizao temporal de sons e silncios" no nova. Civilizaes muito antigas j se aproximaram dela, descobrindo os elementos musicais e ordenando-os de maneira sistematizada. Os historiadores tm encontrado inscries as quais indicam que um carter ntidamente ritualstico impregnava a maior parte da criao musical da Antiguidade. Por muito tempo as formas instrumentais permaneceram subdsenvolvidas. Predominava a msica vocal. Essa forma, adicionando msica o reforo das palavras, era mais comunicativa e as pessoas assimilavam-na melhor. Assim se explica o grande desenvolvimento que atingiu entre os antigos. Os povos de origem semita cultivavam a expresso musical, tornando-a bastante elaborada. Os que habitavam a Arbia, principalmente, distinguiram-se pela criatividade. Possuam uma ampla variedade de instrumentos e dominavam diferentes escalas. Segundo parece, tocavam sobretudo para danar, pois foi entre eles que surgiu a "Sute de Danas", um gnero que sobrevive ainda hoje. A Bblia mostra que tambm os judeus tinham a msica como hbito. Davi fala sobre ela nos "Salmos", e diversas outras passagens bblicas contm menes a respeito. Na China, o peculiar era a prpria msica, devido sua monumentalidade. Os chineses utilizavam nada menos que 84 escalas (o sistema tradicional da msica ocidental dispunha de apenas 24). a variedade da sua instrumentao era imensa. E j por volta do ano 2255 a.C. o domnio sobre a expresso musical atingia tal perfeio entre eles, que sua influncia se estendia por todo o Oriente, moldando a msica do Japo, da Birmnia, da Tailndia e de Java.

A LIRA E A LRICA NA GRCIA

Mas indiscutivelmente, foram os gregos que estabeleceram as bases para a cultura musical do Ocidente. A prpria palavra msica nasceu na Grcia, onde "Mousik" significa "A Arte das Musas", abrangendo tambm a poesia e a dana. O ritmo era o denominador comum das trs artes, fundindo-as numa s. Dessa forma a Lrica era um gnero potico, mas seu trao principal era a melodia e at seu nome deriva de um instrumento musical - a Lira. como os demais povos antigos os gregos atribuam aos deuses sua msica, definindo-a como uma criao integral do esprito, um meio de alcanar a perfeio. Seu sistema musical apoiava-se numa escala elementar de quatro sons - o Tetracorde. Da unio de dois tetracordes formaram-se escalas de oito notas, cuja riqueza sonora j permitia traar linhas meldicas. Estas escalas mais amplas - os Modos - tornaram o sistema musical grego conhecido posteriormente como Modal. O canto prendia-se a uma melodia simples, a Monodia, pois os msicos da Grcia ignoravam as combinaes simultneas de sons (harmonias). Mas nem por isso deixavam de caracterizar com seus Modos um sentido moral - o Ethos -, tornando os ritmos sensuais, religiosos, guerreiros, e assim por diante. Uma vez que os ritos religioso quase no mudavam, conservando a tradio, com o tempo criaram-se melodias-padro, muito fceis e conhecidas de todos. Eram os Nomoi, cujo acompanhamento se fazia com a Ctara e o Aulos. A ctara descendia da lira e, como ela, tinha cordas. O aulos era um instrumento de spro, ancestral do nosso obo. Partindo dos Nomoi, a msica da Grcia evoluiu para a lrica solista, o canto conjunto e o solo instrumental. Depois, vieram as grandes tragdias inteiramente cantadas, que marcaram o apogeu da civilizao helnica (do sculo VI ao sculo IV a.C.). Da por diante, a decadncia do povo encaminhou a msica da Grcia para o individualismo e o culto s aparncias. Parecendo prever a dominao que lhes seria imposta pelos romanos, os gregos ironizavam a sua prpria destruio.

EM ROMA, A ARTE DA CPIA


A cultura dos romanos era muito menor do que o seu poderio, de maneira que a conquista da Grcia lhes veio bem a calhar: a avanada civilizo grega oferecia-lhes tudo o que no tinham em cincia, arte e refinamento. Recolhendo os melhores elementos do patrimnio grego, trataram de copi-los com capricho e depois apresentaram-nos como produto prprio entre os demais povos que tinham sob domnio. Mas no foram muito alm desse trabalho de divulgao. Particularmente no caso da msica, Roma quase nada acrescentou quilo que se havia desenvolvido na Grcia. Sua contribuio ao progresso musical destacou-se, contudo, pela inveno de alguns instrumentos como a Tbia (uma espcie de gaita-de-foles), a Tuba (precursora do trombone) e um rgo primitivo, provvelmente hidrulico ou pneumtico. Entretanto, parece que esse rgo no era original. Alguns pesquisadores afirmam que um egpcio chamado Ctesbio j havia criado um aparelho do mesmo tipo dois ou trs sculos antes da era crist.

A Idade Mdia
MELODIA - UM INSTRUMENTO DE F O cristianismo mostrou ao homem um mundo interior que ele desconhecia, e essa revelao transformou a sua viso de si mesmo, bem como a sua posio face s coisas. Movidos por esse novo modo de ser, os primeiros cristos desenvolveram sua prpria arte com o objetivo de exteriorizar no somente sensaes, mas sentimentos de integrao religiosa. Esta ideologia que se generalizou nos sculos iniciais da Idade Mdia foi a causa de origem da monodia crist. Os Hinos e Cnticos da nova concepo musical inspiravam-se nos Salmos da Bblia. Solo e Cro, ou Coros alternados, dialogavam nas oraes musicadas, sendo que a participao de um dos grupos vocais s vezes no ia alm dos "aleluias" e "amns" que marcavam o fim de cada passagem.

Aos poucos, formaram-se artistas profissionais que aperfeioaram o canto das melodias. A princpio, dividiram o texto em slabas, atribuindo apenas um som a cada uma delas (canto silbico). Mais tarde, por influncia da msica oriental, as slabas j reuniam vrios sons, enriquecendo-se com um ornamento vocal (melisma). Os grandes centros da Igreja - Bizncio, Roma, Antioquia e Jerusalm - eram tambm os grandes centros da msica, cada qual com sua liturgia musical particular. No sculo IV, em Milo, Santo Ambrsio criou um estilo que tomou o seu nome - ambrosiano. Na mesma poca, Santo Hilrio compunha na Frana uma msica de caractersticas diferentes - o chamado estilo galicano. E trs sculos depois, na Espanha, Santo Isidoro seguiria uma terceira tendncia - o estilo morabe. Contudo, foi em Roma que se estabeleceram os padres que deram ao canto litrgico da Igreja Romana uma forma fixa. Quem os organizou foi o fundador da Schola Cantorum, Papa Gregrio Magno - o que explica o nome de Canto Gregoriano co com o qual se tornou conhecido esse gnero musical. Caracterizava-se por uma melodia linear e plana o "cantus planus". Por isso chamam-no tambm, mais tarde, de cantocho. "ARS ANTIQUA" - ANTIGA S NO NOME Ao longo dos sculos e sob a influncia de novas maneiras de cantar, o Gregoriano se modificou, mas conservando o seu carter mondico, uma vez que ele favorecia a concentrao religiosa. No sculo XIII, certos contracantos clandestinos se infiltraram na melodia tradicional, subvertendo a liturgia que fixava os Tons da Igreja. Com reprovao, os religiosos viram tambm que sua msica comeava a denotar traos da criao musical erudita que se cultivava nos castelos e at das canes populares dos aldees. Livre da rigidez litrgica, esta msica profana que podia reunir vrias melodias no mesmo canto era uma escapada na direo da polifonia. E o povo, ajudado pelos trovadores, acabaria impondo sua fuso com o canto tradicional. Apesar de todos os progressos feitos no campo musical durante esse perodo, a Histria registrou-o com o nome de "Ars Antiqua". Na verdade, ao fim do sculo a msica j era uma arte nova. Grande parte dos avanos da "Ars Antiqua" deve ser atribuda ao Mestrre Leoninus e a seu aluno, Perotinus, que trabalhavam na Catedral de Notre-Dame, em Paris. Mas, esses dois compositores, assim como outros da Idade Mdia, no puderam ir muito longe, tolhidos pela precariedade dos meios de escrita musical. Havia sistemas de notao, mas eram ruins. O primeiro que apareceu baseava-se no alfabeto: as sete primeiras letras representavam os sete sons da escala, comeando pela nota l. Depois, criaram-se os neumas, sinais oriundos dos acentos grave, agudo, circunflexo, e do ponto. Porm, a notao neumtica tinha o defeito de no indicar a altura nem a durao dos sons. Melhor que ela, era o mtodo do monge Guido d'Arezzo (995-1050), que adotou uma pauta de quatro linhas e definiu as claves de f e d para registrar a altura dos sons. Alm disso, d'Arezzo deu nome s notas, tirando as slabas iniciais de um hino a So Joo Batista: Ut queant laxis Para que possam REsonare fibris ressoar as maravilhas MIra gestorum de teus feitos FAmuli tuorum com largos cantos SOLve polluti apaga os erros LAbii reatum dos lbios manchados Sancte Ioannes. So Joo. O UT mais tarde passou a chamar-se D. Mas no se sabe quem o batizou, assim como se ignora quem foi o padrinho do SI.) O Mensuralismo, inventado por Walter Oddington e Franco de Colnia no sculo XII, tambm ajudou a evoluir a tcnica musical. Era um sistema que permitia medir o tempo sonoro, determinando uma durao espefica para cada nota (breve, semibreve, mnima, semnima, colcheia, semicolcheia, fusa, semifusa, quartifusa).

Anda mungkin juga menyukai