Anda di halaman 1dari 11

1

O Abolicionismo (inacabado) no Brasil: uma breve anlise da atualidade da obra de Joaquim Nabuco

Resumo. O texto busca compreender a atualidade dos fundamentos do abolicionismo escrito por Joaquim Nabuco no sculo XIX. Trata-se de tentar analisar luz da essncia da liberdade e igualdade propostos por Nabuco para que uma nao governe a si mesma, a concretude ou no da participao poltica dos segmentos da sociedade, aps a abolio dos escravos, nesses espaos de dilogo e gesto da coisa pblica.

1. Introduo Joaquim Nabuco publicou O Abolicionismo em 1883 em Londres. O livro foi escrito como forma de denunciar uma realidade dura e malfica para o Brasil da poca. Uma realidade que anulava as liberdades individuais defendidas pelo liberalismo do autor. A escravido malfica e vil corroa a sociedade brasileira com sua postura anti-liberal, concentrando fora poltica e econmica nas mos de poucos senhores de escravos, e claro, na mo do Imperador D. Pedro II. O trabalho escravo era necessrio para a economia e, ao mesmo tempo, para consolidar a sociedade elitista, discriminatria e excludente. Os liberais brasileiros, pouco tinham avanado com suas ideias, diferenciando-se de seus pares da Europa, principalmente, da Inglaterra e Frana. Em seu livro, o abolicionismo, alm da inexistncia de escravos, seria fundamentado sobre o Brasil livre, emancipado, com respeito aos direitos individuais, liberdades econmicas, com poltica autnoma para a nao livre se auto-governar. O livro est dividido em Prefcio e 17 captulos em que o relato dos estragos polticos, sociais, econmicos e culturais provocados pela escravido no Brasil, aparecero exaustivamente.

Vamos examinar, em especial, o Captulo XV Influncias Sociais e Polticas da Escravido, em que o autor faz uma anlise fria e objetiva sobre a realidade, nestas duas esferas, da sociedade brasileira do sculo XIX. Ao longo do texto, vamos perceber que essa realidade no sculo XXI no Brasil, no est to dspare daquela criticada por Nabuco. 2. Captulo XV: Influncias Sociais e Polticas da Escravido breve anlise Em sua anlise sobre a sociedade de classes promovida pela escravido, Nabuco inicia com os senhores de escravos detentores do prestgio social e poder poltico no Brasil nesse perodo. Os negros viviam parte da sociedade, no tinham nenhuma influncia poltica no pas. Foras para a mudana social no existiam, no havia associativismo de luta. A escravido impedia a economia liberal, as liberdades individuais da maioria do povo brasileiro. Os escravos e seus descendentes eram parasitas, no tinham vida mental. A questo da cidadania brasileira era algo impensvel nesse ambiente, mas no havia uma sociedade de castas que imobilizasse a convivncia tanto pela cor, como pelo direito poltico. Como exemplo, os escravos livres tinham sua cidadania, seus direitos polticos e elegibilidade. Diante dessa flexibilizao que domesticava o negro, o autor relata:
Isso prova a confuso de classes e indivduos, e extenso ilimitada dos cruzamentos sociais entre escravos e livres, que fazem da maioria dos cidados brasileiros, se pode assim dizer, mestios polticos, nos quais se combatem duas naturezas opostas: a do senhor de nascimento e a do escravo domesticado.(Nabuco, 2000: 73)

A escravido promoveu privilgios tanto a brancos como a negros libertos. A inteno do abolicionismo era de fazer tanto o senhor como o escravo: cidados, com oportunidades para ambos, liberdade e igualdade de oportunidades dentro de uma economia liberal. Uma outra classe estagnada devido escravido, foi a dos lavradores. A escravido nefasta impedia o desenvolvimento dos lavradores sem terra. Eles no

3 eram proprietrios, estando expostos expulso de suas moradias e do trabalho, e tambm, sem ter onde vender seus produtos. A escravido concentrava a propriedade. As classes operrias (em que no se via as lutas de classes, havia uma abstinncia de fora poltica dentro de um Estado centralizador), no existiam porque a grande populao de mo-de-obra era escrava e no poderia haver indstrias em um sistema autoritrio e sem liberdade individual e econmica. O comrcio no podia se expandir sem capital. Tornou-se uma forma rudimentar de atuao atravs do trabalho do mascate. Assim,
Como nada se v que revele o progresso intelectual dos habitantes nem livrarias, nem jornais no se encontra o comrcio, seno na antiga forma rudimentar, indivisa ainda, da venda-bazar. (ibidem: 75)

Essa realidade aumenta a fora dos proprietrios de escravos, grandes fregueses do comrcio. E para essa produo em uma sociedade ausente de trabalho livre, s mesmo a escravido para suprir-lhe a necessidade de trabalho. Outra percepo do autor o aumento do nmero de empregados pblicos no Brasil no perodo. Fica claro que esses empregados so pessoas herdeiras dos proprietrios de escravos, fidalgas, fazendo parte de uma elite econmica no poder. Sem liberdade econmica, os brasileiros mais ricos tiveram a opo de tornarem-se empregados pblicos, que uma funo filha da escravido. A elite brasileira vem desde a escravido, ditando seu papel como concentradores de poder no pas, como diz o autor:
A escravido todavia conseguiu fazer dos senhores, da lavoura, uma classe superior, pelo menos rica, e mais do que isso, educada, patritica, digna de representar o pas intelectual e moralmente. (Nabuco, 2000, p. 77)

4 Essa elite dominava a propriedade e a poltica: ingredientes necessrios para manter suas fortunas. A influncia econmica, de um capitalismo ainda nascente, era o fator importante nas decises polticas do governo brasileiro. O conceito de patriotismo brasileiro se expressava na tentativa de ligao com a escravido, como forma de identidade nacional. Para Nabuco, o patriotismo no era nacional, pois sem liberdade, a populao no pode ter interesses comuns para uma nao, isto , no se poderia ter um projeto comum para a nao. Uma outra mazela da escravido foi o repdio educao, mantendo o pas em uma escurido e ignorncia, com o sistema ineficiente para a maioria. Escola e senzala se repeliam. Impediu a opinio pblica que precisa das liberdades individuais para exercer suas vises sobre a realidade do pas. Impediu o aparecimento das idias novas, os fluxos de ir e vir das diversas culturas.
A opinio pblica, de que falo, propriamente a conscincia nacional, esclarecida, moralizada, honesta e patritica; essa impossvel com a escravido, e desde que aparea, esta trata de destru-la. (Nabuco, 2000: 80)

Na questo poltica, o autor denuncia em sua obra, o governo personalista devido ao centralismo de poder do imperador. O sistema representativo um enxerto de formas parlamentares num governo patriarcal (ibidem: 81)), tendo os representantes, preocupao com seus interesses pessoais e os de suas famlias. Isso faz com estejam em seus postos, no para a construo de um projeto comum para o pas. o interesse do privado suplantando o interesse pblico. Um povo que se habitua a ela (escravido) no d valor liberdade, nem aprende a governar-se a si mesmo (ibid: 81) gerando uma indiferena poltica o que permite uma monarquia absoluta, governos autoritrios, personalistas, corruptos, sob a bandeira da democracia. Fica clara a concentrao de poder nas mos de uma elite que s se preocupava com os seus interesses privados. O povo brasileiro no tinha nenhuma capacidade cvica para a participao poltica.

Uma outra denncia sobre o oramento da nao sendo utilizado mais para a guerra, com uma percentagem enorme para esse fim. Para a emancipao do povo brasileiro, poucos recursos financeiros. A anlise, fiel e objetiva do autor, revela um pas atrasado poltica e socialmente, em pleno sculo XIX, perodo em que a Europa j tinha avanado nas ideias liberais, com um capitalismo j se desenvolvendo e com lutas de classes j se acentuando. O movimento poltico e social no Brasil estava s escuras. Para Nabuco, Essa reforma individual, de ns mesmos, do nosso carter, do nosso patriotismo, no nosso sentimento de responsabilidade cvica, o nico meio de suprimir efetivamente a escravido da constituio social (p.170).

3. Participao poltica efetiva: entre o abolicionismo e sua concretude A participao poltica (enquanto ato de decidir publicamente as melhores aes para a sociedade) uma necessidade natural dos seres humanos defendida por jusnaturalistas, principalmente no sculo XVIII. Neste perodo (Iluminismo) em que se resgatava, teoricamente, a prtica democrtica minimalista dos antigos (Atenas e Roma) como forma de participao direta nos negcios pblicos; a defesa de um Estado mais racional e a crena na igualdade e liberdade eram fatores necessrios para a expanso do mercado interno e externo. Nabuco nos deixa bem clara, a situao inversa no Brasil em sua obra, mas ser que seu ideal abolicionista se concretizou a ponto de que essas teorias liberais estejam realmente maduras em nosso pas?

Algumas experincias de participao poltica esto acontecendo no Brasil, aps a Constituio Federal de 1988. Prticas como plebiscito, referendo e

6 iniciativa popular, esto inscritas na Carta Magna. O processo democrtico em que passa o pas, permite a participao individual atravs do sufrgio universal obrigatrio, embora seja facultativa para os analfabetos, os maiores de setenta anos e os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos. Os conselhos gestores de polticas pblicas so, da mesma forma, experincias progressistas, evolutivas no ponto de vista da gesto democrtica e paritria. Esses exemplos requerem uma reflexo sobre a sociedade civil atual, por ela ser uma protagonista essencial para a democratizao da gesto pblica. Como, na poca de Nabuco, a sociedade civil era velada, quase inexistente, a gesto era compartilhada por uma elite escravocrata, centralizadora de poder em uma monarquia absolutista. Mas, com o advento da Repblica e suas fases, com ditaduras e com a redemocratizao do pas em 1985, a sociedade brasileira est emancipada a ponto de ser protagonista na gesto das polticas pblicas? As elites brasileiras so mais flexveis e abertas a um projeto comum para o pas? Analisemos, ento, as Teorias de Poder na formulao de polticas pblicas no interior de um Estado (MENDES et al, 2010). Segundo os autores, existem trs teorias: 1. A Teoria do Pluralismo em que o poder est fragmentado e descentralizado dando condies de toda a sociedade buscar a realizao de seus anseios. Esta teoria dominante na distribuio de poder nos Estados Unidos. Esta teoria, no caso do poder poltico brasileiro no condiz com nossa realidade, j que o poder poltico brasileiro tende a ser concentrado em pequenos grupos sociais que h tempos dominam os principais meios de produo, principalmente o capital. (SANTOS, 2001). Embora, seja esta a nossa realidade, a Teoria do Pluralismo pode ser uma luz para um modelo poltico universalista do Brasil. (MENDES et al, 2010). A outra teoria seria a Teoria do Regime que busca empreender a produo social com a interdependncia entre foras governamentais e no governamentais buscando a cooperao e coordenao entre estes atores. (STOCKER apud JUDGE et al., 1995). Uma caracterstica desta Teoria que os

7 empresrios tm privilgios, por controlar recursos e decidir investimentos importantes para a sociedade. Esta teoria, parece com o modelo brasileiro, por concentrar este controle de grande volume de dinheiro nas mos de pequenos grupos sociais, e sobretudo,
Tambm se assemelha ao nosso modelo o lugar privilegiado dos empresrios e dos industriais, que historicamente tm apresentado posio poltica destacada no cenrio nacional, como os bares do caf em So Paulo e no Paran, durante o Imprio, ou os grandes agronegcios da dcada de 1990. (MENDES et al., 2010, p.14)

Apesar destas semelhanas do modelo brasileiro com a Teoria do Regime, as prticas de cooperao e coordenao entre atores governamentais e no governamentais, ainda no algo concretizado e transparente em nossa sociedade. E, finalmente temos a Teoria da Elite moderna, que consiste em apoiar ou ser dependente de uma liderana de um pequeno grupo seleto que detm o poder e determina as polticas pblicas sem grande oposio da sociedade. Esta elite dominante prope e implementa polticas pblicas sem grande oposio de outros grupos sem grande influncia no cenrio poltico. Segundo (MENDES et al, 2010), essa teoria seria a mais vlida para explicar as articulaes entre polticas pblicas e poder na sociedade brasileira atual. Assim,
... possvel compreender alguns dos vieses elitistas e excludentes dessas polticas, apreendidas como reflexos de um Estado centralizador e de uma sociedade civil fragilizada e, ainda, com pouca influncia sobre os processos de instituio e de implementao de polticas pblicas...(p. 15)

Os autores retratam, mesmo que indiretamente, pouca formao poltica e tcnica dos representantes da sociedade civil para essa vivncia, o que fragiliza a eficcia dessa gesto, contribuindo pouco para a consolidao de uma participao poltica efetiva na gesto do Estado brasileiro. Mesmo com a presena da sociedade civil em sua estrutura, esses espaos formais de gesto

8 de polticas pblicas so atrelados a uma elite que convive, ainda, dentro de uma cultura do Estado brasileiro: clientelista, privatista e patrimonialista1. Nada muito diferenciado do sculo XIX narrado por Nabuco. um desafio atual, na sociedade brasileira, tentar quebrar essa cultura, buscando ser uma contracultura. Para a concretizao de uma justia social, necessria se faz a participao paritria qualitativa (no apenas quantitativa), dos setores organizados da sociedade civil visando o bem comum. Uma ordem desigual como a nossa, impossibilita uma construo conjunta da Nao. O igualitarismo que temos, significa uma igualdade que no implica o tratamento de isonomia e equidade entre os cidados. (CARDOSO DE OLIVEIRA, 2002).

Ao perceber a realidade estrutural, poltica e social da sociedade brasileira na atualidade, pode-se ter certeza de que o modelo poltico do Brasil no diverge tanto da anlise realizada por Nabuco no sculo XIX:

Quanto idealizao de liberdade individual e igualdade econmica no processo de participao para governar-se a si mesmo, a desigualdade social e econmica no Brasil gritante. A concentrao de renda, uma das maiores do mundo, gera desigualdade regional, econmica e social. Pessoas em extrema pobreza somam 16,2 milhes de pessoas, sendo 59% na regio Nordeste, contra 17% na regio Sudeste; 26% dos brasileiros em extrema pobreza so analfabetos (BRASIL, 2011). Em Fortaleza, refletido, por exemplo, na existncia de 133,9 mil pessoas vivendo na extrema pobreza, isto , com renda familiar per capita inferior a R$ 70,00, segundo o Instituto de Pesquisa Econmica e Estratgia do Cear - IPECE2. Vale salientar que estas pessoas esto concentradas, em sua

Segundo (HOLANDA, 1995, p.146), para o o funcionrio patrimonial, a prpria gesto poltica apresenta-se como assunto de seu interesse particular; as funes, os empregos e os benefcios que deles aufere relacionam-se a direitos pessoais do funcionrio e no a interesses objetivos ... 2 Pesquisa: O Perfil Municipal de Fortaleza, IPECE, 2012. http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=348569&modulo=968, acessado em nov, 2012.

9 grande maioria, nas regionais V e VI na cidade. Aliado a esta realidade, um tero da populao total do municpio est vivendo em favelas, segundo este instituto.

O Brasil tem o terceiro pior ndice de Gini do mundo que mede o nvel de desigualdade e, quanto mais perto de 1, mais desigual com 0,56, empatando nessa posio com o Equador3.

Quanto ao ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) que se baseia em dados de expectativa de vida, escolaridade, expectativa de escolaridade e renda mdia, o Brasil ocupa a 84 posio entre 187 pases analisados pelo PNUD (Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento)4. O pas ficou classificado como de Desenvolvimento Humano Elevado, embora outros ndices contradigam esse termo.

Alm desses indicadores e ndices, temos a realidade na proposio e instituio de polticas pblicas, no Brasil, revelada pela Teoria da Elite moderna que demonstra o poder de um grupo seleto e elitizado de influenciar demasiadamente nessas polticas. (idem, 2010). Os autores afirmam:

Essa elite dominante capaz de propor e instituir polticas pblicas sem, necessariamente, enfrentar oposio significativa de grupos sociais menos influentes no sistema poltico. (idem, p. 14)

Essa realidade, sem dvida, se reflete no espao de gesto de polticas pblicas no Brasil.

http://processocom.wordpress.com/2010/07/27/onu-brasil-tem-3%C2%BA-pior-indice-de-gini-domundo/ pesquisado em janeiro de 2012.. 4 http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/11/brasil-ocupa-84-posicao-entre-187-paises-no-idh2011.html pesquisado em janeiro de 2012.

10 Dessa forma, o abolicionismo fundamentado por Nabuco, no sculo XIX, como forma de alavancar o desenvolvimento humano, poltico, social e econmico do Brasil foi finalizado? A res publica, no consegue conviver com o respeito coisa comum, a um projeto comum para a nao. A concentrao de renda e propriedade, ainda, persistem. Camadas mais vulnerveis da sociedade vivem, atualmente, em favelas5, certo tipo de senzalas, pois residem em espaos margem dos servios oferecidos pelo capital, porm com suas relaes sociais luz de uma liberdade e igualdade. Como pensar uma participao efetiva e qualitativa na gesto da coisa pblica neste ambiente?

Bibliografia http://processocom.wordpress.com/2010/07/27/onu-brasil-tem-3%C2%BA-piorindice-de-gini-do-mundo/ pesquisado em janeiro de 2012.. http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/11/brasil-ocupa-84-posicao-entre-187paises-no-idh-2011.html pesquisado em janeiro de 2012. http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2011/12/21/mais-de-11milhoes-vivem-em-favelas-no-brasil-diz-ibge-maioria-esta-na-regiao-sudeste.htm pesquisado em janeiro de 2012. __________Plano Brasil sem Misria. Brasil, Braslia, 2011 CARDOSO DE OLIVEIRA, Lus Roberto. Direito legal e insulto moral: Dilemas da cidadania no Brasil. Quebec e EUA. Rio de Janeiro: Relume Damar, 2002. HOLANDA, Srgio Buarque. Razes do Brasil. 26 edio. So Paulo. Companhia das Letras, 1995. JUDGE, D. et al. Theories of urban politics. London: Sage, 1995 MENDES et all. Polticas Pblicas, Desenvolvimento e as Transformaes do Estado brasileiro. In: Polticas Pblicas e Indicadores para o Desenvolvimento Sustentvel. SILVA; SOUZA-LIMA (orgs). So Paulo, Saraiva, 2010.
5

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2011/12/21/mais-de-11-milhoes-vivem-emfavelas-no-brasil-diz-ibge-maioria-esta-na-regiao-sudeste.htm pesquisado em janeiro de 2012. Segundo o site, mais de 11 milhoes de pessoas vivem em favelas no Brasil. Isso representa 6% da populao.

11 NABUCO, Joaquim. O Abolicionismo. So Paulo. Publifolha, 2000 SANTOS, R.S. (Org.) Polticas Sociais e transio democrtica: anlises comparativas de Brasil, Espanha e Portugal. So Paulo: Mandacaru; Salvador: Cetead, 2001.

Anda mungkin juga menyukai