Anda di halaman 1dari 6

Antes de falarmos em diagnstico de compressores temos primeiro que compreender o funcionamento do sistema de compresso, e aps adquirirmos esse conhecimento

conseguiremos diagnostica-lo. Comearemos ento por conhecer um compressor varivel com vlvula reguladora de presso comandada eletronicamente.

COMPRESSOR COM VLVULA REGULADORA DE VAZO (VLVULA TORRE) N280 Esse compressor tem o mesmo princpio de funcionamento dos compressores variveis, diferenciando funcionamento na forma de regulagem da vazo do fluido refrigerante. A sua construo possui as seguintes caractersticas:

Disco oscilante de funcionamento unilateral com 6 pistes ocos. Volume de vazo varivel para adequao a carga trmica solicitada pelo condutor. Acionamento por polia com proteo de sobrecarga e sem acoplamento magntico. Vlvula externa de regulagem de vazo (Vlvula torre) N280.

FUNO As Unidades de Comando para CLIMAtronic J255 ou Climatic J301 comandam sem escalonamento a vlvula de regulagem N280 no compressor, dependendo dos seguintes parmetros:

Regulagem da temperatura desejada; Temperaturas externa e interna; Temperatura do evaporador; Presso do fluido refrigerante no circuito atravs das relaes de presso entre o lado de suco (baixa) e compresso (alta).

A vlvula reguladora de vazo N280 controla a posio inclinada do disco oscilante, determinando assim, o volume de compresso atravs da alterao do curso dos pistes, adequando a sua capacidade. O compressor funciona tambm com o sistema desligado. Nesta condio a capacidade de refrigerao abaixo de 2 %.

FUNCIONAMENTO A vlvula de regulagem de vazo atua na presso do crter do compressor atravs de um embolo e uma vlvula de controle de presso de suco. Quando a capacidade de resfriamento alterada, a Unidade de Comando CLIMAtronic ou Climatic atuar na vlvula N280, provocando o deslocamento do mbolo da mesma.

COMPRESSOR EM POSIO DE MNIMA COMPRESSO A Unidade controla a vlvula de regulagem de vazo com uma freqncia de 400Hz e varia tempo de impulso (A) no ciclo (B). O tempo de durao da tenso determina o deslocamento do mbolo. O deslocamento modifica a seo de abertura do circuito de alta presso para o crter do compressor. Essa diferena do tempo do impulso (A) dentro do ciclo (B) resulta em uma proporo processada pela Unidade de Comando. Uma alta proporo no ciclo significa um alto rendimento de refrigerao e vice versa. Portanto, quanto menor for o impulso (A) menor ser o compresso. Aumentando a presso no crter o disco oscilante muda sua inclinao, reduzindo o volume de fluido refrigerante comprimido. Isto ocorre atravs da alterao do curso do pisto.

COMPRESSOR EM POSIO DE MXIMA COMPRESSO (REFRIGERAO) Aumentando o tempo de tenso no ciclo (A), ser reduzido a presso do crter do compressor e, conseqentemente, ser aumentado o volume de fluido refrigerante comprimido. Em funo do aumento de fluido refrigerante comprimido, a presso no circuito de alta presso ser elevada, aumentando a capacidade de refrigerao.

PROTEO DE SOBRECARGA COMPRESSOR EM FUNCIONAMENTO A polia e o disco de arraste so unidos por um elemento de borracha. Quando o compressor estiver em funcionamento o disco gira em conjunto.

COMPRESSOR BLOQUEADO Se ocorrer um dano interno no compressor poder haver o bloqueio da polia e disco de arraste, o que aumenta a fora de transmisso entre esses componentes. O elemento de borracha empurrado pela polia contra o disco de arraste bloqueado. As formas sobressalentes do elemento de borracha so cisalhadas eliminando a unio entre a polia e o disco de arraste. A polia continua girando livremente evitando que a correia seja danificada.

Se voc no tem oportunidade de fazer grandes coisas, pode fazer pequenas coisas de uma forma grandiosa. Montesquieu

Adriano de Oliveira Gomes Dpto. Tcnico Royce

Informaes e pesquisas dos fabricantes, tais como: DUPONT, DENSO DO BRASIL, DELPHI, GENERAL
MOTORS DO BRASIL e VOLKSVAGEN DO BRASIL, BEHR, CITROEN, MERCEDEZ BENZ e FIAT.

Anda mungkin juga menyukai