Anda di halaman 1dari 4

Prezados colegas, vamos verificar captulo noes sobre lubrificantes, que algum que passa desapercebidos por quase

e todos os reparadores, e que a causa dos maiores problemas no dia a dia, tanto com os clientes como com os fornecedores, pois para cada trabalho mecnico temos uma aplicao diferente de lubrificante, principalmente quando se trata de refrigerao voltada a climatizao de veculos. Boa leitura a todos e que essas informaes venham a somar dentro de sua oficina e que o sucesso, continue acontecendo de forma acedente, obrigado.

NOES SOBRE LUBRIFICAO Qualquer tipo de movimento relativo entre corpo slidos, lquidos ou gasosos, d origem ao atrito, que se ope a esse movimento. O atrito produz calor, o que entre outros inconvenientes, representa uma perda direta de energia. No funcionamento de qualquer mquina ocorre o fenmeno conhecido como atrito metlico, nas partes animadas de movimentos relativos. , portanto de grande importncia, reduzir a um mnimo o atrito metlico, no s com a finalidade de minorar a perda de energia e o aquecimento pelo calor desprendido, como tambm para diminuir o rudo e o desgaste das peas, eliminando os riscos de ruptura das mesmas. Isto obtido com a interposio, entre as peas metlicas de uma substncia fluda o lubrificante que fornecer uma pelcula adequada. Esta pelcula exerce uma funo denominada lubrificao. Da dizer-se que lubrificar interpor uma pelcula de um fluido adequado entre superfcies em movimento relativo, de modo que o mesmo se faa com um mnimo de aquecimento, de rudo e de desgaste. Quando se realizar movimento relativo entre duas superfcies metlicas, cumpre distinguir dois casos: Contato direto ou metlico; Separao completa pela interposio de uma pelcula lubrificante.

No primeiro caso, h duas superfcies em movimento relativo, sem lubrificao de espcie alguma. O atrito ento diretamente proporcional fora aplicada contra as superfcies em movimento. No segundo caso, temos o denominado atrito fluido, onde deve existir entre as superfcies uma pelcula de espessura maior que a soma das alturas das rugosidades das duas superfcies a serem lubrificadas. As principais vantagens de ordem tcnica, decorrentes de uma lubrificao fluida so: Reduo de desgaste; Diminuio das perdas por atrito; Aumento de segurana em operao.

TIPOS DE LUBRIFICANTES Substncia as mais variadas so usadas como lubrificantes. De acordo com seu estado de agregao, os lubrificantes podem ser classificados em: 1. Gasosos

2. Lquidos 3. Pastosos 4. Slidos

2.1 Lubrificantes Gasosos Os lubrificantes gasosos so usados em casos especiais, em lugares onde no so possveis as aplicaes dos lubrificantes convencionais. Podemos citar alguns deles, como o ar, nitrognio e os gases halogenados.

2.2 Lubrificantes Lquidos Os lquidos so em geral preferidos como lubrificantes porque eles penetram entre partes mveis pela ao hidrulica, e alm de manterem as superfcies separadas, atuam tambm como agentes removedores de calor. 1. 2. 3. 4. leos minerais leos graxos leos compostos leos sintticos

2.2.1 leos Minerais So produzidos de crus de composio muito variada, mas formados por grande nmero de hidrocarbonetos ( compostos de hidrognio e carbono) pertencentes a trs classes principais: parafinicos, naftnicos e aromticos. Os crus passam por diferentes tratamentos, tais como destilao fracionada, remoo de asfalto, refinao de cido e refinao por solvente. A escolha seqncia dos tratamentos dependem tanto da natureza do cru, como dos produtos finais desejados. Conforme o processo adotado, pode o lubrificante apresentar grande variao de caractersticas quanto viscosidade, volatilidade, resistncia oxidao, etc...

2.2.2 leos Graxos Foram os primeiros lubrificantes a serem utilizados pelo homem com o desenvolvimento industrial e o aperfeioamento da maquinaria, houve a necessidade imperativa da substituio dos leos graxos pelos leos minerais. A principal desvantagem dos leos graxos est em sua pequena resistncia a oxidao, rancificando-se facilmente e formando gomosidades. Os leos graxos conforme sua origem, podem ser classificados em: Vegetais Animais

Os leos vegetais normalmente utilizados so: leo de rcino, leo de coco, leo de oliva, leo de semente de algodo. Dos leos de origem animal, podemos citar de baleia, leo de foca, leo de espermacete, leo de peixe, leo de mocot, leo de banha (banha de porco).

2.2.3 leos Compostos So misturas de leos graxos, com leos minerais.Essas adies so de at 30% e tem por finalidade conferir ao lubrificante maior oleosidade e tambm facilidade de emulso em presena de vapor d'gua.

2.2.4 leos Sintticos Estes leos esto em continuo desenvolvimento, utilizados apenas em casos especficos. Podemos citar os poli-glicis, em silicones e os disteres.

"Com as minhas experincias, ao menos aprendi que se avanar confiantemente na direo dos sonhos que temos e se fizer um esforo para levar a vida que se imaginou, encontraremos sucesso inesperado nos momentos mais corriqueiros". (Henry David Thoreau)

OBS:. As informaes aqui pesquisadas podem ser modificadas sem prvio AVISO dos fabricantes.

Adriano de Oliveira Gomes Dpto. Tcnico Royce Informaes e pesquisas dos fabricantes, tais como: ASHRAE, DUPONT, DENSO DO BRASIL, DELPHI, FREUDENBERG, FIAT, FORD, VALEO, GENERAL MOTORS DO BRASIL e VOLKSVAGEN DO BRASIL.

Anda mungkin juga menyukai