Anda di halaman 1dari 5

Estudando o comportamento dos gases atravs de experimentos simples

Bruna Marina Diniz

O contedo que estava sendo abordado em sala de aula pelo professor era sobre gases e, para melhor compreenso das transformaes que os gases podem sofrer, foram feitas aulas experimentais com os estudantes no laboratrio. Para a realizao das prticas, deixamos em cada bancada o material necessrio para cada grupo. Aps eles terem se dividido, comecei falando um pouco dos cuidados que devamos ter no laboratrio, e que no fizessem nada sem orientao nossa ou do professor. Distribui o roteiro da aula prtica para cada estudante dos cinco grupos e pedi para que eles dessem uma lida antes da realizao dos mesmos, inclusive nas perguntas que havia no final de cada um, pois, no final dos experimentos eles teriam que respond-las. Os experimentos realizados tratavam de um assunto j ensinado em sala de aula as transformaes gasosas. Foram realizados trs diferentes experimentos em uma aula, mostrando diferentes transformaes gasosas. O primeiro e o terceiro foram: Fervendo gua na seringa e Amassando a lata, relacionados transformao isovolumtrica, e o segundo experimento tratava de transformao isobrica atravs do Aquecimento de uma garrafa com balo. Esses experimentos foram extrados e adaptados do livro Qumica na Cabea: experimentos espetaculares para voc fazer em casa e na escola, de Alfredo Luis Mateus. Os roteiros encontram-se no final desse texto. Os estudantes adoraram os fenmenos de cada experimento e gostaram bastante de realiz-los, mas o que deu mais repercusso, que eles mais vibraram foi com o da latinha, pois ela amassava bruscamente quando retirada do fogo e mergulhvamos na gua fria. O primeiro grupo que realizou teve um grande susto, pois pensaram que a latinha havia explodido, quando viram que ela apenas amassava comearam a rir e a todos os grupos queriam fazer e toda vez que cada grupo amassava a lata, os outros grupos paravam para ver o fenmeno acontecer novamente. Chegaram at a perguntar se no tinha mais latinha para eles estarem fazendo o experimento de novo. Quando os grupos foram terminando de realizar os experimentos, pedi que comeassem a responder as perguntas e disse que isso seria valorizado na nota. Ajudei a responder s perguntas e tirei algumas dvidas que surgiam, mas no deu tempo de todos eles

terminarem os trabalhos. Ento pedi que terminassem em casa e trouxessem na prxima aula para discutirmos. Essa aula foi fotografada e eles gostaram bastante de serem fotografados realizando os experimentos.

Na aula seguinte, levamos os estudantes para o laboratrio, pedimos que se acomodassem nas bancadas conforme diviso da ltima aula e fizemos uma discusso dos experimentos realizados na aula anterior. Recapitulei o que eles tinham feito (os procedimentos) e perguntei o porqu que havia acontecido os efeitos que eles tinham observado em cada experimento. Houve um debate muito interessante, com todos eles participando e expondo suas ideias. Eu orientava-os, perguntava como eles tinham tirado certas concluses e em relao quelas que no estavam totalmente certas fiz com que visualizassem os erros e corrigissem. Deixei ento que eles arrumassem seus trabalhos de acordo com o que ns tnhamos debatido, para que fossem entregues na prxima aula. Esta aula foi toda filmada e isto no inibiu nem um pouco os estudantes e nem atrapalhou a participao e o desempenho.

Na terceira aula sobre o estudo dos gases, passamos para os estudantes no laboratrio um vdeo-comdia que tratava das leis dos gases e depois demos prosseguimento aula fazendo novos experimentos. Os experimentos desta aula abordavam a lei geral dos gases e se chamavam Enchendo um frasco de cabea para baixo e O que podemos fazer com um ovo?, onde presso, volume e temperatura variavam. Foram lidos os roteiros das prticas para facilitar a execuo. Os estudantes gostaram de realizar os experimentos e ficaram muito surpresos com o experimento do ovo, pois atravs dele conseguimos fazer um ovo entrar em um frasco com a boca menor que o ovo. Eles ficaram muito curiosos para descobrir como aquilo acontecia. Ento ns fomos explicando em cada grupo como ocorria aquele fenmeno, para que depois eles explicassem por escrito segundo suas prprias palavras. No final dos roteiros havia perguntas relacionadas prtica, o que levou os estudantes a pensarem mais no que tinham feito e visto. Deixei para que fossem entregues na prxima aula. A aula foi muito boa, os estudantes, no geral se comportaram muito bem, pois demonstraram bastante interesse em realizar as prticas.

Para finalizar este contedo, levamos novamente os estudantes para o laboratrio para fazermos a discusso dos experimentos realizados. Novamente

recapitulei o que eles tinham feito (os procedimentos) e perguntei por que aconteceram os efeitos que eles tinham observado em cada experimento. Todos queriam expor suas ideias e dar opinies. Houve at tumulto em certo momento da aula, pois estavam todos falando ao mesmo tempo. Expliquei ento os porqus e deixei que eles revessem suas respostas de acordo com o que tnhamos debatido em sala. Roteiros das aulas Experimento 1 Fervendo gua na seringa Material: o Seringa descartvel o Bquer o Fonte de aquecimento (bico de bunsen) Procedimento: Coloque um pouco de gua no bquer e aquea at observar o aparecimento das primeiras bolhas de ar (40-50oC). Puxe 3 mL de gua para dentro da seringa, tomando o cuidado de no deixar entrar bolha de ar. Caso entrem bolhas de ar dentro da seringa, coloque a seringa na posio vertical com o bico para cima, bata levemente nas paredes e aperte o mbolo at que elas saiam completamente. Tampe a ponta da seringa com um dedo e puxe o mbolo para trs, mas sem retir-lo completamente da seringa. Observe. Solte o mbolo e observe novamente. Agora responda: 1. O que voc observou? 2. Como vocs explicam o fenmeno observado? Construam um texto ou desenho explicativo a nvel molecular. 3. Que lei dos gases foi observada nesse experimento?

Experimento 2 Aquecimento de uma garrafa com balo Material: o Uma garrafa PET mdia (600 mL) o Um balo o dois recipientes de 1 litro (bacia) Procedimento:

Coloque balo na boca da garrafa. Pegue as bacias e encha uma com gua quente e outra com gua fria. Mergulhe a garrafa na gua contida nas duas bacias. Agora responda: 1. O que aconteceu com o balo da garrafa mergulhada na gua quente? E com o balo da garrafa mergulhada na gua fria? 2. Por que ocorrem essas mudanas nos bales? Construam um texto ou desenho explicativo a nvel molecular.

Experimento 3 Amassando a lata Material: o Lata de alumnio o gua fria o Pina ou garra capaz de segurar a lata o Recipiente (bacia) o Fonte de calor (bico de bunsen) Procedimento: Coloque gua fria na bacia at aproximadamente trs quartos de sua altura. Adicione um pouco de gua na lata, suficiente apenas para cobrir seu fundo. Usando a garra, segure a lata e aquea-a diretamente na chama, at a ebulio da gua. Quando um grande quantidade desta nvoa estiver saindo pela boca da lata, inverta-a na bacia contendo gua fria, de forma que a boca da lata fique submersa. Ua!!!! Aposto que voc no esperava isto

Responda: 1. O que aquela nvoa saindo da boca da lata? 1. O que foi que amassou a lata? 2. O que aconteceria se usssemos uma lata de paredes grossas e rgidas?

Experimento 4 Enchendo um frasco de cabea para baixo Material: o Vela o Recipiente de 1 L (bacia)

o gua o Frasco de vidro maior que a vela o Fogo Procedimento: Grude a vela no fundo da bacia usando a prpria parafina derretida. Encha a bacia com gua de modo que a vela fique dois dedos de sua altura mergulhada. Ascenda a vela Tampe com o frasco de vidro de modo a tampar toda a vela. Agora responda: 1- O que aconteceu quando tampamos a vela com o frasco? 2- Por que a gua da bacia s entra no frasco de vidro virado para baixo quando a vela apaga? 3- Que lei dos gases foi observada nesse experimento?

Experimento 5 O que podemos fazer com um ovo, alm de uma omelete? Material: o Ovo o Balo volumtrico (recipiente com a boca menor que o corpo) o lcool o Papel o Fogo Procedimento: Coloque um pouco de lcool dentro do recipiente. Ponha fogo no papel e jogue dentro deste mesmo recipiente. Quando o fogo apagar, coloque o ovo na boca do recipiente e observe. Viu, com ovos no temos necessariamente que fazer uma omeleta!!!! Agora Responda: 1- O que vocs observaram nesse experimento? 2- O que suga o ovo para dentro do frasco?

Anda mungkin juga menyukai