Anda di halaman 1dari 11

Crimes virtuais nas redes Sociaisecessidade do ser humano de se interagir fez das redes sociais o maior ponto de encontro

de pessoas que tem algo em comum.

Nas redes voc pode convidar para fazer parte do seu grupo s pessoas de quem voc gosta, e por meio destas, chegar a outras de quem voc havia se distanciado ou mesmo perdido por completo o contato.

No Brasil dos 83,4 milhes de usurios de Internet 90,8% acessam redes sociais entre essas a que mais ganhou novos usurios nos ltimos trs meses foi o FaceBook com mais de 50 milhes de Brasileiros .

Com nmeros to expressivos no de se estranhar que pessoas mal intencionadas escolhessem este palco para prtica de diversos crimes.

Entre os crimes virtuais mais praticados nas redes sociais esto:

INSULTOS. Falar mal ou insultar algum que pode gerar processo com base no Artigo 140 do Cdigo Penal, que pune a injria que ofende a dignidade ou decoro.

CALNIA. Inventar histrias falsas sobre algum pode ser enquadrado no Artigo 138 do Cdigo Penal

DIFAMAO. Associar uma pessoa a um fato que ofende sua reputao. Artigo 139 do Cdigo Penal.

DIVULGAO DE SEGREDO. Revelar segredos de terceiros na internet, ou de documentos/correspondncia confidencial que possam causar dano, pode levar a processo com base no Artigo 153 do Cdigo Penal

ESCRNIO POR MOTIVO DE RELIGIO. Criar comunidade online que fale sobre pessoas e religies Artigo 208 do Cdigo Penal

FAVORECIMENTO DA PROSTITUIO. Artigo 228 do Cdigo Penal

ATO OBSCENO. Artigo 233 do Cdigo Penal

ESCRITO OU OBJETO OBSENO. Artigo 234 do Cdigo Penal

INCITAO AO CRIME. Artigo 286 do Cdigo Penal

APOLOGIA DE CRIME. Criar comunidades virtuais (fruns, blogs, etc) para ensinar como fazer trambiques ou divulgar aes ilcitas realizadas no passado, que esto sendo realizadas no presente ou sero realizadas no futuro. Artigo 287 do Cdigo Penal

FALSA IDENTIDADE. Criar um perfil falso pode levar a processo judicial com base no Artigo 307 do Cdigo Penal

Comentar em chats, e-mails blogs e outros, de forma negativa sobre raas, religies, etnias, etc. Preconceito ou Discriminao. Artigo 20 da Lei 7.716/89

PEDOFILIA. Troca de informaes ou imagens envolvendo crianas ou adolescentes.

Artigo 241-A/241-B/241-C/241-De241-E da Lei no 8.069/90 ECA

A prtica de crimes virtuais se da muitas vezes pela iluso de se pensar que estar atrs de uma tela do computador garantir o anonimato e a impunidade o que no verdade.

Outro ponto importante de ser dito que muitas pessoas ainda tm dvidas sobre o assunto e no sabem reconhecer exatamente, quando se trata de umcrime virtual, acabam se tornando vtimas muitas vezes por no saberem como agir.

Alm disso, muitos usurios no pensam duas vezes ao abrir seus perfis, revelando informaes pessoais para pessoas totalmente desconhecidas. Ao fazer isso, elas revelam informaes pessoais valiosas como seu endereo particular ou de e-mail, data de nascimento, nome de solteiro e muito mais que pode ser usado por possveis malintencionados.

O que fazer ?

Como proceder em caso de crimes virtuais tambm uma dvida recorrente dos usurios das redes sociais. A recomendao que a vtima procure, em primeiro lugar, a Delegacia Especializada em Crimes Eletrnicos da sua regio (localidade onde reside) para registrar o Boletim de Ocorrncia. Para tanto importante levar pelo menos o print de tela e o endereo da internet, onde o contedo est publicado. Em seguida, importante buscar um advogado especializado. importante que a pessoa que se sentir prejudicada por algum crime virtual guarde todos os dados que podem ser utilizados como prova contra a ao, para fazer valer a denncia.

O bom senso sinnimo de Internet segura. Lembre-se sempre que uma frase ou um clique podem ser fatais, e transform-lo em mais uma vtima dos crimes virtuais

Por: Moises de Oliveira Cassanti

Outro empecilho, explica Weselowski, o carter internacional dos crimes pela Internet. Muitas vezes, um site de contedo racista ou pornogrfico hospedado num servidor brasileiro foi feito por uma pessoa na Europa, e vice-versa, lembrando que o Poder Judicirio no penalizaaquele que cometeu um crime pela internet que more no exterior.

Um grande problema encontrado por Advogados especialistas em crimes pela internet quando num crime de injria ou difamao por exemplo o site onde os dizeres ofensivos foram postados se encontram noutro Pas, pois, pouco h o que se fazer tendo em vista as limitaes territoriais do Poder Judicirio Brasileiro. Como proceder em caso de crime pela internet?

Em caso de crimes pela internet, a pessoa pode fazer a queixa em qualquer delegacia. Cpias de e-mails e print-screens (imagens que reproduzem o que est na tela do computador) servem para fazer o B.O., cabe salientar que nem todos os profissionais que trabalham nas delegacias entendem de direito eletrnico, e quando se relata um provvel crime pela internet os mesmos no compreendem, sequer tipificam como crimes, aps a comunicao do crime e a elaborao do B.O., os policiais munidos de uma ordem judicial, tero acesso ao contedo dos sites ou e-mails suspeitos.

bom lembrar que, em caso de ofensas ou calnias enviadas por e-mail, no existe crime se somente a pessoa alvo das difamaes recebeu a mensagem. S h infrao se outras pessoas souberem, explicaWeselowski. J e-mails enviados a terceiros ou sites com contedo ofensivo configuram crime.

De acordo com a legislao atual, os servidores no podem ser responsabilizados criminalmente pelo contedo dos sites que hospedam. Hoje, s pode acontecer algo na rea cvel. Mas acredito que isso dever mudar em breve, afirma o delegado. Os proprietrios dos sites, esses sim so responsabilizados pelo contedo dos mesmos, objeto dos crimes pela internet. Problemas com Cartes de crdito pela Internet

Outro crime comum na Internet a fraude envolvendo cartes de crdito. Quando uma pessoa compra algo usando o carto de crdito, seu nome e nmero ficam armazenados na empresa que efetuou a venda. Se algum conseguir invadir o sistema desta empresa, poder ter acesso aos dados, lembrando que nos casos em o cliente/consumidor teve seu

carto de crdito clonado ou uma determinada quantia de dinheiro surrupiada de sua conta atravs de crimes pela internet, o Banco ou a operadora do carto que so os culpados pela fragilidade na segurana eletrnica de seus portais, devendo assim, ressarcir os clientes que eventualmente forem lesados.

O perigo existe mesmo nos chamados sites seguros. No momento da compra, realmente no h perigo de algum descobrir o nmero do carto do consumidor e cometer crimes pela internet a fora. Mas, se o sistema em que os dados ficam armazenados for vulnervel, um criminoso virtual pode acess-los.

Em caso de cobrana indevida na fatura do carto de crdito, o consumidor deve entrar em contato imediatamente com a administradora. Se ela no estornar lanamentos indevidos, o consumidor dever formalizar reclamao em um rgo de defesa do consumidor, e posteriormente consultar um Advogado especialista em crimes pela internet.

01/02/2013 Gilmara B Pires disse Bom dia ! Por favor, gostaria de saber, como devo proceder ao ser exposta por ex-sogra em meu facebook, sempre sofro em mensagens colocadaS em minhas fotos, minha e de meu atual marido, que tbm ocorrera a mesma exposio em seu facebook !! No aguardo de sua gentil informao, Grata ! 01/02/2013 Dr Jonatas respondeu Bom dia Gilmara, caso tenha sofrido ofensas no Facebook ou em algum outro site possvel processar a pessoa que a ofende, para isso voc deve gerar provas das ofensas e procurar um Advogado Especialista em Crimes Virtuais/Digitais.

Eu no gosto das redes sociais. No tenho orkut, facebook, twitter ou MSN. Minha contribuio ciberntica se limita ao Linkedin (no atualizado) e a este blog de assuntos jurdicos que no foi criado para autopromoo, mas, to-somente, para me livrar de algumas consultas indesejveis.

No necessariamente, a liberdade da manifestao de pensamento, pilar da democracia, paradigma sobre o qual todos podemos falar o que bem entendemos, implica na idia de que todos temos algo a dizer. Isso errado, afinal, a grande maioria de ns (estou me incluindo, ok?) no tem nada, absolutamente nada, de til a dizer.Infelizmente, as redes sociais defendem o contrrio, vendendo (e muito bem $$) a idia de que todos devem falar/escrever pelos cotovelos e, pior, publicar suas idias para todo mundo ver/ler/ouvir. Isso um saco! E sabem o que mais me irrita? Aquele clima de balada contnua que quase todo perfil de rede social possui: fotos de festas, viagens, frases escritas EM MAISCULO, S2 forevers para todo canto, frases de efeito, poemas copiados, erros gramaticais, fotos e poses barangas, gente que se cutuca dali e daqui, tentando vender a idia de que curtem a vida loucamente, tal como pugnado em filmes, novelas, seriados e afins. Tenham d (ou, no internets: aff).

Eu acho que o ser humano um bicho muito complicado que no tem a menor idia do que quer para sua vida, o que quis, de onde veio ou para onde vai. E todos vamos vivendo assim, alienados de ns mesmos. O phoda que as redes sociais ampliam e muito a ignorncia e alienao humana, pois coloca em tempo real o nosso besta modo de viver! E a todos seguem falando e escrevendo merda pra todo canto.

Bom, dentre essas merdas que so escritas, estou aqui para falar sobre um assunto que me recorrente: crimes virtuais! E, sobre o tema, vou direto ao ponto:

1) No existe crime virtual, o crime sempre real, o meio de sua prtica que pode ser eletrnico;

2) No verdade que a internet uma dimenso sem lei. O Direito no foi to burro ao ponto de limitar sua atuao a mbitos fsicos;

3) No, menino malcriado. Voc no pode falar mal dos outros pela rede ou postar fotos de ex-namoradas nuas e coisas do gnero.

Todo mundo acha que no existe lei sobre assuntos de internet, o que uma grande bobagem. No vou ficar aqui explicando eficcia normativa e bl bl bl, mas vou dar um toque sobre uma verdade que repercute em todos os ramos jurdicos: NINGUM TEM O DIREITO DE PREJUDICAR O OUTRO. Ento, meu amigo, tenha isso em mente e aprenda, de uma vez por todas, que no importa o meio, mas, sim, o resultado. Se voc quiser caluniar algum, no importa se por carta, telefone, email, blog e etc e tal, fazer isso crime, gera indenizao e tantos outros resultados.

Tambm no se iludam pelo discurso de impossibilidade de rastrear culpados, a nossa polcia tem mostrado que isso bobagem e descobrir o autor daquele perfil maldoso no orkut (Criado para fuder algum) j brincadeira de criana.

Fica, ainda, uma ltima advertncia: s vezes, ferrar com algum pela rede pior do que por outros meios, pois ela tem alcance global e, provavelmente, o ferro do autor vai ser muuuito maior, justamente por isso!

Saiba como agir se algum est lhe causando problemas na internet LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia Crime contra a honra um dos mais freqentes na internet. Falar mal, difamar e ofender parece ser mais fcil na rede. E a maioria dos crimes ocorre por meio de perfis falsos para preservar o anonimato, conta a advogada especialista em Direito Digital, Gisele Truzzi.

Criar fake na internet s crime se for baseado em pessoa real Saiba como proteger sua vida online Confira o bate-papo do procurador Srgio Suiama sobre segurana na internet

Se voc vtima de um perfil falso que est se fazendo passar por voc na web, publica fotos suas ou est lhe ofendendo, voc deve, primeiramente, denunciar o perfil para o site ou provedor que abriga aquela pgina. Em praticamente tocas as redes sociais existe um boto "denunciar" em cada perfil.

O procurador Srgio Suiama, responsvel pelo Grupo de Combate aos Crimes Cibernticos do Ministrio Pblico Federal, conta que uma das principais aes com o Orkut do Google, rede social de maior abrangncia no pas, tornar o servio de atendimento ao usurio mais rpido. "Pelo acordo com o Google, o Orkut tem que passar um posicionamento sobre a denncia em at 15 dias", explica.

Se o perfil continuar no ar, mesmo se o site julgar que o caso no se enquadra em um perfil falso, o internauta pode fazer uma notificao extrajudicial. Voc pode acessar um modelo de carta de notificao no site da Safernet. "Ela deve ser enviada ao provedor responsvel junto com cpias impressas da pgina do perfil falso ou da ofensa, onde possvel ver o endereo da mesma", esclarece Truzzi. A notificao deve ser enviada por correio como carta registrada com aviso de recebimento.

A advogada aconselha ainda que o usurio lesado v a um Cartrio de Notas para elaborar uma ata notarial referente ao contedo ofensivo. "O tabelio acessar os links indicados pelo usurio e elaborar uma ata, relatando todo o material visualizado". A ata considerada uma prova forte quando o caso vai a juzo, enquanto impresses da pgina podem ser contestadas.

Se mesmo assim, a pgina continuar no ar, o usurio tem dois caminhos. Se o fato aconteceu no Orkut, ela pode se dirigir ao Ministrio Pblico, pois o rgo faz o controle sobre a rede social no Brasil. Para isto, acesse o site http://www.prsp.mpf.gov.br/ e faa sua denncia.

Se o perfil estiver em outro site, voc pode mover uma ao judicial. "Caso o site de relacionamento no exclua o contedo ofensivo ou no identifique o responsvel, ele poder ser condenado a pagar indenizao por danos morais ao usurio, como j aconteceu com o Google", completa Truzzi. Entretanto, ela destaca que na maioria dos casos o perfil retirado do ar em at 15 dias.

Como se defender dos crimes contra a honra na Internet

Voce j foi caluniado e difamado pela internet? Sabe como proceder se isso algum dia ocorrer? Bom. Muitas pessoas no denunciam quando so vtimas de calnias por medo e, algumas vezes, porque esperam que "os ataques" caiam no esquecimento, mas um grande erro delas. A difamao e a calnia na web considerado um crime grave contra a honra e devem sim serem denunciadas. Vejam como proceder:

Antes, porm, para ter uma ideia de como isso ocorre, imagine o seguinte caso: imagine que voc de uma famlia rica e um ex-genro seu, incorformado com o fim do casamento rompido por sua filha, decidiu se vingar da ex-mulher e, consequentemente, de toda sua famlia. Ele ento publica fotos ntimas do casal na net e faz textos depreciativos sobre o comportamento de vocs. O enredo, que at poderia fazer parte de uma novela, na verdade um caso muito corriqueiro hoje em dia. A internet, muitas vezes, usada como um tipo de arma, de vingana, e inclusive at para extorso. Mas o que fazer se voc for vtima dessas calnias? A resposta simples: prestar queixa na polcia.

Mas como saber o culpado? E mesmo sabendo como provar que foi ele? A que a situao se complica. Por duas razes: primeiro, porque o cdigo penal brasileiro de 1940 e, obviamente, no comtempla os crimes da nova era digital. Segundo, porque nem sempre fcil provar quem estava do outro lado do computador. Entenda porm que casos de calnia e difamao so crimes sim e, havendo condenao, o culpado fica sujeito a uma pena que pode variar de trs meses a trs anos de priso, alm de multa.

Eu tenho uma tcnica quando quero saber o que falam de mim (ou de meus negcios) na web: vou no Google Alerta. Por ele, sou avisado por email sempre que meu nome recebe uma nova citao na web. Assim, consigo saber rapidamente se h algum comentrio imprprio relacionado a mim ou meus negcios. Ameniza, mas no tudo.

E afinal, quais as medidas que se deve tomar quando (e se) voc for o alvo de calnias e difamao virtual? Veja algumas:

1 - Procure uma delegacia e registre uma queixa. No necessrio que a delegacia seja uma especializada em crimes digitais, qualquer uma serve.

2- Identifique de qual servidor veio o email difamador. Para isso, geralmente basta clicar em "exibir" e "opes" que chega-se ao cabealho da mensagem, onde h dados que indicam o nmero do servidor. o primeiro passo para chegar ao autor. Imprime e guarde. (lembre-se aqui que uma calnia e difamao s ocorre quando este email repassado a vrias pessoas e a mensagem se tornou pblica).

3 - No caso da mensagem estar exposta na web ou constar em sites pblicos como Orkut, Facebook, etc, procure imediatamente um cartrio. A razo porque a mensagem difamatria pode ser apagada a qualquer momento. L, o tabelio ir acessar a pgina, verificar que ela realmente est na web e vai emitir um registro. Com o documento, procure um advogado e entre com uma ao, pois esse doc. pode ser usado como prova na justia.

No mais, isso. Termino dizendo que espero que isto, um dia, no ocorram com vocs.

Postado por J. Neto

Fbio Mayer disse...

Dou mais uma:

- V a um cartrio tabelionato; - Pea para o escrivo visualizar a pgina em que foi feita a ofensa; - Aps isso, ele imprime a pgina e certifica que leu exatamente naqueles termos, gravando o ato em seus livros de notas; - Emite uma certido com seu selo, informando que, naquela data, entrou na internet e leu aquela informao.

Anda mungkin juga menyukai