Anda di halaman 1dari 2

Aitofel: O Judas do Antigo Testamento A histria da traio de Judas no Novo Testamento conhecida por todos os amantes da Bblia.

. Porm, no Velho Testamento, a figura de Aitofel passa quase que despercebido. Aitofel surge no cenrio de Israel, como um homem sbio e de bastante prestgio junto ao rei Davi, pois fora um de seus conselheiros, e av de Bate-Seba. Quando Absalo usurpou o trono, Aitofel desertou e, traioeiramente mudou de lado, deixando Davi para unir-se causa do filho rebelde. Talvez tenha feito isto por vingana. O primeiro conselho de Aitofel a Absalo foi para que coabitasse com as concubinas do rei diante de todo o Israel, o que prontamente o jovem rebelde o fez, impossibilitando assim, qualquer ponte de reconciliao entre ele e seu pai. Mas algo aconteceu no segundo conselho de Aitofel a Absalo: depois do sucesso de seu primeiro conselho, Aitofel aconselhou ao jovem Absalo que reunisse doze mil homens, perseguissem Davi, o matasse num ataque surpresa e levasse seus partidrios de volta a Jerusalm. A ideia agradou a Absalo, mas este tambm foi pedir conselhos a Husai. O mesmo afirmou que desta vez, o conselho de Aitofel era inapropriado. Concluso: Aitofel recebe pela primeira vez um no. Em desespero por seu conselho ter sido rejeitado e por saber que Davi sairia vitorioso, Aitofel voltou sua casa, ps em ordem os seus negcios e se enforcou. Tanto na vida quanto na morte, foi um tipo de Judas Iscariotes. Quais lies a aprender com este episdio? A) Por no suportar ver o seu conselho ignorado, enforcou-se nas cordas da sua prpria vaidade, de seu orgulho. B) Na Bblia, os semelhantes se atraem: rebeldes se juntam a rebeldes. Voc quer realmente ser sbio? Escolha amigos sbios! C) impossvel a uma pessoa m, d bons conselhos, pois as coisas procedem do corao Mateus 12:23. D) Os sbios deste mundo, como Aitofel, sem Deus, destroem-se por si mesmo. E) Pessoas como Aitofel, querem que tudo sejam como eles esperam, e no suportam opinies diferentes. F) Aitofel ps em ordem a sua casa e os seus negcios, e no a sua vida com o Deus de Davi. G) O cristo deve lembrar-se de que Deus tem sempre um Husai, para neutralizar os planos dos Aitofels. H) confortante saber que Deus tem pessoas em todos os ugares, e em todas as circunstncias para auxiliar voc!

I) Foi triste o fim de Aitofel: de VASO de honra, tornou-se o JUDAS do Antigo Testamento. J) Aitofel deveria ter enforcado o seu orgulho. K) Aitofel preferiu a morte, ser liderado, muito orgulho e nenhuma humildade. L) Aitofel no sabia ouvir no. M) Cuidado com os conselhos: Alguns nos favorecem, outros nos destroem. Quem so os seus conselheiros? N) Tal qual Aitofel, o diabo tem planos contra voc. O) Absalo esqueceu que o cu estava arregimentado contra ele.

Anda mungkin juga menyukai