Anda di halaman 1dari 4

2mais2

Centro de Estudos e Explicaes

Caractersticas das ondas


8. Ano Cincias Fsico-Qumicas

Exerccio 1 Da figura seguinte, indica:

a) Uma partcula que esteja acima da posio de equilbrio; b) Uma partcula que esteja na posio de equilbrio; c) Uma partcula que esteja abaixo da posio de equilbrio; d) Duas partculas que estejam na mesma fase de vibrao.

Exerccio 2 O que significa dizer que duas partculas esto na mesma fase de vibrao?

Exerccio 3 Preenche os espaos em branco de forma a obteres afirmaes correctas. a) A distncia entre duas partculas consecutivas na mesma fase de vibrao chama-se ___________________, que simboliza-se por , letra grega que se l ________ e, no Sistema Internacional de unidades exprime-se em __________ (__). b) O nmero de ___________ efetuadas por qualquer partcula numa unidade de tempo designa-se por _____________ de uma onda que simboliza-se pela letra __ e, no Sistema Internacional de unidades exprime-se em vibraes por segundo ou ____ (__) em homenagem ao fsico alemo Heinrich Hertz. Podem ser usados os seus mltiplos quilohertz (___) e megahertz (___). c) O ____________________ e a ___________ so ____________ proporcionais, ou seja, quando o comprimento de onda __________, a frequncia pequena e vice-versa.

Exerccio 4 Indica quais as afirmaes verdadeiras e as falsas. A. Numa onda todas as partculas vibram de igual modo. B. Dizer que duas partculas esto na mesma fase de vibrao, significa que uma encontra-se na crista de uma onda e a outra encontra-se no ventre da mesma onda. C. A distncia entre duas partculas consecutivas na mesma fase de vibrao chama-se frequncia. D. 1 hertz corresponde a uma vibrao por segundo. E. A frequncia de uma onda simboliza-se pela letra f .

________________________________________________________________________________ 1
Prof: Maria Joo Carvalho 2012 www.2mais2.com.pt

Exerccio 5 De acordo com a imagem seguinte responde s alneas que se seguem:

a) Representa nos esquemas A e B o comprimento de onda entre dois pontos na mesma fase de vibrao. b) Indica qual dos esquemas tem I) II) maior comprimento de onda. maior frequncia.

Exerccio 6 Faz as seguintes converses usando os mltiplos de hertz:

a) 1 Hz = ____ KHz

b) 1 KHz = _____ Hz

c) 1 MHz = ________ Hz

d) 1 Hz = ________ MHz

Exerccio 7 Preenche os espaos em branco de forma a tornares a afirmao correcta. O tempo necessrio para que qualquer partcula efectue uma vibrao completa designa-se por ________, simboliza-se por __ e no Sistema Internacional de unidades exprime-se em ________ (_). Este tempo corresponde propagao da onda distncia de um ___________ de ______.

Exerccio 8 De acordo com a imagem seguinte indica qual a opo correcta para cada alnea:

a) A distncia entre os pontos A e B corresponde a A. um perodo B. um comprimento de onda C. uma frequncia

b) O tempo necessrio para que a vibrao iniciada em A se propague at B corresponde a A. um perodo B. um comprimento de onda C. uma frequncia

________________________________________________________________________________ 2
Prof: Maria Joo Carvalho 2012 www.2mais2.com.pt

c) A distncia entre os pontos B e C corresponde a A. um perodo C. comprimento de onda B. um comprimento de onda D. perodo

d) O tempo necessrio para que a vibrao se propague entre B e C corresponde a A. um perodo C. comprimento de onda B. um comprimento de onda D. perodo

Exerccio 9 De que forma se relacionam o perodo e a frequncia de uma onda?

Exerccio 10 Calcula e compara a frequncia de duas ondas A e B: A. O perodo da onda A de 0,2 s; B. Na onda B uma partcula efectua uma vibrao completa em 0,4 s.

Exerccio 11 Preenche os espaos em branco de forma a tornares a afirmao correcta. O afastamento mximo de uma partcula numa onda em relao ao ponto de equilbrio designa-se por ____________, simboliza-se pela letra __, e no S.I. de unidades exprime-se em ______ (__).

Exerccio 12 Nas figuras seguintes (A e B) esto representadas duas ondas. Indica qual a onda com maior amplitude em cada figura.
3 1 2 4

Figura A

Figura B

Exerccio 13 Como so caracterizadas as ondas?

Exerccio 14 Explica por palavras tuas: a) O significado de comprimento de onda; b) A diferena entre frequncia e comprimento de uma onda; c) O significado de amplitude.

________________________________________________________________________________ 3
Prof: Maria Joo Carvalho 2012 www.2mais2.com.pt

Exerccio 15 O grfico representa uma onda.

a) Dos pontos assinalados, indica os que I. II. III. IV. b) Calcula: I. II. A amplitude desta onda; O seu comprimento de onda. esto na mesma fase de vibrao; esto numa crista; esto num ventre; esto no ponto de equilbrio.

Exerccio 16 A figura representa uma onda que se propaga numa corda.

a) Passa esta onda para uma folha de papel quadriculado e representa: I. II. III. outra onda com igual comprimento de onda, mas com o dobro da amplitude; uma outra onda com igual amplitude e metade do comprimento de onda; ainda outra onda com menor frequncia do que a representada.

b) Indica os valores do comprimento de onda e da amplitude para cada uma das ondas representadas.

Bibliografia: Exerccios baseados no livro: Sustentabilidade na Terra, Cincias Fsico-Qumicas, 8 ano, de M. Neli G. C. Cavaleiro e de M. Domingas Beleza, da ASA, 2010

________________________________________________________________________________ 4
Prof: Maria Joo Carvalho 2012 www.2mais2.com.pt

Anda mungkin juga menyukai