Anda di halaman 1dari 6

Sistema Sensorial

O sistema sensorial a parte do sistema nervoso responsvel pelo processamento de informaes sensoriais. O Sistema sensorial consiste nos receptores sensoriais, nos neurnios aferentes, e nas partes do crebro envolvidas no processamento da informao. Os sentidos so os meios atravs dos quais os seres vivos percebem e reconhecem outros organismos e as caractersticas do meio ambiente em que se encontram -- em outras palavras, so as tradues do mundo fsico para a mente. Os mais conhecidos so cinco: a viso, audio, tato, paladar e olfato, mas consenso na comunidade cientfica que os seres humanos possuem muito mais. No h, porm, acordo na quantidade, pois isso depende da definio no muito slida do que constitui um sentido. Os nmeros de sentidos variam de acordo com a pesquisa desenvolvida e vo de um mnimo de nove para um mximo de 33 diferentes percepes. Os sentidos mais comuns so chamados de sentidos fundamentais. A classificao atribuda ao filsofo grego Aristteles e leva em conta os mtodos de percepo mais bsicos do corpo humano, capazes de explicar nossa relao com os diferentes estmulos do ambiente. Tato, paladar, olfato, viso e audio fazem parte de uma resposta consensual todos eles existem, mas podem ser expandidos para classificaes mais complexas. O problema que no h uma formulao oficial para quantos sentidos existiriam no corpo humano.

Sistema Nervoso Sensorial


O sistema nervoso sensorial a parte do sistema nervoso responsvel pela anlise dos estmulos oriundos dos meios ambientes externo e interno ao organismo. As informaes sensoriais so usadas para atender quatro grandes funes: percepo e interpretao, controle do movimento, regulao de funes de rgos internos e a manuteno de conscincia.

Sistemas Extras
As percepes
Fora da fico, a percepo no tem nada a ver com Eu vejo gente morta ou qualquer outro tipo de experincia sobrenatural. Dois dos sentidos esto fortemente relacionados com sensaes bastante cotidianas, mas que voc nem imagina que se encaixem nessa categoria.

Propriocepo
Quando voc est de olhos fechados, por exemplo, voc consegue perceber os msculos e membros de seu corpo, mesmo que no consiga enxerg-los esse o chamado sentido da propriocepo, ou localizao espacial do corpo. O responsvel por "mostrar" inconscientemente a voc onde esto essas partes do corpo a propriocepo.

Equilbrio
Alguns estudiosos consideram o equilbrio como sendo o sexto sentido, e afirmam que uma das principais estruturas relacionadas a ele o aparelho vestibular, localizado em nossos ouvidos. um dos mais importantes sentidos do nosso organismo, pois responsvel por nos fazer ficar de p, caminhar por a, sentir a gravidade que age sobre nosso corpo e praticar esportes, por exemplo. Ele funciona a partir da movimentao de fluidos presentes no ouvido interno, que balanam de acordo com nossas aes.

Os superpoderes da pele
Um dos mecanismos mais fascinantes do corpo humano o que o sistema nervoso capaz de fazer a partir da pele. Ela reage ao contato com qualquer objeto e de maneira diferente se a tocamos com um cubo de gelo ou uma brasa, por exemplo. ela a responsvel pelos outros sentidos adicionais do corpo humano. A pele o maior rgo do corpo humano, e tem caractersticas incrveis que ainda eram desconhecidas por especialistas.

A pele capaz de escutar


A descoberta foi feita em uma srie de experimentos em que os participantes tinham que escutar certas slabas enquanto ondas de ar batiam na pele. Os resultados do estudo mostram que nossos crebros absorvem e integram informaes de vrios jeitos para criar um cenrio do que nos rodeia. (Leia mais em escutar-sons/]) [http://hypescience.com/25039-surpresa-sua-pele-pode-ajudar-a-

Pesquisadores descobriram um novo tipo de sistema sensorial enquanto estudavam dois pacientes que nasceram com pouqussima sensibilidade dor. Esta condio gentica rarssima geralmente faz com que as pessoas tenham a pele excessivamente seca, alm de causar mutilaes acidentais e ser relacionada a problemas mentais srios. Entretanto, no foi a vida sem dor que trouxe os dois pacientes para os pesquisadores, e sim o excesso de suor das duas pessoas. O pesquisador fez bipsias da pele dos pacientes, para analisar as terminaes nervosas das pessoas sem sensibilidade dor. Para nossa surpresa, a pele no tinha as

terminaes nervosas que costumamos associar a sensaes na pele, afirma. Ento nos perguntamos como estes indivduos conseguiam sentir alguma coisa. A resposta incrvel: embora os pacientes no tenham as terminaes nervosas na pele, a equipe de pesquisadores descobriu que eles tm terminaes sensoriais em pequenos vasos sanguneos e nas glndulas de suor da pele. Aparentemente, estes indivduos tm a capacidade de sentir por meio destas terminaes nervosas, diz Rice. De acordo com o neurocirurgio, essas terminaes eram conhecidas h muitos anos, mas eram consideradas como mecanismos de regulao do fluxo sanguneo e de suor. Ns achvamos que eles no poderiam contribuir para a sensibilidade, mas com a falta das outras terminaes nervosas, os vasos sanguneos e as glndulas sudorparas ainda mostraram ter as terminaes intactas, completa.

Termocepo
na pele que estariam concentrados o maior nmero de sentidos adicionais, graas ao alto nmero de terminaes nervosas diferentes. O que chamamos de tato, portanto, pode ser expandido para a termocepo, que o ato de sentir mudanas de temperatura, como a gua gelada ou quando voc chega perto do fogo ligado, por exemplo. Encostar na xcara de caf quente e tirar a mo rapidamente uma combinao de sentidos. Alm disso, essa uma caracterstica de defesa muito importante, j que nos mantm longe de eventuais perigos como temperaturas muito altas ou baixas. Mas, assim como os demais sentidos do corpo, ele no funciona sem a ajuda de outros mecanismos.

Nocicepo
Essa percepo est geralmente associada com outros sentidos, j que ativada para alertar sobre a dor. Pode ser uma presena fsica a partir do toque, como um soco ou uma agulha, at feridas trmicas (como queimaduras) e qumicas (como inflamaes). Os responsveis por detectar tudo isso so sensores espalhados por todo o corpo chamados de nociceptores.

Os sentidos internos
Mas nenhum desses sentidos funcionaria sem a atividade cerebral e nosso sistema nervoso. Alm dos mecanismos j citados, o organismo capaz de manifestar percepes que voc nem percebe que esto em funcionamento, mas que so essenciais para nossa existncia. At o funcionamento dos rgos podem ser considerados sentidos isolados, como a filtragem dos rins ou a liberao de secrees pelo fgado. Sem entrar em assuntos mais complexos, possvel citar ainda percepes como fome, sede ou a passagem do tempo. Alm disso, segundo alguns dos estudos que aumentam o nmero de sentidos humanos para 21 ou 33, partes bem mais especficas do corpo

tambm entram na lista, como vrios receptores sensoriais espalhados pelos pulmes, crebro ou medula.

Sinestesia
Algumas pessoas se dizem capazes de relacionar cores, cheiros, sons ou gostos entre si, mesmo que eles no estejam presentes no ambiente como unir o verde a um gosto adocicado ou sentir imediatamente um cheiro de carne ao ver uma imagem de um churrasco sendo feito, por exemplo. Isso a sinestesia, um fenmeno bastante curioso com relao aos sentidos. Quem a possui capaz de misturar mais de um plano sensorial, causando efeitos como nos exemplos citados acima. Normalmente, essa atividade est relacionada ao uso de drogas alucingenas, mas h quem desenvolva esse superpoder sem o auxlio de nenhuma substncia.

Os doze sentidos de Rudolf Steiner


Rudolf Steiner, o fundador da Antroposofia, apresentou suas primeiras conferncias sobre os sentidos em 1909 em Berlim. Em oposio habitual diviso dos sentidos em cinco, pela primeira vez, ele considera a existncia de outros sentidos. Somente em 1916 que Rudolf define os doze sentidos. Sentido do Tato o sentido do tato d-nos a noo de ns prprios, mas no nos informa sobre o mundo, mas apenas informa sobre os nossos limites, at onde sou EU. Segundo Steiner, o sentido do tato permite-nos a sensao da presena divina. Sentido da Vida d-nos a sensao de estarmos no corpo, fazemos parte dele, recebemos informao sobre o estado do corpo bem estar, mal estar. Atravs do sistema nervoso recebemos a sensao do estado atual do nosso corpo. Com o sentido do tato sentimos as fronteiras do nosso corpo fsico, o sentido da vida informa-nos sobre o estado dos processos metablicos que formam nosso corpo vivo, algo que est em constante vir a ser. Sentido do Movimento - temos a sensao do nosso movimento. Normalmente s temos conscincia de um movimento aps o termos efetuado. Na verdade, o movimento baseia-se no nosso msculo, que necessita contrair certas zonas e descontrair outras para que o movimento nasa; a noo do estado da nossa musculatura que nos transmitido pelo sentido do movimento. Como imagem; a imagem da orquestra e do que se passa entre os vrios naipes e o solista. Para Rudolf Steiner o sentido do movimento transmite-nos a sensao de liberdade o pssaro em ns.

O Sentido de Equilbrio o sentido que tem um rgo especial, que so os canais semicirculares no nosso ouvido interno. Permite que ao movermo-nos de um lado para o outro no deixemos para trs o que vive no corpo. Quando me desloco carrego comigo o meu corpo a sensao de paz interna -me conferida pelo sentido de equilbrio.

Os Sentidos Mdios
Os Sentidos Mdios so percepo individualizada que podemos comparar apenas. O Olfato o cheiro -nos veiculado pelo ar. Cheiramos porque o ar carrega substncias que atuam sobre o nariz. Existem mais de 4000 odores. Segundo Rudolf, o olfato transporta-nos para memrias de infncia. O Gosto ou Paladar o gosto revela-nos as caractersticas das substncias na medida em que elas esto dissolvidas na gua. Existem quatro tipos de sabores que, no fundo, encontramos em todas as substncias vivas o salgado, o amargo, o cido e o doce. Estes quatro sabores esto presentes no mundo vegetal e tambm no mundo dos rgos; o amargo do fel, o doce do sangue, o cido no estmago, etc. A Viso trata-se de um sentido complexo, mas no fundo o que a viso nos permite a percepo das cores. Nos olhos acabamos encontrando elementos de todos os sentidos inferiores, o tato, a vida, o equilbrio, o movimento. A viso eleva de certo modo os quatro sentidos inferiores e, ao faz-lo, permite ao Eu entrar em contato com a luz do mundo. O Sentido Trmico o calor uma substncia em si; atravs do calor mantemos em equilbrio o nosso mundo interno e assim permitimos nossa organizao do Eu viver. O sentido calrico no nos diz nada sobre a temperatura exterior, mas sim sobre o equilbrio entre o calor interno e externo.

Os Sentidos Superiores
Nos Sentidos Superiores entramos numa rea especificamente humana, onde nos encontramos, onde todos somos uma irmandade. Como humano queremos salientar o estado evolutivo da humanidade que se destaca dos demais reinos da natureza, apesar de ser pertencente a todos eles, o mundo fsico, o mundo vegetal e o mundo animal. O sentido da Audio - pela audio percebemos que cada elemento da natureza possui o seu prprio Tom, revelando a sua ntima natureza. Um metal soa diferente de um pedao de madeira, assim como a voz humana se diferencia do som emitido por um pssaro. Entramos em contato com a ntima essncia de cada ser. O sentido da palavra - pela Palavra percebemos a concreta essncia conceitual do pensamento humano. O sentido do pensamento - pelo sentido do pensamento percebemos o pensar do outro e o nosso prprio pensar, o que nos permite sentir o Homem como um ser dotado da

qualidade de formar conceitos a respeito do que no exterior vive e vivenciar os conceitos da sua prpria existncia. O sentido do Eu - pelo sentido do Eu a possibilidade de nos percebermos como seres Humanos, verdadeiros, reais e espirituais, capazes de criar e de recriar, sem perder o conceito de sermos criaturas. Os sentidos superiores remetem-nos para o Conceito os aspectos arquetpicos que so base da relao do homem com o DIVINO. O estudo dos sentidos foi longamente desenvolvido por Rudolf Steiner (1909 at 1921) em diferentes relaes entre os rgos humanos e os planetas, os sete processos metablicos da vida e as qualidades da alma (pensar, sentir e querer) alm de ser a base de toda a Antroposofia tambm o estudo que nos reporta ao entendimento de nossa origem espiritual como seres Humanos. (extrado de: [http://www.a-ama.com.pt/ll7.pdf])

Fontes:
http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/sistema-sensorial.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_sensorial http://hypescience.com/25441-humanos-tem-sistema-sensorial-oculto/ http://hypescience.com/25039-surpresa-sua-pele-pode-ajudar-a-escutar-sons/ http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistemasensorial/sistema-sensorial.php http://www.tecmundo.com.br/ciencia/15963-quantos-sentidos-tem-o-corpohumano-.htm#ixzz1fEU0HvHW

Anda mungkin juga menyukai