Anda di halaman 1dari 4

Nos finais do sc XVI Portugal atravessou uma crise poltica. Surgiu um problema de sucesso ao trono.

A partir de 1580-81, o pas passou a ser governado por um rei espanhol. Este perodo ficou conhecida por unio ibrica e durou 60 anos. A independncia de Portugal s foi restaurada em 1640, tendo-se seguido, depois, uma longa guerra de 28 anos a Guerra da Restaurao.

A morte de D. Sebastio e a sucesso ao trono


Perda da independncia Quando D. Joo III morreu, sucedeu-lhe o seu neto D. Sebastio. Como tinha apenas 3 anos, D. Catarina assume a regncia do reino, seguindo-lhe o cardeal D. Henrique. Aos 14 anos, D. Sebastio (1568) assume ele prprio o governo do reino. Nessa altura o pas atravessava grandes dificuldades econmicas. O comrcio com o oriente entrara em crise, os territrios portugueses no Brasil, na ndia e na frica eram cobiados por ingleses e holandeses e havamos perdido algumas praas no norte de frica. D. Sebastio influenciado por alguns nobres, decide reconquistar algumas cidades no norte de frica. Partiu para Marrocos em 1578 a comandar ele prprio o exrcito. O exrcito era numeroso, mas indisciplinado e mal preparado, o que teve consequncias desastrosas. A 4 de Agosto as tropas portuguesas foram derrotadas pelos muulmanos na clebre batalha de lcacer Quibir. D. Sebastio desapareceu, pelo que pensa-se que morreu na batalha de Alccer Quibir e no deixou descendentes. O povo portugus no queria acreditar que o rei morreu e ento criou a lenda, segundo o rei voltaria montado num cavalo numa manh de nevoeiro (mito sebastianismo).

O PROBLEMA DA SUCESSO
O rei morreu sem deixar descendentes, gerando um problema de sucesso ao trono. Sucedeu-lhe um tio- av Cardeal D. Henrique, que passa a ser o rei de Portugal mas o problema de sucesso no estava resolvido pois tambm ele no tinha filhos. Assim, em 1580, quando o Cardeal D. Henrique morre, o trono fica vago Surgiram ento trs pretendentes ao trono, todos eles netos de D. Manuel I:

Pretendentes ao trono
- D. Filipe II, rei de Espanha, apoiado por: grande parte do clero e da nobreza: porque temiam perder privilgios e aspiravam novos cargos e terras alta burguesia: porque pretendia novos mercados - D. Antnio, prior do Crato, apoiado por: povo: no queriam ser governados por um rei estrangeiro e temiam que Portugal perdesse a independncia - D. Catarina, duquesa de Bragana, apoiada por: muitos nobres e elementos do clero, mas desistiram e apoiaram a candidatura Filipina

D. Antnio era apoiado pelo povo que chegou a aclam-lo rei em algumas cidades do reino. Nesta altura o rei espanhol, Filipe II, invadiu Portugal para tomar o poder. D. Antnio Prior de Crato ainda organizou um exrcito para resistir invaso espanhola, mas foi derrotado. Batalha de Alcntara: D. Antnio, apoiado pelo povo, enfrenta o exrcito de D. Filipe II mas derrotado e foge, primeiro para os Aores e depois para Inglaterra

O DOMINO FILIPINO E OS LEVANTAMENTOS POPULARES


A partir de 1580, Portugal ficou, durante 60 anos, a ser governado por reis espanhis Unio Ibrica (1580) Nas Cortes em Almeirim: D. Filipe II aclamado rei de Portugal - FILIPE I. Portugal passou a estar politicamente ligado a Espanha. Havia uma unio dinstica, porque o mesmo rei governava dois reinos. Como se tratava de dois reinos da Pennsula Ibrica, passou a haver uma Unio Ibrica.

Em 1581, Filipe I convocou os representantes do clero, da nobreza e do povo para as Cortes de Tomar. Nessas Cortes, foi intitulado como D. Filipe I, rei de Portugal, e fez vrias promessas entre as quais: manter a moeda, lngua e os costumes portugueses cargos do governo (na administrao, na justia e na poltica) de Portugal apenas para portugueses garantir que o imprio ultramarino portugus continuaria a ser governado s por portugueses. D. Filipe I cumpriu a maioria das promessas que fez mas os seus sucessores, D. Filipe II e D.Filipe III, no respeitaram as promessas feitas aos portugueses. A situao piorou quando Espanha entrou em guerras contra a Holanda, Frana e Inglaterra, e surgiram revoltas dentro do prprio pas. Estes reis no cumpriram as promessas e recrutaram tropas e barcos portugueses para combater os povos que estavam em guerra com a Espanha. Tudo isto teve consequncias para Portugal: aumento dos impostos soldados portugueses no exrcito espanhol espanhis nomeados para cargos em Portugal ataque dos inimigos de Espanha s colnias portuguesas e o rei nada fazia para proteger os portugueses. Os portugueses aperceberam-se que estavam a perder a autonomia e todas as classes passaram a querer recuperar a independncia. Surgiram ento as revoltas populares contra a domnio espanhol. A mais importante deu-se em 1637 em vora e ficou conhecida pela Revolta do Manuelinho. Esta revolta foi violentamente reprimida pelos espanhis, o que fez aumentar a revolta dos portugueses. A REVOLTA DE 1 DE DEZEMBRO DE 1640 E A GUERRA DA RESTAURAO. A Unio Ibrica, que durou 60 anos, acabou por trazer vrios prejuzos a Portugal. revolta popular juntou-se o descontentamento da nobreza em muito prejudicada neste perodo. Os Portugueses estavam descontentes com o governo de Filipe III por diversas razes: - A nobreza que apoiara a unio ibrica na esperana de conseguir mais cargos polticos, perdia estes cargos para nobres espanhis e era obrigada a lutar nas guerras de Espanha

- A burguesia via os lucros do comrcio a diminuir devido concorrncia dos Franceses, Ingleses e Holandeses, que conquistavam os territrios ultramarinos portugueses. - O povo continuava a viver com muitas dificuldades. Em Espanha as coisas estavam complicadas, o pas estava envolvido em muitas guerras, ento, os portugueses aproveitaram esta fase e organizaram uma revolta a 1 de Dezembro de 1640. Esta revolta foi liderada por alguns nobres e apoiada por D. Joo, Duque de Bragana. Aproveitaram o enfraquecimento da Espanha e a ausncia do rei em Portugal para organizar uma conspirao e matar a vice-rei de Portugal, a duquesa de Mntua. Bem sucedidos, aclamaram a Restaurao da Independncia de Portugal.

Alguns dias depois reuniram-se as Cortes em Lisboa com a presena do clero, nobreza e o povo e D. Joo, duque de Bragana, aclamado rei de Portugal com o ttulo de D. Joo IV. A independncia foi recuperada, mas D. Joo IV sabia que Espanha no ia aceitar a derrota, pelo que o pas se preparou para uma guerra. Foram construdas fortalezas junto fronteira e o exrcito foi equipado. A Guerra da Restaurao prolongou-se por 28 anos. D. Joo IV procurou organizar o exrcito, fabricou armas e fortalezas junto s fronteiras com Espanha. Durante 28 anos Portugal esteve em guerra com Espanha, que s terminou com o Tratado de Madrid, tratado de paz assinado em 1668. Em 1668 Espanha reconheceu a independncia de Portugal e foi assinado o tratado de paz. Esta guerra provocou problemas econmicos a Portugal e s no sc XVIII iria haver prosperidade.

Anda mungkin juga menyukai