Anda di halaman 1dari 280

POSICIONAMENTO

Alexandre Kuster. Adelson Xavier. Tecnlogos em radiologia

TERMOS ANATMICOS
Posio anatmica: O indivduo deve estar em posio ereta (posio ortosttica ou bpede),com a face voltada para frente, braos aduzidos, palmas das mos para frente e membros inferiores unidos, com os ps virados para frente.

Plano de corte coronal: Plano longitudinal delimitando em anterior e posterior. Plano de corte sagital: Plano que delimita lado esquerdo e direito. Plano transversal, horizontal ou axial: plano que delimita parte superior e inferior.

Plano superfcie dorsal ou posterior: com o indivduo em posio anatmica, engloba toda a regio das costas e dos glteos, incluindo a regio da planta dos ps.

Plano superfcie ventral ou anterior: com o indivduo em posio anatmica, engloba toda a regio em que se encontram os mamilos e o umbigo, incluindo a regio dorsal dos ps.

Termos de Posicionamento Relacionados aos Movimentos


Flexo: Ao fletir ou dobrar uma articulao, o ngulo entre as partes diminudo. Extenso: Ao estender ou retificar uma articulao, o angulo entre as partes aumentado. A extenso a mudana de uma posio ftida para uma posio reta.

Abduo; Um movimento de afastamento do brao ou da perna em relao ao corpo, sendo este um movimento lateral.
7

Aduo: Um movimento de aproximao do brao ou da perna em relao ao corpo, sendo este um movimento lateral.
8

Flexo: Ao fletir ou dobrar uma articulao, o ngulo entre as partes diminudo. Extenso: Ao estender ou retificar uma articulao, o angulo entre as partes aumentado.

Hiperextenso: Extenso de uma articulao alem da posio reta ou neutra. Hiperflexo: Flexo de uma articulao alem da posio reta ou neutra.

10

Rotao Medial (interna): Uma rotao de uma parte do corpo, deslocando a face anterior da parte para dentro ou em direo ao Plano Mdio Sagital (PMS).

11

Rotao Lateral (externa): Uma rotao de uma parte do corpo, deslocando a face anterior da parte para fora ou afastando-se do Plano Mdio Sagital (PMS).

12

Flexo Ulnar do Punho: Posio especifica para ossos do carpo (escafide). Diminuir o Angulo entre a mo e a face medial e distal ulnar do antebrao.

13

Flexo Radial do Punho: Posio especifica para ossos do carpo (escafide). Diminuir o Angulo entre a mo e a face lateral e distal do radio do antebrao.

14

Supinao: Um movimento de rotao da mo para a posio anatmica. Este movimento roda o radio do antebrao, lateralmente ao longo de seu eixo longitudinal.

15

Pronao: Um movimento de rotao da mo para a posio oposta a posio anatmica. Este movimento roda o radio do antebrao, medialmente ao longo de seu eixo longitudinal.
16

Elevao: Uma elevao, levantamento ou movimento de uma parte para cima. Depresso: Abaixar ou movimentar uma parte para baixo. Um exemplo a elevao do ombro.
17

POSICIONAMENTO
Corresponde posio do paciente, ou regio anatmica do corpo, em relao ao filme radiogrfico (anteparo) para a obteno de determinada incidncia.

18

Anterior
Plano frontal (coronal) paralelo ao filme radiogrfico (anteparo), com a regio anterior mais prxima deste.

19

Posterior
Plano frontal (coronal) paralelo ao filme radiogrfico (anteparo), com a regio posterior mais prxima deste.

20

Perfil direito - PD
Plano sagital paralelo ao filme radiogrfico (anteparo) (paciente de lado), com o lado direito mais prximo deste.
21

Perfil esquerdo - PE
Plano sagital paralelo ao filme radiogrfico (anteparo) (paciente de lado), com o lado esquerdo mais prximo deste.
22

Perfil interno (ou medial) - Pint


Plano sagital paralelo ao filme radiogrfico (anteparo). em perfil (de lado), com a regio interna (ou medial) mais prxima deste.
23

Perfil externo (ou lateral) - PExt


Plano sagital paralelo ao filme radiogrfico (anteparo), em perfil (de lado), com a regio externa (ou lateral) mais prxima deste.

24

Decbito
Decbito dorsal: Paciente deitado sobre a regio posterior, com esta mais prxima do filme.

25

Decbito
Decbito ventral: Paciente deitado sobre a regio anterior, com esta mais prxima do filme.

26

Decbito lateral direito - DLD


Paciente deitado sobre o lado direito, com este mais prxima do filme.

27

Decbito lateral esquerdo - DLE


Paciente deitado sobre o lado esquerdo, com este mais prxima do filme.

28

Oblqua anterior direita - OAD


Plano frontal (coronal) encontra-se obliquado em relao ao filme radiogrfico (anteparo), com a regio anterior direita mais prxima deste.

29

Oblqua anterior esquerda - OAE


Plano frontal (coronal) encontra-se obliquado em relao ao filme radiogrfico (anteparo), com a regio anterior esquerda mais prxima deste.
30

Oblqua posterior direita - OPD


plano frontal (coronal) encontra-se obliquado em relao ao filme radiogrfico (anteparo), com a regio posterior direita mais prxima deste.

31

Oblqua posterior esquerda - OPE


Plano frontal (coronal) encontra-se obliquado em relao ao filme radiogrfico (anteparo), com a regio posterior esquerda mais prxima deste.

32

Oblqua anterior interna - OAint


Plano frontal (coronal) encontra-se obliquado em relao ao filme radiogrfico (anteparo). Regio do corpo a ser examinado em posio oblqua com a parte anterior interna (ou medial) mais prxima ao filme (anteparo).
33

Oblqua anterior externa - OAExt


Plano frontal (coronal) encontra-se obliquado em relao ao filme radiogrfico (anteparo). Regio do corpo a ser examinada em posio oblqua com a parte anterior externa (ou lateral) mais prxima ao filme (anteparo).
34

Oblqua posterior interna - OPInt


Plano frontal (coronal) encontra-se obliquado em relao ao filme radiogrfico (anteparo). Regio do corpo a ser examinado em posio oblqua com a parte posterior interna (ou medial) mais prxima ao filme (anteparo) .
35

Oblqua posterior externa - OPExt


Plano frontal (coronal) encontra-se obliquado em relao ao filme radiogrfico (anteparo). Regio do corpo a ser examinado em posio oblqua com a parte posterior externa (ou lateral) mais prxima ao filme (anteparo) .

36

Posio de Trendelenburg .
Posio de decbito dorsal, com o plano do corpo inclinado de forma que a cabea fique mais baixa que os ps.

37

Fowler: Uma posio de decbito com plano do corpo inclinado de forma que a cabea fique mais alta do que os ps.

38

pico lordtica
uma posio especfica para a demonstrao dos pices pulmonares (sem a superposio das clavculas) e do lobo mdio do pulmo. Partindo da posio posterior do trax, o paciente faz uma lordose forada da coluna lombar, afastando o corpo e encostando apenas o pice do trax no bucky vertical.
39

INCIDNCIA OU PROJEO
Incidncia corresponde relao entre o posicionamento do paciente e a incidncia do raio central RC do feixe de radiao. Descreve a direo do feixe de raios X.

40

Tipos de incidncia
Incidncias de rotina: Correspondem ao nmero mnimo de incidncias necessrias para o estudo de uma determinada regio anatmica do corpo humano. Incidncias complementares: So incidncias que podem ser acrescentadas s incidncias de rotina para esclarecer uma hiptese diagnstica. Incidncias panormicas: So incidncias que resultam em radiografias da totalidade da regio anatmica em estudo. Incidncias localizadas: So incidncias complementares que resultam em radiografias de parte de uma regio anatmica do corpo que, pela grande colimao, produzem uma imagem com mais detalhe.

41

Descrio de algumas incidncias


ntero-posterior (AP): Com o paciente na posio posterior, o raio central (RC) incide paralelo ao plano sagital, entrando pela regio anterior. Pstero-anterior (PA): Com o paciente na posio anterior, o raio central (RC) incide paralelo ao plano sagital, entrando pela regio posterior. Perfil mdio-lateral: Com o paciente posicionado com a regio em perfil lateral (externo), o raio central (RC) incide paralelo ao plano frontal (coronal), entrando pelo lado medial. Oblquas pstero-anteriores: Com o paciente posicionado em oblqua anterior, o raio central (RC) incide oblquo ao plano sagital e ao plano frontal (coronal), entrando pela regio posterior.
42

Descrio de algumas incidncias


Oblquas ntero-posteriores: Com o paciente posicionado em oblqua posterior, o raio central (RC) incide oblquo ao plano sagital e ao plano frontal (coronal), entrando pela regio anterior. Axial: O raio central (RC) incide perpendicular ao plano transversal (horizontal). Tangencial: O raio central (R C) tangencia a estrutura a ser examinada. Raios horizontais: O raio central (RC) paralelo ao plano do cho. So utilizados na posio de decbito lateral (direito ou esquerdo), resultando nas incidncias. em decbito lateral (direito ou esquerdo) em ntero-posterior ou pstero-anterior e, na posio em decbito dorsal, resultando nas incidncias em perfil com raios horizontais. Ceflica: tambm denominada cranial ou superior. O raio central (RC) incide obliquamente no sentido ceflico (ou superior) do corpo. Podlica: tambm denominada caudal ou inferior. O raio central (RC) incide obliquamente no sentido podlico (ou inferior) do corpo.
43

IDENTIFICAO DAS RADIOGRAFIAS


A identificao dever estar impressa e legvel na radiografia, sem superpor estruturas importantes do exame radiogrfico. Pode ser feita usando-se um numerador alfa numrico, ou cmaras identificadoras. Deve ser evitada a identificao escrita (com caneta) ou com etiqueta colada diretamente na radiografia.
44

O numerador alfa numrico


o mais comum e feito de uma base de acrlico ou alumnio, com as letras e nmeros em chumbo. Possui duas faces - uma anterior, que quando voltada para o operador (tcnico, tecnlogo ou mdico) permite a leitura dos dados nela contidos, e uma posterior e quatro bordas - uma superior, uma inferior e duas laterais

45

cmaras identificadoras
As cmaras identificadoras fotografam os dados do paciente, escritos (ou impressos) em um pedao de papel,no filme radiogrfico, atravs de um chassi com janela. Possuem a vantagem de se poder colocar um grande nmero de dados na identificao e a grande desvantagem de, em alguns casos, no permitir o correto posicionamento da identificao na radiografia devido posio fixa da janela no chassi.

46

Dados da identificao radiogrfica.


A identificao de uma radiografia deve conter, no mnimo,os seguintes dados: Nome ou logotipo da instituio onde foi realizado o exame; Data (dia/ms/ano) da realizao do exame; Iniciais do paciente; Nmero de registro do exame no Servio de Radiologia.
47

OBS
Nos exames de estruturas pares do corpo (mos,ps, joelhos etc.), deve ser acrescentada obrigatoriamente identificao a letra "D", quando a estrutura examinada for do lado direito, e, quando a estrutura examinada for do lado esquerdo, a letra "E". Uma numerao seqencial ou o tempo devem ser acrescentados identificao nos exames seriados.
48

Exames realizados no leito


Nos exames realizados no leito, devem ser acrescentadas a localizao do paciente e a hora da realizao do exame. Exemplo: Quarto 11 23:30h = Qll 2330. Enfermaria 3A 11:30h = E3A 11 30 etc.

49

Posicionamento da identificao na radiografia


A identificao deve estar sempre posicionada na radiografia em correspondncia com o lado direito do paciente. Uma radiografia ao ser analisada deve estar com a identificao legvel e posicionada de maneira que corresponda ao paciente em posio anatmica de frente para o observador, ou seja, a identificao da radiografia deve sempre estar legvel e esquerda do observador, com a borda superior em correspondncia com a extremidade superior da regio a ser radiografada, exceto para as extremidades (mos/ carpos e ps). Para tal, o numerador deve ser colocado no chassi obedecendo ao mesmo posicionamento do paciente.
50

o posicionamento da identificao na radiografia deve obedecer seguinte regra:

51

O numerador deve ser posicionado com a sua face anterior em contato com o chassi (a face posterior do numerador fica voltada para o paciente);

Com o paciente na posio pstero-anterior (PA)

52

Com o paciente na posio nteroposterior(AP)

O numerador deve ser posicionado com a sua face posterior em contato com o chassi (a face anterior fica voltada para o paciente).

53

Com o paciente em perfil esquerdo (PE)


O numerador deve ser posicionado em correspondncia com a regio anterior do corpo e sua face anterior em contato com o chassi (a face posterior fica voltada para o paciente), seguindo a mesma orientao do posicionamento em psteroanterior (PA);
54

Com o paciente em perfil direito (PD)


O numerador deve ser posicionado em correspondncia com a regio posterior do corpo, e sua face anterior em contato com o chassi (a face posterior fica voltada para o paciente), seguindo a mesma orientao do posicionamento em ntero-posterior (AP);
55

Nas oblquas posteriores


O numerador deve ser posicionado no chassi de maneira semelhante ao posicionamento em ntero-posterior (AP).

56

Nas oblquas anteriores


O numerador deve ser posicionado no chassi de maneira semelhante ao posicionamento pstero-anterior (PA)

57

EXCEO A ESSA REGRA


As radiografias das extremidades (mos/ carpos e ps) constituem exceo a essa regra e devem ser posicionadas para anlise com os dedos voltados para cima, e o numerador posicionado do lado direito da regio anatmica em estudo, com a sua borda inferior em correspondncia com a extremidade distal dessa regio.
58

Mo/carpo direitos em psteroanterior (PA)


Numerador deve ser posicionado em correspondncia com o 1 dedo da mo, com a sua face posterior em contato com o chassi (a face anterior fica voltada para o paciente).
59

Mo/carpo esquerdos em psteroanterior(PA)


Numerador deve ser posicionado em correspondncia com o 5 dedo da mo, com sua face posterior em contato com o chassi (a face anterior fica voltada para o paciente).

60

Mo/carpo direitos em nteroposterior (AP)


Numerador deve ser posicionado em correspondncia com o 1 dedo da mo, com a sua face anterior em contato com o chassi (a face posterior fica voltada para o paciente).
61

Mo/carpo esquerdos em nteroposterior(AP)


Numerador deve ser posicionado em correspondncia com o 5 dedo da mo, com a sua face anterior em contato com o chassi (a face posterior fica voltada para o paciente).

62

P direito em ntero-posterior (AP)


Numerador deve ser posicionado em correspondncia com o 5 dedo do p, com a sua face anterior em contato com o chassi (face posterior fica voltada para o paciente)
63

P esquerdo em ntero-posterior (AP)


Numerador deve ser posicionado em correspondncia com o 1 dedo do p, com a sua face anterior em contato com o chassi (face posterior fica voltada para o paciente).
64

O posicionamento da identificao na radiografia deve tambm obedecer seguinte regra: Paciente em p: A identificao dever estar na parte superior do chassi; Paciente deitado: A identificao dever estar na parte inferior do chassi. Paciente sentado: A identificao dever estar nomeio do chassi.

65

TRAX
Incidncias bsicas: PA e perfil foram as duas incidncias bsicas mais comuns segui-das por AP em decbito dorsal. Incidncias/posies especiais: As incidncias/posies especiais mais comuns foram, em ordem de preferncia, pico-Iordtica, decbito lateral, oblquas anteriores e oblquas posteriores. Incidncias Bsicas (de Rotina) e Especiais: Certas incidncias bsicas e especiais para o trax so demonstradas e descritas como procedimentos bsicos e especiais ou procedimentos padronizados dos servios de radiologia pelos quais todos os estudantes para tcnico em radiologia devem se guiar.

INCIDNCIAS ESPECIAIS As incidncias especiais so as mais comumente realizadas como incidncias extras ou adicionais para melhor demonstrar certas condies patolgicas ou partes especficas do corpo, ou quando o paciente no capaz de cooperar totalmente.
66

INCIDENCIA PA: TRAX


Posio do Paciente: Paciente na posio ortosttica, com os ps um pouco afastados, peso igualmente distribudo sobre os dois ps. Queixo elevado, apoiado contra o BUCKY .Mos sobre a poro inferior dos quadris, e cotovelos parcialmente flexionados. Ombros rodados para a frente contra o porta-filme. Raio Central: RC perpendicular ao bucky e centralizado com o plano medio-sagital, ao nvel de T7 (18 a 20 cm abaixo da vrtebra proeminente ou at o ngulo inferior da escpula). DFoFi de 180 cm. Colimao Colimar os quatro lados para a rea dos campos pulmonares. (A borda superior do campo iluminado deve estar ao nvel da vrtebra proeminente, e as bordas laterais, nas margens externas da pele.) Respirao A exposio feita com o paciente em apneia inspiratria.

67

POSIO LATERAL (PERFIL): TRAX


Posio do Paciente: Paciente na posio ortosttica, com o lado esquerdo contra o chassi, a menos que O problema do paciente seja do lado direito. O peso deve estar bem distribudo sobre os dois ps. Os braos elevados acima da cabea com o queixo levantado. plano coronal perpendicular, e o plano sagital paralelo ao chassi. Observao 1: Abaixar o RC e o chassi ligeiramente em relao incidncia PA. Raio Central: Em horizontal perpendicular, direcionado para a regio mdia do trax, ao nvel de T7. DFoFi : 180 cm. Colimao Colimar os quatro lados dos campos pulmonares (borda superior do campo iluminado ao nvel da vrtebra proeminente). Respirao: A exposio feita com o paciente realizando apneia inspiratria.
68

ESPECIAL Decbito dorsal ou semi-ortosttica AP


Posio do Paciente: Paciente em decbito dorsal na maca; se possvel, a cabeceira da maca ou do leito deve ser elevada at que o tronco assuma uma posio semi-ortosttica. Os ombros do paciente devem ser levados para a frente mediante rotao medial ou interna dos braos. Posio da Parte: Posicionar o chassi sob ou atrs do paciente, alinhar o centro do chassi com o RC (parte superior do chassi cerca de 4 a 5 cm acima dos ombros). Centralizar o paciente com o RC e com o chassi; o tcnico deve se posicionar prximo ao tubo e observar o paciente do alto, para verificar se os alinhamentos esto corretos. Raio Central: RC angulado caudalmente para ficar perpendicular ao eixo longo do esterno ( necessrio um ngulo caudal de 15, de modo a evitar que as clavculas obscuream os pices) RC ao nvel de T7, 8 a 10 cm abaixo da incisura jugular DFoFi: mnimo de 100 cm para o decbito dorsal (Sempre indicar a OFoFi usada) Respirao: A exposio feita com o paciente realizando apneia inspiraqtria..
69

ESPECIAL Decbito lateral AP (HJELM LAURELL)


Posio do Paciente: Prancha cardaca na maca ou almofada radio transparente sob o paciente. Paciente deitado sobre o lado direito (decbito lateral direito) e sobre o lado esquerdo (decbito lateral esquerdo) O queixo e ambos os braos do paciente elevados acima da cabea; regio dorsal do paciente mantida firme-mente contra o chassi; a maca estabilizada com segurana, travesseiro sob a cabea do paciente. Joelhos ligeiramente flexionados e plano coronal paralelo ao chassi sem rotao do corpo Posio da Parte: Ajustar a altura do chassi para centralizalo com o trax. Ajustar o paciente e a maca para centralizar o plano medio-sagital e T7 com o RC (parte superior do chassi cerca de 2,5 cm acima da vrtebra proeminente). Raio Central: RC horizontal, direcionado para o centro do chassi, ao nvel de T7, 8 a 10 cm abaixo do nvel da incisura jugular. Um feixe horizontal tem de ser usado para mostrar nvel hidroareos ou pneumotrax DFoFi: 180 cm. Respirao: A exposio feita com o paciente realizando apneia inspiratria.
70

ESPECIAL AP- Iordtica- Fleischner


Posio do Paciente: Paciente de p cerca de 30 cm distante do chassi, de costas, reclinando-se para trs, de modo a encostar os ombros, o pescoo e a regio posterior da cabea contra o chassi.As duas mos do paciente devem ser apoiadas nos quadris, com as regies palmares voltadas para fora; os ombros devem ser rodados para a frente. Posio da Parte: Centralizar o plano mdio sagital com o RC e com a linha central do bucky. A parte superior do chassi deve estar cerca de 7 a 8 cm acima dos ombros no paciente de porte mdio. Raio Central: RC perpendicular ao chassi, centralizado com a poro mdia do esterno 9cm ou 3 a 4 polegadas abaixo da incisura jugular) DFoFi de 180 cm. Respirao: A exposio feita com o paciente realizando apneia inspiraqtria.. Exceo: Se o paciente estiver fraco e instvel e/ou no for capaz de assumir a posio lordtica, obtm-se uma incidncia semi-axial AP com o paciente em posio ortosttica ou em decbito dorsal, Os ombros devem ser rodados para a frente e os braos na mesma posio da incidncia lordrtica. O RC direcionado 15 a 20 no sentido ceflico, para a poro mdia do esterno.

71

POSIAO OBLQUIAS ANTERIORES OAD e OAE


Posio do Paciente: Paciente na posio ortosttica, rodada a 45, com a poro anterior do ombro esquerdo ou direita contra o chassi para a OAE e OAD. Os braos do paciente flexionados o mais prximo possvel do chassi, com a mo colocada sobre o quadril e espalmada para fora Brao oposto elevado de modo a no obscurecer os campos pulmonares, repousando a mo sobre a cabea para apoio, mantendo os braos levantados o mais alto possvel. Centralizar o paciente com o RC e com o chassi, colocando a parte superior do chassi cerca de 2,5 cm acima da vrtebra proeminente. Raio Central: RC perpendicular, direcionado ao nvel de T7 (18 a 20 cm abaixo do nvel da vrtebra proeminente). DFoFi: de 180 cm. Respirao A exposio feita com o paciente realizando apneia inspiraqtria..
72

POSIAO OBLQUIAS ANTERIORES OAD e OAE


Observaes: Para as oblquas anteriores, o lado de interesse geralmente o lado mais afastado do chassi. Portanto, a OAD visualizar melhor o pulmo esquerdo. Certas posies para exames do corao demandam uma OAE com aumento na rotao para 60. Uma rotao menor (15 a 20) pode ser valiosa para melhor visualizar as vrias reas de ambos os pulmes na investigao de possveis doenas pulmonares.

73

POSIAO OBLQUIAS POSTERIORES OPD e OPE


Posio do Paciente (Ortosttica): Paciente em posio ortosttica, rodado a 45, com a regio posterior do ombro direito ou esquerdo contra o chassi para a OPD ou OPE, a 45. Brao o mais prximo possvel do chassi, elevado, e a cabea apoiada; o outro brao colocado sobre o quadril com a regio palmar para fora .Paciente olhando reto frente Posio de Decbito: Se o paciente no puder se levantar ou sentar, realizar as incidncias oblquas posteriores na mesa. Colocar apoios sob a cabea e sob o quadril e o ombro elevados. Posio da Parte : Parte superior do chassi cerca de 2 cm (1 polegada) acima da vrtebra proeminente, ou cerca de 12 cm acima do nvel da incisura jugular. (5 cm acima dos ombros) Centralizar o trax com o RC e com o chassi Raio Central: RC perpendicular, ao nvel de T7 . DFoFi: de 180 cm. Respirao A exposio feita com o paciente realizando apneia inspiraqtria.. Observao: As oblquas posteriores visualizam melhor o lado mais prximo ao chassi. As posies posteriores mostram a mesma anatomia que o seu oposto, as oblquas anteriores. Assim, a posio OPE corresponde a OAD, e a OPD corresponde a OAE.
74

POSIAO LATERAL (PERFIL) : VIAS RESPIRATORIAS ALTAS.


Posio do Paciente: Ereto, se possvel, sentado ou em p, na posio de perfil (pode ser realizada em perfil direito ou esquerdo e pode ser obtida em decbito no tampo da mesa, se necessrio) Posio da Parte: Posicionar o paciente de modo a centralizar as vias respiratrias altas com o RC e com o centro do chassi.Rodar os ombros posteriormente com os braos pendentes, prendendo as mo atrs do dorso. Elevar o queixo ligeiramente e pedir para o paciente olhar reto frente. Ajustar a altura do chassi, de modo a colocar a parte superior do chassi no nvel do meato auditivo externo (MAE), que a abertura do canal auricular externo. Raio Central: RC perpendicular ao centro do chassi ao nvel de C6 ou C7, a meio caminho entre a proeminncia larngea da cartilagem tireidea e a incisura jugular. DFoFi: de 180 cm Respirao: A exposio feita durante uma inspirao lenta e profunda para garantir o enchimento da traquia e da laringe com ar.

75

INCIDENCIA AP : VIAS RESPIRATORIAS ALTAS


Posio do Paciente: Ortosttica, se possvel, sentado ou em p, com a parte posterior da cabea e os dos ombros contra o chassi (pode ser realizada em decbito, se necessrio). Posio da Parte: Alinhar o plano mediossagital com o RC e com a linha mdia da grade ou da mesa.Elevar o queixo de modo que a linha acantomeatal esteja perpendicular ao bucky (a linha do acanto ou rea diretamente abaixo do nariz e do MAE); o paciente deve olhar diretamente para a frente. Ajustar a altura do chassi, de modo a colocar a sua parte superior 3 a 4 cm abaixo do MAE. Raio Central: RC perpendicular ao centro do chassi ao nvel de T1 - T2, cerca de 2,5 cm acima da incisura jugular DFoFi: 100 cm. Respirao: A exposio feita durante uma inspirao lenta e profunda para garantir o enchimento da traquia e das vias respiratrias altas com ar.

76

Posicionamento Radiolgico Caixa Torcica


Esterno OAD
Realizamos a OAD ( posio de nadador) para projetarmos o osso esterno no Hemi-trax direito. Paciente em obliqidade de 15 a 20 de acordo com o volume torcico. RC perpendicular a superfcie de exame, penetrando na regio dorsal ao nvel do ponto mdio do externo ( incisura jugular e apndice xifide ). Manter o processo respiratrio normal, produzindo o fluocintco.

15

77 20

Posicionamento Radiolgico Caixa Torcica

78

Posicionamento Radiolgico Caixa Torcica


Esterno Lateral
Paciente em ortosttica Projetar os ombros para trs, deixando o esterno proeminente. Raio central perpendicular a superfcie de exame, penetrando ao nvel do ponto mdio do esterno. Suspender a respirao em inspirao . DFoFi = 150/180 cm

79

Posicionamento Radiolgico Caixa Torcica

80

Posicionamento Radiolgico Caixa Torcica


Articulao esterno-clavicular PA
Paciente em decbito ventral, com apoio para a cabea e braos abduzidos ( 90 com o corpo ), para estabilizar a caixa torcica. RC perpendicular, centralizado ao nvel de T2-T3, aproximadamente 7 cm abaixo da vrtebra proeminente. Prender a respirao na expirao para uma densidade mais uniforme.

81

Posicionamento Radiolgico Caixa Torcica


Esterno OAD e OAE Realizamos a OAD e OAE, para cada articulao, ( posio de nadador) para projetarmos o osso esterno no Hemi-trax. Paciente em obliqidade de 15 a 20 de acordo com o volume torcico. RC perpendicular, centralizado ao nvel de T2-T3, aproximadamente 7 cm abaixo da vrtebra proeminente. Prender a respirao na expirao para uma densidade mais uniforme.

82

Posicionamento Radiolgico Caixa Torcica


Costelas Posteriores AP / costelas anteriores PA Costelas projetadas acima do diafragma
Paciente em ortosttica, projetando os ombros para frente, retirando as escpulas da regio do centro mdio da caixa torcica.

Costelas projetadas abaixo do diafragma


Paciente em decbito dorsal/ventral, colocando os membros superiores alinhados ao longo do corpo.

83

Posicionamento Radiolgico Caixa Torcica


Rc perpendicular a superfcie de exame, centralizado no ponto mdio entre a coluna vertebral e a margem lateral da caixa torcica. Costelas AP/PA acima do diafragma.
RC perpendicular a superfcie de exame, penetrando de 8 a 10 cm abaixo da incisura jugular ( T7 ). Paciente em apnia inspiratria.

Costelas PA/AP abaixo do diafragma.


RC perpendicular penetrando no ponto mdio entre o apndice xifide e a ultima costela ( apox. crista ilaca ). Paciente em apnia expiratria.
84

Posicionamento Radiolgico Caixa Torcica

85

Posicionamento Radiolgico Caixa Torcica

86

Posicionamento Radiolgico Caixa Torcica


Costelas em OA / OP

Paciente em ortosttica ou decbito, com obliqidade de 45. Abduzir ligeiramente os braos, afastando do corpo, para no superpor a caixa torcica. Observar que: OA lado afetado mais afastado do filme, ou seja, para estudar as costelas esquerda, devemos realizar a OAD. OP lado afetado mais prximo do filme, ou seja, para estudar as costelas esquerda, devemos realizar a OPE.

87

Posicionamento Radiolgico Caixa Torcica

OPE ACIMA DO DIAFRAGMA

OPE ABAIXO DO DIAFRAGMA


88

ESTUDO RADIOLGICO DO ABDOME


MARCOS TOPOGRFICOS So sete (07) os marcos topogrficos para posicionamento do abdome ou para localizao de rgos no abdome. 1- Ponta do processo xifide (nvel de T9-T10). 2- Margem costal inferior (nvel de L2-L3). 3- Crista ilaca (nvel de L4L5). 4- Espinha ilaca nterosuperior (EIAS). 5- Trocanter maior. 6- Snfise pbica. 7-Tuberosidades isquiticas.
89

ESTUDO RADIOLGICO DO ABDOME


REGIES ABDOMINAIS
1- Hipocndrio direito. 2- Epigstrio. 3- Hipocndrio esquerdo. 4- Flanco (lombar) direito. 5- Mesogstrio (umbilical). 6- Flanco (lombar) esquerdo. 7- Inguinal (ilaca) direita.

8- Pbica (hipogstrio).
9- Inguinal (ilaca) esquerda).

ESTUDO RADIOLGICO DO ABDOME


REGIES ABDOMINAIS
A cavidade abdominoplvica dividida em quatro (04) quadrantes.

QSD
Fgado Vescula Biliar Flexura clica direita (heptica) Duodeno Cabea do pncreas Rim direito Glndula supra-renal direita

QSE
Bao Estmago Flexura clica esquerda (esplnica) Cauda do pncreas Rim esquerdo Glndula supra-renal esquerda

QID
Clon ascendente Apndice (vermiforme) Ceco

QIE
Clon descendente Clon sigmide 2/3 do jejuno

2/3 do leo Vlvula ileocecal

INTRUES RESPIRATRIAS
Um dos fatores bsicos na boa radiografia abdominal a ausncia de movimento (pode ser voluntrio ou involuntrio). Para evitarmos isso devemos empregar sempre o menor tempo de exposio possvel. Uma segunda forma de evitar o movimento voluntrio pelo fornecimento de instrues respiratrias cuidadosas ao paciente. A maioria das radiografias abdominais feita em expirao (o paciente instrudo a inspirar profundamente e em seguida expirar totalmente e prender a respirao. As radiografias de abdome so obtidas em expirao, com o diafragma em uma posio superior para visualizar melhor as estruturas abdominais.

FATORES DE EXPOSIO
Os principais fatores de exposio para as radiografias de abdome so as seguintes: 1- KvP mdia (70-80). 2- Pequeno tempo de exposio. 3- mAs adequado para a densidade suficiente.

92

ESTUDO RADIOLGICO DO ABDOME


BSICAS: AP em decbito dorsal. ESPECIAIS: 1- Decbito ventral (PA). 2- AP ortosttico. 3- Decbito lateral (direito ou esquerdo) em AP. 4- Decbito dorsal lateral (direito ou esquerdo). 5- Decbito lateral (direito ou esquerdo). ROTINA DE ABDOME AGUDO: 1- PA DE TRAX. 2- AP ORTOSTTICO DE ABDOME. 3- AP EM DECBITO DORSAL DE ABDOME.
93

AP (EM DECBITO DORSAL - SIMPLES)


Paciente em DD com o PMS centralizado na LCM e/ou chassi. Braos colocados ao lado do paciente, afastados do corpo. Pernas estendidas com apoio sobre os joelhos, se for mais confortvel. Centro do filme ao nvel das cristas ilacas, com a margem inferior na snfise pbica. Sem rotao da pelve ou dos ombros. RC perpendicular ao filme e direcionado para este (ao nvel da crista ilaca). DFoFi: 100 cm. Exposio feita ao final da expirao (permita cerca de 1 segundo de atraso depois da expirao para que cessem os movimentos involuntrios do intestino).
94

PA (EM DECBITO VENTRAL - ESPECIAL)


Paciente em DV com o PMS do corpo centralizado na linha mdia da mesa e/ou do filme. Pernas esticadas e braos para cima da cabea. Centro do filme na crista ilaca. RC perpendicular ao centro do filme e direcionado ao nvel da crista ilaca. DFoFi: 100 cm. OBS: incidncia menos desejvel que a AP se os rins so de interesse primrio devido ao aumento da DOF. Exposio feita ao final da expirao.
95

AP ORTOSTTICA (ESPECIAL)
Paciente de p, pernas um pouco afastadas, dorso contra a mesa ou grade. Braos ao lado do corpo e afastados. Ajustar a altura do filme para que o centro deste esteja cerca de 5 cm acima da crista ilaca (para incluir o diafragma), que, para um paciente de porte mdio, vai estar situado no topo do filme aproximadamente ao nvel da axila. RC horizontal, no centro do filme. DFoFi: 100 cm. OBS: paciente deve permanecer em posio ortosttica durante pelo menos 5 minutos, mas 10 a 20 minutos so preferveis, se possvel, antes da exposio para visualizao de pequenos volumes de ar intraperitoneal. Se o paciente estiver muito fraco para manter uma posio ortosttica, deve ser feita uma incidncia em decbito lateral. A exposio deve ser feita ao final da expirao
96

DECBITO LATERAL AP (ESPECIAL)


Paciente deitado de lado sobre almofada radiotransparente, dorso firmemente contra a mesa ou grade vertical. Joelhos parcialmente fletidos, um sobre o outro para estabilizar o paciente. Braos para cima, perto da cabea. RC cerca de 5 cm acima do nvel das cristas ilacas e a margem proximal do chassi vai estar aproximadamente ao nvel da axila. Ajustar a altura do chassi para centralizar o PMS do paciente no centro do filme, mas assegurar que o lado superior do abdome esteja claramente includo no filme. RC horizontal, direcionado para o centro do filme a pelo menos 5 cm acima do nvel da crista ilaca (para incluir o diafragma). DFoFi:100 cm. A exposio deve ser feita ao final da expirao. OBS: o paciente deve ficar em decbito lateral por um mnimo de 5 minutos antes da radiografia (para permitir a subida do ar ou o acmulo anormal de lquidos); 10 a 20 minutos so preferveis, se possvel, para melhor demonstrar pequenos volumes de ar intraperitoneal. A radiografia em DLE visualiza melhor o ar livre intraperitoneal na rea do fgado no abdome superior direito longe da bolha gstrica (ESTMAGO).

97

DECBITO DORSAL LATERAL DIREITO OU ESQUERDO (ESPECIAL)


Paciente em DD sobre almofada, lado contra a mesa ou grade vertical. Ajustar a altura do filme para alinhar o plano medio coronal linha central do filme. RC horizontal, no centro do filme, 5 cm acima da crista ilaca no PMC. DFoFi: 100 cm. OBS: pode ser feita como lateral direita ou esquerda, indicando-se o lado que est mais prximo do filme.
98

PERFIL (LATERAL - ESPECIAL)


Paciente em DL reclinado (sobre o lado direito ou esquerdo). Cotovelos fletidos, braos para cima, joelhos e quadril, parcialmente fletidos. Alinhar o PMC para o RC e LCM. RC perpendicular ao filme, centrado cerca de 5 cm acima do nvel da crista ilaca para o PMC. DFoFi: 100 cm.
99

ROTINA DE ABDOME AGUDO (RAA)


Exame constitudo de 03 (trs) incidncias:

1- AP Decbito Dorsal; 2- Abdome Ortosttico (ou em Decbito Lateral); 3- PA do trax.


OBSERVAES: 1- Lembre-se de fazer as imagens em posio ortosttica se o paciente chegar ao departamento em posio ereta. 2- O decbito lateral esquerdo substitui a posio ortosttica se o paciente estiver muito enfermo e se o paciente tambm no conseguir manter a posio em decbito lateral, devemos ento realizar o decbito dorsal lateral direito e/ou esquerdo. 3- A incidncia PA do trax em ortostase ou AP do abdome em ortostase visualiza melhor ar livre sob o diafragma. 4- O paciente deve estar em posio ortosttica ou de lado para a radiografia em decbito, por no mnimo 5 minutos antes da exposio, sendo preferveis 10 a 20 minutos para mostrar pequenos volumes de ar intraperitoneal. 5- Todas estas incidncias j foram descritas anteriormente.
100

ROTINA DE ABDOME AGUDO (RAA)

INDICAES CLNICAS DA ROTINA DE ABDOME AGUDO (RAA)


1. leo paraltico (obstruo no-mecnica do intestino delgado) ou leo mecnico (obstruo do intestino por hrnia, bridas etc.). 2. Ascite (acmulo anormal de lquido no abdome).
3.Perfurao de vscera oca (como intestino e estmago, evidentes por ar intraperitoneal livre). 4. Massa intra-abdominal (neoplasias, benignas ou malignas).

5. Ps-operatrio (cirurgia abdominal).


102

MEMBROS SUPERIORES

CONSIDERAES DE EXAMES
POSIO: Os exames so realizados com o paciente sentado extremidade da mesa, para a cintura escapular em posio ortosttica ou em decbito dorsal. DISTNCIA: DFOFI = 100 cm. PROTEO RADIOLGICA: Sempre usar escudo sobre a regio plvica em exames de membros superiores.

103

PA DOS QUIRODCTILOS
Mo pronada com os dedos esticados. Centralizar e alinhar o eixo maior do dedo afetado em relao ao eixo maior da poro do filme que est sendo exposta. Separar os dedos adjacentes do dedo afetado. RC perpendicular ao plano coronal, direcionado para a articulao interfalangiana proximal.

104

OBLIQUA DOS QUIRODCTILOS


Rodar a mo 45, apoiando contra o bloco de sustentao com ngulo de 45. Separar os dedos, assegurar que o(s) dedo(s) afetado(s) esteja(m) paralelo(s) ao filme. RC perpendicular, centralizado na articulao interfalangiana proximal

105

LATERAL DOS QUIRODCTILOS


Colocar a mo em posio lateral (polegar para baixo), com o dedo a ser examinado completamente estendido e centrado em relao poro do filme que est sendo exposto. Utilizar como recurso um anteparo radiotransparente. RC perpendicular ao plano sagital, direcionado para a articulao interfalangiana proximal.

106

AP E PA DE POLEGAR
AP Girar internamente a mo com os dedos estendidos at que a superfcie posterior do polegar esteja em contato com o filme (pode ser necessrio segurar os dedos por trs com a outra mo na maneira demonstrada). PA Somente se o paciente no puder posicionarse na incidncia AP anterior. Coloque a mo em posio quase lateral e apie o polegar no bloco radiotransparente. RC perpendicular ao plano coronal, direcionado para a 1 articulao metacarpo falangeana.

107

OBLIQUA DO POLEGAR
Abduzir ligeiramente o polegar, com a superfcie palmar da mo em contato com o chassi. (Essa ao naturalmente posiciona o polegar a uma angulao oblqua de 45.)

RC perpendicular, centralizado na 1 articulao metacarpo falangeana.

108

LATERAL DO POLEGAR
Comear com a mo pronada e o polegar abduzido, os dedos e a mo ligeiramente arqueados, ento rode a mo ligeiramente para o lado medial at que o polegar assuma uma posio lateral verdadeira. RC perpendicular ao plano sagital, direcionado para a 1 articulao metacarpo falangeana.

109

AP DO POLEGAR
MODIFICADO PELO MTODO DE ROBERT
Girar o brao anteriormente at que o aspecto posterior do polegar esteja apoiado no chassi. Estender os dedos de forma que os tecidos moles no se sobreponham primeira articulao carpometacarpiana. RC perpendicular ao plano coronal, direcionado proximamente 15 (em direo ao punho), entrando pela primeira articulao carpometacarpiana. 15

110

PA DE MO
Mo pronada com a superfcie palmar apoiada no chassi; abrir os dedos ligeiramente.
RC perpendicular ao plano coronal, direcionado para o 3 articulao metacapo- falangeana.

111

OBLIQUA DE MO
Girar a mo e o punho inteiros lateralmente a 45 e sustentar com cunha radiotransparente ou aproximar o 1 e 2 dedo, sem provocar flexo dispondo os metacarpos em projeo oblqua de 45. RC perpendicular, centralizando na 3 articulao metacarpofalangeana

45

112

LATERAL EM LEQUE DA MO
Girar a mo e o punho para a posio lateral com o polegar para cima. Separar os dedos e o polegar na posio "em leque" e apoiar cada dedo no bloco radiotransparente. RC perpendicular ao plano sagital, direcionado para a segunda articulao metacarpo- falangeana

113

LATERAL EM EXTENSO E FLEXO


ALTERNATIVA LATERAL EM LEQUE
Girar a mo e o punho, com o polegar para cima, para uma posio lateral verdadeira, 1 Lateral em extenso: Estender dedos e polegar e apoiar sobre um bloco de suporte radiotransparente. 2 Lateral em flexo: Flexionar os dedos numa posio fletida natural. com o polegar tocando ligeiramente o primeiro dedo. RC perpendicular ao plano sagital, direcionado para a segunda articulao metacarpo- falangeana
114

OBLQUA BILATERAL DE MO
Supinar as mos e posicionar o aspecto medial de ambas as mos juntas no centro do filme. A partir dessa posio, girar internamente as mos a 45 e apoiar seus aspectos posteriores em blocos radiotransparentes com 45. RC perpendicular, direcionado para o ponto mdio entre ambas as mos ao nvel das quintas articulaes metacarpo- falangeana

115

PA E AP DE PUNHO
Com a mo pronada, arquear a mo ligeiramente para posicionar o punho e a rea carpal em contato estreito com o chassi. RC perpendicular ao plano coronal, direcionada para o meio do carpo.

116

OBLQUA DE PUNHO
A partir da posio pronada, girar punho e mo lateralmente 45. Para estabilidade, posicionar um apoio radiotransparentes com 45. RC perpendicular, centralizado no meio do carpo. 45

117

LATERAL DO PUNHO
Ajustar a mo e o punho em uma posio lateral verdadeira, com os dedos confortavelmente fletidos. RC perpendicular ao plano sagital, direcionada para o meio do carpo.

118

PA DO PUNHO
DESVIO ULNAR ( ESTUDO DO ESCAFIDE)
Sem mover o antebrao, inverta levemente a mo (mover em direo ao lado ulnar) o tanto que o paciente possa tolerar sem levantar ou mover obliquamente o antebrao distal. RC ngulo de 10-15 ceflico, direcionado para o escafide
20 Mtodo de Stecher Modificado Girar externamente de forma suave (em direo ao lado ulnar), a menos que haja contra-indicao em Mtodo de Stecher razo de trauma severo. modificado Mo elevada a 20 por um suporte radiotransparentes .

10-15

RC perpendicular ao plano coronal, direcionado para o escafide


119

PA DO PUNHO
DESVIO RADIAL ( ESTUDO DO PISIFORME)
Sem mover o antebrao, inverta suavemente a mo (mover medialmente em direo ao lado do polegar) o tanto que o paciente possa tolerar, sem levantar ou mover obliquamente o antebrao dista. RC perpendicular ao plano coronal, direcionada para o meio do carpo.

120

TUNEL ( OU CANAL) DO CARPO


INCIDNCIA TANGENCIAL
Solicitar ao paciente que dorsiflexione o punho, agarrando os dedos com a outra mo e suavemente, promova a hiperextenso do punho at que o eixo maior dos metacarpos e dos dedos estejam o mais prximo possvel da vertical (90 com o antebrao e sem elevar o punho e o antebrao do chassi). Girar a mo inteira e o punho em torno de 10 internamente (em direo ao lado radial) para evitar a superposio do pisiforme e do hamato. RC formando um ngulo de 2530, direcionado para a base do 3 metacarpofalangeano.
121

25-30

PONTE DO CARPO
INCIDNCIA TANGENCIAL
Centralizar o aspecto dorsal do carpo sobre o filme. Suavemente flexionar o punho o tanto que o paciente possa tolerar ou at que a mo e o antebrao formem um ngulo o mais prximo possvel do ngulo reto ou de 90.

45

RC num ngulo de 45 ao eixo maior do antebrao. Direcionar o RC para o ponto mdio do antebrao, distar cerca de 4 cm proximamente articulao do punho.
122

AP DO ANTEBRAO
Abaixar o ombro para posicionar todo o membro superior no mesmo plano horizontal. Alinhar e centralizar o antebrao em relao ao eixo maior do filme, assegurando que tanto o punho quanto o cotovelo estejam includos. RC perpendicular ao plano coronal, direcionado no ponto mdio do antebrao.

123

LATERAL DO ANTEBRAO
Girar a mo e o punho para uma posio lateral verdadeira e apoiar a mo para evitar movimento se necessrio. (Assegurar que o rdio distal e a ulna estejam diretamente superpostos).

RC perpendicular ao plano sagital, direcionado para a poro mdia do antebrao.

124

AP DO COTOVELO
Estender o cotovelo, supinar a mo e alinhar o brao e o antebrao ao eixo longitudinal. Solicitar ao paciente para inclinar lateralmente como necessrio para uma incidncia AP verdadeira. (Palpar os epicndilos para assegurar que eles estejam paralelos ao filme). RC perpendicular ao plano coronal, direcionado no meio da articulao do cotovelo.

125

AP DO COTOVELO
Obter duas incidncias AP - uma com o antebrao paralelo ao filme e outra com o mero paralelo ao filme.
RC perpendicular ao plano coronal, direcionado para a poro mdia da articulao do cotovelo, que aproximadamente 2 cm distal ao ponto mdio da linha entre os epicndilos

126

OBLQUA DO COTOVELO
ROTAO EXTERNA
Supinar a mo e rodar lateralmente o brao inteiro para que a poro distal do mero e a superfcie anterior da articulao do cotovelo estejam aproximadamente a 45 do chassi. (O paciente precisa inclinar-se lateralmente para a rotao lateral suficiente do brao.) Palpar os epicndilos para determinar aproximadamente rotao de 45 da poro distal do mero.

RC perpendicular ao filme, direcionado no meio da articulao do cotovelo.


127

OBLQUA DO COTOVELO
ROTAO INTERNA
Pronar a mo para uma posio natural, girar o brao conforme necessrio at que a poro distal do mero e a superfcie anterior do cotovelo estejam rodados 45. RC perpendicular ao filme, direcionado no meio da articulao do cotovelo.

128

LATERAL DO COTOVELO
Flexionar o cotovelo a 90, girar a mo e o punho at uma posio lateral verdadeira, com o polegar para cima. RC perpendicular ao plano sagital, direcionado no meio da articulao do cotovelo. 90

129

AXIAL DO COTOVELO
FLEXO AGUDA - MTODO DE JONES/ PERQUIU
45 Antebrao agudamente fletido e as pontas dos dedos apoiadas no ombro. 1 RC perpendicular ao mero visualizando o tero distal do mero. 2 RC perpendicular visualizando da poro proximal do antebrao.

45

Distal do mero

Proximal do Antebrao

130

AXIAL LATERAL DO COTOVELO


Posio da Parte - Cabea do Rdio Cotovelo fletido apenas a 90, se possvel, mo pronada. RC direcionado a um ngulo de 45 ceflico centralizado na cabea do Rdio. Posio da Parte - Processo Coronide Cotovelo fletido apenas 80 da posio estendida (porque mais de 80 pode obscurecer o processo Coronide) e mo pronada. RC em ngulo de 45 do ombro, para a poro mdia da articulao do cotovelo
90

RC 45

80

Para cabea e colo do Rdio

Processo Coronide

131

AXIAL LATERAL DO COTOVELO

Imagem e anatomia radiolgica

132

COTOVELO
Estudo da cabea do Rdio
Com o cotovelo na posio lateral e o raio central perpendicular ao epicndilo lateral devemos realizar os seguintes procedimentos: 1 2

1 Realizar uma rotao externa na mo ( supinao). 3 2 Mo em lateral. 4

3 Mo em pronao.

4 Mo em rotao interna mxima.


133

COTOVELO
Estudo da cabea do Rdio

Rotao externa

Mo em lateral

Mo em pronao.

Rotao interna

134

AP DO MERO
Girar o corpo em direo rea afetada conforme o necessrio para colocar o ombro e a poro proximal do mero em contato com o chassi. RC perpendicular ao plano coronal, direcionado para o ponto mdio do mero.

135

LATERAL DO MERO
Ortosttico (PA) Cotovelo fletido em 90, paciente rodado 15-20. PA Ortosttico ou em Decbito Dorsal Cotovelo ligeiramente fletido, brao e punho rodados para posio lateral ( palma da mo para trs), epicndilos paralelos ao filme. RC perpendicular ao plano sagital, direcionado para o ponto mdio do mero.

136

LATERAL DO MERO
PARA TRAUMATISMO
Flexionar o cotovelo se possvel, mas no tentar girar o brao, a incidncia deve ser a 90 a partir da incidncia AP. Suavemente posicionar o chassi entre o brao e o trax (ponta do filme na axila). RC perpendicular ao plano sagital, direcionado para o ponto mdio do mero.

137

AP DO OMBRO
ROTAO EXTERNA E INTERNA
1 Abduza discretamente o brao estendido, ento rode o brao externamente(mo em supinao) at que os epicndilos do mero distal estejam em paralelo com o chassi. 2 Rodar o brao internamente (mo em pronao) at que os epicndilos do mero distal estejam perpendiculares ao chassi. RC perpendicular ao plano coronal, direcionado na articulao glenoumeral.
138

Rotao externa

Rotao interna

AXIAL NFERO-SUPERIOR OMBRO


Mtodo de Lawrence
Coloque um suporte para sustentar o brao abduzido. Abduza o brao a 90 do corpo se possvel, mantenha-o em rotao externa, com a palma da mo voltada para cima. RC medialmente entre 25 e 30, orientado horizontalmente em relao axila e cabea do mero.

25-30

139

AXIAL NFERO-SUPERIOR OMBRO


Mtodo de West Point
Abduza o brao afetado a 90, com o cotovelo fletido para permitir que o antebrao fique livremente ao lado da mesa. RC deve estar direcionado a 25 anteriormente (abaixo da horizontal) e 25 medialmente, passando atravs do centro da articulao escapuloumeral.

25

140

OBLQUA POSTERIOR
Rode o corpo 35 a 45 na direo do lado afetado, abduza discretamente o brao em rotao neutra. RC perpendicular ao chassi, centralizado na articulao escapulo - umeral.

141

OMBRO
SULCO INTERTUBERCULAR (BICIPITAL)
Ortosttica Alternativa Paciente inclina-se para a frente 15-20 .

RC vertical, perpendicular ao filme.


Decbito dorsal Decbito dorsal Abduzir o brao, mo em pronao. RC 10-15 direcionado para sulco. Ortosttica Alternativa

142

AP ROTAO NEUTRA
Rodar o corpo um pouco na direo do lado afetado se necessrio, deve-se colocar o ombro em contato com o chassi ou com o tampo da mesa, em rotao neutra. RC perpendicular ao plano coronal, direcionado na parte central da articulao escapuloumeral.

143

LATERAL TRANSTORCICA
Eleve o brao oposto e coloque a mo sobre a cabea, eleve o ombro o mximo possvel para impedir a superposio em relao ao ombro afetado. Respirao: O paciente deve ser solicitado a fazer incurses respiratrias de pequena amplitude, sem mover o brao ou o ombro afetado. RC perpendicularmente ao plano sagital, direcionado atravs do trax para o colo cirrgico.

144

LATERAL DA ESCPULA
Y ESCAPULAR

Promova rotao para uma posio oblqua anterior, com o paciente olhando para o chassi. A maioria dos pacientes estar em uma posio oblqua de 45 a 60.

RC deve estar orientado perpendicularmente ao chassi, direcionado para a articulao escapulo-umeral.

145

OMBRO
SADA SUPRE ESPINHAL
Com o paciente olhando para o chassi, rode-o para uma posio oblqua anterior. A maioria dos pacientes estar em uma posio 45 a 60 anterior. Palpe as bordas escapulares para determinar a rotao correta. Centralize a articulao escapulo-umeral em relao ao RC e ao centro do chassi. RC necessita de um ngulo orientado de 10 a 15 caudalmente, centralizado posteriormente, de modo a passar atravs da margem superior da cabea do mero.

1015

146

OBLQUA APICAL DO OMBRO


MTODO DE GARTH
45

Rodar o corpo 45 em direo ao lado afetado, superfcie posterior do ombro afetado contra o chassi. RC deve estar orientado a 45 caudalmente, centralizado na articulao Escapulo-umeral.

147

AP E AP AXIAL DE CLAVICULA
AP Centralize a clavcula em relao ao chassi e ao RC (A clavcula pode ser facilmente palpada com a sua face medial na incisura jugular e a poro lateral na articulao AC, acima do ombro.) 1 RC perpendicular ao plano coronal, direcionado na rea mdia da clavcula. 2 RC deve estar orientado de 15 a 30 no sentido ceflico.
148

AP Axial 2

1530

Articulao Acromioclaviculares (AC)


AP- Bilateral com e sem pesos
Usando pesos iguais em ambos os braos, sem rotao dos ombros ou da pelve, paciente olhando para a frente. Duas radiografias das articulaes AC so obtidas na mesma posio, uma sem pesos e a outra com pesos.

RC perpendicular ao plano coronal, direcionado no ponto mdio entre as articulaes AC (incisura jugular).

149

AP DA ESCPULA
Abduza discretamente o brao a 90 e supine a mo do paciente. (A abduo mover a poro lateral da escpula para impedir a superposio com as estruturas torcicas.) RC perpendicular ao plano coronal, regio central da escpula cerca de 5cm abaixo do processo coracide. Uma alternativa seria a orientao ao nvel da axila e cerca 5 cm medial em relao borda lateral do paciente

150

LATERAL DA ESCPULA
Faa com que o paciente coloque o brao sobre a regio do trax e segure o ombro oposto. Essa posio mostra melhor o corpo da escpula Faa com que o paciente deixe o brao afetado ao lado do corpo, flexione o cotovelo e em seguida coloque o brao parcialmente abduzido atrs da parte inferior do dorso. Essa posio mostra melhor o acrmio ou processo coracide.

RC deve estar orientado para o meio da borda vertebral da escpula


151

OPE OU OPD DA ESCPULA


Cuidadosamente, ajuste a rotao do corpo conforme necessrio para tornar o plano do corpo da escpula perpendicular ao filme. RC deve estar orientado para o meio da borda lateral da escpula

152

CONSIDERAES DE EXAMES
POSIO: Geralmente os exames so realizados com o paciente em decbito dorsal, lateral ou sentado, salvo alguns exames especiais. DISTNCIA: DFOFI = 100 cm. PROTEO RADIOLGICA: Sempre usar protetores para as gnadas em exames de membros inferiores.
153

MOVIMENTO DO TORNOZELO
DORSILFLEXO

P E

FLEXO PLANTAR

INVERSO (VARO )

EVERSO ( VALGO)
154

AP DOS PODODCTILOS
10 / 15 Joelho fletido, com a

superfcie plantar do P apoiada sobre o chassi.


RC angulado de 10-15, direcionado para articulao metatarsofalangeana de interesse.
Cunha com inclinao de 15, alinhado o P paralelamente ao filme. RC. Perpendicular ao plano coronal. 15
155

OBLQUA DOS PODODCTILOS


Alinhar o eixo longitudinal do dedo afetado com a

parte do filme exposto. P oblquo 30-45 medialmente para 1-3 dedo, e lateralmente para 4-5 dedo RC perpendicular ao filme, centralizando na articulao metatarsofalangeana.

Oblqua medial

Oblqua lateral

156

LATERAL DOS PODODCTILO


Cuidadosamente usar esparadrapo ou gaze radiotransparente, para ajudar a isolar os dedos no afetados. RC. perpendicular ao plano sagital, direcionado para articulao interfalangeana para o 1 dedo e articulao interfalangeana proximal do 2 ao 5 dedo.

Ltero medial - 1 ao 3 dedo

Mdio-lateral 4 ao 5

157

PODODCTILOS - SESAMIDES
INCIDNCIA TANGENCIAL
Paciente em decbito ventral com P e hlux cuidadosamente dorsifletidos, de forma que a superfcie plantar forme um ngulo de 15 - 20 com o eixo vertical se possvel ( ajuste o ngulo do raio central quando necessrio).

RC perpendicular ou angulado conforme necessrio, na superfcie plantar do P , centralizado na cabea do primeiro metatarsiano.
Recomendado para paciente com dor intensa.

Paciente em decbito ventral

Paciente em decbito dorsal alternativo


158

AP DO P
INCIDNCIA DORSOPLANTAR
Fletir o joelho e colocar a 10

superfcie plantar do P afetada sobre o chassi. RC entrando com uma angulao de 10, na base do terceiro metatarsiano.

159

OBLQUA DO P
Fletir o joelho com a superfcie plantar do P sobre a mesa.
Rotao medial de 30- 45.

RC perpendicular ao filme,orientada para base do terceiro metatarsiano.


45

160

LATERAL DO P
Paciente em decbito lateral com o

joelho fletido e a parte a ser radiografado ter a face lateral do P contra o chassi. A perna oposta ser colocada para trs.
RC. Perpendicular ao plano sagital , orientado para o primeiro cuneiforme medial ( base do 3 metatarsiano ). Mdio lateral Pode ser mais fcil atingir uma lateral verdadeira se a condio do paciente permitir.

Ltero medial

161

AP E LATERAL DOS PS COM CARGA


AP: Posio ortoesttica, peso uniformemente distribudo sobre ambos os Ps.
RC 15 a nvel da base do terceiro metatarsiano.

AP- ambos os Ps, RC 15

Lateral: Posio ortoesttica, todo peso sobre ambos os Ps, chassi vertical entre os Ps. Fazer radiografia do P D e E. RC horizontal perpendicular ao plano sagital , na base do quinto metatarsiano.

Lateral P esquerdo
162

PLANTODORSAL DO CALCNEO
INCIDNCIA AXIAL
Dorso fletir o P de forma

que a superfcie plantar esteja perpenticular ao filme.


O P ser tracionado para trs com o auxlio de uma faixa. RC entrando com uma angulao de 40 cefalicamente,direcionado para base do terceiro metatarso de modo a emergir ao nvel logo abaixo do malolo lateral.
163

40

LATERAL DO CALCNEO
Paciente em decbito lateral, o lado que dever ser radiografado deve estar sobre o chassi. Fletir o joelho do membro afetado em cerca de 45 colocar a perna oposta atrs do membro que estar sendo radiografado. Dorsifletir o P de forma que a superfcie plantar forme um ngulo reto com a perna. RC perpendicular ao plano sagital , entrando no meio do calcneo, 3 cm distal ao malolo medial.
164

AP DO TORNOZELO
Perna totalmente estendida, assegurar que no haja rotao. RC perpendicular ao plano coronal, a meio caminho entre os malolos.

165

AP COM ENCAIXE OBLQUO DO TORNOZELO


Rodar a perna e o eixo longitudinal do P internamente 15- 20, de forma que a linha intermaleolar esteja paralelo ao tampo da mesa RC perpendicular ao plano coronal, a meio caminho entre os malolos

166

OBLQUA AP DO TORNOZELO
Rodar a perna e o P 45 internamente ( o eixo longitudinal do P faz um ngulo de 45 com o filme. RC perpendicular ao filme, a meio caminho entre os malolos

167

LATERAL DO TORNOZELO
Joelho levemente fletido, dorsifletir o P para evitar algum tipo de rotao. RC perpendicular ao plano sagital, no malolo medial
Mdio lateral

Ltero medial

168

AP DO TORNOZELO
INCIDNCIA COM ESTRESSE
Perna estendida, sem rodar a perna ou o

tornozelo ( AP verdadeiro ), aplica-se estresse articulao do tornozelo, primeiramente voltando-se a superfcie plantar do P para dentro ( estresse de inverso ) e depois para fora ( estresse de everso ). Duas incidncias em um filme.
RC perpendicular ao filme, a meio caminho entre os malolos.

Estresse em inverso

169 Estresse em everso

AP DA PERNA
TBIA - FBULA
Pernas totalmente estendidas, assegurar que no haja rotao do joelho, perna e tornozelo. Incluir articulaes do joelho e do tornozelo.

RC perpendicular ao plano coronal, no 1/3 mdio da perna.

170

LATERAL DA PERNA
Paciente em decbito lateral, fletir o joelho 45, colocar o membro no afetado atrs do paciente, com um apoio para evitar rotao.

TBIA - FBULA

Incluir articulaes do joelho e do tornozelo. RC perpendicular ao plano sagital, no 1/3 mdio da perna.

171

AP DE JOELHO
Coloca-se o joelho a ser

radiografado sobre a linha central da mesa, joelhos estendidos. Rodar a perna internamente quando necessrio para obter um AP verdadeiro. RC perpendicular ao plano coronal, para um ponto 1,25 cm distal ao pice da patela.

Consideraes sobre angulao do RC Coxa e ndegas finas = <19 cm RC 3-5 caudal. Coxa e ndegas mdias = 19-24 cm RC 0 perpendicular ao filme. Coxa e ndegas grossas = >24 cm 3-5 ceflicos
172

OBLQUA DO JOELHO
Coloca-se o joelho a ser radiografado sobre a linha central da mesa, joelhos estendidos. Rodar a perna incluindo joelho, tornozelo e p internamente e externamente 45. RC perpendicular ao plano coronal, para um ponto 1,25 cm distal ao pice da patela na regio articular.

Oblqua medial a 45

Oblqua medial

Oblqua lateral Oblqua lateral a 45

173

LATERAL DO JOELHO
5-7
Paciente em decbito lateral, flexionar o joelho 20-30, para se obter um perfil absoluto.

RC de 5- 7 cefalicamente, direcionado a 2,5 cm distal ao epicndilo medial

174

AP BILATERAL COM CARGA


AP
Ortoesttico, ps e joelhos reto pra frente, distribuindo o peso uniformemente para ambos os ps.
RC perpendicular ao plano coronal ou de 5-10 caudais para pacientes magros, direcionado a um ponto mdio entre as articulaes dos joelhos.

PA alternativo
Paciente com joelhos flexionados aproximadamente 20. RC 10 caudais a nvel das articulaes do joelhos.
175

AXIAL PA
TUNNEL VIEW
Decbito ventral, joelhos fletidos a 4050, apoio grande sob o tornozelo. RC 40-50 caudal centralizado na articulao do joelho. Mtodo de Holmblad Alternativo 4050

Paciente ajoelhado, inclina-se para a frente 20-30


RC perpendicular ao filme, direcionado linha mdia da crista popltea.

176

AXIAL AP
Flexionar o joelho a 40 a 45 e colocar apoio sob o chassi, se necessrio, para que ele se adapte firmemente contra a face posterior da coxa e da perna. RC perpendicular perna (40- 45 ceflicos), a 1,25 cm distal ao pice da patela.

40-45

177

PA DE PATELA
Paciente em decbito ventral, as pernas estendidas, colocar um apoio sob o tornozelo, para evitar presso direta sobre a patela. Alinhar a linha interepicondiliana em paralelo com o plano do chassi. (Habitualmente, isso exige uma rotao interna da regio anterior do joelho de cerca de 5). RC perpendicular ao plano coronal, direcionado para regio mdia da patela (na prega popltea mdia ).

178

LATERAL DE PATELA
Paciente em decbito lateral,

o lado afetado para baixo, fornecer apoio para o joelho do membro oposto, colocando atrs do joelho afetado.
Ajustar a rotao do corpo e da perna at que o joelho esteja em posio lateral verdadeira. Flexionar o joelho apenas de 5 a 10. (Uma flexo maior pode separar fragmentos de fratura, se presentes). RC perpendicular ao plano sagital, direcionado na regio mdia da articulao patelofemoral.
179

TANGENCIAIS DE PATELA
30
Joelho flexionado a 45

sobre a extremidade da mesa de exame, repousando em um suporte para perna.( importante que o paciente esteja confortvel, com pernas relaxadas para evitar que as patelas sejam elevadas para o sulco intercondilar. RC 30 caudal, no ponto
mdio entre ambas as patelas .

180

TANGENCIAIS DE PATELA
Settegast
Joelho fletido 90 RC 15-20,, tangenciando na art. patelofemural .

Paciente em decbito

dorsal ou ventral, joelho (s) fletido. Usar gase longa ou esparadrapo.

Hughston
Joelho fletido RC 15-20

55

tangenciando na art. patelofemural .


Inc. Inferior-superior
Joelho fletido 40-45
RC 10-15 ceflico,

tangenciando na art. patelofemural


181

AP FEMUR
Centralizar o fmur na Linha

media (central) da mesa. Rodar a perna internamente em cerca de 5 para uma incidncia AP verdadeira. RC perpendicular ao plano
coronal, direcionado ao ponto mdio do filme

182

LATERAL DO FEMUR
Paciente em decbito lateral, fletir o

joelho cerca de 45, colocar almofadas sob o tornozelo para manter em posio lateral verdadeira. O membro no radiografado dever ser colocado atrs do qual esta sendo radiografado, tendo a opo de ser fletido ou no.

RC perpendicular ao plano sagital, direcionado no ponto mdio do filme .

Lateral, tero mdio e distal do fmur

Inc. p/ traumatismo Raios horizontais (tero mdio e distal do femur )

Lateral, tero mdio e proximal do fmur


183

LATERAL DO FEMUR

Lateral, tero mdio e distal do fmur Lateral, tero mdio e proximal do fmur

Imagem e anatomia radiolgica

184

LOCALIZAO DA CABEA E COLO DO FMUR


1 : Desenhar uma linha imaginria entre dois pontos de reparo, a EIAS e a snfise pbica. A cabea do fmur esta aproximadamente 4cm ( 2 dedos) abaixo dessa linha. O meio do colo do fmur est cerca de 6 cm ( 3 ou 4 dedos abaixo. 1 2

2: 2,5 cm medial EIAS no nvel da margem proximal ou superior da snfise pbica. ESPINHA ILACA NTERIOR SUPERIOR
SNFISE PBICA H N CABEA DO FMUR COLO DO FMUR
185

EFEITO DA ROTAO NO MEMBRO INFERIOR

Posio Anatmica

Rotao medial de 15 a 20

Rotao externa

Rotao tpica com fratura do quadril

186

AP PLVICA
Alinhe o plano

mediossagital do paciente linha central da mesa e ao RC, assegure-se de que a pelve no esteja rodada, separe pernas e ps, ento rode internamente os eixos longitudinais dos ps e membros inferiores em 15 a 20. Respirao: interromper
durante a exposio

RC perpendicular ao plano coronal, no ponto mdio da pelve e filme ou 5 cm acima da snfise pbica.

187

AP BILATERAL PERNA DE R
Flexionar ambos os joelhos,

colocar as superfcies plantares dos ps juntos. e abduzir ambos os fmures at 45 do eixo vertical. Respirao: interromper durante a exposio RC: Perpendicular ao plano coronal, entrando para um ponto aproximadamente 2,5cm, superior a snfise pbica.

188

AP AXIAL DA PELVE
( OSSOS PLVICOS ANTERIORES )
Paciente centralizado na linha central, sem rotao da pelve. Respirao: interromper durante a exposio. RC 4-5 cm abaixo da snfise pbica. RC homem: 20-30 ceflicos. RC mulher: 30-40 ceflicos.

189

AP AXIAL DA PELVE
( OSSOS PLVICOS POSTERIOR )
Paciente centralizado na linha central, sem rotao da pelve, suporte sob os joelhos para oferecer-lhe conforto . Respirao: interromper durante a exposio. RC caudado a 40, direcionar o RC a um ponto na linha mdia ao nvel das EIAS.

190

Posicione o paciente em posterior oblqua a 45, tanto o trax quanto pelve a 45 do tampo da mesa. Alinhe a cabea femoral e o acetbulo de interesse linha mdia da mesa e ou do chassi. Respirao: interromper durante a exposio. RC estrutura de interesse na regio inferior: RC perpendicular e centralizado aproximadamente 5 cm distal e medial ElAS

POSTERIOR OBLQUADA DA PELVEACETBULO

RC estrutura de interesse na regio superior: RC perpendicular e centralizado aproximadamente 5 cm distal ElAS.

191

POSTERIOR OBLQUADA DA PELVEACETBULO

Inferior

Superior Imagem e anatomia radiolgica


192

AP UNILATERAL
Localize o colo femoral e

alinhe-o em relao ao RC e linha mdia da mesa e/ou do filme, assegure-se de que no h rotao da pelve (distncia igual das EIASs at a mesa).
Respirao: interromper durante a exposio.

RC perpendicular ao plano coronal, direcionado aproximadamente 2,5 a 5 cm distal ao meio do colo femoral.

193

AXILATERAL ( TRAUMA)
Flexione e eleve a perna no afetada, de modo que a coxa esteja em posio quase vertical e fora do campo de colimao. Respirao: interromper durante a exposio. O RC perpendicular ao colo femoral e ao filme.

194

AP UNILATERAL
PERNA DE R UNILATERAL
Flexione o joelho e o quadril do lado afetado, como demonstrado, com a sola do p contra a parte interna da perna oposta, prximo ao joelho se possvel. Abduza o fmur a 45 a partir da vertical, colocando o colo femoral quase paralelo ao filme. Respirao: interromper durante a exposio RC perpendicular ao plano coronal, direcionado ao meio do colo femoral.

195

AXILATERAL
METODO DE CLEMENTS NAKAYAMA
Mantenha a perna em posio neutra, o RC 15 posterior para compensar a rotao interna da perna.
Coloque o chassi na bandeja Bucky estendida, incline o chassi cerca de 15 a partir da vertical e ajuste o alinhamento do chassi para garantir que a face desse esteja perpendicular ao RC. Respirao: interromper durante a exposio RC perpendicular e centralizado em relao ao colo femoral. Ele deve ser angulado posteriormente 15 a 20 a partir da horizontal.

196

ARTICULAES SACROILACAS
AP AXIAL
Paciente centralizado na linha central, sem rotao da pelve. Respirao: interromper durante a exposio. RC 30 (homem) e 35 (mulher) ceflico, a meio caminho entre o nvel das EIASs e a snfise pbica.

197

ARTICULAES SACROILACAS
OBLQUAS POSTERIORES
Gire 25 a 30 na direo posterior oblqua, o lado de interesse sendo elevado. Visualize a articulao direita com a POE e a articulao esquerda com a POD. Alinhe a articulao de interesse em relao ao RC e linha mdia da mesa ou filme. Respirao: interromper durante a exposio. RC perpendicular, direcionado a um ponto situado aproximadamente 2,5 cm media a ElAS do lado superior.

198

CONSIDERAES DE EXAMES
POSIO: Geralmente os exames so realizados com o paciente em decbito dorsal ou ortosttico, salvo alguns exames especiais. DISTNCIA:
DFOFI = 100 cm.

PROTEO RADIOLGICA:
Usar protetores para as gnadas.

199

COLUNA VERTEBRAL E SUAS JUNTURAS


A coluna vertebral constitui o eixo sseo do corpo e est constituda de modo a oferecer a resistncia de um pilar de sustentao mas tambm a flexibilidade necessria movimentao do tronco, ela protege a medula espinhal do sistema nervoso central. Ns possumos 33 peas esquelticas quando criana e 26 peas quando adultos, devido a fuso do seguimento sacro cccis. As vrtebras so colocadas umas sobre as outras no sentido longitudinal, de modo a formar um conjunto que se estende pela nuca, trax, abdome e pelve.

07CERVICAIS

12- TORCICAS

05- LOMBARES

05SACRAS 04200 COCCIGEAS

PONTOS DE REPARO TOPOGRFICOS

Col . Vertebral

Ponto de Reparo A Extremidade mastide B ngulo da mandbula C Cartilagem tireidea D Vrtebra proeminente

Nveis Aproximado s C1 C2 3 C43 C7T1

C E F G H I

A B C D

Coluna Cervical

Coluna Torcica

J K
L

I J K L
Coluna Lombar

E Incisura jugular F ngulo esternal G Meio caminho entre ngulo esternal e processo xifide H Processo xifide
I Margem costal inferior J Crista ilaca K Espinha ilaca nterosuperior (EIAS) L Trocnter maior

T 2 -3
T45 T7

T 10 L23 L4-5 S2

Sacro Cccix

Cccix distal 201

AP PARA C1-2 ( ATLAS E AXIS ) Transoral


Alinhe o plano mediossagital ao RC e linha mdia da mesa. Ajuste a cabea de modo que, com a boca aberta, uma linha da margem inferior dos incisivos superiores at a base do crnio. Respirao: Prender a respirao durante a exposio. RC perpendicular ao plano coronal, direcionado ao centro da boca aberta.

202

AP DE COLUNA CERVICAL
Alinhe o plano mediossagital ao RC e linha mdia da mesa. A linha traada da ponta da mandbula at a base do crnio deve estar paralela ao RC angula-do. Respirao: Prender a respirao durante a exposio. O paciente no deve engolir durante a exposio. RC angulado em sentido ceflico de 15 a 20, para entrar no nvel da margem inferior da cartilagem tireide a fim de atravessar C4.
203

15-20

OBLQUAS DA COLUNA CERVICAL


Rode o corpo e a cabea a 45, estenda o queixo para evitar que a mandbula fique superposta sobre as vrtebras.
Respirao: Prender a respirao. RC:

1520

15-20

Oblquas anteriores: 15 a 20 em sentido caudal em direo a nvel da margem superior da cartilagem tireide. Oblquas posteriores: 5 a 20 em sentido ceflico em direo a nvel da margem inferior da cartilagem tireide. DFOFI: 100 -150 cm

204

LATERAL DA COLUNA CERVICAL


Alinhe o plano coronal mdio ao RC. Pea ao paciente para relaxar e colocar os ombros para baixo o quanto possvel. (Faa isso como ltimo passo antes da exposio, pois essa posio de difcil manuteno.) Estenda levemente o queixo para a frente (a fim de evitar a sobreposio da regio cervical superior pela mandbula).

Respirao: Prender a respirao em expirao total (para rebaixamento mximo dos ombros).
RC perpendicular ao plano sagital, direcionado horizontalmente para C4 ao nvel da margem superior da cartilagem tireide.

DFOFI: 150 180 cm , melhor visualizao de C7 devido menor quantidade de raios divergentes.

205

COLUNA CERVICAL ROTINA PARA TRAUMATISMO


No manipule ou mova a cabea ou o pescoo. Apie verticalmente o porta-filme contra o ombro, ou coloque a maca prxima ao dispositivo vertical da grade. Respirao Prender a respirao em expirao total (isso ajudar a abaixar os ombros). RC perpendicular ao plano sagital, direcionado horizontalmente para o nvel de C 4 na margem superior da cartilagem tireide.

206

LATERAL DA COLUNA CERVICOTORCICA Regio de C7-T1


Levante o brao e o ombro do paciente prximos do filme, flexionando o coto-velo e deixando o antebrao apoiado na cabea. Posicione o brao e o ombro distantes do filme para baixo e ligeiramente anteriores a fim de situar a cabea umeral anteriormente s vrtebras.

Respirao: Prender a respirao em expirao total.


RC perpendicular ao plano sagital, centralizado em T 1, que est aproximadamente 2,5 cm acima do nvel da incisura jugular anteriormente e no nvel da vrtebra proeminente posteriormente.

Lateral do nadador , C7-T1

DFOFI: 150-180 cm.


207

LATERAL DE COLUNA CERVICAL Hiperflexo Hiperextenso


Relaxe e abaixe os ombros o quanto possvel. Hiperflexo: O queixo deve estar abaixado at que toque o trax ou at onde o paciente conseguir tolerar. Hiperextenso: O queixo deve ser elevado e a cabea inclinada para trs o quanto possvel. Respirao: Prender a respirao em expirao completa.

RC perpendicular ao plano sagital, direcionado horizontalmente para a rea de C4 ao nvel da margem superior da cartilagem tireide com a cabea na posio neutra.

Hiperflex o

Hiperextenso

DFOFI: 150-180 cm.


208

AP PARA DENTE ( PROCESSO ODONTIDE)


AP: (Mtodo de Fuch) Eleve o queixo o quanto necessrio para trazer a LMM (linha mentomeatal) quase perpendicular ao tampo da mesa. RC paralelo LMM, direcionado para a ponta inferior da mandbula. PA: ( Mtodo de Judd) Essa uma posio reversa AP. O queixo est apoiado no tampo da mesa. RC paralelo LMM, atravs da poro mdia do osso occipital, cerca de 2,5 cm nfero-posterior aos processos mastides e ngulos da mandbula. Respirao: Prender a respirao em expirao total.
209

Fuch

Judd

AP EM MANDBULA OSCILANTE: COLUNA CERVICAL


A mandbula deve estar em movimentao contnua durante a exposio. Assegure-se de que apenas a mandbula est se movendo. A cabea no deve ser movida, e os dentes no devem entrar em contato. Respirao Prender a respirao. RC perpendicular ao plano coronal, direcionado horizontalmente para a rea de C4 ao nvel da margem superior da cartilagem tireide.
210

AP AXIAL ARCO VERTEBRAL COLUNA CERVICAL


Alinhe o plano mediossagital ao RC e linha mdia da mesa e/ou do filme. Faa a hiperextenso do pescoo se o paciente for capaz.

20-30

Respirao: Prender a respirao durante a exposio. O paciente no deve engolir durante a exposio. RC com ngulo caudal de 20 a 30, para entrar ao nvel da margem inferior da cartilagem tireide.

211

AP DA COLUNA TORCICA
Posicione o paciente de modo que o lado mais intenso do feixe (lado do catodo) esteja sobre a extremidade abdominal do paciente, para que o efeito andico crie uma densidade mais uniforme em toda a coluna torcica. Alinhe o plano mediossagital ao RC e linha mdia da mesa. . Flexione joelhos e quadris para reduzir a curvatura torcica. . Respirao: Prender a respirao durante a expirao. (A expirao reduz o volume de ar no trax, fornecendo uma densidade mais uniforme da coluna. RC perpendicular ao plano coronal, centralizado em T7, que est de 8 a 10 cm abaixo da incisura jugular.

212

LATERAL DA COLUNA TORCICA


Eleve os braos do paciente em ngulos retos em relao ao corpo com os cotovelos flexionados. Flexione joelhos e quadris do paciente, com suporte entre os joelhos. Respirao: Use a tcnica da respirao ou prenda a respirao aps expirao completa. A tcnica da respirao torna indistintas costelas e marcas pulmonares indesejadas que cobrem a vrtebra 1. RC perpendicular ao plano sagital, centralizado em T7, que est de 8 a 10 cm abaixo da incisura jugular.

213

OBLQUA DA COLUNA TORXICA


Gire o corpo a 20 da lateral verdadeira para
criar uma oblqua a 70 do plano da mesa. Flexione quadris, joelhos e braos para dar estabilidade conforme o necessrio: Oblqua posterior: (deitado) . OPE ou OPD: O brao mais prximo da mesa deve estar levantado; o brao prximo ao tubo deve estar abaixado e posterior. Oblqua anterior: (deitado) . OAE ou OAD: O brao mais prximo da mesa deve estar abaixado e posterior; o brao prximo ao tubo deve estar levantado. Oblqua anterior ereta: Distribua igualmente o peso do paciente em ambos os ps.Gire todo o corpo, ombros e pelve a 20 da lateral.Flexione o cotovelo e coloque o brao prximo ao filme no quadril. . Eleve o brao oposto e apie no porta-filme ou no topo da cabea. RC perpendicular, no centro do chassi (T7).

214

OBLQUA DA COLUNA TORXICA

215

AP (PA) DA COLUNA LOMBAR


Alinhar o plano mediossagital ao RC e linha mdia da mesa/grade. Respirao: Prender a respirao na expirao. RC perpendicular ao filme, centralizado como a seguir: Maior filme (35 x 43): Centralizar ao nvel da crista ilaca (espao entre L4-5). Esse filme maior incluir vrtebras lombares, sacro e possivelmente cccix. Centra-lizar o filme em relao ao RC Menor filme (30 x 35): Centralizar ao nvel de L3, que pode ser localizado pela palpao da margem costal inferior 4 cm em acima da crista ilaca). Esse filme menor incluir basicamente as cinco vrtebras lombares.

216

OBLQUA DA COLUNA LOMBAR


Fazer a rotao do corpo a 45 para situar a coluna vertebral diretamente sobre a linha mdia da mesa. Fletir o Joelho para dar estabilidade e conforto. Respirao: Prender a respirao na expirao. RC perpendicular ao filme. Centralizar para L3 ao nvel da margem costal inferior 4 cm acima da crista ilaca.

217

LATERAL DA COLUNA LOMBAR


Alinhar o plano coronal mdio em relao ao RC e linha mdia da mesa.

Respirao: Prender a respirao na expirao.


RC perpendicular ao plano sagital. Maior filme (35 x 43): Centralizar ao nvel da crista ilaca (L4-5). Essa posio inclui vrtebras lombares, sacro e possivelmente cccix. Menor filme (30 x 35): Centralizar em relao a L3 ao nvel da margem costaI inferior 4 cm acima da crista ilaca.

218

LATERAL DA COLUNA LOMBAR

219

LATERAL L5-S1, COLUNA LOMBAR


Alinhar o plano coronal mdio em relao ao RC e linha mdia da mesa. Respirao: Prender a respirao na expirao. RC perpendicular ao plano sagital, com suporte suficiente para a cintura, ou angular 5a 10 caudal.

510

220

AXIAL DE L5 A S1 COLUNA LOMBAR


Alinhar o plano mediossagital em relao ao RC e linha mdia da mesa.

30-35

Respirao: Prender a respirao durante a exposio.


Angular o RC ceflico, 30 (homens) a 35 (mulheres). O RC deve entrar no nvel da ElAS centralizado na linha mdia do corpo.

221

LOMBAR, SACRO E CCCIX


Rotina para Escoliose
Alinhar o plano mediossagital ao RC e linha mdia do filme. Posicionar o paciente na posio ortosttica e deitada, com peso distribudo igualmente em ambos os ps na posio ortosttica. Respirao: Prender a respirao na expirao. RC perpendicular ao plano coronal, direcionado para o ponto mdio do filme.

222

LATERAL ORTOSTTICA
ROTINA PARA ESCOLIOSE
Posicionar o paciente em posio ortosttica lateral com os braos elevados, ou se oscilante, segurando um suporte sua frente. O lado convexo da curva posicionado contra o filme. Respirao: Prender a respirao na expirao. RC perpendicular ao plano sagital, direcionado para o ponto mdio do filme

223

ROTINA PARA ESCOLIOSE


Mtodo PA (ou AP) de Ferguson
Posicionar o paciente, em p ou sentado. Para segunda imagem, colocar um bloco sob o p (ou quadril, se sentado) no lado convexo da curva, de modo que o paciente mal possa se manter na posio sem assistncia. Um bloco de 8 a 10 cm de qualquer tipo pode ser usado sob as ndegas se estiver sentado, ou sob os ps se estiver em p.

Respirao: Prender a respirao em expirao.


RC perpendicular ao plano coronal, direcionado para o ponto mdio do filme.
224

ROTINA PARA ESCOLIOSE


Mtodo PA (ou AP) de Ferguson

225

COLUNA LOMBAR
AP (PA) com inclinao para a Direita e a Esquerda
Com a pelve agindo como uma escora, pea ao paciente para inclinar-se lateralmente (flexo lateral) o quanto for possvel para cada lado. Se deitado, mova a parte superior do tronco e as pernas para alcanar flexo lateral mxima. Respirao Prender a respirao na expirao. RC perpendicular, direcionado para o ponto mdio do filme.

226

COLUNA LOMBAR FLEXO E EXTENSO LATERAL


Alinhar o plano coronal mdio linha mdia da mesa. Hperflexo:Usando a pelve como uma estaca, pea ao paciente para assumir a posio fetal (inclinado para a frente) e puxar as pernas para cima o quanto for possvel. Hperextenso:Usando a pelve como um ponto de apoio, pea ao paciente para mover o tronco e as pernas posteriormente o quanto for possvel para hiperestender o eixo longitudinal do corpo. Respirao: Prender a respirao na expirao. RC perpendicularmente ao plano sagital, Direcionando o RC em relao ao local de fuso, se conhecido, ou em relao ao centro do filme.
227

AP DO SACRO
Alinhar o plano mediossagital ao RC e linha mdia da mesa. Respirao: Prender a respirao na expirao. RC angulado 15 ceflico, para entrar no plano mediossagital, no ponto mdio entre o nvel da snfise pbica e a ElAS

15

228

AP DO CCCIX
Alinhar o plano mediossagital ao RC e linha mdia da mesa. Respirao: Prender a respirao na expirao. RC angulado a 10 caudal, para entrar 5 cm acima da snfise pbica.

10

229

LATERAL DO SACRO
Fletir os joelhos. Colocar um suporte sob a cintura e entre os joelhos e os tornozelos para manter o paciente na posio. Alinhar o eixo longitudinal do sacro e do cccix em relao ao RC e linha mdia da mesa.

Respirao: Prender a respirao na expirao.


RC perpendicular ao plano sagital, direcionar o RC de 8 a 10 cm posterior ElAS (centralizao para o sacro).

230

LATERAL DO CCCIX
Fletir os joelhos. Colocar um suporte sob a cintura e entre os joelhos e os tornozelos para manter o paciente na posio. Alinhar o eixo longitudinal do sacro e do cccix em relao ao RC e linha mdia da mesa.

Respirao: Prender a respirao na expirao.


RC perpendicular ao plano sagital, Direcionar o RC de 8 a 10 cm posterior e 5 cm distal ElAS (centralizao para o cccix).

231

Posicionamento de Crnio e Face Consideraes Gerais Resumo Anatmico Ossos do crnio


parietal (2), temporal (2), occipital (1), frontal (1), etmide (1) e esfenide (1).

Ossos da face
Maxilares (2), zigomticos (2), lacrimais (2), nasais (2), Conchas nasais inferiores (2), palatinos (2), Vmer (1) e Mandbula (1)

Seios da face
Frontal (1-2), maxilar (2), etmide (2) e esfenide (1).

Cavidade Orbital
Fissura orbital, forame ptico

Esfenide
Sela turca ( proc. clinides, clvus, forme ptico, dorso), forame carotdeo ( oval), forame jugular

Art. Temporo-Mandibular
Cndilo da mandbula, fossa temporo-mandibular temporal e tubrculo articular.
232

Posicionamento de Crnio e Face Consideraes Gerais


Topografia - Pontos de reparo superficiais.

233

Posicionamento de Crnio e Face Consideraes Gerais Topografia Linhas de Posicionamento do Crnio.

234

Posicionamento de Crnio e Face Consideraes Gerais Rotao e inclinao

ROTAO

INCLINAO

235

AP AXIAL:Mtodo de Towne
OSSOS DO CRNIO Abaixar o queixo, trazendo a LOM perpendicular ao filme. Para pacientes incapazes de flexionar o pescoo a essa extenso, alinhar a LlOM perpendicular ao filme. RC Angulado 30 caudal em relao a LOM, ou 37 caudal em relao a LlOM. Centralizar no plano mediossagital, 6 cm acima da glabela,ou atravessar aproximadamente 2 cm superior ao nvel das MAES (sair no forame magno). 30 37

236

POSIO LATERAL
OSSOS DO CRNIO Colocar a cabea em uma posio lateral verdadeira, com o lado de interesse prximo do filme. Alinhar a linha interpupilar perpendicularmente ao filme. RC: Centralizar para um ponto cerca de 5 cm superior ao MAE.

237

PA AXIAL :Mtodo de Caldwell


OSSOS DO CRNIO
Apoiar a fronte e o nariz do paciente contra a mesa ou superfcie de Bucky. Flexionar o pescoo conforme necessrio para alinhar a LOM perpendiularmente ao filme. RC: Angular o RC 15 caudal e centralizar para sair no nsio. Alternar o RC de 25 a 30 caudal e tambm centralizar para sair no nsio.

15

30

30 caudal

15 caudal

238

PA DE CRNIO
OSSOS DO CRNIO
Apoiar a fronte e o nariz do paciente contra a mesa ou superfcie de Bucky. Flexionar o pescoo para alinhar a LOM perpendicularmente ao filme. RC perpendicular ao filme e paralelo a LOM e centralizado para sair na glabela.

239

SUBMENTOVRTICE
OSSOS DO CRNIO
Elevar o queixo do paciente, hiperestendendo o pescoo se possvel at que a LIOM esteja paralela ao filme (ver Observaes abaixo). Apoiar a cabea do paciente pelo vrtice. Alinhar o plano mediossagital perpendicularmente linha mdia do portafilme ou mesa/superfcie de Bucky, evitando rotao e/ou inclinao. RC perpendicular linha LIOM. Centralizar a 2 cm anterior ao nvel das MAES (a meio caminho entre os ngulos da mandbula).

240

PA AXIAL: Mtodo de Haas


OSSOS DO CRNIO
Apoiar a fronte e o nariz do paciente contra a mesa / superfcie do Bucky. Flexionar o pescoo, trazendo a LOM perpendicularmente ao filme. Angular o RC 25 ceflico LOM. Centralizar o RC ao plano mediossagital atravs do nvel das MAES. . Centralizar o receptor de imagem em relao ao RC projetado.

25

241

LATERAL : SELA TURCA


Alinhar a linha interpupilar perpendicularmente mesa/superfcie do Bucky. Alinhar o RC perpendicularmente ao filme. Centralizar num ponto de 2 cm anterior e 2 cm superior ao meato acstico externo (MAE).

242

AP AXIAL: SELA TURCA


OSSOS DO CRNIO
Apoiar a parte posterior do crnio do paciente contra a mesa/superfcie do Bucky. Flexionar o pescoo para trazer a LlOM perpendicularmente ao filme. RC: Angular o RC 37 caudal LOM se o dorso da sela e os processos clinides posteriores forem o interesse principal. Angular o RC 30 caudal se os processos clinides anteriores forem o interesse principal. Centralizar no plano mediossagital 4 cm acima do arco superciliar. (O RC sair no forame magno.)

37 Cauda l

30 Cauda l

243

LATERAL: OSSOS DA FACE


Ajuste a cabea em uma posio lateral verdadeira e o corpo em posio oblqua da forma que for necessria para o conforto do paciente. RC no zigoma, a meio caminho entre o canto externo e o MAE.

244

OSSOS DA FACE

Mtodo de Waters
Estenda o pescoo, repousando o queixo contra a superfcie da mesa/ do Bucky vertical. Ajuste a cabea at que a linha mentomeatal (LMM) esteja perpendicular ao plano do filme. A LOM ir formar um ngulo de 37 com a mesa/superfcie do Bucky. Posicione o plano mediossagital perpendicularmente linha mdia da grade ou da superfcie da mesa/Bucky.

Alinhe o RC perpendicular ao filme, para sair no acntio.

245

PA AXIAL- Ossos da Face Mtodo de Caldwell


Repouse o nariz e a testa do paciente contra o topo da mesa. Retraia o queixo, colocando a LOM perpendicular ao filme. Alinhe o plano mediossagital perpendicular linha mdia da grade ou superfcie da mesa/Bucky. Angule o RC 15 no sentido caudal, para sair no nsio.

15

246

PARIETOACANTIAL MODIFICADA OSSOS DA FACE


Estenda o pescoo, repousando o queixo e o nariz contra a superfcie da mesa Bucky vertical. Ajuste a cabea at que a LLM esteja perpendicular; a LOM forme um ngulo de 55 com o filme. Posicione o plano mediossagital perpendicular alinha mdia da grade ou da superfcie da mesa Bucky vertical. Alinhe o RC perpendicular, centrado para sair no acntio.

247

LATERAL OSSOS NASAIS


Repouse a lateral da cabea contra a superfcie da mesa/Bucky vertical, com o lado de interesse mais prximo do filme. Posicione os ossos nasais para o centro do filme. Ajuste a cabea em uma posio lateral verdadeira e coloque o corpo em posio oblqua da forma que for necessria para o conforto do paciente. RC: 1,25 cm inferior ao nsio.

248

TANGENCIAL AXIAL OSSOS NASAIS


O paciente sentado ereto em uma cadeira no extremidade da mesa ou em decbito ventral sobre a mesa. Estenda e repouse o queixo sobre o filme. Coloque apoio angulado sob o filme, para que ele fique perpendicular a LGA (linha glabelo-alveolar). Alinhe o plano mediossagital perpendicular ao RC e linha mdia do filme. RC para o nsio e angule conforme necessrio para se assegurar que ele esteja paralelo a LGA. (O RC deve tangenciar a glabela e os dentes frontais superiores anteriores.)
249

SUBMENTOVRTICE
ARCOS ZIGOMTICOS
Eleve o queixo, hiperestendendo o pescoo at que a linha infra-orbitomeatal esteja paralela ao filme Alinhe o plano mediossagital perpendicular linha mdia da grade ou superfcie da mesa/Bucky vertical, evitando toda inclinao e/ ou rotao.
RC a meio caminho .entre os arcos zigomticos, aproximadamente 4 cm inferior snfise mandibular. Centre o filme e RC, com o plano do filme paralelo a LlOM.

250

OBLQUA TANGENCIAL ARCOS ZIGOMTICOS


Eleve o queixo, hiperestendendo o pescoo at que a linha LOM esteja paralela ao filme. Rode a cabea 15 na direo do lado a ser examinado; ento incline tambm o queixo 15 na direo do lado de interesse. RC perpendicular ao filme e LIOM Centre o RC para o arco zigomtico de interesse. (O RC tangenciando a eminncia parietal e o corpo da mandbula.)

251

AXIAL AP DO ARCOS ZIGOMTICOS Mtodo de Towne Modificado


30 / LOM
Repouse a parte posterior do crnio do paciente contra a superfcie da mesa/Bucky vertical. Encolha o queixo, trazendo a LOM (ou LlOM) perpendicular ao filme Alinhe o plano mediossagital perpendicular linha mdia da grade ou da superfcie da mesa/Bucky vertical para evitar rotao ou inclinao da cabea.

Angule o raio central 30 caudalmente LOM ou 37 LlOM. RC para 2,5 cm superior glabela (para passar atravs dos arcos mdios).

252

PARIETO ORBITAL: FORAMES PTICOS Mtodo de Rhese


Como uma referncia inicial, posicione o queixo, a bochecha e o nariz do paciente contra a superfcie da mesa/Bucky vertical. Ajuste a cabea conforme necessrio, de maneira que o plano mediossagital forme um ngulo de 53 com o filme. (Um indicador de ngulo deve ser utilizado para obter um ngulo de 53 preciso a partir de uma posio lateral.) Alinhe o RC perpendicular ao filme, centrado na rbita voltada para baixo.

253

AXIAL LATERAL DE MANDBULA


Coloque a cabea em uma posio lateral, com o lado de interesse contra o filme. Se possvel, faa o paciente fechar a boca e cerrar os dentes. Estenda o pescoo para evitar superposio da coluna cervical pelo queixo. Rode a cabea em uma direo oblqua. O grau de inclinao vai depender de que seo da mandbula de interesse. (A rea de interesse, se conhecida, deve ser posicionada paralela ao filme.) A cabea na posio lateral verdadeira mostra melhor o ramo. A rotao de 30 na direo do filme mostra melhor o corpo. A rotao de 45 mostra melhor o mento. A rotao de ID a 15 a que melhor fornece um levantamento geral da mandbula. Angule o RC 25 caudalmente LlP; para a posio de trauma com raio horizontal, angule o RC em 5 a 10 adicionais posteriormente. Dirija o RC para sair pela regio mandibular de interesse

30

5/10
15

254

PA OU PA AXIAL: MANDBULA
Repouse a testa e o nariz do paciente contra a superfcie da mesa/ Bucky vertical. Encolha o queixo, colocando a LOM perpendicular ao filme Alinhe o plano mediossagital perpendicular linha mdia da grade ou da superfcie da mesa/Bucky (assegurando que no haja rotao ou inclinao da cabea). PA: Alinhe o RC perpendicular ao filme, centrado para sair na juno dos lbios. PA axal/ opcional: Angule o RC 20 a 25 cefalicamente, centrado para sair no acntio. 25

AXIAL

PA

255

AP AXIAL: MANDBULA
Mtodo de Towne
Repouse a regio posterior do crnio do paciente contra a superfcie da mesa/Bucky vertical. Encolha o queixo, colocando a LOM perpendicular ao filme ou coloque a LlOM perpendicular e adicione ao ngulo do RC. Alinhe o plano mediossagital perpendicular linha mdia da grade ou da superfcie da mesa/Bucky vertical para evitar rotao ou inclinao da cabea. Angule o RC 35 a 40 caudalmente. Centre o RC para a glabela, para passar atravs do ponto mdio entre os MAE e os ngulos da mandbula.
256

35/40

SUBMENTOVRTICE:MANDBULA
Hiperestenda o pescoo at que a linha LIOM esteja paralela ao filme. Alinhe o plano mediossagital perpendicularmente linha mdia da grade ou da superfcie da mesa / Bucky vertical para evitar rotao ou inclinao da cabea. Alinhe o RC perpendicularmente ao filme ou LIOM. Centre o RC para um ponto a meio caminho entre os ngulos da mandbula, 4 cm inferiormente snfise mandibular.

257

AXIAL AP: ATM


Mtodo de Towne Modificado
Repouse a regio posterior do crnio do paciente contra a superfcie da mesa/Bucky vertical. Encolha o queixo, colocando a linha orbitomeatal perpendicular superfcie da mesa/Bucky ou colocando a LlOM perpendicular e aumentando o ngulo do RC. Alinhe o plano mediossagital perpendicularmente linha mdia da grande e superfcie da mesa/Bucky vertical para evitar rotao ou inclinao da cabea.

35 /LOM

Angule o RC 35 caudalmente a partir da linha orbitomeatal ou 42 a partir da LlOM. Dirija o RC para passar 2,5 cm anteriormente ao nvel das ATM (5 cm anteriormente aos MAE).
258

AXIAL LATERAL OBLQUA: ATM Mtodo


de Law Modificado
Mova o corpo do paciente em uma direo oblqua, conforme o necessrio para o conforto do paciente. Evite a inclinao mantendo a linha interpupilar perpendicular ao filme. Alinhe a linha LIOM perpendicular borda frontal do filme. Da posio lateral, rode a face 15 na direo do filme. Angule o RC 15 caudalmente, centrado para 4 cm acima da face superior do MAE (para passar atravs da face inferior da ATM). 15 15

259

AXIAL LATERAL: ATM


Mtodo de Schller
Ajuste a cabea para uma posio lateral verdadeira e mova o corpo do paciente em uma direo oblqua, conforme o necessrio para o conforto do paciente. Alinhe a linha interpupilar perpendicular ao filme. Alinhe o plano mediossagital paralelo superfcie da mesa/Bucky. Posicione a LIOM perpendicular borda frontal do filme.

25-30

25-30

Angule o RC 25 a 30 caudalmente, centrado para 1,3 cm anteriormente e 5 cm superiormente face superior do MAE.

260

LATERAL ESQUERDA OU DIREITA


SEIOS PARANASAIS, MASTIDE E 0SS0 TEMPORAL
Posicionar o lado lateral da cabea contra a mesa / Bucky vertical, como lado de interesse mais perto do filme. Ajustar a cabea em uma posio lateral verdadeira, movendo o corpo em uma direo oblqua conforme necessrio para o conforto do paciente (plano mediossagital paralelo ao filme). Alinhar a linha interpupilar perpendicularmente ao filme. Ajustar o queixo para alinhar LlOM perpendicular margem anterior do filme. Alinhar um RC horizontal perpendicular ao filme. Centralizar o RC para um ponto mdio entre o ngulo do olho e o MAE.
261

PA DE SEIOS (Mtodo de Caldwell)


Colocar o nariz e a testa do paciente contra o Bucky vertical ou a mesa com o pescoo estendido para elevar o LOM 15 da horizontal. Pode ser usado um suporte radiotransparente entre a testa e o Bucky vertical ou mesa para manter a posio. O RC permanece horizontal. Alinhar o plano mediossagital perpendicularmente linha mdia da grade ou superfcie do Bucky vertical.. Centralizar o filme ao RC e ao nsio, assegurando-se de que no h rotao.

15

Alinhar o RC horizontal, paralelo ao cho. Centralizar o RC para sair no nsio.

262

PARIETOACANTIAL: SEIOS Mtodo de


Waters
Pescoo esticado, colocar o queixo e o nariz contra a superfcie da mesa/ Bucky vertical. Ajustar a cabea at a linha mentomeatal (LMM) estar perpendicular ao filme; LOM formar um ngulo de 37 com o plano do filme. Posicionar o plano mediossagital perpendicular linha mdia da grade ou mesa/superfcie do Bucky vertical. Assegurar-se de que no h rotao ou inclinao. Alinhar o RC perpendicular horizontal ao filme centrado para sair no acntion.

263

SUBMENTOVRTICE : SEIOS
Levantar o queixo, hiperesticando o pescoo se possvel at a LlOM estar paralela superfcie da mesa/Bucky vertical. A cabea apia-se no vrtice do crnio. Alinhar o plano mediossagital perpendicular linha mdia da grade ou mesa/superfcie do Bucky vertical; assegurar-se de que no h rotao ou inclinao. RC direcionado perpendicularmente LlOM RC centrado no ponto mdio entre os ngulos da mandbula, cerca de 4 a 5 cm inferior snfise mandibular.

264

TRANSORAL: SEIOS
Mtodo de Waters com a Boca Aberta
Estender o pescoo, colocando o queixo e o nariz contra a superfcie da mesa/Bucky vertical. Ajustar a cabea at a LOM formar um ngulo de 37 com o filme (a linha mentomeatal estar perpendicular com a boca fechada). Posicionar o plano mediossagital perpendicular linha mdia da grade ou mesa/superfcie do Bucky vertical; assegurar-se de que no h rotao ou inclinao. Orientar o paciente a abrir a boca dizendo para "baixar a mandbula sem mover a cabea". (A linha mentomeatal no est mais perpendicular).

Alinhar um RC horizontal perpendicular ao filme. Centralizar o RC para sair no acntion.

265

OBLQUA AXIAL LATERAL: MASTIDES Mtodo de Law Modificado


Colocar a face lateral da cabea contra a superfcie da mesa/Bucky vertical, com o lado de interesse mais perto do filme; para o conforto do paciente necessrio que o corpo fique oblquo. A partir da posio lateral, rodar a face 15 em relao ao filme. Previna-se contra inclinao mantendo a linha interpupilar perpendicular superfcieda mesa/Bucky vertical. Ajustar o queixo para trazer a LIOM perpendicular margem anterior do filme. Angular o RC 15 caudal. Centralizar o RC para sair na ponta do mastide inferior e para entrar 2,5 cm posterior e superior ao MAE superior.
266

15

OBLQUA AXIAL LATERAL PERFIL POSTERIOR: MASTIDES-

Mtodo de Stenvers
Ajustar o queixo para trazer a LOM perpendicular ao filme. Rodar a cabea 45 (mesoceflico) com o lado de interesse para baixo. (Avaliar a morfologia do crnio para determinar o grau de rotao exigido.) Alinhar a regio inferior do mastide ao RC e para a linha central do filme.

12

Angular o RC 12 cranialmente, centralizado para entrar cerca de 7 a 10 cm posterior e 1,25 cm inferior ao MAE do lado de cima, para sair pelo processo mastide do lado de baixo.

267

AXIAL EM AP: MASTIDESMtodo de Towne


Deprimir o queixo, trazendo a LOM ou a LlOM perpendicular ao filme. Alinhar o plano mediossagital perpendicular linha mdia da grade ou da superfcie da mesa/Bucky vertical para evitar rotao da cabea e/ou inclinao. 30 / LOM 37 LIOM

Angular o RC 30 caudalmente LOM ou 37 LlOM. Centralizar o RC ao plano mediossagital, em um nvel 5 cm acima da glabela, para passar atravs do nvel dos MAE.

268

AXIAL LATERAL: MASTIDESMtodo de Schller


Fixar cada orelha na frente para prevenir sobreposio do mastide. Colocar o lado lateral da cabea contra a superfcie da mesa/Bucky vertical com o lado de interesse mais perto do filme. Ajustar a cabea em uma posio lateral verdadeira, com o corpo oblquo se necessrio para o conforto do paciente. Alinhar a linha interpupilar perpendicular ao filme. Angular o RC 25 a 30 caudalmente, centralizado para sair na parte inferior da ponta do mastide, entrando aproximadamente 4 cm superior e posterior ao MAE do lado superior.

25/30

269

OBLQUA AXIAL LATERAL: MASTIDES


Rodar a cabea 45 afastada do lado de interesse (o lado elevado ser o lado demonstrado). Ajustar o queixo, trazendo a LIOM perpendicular superfcie da mesa/ Bucky vertical. Alinhar a regio mastide elevada ao RC e linha central da superfcie da mesa/Bucky vertical. Angular o RC 10 caudalmente, centralizado para entrar 2,5 em anterior e 2 em superior ao MAE elevado.

45

270

OBLQUA AXIAL LATERAL: MASTIDES- Mtodo de Mayer ou Modificao de Owen


Ajustar o queixo trazendo a LIOM perpendicular ao filme. Rodar a cabea 45 na direo do lado de interesse (lado mais perto do filme). Alinhar a poro petrosa inferior ao RC e para a linha central da superfcie da mesa/Bucky vertical.. Angular o RC 45 caudal mente, centralizado para entrar aproximadamente 7,5 cm anterior ao nvel da parte inferior do MAE.

271

SUBMENTOVRTICE : OSSOS TEMPORAIS E/OU PIRMIDES PETROSAS


Levantar o queixo, hiperesticando o pescoo se possvel at a LIOM estar paralela superfcie da mesa/Bucky vertical. A cabea apia-se no vrtice do crnio. Alinhar o plano mediossagital perpendicular ao RC e linha mdia da grade ou mesa/Bucky vertical.

Direcionar o RC perpendicular LIOM. Centralizar o RC entre os ngulos da mandbula, na linha mdia, 6 a 8 cm inferior snfise da mandbula.

272

ESTUDO RADIOLGICO DO CAVUM


O cavum faz parte do aparelho respiratrio porque representa a poro posterior da cavidade nasal, e tambm pode ser chamado de rinofaringe, nasofaringe ou faringe nasal. O cavum limitado superiormente com as partes moles que reveste o corpo do esfenide, posteriormente com os que revestem as duas primeiras vrtebras cervicais, anteriormente com as conchas nasais e inferiormente continuando-se com a luz da orofaringe. O tecido linfide do teto do cavum forma a adenide que se encontra hipertrofiado na infncia e com o decorrer da adolescncia evolui para atrofia. 4 3 1- Tonsila Farngea ( adenides) 2 2- Cavum ( rinofaringe)

3- Seio esfenoidal
1 4- Conchas nasais 5- Palato mole

6- Palato duro
5 6

Consideraes aos exames de Cavum


A radiografia deve ser obtida com o paciente respirando pelo nariz e mantendo a boca fechada, para obteno de uma amplitude maior da coluna area do Cavum.

Devemos evitar que o paciente respire pela boca, pois desse jeito o palato mole encosta na parede posterior da rinofaringe, invalidando a radiografia.
No se consegue uma amplitude satisfatria da coluna gasosa do Cavum, quando:

1. Em crianas com congesto inflamatrias nasal. 2. Nos casos em que o espao est preenchido por muco. 3. Quando as crianas esto chorando no momento do exame. A soluo realizar um novo exame quando a criana estiver com as fossas nasais desobstrudas e mais tranqila. Em caso de Tumores: Todas as alteraes sseas encontradas nas leses tumorais impem a incluso na rotina das projees em Caldwel, Waters e Hirtz.

274

INCIDNCIAS NOS EXAMES DE CAVUM

EM CRIANAS INCIDNCIAS DE ROTINA perfil direito com raios horizontais

ACIMA DOS 13 ANOS INCIDNCIAS DE ROTINA Perfil direito com raios horizontais

caldwel
INCIDNCIAS ESPECIAIS Perfil direito ou esquerdo com raios horizontais perfil direito ou esquerdo com raios perpendiculares waters

INCIDNCIAS ESPECIAIS
Perfil direito ou esquerda com raios perpendiculares Caldwel Waters ou ( Boca aberta ) Hirtz
275

Exame de cavum em Lateral


Paciente em decbito lateral direito ou esquerdo, com o chassis colocado na vertical paralelo ao plano sagital, com os raios horizontais, possibilita um perfil mais rigoroso. LIOM perpendicular a mesa de exames. A radiografia deve ser obtida com o paciente respirando pelo nariz e mantendo a boca fechada. Decbito dorsal Ortoesttica

RC4 cm para frente do tragos.


Devemos evitar que o paciente respire pela boca, pois desse jeito o palato mole encosta na parede posterior da rinofaringe, invalidando a radiografia. Objetivo: Visualizar a coluna area em lateral.
276

PA AXIAL- Mtodo de Caldwell


Repouse o nariz e a testa do paciente contra o topo da mesa. Retraia o queixo, colocando a LOM perpendicular ao filme. Alinhe o plano mediossagital perpendicular linha mdia da grade ou superfcie da mesa/Bucky. Angule o RC 12 no sentido caudal, para sair no nsio. Objetivo: Verificar leses expansivas do cavum, a regio das fossas nasais e suas paredes laterais sseas que habitualmente esto comprometidas, causando velamento na regio e destruio de conchas nasais e do septo sseo.Leses sseas mais agressivas, observa-se destruio das paredes laterais das fossas nasais

277

Mtodo de Waters
Estenda o pescoo, repousando o queixo contra a superfcie da mesa/ do Bucky vertical. Ajuste a cabea at que a linha mentomeatal (LMM) esteja perpendicular ao plano do filme. A LOM ir formar um ngulo de 37 com a mesa/superfcie do Bucky. Posicione o plano mediossagital perpendicularmente linha mdia da grade ou da superfcie da mesa/Bucky. Alinhe o RC perpendicular ao filme, para sair no acntio. Objetivo: As leses expansivas do cavum comprometem com freqncia as maxilas, especialmente os seios maxilares.

278

SUBMENTOVRTICE Hirtz
Eleve o queixo, hiperestendendo o pescoo at que a linha infra-orbitomeatal esteja paralela ao filme. Alinhe o plano mediossagital perpendicular linha mdia da grade ou superfcie da mesa/Bucky vertical, evitando toda inclinao e/ ou rotao. RC a meio caminho .entre os arcos zigomticos, aproximadamente 4 cm inferior snfise mandibular. LlOM paralelo ao filme.

Objetivo: Visualizar com amplitude a regio do cavum e leses expansivas que comprometem regio ssea das reas vizinhas.

279

TRANSORAL
Mtodo de Waters com a Boca Aberta
Estender o pescoo, colocando o queixo e o nariz contra a superfcie da mesa/Bucky vertical. Ajustar a cabea at a LOM formar um ngulo de 37 com o filme (a linha mentomeatal estar perpendicular com a boca fechada). Posicionar o plano mediossagital perpendicular linha mdia da grade ou mesa/superfcie do Bucky vertical; assegurar-se de que no h rotao ou inclinao. Orientar o paciente a abrir a boca dizendo para "baixar a mandbula sem mover a cabea". (A linha mentomeatal no est mais perpendicular). Alinhar um RC horizontal perpendicular ao filme. Centralizar o RC para sair no acntion. Objetivo: Visualizar grande parte dos seios esfenoidais, projetados dentro da cavidade bucal.
280

Anda mungkin juga menyukai