Anda di halaman 1dari 106

FACULDADE SENAI DE TECNOLOGIA GRFICA PS-GRADUAO EM TECNOLOGIA DE IMPRESSO OFFSET: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO

JOO CARLOS SILVA CARDOSO

PAPEL RECICLADO ARTESANALMENTE tendncias para o futuro

So Paulo 2010

JOO CARLOS SILVA CARDOSO

PAPEL RECICLADO ARTESANALMENTE tendncias para o futuro

Trabalho apresentado como exigncia para obteno do certificado de concluso de curso de Ps-graduao Lato sensu em Tecnologia de Impresso Offset: Qualidade e Produtividade Prof. orientador: Luiz Flavio Surez Botana

So Paulo 2010

A obra Papel reciclado artesanalmente: tendncias para o futu ro de Cardoso, Joo Carlos Silva foi licenciada com uma Licena Creative Commons Atribuio 3.0 No Adaptada.

FACULDADE SENAI DE TECNOLOGIA GRFICA PS-GRADUAO EM TECNOLOGIA DE IMPRESSO OFFSET: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO

PAPEL RECICLADO ARTESANALMENTE tendncias para o futuro

Autor: Joo Carlos Silva Cardoso Orientador: Luiz Flavio Surez Botana Coordenadora: Simone Ferrarese So Paulo, 28 de maio de 2010.

A meu tio Walter de Araujo Silva (20.02.1927 04.12.2008), que morou aqui em casa com minha famlia por mais de 25 anos e, apesar de ser um entusiasta do SENAI, infelizmente, no viveu o bastante para ver o final de minha empreitada.

AGRADECIMENTOS

Meus estudos na Ps-graduao da Faculdade SENAI de Tecnologia Grfica e, como consequncia, esta pesquisa no teriam sido possveis sem algumas colaboraes ao longo destes cerca de dois anos. Assim, em primeiro lugar, gostaria de agradecer a minha me e, principalmente, a meu pai, por, alm da reviso geral do portugus do texto, tambm e principalmente, vrias vezes, ter-me levado e buscado na rodoviria do Rio de Janeiro (onde moro), quase todas as madrugadas de sexta para sbado e de sbado para domingo, para que eu pudesse vir a e voltar de So Paulo durante o perodo de aula, de maio de 2008 a fevereiro de 2010. Ao professor Flavio Botana, pela orientao. Ao tambm professor Pedro Augusto Casotti, por, alm da entrevista e do fornecimento de dados, principalmente, sem querer, ter-me dado a ideia sobre este trabalho, durante uma aula de Tecnologia de Impresso Ofsete, em que se comentava que preciso ser observado o sentido da fibra do papel na hora de introduzi-lo na mquina plana. Foi quando descobri que papis reciclados artesanalmente no tm sentido das fibras e que, portanto, exigem mais cuidados na hora da presso da mquina. professora Maria Luiza Otero D'Almeida, pelas aulas de Interrelao da Tinta com o Papel na Impresso Ofsete, cujo material dado em classe foi-me muito til ao longo das minhas conceituaes. E, no menos importante: ao professor tambm da Faculdade SENAI de Tecnologia Grfica Srgio Rossi Filho, pela sugesto de bibliografia sobre o assunto. A Marcos Capanema de Melo, morador de Belo Horizonte e trineto de Guilherme Schch, o baro de Capanema (um dos pioneiros no fabrico de papel no Brasil; fundador, no sculo XIX, da Fbrica de Orianda, moinho papeleiro nos arredores de Petrpolis, na Regio Serrana do Rio), pela entrevista concedida e dados fornecidos. Ao bibliotecrio Mrcio Alberto Moralles, da Biblioteca Joseph Brunner, pela orientao dada com relao s novas regras de formatao da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). Ao colega de classe e instrutor de Qualidade da Cia. Suzano de Papel e

Celulose Clber de Souza Mello, pela cesso de seu TCC sobre o Projeto Reciclato (de sua empresa), que me serviu de base para conceituar papis reciclados em srie e pela assessoria em gesto e em termos tcnicos do fabrico do suporte. Extra-SENAI, os agradecimentos vo tambm para a Prof. Dr Thrse Hofmann Gatti, subchefe do Departamento de Artes Visuais e coordenadora do Curso de Licenciatura de Artes Visuais, da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na Universidade de Braslia (UnB) cuja obra A histria do papel artesanal no Brasil muito serviu para guiar esta pesquisa , pelo fornecimento de informaes sobre o projeto de fabrico de papel a partir de pontas de cigarros. tambm professora Ncia Mafra, do site <http://www.oficinadepapel.com.br>, ex-coordenadora (de 1999 a 2008) da Unidade Produtiva de Papel Artesanal, do Centro de Pesquisas Tcnicas (CPT), da Universidade de Viosa (MG); pela entrevista concedida e pelos dados e relatrios fornecidos. A Fabricio Pardo, gerente de Marketing da Jandaia, pelas informaes fornecidas (por telefone e e-mail), no s tcnicas, mas, principalmente, na rea de gesto de uma papeleira, alm de envio de material de entrevistas suas a revistas segmentadas no assunto. A Heloisa Leal Costa Mayall, da Yu Papis, empresa de papel reciclado artesanalmente de Itamonte (tambm em Minas Gerais); pela ateno, informaes e orientao tcnica. E, em se tratando de empresa de papel reciclado artesanalmente, a Adalberto Paz da Reciclar Design (no Rio de Janeiro), que fabrica esse tipo de suporte e brindes ecologicamente corretos no s pelos dados, mas por ter aberto sua empresa visitao, sem a qual o Captulo V desta pesquisa teria sido quase inexequvel; alm do fornecimento de papel reciclado industrialmente para a impresso deste trabalho final, autosservindo, inclusive, como propaganda para o suporte estudado. Ao amigo Gilberto Rocha Vasconcellos, advogado, pela breve orientao em Direito Tributrio. Afinal, a bitributao, ainda que inconstitucional, uma das responsveis pelo encarecimento no s do papel, mas de todos os produtos reciclados. E, no menos importante, ao tambm amigo Eduardo Cardoso Busch, pela reviso em ingls do Abstract, obrigatrio, algumas pginas frente. A todos, meu muito obrigado.

Hiptese uma coisa que no , mas que a gente diz que pra ver como seria se fosse. (Millr Fernandes)

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo estudar a histria da produo de papel (e da reciclagem como um todo) e conferir se possvel, nos dias de hoje e futuramente, investir em uma tecnologia e tambm em um modo de gesto que otimize o processo de produo artesanal do papel reciclado, considerando a preocupao com a causa ambiental, a qual acontece mais intensamente de 20 anos para c. Para tanto, estruturamos o trabalho da seguinte forma: uma breve histria do papel desde sua criao at o incio do sculo XX; classificaes dos papis; produo do papel, da indstria e da reciclagem como um todo do incio do sculo XX at 1992, de 1992 at hoje; modo de produo do papel reciclado artesanalmente; e tendncias para o futuro, possveis concorrentes e anlise do que pode vir a ocorrer. O foco principal teorizar esse tipo de produo, valorizar o arteso e tambm mostrar que possvel implementar uma produo em srie ainda que pequena. Ao final, para comprovar a viabilidade, lanamos algumas hipteses: o grande desafio , em paralelo s novas mdias, resgatar o investimento e a tecnologia no segmento do papel; h tambm a possibilidade de o papel artesanal (reciclado ou no) ficar para sempre como alternativo; e pode ser, ainda, que o papel reciclado passe a ser usado para livros de arte, de tiragem limitada e impresso quase personalizada. Palavras-chave: Papel artesanal. Papel reciclado artesanalmente.

ABSTRACT

This work aims to study the history of paper production (and recycling as a whole) and accredit if it's possible, from today on, to invest in a technology and also in a way of management to optimize the production process of handmade recycled paper, taking into consideration the concern with the environmental cause that occurs more intensively since 20 years. For such, we structured the work in the following way: a brief history of paper from the early days until the beginning of the 20th century; classification of papers; paper, industry and recycling production in general from the beginning of the 20th century until 1992; and from 1992 on; the production of handmade recycled paper; and future trends, potential competitors and analysis of what may come to pass. The main focus is to theorize this kind of production; revaluate the craftsman and also show that it is possible to implement a production line, even if it's a small one. Finally, to prove the possibility, we introduced some hypotheses: the big challenge is, along with the new media, rescue the investment and technology in the paper segment. There is also the possibility of the handmade paper (recycled or not) to remain for good as an alternative way; and theres also the possibility that the recycled paper may come to be used in the craft of limited editions and the printing of nearly customized art books. Keywords: Handmade paper. Handmade recycled paper.

SUMRIO

1 INTRODUO............................................................................................................ 10 2 AS ORIGENS................................................................................................................12 3 CONCEITUAES E CONSIDERAES..............................................................22 4 TEMPOS MODERNOS................................................................................................32 5 CONTEMPORANEIDADE.........................................................................................49 6 QUESTES TCNICAS..............................................................................................65 7 TENDNCIAS PARA O FUTURO.............................................................................71 8 CONCLUSO...............................................................................................................87 REFERNCIAS...............................................................................................................93

1 INTRODUO

Quem tem mais de 30 anos, por certo, deve-se lembrar (at mesmo com saudade) daquelas experincias que a tia da escola (termo hoje didaticamente condenvel) ensinava de se fazer papel em casa, nas colnias de frias ou ainda nas aulas de Educao Artstica. A crianada emporcalhava a cozinha picando papeizinhos ou folhas de jornais velhos, batendo os fragmentos com gua no liquidificador, espalhando aquela pasta em cima da mesa, esticando-a como se, meio mestre-cuca sem jeito, fizesse uma pizza no comestvel, secando o material ao sol e, por fim, mostrando, todo orgulhoso aquela folha de papel tosco, em geral mais grosseira de um lado do que de outro, como se fosse uma obra-prima. Passaram-se os anos, a experincia profissional e de vida cresceu e podemos descobrir que toda aquela porcalhada da infncia, se feita por um adulto no s considerada arte, mas que h estudos acadmicos sobre o papel reciclado dessa maneira. Tanto que h at um nome mais especfico: papel reciclado artesanalmente. Em 1999, a professora Ncia Mafra, da Universidade de Viosa (MG) elaborou um projeto integrado de vdeo e manual em que define que:
a reciclagem do papel, feito artesanalmente, aliada ao uso de fibras das plantas com seu ciclo renovvel, ou de resduos, inicia, a partir da dcada de 80, um processo de resgate s tradies e vem sendo, aos poucos, valorizada pelas pessoas do mundo inteiro.1

Palavras de quem entende do assunto: no ano seguinte2 publicao do material, a Prof. Ncia Mafra lana seu site (www.oficinadepapel.com.br), em que diz que o processo de reciclagem faz parte de uma nova ordem mundial, e que dele depende a preservao do planeta, e isso s ser possvel com a sua colaborao.3 _____________________________
1 2

MAFRA, Ncia. Como montar e operar uma oficina de papel artesanal. p. 18. Registro.br. Disponvel em: <http://www.registro.br>. 3 MAFRA, Ncia. Oficina de papel. Disponvel em: <http://www.oficinadepapel.com.br>.

Vivemos em tempos da chamada conscincia ambiental. O papel

reaproveitado artesenalmente passa a ser no s uma questo de didtica infantil ou de arte: passa a ser uma questo de salvar o planeta. At porque o homem vai ter que ser obrigado a encontrar alternativas viveis para seu sustento, seu dia a dia. Esta monografia tem por objetivo teorizar essa produo que se intensifica cada vez mais no Brasil. Esperamos no s valorizar o arteso que existe em cada um, mas tambm mostrar que possvel implementar uma (ainda que pequena) produo em srie para um ramo at o momento (quase) esquecido e voltado, quando muito, somente para a arte.

2 AS ORIGENS

Arte. [Do lat. Arte] S.f.: 1 Capacidade de que tem o ser humano de pr em prtica uma ideia, valendo-se da faculdade de dominar a matria.4

Iniciamos o trabalho com a definio de Aurlio Buarque para o que arte. Esta primeira definio lexicogrfica merece, entretanto, ser levada mais alm, para podermos continuar em nossa pesquisa. Assim, sua definio de nmero 11 para o mesmo verbete diz que arte : Ofcio, profisso (nas artes manuais, especialmente). 5 O portugus Cndido de Figueiredo vai mais alm e diz que arte O conjunto de preceitos para bem dizer ou fazer qualquer coisa [...] Habilidade. [...] Ofcio.6 Como j dissemos na introduo, queremos dizer que o papel artesanal isto , aquele feito com arte volta ao mercado, em tempos de conscincia ambiental, como contraponto produo em srie que vivenciamos e usamos no dia a dia. bem verdade que, inicialmente, o fabrico, a arte do papel, tinha (ao menos, no Oriente) um carter sagrado, quase divino um toque de metafsico. A prpria Prof. Dr. Thrse Hofmann Gatti, da Universidade de Braslia (UnB), deixa isso bem claro, em sua obra A histria do papel artesanal no Brasil. Diz ela:
Distinguimos claramente as diferenas culturais e espirituais entre o Oriente e o Ocidente, tanto no processo de produo quanto na relao pessoal do homem com o papel. [...] A produo de papel artesanal no Oriente nunca se interrompeu; perpetua-se at nossos dias, como atividade sagrada, quase divina.7

__________________________
FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio da lngua portuguesa. p. 141. (grifo do autor). 5 Ibid., p. 142. 6 FIGUEIREDO, Cndido de. Dicionrio da lngua portuguesa. v. 1. p. 292. 7 GATTI, Thrse Hofmann. A histria do papel artesanal no Brasil. p. 22.
4

Ela mesma comenta, mais para frente, que o Ocidente (subentenda-se: Europa) viu o papel vindo do Oriente com muito preconceito, tambm por conta da religio:
No Ocidente, o papel foi, no incio, recebido com desconfiana, tanto pelo questionamento de sua durabilidade em comparao ao pergaminho quanto por preconceitos religiosos e raciais dos cristos em relao aos rabes, mouros e judeus, que eram os papeleiros.8

Neste caso de quase intolerncia religiosa, fao minha suas palavras apenas trocando preconceito dos cristos por dos catlicos, j que na poca em questo (Idade Mdia) sequer havia havido o Cisma Ortodoxo (no ano de 1054)9, portanto, cinco sculos antes de Lutero. Polmicas religiosas parte, o fato que sempre houve um ritual quase sagrado, sim, no fabrico do papel. At porque vale lembrar a escrita para o homem ps-pr-histrico tambm tinha um qu de sacro. Antes mesmo do pergaminho e do palimpsesto espcie de pano ou pergaminho raspado para reaproveitamento , o homem comeou a escrever em cascos de tartaruga, pedras e, mais remotamente, nas paredes das cavernas. No se precisa ir muito antes, at a Pr-histria (at 4000 a.C.) 10: na Antiguidade Egpcia (3150 a.C. 30 a.C)11, o escriba que se utilizava do papiro (alis, de onde veio o nome papel) como suporte era a pessoa que dominava a escrita e a usava para, a mando do regente, redigir as normas do povo daquela regio ou de uma determinada religio.12 Portanto, pode-se perceber que religio e papel (e seu contedo) sempre andaram juntos, ao longo da Histria, fosse na figura do antigo escriba, fosse na do copista medieval.

____________________________
GATTI, Thrse Hofmann. A histria do papel artesanal no Brasil. p. 23. Cisma ortodoxo. Disponvel em: <http://blog.bibliacatolica.com.br/tag/cisma>. 10 Pr-histria. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9-Hist%C3%B3ria>. 11 Antigo Egito. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Antigo_Egito>. 12 Escriba. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Escriba>.
8 9

Poderamos, ento, repetir a mxima mais bvia possvel que informao poder. E poder se disputa .13 Tanto mesmo que, voltando sua origem, a China manteve em segredo o mximo possvel de anos a tcnica do fabrico do papel, s vindo a sair do pas depois de cinco sculos, em 610 d.C., quando os chineses invadiram a Coreia. Dali, atravs de um monge, a tcnica sempre voltada para textos sacros seguiu para o Japo.14 Mas do Extremo Oriente, a arte de se fazer papel s saiu mesmo 140 anos depois:
Mantida como segredo imperial, a manufatura papeleira s comea a ser difundida quando prisioneiros de guerra chineses foram obrigados a ensinar o processo aos rabes instalados em Samarakanda, no ano de 751 d.C..15

Com a conquista moura da Pennsula Ibrica (7111492) legando-nos a lgebra (e seus elementos bsicos, os algarismos arbicos), a laranja, o caf, o pandeiro, o violo, e um sem-fim de palavras como garrafa, xarope e quase todas as iniciadas por al-, como almofada, alguidar, algema... o papel chega Espanha: o ano de 1151 marca a fundao do moinho de Jtiva, pequena cidade do sudeste do pas, que fala valenciano (Xtiva). Citamos outra vez a Professora Thrse Hofmann Gatti, em sua obra A histria do papel artesanal no Brasil, que registra o primeiro moinho da Era Crist como tendo sido o de Fez, no Marrocos (em 1100).16

____________________________
ABRAMO, Claudio Weber. Acesso informao e eficincia do Estado. Revista Sp.gov. Disponvel em: <http://www.revista.fundap.sp.gov.br>. 14 GATTI, Thrse Hofmann. A histria do papel artesanal no Brasil. p. 20. 15 Ibid., p. 21. 16 Ibid., p. 22.
13

Isso merece uma reflexo: muito antes da Revoluo Industrial (sculo XVIII), pode-se perceber que j existia ainda que bastante incipente uma industrializao na fabricao de papel. O ponto que queremos tocar ao longo desta pesquisa que possvel aliar uma pequena produo em srie, sem perder as caractersticas artesanais do fabrico do papel. Para tanto, vamos conceituar o que um moinho:
Moinho (o-). [Do lat. Molinu] S.m. 1. Engenho, composto de duas ms sobrepostas e giratrias, movidas pelo vento, por queda d'gua, animais ou motor, e destinado a moer cereais. 2. Lugar onde se acha instalado esse engenho. 3. Mquina que serve para triturar qualquer coisa; moenda. Moinho de pasta. Ind. Pap. Desfibrador (3).17

Vamos nos ater a essas duas ltimas definies do verbete. Para isso, inclusive, vale consultar, no mesmo Aurlio, o que , nesta acepo, um desfibrador:

Desfibrador (). S.m. 3. Ind. Pap. Aparelho para converter a madeira em pasta mecnica, constitudo por uma grande m de arenito ou artificialmente preparada, que gira dentro de uma cmara e contra a qual toros de madeira so premidos, em geral por meio de pistes ou de correntes, enquanto um jato de gua contnuo resfria a pedra e carreia para um depsito a madeira desintegrada; moinho de pasta.18

Pode-se dizer, ento, que inicia, justamente a, no sculo XII, uma produo em srie, apesar de artesanal, o que, curiosamente falta hoje em dia, apesar da tecnologia infinitamente superior. Tanto que a quantidade de moinhos papeleiros rapidamente cresceu em todo o Velho Mundo. Segundo Otvio Roth, desde Jtiva (em 1151) at 1690, 12 moinhos foram implantados em toda a Europa.19

____________________________
FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio da lngua portuguesa. p. 936. (grifo do autor) 18 Ibid., p. 454. (grifo do autor) 19 ROTH, Otvio. O que papel. p. 26, apud GATTI, Thrse Hofmann. A histria do papel artesanal no Brasil. p. 22.
17

Vale lembrar tambm que, ao longo desses sculos de proliferao de moinhos (11511690), dois acontecimentos repercutem na Europa, para alavancar a produo papeleira: a viagem de Marco Polo ao Oriente (em 1272), que trouxe, alm das massas e da seda, o conceito de papel-moeda; e a inveno dos tipos mveis por Johannes Gutenberg, em 1450. Quanto ao primeiro, a Professora Gilda Dieguez, da Universidade Estcio de S (no Rio de Janeiro), diz que:
Enquanto servia na corte de [Kublai] Khan, Marco Polo foi enviado a misses especiais na China, Birmnia e ndia. Muitos lugares por onde ele passou s foram vistos pelos europeus no sculo XIX. No entanto, uma coisa o surpreendeu: o papel-moeda, que substitua o ouro e a prata nas relaes comerciais.20

Entretanto, no mundo ocidental, as primeiras notas de banco aceitas sem prazo de durao, destinadas a circular entre o grande pblico, s apareceram em 1656, em Estocolmo, Sucia.21 Ademais, nesse nterim entre as viagens de Marco Polo e utilizao do papel-moeda 100% europeu, Gutenberg cria os tipos mveis e imprime a Bblia da Mogncia o que vai alavancar a produo do papel, como suporte para a nova tcnica de impresso, ainda que seu uso pleno s venha a acontecer muitos sculos mais tarde. Por isso, alm das questes comerciais, a Europa teve que comear a conviver com o papel por questo das obras sacras. Apesar de, em Portugal, o primeiro moinho tambm datar da Idade Mdia (1411), nossos colonizadores no nos trouxeram a tcnica quando da conquista destas terras em 1500: a Coroa exercia todo o tipo de presso possvel para que no houvesse nenhuma atividade manufatureira na colnia, fosse papeleira, grfica, txtil ou de qualquer outro ramo. Isso s veio a acontecer quando da vinda da famlia real ao Brasil, h 202 anos, ainda que nesse meio tempo (14111808) o mundo tenha vivido a Revoluo Industrial, que, no sculo XVIII e XIX, foi substituindo a atividade manufatureira (isto , feita mo) pela feita mquina.

____________________________
DIEGUEZ, Gilda. Parla che te fa bene. Disponvel em: <http://www.estacio.br/rededeletras/numero15/parlaquetefabene/texto2.asp>. 21 SABOIA, Lygia. Gravura: histria, tcnicas e relaes com a impresso de papel moeda. p. 22.
20

Anteriormente ao motor a vapor, os


moinhos de papel utilizavam trapos como matria-prima e recorrendo aos cursos de gua como fora motriz. H muito poucos a funcionar em todo o mundo. O modo de produo: um pesado martelo, movimentado pela roda movida pela gua pisa a traparia encharcada em gua, reduzindo-a a uma pasta a que posteriormente se d a forma pretendida, misturando-lhe fibras de eucalipto, pinheiro e flores para melhorar a consistncia.22

Mesmo assim, movido quase que manualmente, s viemos a ter nosso primeiro moinho papeleiro em 1809, no bairro do Andara ( poca, Andarahy Pequeno, como se grafava), na Zona Norte do Rio de Janeiro.
A primeira referncia produo nacional consta em um documento escrito em 1809 por Frei Jos Mariano da Conceio Velozo ao Ministro do Prncipe Regente D. Joo, Conde de Linhares: ...lhe remeto uma amostra do papel, bem que no alvejado, feito em primeira experincia, da nossa embira. A segunda que j est em obra se dar alvo, e em concluso pode V. Exa. contar com esta fbrica.23

Alm de tardiamente, a produo papeleira no Brasil tambm se utilizava de uma tecnologia muito defasada, quase amadora, pois quase 60 anos antes, a Europa j usava a chamada holandesa para decompor a fibra dos trapos, que ...fazia em quatro ou cinco horas a mesma quantidade de pasta que um antigo moinho de martelo com cinco pedras gastava 24 horas.24 Assim, em 1798, pde-se fabricar, pela primeira vez, papel em mquina de folha contnua. E aqui, ainda sendo usado o processo manual de folha por folha. Isso nos d uma defasagem de quase 300 anos em relao Amrica Hispnica. Sobre ela, vale abrir um parntese e ressaltar que, apesar de o primeiro moinho papeleiro nas colnias espanholas ter sido fundado em 1575, em Culhuacn (no Mxico)26 e com um produo muito pequena e de uso local, isso no quer dizer que a Metrpole Espanhola tenha dado amplos investimentos em suas terras no Novo Mundo.
25

____________________________
HEITLINGER, Paulo. Tipografia: origens, formas e uso das letras. p. 2. Histria do papel no Brasil. Disponvel em: <www.fazendajardim.com.br/downloads/HISTORIA DO PAPEL NO BRASIL.pdf>. p. 2. 24 Ibid., p. 2. 25 Ibid., p. 2. 26 MARTNEZ, Jos Luis Asenjo; BRINQUIS, Mara del Carmen Hidalgo. El Papel: 2.000 aos de historia. p. 6.
22 23

Como citam os autores espanhis Jos Luis Asenjo Martnez e Mara del Carmen Hidalgo Brinquis,
A Coroa Espanhola no fomentou a construo de moinhos papeleiros na Amrica, j que este produto foi, durante longos perodos de tempo, monoplio real, sobretudo, a raiz do estabelecimento do imposto do papel selado, grande fonte de renda para sua sempre baqueada economia.27

Enquanto a Espanha sobretaxava os produtos fabricados nas colnias; Portugal, mais absolutista, simplesmente proibia, fosse empastelando pequenas fbricas, fosse prendendo quem ousasse produzir qualquer tipo de manufaturados no Brasil. Entretanto, apesar do atraso de quase 300 anos, o Brasil do sculo XIX v uma exploso da indstria manufatureira, principalmente num Segundo Reinado (1840 1889) em que um D. Pedro II, quase republicano, fomentava a produo e a pesquisa cientfica nacional. Alm disso, como falamos, apesar de as primeiras indstrias ainda se utilizarem de uma tecnologia extremamente defasada em relao ao resto do mundo, tambm no sculo XIX que um homem ir marcar definitivamente a histria do papel em nosso Pas: Guilherme Schch. Nascido em Ouro Preto, em 1824, Schch foi engenheiro e fsico, responsvel pela instalao da primeira linha telegrfica do Brasil.28 Justamente por conta desta ltima empreitada, foi nomeado baro de Capanema por decreto em 3 de abril de 1839, por servios e amizade pessoal com D. Pedro II.29 Filho do austraco Roque (Rochus) Schch, bibliotecrio e conservador do Gabinete de Histria Natural da Imperatriz Leopoldina,30 Guilherme Schch foi o responsvel pela fundao de um dos moinhos que mais marcou histria na histria do papel e do Brasil: a Fbrica de Orianda, instalada nas proximidades da cidade imperial de Petrpolis, na Regio Serrana da ento Provncia do Rio de Janeiro.

____________________________
27

MARTNEZ, Jos Luis Asenjo; BRINQUIS, Mara del Carmen Hidalgo. El Papel: 2.000 aos de historia. p. 6, (traduo nossa). 28 Guilherme Schch. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Guilherme_Sch%C3%BCch>. 29 MELO, Marcos Capanema. Guilherme Schch [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <joaocarlossilvacardoso@uol.com.br> em 17 maio 2009. 30 FIGUEIRA, Silvia Fernanda de Mendona. Cincia e tecnologia no Brasil Imperial: Guilherme Schch, Baro de Capanema (18241908). p. 3.

Fundada em 1852, a Orianda, de pequeno engenho, chegou a alimentar as bobinas dos maiores jornais do Pas. E at do Tesouro Nacional: Uma produo de 'papel especial', que abastecia o 'Dirio do Rio de Janeiro', o 'Correio da Tarde', o 'Correio Mercantil' e o Tesouro Nacional.31 Durante mais de 20 anos, a Fbrica de Orianda serviu de referncia na produo papeleira nacional, at 1874, quando tem sua falncia decretada e fecha as portas. Marcos Capanema de Melo, trineto do baro (que, por perceber a dificuldade em pronunciarem seu nome alemo, resolveu adotar o sobrenome de 'Capanema', pertencente a uma serra e povoado daquela provncia, e nas vizinhanas de Ouro Preto32), economista por formao e atualmente empresrio do ramo de Comrcio Exterior e Atacadista de Autopeas em Belo Horizonte (MG), comentou, entretanto, no saber o porqu de sua famlia no levar o empreendimento adiante. Marcos tambm diz assim como grande parte da histria oficial desconhecer o moinho de 1809, no Rio de Janeiro e considera a Fbrica de Orianda a primeira empresa de papel 100% brasileira.33 O fato que, seja com o moinho fundado em 1809, seja com a Fbrica do baro de Capanema (e principalmente com esta), o Brasil vai, lentamente, abandonando a produo artesanal de papel e, pouco a pouco, ingressando na produo em srie desse suporte de impresso:
Ainda em 1850, o desenvolvimento da cultura do caf traz grande progresso para a ento Provncia de So Paulo e, com a chegada dos imigrantes europeus, passa a vivenciar um grande desenvolvimento industrial gerador de vrios empreendimentos. Um deles, idealizado pelo Baro de Piracicaba, na regio de Itu, pretendia criar condies para a instalao de indstrias aproveitando a energia hidrulica possvel na regio em funo da existncia da cachoeira no Rio Tiet e neste local que, em 1889, a empresa Melchert & Cia deu incio construo da Fbrica de Papel de Salto que funciona at hoje, devidamente modernizada, produzindo papis especiais, sendo uma das poucas fbricas do mundo fabricante papis para a produo de dinheiro.34

____________________________
31 32

Instituto da Terra. Disponvel em: <http://www.institutodaterra.org.br/historia2.html>. Guilherme Schch. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Guilherme_Sch%C3%BCch> 33 MELO, Marcos Capanema. Guilherme Schch [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <joaocarlossilvacardoso@uol.com.br> em 17 maio 2009. 34 Bracelpa - Associao Brasileira de Celulose e Papel. Disponvel em: <http://www.bracelpa.org.br/bra/saibamais/historia/index.html>.

Outro feito importante marcou esse final de sculo e ajudou ainda mais o Pas e o mundo a deixar de lado a produo artesanal para entrar rumo modernidade e produo em srie: a luz eltrica. Inventada em 1879 por Thomas Alva Edison35, a luz eltrica representa um feito que mudou o modo de produo mundial. Isso, obviamente, se reflete em todos os segmentos da indstria e, claro, na papeleira no poderia ser diferente. Apesar de monarquista e agrrio, o Brasil adota a energia eltrica pouqussimo tempo depois apenas quatro anos de sua inveno: em 24 de junho de 1883, o Brasil passa a ter energia eltrica: Nesta data, Campos recebeu a visita do Imperador D. Pedro II. E, assim, passou ser a primeira cidade da Amrica Latina a ter luz eltrica.36 Essa mudana de paradigma e o abandono da produo artesanal em funo do novo advento ocorre, inclusive, no Oriente. Isso to percebido que a a prpria professora Thrse Hofmann Gatti que aqui citamos outra vez observa que:
No Oriente, ocorreu uma transposio pacfica do processo de produo artesanal para o industrial e ainda existe uma tranquila convivncia, sem que as aldeias papeleiras tenham sido desativadas pelo surgimento da indstria [...]. J no Ocidente, houve total ruptura com o processo artesanal aps o advento da indstria de celulose e papel. A Europa interrompeu a produo artesanal em fins do sculo XIX e incio do XX; at 1919, cessa-se toda a produo artesanal.37

Ela cita tambm que essa industrializao do fabrico do papel, no Ocidente, se d por completo at a metade do sculo XX.38 No nos queremos aprofundar muito, pois o modus operandi da indstria papeleira e o abandono do modo de produo artesanal no sculo XX (at chegarmos ao XXI) assunto para captulos frente. Mas, fechando esta primeira parte do meu estudo, fica aqui observado que o advento da eletricidade e, 35 anos depois, a I Guerra (19141918), em muito mudaram o modo de vida do mundo. E isso tem reflexo na industrializao do papel.

____________________________ Thomas Alva Edison. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br>. TAVARES, Mariana Machado. 28 de maro: aniversrio de Campos dos Goytacazes. p. 6. 37 GATTI, Thrse Hofmann. A histria do papel artesanal no Brasil. p. 35. 38 Ibid., p. 34.
35 36

No caso do Brasil, mais trs fatores devem ser considerados nesse perodo entre 1883 e 1914: a Abolio da Escravatura, em 1888; a Proclamao da Repblica, no ano seguinte; e a grande leva de imigrantes (japoneses, portugueses, libaneses, italianos...) que vieram tentar a vida no Pas no incio do sculo XX. Estes trs fatores contriburam, no nosso caso, para mudar radicalmente os rumos da indstria brasileira. E a se inclui o ramo papeleiro.

3 CONCEITUAES E CONSIDERAES

Vamos dar uma breve pausa aqui na sequncia cronolgica para tentar esclarecer quais os trs tipos bsicos de papel no mundo moderno, independentemente dos termos e nomes tcnicos e/ou comerciais com que sejam encontrados no mercado. uma diviso grosseira, talvez mais emprica do que acadmica, mas, ao mesmo tempo, a mais simples possvel, que resume os papis em: a) industriais grande parte do que usamos no nosso dia a dia, em que so s utilizadas fibras novas e no h reaproveitamento nem de materiais nem de fibras. Portanto, apesar da preocupao com o replantio e a hora do corte, criando, assim um manejo sustentvel como veremos mais a seguir , o fato de sempre se usarem fibras novas no tambm um processo to ecologicamente correto assim, apesar de no ser de todo errado; b) reciclados que utilizam cerca de 30% de fibras novas39; mas j com previso de mudana legal para at 50%.40 c) artesanais em geral, em tiragem limitada, mas podendo tcnica e comercialmente, serem feitos industrialmente em srie, e que tm como diferena fundamental para os industriais convencionais que temos ideia o fato de utilizarem fibras novas, sim, mas no usuais, como bambu41 (como a empresa Itapag fazia, no Maranho, ao produzir sacos para cimento), coco42 , helicnia (que, apesar de ser uma planta ornamental extremamente comum, um gnero pouco estudado43 ), o corpo da bananeira44 e at mesmo uma simples grama de jardim45 ; e ____________________________
39

ISOLA, Silvio Roberto. Regras para o papel reciclado. Gazeta Mercantil, So Paulo, 01 out. 2008, p. C7. In: FIESP. Informe Ambiental, Out. 2008. p. 2. Disponvel em: <http://www.fiesp.com.br/arquivos/informe_ambiental_35.pdf>. 40 PARDO, Fabricio. Papel reciclado artesanalmente [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <joaocarlossilvacardoso@uol.com.br> em 07 ago. 2009. 41 GATTI, Thrse Hofmann. A histria do papel artesanal no Brasil. p. 94. 42 Ibid., p. 98. 43 Ibid., p. 101. 44 Papyrus Australia est fabricando papel de banana. Radar 21. Disponvel em: <http://www.radar21.inf.br/radarnews01062005.htm>. 45 GATTI, Thrse Hofmann. A histria do papel artesanal no Brasil. p. 100.

d) reciclados artesanalmente aqueles 100% reaproveitados, sem nenhuma fibra nova, produzidos manual ou manufaturadamente. Ou seja, que aliam tcnicas de produo fora de srie (at o momento) ao aproveitamento 100% de papis j consumidos e que so o foco desta pesquisa. Mesmo este ltimo tipo de papel tambm pode levar fibras novas em sua mistura, a fim de lhe conferir resistncia46, e, ainda assim, no deixar de ser considerado reciclado artesanalmente. Apesar disso, vamos focar somente no caso dos que no tm fibra nova alguma, fechando, desta maneira, o escopo de nossa pesquisa. Vale tambm lembrar que desde 2001 j produzido no Brasil um tipo de papel dito 100% reciclado em escala industrial47, inicialmente pela Suzano (sob a marca registrada de Reciclato) e, de l para c, tambm por concorrentes como a International Paper, a Jandaia e a Arjowiggins. Mas cabe tambm ressaltar que esse tipo de papel no 100% reciclado no conceito que temos como base para esta pesquisa; e sim, aproveitando um percentual de aparas pr-consumo (ou seja: aquele refugo que sobra depois do corte da folha na prpria indstria papeleira) e outro de aparas ps-consumo48 (as que so descartadas pelo consumidor final e/ou iriam para o lixo depois de usadas).49 Assim, vamos deix-lo na categoria dos reciclados e no na dos reciclados artesanalmente. Isso porque ele no chega a completar o ciclo produo-consumo-lixoreciclagem, que tanto preocupa gestores ambientais e nossos administradores e que objeto de preocupao desta monografia. O prprio colega de SENAI e instrutor de Qualidade da Cia. Suzano de Papel e Celulose Clber de Souza Mello cujo TCC sobre o Projeto Reciclato (de sua empresa) serve de parte da bibliografia desta pesquisa, reconhece que h um toque de marketing (com aspas mesmo, como ele prprio fala50) no lanamento desse produto.

_____________________________
Informao fornecida por Heloisa Leal Costa Mayall, no Rio de Janeiro, em 26 jun. 2009. MELLO, Cleber de Souza. Projeto Reciclato. p. 1. 48 Informao fornecida por Cleber de Souza Mello, em So Paulo, em 20 jun. 2009. 49 Informao fornecida por Fabricio Pardo, em So Paulo, em 07 ago. 2009. 50 Informao fornecida por Cleber de Souza Mello, em So Paulo, em 20 jun. 2009.
46 47

Esta diviso se faz necessria e cabe aqui um captulo inteiro sua dedicao, j que, no mundo moderno, cada vez mais empresas e cidados vo ter que aderir ao ecologicamente correto, no s por questo de marketing ou abatimento no Imposto de Renda mas por questo de sobrevivncia da humanidade: afinal, a chamada sustentabilidade pressupe que um projeto seja economicamente vivel, ecologicamente (ou ambientalmente) correto e socialmente (ou politicamente) correto.51 Alm de gerar renda e emprego para milhes de pessoas em situao de risco social.
A reciclagem tende a ganhar mais fora no mundo, e principalmente no Brasil por uma questo simples: no mais possvel produzir desenfreadamente bens de consumo e amontoar de qualquer jeito o que deve ser descartado porque chegar uma hora em que no haver espao para mais bota-fora. O que pode ser reaproveitado deve ser reciclado, em nome de um ambiente saudvel para todos.52

Faz coro com esse pensamento o doutor em Educao pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niteri, ex-capital do Estado do Rio at 1975, Emlio Maciel Eigenheer. Em entrevista para a equipe do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (CEMPRE), por conta da elaborao do livro Reciclagem: ontem, hoje e sempre, Eigenheer diz que preciso evitar que a reciclagem seja apenas marketing.53 Por isso, a necessidade de se reciclar, desde plsticos, pneus e isopor a at papis. Assim, o papel industrial, tal qual usamos e conhecemos nos dias atuais, alm de seguir uma legislao especfica,
feito a partir de fibras vegetais, ou seja, provm das rvores, que so cortadas e transformadas em pasta de celulose. Para obteno da pasta de celulose, a madeira cortada em pedaos em um picador. Em seguida, so misturados com gua e soda custica em grandes tanques onde so cozidos.54

____________________________
D'ALMEIDA, Maria Luiza Otero. Aula ministrada em 06 jun. 2009. SENA, Alberto. Reciclagem necessria para manter o ambiente saudvel. Disponvel em: <http://metaong.info/node.php?id=205>. 53 ADEODATO, Srgio; FRANA, Martha San Juan. Reciclagem: ontem, hoje, sempre. p. 43. 54 PIRES, Sandra Aparecida; SANTOS, Sandra Leide Lira Silva dos. Viajando pelo mundo da reciclagem. p. 14.
51 52

Como no 100% ecologicamente incorreto, mas usado e muito pela indstria papeleira de hoje em dia, dos anos 70 para frente, passou a existir a preocupao no cultivo da madeira de modo a no agredir (ou agredir ao mnimo) o meio ambiente, em funo do abate das rvores:
No decorrer desse sculo, os tcnicos e engenheiros florestais aprenderam a manejar espcies cujos ciclos de crescimento so bastante longos. Por exemplo, os climas frios do hemisfrio norte promovem um crescimento lento e ciclos muito longos, enquanto que nas zonas tropicais ocorre o inverso. [...] A combinao de ciclo de crescimento menor e tcnicas pioneiras de clonagem desenvolvidas pela Aracruz, permite introduzir melhorias genticas com maior rapidez, promovendo um impacto quantitativo e qualitativo no cultivo e na produo de pasta de celulose. Assim, em menos de 15 anos, a companhia desenvolveu rvores cada vez mais adaptadas aos solos e condies climticas dos locais onde so cultivadas.55

Entenda-se por manejo sustentvel a maneira de se conservar de forma correta a fonte de matria-prima da indstria papeleira, aliando os fatores: logstica, longevidade (da fonte) e lucratividade. Mas, paralelamente a essa preocupao relativamente recente, verdade com o planeta e talvez justamente por ela, pde-se perceber a enorme quantidade de aparas descartadas na indstria papeleira. Isso, aliado s tcnicas mais rudimentares do fabrico de papel, possibilitou a produo do que chamamos aqui de papel reciclado, que, na verdade, como j dissemos, utiliza 30% de fibras novas. preciso que se entenda que a reciclagem de papel, diferente de outros materiais, no feita integralmente, porque as fibras se degradam.56 A afirmao de Francisco Saliba, diretor de assuntos setoriais da Associao Brasileira dos Produtores de Papel e Celulose (BRACELPA), em entrevista ao jornal Gazeta Mercantil. Ele tambm diz que preciso que se incluam fibras novas sempre, para manter a resistncia.57

_________________________
NOE, Pierre. Histria do papel. Disponvel em: <http://www.aracruz.com.br/show_prd.do?menu=true&id=126&lastRoot=16&act=stcNews&lang=1>. 56 FRANA, Anna Lucia. Comisso formada pela BRACELPA vai definir regras para reciclagem. Gazeta Mercantil, So Paulo, p. C7, 1 out. 2008. In: FIESP. Informe Ambiental, Out. 2008. p. 2. Disponvel em: <http://www.fiesp.com.br/arquivos/informe_ambiental_35.pdf> 57 Ibid.
55

Palavra de quem entende do assunto. Mas, apesar de ele alegar serem necessrias fibras novas, vale lembrar que o papel reciclado artesanalmente aquele 100% reaproveitado e foco desta pesquisa ainda que produzido em pequenos lotes, bastante usado, sim, no meio grfico. Para o professor Pedro Casotti, da Faculdade SENAI de Tecnologia Grfica, o papel artesanal [sic] pode ser impresso na ofsete, sim, mas devemos avaliar a sua qualidade. Dependendo, melhor imprimir em tipografia.58 O prprio Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) associao sem fins lucrativos dedicada promoo da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo59 , que congrega empresas como AmBev, Gerdau, HP, Johnson & Johnson, Nestl, Souza Cruz e Tetra Pak (s para citar algumas), chegou a editar, por muitos anos, seu informativo bimestral (o Cempre informa) em papel reciclado artesanalmente, base de caixas Tetra Pak. Alm de ser um suporte bem encorpado, o informativo ainda se autosservia como propaganda do papel 100% reciclado fora de srie. Alm disso, a prpria professora Thrse Hofmann Gatti, doutora da Universidade de Braslia (UnB), desenvolve um projeto de reciclagem de papel-moeda. Ela mesma diz que:
O reaproveitamento desse material s se tornou possvel depois de longa pesquisa que identificou produtos qumicos com a capacidade de umectar os confetes de papel-moeda descartados pelo Banco Central. Tal resultado consta como objeto de patente da Universidade de Braslia, sob a denominao de inveno de tecnologia reciclagem de papel-moeda com utilizao de antirresistncia a mido, que possibilita a reciclagem de material de alta qualidade fibrosa pela aplicao conjunta de lcalis, condies de temperatura, presso e outros produtos a atuar nas ligaes qumicas do formol-melamina.60

Afinal, o que fazer com aqueles quilos e quilos de material vindos do Banco Central, j que a instituio fica obrigada a triar e descartar mensalmente algumas toneladas do papel-moeda desgastado pelo mau uso61?

_________________________
58

CASOTTI, Pedro Augusto. Papel Artesanal [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <joaocarlossilvacardoso@uol.com.br> em 23 jun. 2009. 59 CEMPRE. Disponvel em: <http://www.cempre.org.br/cempre_institucional.php>. 60 GATTI, Thrse Hofmann. A histria do papel artesanal no Brasil. p. 109. 61 Ibid., p. 109.

O prprio livro A histria do papel artesanal no Brasil, de sua autoria e que norteia esta pesquisa, traz, ao final, em anexo, um envelope na ltima contracapa com algumas amostras de vrios papis reciclados pela UnB. H dois exemplos feitos a partir de cdulas destrudas e descartadas pelo BC. Pode-se perceber, alm da resistncia, a inexistncia de fibras novas para reforar o novo suporte. De acordo com o CEMPRE, apenas 12% do lixo reciclado no Brasil.62 E desse percentual somente 38,1%63 papel. Alm disso, vale lembrar que ainda persiste uma cultura que v no papel reciclado um material menor. Tanto que existe at mesmo, em alguns casos, normatizaes que obrigam o uso do papel branco, como a NBR 14.869, de agosto de 2002, cuja sesso 4.6.1 dita que os livros didticos sejam em papel branco, sem revestimento, com pasta qumica branqueada, com mximo de 10% de pasta de alto rendimento.64 Mas, na contramo, em favor da reciclagem, j caminha no Congresso Nacional, h trs anos, projeto de lei (PL) do deputado Jernimo Reis (DEM-SE), que:
Torna obrigatrio o uso de papel reciclado em todos os rgos e entidades da administrao pblica federal direta e indireta. Caso o projeto seja aprovado, no primeiro ano da vigncia da lei, a administrao pblica ser obrigada a usar 10% de papel reciclado do total de papel utilizado. Esse percentual subir para 30% no segundo ano e se estabilizar em 50% a partir do terceiro.65

O projeto do parlamentar to rigoroso que, em seu Artigo 2, diz que:


A inobservncia [...] constitui ato de improbidade administrativa, enquadrando-se no inciso II do art. 11, da Lei n 8.429, de 2 de junho de 1992, sujeitando os seus infratores s sanes estabelecidas no inciso III do art. 12 daquela Lei.66

________________________
62 63

CEMPRE. Tem lixo que no de se jogar fora. (flder). Papel de escritrio: mercado para reciclagem. Disponvel em: <http://www.cempre.org.br/fichas_tecnicas.php?lnk=ft_papel_escritorio.php>. 64 OLIVEIRA, Manoel Manteigas de. Papel branco [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <joaocarlossilvacardoso@uol.com.br> em 30 jun. 2009. 65 ARAJO JR., Newton. Projeto prev uso de papel reciclado no servio federal. Agncia Cmara, 23 jul. 2007. Disponvel em: <http://www2.camara.gov.br/homeagencia/materias.html?pk=107083>. 66 BRASIL. Projeto de lei n 329, de 03 maro de 2007. p. 2. Disponvel em: <http://www.camara.gov.br/sileg/MostrarIntegra.asp?CodTeor=440157>.

Vale lembrar que a Lei 8.429/92 a chamada Lei da Improbidade, que dispe sobre as sanes aplicveis aos agentes pblicos nos casos de enriquecimento ilcito no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo na administrao pblica direta, indireta ou fundacional.67 Apesar da severidade, h duas situaes em que o rgo ser liberado de cumprir os percentuais previstos: nos casos de indisponibilidade de papel reciclado na quantidade requerida pela administrao ou de preo mnimo cotado em licitao pblica superior ao preo do papel convencional.68 O projeto, inclusive, no indito: j existem (ou existiram) propostas similares nas Assembleias Legislativas de Mato Grosso69, Rio de Janeiro70, Minas Gerais (esse, inclusive, totalmente vetado)71, Gois (se bem que prevendo seu uso somente pela prpria Casa)72 e Santa Catarina73, o que pouco, se levarmos em conta que somos 26 estados mais um Distrito Federal. Acrescente-se a o nico estado que j aprovou lei nesse sentido: a Paraba (Lei n 8.352, de 19 de outubro de 2007)74; alm de poucas prefeituras que regulamentaram leis similares. Nem mesmo o Estado do Paran, sempre prdigo em leis que beneficiam a qualidade de vida, dispe de lei (ou PL) nessa linha.

_________________________
BRASIL. Lei n 8.429, de 02 junho de 1992. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/Leis/L8429.htm>. 68 ARAJO JR, Newton. Projeto prev uso de papel reciclado no servio federal. Agncia Cmara, 23 jul. 2007. Disponvel em: <http://www2.camara.gov.br/homeagencia/materias.html?pk=107083>. 69 RAQUEL, Mrcia. Projeto torna obrigatrio o uso de papel reciclado. Assessoria de Gabinete. Disponvel em: <http://www.al.mt.gov.br/V2008/ViewConteudo.asp?no_codigo=15546>. 70 RIO DE JANEIRO (Estado). Projeto de lei n 1.472, de 07 abril de 2004. Disponvel em: <http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/scpro0307.nsf/dafa4ed0fdda390e83256cee005890d7/d6a84a23c360f7e88325 6e7500691e28?OpenDocument>. 71 MINAS GERAIS (Estado). Proposio de lei n 12.343, de 19 agosto de 2004. Disponvel em: <http://www.almg.gov.br/dia/A_1994/08/L190894.htm>. 72 GOIS (Estado). Processo n 4.141, de 03 janeiro de 2008. Disponvel em: <http://www.assembleia.go.gov.br/?p=pg_sessoes_legislativas&data=1199325600>. 73 CCJ analisa projeto do papel reciclado. Al Notcias. Disponvel em: <http://www.alesc.sc.gov.br/portal/jornalAlNoticia/jornal_pdf/setembro/ed269.pdf>. 74 PARABA (Estado). Lei n 8.352, de 19 outubro de 2007. p. 2. Disponvel em: <http://www.paraiba.pb.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1228>.
67

Mas a demora em se criarem legislaes em favor do uso do papel reciclado justifica-se, at mesmo por conta da cultura da reciclagem no servio pblico: s em outubro de 2006 que o Governo Federal baixou decreto instituindo
a separao dos resduos reciclveis descartados pelos rgos e entidades da administrao pblica federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinao s associaes e cooperativas dos catadores de materiais reciclveis.75

Mesmo assim, com leis e projetos de leis pontuais nesse sentido, no fica claro se a obrigatoriedade do papel reciclado implica o reciclado industrialmente ou se o reciclado artesanalmente, nosso foco. Alm disso, para analisar o pouco uso de papel reciclado artesanalmente, tambm preciso discutir processos de fabricao x volumes de produo x necessidades do mercado. Em entrevista revista Papel e Arte, de novembro de 2008, a gerente de Marketing da tima Grfica, Fabiana Farias, atribui o papel reciclado ser mais caro que o novo (que ela chama de branco) ao fato de:
Os processos de separao e coleta do material reciclado [...] [serem] um pouco mais caro do que o papel branco. Isto um fato, mas a produo de cadernos ou agendas com material reciclado custa a mesma coisa que a de um produto com papel comum.76

Fabricio Pardo, que ocupa igual cargo na Jandaia, diz, na mesma entrevista, que a tendncia o preo do reciclado baixar. Isso porque hoje, as parcerias dos fabricantes com as cooperativas de catadores de papel provocou uma queda no preo do produto.77

_________________________
75

BRASIL. Decreto n 5.940, de 25 outubro de 2006. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5940.htm>. 76 Por que o papel reciclado mais caro que o branco? Papel e Arte. n. 135, p. 6, nov. 2008. 77 Id.

Mas, numa entrevista exclusiva para esta pesquisa, Fabricio ousa ir mais alm e diz que:
O papel reciclado sofre muitos mitos espalhados [...] pelos gigantes concorrentes, por estarem incomodados com a grande aceitao deste papel, e no estarem preparados para este tipo de produo. Ou seja, o papel reciclado comeou a incomodar ganhando participao de mercado, e os grandes concorrentes reagiram, espalhando alguns mitos do papel. Outras exploraram a importncia do selo FSC (fiscalizao e acompanhamento de toda a cadeia de custdia), como mais importante do que reciclar, mas isso para mim moda, pois todas as indstrias brasileiras de papel retiram sua matria prima de rvores de reflorestamento, ou seja, daqui a um tempo, todos tero este selo e no vai ter mais diferencial de poucos, a vo inventar outras coisas para virar moda. 78

Ele tambm faz questo de lembrar que o papel reciclado em grande escala de produo (acima de 2 toneladas) no considerado artesanal, pois o papel artesanal s considerado de pequena escala de produo, feito manualmente .79 O prprio colega de SENAI, j citado aqui, Clber de Souza Mello vai mais alm e atribui a questo de normas da ABNT (de janeiro e fevereiro de 2009) sobre papel reciclado (mas no os artesanalmente) para responder equao: processo x volume x necessidade. Segundo ele: No processo produtivo industrial este procedimento deve ser seguido para que se tenha a produtividade e o sistema de produo e a necessidade de mercado se faz em funo da adequao ao uso.80 Pode-se perceber, ento, que a questo da pouca produo de papel reciclado artesanalmente no se faz s por falta dessa cultura do reaproveitamento ps-incio do sculo XX81, mas tambm por (certa) carncia de normatizao, legislao e na outra ponta desse polinmio, o que optamos por chamar de cultura de gesto. Por isso, as poucas iniciativas nessa linha acabam encarecendo o preo final. Com isso, o consumidor acaba por escolher produtos mais baratos e o reciclado artesanalmente, por ter pouca sada, acaba custando mais caro. Como num antigo slogan de biscoitos: Est sempre fresquinho, porque vende mais; vende mais porque esta sempre fresquinho.

_________________________
PARDO, Fabricio. Papel reciclado artesanalmente [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <joaocarlossilvacardoso@uol.com.br> em 07 ago. 2009. 79 Ibid. 80 MELLO, Cleber de Souza. Normas ABNT [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <joaocarlossilvacardoso@uol.com.br> em 16 ago. 2009.
78

Ricardo Ricchini, administrador do site Setor Reciclagem (especializado no assunto) e proprietrio da Criatura Comunicao, alega que a pouca concorrncia nesse segmento contribui para a carestia do produto.82 E sugere, para mudar esse ciclo, que:
Para o usurio comum: teste o papel reciclado, pea para a papelaria comprar, experimente. [...] Para as empresas: se o objetivo principal a reduo de custos, procure papis de embrulho com gramatura adequada e cor mais clara. Esses papis existem, so mais baratos e servem para impresso comum. [...] Mas... reveja seus pensamentos e mtodos. Reduzir custos no a nica coisa importante. Para os governos: se incentivar a fabricao de reciclados com reduo de impostos soa como uma ofensa, pelo menos incentivem a coleta seletiva o papel usado ser melhor separado, existir em maior quantidade e, a reboque, vai melhorar a condio social do povo mais necessitado.83

Vale lembrar que, curiosamente, nossos governos, sempre prdigos em programas de assistencialismo ou de reduo de impostos de bens de consumo como forma de estmulo economia, bem que poderiam, em nome de uma cultura ambiental, dar incentivos fiscais a empresas papeleiras que trabalhem com esse tipo de produto. Afinal, citando mais outra vez Ricardo Ricchini, os fabricantes no vo arcar com prejuzos para produzir um tipo de papel papel84 e a deciso, de certa forma, tambm est nas mos do consumidor: cabe a ele decidir se vale a pena pagar mais caro por um produto com benefcios ambientais.85 um caso a se pensar e a se teorizar mais para frente desta monografia.

_________________________
81

ADEODATO, Srgio; FRANA, Martha San Juan. Reciclagem: ontem, hoje, sempre, p. 16. RICCHINI, Ricardo. Por que papel reciclado mais caro? Disponvel em: <http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=print&sid=444>. 83 Ibid. 84 Ibid. 85 Ibid.
82

4 TEMPOS MODERNOS

Postas tais conceituaes e consideraes que se fizeram necessrias, retomamos aqui a linha cronolgica interrompida com a I Guerra Mundial (19141918) no final do Captulo 1, quando dizemos que, alm da prpria guerra em si e, mais atrs, do advento da energia eltrica; no caso do Brasil, o fim da escravido e a vinda de imigrantes de toda a sorte de origens contriburam para uma mudana radical nos rumos da indstria brasileira. E o ramo papeleiro no poderia ficar de fora. O mercado consumidor de papel as grficas tambm sofriam transformaes naquela virada de sculo: afinal, datam de 1898 os primeiros sindicatos e associaes de tipgrafos no Rio de Janeiro.86 Tambm na mesma cidade, dois anos depois, surgia a primeira escola de grficos no Pas.87 Mas a grande alavanca para este mercado veio de fora, em 1904 : a inveno do ofsete pelo americano Ira Rubel.88 Isso reflete na indstria papeleira como um todo. Aqui e l fora. Mudanas de hbitos ao redor do mundo tambm fizeram com que se consumisse mais papel: o surgimento do papel higinico em 187189, nos EUA; da serpentina e dos confetes, nos anos 2090 afinal, a poca porca e violenta do entrudo (em que se jogava lama, urina e at fezes uns nos outros) j havia sido banida por lei91 e tambm, no incio deste sculo, do surgimento das toalhas de papel: Os barbeiros, especialmente atentos novidade, solicitaram o desenvolvimento de um produto alternativo [ao papel higinico] que pudesse ser usado em seus sales, na limpeza de navalhas.92

_________________________
86 87

CASOTTI, Pedro Augusto. Aula ministrada em 14 jun. 2008. Id. 88 Id. 89 CAMPANARO, Gasto Estvo (Coord.). A histria da indstria de celulose e papel no Brasil. p. 40. 90 Ibid., p.40. 91 COSTA, Haroldo. Carnaval: dos ticumbis, cucumbis, entrudo e sociedades carnavalescas aos dias atuais. p. 56. 92 CAMPANARO, Op. cit., p. 40.

Nesse perodo, experimentam-se novas fibras, como a araucria.93 Alm disso, o jornalismo (no Brasil e no mundo) tem um grande avano nessa virada de sculo: de acordo com a Associao Nacional de Jornais (ANJ), s entre 1890 e 1909, surgem 28 jornais dirios em todo o Brasil.94 Por conta desse volume de leitores, tambm por essa ocasio que montada a primeira banca de jornal do Pas: tambm em 189095, no Rio de Janeiro (ento capital da recente Repblica) em frente ao Caf Lamas (que na poca ficava no bairro do Catete), ponto de encontro de intelectuais da Belle poque. No exterior, a primeira de que se tem notcia pouco mais atrs: em 1883, na Filadlfia (EUA), empreitada polmica bancada pelo jornal The Philadelphia Tribune.96 At ento, jornais s eram vendidos por assinatura e detalhe no eram entregues em casa, como hoje em dia: o leitor tinha que ir at Redao pegar seu exemplar. Esses e outros fatores evolutivos fizeram com que, a partir do incio do sculo XX, a produo artesanal de papis (reciclados ou no) se distanciasse cada vez mais da demanda do mercado. E em um ritmo muito rpido. Em 1923, h o desenvolvimento da pasta qumica de eucalipto, inveno portuguesa97, patenteada pela Caima, que existe at hoje.98 No toa, esse perodo da virada do sculo XIX para o XX ficou sendo conhecido como Segunda Revoluo Industrial, momento esse marcado pela descoberta do motor a combusto e o surgimento da indstria automobilstica.99 bem verdade que, nesse nterim e na contramo, h alguma preocupao com o papel artesanal, como o americano Dard Hunter:

_________________________
CAMPANARO, Gasto Estvo (Coord.). A histria da indstria de celulose e papel no Brasil. p. 32. Jornais centenrios. Disponvel em <http://www.anj.org.br/a-industria-jornalistica/jornais-nobrasil/jornais-centenarios>. 95 Primeira banca de jornal. Disponvel em <http://diariodorio.com>. 96 Philadelphia Tribune distributes first newsstand edition. Disponvel em <http://www.sfnblog.com/circulation_and_readership/2008/11/philadelphia-tribune-distributes-firstnewsstand-edition.php>. 97 CAMPANARO, Op. cit., p. 32. 98 Celulose do Caima, S.G.P.S.,S.A. Disponvel em <http://www.caima.pt/canal.asp?p=1&idselect=0&t=1&idCanal=7&idLingua=1>. 99 Indstria. Disponvel em <http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/plano-aula-sobreindustria.htm>.
93 94

[...] na primavera de 1911, [o americano Dard Hunter (18831966), filho de um tipgrafo dono de jornal e xilogravador amador] ao visitar o Museu de Cincias de Londres, viu uma exposio de moldes de fazer papel e marcas d'gua, alm de outros equipamentos usados na produo de papel. [...] Em 1912, muda-se com a esposa para Marlborough (Nova Iorque), onde em 1913 constri um moinho de papel, [...] tornando-se o pioneiro, no Ocidente, nas investigaes sobre o papel artesanal.100

Mas o caso de Dard Hunter merece destaque por ser espordico numa poca em que no s o papel artesanal (reciclado artesanalmente ou com fibras novas), mas a indstria artesanal a manufatura comea a sair de cena, devido ao ritmo frentico do novo sculo. Isso to notrio que a prpria Prof. Dr. Thrse Hofmann Gatti, da Universidade de Braslia (UnB), deixa isso bem claro, em sua obra A histria do papel artesanal no Brasil. Diz ela:
No Ocidente, vemos claramente a interrupo do processo de produo artesenal de papel e sua completa industrializao at meados do sculo XX. J no Oriente, certamente pelas marcantes diferenas culturais e religiosas em relao ao Ocidente, vemos que sempre houve significante distino, tanto no processo produtivo quanto na relao pessoal do homem com o papel.101

Ela mesma cita que na Europa, desde os primeiros anos do sculo XX at 1919, cessa-se toda a produo artesanal.102 E, segundo ela, na mesma pgina do livro, a culpa por essa mudana de paradigma foi o advento da indstria de celulose.
O desapossamento, o desmatamento e a poluio causados pela indstria da celulose e do papel esto relacionados a uma dinmica de crescimento, concentrao e intensificao do capital que tem caracterizado a indstria desde a Revoluo Industrial.103

_________________________
GATTI, Thrse Hofmann. A histria do papel artesanal no Brasil. p. 35-36. Ibid., p. 34. 102 Ibid., p. 35. 103 CARRERE, Ricardo (Coord.). Fbricas de celulose: da monocultura poluio industrial. Traduo de Mara Isabel Sanz, Silvia Prez Amato e Luciana Bruzzone. Montevidu: Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais, 2005. p. 24-25.
100 101

Como j dissemos, essa virada de sculo chamada de Segunda Revoluo Industrial104 e, em 1923, h o desenvolvimento da pasta qumica de eucalipto.105 Tudo, ento, se fecha. Alm disso, h outro fator, nos anos 20, que abalou o mundo: o crack da Bolsa de Nova Iorque, em 1929, que, apesar de balanar as indstrias do mundo inteiro, em vez de voltar a alavancar a produo artesanal, ao contrrio, alavancou ainda mais o setor fabril, que se tentava recuperar:
Na esteira dos efeitos da Crise de 1929 e ameaados pela diminuio do consumo que poderia lev-los ao fechamento de suas fbricas, os industriais brasileiros conseguiram, em 1931, que o governo proibisse a importao de mquinas destinadas instalao de indstrias consideradas em estado de superproduo, como as de tecidos, chapus, calados, acar, fsforo e papel.106

Isso s para se citar o escopo Brasil. No exterior, o mundo tentava soerguer-se do crack e, no caso dos EUA, para isso, foi criado o New Deal:
Em 1932, com a promessa de solucionar os efeitos alarmantes da crise, Franklin Roosevelt foi eleito presidente. Assim que assumiu o governo, ps em prtica um conjunto de medidas para tentar solucionar a crise. Com a adoo desse plano, o governo se desligava das idias liberais, e passava a praticar o intervencionismo econmico. As principais medidas foram: a) Concesso de emprstimos a empresrios urbanos e rurais, que haviam falido com a crise; b) O governo passava a controlar a produo e os preos de grande parte dos produtos industriais e agrcolas; c) Construo de grandes obras pblicas; d) Elevao dos salrios, diminuio da jornada de trabalho e legalizao de sindicatos; e e) Criao do salrio-desemprego e da assistncia aos invlidos e velhos.107

Certamente, essas mudanas no contemplavam a produo artesanal, apesar da crise, o que deveria ocorrer.

_________________________
Indstria. Disponvel em <http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/plano-aula-sobreindustria.htm>. 105 CAMPANARO, Gasto Estvo (Coord.). A histria da indstria de celulose e papel no Brasil. p. 32. 106 Ibid., p. 38. 107 PERCILIA, Eliene. Crise de 29. Disponvel em <http://www.brasilescola.com/historiag/crise29.htm>.
104

No outro lado ideolgico, na recente Unio Sovitica (fundada h apenas 12 anos antes, em 1917, com a queda do czar), tambm acontece a supervalorizao da indstria, como forma de identidade nacional, cultural e poltica. O Construtivismo Russo mostra bem isso: cores fortes, abuso do vermelho, operrios e a supervalorizao da indstria. A arte, inspirada pelas novas conquistas do novo Estado Operrio, deveria se inspirar nas novas perspectivas abertas pela mquina e pela industrializao servindo a objetivos sociais e a construo de um mundo socialista.108 O nvel de industrializao (e de burocratizao) tamanho que o pas chega a contar at com um Ministrio da Indstria Florestal e outro, da Indstria da Celulose e do Papel, ambos fundidos em um s, em 1953.10 9 Apesar de diametralmente opostos nas ideias e nas causas, comunismo e capitalismo se baseiam na produo industrial. O prprio autor Paul-Eugne Charbonneau um padre, alis diz, em sua obra Entre capitalismo e socialismo: a empresa humana: Sempre, sombra do Capitalismo [...] como sombra do Comunismo, a civilizao continua a caracterizar-se como Industrial.110 O mesmo autor tambm classifica as duas vertentes de o verso e o reverso de uma mesma medalha111 e, mais atrs, compara-os dizendo que o Capitalismo partilha com o Comunismo os desvios que reprova nele.112 Portanto, pode-se perceber que, cada vez mais, no sculo XX no Brasil e no mundo; esquerda e direita , a industrializao foi afastando o mundo do seu processo de produo mais rudimentar o artesanal. E, claro, o papel se enquadra a. Alm disso, no havia a chamada cultura ou conscincia ambiental, apesar de Srgio Adeodato e Martha San Juan dizerem com argumentos que o estmulo reciclagem de materiais durante a [II] Guerra foi excepcional, porm, no era estranho cultura do incio do sculo 20113:

_________________________
108 109

Construtivismo russo. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Construtivismo_russo>. ARRUDA, Digenes (Coord.). Problemas: revista mensal de cultura poltica. n. 45. p. 23, mar. 1953. 110 CHARBONNEAU, Paul-Eugne. Entre capitalismo e socialismo: a empresa humana. p. 142. (grifo do autor). 111 Ibid., p. 61. 112 Ibid., p. 53. 113 ADEODATO, Srgio; FRANA, Martha San Juan. Reciclagem: ontem, hoje, sempre. p. 15.

No perodo anterior ao boom econmico que se seguiu Segunda Guerra Mundial, no existia o consumo de massa e bens hoje fartamente adquiridos eram raros. No preciso ir longe para entender o modo de vida daquela poca nossos avs constumavam ser muito mais parcimoniosos no uso de produtos que normalmente no damos valor.114

Como legenda da foto de poca que acompanha o texto citado uma mulher sentada em um caixote cheio de alumino desfibrado e usando um colar e uma tiara feitos com esse material , a frase: Como parte do esforo de guerra, o governo dos Estados Unidos, em 1942, passou a estimular civis a doarem restos de alumnio.115 Existe outra questo tambm, justamente durante e por causa de esse perodo: foi quando, por exemplo, empresas como a Chrysler, a Ford e a Chevrolet pararam de fabricar seus carrros de passeio em prol do bem comum: jipes, jipes e outros veculos blicos.116 Em 1999, isso foi citado em nossa monografia de Bacharelado em Comunicao (com Habilitao em Relaes Pblicas) e relembrado aqui s para reforar o distanciamento cada vez maior da cultura do reaproveitamento em detrimento da industrializao em geral. E com o papel no seria diferente. Neste caso, segundo Srgio Adeotado e Martha San Juan Frana na obra j aqui citada Reciclagem: ontem, hoje, sempre talvez a tenha sido a chamada p de cal nessa cultura do reso e do reaproveitamento no sculo XX, s vindo a ser retomada no final dos anos 60 (mais precisamente em 1968), com a reciclagem de latinhas. 117 Mas posto em prtica s mesmo nos anos 90, em funo da Rio-92:
Nessa perspectiva, a palavra reciclagem voltou a fazer parte do vocabulrio do dia a dia na dcada de 1990. Nos mesmos moldes do incio do sculo 20 ou do perodo da Segunda Guerra Mundial, mas levando em conta preocupaes mais recentes. A partir da iniciativa de alguns pases, como Japo, Alemanha e Canad, ganhou fora o conceito dos trs Rs reduzir, reutilizar, reciclar.118

Isso seria um pensamento genrico, que se aplicaria a qualquer pas e em qualquer ramo da indstria. Com o papel no foi diferente. E no Brasil tambm no.

_________________________ ADEODATO, Srgio; FRANA, Martha San Juan. Reciclagem: ontem, hoje, sempre. p. 15. Ibid., p. 15. 116 CARDOSO, Joo Carlos Silva. A volta ao passado: o novo conceito de marketing. p. 7. 117 ADEODATO, Srgio; FRANA, Martha San Juan. Reciclagem: ontem, hoje, sempre. p. 25. 118 Ibid., p. 24.
114 115

Esse hiato dos anos 40 aos 90 no processo artesanal e/ou de reciclagem tem uma explicao: nos anos 50 que o mundo (e o Brasil, em especial) vivencia um processo de industrializao, de consumo e de modernidade. E, para isso, existe at um lema slogan de campanha de Juscelino Kubitschek: 50 anos em 5119, objeto at de pesquisa, que virou livro editado pela Federao das Indstrias do Estado de S.Paulo.120 bem verdade que, no Brasil, tambm nos anos 50 que a produo industrial da celulose inicia-se no Paran, a partir do pinheiro, pelos processos Sulfito e Kraft (ao contrrio da dcada de 40, em que era Sulfito e Soda).121 Isso refora cada vez mais a linha de industrializao da poca, afastando-se do conceito de artesanal/arte. Mas tambm nessa segunda metade dos anos 50, que
vemos, [...] nos Estados Unidos, certo ressurgimento do papel artesanal [...], com artistas interessados em suportes diferentes para suas obras. [...] A partir da, tem incio uma nova etapa na relao do papel e da criao artstica. Precisamente, devido ao cansao dos artistas grficos causado pela padronizao na oferta de papis no mercado, redescobre-se o papel feito mo e seus processos artesanais.122

Mas, em momento algum, dito pela Professora Thrse Hofmann Gatti que esses papis artesanais so reciclados, baseando-nos nas consideraes e conceituaes aqui expostas no Captulo 2; at porque pelo que podemos observar comparando os dois dados, o conceito de reciclagem s viria com toda a fora anos mais tarde. Podemos ir mais alm e dizer que o papel artesanal dos anos 50 citado em sua obra iria como contraponto, como contestao ao conceito de padronizao consequente da industrializao vigente. E no como alterativa ecologicamente correta para destino das aparas, resduos e at como forma de salvar o planeta, de certa maneira objeto deste Trabalho de Concluso de Curso.

_________________________
119 120

50 anos em 5. Disponvel em <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/brasilia/50anos.html>. Detalhes do exemplar. Disponvel em <http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/titulo.jsp?ck=48338&tipoPesq=palavra&TipoDoc=Li vro&BibliReg=&tipoBibli=-1&campo=&tipoMat=null>. 121 FIALHO, M.L. O papel reciclado: uma anlise de aspectos sociais e ambientais. p. 16 122 GATTI, Thrse Hofmann. A histria do papel artesanal no Brasil. p. 35. (grifo nosso).

Afinal, a questo da contracultura que explode nos anos 60, principalmente com o movimento hippie tem sua origem uma dcada antes:
Na dcada de 1950, surgiu nos Estados Unidos um dos primeiros movimentos da contracultura: a Beat Generation (Gerao Beat). Os Beatniks eram jovens intelectuais que contestavam o consumismo e o otimismo do ps-guerra americano, o anticomunismo generalizado e a falta de pensamento crtico.123

Ou seja: fosse como contestao, fosse pelo capitalismo da poca, fosse pelo anticapitalismo dos pases alinhados com a Unio Sovitica, fato que cada vez mais a industrializao domina a produo de vrios segmentos, inclusive o de papel. E, do lado contrrio, a contestao era justamente sobre isso. E no como uma meta ecologicamente correta ou talvez mais apropriadamente, mais sustentavel. Apesar de ser nos anos 60, como j dissemos neste captulo aqui, que comea a se esboar uma cultura do reso e do reaproveitamento (mais precisamente em 1968124), tambm nessa mesma dcada que acontece, no caso do Brasil, o incentivo ao plantio de pnus e de eucalipto, por parte do governo125, para a produo de papel. Grandes alteraes ocorreram no setor de papel e celulose na dcada de 1960. A indstria nacional consolidou-se em bases slidas e atraiu a ateno de investidores estrangeiros.126 Para alimentar ainda mais esse contrassenso dos loucos anos 60, se, por um lado, a industrializao era fomentada (at como forma de autorreforo ideolgico em tempos de Guerra Fria); por outro,
[...] a partir de 1968 , ano do Inconformismo Europeu, que uma onda de insatisfao difundiu-se por toda a Europa e pelo mundo, dando origem a diversos movimentos reivindicatrios . Milhares de comits de cidados: pacifistas , ecologistas, feministas e outros comearam a conquistar cadeiras nos parlamentos estaduais. Estes movimentos Verdes e Alternativos, desarticulados, ainda eram incapazes de organizar uma ao conjunta em defesa de seus interesses. Aos poucos, no entanto , as diversas foras comearam a se aglutinar nos Partidos Verdes e Ecolgicos.127

_________________________
Contracultura. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Contracultura>. ADEODATO, Srgio; FRANA, Martha San Juan. Reciclagem: ontem, hoje, sempre. p. 25. 125 CAMPANARO, Gasto Estvo (Coord.). A histria da indstria de celulose e papel no Brasil. p. 62. 125 Ibid., p. 67. 127 FERREIRA NETO, Honrio. Gnese do movimento verde. Disponvel em <http://br.geocities.com/gastaocunha/ecologia.htm>.
123 124

Atentemos para o detalhe do ano citado: 1968, o mesmo ano j comentado por duas vezes aqui anteriormente. Podemos dizer que nascia a aqui uma protorressureio da reciclagem como um todo e de papel, especificamente, que o objeto de nossa pesquisa no sentido mais etimolgico da palavra: Prot(o)-. [Do gr. Prtos, e, on] El. Compl. = 'primeiro': protoactnio, proto-histria, protozorio, protxido128, usado, na praticidade do dia a dia como o conceito de anterior a pr + o conceito de ressurreio, de ressuscitar: fazer voltar vida, reviver, ressurgir.129 Diferentemente da proposta artesanal dos anos 50, a ideia que surge na dcada seguinte rene mais que contracultura e arte: agrega a esses conceitos um incio do que se fazer com o que descartado. Junta-se a preocupao ambiental (da reciclagem) com a contestao da industrializao crescente (por parte da arte), os dois preceitos bsicos para o fabricao do papel reciclado artesanalmente, nosso foco nesta pesquisa. Essas ideias (ou ideais, melhor dizendo) de preocupao com o ambiente, to esquecidos por tanto tempo, comeam, a partir da e, talvez, pelo momento histrico a andar a passos largos, ainda que o ponto mais marcante venha a ser a Eco-92, no Rio de Janeiro, em 1992 (como veremos mais a seguir e que dizemos que divide esta pesquisa em tempos modernos e contemporaneidade). Entretanto, do citado ano de 1968 at 1972 (apenas quatro anos depois), avanos significativos ocorrem na preocupao com o ambiente. neste ano tambm que a acontece a Conferncia de Estocolmo:
[...] a sociedade cientfica j detectava graves problemas futuros por razo da poluio atmosfrica provocada pelas indstrias. [...] Foi ento quando a ONU decidiu inaugurar a Primeira Conferncia Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente.130

_________________________
FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio da lngua portuguesa. p. 1.149. (grifo do autor). 129 Ibid., p. 1.226. 130 Conferncia de Estocolmo. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Confer%C3%AAncia_de_Estocolmo>.
128

Podemos dizer que foi um basta num modo de produo to desenfreado que justificaria a industrializao a qualquer custo. Esse momento ter grande influncia no retorno ao modo de produo artesanal, agora como mais do que contestao: como preocupao com o planeta, reforando o que j dissemos. ou no,
a deciso de ajudar a natureza foi proposta primeiramente pelos EUA com liderana do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A deciso era acabar de vez com todas atividades mundiais de indstria por um tempo, visto que essa atividade a mais poluidora. A deciso foi imediatamente contestada pelos pases subdesenvolvidos que tinham a base econmica unicamente na industrializao.131

Ironia

Dizemos ironia, porque hoje, entretanto, passados quase 40 anos, a situo de poluio parece que se inverteu: enquanto pases do chamado terceiro mundo comeam a se preocupar com a questo ambiental, os EUA parecem que pouco se importam com a questo, ainda mais se recusando, anos mais tarde, a assinar o chamado Protocolo de Quioto (1997).132 Est claro que os lderes do chamado 'primeiro' mundo no so os melhores porta-vozes de um novo modelo de desenvolvimento, que leve em conta no s os problemas ambientais mais tambm os socioeconmicos.133 Alm disso, tambm nesse perodo (entre 1968 e 1972) que surge o smbolo universal134: as trs setinhas que representam a reciclagem:

________________________
Conferncia de Estocolmo. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Confer%C3%AAncia_de_Estocolmo>. 132 Protocolo de Quioto. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_kyoto>. 133 BERNA, Vilmar Sidnei Demamam. Desenvolvimento insustentvel. Disponvel em <http://www.portaldomeioambiente.org.br/colunistas/vilmar-s-d-berna/1751-desenvolvimentoinsustentavel.html>. 134 ADEODATO, Srgio; FRANA, Martha San Juan. Reciclagem: ontem, hoje, sempre. p. 20.
131

Em 1970, quando as questes ambientais comearam a ganhar fora no mundo, o fabricante de papelo reciclado Conteiner Corporation of America [...] patrocinou um concurso nos Estados Unidos para estudantes de Arte e Design com o objetivo de criar um smbolo para marcar o material reutilizado. O vencedor foi o estudante da Universidade do Sul da Califrnia, Gary Anderson, ento com 23 anos, que criou o smbolo hoje universalmente conhecido. So trs flechas retorcidas formando um crculo, inspirada na faixa Mbius, um signo conceitual desenvolvido pelo matemtico alemo Augustus Mbius (17901868). [...] Segundo Anderson, a ideia era simbolizar a continuidade de um desenho finito. Eu queria sugerir com isso uma face dinmica (as coisas mudam) e outra esttica (um estado de equilbrio e de permanncia), explicou.135

Ateno para o grifo em reutilizado e no reciclado, conforme j conceituamos no Captulo 2 desta pesquisa. Em 1973, um ano depois de Estocolmo, o mundo sofre o baque da crise do petrleo.
Durante a guerra do Yom Kippur, a [Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo] OPEP aumenta o preo do leo de 70 a 100%. Os produtores rabes declaram um embargo aos pases considerados pr-Israel (Estados Unidos e Holanda). O preo do leo sobe 400% em cinco meses (17/10/1973 18/3/1974), com um novo aumento de 100% na conferncia de Teer em 23 de dezembro.136

Isso se reflete em todo o mundo e em vrios segmentos da indstria. E o papeleiro no seria diferente:
A crise do petrleo, em 1973, [...] provocou srios danos produo mundial de papel: um declnio mdio de quase 40%, entre 1974 e 1975. Os maiores produtores Japo, Canad e Estados Unidos baixaram seus ndices de produo nessa poca entre 13% e 23%, como efeito da recesso econmica .137

tambm por essa poca, no caso do Brasil, que h que se citar Otvio Roth (19521993), artista mpar, tendo influenciado, contagiado e conquistado aqueles que tiveram o privilgio de conhec-lo e compartilhar com ele a magia do papel e das artes.138

________________________
135

ADEODATO, Srgio; FRANA, Martha San Juan. Reciclagem: ontem, hoje, sempre. p. 20. (grifo nosso). 136 SARKIS, Nicolas. Cronologia da Opep. Traduo de Leonardo Abreu. Le Monde Diplomatique Brasil, 01 maio 2006. Disponvel em <http://diplo.uol.com.br/2006-05,a1304>. 137 CAMPANARO, Gasto Estvo (Coord.). A histria da indstria de celulose e papel no Brasil. p. 6970. 138 GATTI, Thrse Hofmann. A histria do papel artesanal no Brasil. p. 47.

Em maro de 1974, viaja para Londres, na Inglaterra, onde permanece at se graduar em Art and Design pela Hornsey College of Art. Estuda gravura com Paul Peter Piech, de quem recebe profunda influncia. Atravs da gravura surge seu caso de amor com o papel feito mo. Insatisfeito com o padro dos papis disponveis para gravura, resolve fabricar suas prpria folhas.139

verdade (e vale lembrar) que parte de sua produo foi de papel artesenal no reciclado, segundo padres por ns conceituados no captulo anterior. Mas, em nosso foco da pesquisa (papel reciclado artesanalmente), Otvio tambm considerado um dos precursores, juntamente com Marlene Trindade e Zuleica Nunes da Silva Medeiros.140 Seu trabalho de reciclagem de papel e de elementos da natureza contribuiu para a construo de uma conscincia ambiental.141 Dentro desse contexto, existe outro problema justamente nessa mesma poca: a celulose.
A insero da celulose brasileira no mercado internacional no foi nada fcil. Contra os produtores nacionais, havia a desconfiana dos compradores diante de um fornecedor no tradicional e a falta de divulgao sobre a eficcia do uso de celulose a partir do eucalipto.142

Isso faz gerar duas possibilidades para sanar as dificuldades de ento: a) Em termos industriais, substituir as fibras longas que reinara por muito tempo pela curta do eucalipto, tambm produzida em Portugal, Marrocos, frica do Sul e Espanha. Essa grande virada alterou o perfil do mercado internacional 143; e; b) Em termos artesanais, h o reforo ainda maior da necessidade da reciclagem total do papel que consumido pelo mercado.

________________________
GATTI, Thrse Hofmann. A histria do papel artesanal no Brasil. p. 47. Reciclando papis sociais. Disponvel em <http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?Editoria=3&SubEditoria=9>. 141 Otvio Roth. Disponvel em <http://www.papeloteca.org.br/otavio_roth.htm>. 142 CAMPANARO, Gasto Estvo (Coord.). A histria da indstria de celulose e papel no Brasil. p. 70. 143 Ibid, p. 70.
139 140

Ainda por outro lado no caso brasileiro , vivamos a euforia do chamado Milagre Brasileiro, de supervalorizao da indstria e
de excepcional crescimento econmico [...]. Nesse perodo ureo do desenvolvimento brasileiro em que, paradoxalmente, houve aumento da concentrao de renda e da pobreza, [e] instaurou-se um pensamento ufanista de Brasil potncia.144

E por um terceiro lado (digamos assim),


[...] a partir de 1974, [houve] a reduo gradual de incentivos para projetos fora da rea de atuao da Superintendncia do Desenvolvimento da Amaznia-Sudam e da Superintendncia do Desenvolvimento do Nordeste-Sudene.145

Essa era de contrassenso e incertezas faz com que o mercado, cada vez mais, tenha que caminhar de volta para o segmento da reciclagem e/ou artesanal e/ou ainda os dois casos, o que nosso objeto de estudo. E reparem que ainda estamos nos anos 70 portanto, bem distante do que seria o grande marco com a preocupao ambiental: a Rio-92. Com muita propriedade, a Associao Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA) chama nos anos 70 de embrio do ambientalismo.146 E, no caso do Brasil, no s em Minas: num Rio de Janeiro ainda separado da Guanabara, rgo similar criado em 1973147; no mesmo ano que o governo paulista cria a Companhia Ambiental do Estado de So Paulo (CETESB)148; em Gois, seu rgo regulador da rea data de 1976149. Em 1978, criada no Esprito Santo a Associao de Engenheiros Florestais daquele estado150, que, ainda que no seja uma entidade governamental nem sociedade de economia mista, tem por poltica:

________________________
144 145

Milagre econmico. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Milagre_econ%C3%B4mico>. CAMPANARO, Gasto Estvo (Coord.). A histria da indstria de celulose e papel no Brasil. p. 78. 146 Os anos 70 o embrio do ambientalismo. Disponvel em <http://www.amda.org.br/detalhe/2,27,143,osanos-70-%E2%80%93-o-embriao-do-ambientalismo.aspx>. 147 Educao ambiental. Disponvel em <http://www.portaldomeioambiente.org.br/educacaoambiental/206.html>. 148 ALMEIDA, M. H. T. (Coord.). Polticas de meio ambiente no estado de So Paulo. Disponvel em <http://www.bv.fapesp.br/projetos-tematicos/1731/politicas-meio-ambiente-estado-sao-paulo>. 149 Histrico. Disponvel em <http://www3.agenciaambiental.go.gov.br/site/agencia/ag_historico.php>. 150 Quem somos. Disponvel em <http://www.aefes.org/?page=pg_quemsomos>.

Defender a conservao e preservao dos recursos naturais renovveis em todo o Estado do Esprito Santo, participando das discusses e propondo estudos e solues sobre os assuntos que possam representar impactos ambientais significativos, ou para a recuperao de reas degradadas, principalmente as de preservao permanente e reserva legal.151

Pode-se perceber que a dcada de 70:


Foi a poca em que aconteceu a crise do petrleo, o que levou os Estados Unidos recesso, ao mesmo tempo em que economias de pases como o Japo comeavam a crescer. Nesta poca tambm surgia o movimento da defesa do meio ambiente.152

Alm disso, justamente a partir dessa poca que:


Polticas para saneamento e meio ambiente vm sendo discutidas e implementadas em todo o Brasil [...], embora no com a velocidade e efetividade compatveis com o crescimento que o Pas vem experimentando nas ltimas dcadas. Esse diferencial criou um vcuo que comea a ser preenchido com uma melhor e mais completa compreenso por parte da populao e dos administradores a respeito dos direitos, deveres e responsabilidades para com o meio ambiente. O Pas j reconhece seus problemas ambientais, tem instrumentos legais para resolv-los e, acima de tudo, tenta implement-los efetivamente. Alguns estados da Unio, por suas peculiaridades, dispem de legislao prpria e organismos especializados e os vm implementando de forma bastante efetiva, contando com a parceria da sociedade civil na deciso de suas prioridades ambientais.153

Essa procupao com o ambiente reflete-se e muito na indstria papeleira como um todo. Nos anos 70, apareceu com fora no mercado o processo quimitermomecnico, desenvolvido pelos suecos154, justamente no mesmo pas em cuja capital que se sediou, alguns anos antes, a conferncia sobre meio ambiente. Pode-se perceber, ento, que a preocupao com um papel, ainda que no reciclado, mas ecologicamente correto passa a ser mundial.

________________________
151 152

Quem somos. Disponvel em <http://www.aefes.org/?page=pg_quemsomos>. Dcada de 70. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1970>. 153 Meio ambiente. Disponvel em <http://www.prensasconemag.com.br/index.php?id=18>. 154 CAMPANARO, Gasto Estvo (Coord.). A histria da indstria de celulose e papel no Brasil. p. 77.

Nos anos 70 as propores da degradao ambiental causada pelo homem ficaram mais claras para os cientistas. J na dcada de 80, os ativistas ambientais fizeram tanto alarde que o tema comeou a ser discutido por um nmero maior de pessoas. O fundamental disso que junto com o problema ambiental evidenciou-se tambm um grande problema social. Mais que isso, conseguiu-se questionar um modelo de desenvolvimento econmico, um modelo poltico civilizacional, que se continuar vigorando, especialmente em esfera global, a espcie humana estar condenada.155

Pode-se tambm pecerber que, apesar de uma preocupao ambiental, pouco se fala em reciclagem ainda nesses anos 70. Tanto que o grande feito sempre citado de Otvio Roth (uma edio em ingls, xilografada, em 1978, da Declarao Universal dos Direitos Humanos, em comemorao dos 30 anos de sua assinatura156, e que, inclusive, lhe rendeu um prmio das Naes Unidas157) foi feito em papel artesanal de lnter de algodo158. Portanto, um material artesanal, mas no reciclado, seguindo conceitos j por ns anteriormente entabulados no Captulo 2. Isso porque:
A palavra reciclagem difundiu-se na mdia a partir do final da dcada de 1980, quando foi constatado que as fontes de petrleo e de outras matrias-primas no renovveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espao para a disposio de resduos e de outros dejetos na natureza. A expresso vem do ingls recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).159

Os anos 80 so to importantes para a questo ambiental e para a indstria papeleira como um todo que a Associao Brasileira de Celulose e Papel (ACELPA), em seu livro promocional e histrico A histria da indstria de celulose e papel no Brasil sob coordenao do professor Gasto Estvo Campanaro e um dos que norteia esta pesquisa , refere-se dcada como saudvel contramo.160 A obra foca a produo de papel industrial, mas podemos parafrasear o termo para a reciclagem como um todo.

________________________
155

MOUTINHO, Lara. Educao ambiental: por qu, onde e como? Disponvel em <http://www.recicloteca.org.br/default.asp?Editoria=1&SubEditoria=77>. 156 GATTI, Thrse Hofmann. A histria do papel artesanal no Brasil. p. 47. 157 Otvio Roth. Disponvel em <http://www.papeloteca.org.br/otavio_roth.htm>. 158 GATTI, Thrse Hofmann. A histria do papel artesanal no Brasil. p. 48. 159 Reciclagem. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem>. (Grifo do autor). 160 CAMPANARO, Gasto Estvo (Coord.). A histria da indstria de celulose e papel no Brasil. p. 84.

Ao longo da dcada de 1980, a economia brasileira praticamente se estagnou, em razo de fatores como o alto ndice inflacionrio e o impacto da dvida externa. A situo do Brasil no era, porm, um fenmeno localizado; encaixava-se perfeitamente nos contornos da recesso mundial.161

tambm na dcada de 80 que o lixo seletivo (primeira e primoridial parte do processo de produo do papel reciclado artesanalmente) passa a ser melhor estudado: em 1981 e 1982, o professor Emlio Maciel Eigenheer, da Universidade Federal Fluminense (UFF), j citado aqui no Captulo 2, desenvolve sua tese de Doutorado sobre resduos urbanos, na Alemanha162:
Eigenheer adiantou-se no tempo e chegou a uma experincia criativa para lidar com os resduos urbanos da cidade onde vive. E criou, em abril de 1985, o primeiro servio de coleta seletiva do lixo do Brasil, no bairro de So Francisco, em Niteri [no Estado no Rio].163

Podemos observar que temos, nesse momento, os trs elementos para a expanso da cultura do papel artesanalmente reciclado: estagnao da economia; preocupao com o descarte do lixo e o incio de um processo de coleta seletiva; e por que no? as j citadas pesquisas de Otvio Roth em papel artesanal, reciclado ou no.
Na dcada de 80, como reao poltica, cultural e ideolgica, houve uma retomada do papel artesanal, poca em que Marlene Trindade, professora da UFMG, criou o primeiro ateli experimental de papel feito mo, na Escola de Belas Artes, institucionalizando assim o estudo do papel artesanal em Minas Gerais. Com a divulgao atravs de cursos nos Festivas de Inverno e na Comunidade do bairro Linda, vrios artistas mineiros iniciaram a sua produo de papel artesanal, tornando Minas Gerais um grande centro de pesquisas de papel artesanal.164

Alavancando ainda mais os conceitos de artesanal, reciclagem e meio ambiente e, por tabela, mas principalmente, a questo saudvel, surge nos anos 80 o jargo gerao sade, apesar de a preocupao ambiental j vir desde a antagnica gerao anterior: os hippies.

________________________
CAMPANARO, Gasto Estvo (Coord.). A histria da indstria de celulose e papel no Brasil. p. 84. ADEODATO, Srgio; FRANA, Martha San Juan. Reciclagem: ontem, hoje, sempre. p. 40. 163 Ibid., p. 40. 164 Histria do papel reciclado. Disponvel em <http://www.depapelreciclado.com.br/papel_reciclado_historia.html>.
162 161

A partir dos anos 80, os cuidados com o corpo atingiram o seu pice. As academias de ginstica surgiram em grande quantidade nos centros urbanos. Era o incio da gerao sade, com valores e padres de comportamento contrrios gerao hippie dos anos 60 e 70. Essa nova gerao era contra as drogas, o tabagismo e o alcoolismo.165

Assim, podemos dizer, pelos inmeros fatores, que os anos 80 foram primordiais (mais do que os 70) para a produo de papel reciclado artesanalmente. E, coroando a dcada, acontece em 1989, a Paper Conference, em Quioto, no Japo, encontro mundial sobre o papel166, justamente na cidade em que oito anos mais tarde se debateria a reduo da emisso dos gases, o efeito estufa e o aquecimento global.167 Portanto, se essa dcada ainda no se configurou pela efetiva produo em srie (ainda que de modo manufaturado) desse tipo de papel objeto de nossa pesquisa, pelo menos, incutiu na sociedade a preocupao e a necessidade do reaproveitamento de materiais e de seu uso para a (re)criao de um suporte primordial em nosso dia a dia.

________________________
SILVA, Clesio Boeira da. A gerao sade busca equilbrio. Disponvel em <http://www.clesio.net/cn/index.php/2007/05/29/a_geracao_saude_busca_equilibrio?blog=12>. 166 GATTI, Thrse Hofmann. A histria do papel artesanal no Brasil. p. 48. 167 Protocolo de Quioto. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_kyoto>.
165

5 CONTEMPORANEIDADE

Enfim, o mundo e a indstria como um todo (incluindo a papeleira) chegaram a 1990 amargando uma reviravolta nas estruturas polticas, sociais e econmicas com a queda do Muro de Berlim, no final do ano anterior.
Para ele [Eric Hobsbawm], o principal efeito da queda do Muro de Berlim, em 1989, foi a desestabilizao da geopoltica mundial em prol da nica superpotncia remanescente os EUA. Como consequncia, o mundo se tornou mais perigoso.168

No caso do Brasil, alm desses fatores externos, o Pas havia acabado de sentir o choque do Plano Collor, em 1990, com o confisco de todas as contas-correntes e cadernetas de poupana acima de NCz$ 50 mil169 (o que parou o Brasil e toda a sua produo). Por outro lado, o ano de 1992 considerado um marco quando o assunto meio ambiente.170 Podemos dizer que, se em 1990 e 1991 pouco houve em termos de pesquisa, de reciclagem e de indstria papeleira, a partir do ano seguinte com a Eco-92, no Rio de Janeiro que mais do que a cultura da reciclagem (por contestao ou filosofia), surge a preocupao com a indstria da reciclagem, por necessidades econmicas e mais ainda por um mundo melhor, aproveitando o mote do Rock in Rio, to caracterstico da poca. E o mundo papeleiro (industrial ou artesanal) vai saber bem tirar partido disso. Passa a haver a preocupao com o ps-consumo.171 No bastava mais comprar, consumir e descartar. O que fazer com o destino de plsticos, latinhas, garrafas PET e sobretudo papis passou a ser a tnica dominante.

______________________
168

PERES, Marcos Flamnio. Queda do muro de Berlim desestabilizou ordem mundial, diz Hobsbawm. Folha de S.Paulo, 08 jul. 2009. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u649208.shtml>. 169 Plano Collor. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Collor>. 170 ADEODATO, Srgio; FRANA, Martha San Juan. Reciclagem: ontem, hoje, sempre. p. 45. 171 Ibid., p. 46.

O fato dessa preocupao com o ps-consumo, inclusive, poria e, de certa forma, pe em xeque o conceito j exposto no Captulo 2 dos papis ditos 100% reciclados em escala industrial, aproveitando um percentual de aparas pr-consumo, porque eles no chegam a completar o ciclo produo-venda-consumo-lixo-reciclagem. Voltando a 1992, exatamente nesse ano que o j citado Otvio Roth
[...] cria, em So Paulo, a Oficina das Artes do Livro, em sociedade com Beatriz Miranda, que tinha como objetivo, alm da produo de papel [...] incorporar as demais funes, que envolvem a produo do livro, do livro-arte e da impresso, bem como continuar dando cursos e palestras sobre papel.172

Mesmo com sua morte repentina, no ano seguinte173, vrios projetos de mbito internacional [...] prosseguiram ainda aps seu falecimento.174 Alm disso,
a reciclagem de papel na Europa aumentou acentuadamente nos anos 90. A quantidade de papel recolhido e reciclado no final da dcada era aproximadamente dois teros superior verificada no seu incio. A taxa de reciclagem (utilizao de papel recuperado comparada com o consumo total de papel) ao nvel europeu foi de 53,9% em 2003 e de 38,8% em 1990. A indstria papeleira europeia est convencida que, nos prximos anos, estes desenvolvimentos iro continuar.175

Isso mostra que a tendncia da reciclagem de papel, nos anos 90, passa a ser uma preocupao mundial. Desde ento, a causa mobiliza no s Brasil e Europa, mas tambm EUA e Japo (estes dois ltimos, os pases que mais reciclam em todo o mundo).176 Esses nmeros da reciclagem na Europa so realmente impressionantes, at mesmo para os anos 90, j que, como conceituado no Captulo 2, dados do j citado CEMPRE de 2008 (portanto, 16 anos depois) mostram que, no Brasil, apenas 12% do lixo reciclado.177 E desse percentual somente 38,1%178 papel.

______________________
172 173

GATTI, Thrse Hofmann. A histria do papel artesanal no Brasil. p. 49. Ibid., p. 50. 174 CABRALES, Celina. A histria do papel. Disponvel em: <http://www.papeloteca.org.br/textos/historia_papel.htm>. 175 CELPA. Controlo de qualidade do papel recuperado: linhas orientadoras. Lisboa, p.1, mar. 2004. Disponvel em:<http://www.celpa.pt/images/articles/213/edicoes_cap2.pdf>. 176 SOUZA, Okky de; VIEIRA. Perguntas & Respostas: reciclagem e coleta seletiva. Veja, 24 out. 2007. Disponvel em: <http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/reciclagem/index.shtml>. 177 CEMPRE. Tem lixo que no de se jogar fora. (flder). 178 Papel de escritrio: mercado para reciclagem. Disponvel em: <http://www.cempre.org.br/fichas_tecnicas.php?lnk=ft_papel_escritorio.php>.

claro que, como tambm j conceituado no mesmo captulo, esse bum de reciclagem do papel no pressupe apenas um novo suporte 100% reprocessado (nosso objeto de pesquisa), j que o segmento dos papis reciclados industrialmente (que tm cerca de 30% de fibras novas179) vai se utilizar muito (at pela quantidade de produo) dessa (ento) nova tendncia; mas, mesmo assim, o papel reciclado artesanalmente (100%, sem nenhuma fibra nova) vai ganhar grande impulso nessa poca. Porque justamente ento por conta da Rio-92 que surge a chamada Agenda 21 (um dos principais resultados da conferncia [...] que estabeleceu a importncia de cada pas a se comprometer [...] sobre [como] governos, empresas, ONG's e [...] sociedade poderiam cooperar no estudo de solues [...] socioambientais180), cuja preocupao o que fazer com o lixo urbano.181
O desafio no preocupava apenas governo, ambientalistas, pesquisadores e lideranas comunitrias. [...] O projeto era constituir uma fora integrada para evoluir nos padres de desempenho ambiental no caso, a preocupao com os resduos gerados pelo consumo.182

tambm a partir de 1992 [que se] desenvolveram trs tipos de iniciativa de coleta seletiva: municipais, comunitrias e em condomnimos de grande porte.183 No caso do papel, tambm nos anos 90 que empresas como a Refinaria de Paulnia (da Petrobras)184 passam a adotam um processo de coleta seletiva e reciclagem. Para confrontar com os nmeros j citados aqui, segundo o IBGE, no Brasil, a reciclagem de papel subiu de 38,8% em 93 para 43,9% em 2002. J o indicador 'Coleta Seletiva de Lixo' mostra nmeros incipientes no Pas. Somente 2% do lixo produzido no Pas coletado seletivamente.185

______________________
179

ISOLA, Silvio Roberto. Regras para o papel reciclado. Gazeta Mercantil, So Paulo, 01 out. 2008, p. C7. apud Fiesp. Informe Ambiental, Out. 2008. p. 2. Disponvel em: <http://www.fiesp.com.br/arquivos/informe_ambiental_35.pdf>. 180 Agenda 21. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Agenda_21>. 181 ADEODATO, Srgio; FRANA, Martha San Juan. Reciclagem: ontem, hoje, sempre. p. 46. 182 Id., p. 46. 183 EIGENHEER, E. M. (Org.), Coleta seletiva de lixo, 1993, p. 10, apud RIBEIRO, Helena; BESEN, Gina Rizpah. Panorama da coleta seletiva no Brasil: desafios e perspectivas a partir de trs estudos de caso. InterfacEHS Revista de Gesto Integrada em Sade do Trabalho e Meio Ambiente. p. 6, ago 2007. 184 Coletar e reciclar. Ambiente Brasil. Disponvel em: <http://ambientes.ambientebrasil.com.br/energia/artigos_petroleo/coletar_e_reciclar.html>. 185 IDS retrata economia, incluindo os padres de produo e consumo do Brasil. IBGE. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=247>.

Ainda dentro do escopo Brasil, tambm nessa poca que nasce o Compromisso Empresarial para a Reciclagem, o CEMPRE aqui citado algumas vezes nas referncias formado por 14 empresas privadas, principal frum multissetorial do gnero no Pas at os dias de hoje. 186 Alm disso, tambm nessa primeira metade dos anos 90, que:
De acordo com dados da Associao Nacional dos Fabricantes de Papel e Celulose, o Brasil reciclou 31,4% de seu papel em 1990; 30,3% em 1991; 30,1% em 1992; 30,6% em 1993; 30,6% em 1994 e 31, 7% em 1995. So indicadores de que a economia ficou estagnada, j que esse tipo de material est atrelado ao crescimento econmico, diz o professor da Faculdade de Economia [da Pontifcia Universidade Catlica de Campinas (PUC-Campinas) Ernesto Dimas Paulella, tambm ex-secretrio municipal de Servios Pblicos]. Em contrapartida, a reciclagem de 31,7% em 1995 significou a economia de 29,2 mil litros de gua a cada mil toneladas de papel produzido, pois durante a fabricao do material utiliza,se muita gua. Reciclando, voc deixa de produzir papel novo e de gastar essa gua.187

Enquanto isso, no exterior, por essa poca (e desde a dcada anterior) os principais pases recicladores do mundo so Alemanha (71,6%), Sucia (54,8%), Japo (52,7%) e EUA (47%).188 Portanto, pode-se perceber que a Rio-92 no foi um modismo que incutiu a mentalidade verde na populao; justamente ao contrrio, por conta de um dcada voltada para o ambientalismo, exatamente se fez necessrio um encontro para debater novas tendncias do segmento: no s novas propostas, como tambm a reciclagem se fazia e se faz cada vez mais necessria. Como j dissemos na introduo, o papel reciclado artesenalmente passa a ser no s uma questo de didtica infantil ou de arte: passa a ser uma questo de salvar o planeta. At porque o homem vai ter que ser obrigado a encontrar alternativas viveis para seu sustento, seu dia a dia, busca essa incessante at os dias de hoje, quase 20 anos depois.

______________________
186 187

ADEODATO, Srgio; FRANA, Martha San Juan. Reciclagem: ontem, hoje, sempre. p. 46. FVARO, Tatiana. Reciclagem de papel tema de estudo. Cenrio XXI. Disponvel em: <http://www.cpopular.com.br/cenarioxxi/conteudo/mostra_noticia.asp?noticia=1011290&area=2259&authe nt=BC47518337FDEBBB8C56483036EC70>. 188 ROSSI FILHO, Srgio. Papel reciclado [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <joaocarlossilvacardoso@uol.com.br> em 17 fev. 2010.

tambm nessa poca (na verdade e para sermos mais precisos, ainda em 1991) que a Universidade de Braslia (UnB) passa a adotar a disciplina Materiais em Arte, que trabalha justamente o papel reciclado artesanalmente. De fato, a origem da cadeira, na instituio, vem do Laboratrio de Materiais Expressivos (LEME, criado ainda na dcada de 80), a partir da at ento disciplina de Anlise e Exerccio dos Materiais Expressivos, cujo tema papel artesanal j fazia parte da grade curricular da UnB.189 Em 1994, fundado em So Paulo o Projeto Papel de Gente, voltado para pessoas portadoras de transtornos psquicos como psicose e neurose grave.190
Criado a partir da determinao da terapeuta Eliana Tiezzi Nascimento, com o apoio de artistas, designers e empresrios o Papel de Gente busca construir espaos possveis de respeito singularidade humana. O Projeto est fundamentado em duas vertentes. A primeira consiste na manuteno de um espao de produo, criao e circulao de ideias em torno da reciclagem e o segundo aspecto, define-se pela capacitao empregabilidade dos participantes, atravs da comercializao de seus produtos. A insero social atravs do trabalho possibilita a essas pessoas o resgate da dignidade e da condio de cidados, alm de proporcionar melhoras importantes em seus quadros. O Projeto Papel de Gente [...] tem oferecido uma alternativa teraputica mais humana para usurios dos servios em sade mental com resultados efetivos na qualidade de vida de seus participantes. A reciclagem de papel traduz uma cultura de respeito ao ser e ao ambiente. O Projeto Papel de Gente estabelece em suas diretrizes um diferencial de relao da sociedade com este indivduo e, atravs de suas vrias estratgias, propicia a criao de uma nova imagem de preservao ambiental e de tolerncia s diferenas.191

E tambm em 1995 surge a ideia do chamado papel sinttico, reciclado a partir de plstico.192

______________________
GATTI, Thrse Hofmann. A histria do papel artesanal no Brasil. p. 61. Conhea o projeto. Disponvel em: <http://www.papeldegente.org.br/conheca.htm> 191 Id. 192 Papel sinttico a partir do plstico reciclado. Polmeros. 2009, vol.19, n.1, p. E4-E6. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282009000100003>.
189 190

Alm disso:
Segundo Waite (1995), entre as vantagens ambientais da coleta seletiva destacam-se: a reduo do uso de matria-prima virgem e a economia dos recursos naturais renovveis e no renovveis; a economia de energia no reprocessamento de materiais se comparada com a extrao e produo a partir de matrias-primas virgens e da valorizao das matrias-primas secundrias, e a reduo da disposio de lixo nos aterros sanitrios e dos impactos ambientais decorrentes. Os materiais reciclveis tornaram-se um bem disponvel e o recurso no natural em mais rpido crescimento.193

Nessa dcada, o assunto reciclagem to levado a srio que em 1996 (apesar de fora do segmento papel, mas dentro dessa preocupao em reciclar materiais usados) que a PUC de So Paulo desenvolve um projeto at mesmo para reciclagem de entulho de obras.194 Alis e a propsito:
Entre 1995 e 2000 h um avano na reciclagem no Brasil. A quantidade de latas de alumnio recicladas, por exemplo, passa de 31,2 mil toneladas em 1995 para 102,8 mil toneladas em 2000. Na rea de aparas e papis usados, o volume de material recuperado, que era de 1,8 milho de toneladas em 1995, atinge 2,4 milhes de toneladas em 1999. No caso das garrafas de PET, em 1994, a reciclagem soma 80 mil toneladas recicladas em 1995 e, em 2000, atinge 315 mil toneladas. A porcentagem de material reciclado, em relao ao total da produo, tambm vem aumentando. O porcentual de plstico PET reciclado, por exemplo, passa de 16,3% para 26,27% entre 1994 e 2000.195

No ano seguinte, a Universidade Estadual de Maring (UEM), no Paran, pesquisa e desenvolve um processo de secagem na produo de papel artesanal mais rpido, que poupe mais tempo e agilize todo o processo.196

______________________
193

WAITE, R. Household waste recycling, 1995, apud RIBEIRO, Helena; BESEN, Gina Rizpah. Panorama da coleta seletiva no Brasil: desafios e perspectivas a partir de trs estudos de caso. InterfacEHS Revista de Gesto Integrada em Sade do Trabalho e Meio Ambiente. p. 6, ago 2007. (Traduo das autoras). 194 JOHN, Vanderley M. Desenvolvimento sustentvel, construo civil, reciclagem e trabalho multidisciplinar. Textos tcnicos. Disponvel em: <http://www.reciclagem.pcc.usp.br/des_sustentavel.htm>. 195 Reciclagem. Disponvel em: <http://www.medio.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=416&Itemid=107>. 196 MOTTA LIMA, Oswaldo Curty da; PEREIRA, Nehemias Curvelo; MENDES, Elisabete Scolin. Anlise da cintica de secagem de papel artesanal com ar ambiente em conveco forada. Acta Scientiarum. nov. 2002.

Em maio do mesmo ano, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) acolhe o registro da International Paper para reciclar papel misto, inclusive, papel plastificado e tambm papel a partir de plstico197, como j citamos anteriormente. Pode-se perceber, ento, a importncia do ano de 1996 para a reciclagem de papel, por ser, justamente nessa data que surgem duas novas vertentes tecnolgicas para reciclar o material. A reciclagem como um todo (mas, em nosso escopo, a de papel), passa, pois, a ser mais do que um modismo, uma onda, uma preocupao tecnolgica, urbana, artstica e/ou ainda industrial: passa a invadir o espao acadmico, a ocupar a rea da sade. E, com o perdo do trocadilho, isso saudvel: esse carter holstico que a reciclagem passa a ter no dia a dia de uma sociedade de consumo. Tanto que tambm nesse mesmo ano, o Sebrae do Amazonas leva o assunto Organizao das Naes Unidas (ONU), para um debate sobre empreendedorismo.198 Existe ainda outra questo que deve sempre ser considerada na reciclagem e na produo do papel reciclado, artesanalmente ou no: a reduo de energia para sua produo, a reduo na poluio do ar, a reduo na poluio da gua e, mais que isso, a reduo no uso da gua, propriamente dita199. Apesar de esses fatores pesarem na produo desde sempre, justamente tambm nesse ano de 1996 que o assunto comea a ser mais profundamente estudado. Afinal,
a incorporao do conceito de desenvolvimento sustentvel pelo meio empresarial pode, se no reverter, ao menos amenizar a degradao do meio ambiente. Na perspectiva do desenvolvimento sustentvel, a reduo de agresses ambientais passa a ser considerada como meio de eliminao de custos e conseqente melhoria do fluxo de rendimentos para a empresa.200

_____________________
Processo para reciclagem de refugo de papel misto usando aglomerao de tinta. Disponvel em: <http://www.patentesonline.com.br/processo-para-reciclagem-de-refugo-de-papel-misto-usandoaglomeracao-de-tinta-110831.html>. 198 SILVAN, Denilson. Empreendedorismo reciclagem de papel. Disponvel em: <http://www.administradores.com.br/noticias/empreendedorismo_reciclagem_de_papel/10008>. 199 BELLIA, Vtor. Introduo a economia do meio ambiente, 1996, p. 44-45, apud GALLON, Alessandra Vasconcelos; SALAMONI, Franciane Luiza; BEUREN, Ilse Maria. Tratamento dos resduos no processo de fabricao de papel reciclado em indstria de Santa Catarina. p.3. 200 Ibid., p. 3.
197

Portanto, a questo da reciclagem do papel passa, tambm nesse perodo, a ser encarada como uma ferramenta de gesto: o papel precisa ser reciclado porque bom para o ambiente, para a sociedade, para o planeta e porque, mais do que evitar o desperdcio, reduz gastos e custos. Mas parece que esta ltima vertente s se aplica ao papel reciclado industrialmente (aquele que tem fibras novas e que foge ao nosso escopo); porque no caso do reciclado artesanalmente, quando tocamos na questo de gastos e custos, surge um saudvel contrassenso, como j dissemos no Captulo 2: sua pouca produo (e volume e em quantidade de fabricantes) acaba encarecendo o preo final; e, por causa disso, o consumidor acaba por escolher produtos mais baratos e o reciclado artesanalmente, por ter pouca sada, acaba custando mais caro. Cria-se, pois, um ciclo vicioso: mais caro porque sai pouco; sai pouco porque caro. Para encerrar esse parntese e voltar a 1996, existe ainda uma terceira questo nos dias de hoje quanto ao custo/gasto/preo: a ganncia do governo. O papel reciclado (artesanalmente ou no), assim como qualquer produto reciclado, sofre bitributao:
Segundo ela [Ana Maria Guimares, membro da coordenao do Comit Interministerial de incluso Socioeconmica dos Catadores de Materiais Reciclveis (CIISC)], os produtos feitos de matria prima virgem j pagam impostos, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), no entanto, o governo cobra novos tributos em cima dos produtos que reciclam os materiais para fazer novos produtos.201

O que, alis, falando outra vez em contrassenso, inconstitucional.202 Entretanto, para o advogado carioca Gilberto Rocha Vasconcellos, o caso em questo no se configura bitributao:

______________________
ROQUE, Lus Paulo. Governo criar comit para estudar desonerao de reciclados. Revista Sustentabilidade, 11 nov. 2009. Disponvel em: <http://www.revistasustentabilidade.com.br/reciclagem/reducao-de-impostos-dos-produtos-reciclados-estasendo-discutida-pelo-governo-federal>. 202 BRASIL. Constituio (1988). Emenda constitucional n.3, 17 de maro de 1993. Disponvel em: <http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/103868/emenda-constitucional-3-93>.Acesso em: 10 mar. 2010.
201

No consideraria porque, na verdade, trata-se de um novo produto. Este papel foi beneficiado, alterado, tornando-se num novo produto que vai ser comercializado outra vez, gerando novos tributos a serem pagos da, pela minha tica, no caracterizar bitributao.203

Como pode-se ver, o assunto polmico. Fechado isso e voltando cronologia: em 1997 realizado um estudo nos EUA e chega-se concluso de que, naquele ano, o consumo de papel per capita ultrapassou 300 quilogramas204; no ano seguinte, em Portugal, o consumo, tambm per capita, de 96kg, ultrapassando o de pases como a Grcia, o Mxico, o Brasil e a China e a tendncia continuava a ser de crescimento.205 Isso independentemente do tipo de papel, ou seja: reciclado, artesenal e/ou, principalmente, o industrial, sim, aquele para o qual necessrio o corte de rvores. Por isso, a reciclagem passou a ser, nesses anos 90, como j dito aqui, muito mais do que um modismo que incutiu a mentalidade verde na populao o papel reciclado artesenalmente passa a ser uma questo de salvar o planeta enquanto h tempo. Afinal, apesar de se prever que at o final deste ano em que estamos hoje, o consumo de papel aumentar [aumentaria] mais 32%, sobretudo nos pases onde a informatizao ainda tem um caminho a percorrer206,
o sculo XX foi [...] o da iluso de que os documentos encontrariam novos suportes e se desmaterializariam e da constatao que os documentos electrnicos acabam afinal materializados em folhas de papel, provando que a cultura do homem do sculo XX no dispensa ainda este suporte da impresso.207

E, como o sculo j estava a somente quatro anos do final, tambm em 1997 que, em Porto Alegre, comea a ser estudada a viabilidade tcnica para a reciclagem das embalagens Tetra Pak, o que, efetivamente, s viria a ocorrer no ano seguinte.208 , portanto, uma nova matria-prima para o papel reciclado.

______________________
VASCONCELLOS, Gilberto Rocha. Bitributao [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <joaocarlossilvacardoso@uol.com.br> em 04 mar. 2010. 204 DOMINGUES, Ana Sabino et al. Ecodesign: processos de impresso ecolgicos e econmicos. p.17, 2005-2006. 205 Ibid., p.17 206 Ibid., p.17 207 Ibid., p.17 208 ZORTEA, Rafael Batista. Anlise dos custos para a reciclagem das fibras de papel das embalagens Tetra Pak em Porto Alegre. p. 10.
203

E justamente, naquele ano seguinte, o bilogo marinho Marcelo Szpilman, diretor (at hoje)210 do Instituto Ecolgico Aqualung, dizia que em 1998, o Brasil superar os EUA, que reciclam em torno de 60%, sendo superado apenas pelo Japo, que recicla em torno de 66%.211 Ainda segundo ele:
O papel para reciclagem pode ser dividido em ondulado e de escritrio. As caixas feitas em papel ondulado so facilmente reciclveis, consumidas principalmente pelas indstrias de embalagens, responsveis pela utilizao de 80% das aparas recicladas no Brasil. Somente 18% das aparas so consumidas para fabricao de papis sanitrios e 8% destinados impresso e escrita. So Paulo (43,7%), Paran (12,7%) e Rio de Janeiro (11,8%) so os maiores consumidores de aparas para fabricao de papel. No mundo, os EUA so os que mais consomem aparas, com 21,3 milhes de toneladas/ano. No Brasil, 60% do volume total de papel ondulado consumido reciclado, totalizando 720 mil toneladas/ano. Papel de escritrio o nome genrico dado a uma variedade de produtos usados em escritrio, como papis de carta, blocos, revistas e folhetos. Nos EUA, mais da metade do papel de escritrio reciclado exportada. Em muitos casos, porm, o custo de fabricao de papel reciclado pode ser maior do que a produo a partir de celulose virgem.212

Obviamente, o bilogo se refere a um tipo de papel j conceituado por ns aqui e que no est no escopo desta pesquisa: aquele que leva as chamadas aparas pr-consumo. Mas, a ttulo de fonte de pesquisa, cabe observar que o mesmo procedimento pode ser ainda hoje, 12 anos depois, feito para os papis 100% reciclados artesanalmente. Tanto que, em 1999, a professora Ncia Mafra j citada bem logo no incio desta pesquisa lana, pelo Centro de Produes Tcnicas (CPT) da Universidade Federal de Viosa (UFV), em Minas Gerais, o videocurso Como montar e operar uma oficina de papel artesanal.

______________________
210 211

Marcelo Szpilman. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcelo_Szpilman>. SZPILMAN, Marcelo. Reciclagem. Informativo do Instituto n. 23, jan-fev. 1998. Disponvel em: <http://www.institutoaqualung.com.br/info_reciclagem31.html>. 212 Ibid.

Assim, a questo da reciclagem do papel passa a ser, pois, encarada mais do que como uma ferramenta de gesto, como j dissemos neste Captulo 4 passa a ser encarada com um assunto acadmico: o papel precisa mais do que ser reciclado porque bom para o ambiente, para a sociedade, para o planeta e porque precisa-se, mais do que evitar o desperdcio, reduzir gastos e custos; precisa-se ensinar, debater, teorizar e pesquisar o assunto. Esta monografia mesma um reflexo disso. No videocurso citado, um manual mais uma fita de VHS ensina a fazer papel artesanal, nem sempre necessariamente reciclado. Para este ltimo caso, ela j lembrava, em 1999, que:
a cada ano, 235 milhes de toneladas so dispostas no mundo e [...] aproximadamente 85 milhes [...] so usadas para reciclar. A reciclagem, na indstria papeleira, no significa apenas um benefcio comercial, mas um senso da preservao do meio ambiente global.213

Benefcio este, exatamente como falamos. Alm disso, ela lembra que deve-se observar bem o tipo de papel a ser reciclado, que deve ser de boa qualidade, e ainda no reciclado, pois os reciclados j tm suas fibras reduzidas.214 Faz coro com ela o autor Luis Idriunas, jornalista formado pela Universidade de So Paulo (USP) e mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Ncleo de Altos Estudos Amaznicos da Universidade Federal do Par, editor do site How Stuff Works Como Tudo Funciona, o HSW Brasil.215 Segundo ele, no verbete Como funciona a reciclagem de papel, um papel pode ser reciclado de sete a dez vezes, depois as fibras j no tero fora suficiente. Um exemplo de papel com pouca fibra so os papis higinicos 216; relembrando sempre que o papel 100% reciclado artesanalmente no tem sentido de fibras. Voltando professora Ncia Mafra, ela lembra que qualquer tipo de papel pode ser aproveitado, porm, alguns com a celulose modificada, como os vegetais, no permitem o processo de reciclagem.217

______________________
213 214

MAFRA, Ncia. Como montar e operar uma oficina de papel artesanal. p. 18. Ibid., p. 19. 215 Autores Brasileiros. Disponvel em: <http://pessoas.hsw.uol.com.br/autores-brasileiros.htm#luis>. 216 IDRIUNAS, Luis. Como funciona a reciclagem de papel. Disponvel em: <http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem-papel3.htm>. 217 MAFRA, Ncia. Op. cit., p. 18.

Entenda-se por papel com celulose modificada os para envoltrio de cigarro (alm do prprio papel do cigarro)218 e outros, com textura, bem como tecidos como a viscose e a microfibra.219 Mesmo assim, pouco tempo depois no poderamos mais dizer que as pontas de cigarro no seriam recicladas, pois apenas trs anos mais tarde, em 2002, a Universidade de Braslia (UnB) descobre a tcnica a partir desse material.220
No s o filtro aproveitado. O fumo contm fibras vegetais utilizveis e at as cinzas podem ser usadas como base, embora escuream um pouco o papel. O processo de reciclagem muito simples. Os filtros so separados manualmente do papel, misturados com gua, soda custica, gua oxigenada e depois cozidos. A pasta resultante moldada na forma desejada e posta para secar. A partir da, se obtm um papel de excelente qualidade que pode ser utilizado para escrita e impresso. O ndice de aproveitamento do processo de quase 100%. Se, por exemplo, uma bituca pesa 0,4 gramas, ela resultar em cerca de 0,4 gramas de papel reciclado, diz a professora [Thrse Hoffmann Gatti, da cadeira de Materiais em Arte]. Os brasileiros consomem cerca de 150 milhes de unidades de cigarro por ano. [...] A reciclagem da bituca uma boa opo no s para as pontas recolhidas do lixo. Os resduos das indstrias tabagistas e at os cigarros falsificados apreendidos, que normalmente so incinerados, podem ser transformados em papel de qualidade.221

A inovao to revolucionria, digamos assim, que a nova tecnologia apresentada pela professora e pelo estudante de Biologia da mesma instuio
Marco Antnio [Barbosa Duarte] como inovao tecnolgica no Congresso Nacional de Celulose e Papel, realizado em outubro de 2003, em So Paulo. O objetivo final do projeto verificar qual a melhor utilidade que o papel reciclado pode ter. [...] A patente do processo foi depositada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).222

______________________
Composio de revestimento para papel envoltrio de cigarro e cigarro. Disponvel em: <http://www.patentesonline.com.br/composicao-de-revestimento-para-papel-envoltorio-de-cigarro-ecigarro-11886.html>. 219 CABRALES, Celina. De que feito o papel? Disponvel em: <http://www.papeloteca.org.br/textos/de_que_feito_papel.htm>. 220 TEIXEIRA, Luciana. At a ltima ponta. Na prtica: jornal-laboratrio do Iesb. Braslia, nov. 2007. Disponvel em: <http://www.iesb.br/ModuloOnline/NaPratica/?fuseaction=fbx.Materia&CodMateria=337>. 221 Ibid. 222 FALCO, Carlos Pimentel. Ponta de cigarro vira papel. Disponvel em: <http://newsgroups.derkeiler.com/Archive/Soc/soc.culture.brazil/2006-05/msg00140.html>.
218

Isso bom no s para a indstria papeleira (ecologicamente correta ou no tanto), mas tambm e principalmente para o mundo da reciclagem como um todo, ao tentar resolver o problemas dos chamados resduos inertes,
aqueles que [...] no tm nenhum de seus constituintes solubilizados em concentraes superiores aos padres de potabilidade da gua. [...] Estes resduos no se degradam ou no se decompem quando dispostos no solo (se degradam muito lentamente).223

Dentre os vrios materiais que esto nesta classificao, por exemplo, encontramos os entulhos de demolio [se bem que estes, recentemente, j vm sendo reciclados], pedras, areias retirados de escavaes224, vaso sanitrio, plstico de alto impacto (extremamente rgidos, como os de fitas de vdeo, monitores de TV) e at o ano em questo, as pontas de cigarro. Ainda que se considere que h uma variao entre 80% e 100% [no aproveitamento das pontas de cigarro], posso ter de um quilo de bitucas entre 800 gramas a 1.000 gramas de celulose225, mesmo assim um bom rendimento se consideramos que at 2003 os 100% desse material sequer eram aproveitados. No final de 2005, a Associao Sade Solidrio cria a Cooperativa Grupo Solidrio226, voltada para pessoas com aids e em chamado risco social; a fim de estimular aes de gerao de renda e oportunidade de trabalho, sob os princpios do cooperativismo, da economia solidria e da autogesto227 e
desde agosto de 2006, o grupo (...) mantm parceria com o Banco Central, que fornece parte dos picotes de papel-moeda de cdulas invlidas, que antes iam para o aterro sanitrio ou eram incineradas, e agora servem como matria-prima para seus trabalhos.228

______________________
Classes dos resduos. Disponvel em: <http://www.serranaengenharia.com.br/conteudo_1.asp?idmenu=112&idconteudo=90>. 224 Id. 225 GATTI, Thrse Hofmann. Ponta de cigarro reciclada [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <joaocarlossilvacardoso@uol.com.br> em 19 mar. 2010. 226 Grupo solidrio. Disponvel em: <http://www.ammor.org.br/conteudo.asp?p=p000017>. 227 Id. 228 Cooperativa de portadores de HIV/Aids recicla papel moeda. Dirio da Tarde, 06 mar. 2007. Disponvel em: <http://www.aids.gov.br/main.asp?View={DA56F374-128A-40FB-B16FD08A1F5DD07B}&BrowserType=IE&LangID=pt-br&params=itemID={64CADA55-EE10-43ED-9312FCEDC7CFA63D};&UIPartUID={D90F22DB-05D4-4644-A8F2-FAD4803C8898}>.
223

Alis, o grupo e a universidade so as duas nicas instituies em todo o Pas a reciclarem esse tipo de material descartado pelo Banco Central229, transformando cdulas velhas, retiradas de circulao e depois picadas em papel outra vez. Alm disso, a mesma UnB no s desenvolve o processo (desde 1996), como tambm patenteou sua ideia no INPI, conforme consta na edio n 1.933 da Revista da Propriedade Industrial, de 22 de janeiro de 2008230, editada pelo Instituto. Tudo isso demonstra no s a tecnologia qual chegou a reciclagem de papel ao longo do tempo at os dias de hoje, como mote desta pesquisa pode-se chegar perto da industrializao da reciclagem do papel artesanal, sem que este caia no caso do papel reciclado industrialmente, como j conceituamos no Captulo 2. A propsito, os nmeros da reciclagem de papel so to grandes nesse ano, que, segundo o site Infoescola, citando a Associao Brasileira de Celulose e Papel (BRACELPA):
s no Brasil foram produzidos, em 2008, cerca de 8 milhes de toneladas de papel [...] e, segundo estimativas os nmeros tendem a aumentar. Ao contrrio do que diz o senso comum, o acesso a tecnologias como a internet e o e-mail esto contribuindo para o aumento do consumo de papel uma vez que a maioria das pessoas ainda prefere ler textos e livros em meio fsico do que em meio eletrnico. Por isso cada vez mais importante o trabalho feito pelas empresas na reciclagem dos diversos tipos de papel contribuindo para que haja um menor impacto no meio ambiente. [...] cerca de 50% do papel consumido no Brasil reciclado e o percentual varia de acordo com o tipo de papel: papis ondulados (tipo caixa de papelo) tiveram uma taxa de reaproveitamento de 79.5% em 2007; e papis de escritrio (revistas, folhetos, papis de carta, papel branco, etc.) tiveram no mesmo ano um reaproveitamento de 38.1%, o que representa 817 mil toneladas de papel de escritrio.231

claro que, a partir dos anos 2000, com o crescimento da internet (como veremos mais frente), h uma tendncia para que dados em papel cedam espao para os dados digitais (assim como no caso da foto digital e da foto em filme). Mas no se pode desmerecer que o papel (alm de seu, digamos, charme) cumpre sua funo burocrtica e social. E, no caso do reciclado, mais do que isso: uma questo quase humanitria.

______________________
229 230

Reciclagem de papel moeda. Disponvel em: <http://www.ammor.org.br/conteudo.asp?p=p000024>. Patentes, desenhos industriais, contratos, programas de computador, indicaes geogrficas. Revista da Propriedade Industrial, 22 jan. 2008. Disponvel em: <http://revista.inpi.gov.br/INPI_UPLOAD/Revistas/PATENTES1933.pdf>. 231 FARIA, Caroline. Reciclagem de papel. Infoescola, 07 mar. 2009. Disponvel em: <http://www.infoescola.com/ecologia/reciclagem-de-papel>.

Obviamente, entre esses nmeros citados h o papel reciclado industrialmente aquele que no nos interessa. Mas vale lembrar ainda que, alm disso, em 2009 (ano em que esta monografia comeou a ser elaborada), criado o papel reciclado a partir de plstico, uma pesquisa da Universidade Federal de So Carlos (UFSCar):
Garrafas de gua, potes de alimentos e embalagens de material de limpeza destinados reciclagem encontraram um novo destino. Ao invs de retomarem a forma de plstico, tornam-se papel. [...] Ao contrrio do papel sinttico convencional, cuja matria-prima utilizada vem de derivados de petrleo, esse feito a partir de material reciclado. O novo produto foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da UFSCar [...] e testado em uma planta piloto da empresa Vitopel, fabricante de filmes flexveis do interior de So Paulo. Rtulos de garrafas, outdoors, etiquetas e livros escolares esto entre as diversas aplicaes possveis para o novo papel. [...] O coordenador de tecnologia de processos da Vitopel, Lorenzo Giacomazzi, explica que foram usadas vrias composies e misturas de plsticos da classe das poliolefinas, tipo de polmero utilizado em embalagens, para a produo do papel. Ele afirma ainda que, embora seja feito com materiais encontrados em lixes ou aterros, o aspecto final o mesmo do produto a partir da resina virgem.232

E sua aparncia chega bem prxima do papel cuch.233 Alm disso, de excelente qualidade, tem maior durabilidade que o [...] comum, pode ser reciclado inmeras vezes e resistente umidade.234 Tudo isso mostra que estes ltimos anos do novo sculo e milnio prometem, quando se trata de reciclagem e conscincia ambiental. Em nosso caso, ainda que nem todos os procedimentos de reso e reprocesso incluam o papel reciclado artesanalmente nosso foco , no podemos, entretanto, descartar estas novas possibilidades, mesmo que e principalmente por nem todas serem possveis, passveis e exequveis em casa e/ou de maneiras mais rudimentares.

______________________
PILLEGI, Monica. Plstico reciclado vira papel sinttico. Planeta sustentvel, 15 jan. 2009. Disponvel em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_415142.shtml>. 233 RODRIGUEZ, Luiz. Papel sinttico. Disponvel em: <http://luizrodriguez.blogspot.com/2009_03_01_archive.html>. 234 Ibid.
232

Para o ano que vem, se aprovado, projeto do senador Renato Casagrande (PSB-ES) prev que, obrigatoriamente, de 15% a 25% dos livros didticos,
distribudos pelos Programas Nacionais do Livro Didtico (PNLD), para o Ensino Mdio (PNLEM), para a Alfabetizao de Jovens e Adultos (PNLA), bem como pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), organizados pelo Ministrio da Educao235

sejam publicados em papel reciclado. Infelizmente, o projeto de lei no fala se reciclado artesanalmente ou no.236 Mas, seja como for, um passo para se impulsionar o uso e, principalmente, a cultura do papel reciclado no Pas. Ainda que seja o papel reciclado industrialmente, certamente, o artesanalmente ir a reboque nessa linha de produo. Quem viver ver.

______________________
235

FONSECA, Laura. Projeto incentiva maior uso de papel reciclado. Agncia Senado, 21 jan. 2010. Disponvel em: <http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=98835&codAplicativo=2>. 236 BRASIL. Projeto de lei n 612, de 27 maio de 2009. p. 1. Disponvel em: <http://www.senado.gov.br/sf/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=82932>.

6 QUESTES TCNICAS

Antes de irmos para o captulo final, em que falaremos sobre tendncias do mercado papeleiro e de reciclagem para o futuro, cabem aqui algumas breves linhas tcnicas sobre o fabrico do papel e como funciona o dia a dia numa reciclagem. Bem grosseiramente falando, o fabrico do papel reciclado artesanalmente numa pequena empresa funciona mais ou menos como aquelas receitas (citadas aqui na Introduo) com as quais as crianas picavam o papel, batiam os fragmentos com gua no liquidificador, espalhavam e esticavam a pasta, secavam o material ao sol e, por fim, produziam uma folha final, em geral tosca e mais grosseira de um lado do que de outro. Numa indstria, o processo, na mais pura essncia, no seria muito diferente. Mas o modus operandi, bastante. A prpria professora Ncia Mafra, da Universidade de Viosa (MG) tambm j aqui citada aqui , lembra, quando se refere ao papel reciclado artesanalmente, que no se deve confundir o trabalho profissional com aquele que se presta ao hobby ou diverso.238 Em 1999, quando seu projeto integrado de vdeo e apostila sobre papel artesanal foi produzido, ela dizia que:
no Brasil, ainda no temos nenhuma oficina capacitada, profissionalmente, que tenha essa mquina [a holandesa, j citada aqui no Captulo 1] para a produo de papel feito mo.239

De fato, at hoje, apesar de muito se ter adiantado em reciclagem (de papel ou no) de 1999 at 2010, o processo de desintegrao feito base de liquidificador industrial, verdade, que, como na observao da professora dever, de preferncia, estar com as lminas no muito afiadas, para que no corte as fibras e, sim, as disperse.240

_____________________________
238

MAFRA, Ncia. Como montar e operar uma oficina de papel artesanal. p. 16. Ibid., p. 16. 240 Ibid., p. 17.
239

Hoje, em 2010, para este atual captulo, acompanhamos a produo na Reciclar Design (no bairro de Pilares, na cidade do Rio de Janeiro), que fabrica no s o papel, mas tambm brindes ecologicamente corretos com eles, cujo proprietrio, Adalberto Paz, gentilmente cedeu as instalaes de sua empresa para nossa visitao e pesquisa. As aparas chegam Reciclar a partir de aparistas (como veremos mais frente) e, mais atualmente, atravs de parcerias que Adalberto fecha com alguns de seus clientes, indstrias, (afinal, a Reciclar no s produz o papel em questo como produz brindes ecologicamente corretos com eles) para que elas enviem-lhe, em retorno, pontas de papis que sobram em suas produes: uma contrapartida social241, diz. Sejam vindas de papeleiros, de clientes ou at mesmo a partir de resduos de escritrio da prpria empresa, as aparas (sempre ps-consumo, como Adalberto faz questo de ressaltar) que tm que chegar j picadas, ainda que mo e irregularmente, em tamanho de mais ou menos 5x5 cm242 ficam de molho por 24h243 em tonis de gua, para amolecer. No se mexe no tonel. A ideia no ainda desfaz-las, mas, sim, enfraquec-las. Afinal, assim como o sal que se dissolve no seu lquido-base, seu lquido matria-prima a gua assim tambm o papel. Do molho, as aparas seguem para serem trituradas em um liquidificador industrial, de inox cujo copo tem capacidade para at 20 litros.244 A pasta resultante segue para, no momento seguinte, efetivamente, virar o papel, que produzido num aparato da seguinte forma: imaginemos uma mesa cujos ps seriam uma caixa d'gua de 500 litros e cujo tampo, uma tela de nilon devidamente esticada por sobre ela. O tampo no s se ajusta caixa d'gua, como tambm tem uma aba, uma moldura de plstico, toda ao seu redor, para cima, a fim de aparar a pasta que ir ficar por sobre a tela: como uma bacia quadrada, com o formato da caixa e com o fundo de tela.

_____________________________
241 242

Informao fornecida por Adalberto Paz, no Rio de Janeiro, em 07 abr. 2010. Id. 243 RODRIGUES, Francisco Luiz; CAVINATTO, Vilma Maria. Lixo: de onde vem? Para onde vai?. p. 64. 244 Informao fornecida por Adalberto Paz, no Rio de Janeiro, em 07 abr. 2010.

Em cima da tela que o tampo da caixa d'gua e, ao mesmo tempo, fundo da bacia, esticada uma outra tela (porm um pouco menor e com trama muito mais fina; exatamente um tecido de nilon), em que a polpa espalhada em cima, e outro igual tecido de nilon lhe ensanducha. Em cima deste, uma trelia plstica de trama grande (semelhante s que fazem forro de lojas e de cmodos de casa, porm de plstico) pressiona uma tela contra a outra, com a massa no meio. Exatamente ao mesmo tempo em que a pasta espalhada e pressionada, a gua bombeada de baixo para cima (atravs de um sistema de vasos comunicantes entre a caixa d'gua que alimenta o processo e outra, que recebe de volta), aumentando o nvel e pressionando o conjunto de telas, trelia e, no meio de tudo, o que j est quase sendo papel. Dois funcionrios fazem todo o processo. E , tambm, nessa hora que, se o papel for colorido, os pigmentos so misturados massa. Rapidamente vale lembrar que existem corantes naturais e artificiais. Apesar de tecnicamente no haver diferena, tanto de sua aplicao quanto da gesto do processo, o uso de corantes artificiais, por sua qumica, pode acabar comprometendo e traindo a causa ecologicamente correta que justifica/justificaria a produo artesanal de papel reciclado. A gua desligada, o nvel baixa e o prprio peso da gua245 puxa quase todo o excesso para dentro da caixa. O excesso sai, mas como ainda h umidade, a massa de papel continua aderida s telas (tecidos) de nilon, ainda ensanduichada. Retirada a trelia, as duas telas com a pasta no meio so esticadas mo sobre uma outra mesa. Da, o conjunto segue para ser prensado num equipamento similar a um antigo prelo para retirar o mximo de gua246, entre duas grossas placas de acrlico: Originalmente, eu usava Eucatex, mas devido a estar sempre em contato com material mido, acaba empenando. Preferi trocar tudo, inclusive a trelia do incio do processo, que era de madeira, para plstico.247 Uma vez prensadas, o sanduche comea a ser desfeito: saem as placas de acrlico e um s dos tecidos de nilon. Ao outro, o j papel (que mede 70x50 cm, com rea de aproveitamento de 66x48 cm)246 ainda molhado segue para secar num varal.

_____________________________
Informao fornecida por Adalberto Paz, no Rio de Janeiro, em 07 abr. 2010. Id. 247 Id.
245 246

At aqui o processo no dura mais de 15 ou 20 minutos. A parte maior vem agora, pois as folhas levam quase um dia inteiro para ficarem secas. Em dias midos, at mais248, mesmo a rea sendo extremamente ventilada por basculantes e com vrios ventiladores de teto. E, como havia papis fabricados de vspera e j secos, pudemos acompanhar os passos finais da produo: o papel descolado do tecido de nilon inicialmente, eu usava algodo, mas alm de demorar mais a secar, na hora de descolar, acaba soltando felpa. Por isso, troquei para esse material 100% sinttico249 e, como ainda sai um pouco enrugado, volta para a prensa outra vez e dali para a guilhotina, de onde sai no formato de 66x48 cm com gramatura aproximada de 140/150 g. Ou ainda em formatos menores (A4, ofcio...), se o cliente assim o desejar.250 Pode-se perceber, ento, que, apesar de tratarmos de uma pequena empresa, ainda h muito de manual, de artesanal no processo. Melhor dizendo: h muito de manufaturado no processo. Vale lembrar que, segundo Aurlio Buarque, no dicionrio que leva seu nome, manufatura pode ser sinnimo de artefato.251 E artefato vem de arte: Do lat. arte factu, 'feito com arte'; var. de artefacto.252 Voltamos, ento, ao conceito de arte, que abre a pgina 12 desta pesquisa, a primeira do Captulo 1. Tudo, ento, se fecha. Mas, como no falamos somente em artesanal, mas tambm em reciclagem o que pressupe o ciclo de consumo (da termos descartado a anlise do papel reciclado industrialmente, pois aproveita aparas pr-consumo, aquelas que ainda no foram consumidas) o papel de Adalberto Paz vendido para distribuidores; destes, para revendedores; destes ltimos, para papelarias; e destas, enfim, para o consumidor final, que, uma vez usando-o, descarta-o no lixo... que segue seja para a companhia de limpeza urbana (pblica ou terceirizada), seja para lixes e/ou para ferros-velhos e, da l, para uma empresa de aparas, como as que fornecem a matria-prima para fbricas como a Reciclar Design.

_____________________________
248 249

Informao fornecida por Adalberto Paz, no Rio de Janeiro, em 07 abr. 2010. Id. 250 Id. 251 FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio da lngua portuguesa. p. 882. 252 Ibid., p. 142. (grifo do autor).

H duas maneiras de o papel-matria-prima (vamos chamar assim) chegar a uma empresa de aparas: ou, diretamente, atravs de clientes pr-cadastrados, mediante solicitao de [...] fornecedores, [...] empresas que geram grandes quantidades de aparas de papel (sem nenhum custo) e que so periodicamente trocadas mediante solicitao253; ou atravs de cooperativas de catadores e/ou ferros-velhos que rerrevendem o material.
A catao o processo de reaproveitamento [...] mais antigo de que se tem notcia no pas. Devido a essa tradio, o Brasil ocupava no final da dcada de 80 um posio de destaque mundial na recuperao de papel e papelo, frente dos Estados Unidos e do Canad. Ainda hoje, [esse] comrcio [...] continua sendo um bom negcio, movimentando quantias considerveis de dinheiro e exercendo grande influncia na economia nacional.254

Uma rpida pesquisa feita no dia 13 de abril de 2010 por ferros-velhos da Zona Norte e do Centro da cidade do Rio de Janeiro mostra que por um quilo de papel o catador recebe de R$ 0,05 a R$ 0,25, dependendo de o material j estar previamente separado ou no; e, se sim, se contm s o chamado papel branco ou no. Seja como for, uma vez chegando ao aparista, o material pesado [...] e descarregado [...]. Logo que descarregadas, as aparas so separadas, por tipo, selecionadas e enfardadas [...].255 Se houver documentos sigilosos, o papel que ir se tornar apara anteriormente destrudo em trituradores (grandes fragmentadoras).256 Mas, seja como for, uma vez enfardadas, as aparas so estocadas por tipo de papel aguardando a solicitao das fbricas recicladoras.257 No caso do servio de limpeza pblica e, mais especificamente, na cidade do Rio, a Companhia de Limpeza Urbana do municpio (COMLURB), desenvolve desde 1993 um programa de coleta seletiva, inicialmente baseado na implantao de cooperativas de bairro, muitas das quais em operao at hoje.258

_____________________________
253 254

Atividade. Disponvel em: <http://www.scrap.com.br/index.htm>. RODRIGUES, Francisco Luiz; CAVINATTO, Vilma Maria. Lixo: de onde vem? Para onde vai?. p. 57. 255 Produo. Disponvel em: <http://www.scrap.com.br/producao.htm>. 256 Id. 257 Id. 258 Coleta seletiva. Disponvel em: <http://comlurb.rio.rj.gov.br/conta_link.asp?url=serv_coleta.asp>.

Num passo seguinte, foi implantada a coleta seletiva porta-a-porta na Zona Sul e parte da [...] Norte da cidade. [...] Na [...] Oeste e [restante] da [...] Norte, face s suas caratersticas de urbanizao, foi implantada a coleta seletiva por meio de pontos de entrega voluntria (PEV's). Mais recentemente, estamos tentando parcerias com o terceiro setor para a continuidade da coleta seletiva, visto que a nossa coleta seletiva tem recolhido cada vez menos material, pois quando passa o nosso caminho coletor de reciclveis, os mesmos j foram recolhidos por terceiros, tendo em vista que os nossos roteiros semanais de coleta seletiva so de conhecimento pblico. Outra experincia interessante foram os nossos Centros de Separao de Reciclveis (Botafogo e Vargem Pequena), operados por cooperativas, que, no entanto, no resistiram coleta seletiva informal que citamos acima.259

O fato que, seja como for (via fornecedor de empresa de aparas; cooperativas de catadores e/ou ferros-velhos; ou ainda atravs do rgo de limpeza urbana) e lembrando que em todos os casos, verificamos um processo, em sua essncia, mais manual/artesanal do que industrial, apesar de nos trs casos, uma grande estrutura de logstica e gesto apoi-lo a matria-prima (papel) chega ao j citado aparista, que revende o material (papel) para empresas com a de Adalberto Paz, que ir produzir o produto final (papel, de novo), fechando, enfim, o ciclo do processo.

_____________________________
259

Coleta seletiva. Disponvel em: <http://comlurb.rio.rj.gov.br/conta_link.asp?url=serv_coleta.asp>.

7 TENDNCIAS PARA O FUTURO

Analisada toda a histria do papel reciclado artesanalmente at o momento e conceituadas as devidas questes tcnicas, devemos, antes de e ao pensar para o futuro, focar na questo da taxao. Afinal, segundo Adalberto Paz, da Reciclar Design, ainda o imposto o que mais pesa. No acho que deveramos ser isentos, mas ter algum incentivo pela causa social que abraamos.260 Parece, entretanto, que essa situao comea a se inverter, pois tramita no Senado proposta que [...] beneficia empresas nas quais os resduos reciclveis representem pelo menos 70% do custo de matrias-primas usadas na fabricao dos novos bens.261
Apresentado pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), o projeto (PLS 510/09) considera resduo reciclvel o material resultante de bens de consumo industrializados descartados ou inservveis, passvel de reaproveitamento em novo ciclo de produo industrial e consumo, definindo como empresa recicladora aquela cuja principal fonte de receitas seja a reciclagem de resduos.262

Enquanto, entretanto, a proposta no aprovada, face a seus trmites legais, pelas devidas comisses internas da Casa, Medida Provisria mais ou menos nesse sentido foi assinada pelo presidente da Repblica na vspera do ltimo Natal:

_____________________________
260 261

Informao fornecida por Adalberto Paz, no Rio de Janeiro, em 07 abr. 2010. ROCHA, Cristine. Alquota zero de IPI para produtos fabricados com resduos reciclveis. Jornal do Senado, 22 mar. 2007. Disponvel em: <http://www.senado.gov.br/JORNAL/noticia.asp?codNoticia=94749&dataEdicaoVer=20100322&dataEdic aoAtual=20100322&codEditoria=22&nomeEditoria=Comiss%C3%B5es>. 262 Ibid.

As empresas de reciclagem de lixo podero receber o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que pagam sobre matrias-primas quando comprarem material de catadores. O benefcio consta de medida provisria (MP) assinada pelo presidente Luiz Incio Lula da Silva e que ser publicada nesta quinta-feira no Dirio Oficial da Unio. O crdito presumido abranger 50% da alquota cobrada sobre o produto final. Ou seja, as empresas podero deixar de pagar at metade do IPI caso comprovem terem adquirido material de catadores de lixo. O Ministrio da Fazenda no divulgou o impacto que a medida pode ter sobre os cofres pblicos.263

claro que tanto o projeto quanto a medida focam a chamada indstria da reciclagem como um todo e no somente a de papel. Mas, certamente, esta tambm saber tirar proveito do novo benefcio. Junto com a questo legal, existe uma outra, cultural: como dissemos no Captulo 2, a demora em se criarem legislaes em favor do uso do papel reciclado justifica-se, at mesmo por conta da tradio da reciclagem no servio pblico: s em outubro de 2006 que o Governo Federal baixou decreto instituindo
a separao dos resduos reciclveis descartados pelos rgos e entidades da administrao pblica federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinao s associaes e cooperativas dos catadores de materiais reciclveis.264

O poder pblico tenta, pois, recuperar o tempo perdido, no s beneficiando quem produz papel reciclado, como at mesmo criando o Dia Nacional da Reciclagem265 :

_____________________________
263

Lixo: compradoras de material de catadores tero desconto de IPI. Disponvel em: <http://www.monitormercantil.com.br//mostranoticia.php?id=72447>. 264 BRASIL. Decreto n 5.940, de 25 outubro de 2006. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5940.htm>. 265 MACHADO, Cristina. Lei institui Dia Nacional da Reciclagem. Agncia Brasil, 13 out. 2009. Disponvel em: <http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/10/13/materia.2009-1013.4701000438/view>.

O Dirio Oficial da Unio de hoje (13) publica [a lei] 12.055, [...] de 9 de outubro, que institui o Dia Nacional da Reciclagem em 5 de junho. O objetivo [...] conscientizar a sociedade sobre a importncia da coleta, separao e destinao de materiais reciclveis. O 5 de junho foi escolhido por ser a data em que se comemora, desde 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente. Foi nessa data, h 37 anos, que se realizou em Estocolmo, na Sucia, a 1 Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente. Na opinio do senador Flvio Arns (PSDB/PR), um dos autores da lei, a reciclagem pode ser considerada uma das melhores alternativas para manter a capacidade do meio ambiente de se regenerar. tambm um meio prtico de evitar o desgaste dos recursos naturais e promover a gerao de emprego e renda.266

Mas no basta s analisar as questes legais, ao se falar em prognsticos: preciso tambm avaliar tendncias tcnicas e de gesto ambas foco desta Ps-graduao na Faculdade SENAI de Tecnologia Grfica. Neste ltimo caso, como diz o presidente da Tetra Pak, Paulo Nigro, o gargalo da reciclagem (como um todo, apesar de com o papel no ser diferente) est na coleta seletiva.267
H um enorme potencial de recursos que podem abastecer cadeias recicladoras, o que no ajudaria apenas a preservar o meio ambiente como tambm se tornaria um importante instrumento de incluso social. Temos toda essa quantidade de resduos slidos descartados no aproveitados que podemos usar para realizar diversas coisas boas, explicou o presidente da Tetra Pak. E acrescentou: Aqui ainda temos um trabalho de formiga, sem uma poltica nacional a respeito do assunto. O gargalo, de acordo com Paulo Nigro, est na coleta seletiva. Embora o Pas hoje recicle 53 mil toneladas de produtos por ano, esse montante no chega nem a 30% do que vai para o consumo. Falta educao ambiental, falta infra-estrutura e faltam polticas pblicas, afirmou. Temos capacidade de reciclar tudo o que produzimos, mas temos muita dificuldade de separar e recolher os materiais reaproveitveis.
268

_____________________________
266

MACHADO, Cristina. Lei institui Dia Nacional da Reciclagem. Agncia Brasil, 13 out. 2009. Disponvel em: <http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/10/13/materia.2009-1013.4701000438/view>. 267 Gargalo da reciclagem est na coleta seletiva, diz presidente da Tetra Pak. Disponvel em: <http://invertia.terra.com.br/carbono/interna/0,,OI3970504-EI8943,00.html>. 268 Id.

Como tambm j comentamos no mesmo Captulo 2: a Tetra Pak que Paulo Nigro preside fabricante das caixas de leite longa vida, as mesmas que, depois de descartadas, serviam de matria-prima para o informativo bimestral do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) associao sem fins lucrativos dedicada promoo da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo269 , o Cempre informa: alm de ser um suporte bem encorpado, o informativo ainda se autosservia como propaganda do papel 100% reciclado fora de srie. Mas, por outro lado, j se discutem hoje parcerias entre entidades pblicas e privadas em favor justamente da coleta seletiva:
A iniciativa faz parte da estratgia de desenvolvimento sustentvel do BB, que procura estimular cadeias produtivas que ainda geram pouca renda e tm reduzido valor agregado. [...] A gerente de Desenvolvimento Regional Sustentvel do banco [...], Liliane Miranda Joels, disse que o protocolo vai reforar um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos dois ltimos anos com quatro cooperativas e associaes de catadores. A formalizao da rede facilitar o recebimento de recursos pelos projetos. [...] Ns aprendemos a trabalhar juntos e geramos uma sinergia muito importante. E conseguimos com isso ajudar os catadores a se colocarem numa situao de interlocutor, de protagonista, afirmou. O Banco do Brasil atua desde 2007 apoiando cooperativas de catadores de materiais reciclveis em oito municpios fluminenses, por meio de 18 agncias bancrias, que atendem a cerca de 2 mil catadores. [...] O banco pretende tambm comear a trabalhar com as indstrias. A gente vai comear a fazer uma ponte com os outros elos da cadeia, para que eles tambm possam comprar diretamente dos catadores e ajudar nesse trabalho, afirmou. A partir da formalizao da rede, Liliane disse que a ideia atender outras demandas especficas dos catadores. Entre elas se destaca a criao de um centro de triagem de material, ou seja, um local apropriado para selecionar os resduos reciclveis, ainda inexistente. [...] A rede quer ainda estimular rgos pblicos, empresas e restaurantes instalados no centro do Rio a fazerem a coleta seletiva.271

_____________________________
269

CEMPRE. Disponvel em: <http://www.cempre.org.br/cempre_institucional.php>. GANDRA, Alhana. Entidades pblicas e privadas fazem parceria em prol da coleta seletiva. Agncia Brasil, 18 dez. 2009. Disponvel em: <http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/12/18/materia.200912-18.3372046013/materia_view>.
270

claro que o projeto do BB, se formos analisar melhor, foca a reciclagem como um todo, de qualquer segmento. Mas isso abrange a reciclagem do papel, nosso foco nesta pesquisa. E, principalmente, uma possibilidade de se desestrangular o gargalo da reciclagem, citado por Paulo Nigro. Alm disso tudo (questes legais, culturais e de gesto), existe a questo tcnica para se produzir papel reciclado artesanalmente, mas em escala industrial: se em 1999, a professora Ncia Mafra do Centro de Produes Tcnicas (CPT), da Universidade de Viosa (MG) dizia, em seu projeto integrado de vdeo e apostila sobre papel artesanal, que no Brasil, ainda no havia oficina que tivesse a arcaica holandesa para desintegrao271 de fibras novas (no caso de papel artesanal, mas no reciclado, o que no nosso foco da pesquisa); e em 2010 portanto, 11 anos depois uma visitao tcnica mostra que ainda o ousamos chamar quase improvisado liquidificador industrial tambm ainda usado regularmente; parece que para o futuro a tendncia no se mostra muito diferente:
At mesmo em pases do mundo, onde ainda usada a tcnica artesanal, [como] no Japo, a holandesa o equipamento utilizado e quase em extino. Minha equipe esteve l para pesquisar antes de produzirmos o nosso equipamento.272

E lembra que o Moinho 'Holandesa', desfibriladora de fibras longas, [...] representa uma grande inovao e diferencial do projeto, j que no Brasil s esto disponveis equipamentos como este em escala de laboratrio, ou na Casa da Moeda.273

_____________________________
MAFRA, Ncia. Como montar e operar uma oficina de papel artesanal. p. 16. Id. Papel reciclado artesanalmente [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <joaocarlossilvacardoso@uol.com.br> em 25 abr. 2010. 273 Id. Tzedak. p. 3.
272 271

Palavras da prpria Ncia Mafra, que, de 2004 a 2008274, esteve frente do Projeto Tzedak, ao qual se referiu:
um Centro de Informao e Referncia para o Meio Ambiente, Educao Ambiental e Desenvolvimento Sustentvel, integrado s aes das Unidades de Capacitao e Produo de Papel Reciclado Artesanal e Grfico-Editorial [e que] promove atividades de treinamento e profissionalizao de [...] adolescentes, atravs do desenvolvimento de produtos grficos ecolgicos, culturais, e definidos como ecodesign ou design para a sustentabilidade. Como Centro de Informao para Coleta Seletiva promove o apoio tcnico e gerencial s organizaes de catadores de materiais reciclveis, com aes de fomento cadeia da reciclagem, fortalecendo as relaes do trabalho das redes de economia solidria, [...] por iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, atravs do Ncleo Coordenador de Coleta Seletiva da Superintendncia de Limpeza Urbana SLU, da Fundao Centro de Referncia da Cultura Negra, Oficina de Papel Ncia Mafra, da Organizao para a Educao e Extenso da Cidadania ECO (Oscip) e do Instituto Rede de Informao Ambiental Instituto RIA. [Sua misso ] oferecer s comunidades menos privilegiadas a oportunidade de profissionalizao atravs da arte de fazer papel reciclado artesanal e suas aplicaes grficas, visando fortalecer o mercado da reciclagem na linha do ecodesign, gerando trabalho e renda, proporcionando incluso social, resgate da dignidade e da cidadania.275

Ela mesma diz que o uso do liquidificador industrial no deve ser considerado como 'amadorismo', mas uma utilizao adaptada ao trabalho artesanal. No existe escala diferente, pois a produo industrial de papel absurdamente distante da artesanal aplicada no pas.276 Portanto, segundo ela, s h, hoje, em 2010, para o fabrico do papel reciclado artesanalmente (nosso escopo) outra alternativa ao liquidificador industrial: uma Hydrapulper, equipamento
que tem a forma de um tanque cilndrico e um rotor giratrio ao fundo. O equipamento desagrega o papel, misturado com gua, formando uma pasta de celulose. Uma peneira abaixo do rotor deixa passar impurezas, como fibras, pedaos de papel no desagregado, arames e plstico.277

MAFRA, Ncia. Papel reciclado artesanalmente [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <joaocarlossilvacardoso@uol.com.br> em 25 abr. 2010. 275 Id. Tzedak Projeto. p. 1. 276 Id. Papel reciclado artesanalmente [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <joaocarlossilvacardoso@uol.com.br> em 25 abr. 2010. 277 Papel. Disponvel em <http://www.reviverde.org.br/papel.htm>.
274

_____________________________

Ncia lembra tambm


que o Tzedak foi a nica Unidade Produtiva de Papel a possuir uma Hydrapulper e uma Holandesa desfibriladora. Apesar de antigo, o processo absolutamente adequado produo artesanal. Tambm a aplicao de tcnica de branqueamento sem cloro, utilizando o perxido de hidrognio, nunca foi utilizada por nenhum papeleiro artesanal no Brasil.278

Pode-se perceber que tanto para o papel artesanal no reciclado como para o reciclado artesanalmente, no houve muitos avanos tcnicos, apesar de a produo industrial ser bem diferente e muito mais comprometida do que a brincadeira de criana que citamos na introduo deste trabalho. Tanto a Casa da Moeda quanto o Tzedak quanto a Reciclar Design se utilizam ou da holandesa ou de um Hydrapulper, ou ainda da adaptao de um liquidificador industrial. Cremos que as pesquisas tecnolgicas nos ltimos anos, em vez de se voltarem para equipamentos mais modernos neste sentido, voltaram-se para um suporte virtual, que acaba funcionando como um concorrente do papel: a internet. No s a internet, mas tambm todos os suportes digitais e/ou mormente eletrnicos. Tanto que, em 1998 portanto, h mais de 10 anos , o norte-americano Tony McKinley, editor-colaborador da revista Imaging World Magazine e analista de mercado e diretor da Intelligent Imaging279, j antevia, em sua obra Do papel at a web que:
Por volta do ano 2004, a pilha de informaes em sua mesa ser formada de 30% de papel e 70% ser eletrnica, em comparao com os 90% de papel de hoje. [...] So arquivados todos os dias 200 milhes de folhas de papel.280

_____________________________
278

MAFRA, Ncia. Papel reciclado artesanalmente [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <joaocarlossilvacardoso@uol.com.br> em 25 abr. 2010. 279 McKINLEY, Tony. Do papel at a web. p. xix. 280 Ibid., p. 3.

De ento para 2010 e a j podemos imaginar o que poder vir por a essa tendncia se confirmou, a ponto de um estudo elaborado por James Tyree, CEO da Mesirow Financial, que liderou a compra do Chicago Sun-Times em outubro do ano passado281 dizer que:
os jornais impressos devem sobreviver por mais uma dcada antes de serem substitudos pelas notcias digitais. [...] Segundo ele, os jornais tero que oferecer mais contedo original on-line, como uma cobertura aprofundada de esportes e poltica regional.282

Para se autocomprovar, o estudo, publicado no jornal britnico The Guardian, diz que a circulao semanal da verso impressa do prprio Chicago Sun-Times, de Tyree, caiu 12% nos ltimos seis meses.283 A competio entre as mdias impressa e virtual est to predatria em favor da segunda, que, depois de 77 anos de existncia 284, a tradicional revista norte-americana Newsweek posta venda, depois de amargar prejuzo h trs anos, devido queda da receita com anncios e concorrncia com a mdia digital.285
Revistas como Newsweek e Time, que se destacavam pela cobertura analtica semanal, tm sido afetadas pela concorrncia da mdia digital, mais dinmica e que vem atraindo cada vez mais anunciantes.286

Eis uma boa anlise de tendncias para um futuro que j comea hoje. E, como qualquer tendncia para o futuro, cheia de incertezas.

_____________________________
281

SCHACH, Dbora. Previso diz que publicaes impressas no devem passar de uma dcada. Blue Bus, 07 abr. 2010. Disponvel em: <http://www.bluebus.com.br/show/1/95794/publicacoes_impressas_nao_devem_passar_de_uma_decada>. 282 Ibid. 283 GREENSLADE, Roy. US publisher: print to last a decade. The Guardian, 07 abr. 2010. Disponvel em: <http://www.guardian.co.uk/media/greenslade/2010/apr/07/us-press-publishing-digital-media>. (Traduo nossa). 284 Em crise, revista Newsweek colocada venda. O Globo, Rio de Janeiro, 6 maio 2010. p. 29. 285 Id. 286 Id.

Outra questo com relao aos futuros dos suportes: alm (e por causa) da internet, vieram tambm os e-books (livros digitais), que, como o prprio nome deixa deduzir, um
livro em formato digital que pode ser lido em equipamentos eletrnicos tais como computadores, PDAs ou at mesmo celulares que suportem esse recurso. Os formatos mais comuns de Ebooks so o PDF e HTML. O primeiro necessita do famoso leitor de arquivos Acrobat Reader, enquanto que o segundo formato precisa do Internet Explorer para ser aberto. Por ser um dispositivo de armazenamento de pouco custo, e de fcil acesso devido propagao da Internet nas escolas, pode ser vendido ou at mesmo disponibilizado para download em alguns portais de Internet gratuitos.287

Justamente por causa do e-book, surge, em novembro de 2007, o Kindle, criado pela empresa americana Amazon.288 O Kindle chega ao preciosismo de reproduzir digitalmente capa e os limites das pginas, de modo ao leitor passar as pginas tambm digitalmente, e no com o texto corrido, sem fim, e por vezes e por isso cansativo de alguns blogs. No site da prpria Amazon, seu fabricante, uma frase do escritor americano Michael Lewis289, autor de O livro pnico290 e A nova novidade uma histria do Vale do Silcio291 (justamente sobre o mundo da informtica), diz que este [o Kindle] o futuro da leitura de livros. Ele estar em todos os lugares.292 Mais outra tendncia para o futuro. E outra incerteza. Isso no s no mercado editoral. Essa tendncia tambm atinge o segmento burocrtico, tanto no exterior, como no Brasil.

_____________________________
287 288

E-book. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/E-book>. Kindle. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Kindle>. 289 Michael Lewis. Disponvel em: <http://www.nndb.com/people/976/000027895>. 290 Revista Digital Bastter. Disponvel em: <http://www.bastter.com.br/Mercado/BastterBlue/Revista/Conteudo.aspx>. 291 A nova novidade. Disponvel em: <http://www.traca.com.br/livro/87984/a-nova-novidade>. 292 Kindle: Amazon's Original Wireless Reading Device (1st generation). Disponvel em <http://www.amazon.com/Kindle-Amazons-Original-Wireless-generation/dp/B000FI73MA>. (Traduo nossa).

O Superior Tribunal de Justia est a um passo de ser o primeiro tribunal do mundo a acabar com a pilha de processo em papel. De acordo com o presidente do tribunal, ministro Cesar Asfor Rocha, o fato um marco na Justia brasileira, que corrigiu parte de suas imperfeies e, agora, j pode exportar o modelo de gesto e tecnologia pelo mundo sem nem cobrar royalties. A previso que a partir do dia 15 de dezembro [de 2009] todos os processos passem do fsico para o meio virtual. [...] Atualmente, mais de 130 mil processos j foram virtualizados. Desses, 20 mil j foram julgados e o tribunal deixar de gastar R$ 20 milhes por ano com os Correios. [...] Projeo feita pelo STJ aponta que se o tribunal mandasse pelo meio eletrnico, economizaria 80% dos recursos e ainda deixaria de esperar de cinco a oito meses para o processo ser distribudo. Pelo meio eletrnico, em alguns minutos os processos j so distribudos para os ministros. [...] O [tambm] ministro [do STJ] Massami Uyeda [...] destaca que a medida, alm de representar economia nas despesas postais, a virtualizao uma homenagem tambm ao meio ambiente, j que cada vez mais rvores deixaro de virar papel. Essa mudana de mentalidade uma verdadeira quebra de padro cultural e, para estar presente na sociedade, preciso ser pessoa do tempo, frisou.293

Nessa mesma linha e tambm com a mesma causa de defesa do meio ambiente, outros pases esto adotando a mesma medida:
A Suprema Corte de Delhi [na ndia] est prestes a se tornar a primeira corte superior indiana a abolir o uso do papel, com a virtualizao de todo o trabalho, desde o ajuizamento at a deciso final. [...] O projeto ser implementado em fases, e em dois anos [a partir de 2009], o tribunal espera acabar com o papel, ao ter digitalizado todos os registos do arquivo. [...] Em uma segunda fase, o tribunal ter a tarefa de receber os processos por meio da Internet, o que ir ocasionar a eliminao do uso de papel na apresentao de denncias, peties ou recursos e sua consequente eliminao.294

, pois, uma tendncia mundial. E mais outra incerteza.

293

MILICIO, Glucia. STJ ser o primeiro tribunal a acabar com o papel. Consultor Jurdico, 06 out. 2009. Disponvel em: <http://www.conjur.com.br/2009-out-06/stj-primeiro-tribunal-mundo-acabar-processospapel>. 294 Corte indiana vai abolir totalmente o uso de papel. Disponvel em: <http://www.conjur.com.br/2009-dez02/suprema-corte-indiana-abolir-totalmente-uso-papel-anos>.

_____________________________

Primeiro porque, no caso do Brasil especificamente dentro do assunto do Judicirio estudo realizado em agosto de 2009 pela seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) mostrou que nove de cada 10 advogados no se sentiam preparados para atuar no processo eletrnico.295 E segundo porque o suporte digital mais sujeito a panes e outros comprometimentos do que o tradicional analgico no nosso caso, o papel. Quem no se lembra da ameaa do bug do milnio na virada de 1999 para 2000? E, se para falar do uso do papel na burocracia, notcia de 5 de maio de 2010 de O Globo na internet diz que o Conselho Nacional de Justia (CNJ) apura suspeita de fraude no sistema de informtica do Tribunal de Justia de Mato Grosso:
O [...] CNJ vai fazer uma anlise completa no sistema de informtica do poder judicirio de Mato Grosso. A inspeo vai apurar denncias de fragilidade no sistema e as suspeitas de vazamento dos votos de relatores em processos. Os servidores pblicos tambm pedem a interveno na folha de pagamento e no departamento financeiro. Segundo o presidente do Tribunal de Justia (TJ), Jos Silvrio, a investigao est mais detalhada na tentativa de resolver a crise. O caso havia sido revelado pelo ex-presidente do TJ, Paulo Lessa, aps anunciar a sua aposentadoria em maro deste ano. Ele confirmou que havia irregularidades no sistema. A determinao foi do Corregedor Nacional de Justia, Gilson Dipp. A auditoria comeou no dia 7 de abril. De acordo com o Tribunal de Justia, entre os problemas investigados esto o vazamento de votos de magistrados e o acesso ao sistema por pessoas que no so mais funcionrias.296

Mas, se os suportes virtuais tm os seus vrus e so suscetveis a ataques de piratas cibernticos; por outro lado, suportes a base de celulose como o papel que estudamos so sujeitos a fungos, traas, cupins (estes ltimos, sobretudo, nos pases quentes) e outros inimigos.

_____________________________
Advogados no esto prontos para processo digital. Disponvel em: <http://www.conjur.com.br/2010mai-10/nove-entre-dez-advogados-nao-preparados-processo-eletronico>. 296 CNJ apura suspeita de fraude no sistema de informtica do TJ de Mato Grosso. Disponvel em: <http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/05/05/cnj-apura-suspeita-de-fraude-no-sistema-de-informaticado-tj-de-mato-grosso-916504954.asp>.
295

Entretanto, se a destruio por cupins, por exemplo, danificar toda uma biblioteca pessoal, no tem o alcance e dimenso que um ataque a um sistema de computadores, pois, no mximo, ir destruir um ou dois exemplares de cada obra em apenas uma biblioteca, diferentemente de um ataque, feito de longe, que comprometa toda uma rede de dados e seus acessos e usurios. O dano, certamente, bem maior. Apesar disso, o crescimento do que chamamos suportes eletrnicos e/ou suportes virtuais inevitvel. At porque, se por um lado, mais fcil de ser fraudado; por outro, bem mais fcil de ser protegido e/ou ainda de ser detectado o erro. Como ponto contra, o papel ainda leva uma grande desavantagem sobre os suportes digitais, do ponto de vista de estocagem e de logstica, se considerarmos o clculo feito e proposto pelo j citado aqui Tony McKinley de que uma pgina de texto, impressa, contm 2 mil caracteres.297 Reparemos, ento, o espao que livros, cadernos e o prprio suporte papel ocupa (antes de ir para a grfica) num almoxarifado, num depsito e em caminhes (alm da quantidade de recursos humanos que mobiliza) contra o espao virtual que dados ocupam num micro, numa rede ou at num simples pen-drive, que, alm disso tudo, pode ser manuseado por uma pessoa s. Mas, se esse crescimento e praticidade pode comprometer o segmento papeleiro principalmente a indstria da reciclagem , por outro lado, a produo de papel vem crescendo de h muito. O prprio McKinley dizia, h 12 anos, que:
Este meio de armazenamento de alto custo e de processamento demorado, o papel, est crescendo: so produzidos atualmente mais documentos em papel do que nunca. Isto no apenas um problema para informaes a transmitir, mas uma exigncia contnua para que se manipulem volumes cada vez maiores de papel nos ambientes empresariais dependentes da informao. O Garter Group avalia que 5,46 bilhes de documentos comerciais so produzidos todos os anos, e 59% dos quais so acessados e consultados manualmente. Em outras palavras, o Garter Group calcula que 273,5 quilmetros de novos arquivos so gerados todos os dias.298

Pode parecer um contrassenso, mas, ao mesmo tempo, um fio de esperana para todo o mercado papeleiro (incluindo o reciclado artesanalmente ou no). E algo com o que o segmento de embalagens tem com o que se preocupar daqui para a frente:

_____________________________
297 298

McKINLEY, Tony. Do papel at a web. p. 5. Ibid., p. 3.

Uma boa embalagem deve proteger o que ela embala, ser atraente, se destacar nas gndolas, representar uma marca, trazer informaes relevantes. De um tempo para c, tambm deve se preocupar em ser reciclvel. [...] Tudo isto porque boa parte do lixo do mundo vem das embalagens.299

A atualidade desta ltima citao (abril deste ano, contra 1998, da anterior), faz-nos pensar que no somente a conscincia ecolgica est fazendo o homem se voltar para o virtual, mas tambm para o que fazer com o papel usado, sobretudo numa poca em que So Paulo300 autoriza com restries; e, mais radicalmente, o Rio de Janeiro301 probe radicalmente as sacolas plsticas em seus territrios, os dois mais importantes estados do Brasil. Portanto, podemos conjeturar que, se possvel que, no mercado editorial, o papel (seja industrial, reciclado industrialmente, artesanal e/ou ainda reciclado artesanalmente) perca espao para mdias digitais ou ainda possibilidades que venham a aparecer; possvel, por outro lado, que o segmento migre cada vez mais para o mercado de embalagens, pois a causa to ecolgica quanto a proposta de produo do papel por ns estudado. Ainda existe outro ponto no qual o papel leva vantagem sobre os suportes eletrnicos e/ou virtuais (que pressupem, em conjunto, o uso de um eletrnico como apoio): o descarte do material usado e seu ps-uso (chamemos assim).

_____________________________
SAVAGET, Tnia. Embalagens: as empresas ainda no esto pensando nelas como inovao e economia. Blue Bus, 27 abr. 2010. Disponvel em: <http://www.bluebus.com.br/show/1/96162/embalagens_as_empresas_ainda_nao_estao_pensando_nelas_c omo_inovacao_e_economia>. 300 SO PAULO (Estado). Projeto de lei n 664, de 28 junho de 2007. Disponvel em: <http://webspl1.al.sp.gov.br/internet/download?poFileIfs=9688650&/pl664.doc%22>. 301 MUNAY, Symone; ALVES Natalia. Estudantes com as malas prontas. Jornal da ALERJ, Rio de Janeiro, 16 nov. 2008. p. 4. Disponvel em: <http://www.alerj.rj.gov.br/jornalalerj/jornalalerj183.pdf>.
299

Enquanto nosso objeto de pesquisa volta a ser papel, podendo como j citamos no Captulo 4 ser reciclado de sete a dez vezes, depois as fibras j no tero fora suficiente. Um exemplo de papel com pouca fibra so os papis higinicos302; o chamado lixo eletrnico se constitiu num problema a ser administrado pelas geraes futuras, principalmente porque o Brasil o campeo do lixo eletrnico entre os pases emergentes, segundo dados do Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma) de fevereiro deste ano.303 A situao j to alarmante que:
O projeto de lei da Poltica Nacional de Resduos Slidos (PNRS), em tramitao no Congresso Nacional desde 1991, voltou a prever a coleta obrigatria, por parte dos fabricantes, do lixo produzido a partir de eletroeletrnicos. O texto obriga fabricantes, importadores, comerciantes e distribuidores dos produtos j regulamentados pelo Conama e de [...] produtos eletrnicos a implementar um sistema para o retorno de produtos e embalagens, aps o uso pelo consumidor. [...] Mesmo uma placa de circuito impresso de um notebook que voc compra na caixa deve ter ao menos uns cinco, seis fabricantes: processador, memria, placa, bios, etc, diz ele [Ricardo Kobashi, membro do Coletivo Lixo Eletrnico]. Se aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes no for prevista a possibilidade de criao de um rgo comum que se responsabilize pela logstica reversa, no s os equipamentos compostos por peas de vrios fabricantes, mas tambm os obsoletos de empresas j inexistentes, estaro de fora da obrigao e continuaro a poluir o meio ambiente, destaca.304

A outra soluo para o lixo eletrnico, j adotada em So Paulo, conscientizar as novas geraes para o que fazer com o material de seu dia a dia. No Colgio Pentgono, por exemplo, as aulas no laboratrio de cincias incluem o desmonte de equipamentos que viraram lixo eletrnico e a separao do que pode ser reciclado.305

_____________________________
IDRIUNAS, Luis. Como funciona a reciclagem de papel. Disponvel em: <http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem-papel3.htm>. 303 CHADE, Jamil. Brasil o campeo do lixo eletrnico entre emergentes. O Estado de S.Paulo, So Paulo, 22 fev. 2010. Disponvel em: <http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,brasil-e-o-campeao-dolixo-eletronico-entre-emergentes,514495,0.htm>. 304 ORSI, Carlos. Projeto de lei volta a prever coleta de lixo eletrnico. O Estado de S.Paulo, So Paulo, 22 out. 2009. Disponvel em: <http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,projeto-de-lei-volta-a-prever-coletade-lixo-eletronico,454905,0.htm>. 305 Lixo eletrnico vira material escolar em aula sobre meio ambiente. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u731849.shtml>.
302

E, como falamos de ciclo, tal qual um dia j fizemos com as geraes anteriores, ao ensinarmos a se fazer papel em casa, exatamente como abrimos esta monografia... Portanto, j que tendncias para o futuro o subttulo desta pesquisa, podemos ousar, fazendo uma rpida anlise de tudo o que pesquisamos, que possvel que o papel reciclado artesanalmente e at mesmo o reciclado que leva fibras novas, que no nosso escopo fique para sempre condenado a ser o eterno alternativo, j que, apesar de crescer no mundo a conscincia de que preciso reciclar (como uma ferramenta de gesto e at mesmo acadmica), porque bom para o ambiente, para a sociedade, para o planeta e porque, mais do que evitar o desperdcio, reduz gastos e custos; por outro lado, poucas tecnologias tm sido aplicadas e alvo de investimento nesse setor. Como vimos, um simples triturar de papel usado ou feito adaptadamente (com um liquidificador industrial) ou atravs de uma antiga Hydrapulper. No caso do papel artesanal no reciclado: com a mais antiga ainda holandesa, isso em 2010 e pela Casa da Moeda, referncia em impressos de segurana, dentro e fora do Brasil. Isso porque, como j dissemos, as pesquisas tecnolgicas nos ltimos anos, em vez de se voltarem para equipamentos mais modernos neste sentido, voltaram-se para a produo de papel industrial e tambm para suportes eletrnicos e/ou virtuais (j que estes pressupem um meio eletrnico para se apresentarem ao usurio). At porque a velocidade da informao na sociedade atual to rpida que requer suportes igualmente dinmicos. E, neste ponto, o suporte virtual j est pronto para ser usado e recorrigido, em caso de erro. Diferentemente do papel como um todo, que precisa ser tecnicamente preparado. E, no nosso caso, mais ainda: artesanal-quase-artisticamente elaborado. certo que hoje ainda impensvel ler uma matria num site noticioso na praia ou andando pela rua, como fazemos como jornais e revistas, que botamos embaixo do brao e samos por a, apesar de o Kindle comear a reverter esse conceito. Mas, quem sabe, futuramente, desenvolvam-se tecnologias que permitam molhar o computador, como j existe com alguns iPods? Ou quem sabe a sociedade perca o hbito de ler caminhando e/ou na praia e ainda ache curioso, daqui a 200 anos, que em 2010 as pessoas liam os textos em pedaos de papel. Tbuas de barro j foram suportes, antes da Era Crist e hoje, de h muito, no so mais usadas. Hbitos mudam. Pode ser, tambm, que o papel reciclado passe a ser usado para livros de arte, de tiragem limitada e impresso quase personalizada, como acontece hoje, com a fotografia analgica (por oposio digital) e a litografia.

Cabe aqui um comentrio, a ttulo de curiosidade, que a tipografia, mais atual e moderna, caiu bastante em desuso, sobretudo em funo das impresses digitais, ao passo que a litografia, mais tradicional e por que no? onerosa, persiste para esse segmento que quer e gosta de exclusividade. Mas isso tudo, como dissemos, no so teorias acadmicas; e, sim, tendncias para o futuro: coisas que podem acontecer ou no. Vale lembrar que tendncia uma inclinao, propenso [...], inteno, disposio.306 Ou seja: no o porvir, na sua essncia de sua etimologia, mas o poder-ser-a-vir. Afinal, podem ser tantas coisas... quem pode prever o futuro?

__________________________
306

FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio da lngua portuguesa. p. 1.365.

8 CONCLUSO

A produo de papel como um todo andou a passos lentos desde o ano de 105 (quando considerada oficialmente sua primeira fabricao historicamente oficial)307 at 1100, quando registrado o primeiro moinho da Era Crist, em Fez, no Marrocos308 e de ento at meados do sculo XVII, quando o uso de moinhos de martelos movidos a fora hidrulica309 d lugar chamada holandesa310, movida pela fora dos ventos e/ou complementar aos moinhos de martelo.311 Nem mesmo a Revoluo Industrial, no sculo XVIII com a qual a mquina foi suplantando o trabalho humano312 fez avanar tanto a produo papeleira ocidental. Podemos dizer que ela se manteve constante e sem grandes alteraes por mais de 1.400 anos, apesar de o Ocidente ter experimentado, ao longo de toda essa poca, algumas transformaes em seu modus vivendi: guerras, cruzadas, Cisma Ortodoxo, conquista do Oriente, introduo das massas na dieta europeia, perseguies religiosas... Dizemos sem grandes alteraes, pois o processo fabril passou de manufaturado a maquinofaturado principalmente, com o advento da chamada holandesa, no sculo XVIII mas o ritmo de vida, longe de ser o de uma sociedade da informao (como somos hoje) imprimia um ritmo mais lento nas coisas do dia a dia e no uso pleno de seus sistemas. Reparem: o papel foi fabricado a primeira vez em 105 e a Bblia da Mogncia, de Gutenberg, impressa somente em 1462.313

__________________________
307

Histria do papel no Brasil. Disponvel em: <www.fazendajardim.com.br/downloads/HISTORIA DO PAPEL NO BRASIL.pdf>. p. 1. 308 GATTI, Thrse Hofmann. A histria do papel artesanal no Brasil. p. 20. 309 Histria do papel no Brasil. Disponvel em: <www.fazendajardim.com.br/downloads/HISTORIA DO PAPEL NO BRASIL.pdf>. p. 2. 310 Ibid., p. 2. 311 Ibid., p. 2. 312 Revoluo industrial. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial>. 313 SOUZA, Jean. Bblia de Mogncia, impressa em 1462, ficar em exposio no saguo da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Obra rara, Rio de Janeiro, 24 abr. 2009. Disponvel em: <http://www.cultura.gov.br/site/2009/04/24/obras-raras>.

Com a Revoluo Industrial, a relao capital-trabalho e a explorao dos meios de produo comea a mudar. Isso interfere em todos os segmentos da indstria. E com a papeleira no seria diferente. De qualquer forma, no podemos considerar ainda, mesmo com as novas transformaes, o mundo como uma sociedade de consumo. Londrina (UEL),
sociedade de consumo [ a] que se estabeleceu aps o processo de industrializao. A sociedade de consumo aquela que est inserida em um sistema de capitalista, na qual a otimizao do lucro e do consumo seu objetivo mximo. Neste contexto, os meios de comunicao de massa constituem-se nos veculos responsveis pela divulgao de bens e produtos.314

Isso

porque, segundo a professora Maria de Lourdes da Silva, da Universidade Estadual de

o incio, mas no como a temos hoje, j que, no j citado sculo XVIII em questo o processo de industrializao citado pela autora ainda no est pleno e os meios de comunicao de massa ainda rudimentares. Esse bum veio a acontecer no sculo seguinte, sobretudo em funo do invento que fez mudar o mundo: a luz eltrica, em 1879315 e, 35 anos depois, a I Guerra. E, no caso do papel, alm desse feito, o desenvolvimento da pasta qumica de eucalipto, em 1923316. Alm disso, mais especificamente no caso da indstria brasileira como um todo, mais trs fatores devem ser considerados nesse perodo: a Abolio da Escravatura (em 1888); a Proclamao da Repblica, no ano seguinte; e a grande leva de imigrantes que vieram tentar a vida no Pas. Tanto que o perodo entre a descoberta do motor a combusto e o surgimento da indstria automobilstica conhecido como Segunda Revoluo Industrial.317 Apesar disso, no havia a preocupao com a reciclagem. Ela havia, mas de forma espontnea e no consciente: ela acontecia quase e muito sem querer.

__________________________
SILVA, Maria de Lourdes da. O ensino da arte na sociedade do espetculo. p. 4. Disponvel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1359-8.pdf>. 315 Thomas Alva Edison. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br>. 316 CAMPANARO, Gasto Estvo (Coord.). A histria da indstria de celulose e papel no Brasil. p. 32 317 Indstria. Disponvel em <http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/plano-aula-sobreindustria.htm>.
314

O estmulo reciclagem de materiais [...] no era estranho cultura do incio do sculo 20. [At] o perodo anterior Segunda Guerra Mundial, no existia o consumo de massa.318

Os autores da obra citada vo, para tanto, mais alm e citam a historiadora norte-americana Susan Strasser, estudiosa do que chama cultura do consumo:
Mesmo o cidado das classes mais abastadas no viam nada demais em negociar trapos e sobras de tecidos com os mascates em troca de bules de ch ou botes. [...] O comrcio regional, nacional e internacional de trapos era muito ativo porque se tratava de matria- -prima necessria na indstria do papel.319

Mas, em 1939, surge um grande passo para a reciclagem de papel: a inveno da Hydrapulper, pelo norte-americano Edwin Cowles.320 Alm disso, com a II Guerra (e o ps-guerra), o avano da sociedade de consumo criou um sem-fim de embalagens, latas, caixinhas... a cultura do reso e do reaproveitamento passa a ser retomada agora, propositalmente e por necessidade no final dos anos 60 (mais precisamente em 1968), com a reciclagem de latinhas.321 Na dcada de 70, o movimento hippie, as ideias de contestao, a Conferncia de Estocolmo e a crise do petrleo fizeram com que o mundo focasse ainda mais a preocupao com o meio ambiente. Como j citamos no Captulo 3, o que a Associao Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA) chama de embrio do ambientalismo.322 J os anos 80 so to importantes para a questo ambiental e para a indstria papeleira como um todo que a Associao Brasileira de Celulose e Papel (ACELPA) refere-se dcada como saudvel contramo.323

__________________________
318 319

ADEODATO, Srgio; FRANA, Martha San Juan. Reciclagem: ontem, hoje, sempre. p. 15. STRASSER, Susan, 1999. p.69, apud ADEODATO, Srgio; FRANA, Martha San Juan. Reciclagem: ontem, hoje, sempre. p. 16. 320 Edwin Cowles. Disponvel em: <http://www.paperhall.org/inductees/bios/2000/edwin_cowles.php>. 321 ADEODATO, Srgio; FRANA, Martha San Juan. Reciclagem: ontem, hoje, sempre. p. 25. 322 Os anos 70 o embrio do ambientalismo. Disponvel em <http://www.amda.org.br/detalhe/2,27,143,osanos-70-%E2%80%93-o-embriao-do-ambientalismo.aspx>. 323 CAMPANARO, Gasto Estvo (Coord.). A histria da indstria de celulose e papel no Brasil. p. 84.

tambm na dcada de 80 que o lixo seletivo passa a ser melhor estudado. Alm disso (como tambm j pesquisamos), podemos observar trs elementos nessa poca para a expanso da cultura do papel artesanalmente reciclado: estagnao da economia; preocupao com o descarte do lixo e o incio de um processo de coleta seletiva; e as pesquisas de Otvio Roth em papel artesanal, reciclado ou no. Alavancando ainda mais os conceitos de artesanal, reciclagem e meio ambiente e, por tabela, mas principalmente, a questo saudvel, surge nos anos 80 o jargo gerao sade para se referir juventude do incio at meados da dcada, que era contra as drogas, o tabagismo e o alcoolismo, cultuava o corpo, preocupava-se com a beleza e, de certa forma, em nome do natureba, tinha l sua preocupao com meio ambiente. Os anos 80 foram mais primordiais para a produo de papel reciclado artesanalmente do que os 70. E, encerrando, em 1989, ocorre em Quioto (no Japo) a Paper Conference, um encontro mundial exclusivamente para debater o tema papel.324 Mas nenhuma dessas dcadas foi to forte para a questo ambiental (e a reciclagem como um todo, de papel ou no, est bem a includa) como os anos 90. Primeiro por causa da Rio-92, que tem como resultado a chamada Agenda 21, que estabeleceu a importncia de cada pas a se comprometer [...] sobre [como] governos, empresas, ONG's e [...] sociedade poderiam cooperar no estudo de solues [...] socioambientais325), cuja preocupao o que fazer com o lixo urbano.326 Alm disso, como o assunto meio ambiente, tambm nos anos 90 (mais precisamente em 1997), que assinado o Protocolo de Quioto. No caso especfico do papel artesanal (no necessariamente o reciclado artesanalmente), voltando a 1992, Otvio Roth
[...] cria, em So Paulo, a Oficina das Artes do Livro, em sociedade com Beatriz Miranda, que tinha como objetivo, alm da produo de papel [...] incorporar as demais funes, que envolvem a produo do livro, do livro-arte e da impresso, bem como continuar dando cursos e palestras sobre papel.327

__________________________
GATTI, Thrse Hofmann. A histria do papel artesanal no Brasil. p. 48. Agenda 21. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Agenda_21>. 326 ADEODATO, Srgio; FRANA, Martha San Juan. Reciclagem: ontem, hoje, sempre. p. 46. 327 GATTI, Thrse Hofmann. Op. cit., p. 49.
324 325

E tambm nessa poca, a Universidade de Braslia (UnB) passa a adotar a disciplina Materiais em Arte, que trabalha justamente o papel reciclado artesanalmente, nosso escopo. Alm disso, entre 1999 a 2008, a Universidade de Viosa (MG) manteve [...] uma Unidade Produtiva de Papel Artesanal, exatamente para suprir esta demanda de uma produo manufaturada com equipamentos similares aos da indstria papeleira.328 Portanto, a reciclagem do papel (como um todo) passa a ser mais do que uma questo socioambiental, econmica e, mais, de gesto: passa a ser uma questo acadmica. Por isso, nos ltimos 20 anos, tanto investimento nessa rea, surgindo at o papel sinttico, reciclado a partir de plstico, em 1995.329 O problema que houve, em paralelo, investimento em outros suportes: seja no papel industrial, no to ecolgico assim (apesar de haver, recentemente, uma preocupao com o manejo e o replantio); seja em mdias eletrnicas e/ou suportes virtuais, no caso a inter, intra e ethernet; e, mais recentemente, o e-book e o Kindle. Afinal, o mundo pede informaes cada vez mais rpidas. Chegamos ao fim do trabalho com algumas hipteses, como pede qualquer monografia: possvel investir para o futuro no papel reciclado artesanalmente? Ousamos e insistimos em dizer que sim, mas: a) O grande desafio , em paralelo s novas mdias, resgatar o investimento e a tecnologia nesse segmento; b) possvel que o papel artesanal (reciclado ou no) fique para sempre condenado a ser o eterno alternativo. c) possvel que se desenvolvam tecnologias que permitam molhar o computador, como j existe com alguns iPods. Ou quem sabe? a sociedade perca o hbito de ler caminhando e/ou na praia. Como dissemos no captulo anterior, hbitos mudam.

__________________________
328

MAFRA, Ncia. Papel reciclado artesanalmente [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <joaocarlossilvacardoso@uol.com.br> em 25 abr. 2010. 329 Papel sinttico a partir do plstico reciclado. Polmeros. 2009, vol.19, n.1, p. E4-E6. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282009000100003>.

d) Pode ser, ainda, que o papel reciclado passe a ser usado para livros de arte, de tiragem limitada e impresso quase personalizada. Mas isso so hipteses de tendncias para o futuro: coisas que podem acontecer ou no. Ou seja: no , necessariamente, o que vai acontecer, forosamente, mas o que pode vir a. At porque, se investirmos pesado em tecnologia nesse segmento papeleiro o reciclado artesanalmente ele, certamente, deixar de ser to artesanal assim...

REFERNCIAS

A nova novidade. Disponvel em: <http://www.traca.com.br/livro/87984/a-novanovidade>. Acesso em: 03 maio 2010. ABRAMO, Claudio Weber. Acesso a informao e eficincia do Estado. Revista Sp.gov n. 2, 15 dez. 2006. Disponvel em: <www.revista.fundap.sp.gov.br/revista2/paginas/comentario.htm>. Acesso em: 07 maio 2009. ADEODATO, Srgio; FRANA, Martha San Juan. Reciclagem: ontem, hoje, sempre. So Paulo: Compromisso Empresarial para a Reciclagem (CEMPRE), 2008. ADVOGADOS no esto prontos para processo digital. Disponvel em: <http://www.conjur.com.br/2010-mai-10/nove-entre-dez-advogados-nao-preparadosprocesso-eletronico>. Acesso em: 11 maio 2010. AGENDA 21. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Agenda_21>. Acesso em: 15 fev. 2010. ALMEIDA, M. H. T. (Coord.). Polticas de meio ambiente no estado de So Paulo. Disponvel em: <http://www.bv.fapesp.br/projetos-tematicos/1731/politicas-meioambiente-estado-sao-paulo>. Acesso em: 02 nov. 2009. ANTIGO Egito. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Antigo_Egito>. Acesso em: 05 maio 2009. ARAJO JR., Newton. Projeto prev uso de papel reciclado no servio federal. Agncia Cmara, 23 jul. 2007. Disponvel em: <http://www2.camara.gov.br/homeagencia/materias.html?pk=107083>. Acesso em: 05 jul. 2009. ARRUDA, Digenes (Coord.). Problemas: revista mensal de cultura poltica, Recife, n. 45, p. 23, mar. 1953. ATIVIDADE. Disponvel em: <http://www.scrap.com.br/index.htm>. Acesso em: 13 abr. 2010. AUTORES brasileiros. Disponvel em: <http://pessoas.hsw.uol.com.br/autoresbrasileiros.htm#luis>. Acesso em: 09 mar. 2009. BERNA, Vilmar Sidnei Demamam. Desenvolvimento insustentvel. Disponvel em: <http://www.portaldomeioambiente.org.br/colunistas/vilmar-s-d-berna/1751desenvolvimento-insustentavel.html>. Acesso em: 25 out. 2009.

BRACELPA Associao Brasileira de Celulose e Papel. Disponvel em: <http://www.bracelpa.org.br/bra/saibamais/historia/index.html>. Acesso em: 20 maio 2009. BRASIL. Constituio (1988). Emenda constitucional n.3, 17 de maro de 1993. D nova redao ao art. 150 da Constituio Federal. Dirio Oficial da Unio, Braslia, DF, 18 mar. 1993. Disponvel em: <http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/103868/emenda-constitucional-3-93>. Acesso em: 03 mar. 2010. ______. Decreto n 5.940, de 25 outubro de 2006. Institui a separao dos resduos reciclveis descartados pelos rgos e entidades da administrao pblica federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinao s associaes e cooperativas dos catadores de materiais reciclveis, e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5940.htm>. Acesso em: 06 jul. 2009. ______. Lei n 8.429, de 02 junho de 1992. Dispe sobre as sanes aplicveis aos agentes pblicos nos casos de enriquecimento ilcito no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo na administrao pblica direta, indireta ou fundacional e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/Leis/L8429.htm> Acesso em: 07 jul. 2009. ______. Projeto de lei n 329, de 03 maro de 2007. Dispe sobre a obrigatoriedade de utilizao de papel reciclado por parte dos rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta e indireta. Autor: Jernimo Reis (PFL/SE). Disponvel em: <http://www.camara.gov.br/sileg/MostrarIntegra.asp?CodTeor=440157>. Acesso em: 05 jul. 2009. ______. Projeto de lei n 612, de 27 maio de 2009. Dispe sobre a utilizao de papel reciclado nos livros dos programas de distribuio de material didtico do Ministrio da Educao. Autor: Renato Casagrande (PSB/ES). Disponvel em: <http://www.senado.gov.br/sf/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=82932>. Acesso em: 21 mar. 2010. CABRALES, Celina. A histria do papel. Disponvel em: <http://www.papeloteca.org.br/textos/historia_papel.htm>. Acesso em: 29 nov. 2009. ______. De que feito o papel? Disponvel em: <http://www.papeloteca.org.br/textos/de_que_feito_papel.htm>. Acesso em: 18 mar. 2010. CAMPANARO, Gasto Estvo (Coord.). A histria da indstria de celulose e papel no Brasil. So Paulo: Tempo e Memria, 2004. CARDOSO, Joo Carlos Silva. A volta ao passado: o novo conceito de marketing. 1999. 36f. Trabalho de Concluso de Curso (Bacharelado em Comunicao Social Relaes Pblicas) Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 1999. CARRERE, Ricardo (Coord.). Fbricas de celulose: da monocultura poluio industrial. Traduo de Mara Isabel Sanz, Silvia Prez Amato e Luciana Bruzzone. Montevidu: Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais, 2005.

CCJ analisa projeto do papel reciclado. Al Notcias: jornal da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Santa Catarina, v. 9, n. 269, p. 8, dez. 2007. Disponvel em: <http://www.alesc.sc.gov.br/portal/jornalAlNoticia/jornal_pdf/setembro/ed269.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2009. CELPA Associao da Indstria Papeleira. Controlo de qualidade do papel recuperado: linhas orientadoras. Lisboa, p.1, mar. 2004. Disponvel em:<http://www.celpa.pt/images/articles/213/edicoes_cap2.pdf>. Acesso em: 07 dez. 2009. CELULOSE do Caima, Sociedade Gestora de Participaes Sociais S/A. Disponvel em: <http://www.caima.pt/canal.asp?p=1&idselect=0&t=1&idCanal=7&idLingua=1>. Acesso em: 31 ago. 2009. CEMPRE. Tem lixo que no de se jogar fora. [So Paulo, 2008]. 1f. (folder). ______. Disponvel em: <http://www.cempre.org.br/cempre_institucional.php>. Acesso em: 25 jun. 2009. CHADE, Jamil. Brasil o campeo do lixo eletrnico entre emergentes. O Estado de S.Paulo, So Paulo, 22 fev. 2010. Disponvel em: <http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,brasil-e-o-campeao-do-lixo-eletronicoentre-emergentes,514495,0.htm>. Acesso em: 11 maio 2010. CHARBONNEAU, Paul-Eugne. Entre capitalismo e socialismo: a empresa humana. So Paulo: Pioneira, 1983. 50 anos em 5. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/brasilia/50anos.html>. Acesso em: 09 out. 2009. CISMA ortodoxo. Disponvel em: <http://blog.bibliacatolica.com.br/tag/cisma>. Acesso em: 05 maio 2009. CLASSES dos resduos. Disponvel em: <http://www.serranaengenharia.com.br/conteudo_1.asp?idmenu=112&idconteudo=90 >. Acesso em: 19 mar. 2010. CNJ apura suspeita de fraude no sistema de informtica do TJ de Mato Grosso. Disponvel em: <http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/05/05/cnj-apura-suspeitade-fraude-no-sistema-de-informatica-do-tj-de-mato-grosso-916504954.asp>. Acesso em: 06. maio 2010. COLETA seletiva. Disponvel em: <http://comlurb.rio.rj.gov.br/conta_link.asp?url=serv_coleta.asp>. Acesso em: 13 abr. 2010. COLETAR e reciclar. Ambiente Brasil. Disponvel em: <http://ambientes.ambientebrasil.com.br/energia/artigos_petroleo/coletar_e_reciclar.h tml>. Acesso em 15 fev. 2010.

COMPOSIO de revestimento para papel envoltrio de cigarro e cigarro. Disponvel em: <http://www.patentesonline.com.br/composicao-de-revestimentopara-papel-envoltorio-de-cigarro-e-cigarro-11886.html>. Acesso em: 18 mar. 2010. CONFERNCIA de Estocolmo. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Confer%C3%AAncia_de_Estocolmo>. Acesso em: 25 out. 2009. CONHEA o projeto. Disponvel em: <http://www.papeldegente.org.br/conheca.htm>. Acesso em: 28 fev. 2010. CONSTRUTIVISMO russo. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Construtivismo_russo>. Acesso em: 18 set. 2009. CONTRACULTURA. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Contracultura>. Acesso em: 18 out. 2009. COOPERATIVA de portadores de HIV/Aids recicla papel moeda. Dirio da Tarde, Belo Horizonte, 06 mar. 2007. Disponvel em: <http://www.aids.gov.br/main.asp?View={DA56F374-128A-40FB-B16FD08A1F5DD07B}&BrowserType=IE&LangID=ptbr&params=itemID={64CADA55-EE10-43ED-9312FCEDC7CFA63D};&UIPartUID={D90F22DB-05D4-4644-A8F2FAD4803C8898}>. Acesso em: 21 mar. 2010. CORTE indiana vai abolir totalmente o uso de papel. Disponvel em: <http://www.conjur.com.br/2009-dez-02/suprema-corte-indiana-abolir-totalmenteuso-papel-anos>. Acesso em: 28 abr. 2010. COSTA, Haroldo. Carnaval: dos ticumbis, cucumbis, entrudo e sociedades carnavalescas aos dias atuais. Braslia: Ministrio das Relaes Exteriores, 2004. DCADA de 70. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1970>. Acesso em: 02 nov. 2009. DETALHES do exemplar. Disponvel em: <http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/titulo.jsp?ck=48338&tipoPesq= palavra&TipoDoc=Livro&BibliReg=&tipoBibli=-1&campo=&tipoMat=null>. Acesso em: 09 out. 2009. DIEGUEZ, Gilda. Parla che te fa bene. Disponvel em: <http://www.estacio.br/rededeletras/numero15/parlaque tefabene/texto2.asp>. Acesso em: 03 maio 2009. DOMINGUES, Ana Sabino et al. Ecodesign: processos de impresso ecolgicos e econmicos: Lisboa: Faculdade de Belas-artes de Lisboa, 2005-2006. E-BOOK. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/E-book>. Acesso em: 03 maio 2010. EDUCAO ambiental. Disponvel em: <http://www.portaldomeioambiente.org.br/educacao-ambiental/206.html>. Acesso em: 02 nov. 2009.

EDWIN Cowles. Disponvel em: <http://www.paperhall.org/inductees/bios/2000/edwin_cowles.php>. Acesso em: 21 maio 2010. EM crise, revista Newsweek colocada venda. O Globo, Rio de Janeiro, n. 28.031, 6 maio 2010. p. 29. ESCRIBA. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Escriba>. Acesso em: 05 maio 2009. FALCO, Carlos Pimentel. Ponta de cigarro vira papel. Disponvel em: <http://newsgroups.derkeiler.com/Archive/Soc/soc.culture.brazil/200605/msg00140.html>. Acesso em: 19 mar. 2010. FARIA, Caroline. Reciclagem de papel. Infoescola, 07 mar. 2009. Disponvel em: <http://www.infoescola.com/ecologia/reciclagem-de-papel>. Acesso em: 21 mar. 2010. FVARO, Tatiana. Reciclagem de papel tema de estudo. Cenrio XXI. Disponvel em: <http://www.cpopular.com.br/cenarioxxi/conteudo/mostra_noticia.asp?noticia=10112 90&area=2259&authent=BC47518337FDEBBB8C56483036EC70>. Acesso em: 18 fev. 2010. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975. FERREIRA NETO, Honrio. Gnese do movimento verde. Disponvel em: <http://br.geocities.com/gastaocunha/ecologia.htm>. Acesso em: 18 out. 2009. FIALHO, M. L. O papel reciclado: uma anlise de aspectos sociais e ambientais. 1996. 62f. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 1996. FIGUEIREDO, Cndido de. Dicionrio da lngua portuguesa. 13. ed. Lisboa: Bertrand, 1949. 2 v. FIGUEIRA, Silvia Fernanda de Mendona. Cincia e tecnologia no Brasil Imperial: Guilherme Schch, Baro de Capanema (1824-1908). Belo Horizonte: UFMG, 2009. FONSECA, Laura. Projeto incentiva maior uso de papel reciclado. Agncia Senado, 21 jan. 2010. Disponvel em: <http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=98835&codAplicati vo=2>. Acesso em: 21 mar. 2010. FRANA, Anna Lucia. Comisso formada pela BRACELPA vai definir regras para reciclagem. Gazeta Mercantil, So Paulo, p. C7, 01 out. 2008. In: FIESP. Informe Ambiental, So Paulo, v. 3, n.35, p. 2, out. 2008. Disponvel em: <http://www.fiesp.com.br/arquivos/informe_ambiental_35.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2009.

GALLON, Alessandra Vasconcelos; SALAMONI, Franciane Luiza; BEUREN, Ilse Maria. Tratamento dos resduos no processo de fabricao de papel reciclado em indstria de Santa Catarina. In: XXVI Enegep. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produo. Fortaleza, 2006. GANDRA, Alhana. Entidades pblicas e privadas fazem parceria em prol da coleta seletiva. Agncia Brasil, 18 dez. 2009. Disponvel em: <http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/12/18/materia.2009-1218.3372046013/materia_view>. Acesso em: 04 maio 2010. GARGALO da reciclagem est na coleta seletiva, diz presidente da Tetra Pak. Disponvel em: <http://invertia.terra.com.br/carbono/interna/0,,OI3970504EI8943,00.html>. Acesso em: 20 abr. 2010. GATTI, Thrse Hoffmann. A histria do papel artesanal no Brasil. So Paulo: ABTCP, 2007. GOIS (Estado). Processo n 4.141, de 3 janeiro de 2008. Aprova apensamento de projeto de lei que obriga a utilizao de material reciclado pelos rgos pblicos estaduais. Autor: Vanusa Valadares (PSC-GO). Disponvel em: <http://www.assembleia.go.gov.br/?p=pg_sessoes_legislativas&data=1199325600>. Acesso em: 06 jul. 2009. GREENSLADE, Roy. US publisher: print to last a decade. The Guardian, 07 abr. 2010. Disponvel em: <http://www.guardian.co.uk/media/greenslade/2010/apr/07/uspress-publishing-digital-media>. Acesso em: 27 abr. 2010. GRUPO solidrio. Disponvel em: <http://www.ammor.org.br/conteudo.asp?p=p000017>. Acesso em: 21 mar. 2010. GUILHERME Schch. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Guilherme_Sch%C3%BCch>. Acesso em: 19 maio 2009. HEITLINGER, Paulo. Tipografia: origens, formas e uso das letras. Lisboa: Editora Dinalivro, 2006. HISTRIA do papel no Brasil. Disponvel em: <www.fazendajardim.com.br/downloads/HISTORIA DO PAPEL NO BRASIL.pdf>. Acesso em: 18 maio 2009. HISTRIA do papel reciclado. Disponvel em: <http://www.depapelreciclado.com.br/papel_reciclado_historia.html>. Acesso em: 21 nov. 2009. HISTRICO. Disponvel em: <http://www3.agenciaambiental.go.gov.br/site/agencia/ag_historico.php>. Acesso em: 02 nov. 2009. IDRIUNAS, Luis. Como funciona a reciclagem de papel. Disponvel em: <http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem-papel3.htm>. Acesso em: 09 mar. 2010.

IDS retrata economia, incluindo os padres de produo e consumo do Brasil. IBGE. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia= 247>. Acesso em: 15 fev. 2010. INDSTRIA. Disponvel em: <http://www.educador.brasilescola.com/estrategiasensino/plano-aula-sobre-industria.htm>. Acesso em: 31 ago. 2009. INSTITUTO da Terra. Disponvel em: <http://www.institutodaterra.org.br/historia2.html>. Acesso em: 19 maio 2009. JOHN, Vanderley M. Desenvolvimento sustentvel, construo civil, reciclagem e trabalho multidisciplinar. Textos tcnicos. Disponvel em: <http://www.reciclagem.pcc.usp.br/des_sustentavel.htm>. Acesso em: 18 fev. 2010. JORNAIS centenrios. Disponvel em: <http://www.anj.org.br/a-industriajornalistica/jornais-no-brasil/jornais-centenarios>. Acesso em: 31 ago. 2009. KINDLE. Disponvel em: <hhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Kindle>. Acesso em: 03 maio 2010. KINDLE: Amazon's original wireless reading device (1st generation). Disponvel em <http://www.amazon.com/Kindle-Amazons-Original-Wirelessgeneration/dp/B000FI73MA>. Acesso em: 03 maio 2010. LIXO: compradoras de material de catadores tero desconto de IPI. Disponvel em: <http://www.monitormercantil.com.br//mostranoticia.php?id=72447>. Acesso em: 20 abr. 2010. LIXO eletrnico vira material escolar em aula sobre meio ambiente. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u731849.shtml>. Acesso em: 11 maio 2010. MACHADO, Cristina. Lei institui Dia Nacional da Reciclagem. Agncia Brasil, 13 out. 2009. Disponvel em: <http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/10/13/materia.2009-1013.4701000438/view>. Acesso em: 20 abr. 2010. MAFRA, Ncia. Como montar e operar uma oficina de papel artesanal. Viosa: CPT, 1999. ______. Oficina de papel. Disponvel em: <http://www.oficinadepapel.com.br>. Acesso em: 01 maio 2009. ______. Tzedak. Belo Horizonte: Tzedak, 2004. MARCELO Szpilman. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcelo_Szpilman>. Acesso em: 09 mar. 2010. MARTNEZ, Jos Luis Asenjo; BRINQUIS, Mara del Carmen Hidalgo. El Papel: 2.000 aos de historia. Madri: Instituto Papelero Espaol, 2006.

McKINLEY, Tony. Do papel at a web. Traduo de Reflexo Consultoria e Traduo S/C Ltda. So Paulo: Quark Books, 1998. MEIO ambiente. Disponvel em: <http://www.prensasconemag.com.br/index.php?id=18>. Acesso em: 02 nov. 2009. MELLO, Cleber de Souza. Projeto Reciclato. 2004. 64f. (Trabalho de Concluso de Curso Tcnico Escola Senai Theobaldo De Nigris, So Paulo, 2004.) MICHAEL Lewis. Disponvel em: <http://www.nndb.com/people/976/000027895>. Acesso em: 03 maio 2010. MILAGRE econmico. Disponvel em: <http://blog.bibliacatolica.com.br/tag/cisma>. Acesso em: 31 out. 2009. MILICIO, Glucia. STJ ser o primeiro tribunal a acabar com o papel. Consultor Jurdico, 06 out. 2009. Disponvel em: <http://www.conjur.com.br/2009-out-06/stjprimeiro-tribunal-mundo-acabar-processos-papel>. Acesso em: 28 abr. 2010. MINAS GERAIS (Estado). Proposio de lei n 12.343, de 19 agosto de 2004. Torna obrigatria a utilizao de papel reciclado pelos rgos e pelas entidades da administrao pblica estadual. Autor: Joo Marques (PP-MG). Disponvel em: <http://www.almg.gov.br/dia/A_1994/08/L190894.htm>. Acesso em: 06 jul.2009. MOTTA LIMA, Oswaldo Curty da; PEREIRA, Nehemias Curvelo; MENDES, Elisabete Scolin. Anlise da cintica de secagem de papel artesanal com ar ambiente em conveco forada. Acta Scientiarum, Maring, v. 24, n. 6, p. 1.665-1.671, nov. 2002. MOUTINHO, Lara. Educao ambiental: por qu, onde e como? Disponvel em: <http://www.recicloteca.org.br/default.asp?Editoria=1&SubEditoria=77>. Acesso em: 02 nov. 2009. MUNAY, Symone; ALVES Natalia. Estudantes com as malas prontas. Jornal da ALERJ, Rio de Janeiro, v. 6, n. 183, 16 nov. 2008. p. 4. Disponvel em: <http://www.alerj.rj.gov.br/jornalalerj/jornalalerj183.pdf>. Acesso em: 03 maio 2010. NOE, Pierre. Histria do papel. Disponvel em: <http://www.aracruz.com.br/show_prd.do?menu=true&id=126&lastRoot=16&act=stc News&lang=1>. Acesso em: 10 jun. 2009. ORSI, Carlos. Projeto de lei volta a prever coleta de lixo eletrnico. O Estado de S.Paulo, So Paulo, 22 out. 2009. Disponvel em: <http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,projeto-de-lei-volta-a-prever-coleta-delixo-eletronico,454905,0.htm>. Acesso em: 11 maio 2010. OS anos 70 o embrio do ambientalismo. Disponvel em: <http://www.amda.org.br/detalhe/2,27,143,os-anos-70-%E2%80%93-o-embriao-doambientalismo.aspx>. Acesso em: 02 nov. 2009. OTVIO Roth. Disponvel em: <http://www.papeloteca.org.br/otavio_roth.htm>. Acesso em: 12 nov. 2009.

PAPEL. Disponvel em <http://www.reviverde.org.br/papel.htm>. Acesso em: 26 abr. 2010. PAPEL de escritrio: mercado para reciclagem. Disponvel em: <http://www.cempre.org.br/fichas_tecnicas.php?lnk=ft_papel_escritorio.php>. Acesso em: 06 jul. 2009. PAPEL sinttico a partir do plstico reciclado. Polmeros. 2009, vol.19, n.1, p. E4-E6. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010414282009000100003>. Acesso em: 23 fev. 2010. PAPYRUS Australia est fabricando papel de banana. Radar 21. Disponvel em: <http://www.radar21.inf.br/radarnews01062005.htm>. Acesso em: 09 ago. 2009. PARABA (Estado). Lei n 8.352, de 19 outubro de 2007. Dispe sobre a utilizao de papel reciclado, no mbito do Governo do Estado da Paraba, e d outras providncias. p. 2. Disponvel em: <http://www.paraiba.pb.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download &gid=1228>. Acesso em: 06 jul. 2009. PATENTES, desenhos industriais, contratos, programas de computador, indicaes geogrficas. Revista da Propriedade Industrial, Braslia, n. 1.933, p. 127, 22 jan. 2008. Disponvel em: <http://revista.inpi.gov.br/INPI_UPLOAD/Revistas/PATENTES1933.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2010. PERCILIA, Eliene. Crise de 29. Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/historiag/crise29.htm>. Acesso em: 06 set. 2009. PERES, Marcos Flamnio. Queda do muro de Berlim desestabilizou ordem mundial, diz Hobsbawm. Folha de S.Paulo, So Paulo, 8 jul. 2009. Ilustrada, Caderno E. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u649208.shtml>. Acesso em: 29 nov. 2009. PHILADELPHIA Tribune distributes first newsstand edition. Disponvel em: <http://www.sfnblog.com/circulation_and_readership/2008/11/philadelphia-tribunedistributes-first-newsstand-edition.php>. Acesso em: 31 ago. 2009. PILLEGI, Monica. Plstico reciclado vira papel sinttico. Planeta sustentvel, 15 jan. 2009. Disponvel em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_415142.sht ml>. Acesso em 21 mar. 2009. PIRES, Sandra Aparecida; SANTOS, Sandra Leide Lira Silva dos. Viajando pelo mundo da reciclagem. Praia Grande (SP): Prefeitura Municipal da Estncia Balnerea de Praia Grande, 2003. PLANO Collor. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Collor>. Acesso em: 21 nov. 2009. POR que o papel reciclado mais caro que o branco? Papel e Arte, Rio de Janeiro, n. 135, p. 6, nov. 2008.

PR-HISTRIA. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9Hist%C3%B3ria>. Acesso em: 05 maio 2009. PRIMEIRA banca de jornal. Disponvel em: <http://diariodorio.com>. Acesso em: 31 ago. 2009. PROCESSO para reciclagem de refugo de papel misto usando aglomerao de tinta. Disponvel em: <http://www.patentesonline.com.br/processo-para-reciclagem-derefugo-de-papel-misto-usando-aglomeracao-de-tinta-110831.html>. Acesso em: 27 fev. 2010. PRODUO. Disponvel em: <http://www.scrap.com.br/producao.htm>. Acesso em: 13 abr. 2010. PROTOCOLO de Quioto. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_kyoto>. Acesso em: 21 nov. 2009. QUEM somos. Disponvel em: <http://www.aefes.org/?page=pg_quemsomos>. Acesso em: 02 nov. 2009. RAQUEL, Mrcia. Projeto torna obrigatrio o uso de papel reciclado. Assessoria de Gabinete. Disponvel em: <http://www.al.mt.gov.br/V2008/ViewConteudo.asp?no_codigo=15546>. Acesso em: 06 jul. 2009. RECICLAGEM. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem>. Acesso em: 12 nov. 2009. RECICLAGEM. Disponvel em: <http://www.medio.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=416&Ite mid=107>. Acesso em: 22 fev. 2010. RECICLAGEM de papel moeda. Disponvel em: <http://www.ammor.org.br/conteudo.asp?p=p000024>. Acesso em: 21 mar. 2010. RECICLANDO papis sociais. Disponvel em: <http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?Editoria=3&SubEditoria=9>. Acesso em: 28 out. 2009. REGISTRO.BR Registro de domnios para a internet no Brasil. Disponvel em: <http://www.registro.br>. Acesso em: 01 maio 2009. REGRAS para o papel reciclado. Informe Ambiental: informativo do meio ambiente da FIESP, So Paulo, v.2, n.35, p.2., out 2008. Disponvel em: <http://www.fiesp.com.br/arquivos/informe_ambiental_35.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2009. REVISTA digital Baster. Disponvel em: <http://www.bastter.com.br/Mercado/BastterBlue/Revista/Conteudo.aspx>. Acesso em: 03 maio 2010. REVOLUO industrial. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial>. Acesso em: 18 maio 2010.

RIBEIRO, Helena; BESEN, Gina Rizpah. Panorama da coleta seletiva no Brasil: desafios e perspectivas a partir de trs estudos de caso. InterfacEHS Revista de Gesto Integrada em Sade do Trabalho e Meio Ambiente, So Paulo, v. 2, n. 4, Artigo 1, ago. 2007. RICCHINI, Ricardo. Por que papel reciclado mais caro? Disponvel em: <http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=print&sid=444 >. Acesso em: 20 ago. 2009. RIO DE JANEIRO (Estado). Projeto de lei n 1.472, de 07 abril de 2004. Autoriza o Poder Executivo a instituir o programa de reciclagem de papel, no mbito da administrao pblica estadual e d outras providncias. Autor: Andreia Zito (PSDB/RJ). Disponvel em: <http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/scpro0307.nsf/dafa4ed0fdda390e83256cee005890d7/d6 a84a23c360f7e883256e7500691e28?OpenDocument>. Acesso em: 07 jul. 2009. ROCHA, Cristine. Alquota zero de IPI para produtos fabricados com resduos reciclveis. Jornal do Senado, 22 mar. 2007. Disponvel em: <http://www.senado.gov.br/JORNAL/noticia.asp?codNoticia=94749&dataEdicaoVer =20100322&dataEdicaoAtual=20100322&codEditoria=22&nomeEditoria=Comiss% C3%B5es>. Acesso em: 20 abr. 2010. RODRIGUES, Francisco Luiz; CAVINATTO, Vilma Maria. Lixo: de onde vem? Para onde vai? So Paulo: Moderna, 1997. RODRIGUEZ, Luiz. Papel sinttico. Disponvel em: <http://luizrodriguez.blogspot.com/2009_03_01_archive.html>. Acesso em: 21 mar. 2010. ROQUE, Lus Paulo. Governo criar comit para estudar desonerao de reciclados. Revista Sustentabilidade, 11 nov. 2009. Disponvel em: <http://www.revistasustentabilidade.com.br/reciclagem/reducao-de-impostos-dosprodutos-reciclados-esta-sendo-discutida-pelo-governo-federal>. Acesso em: 03 mar. 2010. SABOIA, Lygia. Gravura: histria, tcnicas e relaes com a impresso de papel moeda. Braslia: Banco Central do Brasil, 2003. SO PAULO (Estado). Projeto de lei n 664, de 28 junho de 2007. Dispe sobre a conscientizao, inverso de uso e proibio escalonada (em 03 anos) da utilizao e comercializao de sacos de lixo, sacolas plsticas-Filme PEBD no Estado de So Paulo, autorizando somente o uso e comercializao de sacolas e sacos de lixo de tecnologia em plstico oxi-biodegradveis ou biodegradveis e d outras providncias. Autor: Samuel Moreira (PSDB/SP). Disponvel em: <http://webspl1.al.sp.gov.br/internet/download?poFileIfs=9688650&/pl664.doc%22>. Acesso em: 03 maio 2010. SARKIS, Nicolas. Cronologia da Opep. Traduo de Leonardo Abreu. Le Monde Diplomatique Brasil, 01 maio 2006. Disponvel em: <http://diplo.uol.com.br/200605,a1304>. Acesso em: 25 out. 2009.

SAVAGET, Tnia. Embalagens: as empresas ainda no esto pensando nelas como inovao e economia. Blue Bus, 27 abr. 2010. Disponvel em: <http://www.bluebus.com.br/show/1/96162/embalagens_as_empresas_ainda_nao_est ao_pensando_nelas_como_inovacao_e_economia>. Acesso em: 28 abr. 2010. SCHACH, Dbora. Previso diz que publicaes impressas no devem passar de uma dcada. Blue Bus, 07 abr. 2010. Disponvel em: <http://www.bluebus.com.br/show/1/95794/publicacoes_impressas_nao_devem_pass ar_de_uma_decada>. Acesso em: 27 abr. 2010. SENA, Alberto. Reciclagem necessria para manter o ambiente saudvel. Disponvel em: <http://metaong.info/node.php?id=205>. Acesso em: 12 jun. 2009. SILVA, Clesio Boeira da. A gerao sade busca equilbrio. Disponvel em: <http://www.clesio.net/cn/index.php/2007/05/29/a_geracao_saude_busca_equilibrio? blog=12>. Acesso em: 21 nov. 2009. SILVA, Maria de Lourdes da. O ensino da arte na sociedade do espetculo. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2009. Disponvel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1359-8.pdf>. Acesso em: 19 maio 2010. SILVAN, Denilson. Empreendedorismo reciclagem de papel. Disponvel em: <http://www.administradores.com.br/noticias/empreendedorismo_reciclagem_de_pap el/10008>. Acesso em: 28 fev. 2010. SOUZA, Jean. Bblia de Mogncia, impressa em 1462, ficar em exposio no saguo da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Obra Rara, Rio de Janeiro, 24 abr. 2009. Disponvel em: <http://www.cultura.gov.br/site/2009/04/24/obras-raras>. Acesso em: 19 maio 2010. SOUZA, Okky de; VIEIRA. Perguntas & respostas: reciclagem e coleta seletiva. Veja, So Paulo, 24 out. 2007. Especial. Disponvel em: <http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/reciclagem/index.shtml>. SZPILMAN, Marcelo. Reciclagem. Informativo do Instituto n. 23, jan.-fev. 1998. Disponvel em: <http://www.institutoaqualung.com.br/info_reciclagem31.html>. Acesso em: 09 mar. 2010. TAVARES, Mariana Machado. 28 de maro: aniversrio de Campos dos Goytacazes. Campos (RJ): Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, 2008. TEIXEIRA, Luciana. At a ltima ponta. Na prtica: jornal-laboratrio do Iesb, Braslia, nov. 2007. Disponvel em: <http://www.iesb.br/ModuloOnline/NaPratica/?fuseaction=fbx.Materia&CodMateria =337>. Acesso em: 18 mar. 2010. THOMAS Alva Edison. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 18 maio 2009. ZORTEA, Rafael Batista. Anlise dos custos para a reciclagem das fibras de papel das embalagens Tetra Pak em Porto Alegre. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001.

Anda mungkin juga menyukai