Anda di halaman 1dari 7

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 1 Q.S.

.J (QUESTES, SMULAS E JURISPRUDNCIA) ASSUNTO: CONSTITUCIONALISMO E CONCEITOS DE CONSTITUIO PROFESSOR: FLVIO MARTINS CONCEITO DE CONSTITUCIONALISMO (TJ MT 2009) Movimento poltico social e cultural que, sobretudo a partir de meados do sculo XVIII, questiona nos planos poltico, filosfico e jurdico os esquemas tradicionais de domnio poltico, sugerindo, ao mesmo tempo, a inveno de uma nova forma de ordenao e fundamentao do poder poltico. Esta definio, formulada por J. J. Gomes Canotilho, designa a) o poder constituinte. b) o constitucionalismo moderno. c) o constitucionalismo antigo. d) a democracia. e) a autocracia. DEFENSORIA PBLICA/SP 2006: O que assegura aos cidados o exerccio dos seus direitos, a diviso dos poderes e, segundo um dos seus grandes tericos, a limitao do governo pelo direito : a) o constitucionalismo b) a separao dos poderes c) o princpio da legalidade d) o federalismo e) o Estado Democrtico de Direito ORIGEM DO CONSTITUCIONALISMO (MPE CE 2008) No constitucionalismo antigo, mormente o ateniense, a) o mecanismo democrtico utilizado para preencher as magistraturas em geral era a eleio direta. b) a Grcia antiga assemelhava-se a uma federao de cidades submetidas autoridade poltica de Atenas. c) a graphe paranomon que permitia verificar a correo da lei votada pela assemblia popular em face do Direito ancestral antecedente remoto do controle de constitucionalidade. d) a nacionalidade, segundo proposta de Pricles, era definida em razo do local de nascimento (ius solis).

e) qualquer cidado podia votar e ser votado na democracia ateniense, inclusive mulheres e estrangeiros com autorizao de residncia (metecos). TJ MS (2009) - Assinale a alternativa que contm uma afirmativa correta a respeito do constitucionalismo. a) O constitucionalismo teve seu marco inicial com a promulgao, em 1215, da Magna Carta inglesa. b) O constitucionalismo surge formalmente, em 1948, com a edio da Declarao Universal dos Direitos Humanos da Organizao das Naes Unidas. c) A doutrina do Direito Constitucional unssona no entendimento de que o constitucionalismo surgiu com a revoluo norte-americana resultando, em 1787, na Constituio dos Estados Unidos da Amrica. d) possvel identificar traos do constitucionalismo mesmo na antiguidade clssica e na Idade Mdia. e) O constitucionalismo brasileiro inspirou-se fortemente no modelo constitucional do Estado da Inglaterra. TJ-CE-2011- Leia atentamente as proposies abaixo e assinale a que se apresentar correta: a) O poder constituinte inicial, por romper completamente com a ordem jurdica anterior, ilimitado, absoluto e arbitrrio. b) Acerca da histria do constitucionalismo, correto afirmar que Karl Loewenstein identificou indcios do seu surgimento entre os hebreus durante a Antiguidade, por ter l encontrado certas limitaes ao poder poltico, mormente aquelas que asseguravam aos profetas a legitimidade para fiscalizar os atos governamentais que extrapolassem os limites bblicos. c) A elaborao da Lei Orgnica, pelo Municpio, pode ser considerada verdadeira manifestao do poder constituinte decorrente, tambm conferido aos Estados-Membros da Federao. d) O sistema constitucional vigente criou a figura do poder constituinte derivado revisor, cuja manifestao, prevista no art. 3, do ADCT, deve ocorrer a cada dez anos, visando manter atual o texto da Constituio. NOTARIAIS/MG 2009 Assinale a alternativa que contem uma afirmativa correta a respeito do constitucionalismo. a) o constitucionalismo teve seu marco inicial com a promulgao, em 1215, da Magna Carta inglesa.

b) o constitucionalismo surge, formalmente, em 1948, com a edio da Declarao Universal dos Direitos Humanos da Organizao das Naes Unidas. c) A doutrina do Direito Constitucional unssona no entendimento de que o constitucionalismo surgiu com a revoluo norte-americana resultando, em 1787, na Constituio dos Estados Unidos da Amrica. d) Possvel identificar traos do constitucionalismo mesmo na antiguidade clssica e na Idade Media. e) o Constitucionalismo brasileiro inspirou-se fortemente no modelo constitucional do Estado da Inglaterra. NEOCONSTITUCIONALISMO MINISTRIO PBLICO/RN 2009: Acerca do constitucionalismo, assinale a opo incorreta: a) A origem do constitucionalismo remonta antiguidade clssica, especificamente ao povo hebreu, do qual partiram as primeiras manifestaes desse movimento constitucional em busca de uma organizao poltica, fundada na limitao do poder absoluto. b) O neoconstitucionalismo caracterizado por um conjunto de transformaes no Estado e no direito constitucional, entre as quais se destaca a prevalncia do positivismo jurdico, com a clara separao entre direito e valores substantivos, como tica, moral e justia. c) O constitucionalismo moderno representa uma tcnica especfica de limitao do poder com fins garantidores. d) o neoconstitucionalismo caracteriza-se pela mudana de paradigma, de Estado Legislativo de Direito para Estado Constitucional de Direito, em que a Constituio passa a ocupar o centro de todo o sistema jurdico. e) As constituies do ps-guerra promoveram inovaes por meio da incorporao explcita, em seus textos, de anseios polticos, como a reduo das desigualdades sociais, e de valores como a promoo da dignidade humana e dos direitos fundamentais.

MINISTRIO PBLICO/GO 2010. Assinale a alternativa incorreta: a) As constituies norte-americana, de 1787, e a francesa, de 1791, so os marcos histricos e formais do constitucionalismo moderno. b) O constitucionalismo garante aos cidados o exerccio dos seus direitos, mesmo que tenha que limitar o poder do governo. c) A concepo de constituio dirigente antagnica ao conceito de constitucionalismo.

d) O neoconstitucionalismo busca ultrapassar a idia de limitao do poder poltico para representar a busca de eficcia da Constituio, particularmente na efetivao dos direitos fundamentais. (PGE-PE-2009) Chega de ao. Queremos promessas. Assim protestava o grafite, ainda em tinta fresca, inscrito no muro de uma cidade, no corao do mundo ocidental. A espirituosa inverso da lgica natural d conta de uma das marcas dessa gerao: a velocidade da transformao, a profuso de ideias, a multiplicao das novidades. Vivemos a perplexidade e a angstia da acelerao da vida. Os tempos no andam propcios para doutrinas, mas para mensagens de consumo rpido. Para jingles, e no para sinfonias. O direito vive uma grave crise existencial. No consegue entregar os dois produtos que fizeram sua reputao ao longo dos sculos. De fato, a injustia passeia pelas ruas com passos firmes e a insegurana a caracterstica da nossa era. Na aflio dessa hora, imerso nos acontecimentos, no pode o intrprete beneficiar-se do distanciamento crtico em relao ao fenmeno que lhe cabe analisar. Ao contrrio, precisa operar em meio fumaa e espuma. Talvez esta seja uma boa explicao para o recurso recorrente aos prefixos ps e neo: psmodernidade, ps-positivismo, neoliberalismo, neoconstitucionalismo. Sabe-se que veio depois e que tem a pretenso de ser novo. Mas ainda no se sabe bem o que . Tudo ainda incerto. Pode ser avano. Pode ser uma volta ao passado. Pode ser apenas um movimento circular, uma dessas guinadas de 360 graus. L. R. Barroso. Neoconstitucionalismo e constitucionalizao do direito. O triunfo tardio do direito constitucional no Brasil. In: Internet: (com adaptaes). Tendo o texto acima como motivao, assinale a opo correta a respeito do constitucionalismo e do neoconstitucionalismo. a) O neoconstitucionalismo tem como marco filosfico o pspositivismo, com a centralidade dos direitos fundamentais, no entanto, no permite uma aproximao entre direito e tica. b) A democracia, como vontade da maioria, essencial na moderna teoria constitucional, de forma que as decises judiciais devem ter o respaldo da maioria da populao, sem o qual no possuem legitimidade. c) No neoconstitucionalismo, a Constituio vista como um documento essencialmente poltico, um convite atuao dos poderes pblicos, ressaltando que a concretizao de suas propostas fica condicionada liberdade de conformao do legislador ou discricionariedade do administrador. d) O constitucionalismo pode ser definido como uma teoria (ou ideologia) que ergue o princpio do governo limitado indispensvel garantia dos direitos em dimenso estruturante da organizao poltico-social de uma comunidade. Nesse sentido, o

constitucionalismo moderno representa uma tcnica de limitao do poder com fins garantsticos. e) O neoconstitucionalismo no autoriza a participao ativa do magistrado na conduo das polticas pblicas, sob pena de violao do princpio da separao dos poderes. CONSTITUCIONALISMO SOCIAL TCE-RS-2011-Sobre as constituies, assinale a alternativa correta. a) Constituio dirigente um conceito utilizado para definir e explicar o modelo de constituio tpico do constitucionalismo liberal oitocentista. b) O conceito de constitucionalizao simblica refere-se ao fenmeno pelo qual a funo normativa da Constituio se sobrepe a suas funes ideolgicas, morais e culturais. c) A primeira constituio brasileira a ser influenciada pelo paradigma do constitucionalismo social foi a de 1988. d) A denominada Constituio-quadro ou Constituio-moldura aquela que restringe ao mximo a liberdade de conformao legislativa. e) Por constituio em sentido formal compreendem-se as normas constitucionais promulgadas pelo Poder Constituinte Originrio e tambm aquelas promulgadas pelo Poder Constituinte Derivado. CONSTITUCIONALISMO WHIG (Procurador da Repblica) verdadeira a seguinte sentena: a) O patriotismo constitucional defende as mutaes constitucionais exogenticas. b) obrigao condicional do Estado-membro custear o exame de DNA em favor de hipossuficientes. c) A teoria constitucional discursivo-dialgica interliga autonomia pblica e autonomia privada. d) O constitucionalismo whig (ou termidoriano) defende mudanas constitucionais bruscas ou revolucionrias. CONCEITO DE CONSTITUIO (DEFENSORIA/SP 2006) O termo Constituio comporta uma srie de significados e sentidos. Assinale a alternativa que associa corretamente frase, autor e sentido. (A) Todos os pases possuem, possuram sempre, em todos os momentos da sua histria uma constituio real e efetiva. Carl Schmitt. Sentido

poltico. (B) Constituio significa, essencialmente, deciso poltica fundamental, ou seja, concreta deciso de conjunto sobre o modo e a forma de existncia poltica. Ferdinand Lassale. Sentido poltico. (C) Constituio a norma fundamental hipottica e lei nacional no seu mais alto grau na forma de docu- mento solene e que somente pode ser alterada observando-se certas prescries especiais. Jean Jacques Rousseau. Sentido lgico-jurdico. (D)) A verdadeira Constituio de um pas somente tem por base os fatores reais do poder que naquele pas vigem e as constituies escritas no tm valor nem so durveis a no ser que exprimam fielmente os fatores do poder que imperam na realidade. Ferdinand Lassale. Sentido sociolgico. (E) Todas as constituies pretendem, implcita ou explicitamente, conformar globalmente o poltico. H uma inteno atuante e conformadora do direito constitucional que vincula o legislador. Jorge Miranda. Sentido dirigente. TJ/PI 2007 - O movimento constitucional gerador da constituio em sentido moderno tem vrias razes, localizadas em horizontes temporais diacrnicos e em espaos histricos, geogrficos e culturais diferenciados. Em termos rigorosos, no h um constitucionalismo mas vrios constitucionalismos. Ser prefervel dizer que existem diversos movimentos constitucionais com coraes nacionais mas tambm com alguns momentos de aproximao entre si, fornecendo uma complexa tessitura histrico-cultural. mais rigoroso falar de vrios movimentos constitucionais do que de vrios constitucionalismos porque isso permite recortar desde j uma noo bsica de constitucionalismo. J. J. Gomes Canotilho. Direito constitucional e teoria da constituio. 4. ed. Coimbra: Almedina, 2000, p. 51 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial, assinale a opo correta acerca dos conceitos de constituio e constitucionalismo. a) O ponto central do movimento constitucionalista ingls foi a revoluo gloriosa (1688-89), quando ento se iniciou o movimento poltico-jurdico de limitao dos poderes do rei, por meio de instrumentos jurdicos do tipo Magna Carta, que possuem a mesma natureza jurdica de uma constituio. b) Com o movimento constitucionalista francs, a partir da Revoluo Francesa, sedimentou-se a viso de direitos individuais do homem, em oposio viso do homem como integrante de um segmento estamental, adotada pelo movimento constitucionalista

ingls. c) No mbito brasileiro, a Constituio Imperial de 1824 pode ser classificada como flexvel, com base no que prescrevia seu art. 178: " s Constitucional o que diz respeito aos limites e atribuies respectivas dos poderes polticos, e aos direitos polticos e individuais dos cidados. Tudo o que no Constitucional pode ser alterado sem as formalidades referidas, pelas legislaturas ordinrias." d) O princpio da supremacia da constituio teve no movimento constitucionalista ingls a sua mais significativa aplicao. e) Em sentido essencialmente poltico, a constituio pode ser definida, conforme Hans Kelsen, como uma deciso poltica fundamental, dotada de um ntido carter sociolgico.

Anda mungkin juga menyukai