Anda di halaman 1dari 45

Alimentao Equilibrada Roda dos Alimentos Obesidade Anorexia / Bulimia

SOMOS AQUILO QUE COMEMOS...

Um povo bem alimentado um povo saudvel, com grande capacidade de trabalho e bom nvel de vida; Um povo mal alimentado um povo doente, com reduzida capacidade de trabalho e elevada taxa de mortalidade.

A alimentao um factor importante na nossa qualidade de vida. Uma boa alimentao fundamental para sermos saudveis e bem constitudos. Comer bem no significa comer muito, significa saber escolher e combinar os alimentos, de forma a que possamos ter uma alimentao equilibrada.

A prtica regular de exerccio fsico e a ingesto de alimentos considerados saudveis so conceitos associados a uma vida longa, feliz e sem problemas de sade.

Uma alimentao equilibrada e saudvel nem sempre fcil de conseguir, considerando o ritmo de vida actual. Contudo, seguindo algumas regras bastante simples pode melhorar o seu regime alimentar. 1) Tome sempre o pequeno-almoo, pois uma refeio muito importante; 2) Faa intervalos de cerca de 3 horas entre as refeies; 3) O ideal fazer 5 refeies dirias; 4) Lave bem os legumes e frutas antes de os comer;

Gorduras e leos (2%) Fruta (20%) Lacticnios (18%)

Hortcolas (23%)

Carne, peixe e ovos (5%) Leguminosas (4%)

Cereais e derivados, tubrculos (28%)

A Roda dos Alimentos um instrumento de educao alimentar destinado populao em geral. Foi concebida para orientar as escolhas e combinaes alimentares que devem fazer parte de um dia alimentar saudvel.

Variar, o mais possvel, de alimentos dentro de cada grupo; Comer diariamente alimentos de todos os grupos; Comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimenso.

EXISTEM DOIS TIPOS DE NUTRIENTES

MACRONUTRIENTES (substncias necessrias ao organismo em quantidades substanciais).

MICRONUTRIENTES (substncias necessrias ao organismo em quantidades relativas pequenas ou muito pequenas).

Nutrientes so substncias indispensveis manuteno da vida fornecidas, de um modo geral, pelos alimentos. Essa substncias vo nutrir o corpo, renovar as clulas, fornecer energia, regular suas funes;

Os nutrientes vo contribui para o crescimento e renovao do organismo, ajudando no controle de diversas transformaes internas. Os nutrientes so os prtidos, os glcidos, os lpidos, as vitaminas, as fibras, os minerais e a gua.

Tm funo plstica porque so materiais de construo do nosso organismo, necessrios ao crescimento e formao e renovao das clulas.

Tm funo energtica, pois fornecem energia, essencialmente, para nos movimentarmos e trabalharmos.

Tm funo energtica porque produzem energia que nos protege do frio. Tm funo plstica, pois entram na constituio de materiais do organismo, como sejam as membranas celulares. Tambm so transportadores de vitaminas.

Embora necessrias em doces muito pequenas, desempenham um importante papel na defesa contra certas doenas funo protectora. Contribuem tambm para que os outros nutrientes possam ser utilizados pelo organismo.

Apesar de no serem absorvidas pelo organismo, tm grande importncia porque regulam o funcionamento intestinal funo reguladora.

Tm funo plstica na medida em que alguns intervm na construo do organismo, fazendo parte das clulas, dos lquidos dos dentes e dos ossos. Tm funo reguladora porque intervm nas reaces que ocorrem no organismo.

a substncia que existe em maior quantidade na constituio dos seres vivos. O seu papel indispensvel nas reaces vitais do organismo.

importante comer alimentos que contenham todos os nutrientes necessrios, no s em qualidade como em quantidade; As tabelas com a composio dos alimentos podem ajudar organizao de uma dieta equilibrada; A roda dos alimentos e a pirmide alimentar podem, de uma forma mais simples, dar uma ideia das quantidades relativas de alimentos que devem ser consumidos.

PREFERE
Beber gua; Comer alimentos com muitas protenas; Alternar o consumo de carne com peixe e lacticnios com pouca gordura; Consumir essencialmente glcidos complexos; Utilizar legumes e frutos frescos; Consumir cereais integrais e utilizar azeite.

EVITA
Consumir refrigerantes; Consumir diariamente grandes quantidades de carne; Comer bolos, biscoitos e outros doces em demasia; Consumir alimentos com muitas gorduras; Consumir cereais refinados; Utilizar margarinas.

A obesidade o acumulo de gordura no organismo alm da necessidade. Tecnicamente, sempre que houver maior ingesto de calorias do que o gasto energtico do corpo haver acumulo de calorias na forma de gordura. O corpo humano armazena estas calorias extras nesta forma porque o meio mais eficaz, armazenando o dobro de calorias no mesmo peso do que se estivesse armazenando como protena.

Nas diversas etapas do seu desenvolvimento, o organismo humano o resultado de diferentes interaces entre o seu patrimnio gentico (herdado de seus pais e familiares), o ambiente scio econmico, cultural e educativo e o seu ambiente individual e familiar.

A anorexia nervosa uma disfuno alimentar, caracterizada por uma rgida e insuficiente dieta alimentar e stress fsico. A anorexia nervosa uma doena complexa, envolvendo componentes psicolgicos, fisiolgicos e sociais.

Uma pessoa com anorexia nervosa chamada de anorctica. A anorexia nervosa afecta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicolgico.

A anorexia nervosa afecta muito mais pessoas jovens (entre 15 a 25 anos), e do sexo feminino (95% dos casos ocorrem em mulheres). Muitos especialistas acreditam que a principal (mas no a nica) causa so os transtornos alimentares.

Danos intestinais, quando o anorctico faz uso excessivo de laxativos. Danos ao rim, quando o anorctico faz uso excessivo de diurticos. Anemia, devido ao baixo nvel de ferro. Osteoporose, devido ao baixo nvel de clcio.

Deficincias no sistema endcrino, que levam parada do ciclo menstrual em mulheres. Constipao. Lbios muito secos. Pobre circulao do sangue, resultando em cor roxa em extremidades. Dores de cabea.

Uma vez instalada, inicialmente a anorexia rouba a crtica em relao ao prprio corpo. A pessoa v-se gorda quando de facto no . Essa concepo distorcida do prprio corpo de natureza delirante Nas adolescentes a anorexia causa: interrupo do crescimento e da maturidade sexual; baixo rendimento intelectual; vulnerabilidade infeces; queda de cabelo e quebra das unhas; amolecimento dos dentes.

Tipo Restritivo: Neste tipo a perda de peso conseguida principalmente atravs de dietas, jejuns ou exerccios excessivos. Tipo Compulso Peridica/ Purgativo: quando o paciente se envolve regularmente em compulses de comer seguidas de purgaes durante o episdio actual de anorexia.

Existem duas grandes dificuldades no tratamento da anorexia: A demora em procurar o atendimento mdico; E a falta de aceitao de tratamento.

Na realidade, a primeira reflecte a recusa da famlia em aceitar a doena e a segunda a recusa do paciente. A recusa da famlia deve-se, principalmente influncia de parentes, leigos que acham a anorexia um simples capricho, uma teimosia ou algo que vai passar.

A IGNORNCIA TAMBM PODE MATAR.

A bulimia nervosa uma disfuno alimentar associada anorexia nervosa, com uma diferena: a pessoa bulimia tende a apresentar perodos em que se alimenta em excesso, seguidos pelo sentimento de culpa por causa do ganho de peso. Para "compensar" o ganho de massa, o bulmico exercita-se de forma desmedida, vomita o que come e/ou faz uso excessivo de purgantes e diurticos.

Alm dos mesmos danos sade causado pela anorexia, a bulimia nervosa tem outras complicaes, tais como danos severos ao esfago, s glndulas salivares e aos dentes, por causa do cido estomacal, presente no vmito, que corri tais rgos.

Pouco se conhece a respeito das causas da Bulimia Nervosa. Possivelmente exista um modelo onde mltiplas causas devem interagir para o surgimento da doena, incluindo aspectos socioculturais, psicolgicos, individuais e familiares, neuroqumicos e genticos. Diversos factores favorecem o aparecimento dessas doenas: predisposio gentica, moda que determina a magreza absoluta como smbolo de beleza e elegncia, a presso da famlia e do grupo social, ...

Ingesto exagerada de alimentos em curtos perodos de tempo sem o aumento correspondente do peso corporal; Vmitos auto-induzidos por inverso dos movimentos peristlticos ou colocando o dedo na garganta;

Uso de laxantes e diurticos indiscriminadamente; dietas severas intermediadas por repentinas perdas de controle que leva ingesto compulsiva de alimentos; Distrbios depressivos, de ansiedade, comportamento obsessivo compulsivo, auto-mutilao.

Tipo Purgativo: este tipo descreve apresentaes nas quais o paciente se envolveu regularmente na auto induo de vmito ou no uso indevido de laxantes, diurticos durante o episdio actual. Tipo Sem Purgao: este subtipo descreve apresentaes nas quais o paciente usou outros comportamentos compensatrios inadequados, tais como jejuns ou exerccios excessivos, mas no se envolveu regularmente na auto-induo de vmitos ou no uso indevido de laxantes, diurticos durante o episdio actual.

O tratamento da bulimia continua a ser difcil. No h medicamentos especficos que restabeleam a correcta percepo da imagem corporal ou desejo de perder peso. Por enquanto as medicaes tm sido paliativos. As mais recomendadas so os anti depressivos tricclicos (possuem como efeito colateral o ganho de peso).

Existem doenas do comportamento alimentar, como a anorexia e a bulimia, que podem causar graves perturbaes no funcionamento do organismo; As sociedades industrializadas modernas tm tendncia para uma superalimentao, que acarreta numerosas doenas.

Internet (www.google.pt); Manual de Cincias da Natureza do 6Ano, Magia da Vida PERALTA, Catarina Rosa, CALHAU, Maria Beleza, SOUSA, Maria Fernanda de. Manual de Cincias Naturais do 9an Planeta Vivo, SILVA, Amparo Dias da; GRAMAXO, Fernanda; BALDAIA, Ludubina.

Carla Patrcia Soares, 9A N.4 Joana Filipa da Costa, 9A N.11 Slvia Marisa Ferreira, 9A N.19

ANO LECTIVO: 2006/2007

Anda mungkin juga menyukai