Anda di halaman 1dari 5

ARGONAUTAS DO GURUPI

Por: Jos Ribamar Bessa Freire


Professor da Faculdade de Educao da UERJ e Coordenador do Programa de Estudos dos Povos Indgenas. Professor do PPG em Memria Social da UFRJ.

Nelson Rodrigues s se deslumbrou com "a psicloga da PUC" porque no conheceu "a antroploga da Folha". Mas ela existe. a Ktia Abreu. ela quem diz aos leitores da Folha de S. Paulo, com muita autoridade, quem ndio no Brasil. ela quem religiosamente, todos os sbados, em sua coluna, nos explica como vivem os "nossos aborgenes". ela quem nos ensina sobre a organizao social, a distribuio espacial e o modo de viver deles. Podeis obtemperar que o caderno Mercado, onde a coluna publicada, no lugar adequado para esse tipo de reflexo e eu vos respondo que no pecado se aproveitar das brechas da mdia. Mesmo dentro do mercado, a autora conseguiu discorrer sobre a temtica indgena, no se intimidou nem sequer diante de algo to complexo como a estrutura de parentesco e teorizou sobre "aborigenidade", ou seja, a identidade dos "silvcolas" que constitui o foco central de sua digamos assim linha de pesquisa. A maior contribuio da antroploga da Folha talvez tenha sido justamente a recuperao que fez de categorias como "slvicola" e "aborgene", muito usadas no perodo colonial, mas lamentavelmente j esquecidas por seus colegas de ofcio. Desencav-las foi um trabalho de arqueologia num sambaqui conceitual, que demonstrou, afinal, que um conceito nunca morre, permanece como a bela adormecida espera de algum que o desperte com um beijo. No precisa nem recicl-lo. Foi o que Ktia Abreu fez. Com tal ferramenta inovadora, ela estabeleceu as linhas de uma nova poltica indigenista, depois de fulminar e demolir aquilo que chama de "antropologia imvel" que seria praticada pela Funai. Sua abordagem vai alm do estudo sobre a relao observador-observado na pesquisa antropolgica, no se limitando a ver como ndios observam antroplogos, mas como quem est de fora observa os antroplogos sendo observados pelos ndios. No sei se me fao entender. Mas em ingls seria algo assim como Observing Observers Observed.

Os argonautas do Gurupi Todo esse esforo de abstrao desaguou na criao de um modelo terico, a partir do qual Ktia Abreu sistematizou um ousado mtodo etnogrfico conhecido como abreugrafia que, nos anos 1940, no passava de um prosaico exame de raios X do trax, uma tcnica de tirar chapa radiogrfica do pulmo para diagnosticar a tuberculose, mas que foi ressignificado. Hoje, abreugrafia a descrio etnogrfica feita com o mtodo inventado por Ktia Abreu, no caso uma espcie de raio X das sociedades indgenas. Esse mtodo de coleta e registro de dados foi empregado na elaborao dos trs ltimos artigos assinados pela antroploga da Folha: Uma antropologia imvel (17/11), A Tragdia da Funai (03/11/) e At abuso tem limite (27/10) que bem mereciam ser editados, com outros, num livro intitulado "Os argonautas do Gurupi". So textos imperdveis, que deviam ser leitura obrigatria de todo estudante que se inicia nos mistrios da antropologia. A etnografia refinada e apurada que da resulta quebrou paradigmas e provocou uma ruptura epistemolgica ao ponto de no-retorno. A antroploga da Folha aplicou aqui seu mtodo revolucionrio a abreugrafia que substituiu o tradicional trabalho de campo, tornando caducas as contribuies de Boas e Malinowski. At ento, para estudar as microssociedades no ocidentais, o antroplogo ia conviver l, com os nativos, tinha de "viver na lama tambm, comendo a mesma comida, bebendo a mesma bebida, respirando o mesmo ar" da sociedade estudada, numa convivncia prolongada e profunda com ela, como em 'Lama', interpretada por Nbia Lafayette ou Maria Bethania. A abreugrafia acabou com essas presepadas. Nada de cantoria. Nada de anthropological blues. Agora, o antroplogo j no precisa se deslocar para stios longnquos, nem viver um ano a quatro mil metros de altura, numa pequena comunidade nos Andes, comendo carne de lhama, ou se internar nas selvas amaznicas entre os huitoto, como fez um casal de amigos meus. E tem ainda uma vantagem adicional: com a abreugrafia, os antroplogos nunca mais sero observados pelos ndios. Em que consiste, afinal, esse mtodo que dispensa o trabalho de campo? simples. Para conhecer os ndios, basta to somente pagar entrevistadores terceirizados. Foi o que fez a Confederao da Agricultura e Pecuria do Brasil (CNA) que, por acaso, presidida por Ktia Abreu. A CNA encomendou pesquisa ao Datafolha que, por acaso, pertence empresa dona do jornal onde, por acaso, escreve Ktia. Est tudo em casa. Por acaso.

Terra vista Os pesquisadores contratados, sempre viajando em duplas um homem e uma mulher realizaram 1.222 entrevistas em 32 aldeias com cem habitantes ou mais, em todas as regies do pas. Os resultados mostram que 63% dos ndios tm televiso, 37% tem aparelho de DVD, 51% geladeira, 66% fogo a gs e 36% telefone celular. "A margem de erro" rejubila-se o Datafolha " de trs pontos percentuais para mais ou para menos". "Eu no disse! Bem que eu dizia" repetiu Ktia Abreu no seu ltimo artigo, no qual gritou "terra vista", com o tom de quem acaba de descobrir o Brasil. O acesso dos ndios aos eletrodomsticos foi exibido por ela como a prova de que os "silvcolas" j esto integrados ao modo de vida urbano, ao contrrio do que pretende a Funai, com sua "antropologia imvel" que "busca eternizar os povos indgenas como primitivos e personagens simblicos da vida simples". A antroploga da Folha, filiada corrente da "antropologia mvel", seja l o que isso signifique, concluiu: "Nossos tupis-guaranis, por exemplo, so estudados h tanto tempo quanto os astecas e os incas, mas a iluso de que eles, em seus sonhos e seus desejos, esto parados, no resiste a meia hora de conversa com qualquer um dos seus descendentes atuais". Antroplogos da velha guarda que persistem em fazer trabalho de campo alegam que Ktia Abreu, alm de nunca ter conversado sequer um minuto com um ndio, arrombou portas que j estavam abertas. Qualquer aluno de antropologia sabe que as culturas indgenas no esto congeladas, pois vivem em dilogo com as culturas do entorno. Para a velha guarda, Ktia Abreu cometeu o erro dos geocntricos, pensando que os outros esto imveis e ela em movimento, quando quem est parada no tempo ela, incapaz de perceber que no o sol que d voltas dirias em torno da terra. No seu artigo, a antroploga da Folha lamenta que os ndios "continuem morrendo de diarreia". Segundo ela, isso acontece, no porque os rios estejam poludos pelo agronegcio, mas "porque seus tutores no lhes ensinaram que a gua de beber deve ser fervida". Esses tutores representados pela FUNAI escreve ela so responsveis por manter os ndios "numa situao de extrema pobreza, como brasileiros pobres". Numa afirmao cuja margem de erro de 3% para mais ou para menos, ela conclui que os ndios no precisam de tutela.

Quem precisa de tutela intelectual Ktia Abreu retrucam os antroplogos invejosos da velha guarda, que desconhecem a abreugrafia. Eles contestam a pobreza dos ndios, citando Marshall Sahlins atravs de postagem feita no facebook por Eduardo Viveiros de Castro: "Os povos mais 'primitivos' do mundo tem poucas posses, mas eles no so pobres. Pobreza no uma questo de se ter uma pequena quantidade de bens, nem simplesmente uma relao entre meios e fins. A pobreza , acima de tudo, uma relao entre pessoas. Ela um estatuto social. Enquanto tal, a pobreza uma inveno da civilizao. Ela emergiu com a civilizao"

Miss Desmatamento A concluso mais importante que a antroploga da Folha retira das pesquisas realizadas com a abreugrafia de que os "aborgenes", j modernizados, no precisam de terras que, alis, segundo a pesquisa, uma preocupao secundria dos ndios, evidentemente com uma margem de erro de trs pontos para mais ou para menos. Reduzir o ndio terra o mesmo que continuar a querer e imagin-lo nu escreve a antroploga da Folha, que no quer ver o ndio nu em seu territrio. "Falar em terra tirar o foco da realidade e justificar a inoperncia do poder pblico. O ndio hoje reclama da falta de assistncia mdica, de remdio, de escola, de meios e instrumentos para tirar o sustento de suas terras. Mais cho no d a ele a dignidade que lhe subtrada pela falta de estrutura sanitria, de capacitao tcnica e at mesmo de investimentos para o cultivo". A autora sustenta que no de terra, mas de fossas spticas e de privadas que o ndio precisa. Demarcar terras indgenas, para ela, significa aumentar os conflitos na rea, porque "ocorre a uma expropriao criminosa de terras produtivas, e o fazendeiro, desesperado, tem que abandonar a propriedade com uma mo na frente e outra atrs". Ficamos, ento, assim combinados: os ndios no precisam de terra, quem precisa so os fazendeiros, os pecuaristas e o agronegcio. Dados apresentados pela jornalista Verenilde Pereira mostram que na rea Guarani Kaiow existem 20 milhes de cabeas de gado que dispem de 3 a 5 hectares por cabea, enquanto cada ndio no chega a ocupar um hectare. Um discpulo menor de Ktia Abreu, Luiz Felipe Pond, tambm articulista da Folha, tem feito enorme esforo para acompanhar a produo intelectual de sua mestra, usando as tcnicas da abreugrafia, sem sucesso, como mostra artigo por ele publicado com o ttulo Guarani Kaiow de boutique (9/11), onde tenta debochar da solidariedade recente aos Kaiow que explodiu nas redes sociais.

Ktia Regina de Abreu, 50 anos, empresria, pecuarista e senadora pelo Tocantins (ex-DEM,atual PSD), no apenas antroploga da Folha. tambm psicloga formada pela PUC de Gois, reunindo dois perfis que deslumbrariam Nelson Rodrigues. Bartolom De las Casas, reconhecido defensor dos ndios no sculo XVI, contesta o discurso do cronista do rei, Gonzalo Fernandez de Oviedo, questionando sua objetividade pelo lugar que ele ocupa no sistema econmico colonial: Se na capa do livro de Oviedo estivesse escrito que seu autor era conquistador, explorador e matador de ndios e ainda inimigo cruel deles, pouco crdito e autoridade sua histria teria entre os cristos inteligentes e sensveis. O que que ns podemos escrever na capa do livro "Os Argonautas do Gurupi" de Ktia Abreu, eleita pelo movimento ambientalista como Miss Desmatamento? Que crdito e autoridade tem ela para emitir juzos sobre os ndios? O que diriam os cristo inteligentes e sensveis contemporneos? Respostas em cartas redao, com a margem de erro de 3% para mais ou para menos.

Disponvel em: http://www.adital.com.br/site/noticia_imp.asp?lang=PT&img=S&cod=72391, acesso em 25/02/2013.

Anda mungkin juga menyukai