Anda di halaman 1dari 28

CISTOS OVARIANOS

Um cisto ovariano, tambm conhecido como cistos de ovrio, so pequenas quantidades de fludo encontrados no ovrio, que so envolvidas por uma delgada parede. Qualquer folculo ovariano que apresente dimetro maior do que dois centmetros, recebe a classificao de cisto ovariano. So comumente encontrados em mulheres que se encontram em idade reprodutiva, sendo as mais propensas as que se encontram entre a faixa etria de 20 a 35 anos, as portadoras de endometriose ou com doena inflamatria plvica. A utilizao de hormnios no responsvel pela formao de cistos. Existem dois tipos de cistos ovarianos e suas subdivises, que so os cistos funcionais (fazem parte do processo normal de menstruao) e os cistos dermides

Cistos Funcionais

Cisto folicular: o mais comum. Pode ser originado na ausncia de ovulao, e tambm, quando um folculo no rompe ou no libera o seu vulo, resultando em seu crescimento (o cisto). Normalmente sua formao ocorre durante a ovulao e pode alcanar o dimetro de 5,8 centmetros. Apresenta parede delgada preenchida por fluido claro. Sua ruptura pode ocasionar forte dor no lado do ovrio em que apareceu. Essa dor aparece durante o ciclo menstrual, durante a ovulao. Geralmente, este tipo de cisto no gera sintomas, desaparecendo sozinho dentro de meses. Cisto de corpo lteo: este tipo de cisto funcional e pode romper no perodo da menstruao, levando at trs meses para sumir completamente. Aps a liberao do vulo por parte do folculo, este ltimo torna-se uma glndula temporria secretria conhecida como corpo lteo. O folculo rompido passa a produzir grandes quantidades de estrognio e progesterona em preparao para a concepo. Caso a gravidez no ocorra, o correto o corpo lteo desaparecer. Porm, este pode encher-se de fluido ou sangue e se expandir

tornando-se um cisto e permanecer no ovrio. Normalmente este tipo de cisto no causa sintomas. Todavia, ele pode crescer at 10 centmetros de dimetro e sangrar ou torcer o ovrio, causando por plvica ou abdominal. Se este encontrar-se repleto de sangue, poder romper e causar um sangramento interno e dor sbita. O cisto de corpo lteo no gera riscos para a gravidez. Em mulheres que utilizam a plula anticoncepcional, normalmente no h a formao desse tipo de cisto. Cisto hemorrgico: pode acontecer quando um vaso sanguneo bem pequeno, localizado na parede do cisto, se rompe e o sangue fica aprisionado no cisto. Pode haver dor abdominal do lado em que se encontra. Este pode vir a romper, liberando o sangue para a cavidade abdominal, causando muita dor. Normalmente no se faz necessria a realizao de cirurgia, mesmo quando h o rompimento do cisto.

Cistos Dermides

Cisto endometriide: formado quando um pequeno pedao de tecido endometrial sangra, desprende-se e cresce no ovrio. Quando h o rompimento desse cisto, o material alcana a plvis, superfcie uterina, bexiga e intestino. O tratamento para este tipo de cito pode ser cirrgico ou mdico. Cistos patolgicos: outros cistos so patolgicos, como por exemplo, os encontrados na sndrome dos ovrios policsticos ou aqueles associados a tumores. Esta sndrome est relacionada com infertilidade, sangramento anormal, aumento na incidncia de perda fetal e de complicaes durante a gestao

Sinais e sintomas
Os cistos no ovrio frequentemente no apresentam sintomas. Os sintomas que ocorrem normalmente so dor ou atraso no perodo menstrual. provvel que um cisto ovariano cause dor se:

Aumentar de tamanho Sangrar Romper-se Sofrer uma coliso durante a relao sexual For torcido ou provocar a toro das trompas de Falpio

Entre outros, os sintomas dos cistos ovarianos so:


Inchao no abdmen Dor ao evacuar

Dor na plvis pouco antes ou depois do incio do perodo menstrual Dor durante as relaes sexuais ou dor plvica ao mover-se Dor plvica - dor leve e constante Dor plvica sbita e forte, frequentemente acompanhada de nusea e vmito, podendo ser um sinal de toro do suprimento sanguneo do ovrio ou de ruptura de um cisto acompanhada de sangramento interno

Os cistos foliculares no costumam provocar alteraes nos perodos menstruais, sendo mais frequentes com cistos de corpo lteo. Alguns cistos podem provocar ndoas ou sangramentos.

DIAGNOSTICO
Seu mdico pode descobrir um cisto durante um exame fsico ou em uma ecografia solicitada por outra razo. A ecografia realizada em muitas pacientes para diagnosticar um cisto. O mdico pode pedir para v-la novamente em 4 a 6 semanas para certificar-se de que o cisto desapareceu. Outros exames de imagem que podem ser realizados:

Tomografia computadorizada Estudos de fluxo com doppler Ressonncia magntica

O cisto no ovrio pode ser sentido em um exame plvico.


Seu mdico pode solicitar os seguintes exames de sangue:

Exame CA 125, para buscar um possvel cncer em mulheres que atingiram a menopausa ou para as quais um exame de ultrassom detectou irregularidades Nveis hormonais (tais como LH, FSH, estradiol e testosterona) Teste de gravidez (HCG)

Tratamento
Os cistos ovarianos funcionais geralmente no necessitam de tratamento. Eles geralmente somem depois de 8 a 12 semanas sem tratamento. Plulas anticoncepcionais podem ser prescritas durante 4 a 6 semanas. Seu uso a longo prazo pode diminuir o surgimento de novos cistos no ovrio. As plulas no diminuem o tamanho dos cistos j presentes no ovrio, que geralmente desaparecem sozinhos

Pode ser necessria a realizao de cirurgia para a remoo de cistos ou do ovrio para garantir a ausncia de clulas cancergenas. O procedimento cirrgico mais provvel para Cistos complexos no ovrio que no desaparecem Cistos que apresentam sintomas e que no desaparecem Cistos simples no ovrio que so maiores que 5 a 10 centmetros Mulheres que esto na menopausa ou prximas desse perodo

Os tipos de cirurgia para cistos no ovrio so:


Laparotomia exploradora Laparoscopia plvica para remoo do cisto ou do ovrio

Seu mdico pode recomendar outros tratamentos caso um distrbio, como a doena do ovrio policstico, seja a causa dos cistos no ovrio.

Preveno
Caso no esteja tentando engravidar e apresente cistos com frequncia, voc pode evit-los ministrando hormnios (plulas anticoncepcionais, por exemplo), que previnem o crescimento dos folculos.

Cuidados de Enfermagem:
1) Manter a paciente em posio de semi- Fowler para facilitar a drenagem de secrees; 2) Controlar e registrar as caractersticas da secreo vaginal; 3) Analgesia conforme a prescrio mdica; 4) Aplicao de calor no abdmen; 5) Estimular a higiene perineal freqente; 6) Explicar a paciente sobre os procedimentos realizados e sobre a patologia
;

Bibliografia

www.medlearn.com.br/index.php/doenca_inflamatoria_pelvica/ www.ask.com/Cisto+Doena medico.uol.com.br/br/.../cistos.../causas-incidencia-e-fatores-de-risco

cncer de ovrio
O cncer de ovrio considerado o cncer ginecolgico mais difcil de ser diagnosticado. A maioria dos tumores malignos de ovrio s se manifesta em estgio avanado. o cncer ginecolgico mais letal, embora seja menos frequente que o cncer de colo do tero. O cncer de ovrio pode ocorrer em qualquer faixa etria, mas acomete principalmente as mulheres acima de 40 anos de idade. a quarta causa de morte por cncer em mulheres, sendo o mais letal dos tumores ginecolgicos. Isso se deve ao fato de que na maioria dos casos, o diagnstico precoce no frequente, j que so tumores de crescimento lento com sintomas que levam algum tempo para se manifestarem. O quadro clnico no muito especfico e pode se manifestar como dor abdominal difusa, isto , que se espalha por vrias direes, constipao, aumento de volume do abdmen e desconforto digestivo ou dispepsia. Existem trs tipos principais de tumores de ovrio:

Tumores Epiteliais - Comeam a partir das clulas que cobrem a superfcie exterior do ovrio. A maioria dos tumores ovarianos so tumores de clulas epiteliais. Tumores de Clulas Germinativas - Comeam a partir das clulas que produzem os vulos. Tumores Estromais - Comeam a partir de clulas de tecidos estruturais que mantm os ovrios juntos para a produo dos hormnios femininos estrognio e progesterona.

A maioria destes tumores benigna e no se dissemina para alm do ovrio. Os tumores benignos podem ser tratados mediante a remoo de qualquer dos ovrios ou a parte do ovrio que contm o tumor. Os tumores ovarianos malignos, podem se disseminar (metstase) para outras partes do corpo.

Sinais e sintomas
mais frequente o aparecimento de sintomas quando a doena se disseminou para outros rgos. Os sintomas mais comuns podem incluir:

Inchao. Dor plvica ou inchao abdominal. Dificuldade de comer ou sensao de plenitude. Necessidade urgente e frequente de urinar.

Estes sintomas so tambm comumente causados tanto por outras doenas no cancergenas como por outros tipos de cncer. Quando so causados pelo cncer de ovrio, tendem a ser persistentes e representam uma alterao do normal, por exemplo,

ocorrem com mais frequncia ou so mais severos. Se uma mulher apresentar estes sintomas quase que diariamente por mais de algumas semanas, deve consultar seu mdico, de preferncia um ginecologista. Fique atenta tambm a esses sintomas:

Sensao de fadiga constante. Gordura abdominal localizada. Dor nas costas. Dor durante a relao sexual. Mudanas no funcionamento do intestino. Alteraes menstruais. Inchao abdominal com perda de peso. Ganho ou perda de peso de forma repentina.

muito importante ficar atenta a qualquer alterao significativa na sade e procurar um mdico o quanto antes Os trs principais tipos de tumores de ovrio so:

Cncer Epitelial de Ovrio

O cncer epitelial de ovrio se desenvolve a partir das clulas que cobrem a superfcie externa do ovrio. A maioria dos tumores epiteliais benigna. Existem vrios tipos de tumores benignos epiteliais, incluindo adenomas serosos, adenomas mucinosos e tumores de Brenner. Os tumores epiteliais malignos so carcinomas. Os subtipos do cncer epitelial de ovrio incluem: tumores com baixo potencial de malignidade, tumores epiteliais malignos de ovrio, carcinoma peritoneal primrio, e cncer das trompas de Falpio.

Cncer de Clulas Germinativas do Ovrio

O cncer de clulas germinativas do ovrio se desenvolve a partir das clulas que produzem os vulos. A maioria dos tumores de clulas germinativas benigna, embora alguns sejam cancerosos. Menos de 2% dos cnceres de ovrio so tumores de clulas germinativas. Os subtipos do cncer de clulas germinativas de ovrio incluem: teratoma, disgerminoma, tumor do seio endodrmico (tumor do saco vitelino), e coriocarcinoma.

Cncer Estromal do Ovrio

O cncer estromal de ovrio se desenvolve a partir de clulas do tecido conjuntivo que mantm os ovrios juntos para a produo dos hormnios femininos estrognio e progesterona. Os subtipos de cncer estromal de ovrio incluem: tumores de clulas granulosas, tumores da teca granulosa, e tumores de clulas de Sertoli-Leydig. Estes tumores so bastante raros e geralmente so considerados cnceres de baixo grau, com cerca de 70%

que se apresenta como a fase inicial da doena. Os tecomas e os fibromas so tumores benignos de estroma. Cerca de 1% dos cnceres de ovrio so tumores do estroma ovariano. Mais de metade dos tumores estromais so encontrados em mulheres com mais de 50 anos, mas cerca de 5% dos tumores estromais ocorrem em mulheres jovens

Diagnostico
A grande dificuldade desse tipo de cncer sempre foi o diagnstico precoce, determinante para a cura ou sobrevida da paciente. Exames isolados nem sempre so capazes de mostrar a doena em sua fase inicial, mas tentativas de desenvolver um processo que seja eficaz nessa descoberta esto em andamento. Uma coisa certa: esse cncer no tem relao com o aparecimento de cistos benignos no ovrio (ou cistos funcionais) ou com a sndrome dos ovrios policsticos. Essa sndrome, de origem hormonal, atinge 15% das mulheres em idade reprodutiva e tem sintomas bem claros: irregularidade menstrual, aumento dos pelos no corpo, da oleosidade na pele e da concentrao de gordura corporal. Histrico Clnico e Exame Fsico Durante a consulta o mdico far perguntas sobre seu histrico clnico e de seus familiares prximos. Ele tambm perguntar sobre possveis fatores de risco e sintomas para avaliar se algo possa sugerir um cncer de ovrio. O exame fsico fornece informaes sobre sua sade geral, possveis sinais de cncer de ovrio, e outros problemas de sade. No exame plvico, o mdico procurar sentir algum aumento no ovrio e sinais de lquido no abdome (ascite). Consultando um Especialista Se o exame ginecolgico e outros exames sugerem que voc possa ter cncer de ovrio, ser necessrio consultar um mdico especialista. Qualquer pessoa com suspeita de cncer de ovrio deve consultar um oncologista antes da cirurgia

Tratamento
Aps o diagnstico e estadiamento da doena, o mdico discutir com a paciente as opes de tratamento. Dependendo do estgio da doena e alguns outros fatores, as principais opes de tratamento para pacientes com cncer de ovrio podem incluir a cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia alvo. Em muitos casos, mais do que um desses tratamentos ou uma combinao deles podem ser utilizados. Alguns fatores podem ser decisivos na escolha do tipo de tratamento, como estado geral de sade, se a paciente planeja ter filhos, alm de outras consideraes pessoais. Em funo das opes de tratamento definidas para cada paciente, a equipe mdica dever ser formada por especialistas, como cirurgio, oncologista e radioterapeuta. Mas, muitos outros podero estar envolvidos durante o tratamento, como, ginecologistas, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e psiclogos.

importante que todas as opes de tratamento sejam discutidas com o mdico, bem como seus possveis efeitos colaterais, para ajudar a tomar a deciso que melhor se adapte s necessidades de cada paciente.

PREVENO
As mulheres devem estar atentas aos fatores de risco e consultar regularmente o seu mdico, principalmente aquelas acima de 50 anos. Fatores hormonais, ambientais e genticos esto relacionados com o aparecimento do cncer de ovrio. Histria familiar o fator de risco isolado mais importante. Cerca de 10% dos casos apresentam componente gentico ou familiar, e 90% so espordicos, isto , sem fator de risco conhecido. Ter tido cncer de mama, tero ou colorretal ou nunca ter engravidado tambm aumenta o risco de ter cncer de ovrio. Alguns estudos sugerem que a ingesto do hormnio estrognio (sem progesterona) por 10 anos ou mais pode aumentar a chance de a mulher vir a ter esse tipo de tumor. A presena de cistos no ovrio, bastante comum, no deve ser motivo para pnico. O perigo s existe quando eles so maiores que 10 cm e possuem reas slidas e lquidas. Nesse caso, quando detectado o cisto, a cirurgia o tratamento indicado. O exame preventivo ginecolgico (Papanicolaou) no detecta o cncer de ovrio, j que especfico para detectar o cncer do colo do tero.

Anda mungkin juga menyukai