Anda di halaman 1dari 3

Sistema Digestrio

Definir sistema digestrio O aparelho digestivo, digesto ou digestrio ou ainda sistema digestrio o sistema que, nos humanos, responsvel por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessrios s diferentes funes do organismo, como crescimento, energia para reproduo , locomoo , etc. composto por um conjunto de rgos que tm por funo a realizao da digesto. Sua extenso desde a boca at o nus de 6 a 9 metros em um ser humano adulto. Conceituar canal alimentar e rgos anexos O trato digestrio um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao nus, sendo tambm chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas do trato digestrio incluem: boca, faringe, esfago, estmago, intestino delgado, intestino grosso, reto e nus. O comprimento do trato gastrintestinal, medido no cadver, de cerca de 9m. Na pessoa viva menor porque os msculos ao longo das paredes dos rgos do trato gastrintestinal mantm o tnus. O trato gastro intestinal um tubo longo e sinuoso de 10 a 12 metros de comprimento desde a extremidade ceflica (cavidade oral) at a caudal (nus). Os rgos digestrio acessrios so os dentes, a lngua, as glndulas salivares, o fgado, vescula biliar e o pncreas. Os dentes auxiliam no rompimento fsico do alimento e a lngua auxilia na mastigao e na deglutio. Os outros rgos digestrios acessrios, nunca entram em contato direto com o alimento.

Produzem ou armazenam secrees que passam para o trato gastrintestinal e auxiliam na decomposio qumica do alimento.

Citar as glndulas salivares As glndulas salivares so consideradas rgos anexos do sistema digestrio. Sua secreo a salivar, responsvel pelo umedecimento, pela dissoluo, pela lubrificao do alimento e pelo incio da digesto dos polissacardeos por ao da enzima amilase ou ptialina). Uma funo adicional a de manter presente uma camada lquida que mantm a tnica mucosa da boca sadia e facilita a funo dos botes gustativos. Embora existam glndulas salivares menores ( labiais bucais, palatinas, linguais, incisivas e molares) so mais importantes os trs pares de glndulas salivares maiores: partidas,submandibulares e sublinguais. A glndula partida a maior das trs glndulas salivares pares. Localiza-se entre o ramo da mandbula e o processo estilide do temporal. No seu interior est o ducto parotdeo. Este ducto entra na cavidade da boca atravs de um pequeno furo na altura do segundo dente molar maxilar. A maior parte da saliva serosa produzida pela partida. A glndula atravessada pela artria cartida externa e pelo nervo facial (VII par craniano) e suas ramificaes.

Sistema Digestrio

infeco da glndula partida se d o nome de parotidite. Uma das causas mais comuns de infeco da glndula atravs do vrus da caxumba. Glndula submandibular: localiza-se anteriormente parte mais inferior da partida, protegida pelo corpo da mandbula. O ducto submandibular abre-se no assoalho da boca, abaixo da lngua, prximo ao plano da boca. Glndula sublingual: menor do que as duas anteriores, situandose lateral e inferiormente lngua, sob a mucosa que reveste o assoalho da boca. Sua secreo lanada na cavidade da boa, sob a poro mais anterior da lngua, por canais que desembocam, independentemente, por uma srie de orifcios, no assoalho da cavidade da boca. Cite a ordem do canal alimentar Cavidade da boca, fauces, faringe, esfago, estmago, intestino delgado, intestino grosso, reto e nus. Definir diafragma O diafragma um msculo estriado esqueltico em forma de cpula e principal responsvel pela respirao humana (tambm auxiliado pelos msculos intercostais e outros msculos acessrios); serve de fronteira entre a cavidade torcica e a abdominal; est coberto pelo peritnio em sua face inferior, e adjacente pleura parietal em sua face superior.

Quais os rgos anexos do canal alimentar? Os rgos anexos so: glndulas salivares, fgado e pncreas. Citar a constituio do intestino delgado e grosso.

O intestino delgado um tubo que faz parte da primeira poro dos intestino sendo composto de quatro camadas teciduais concntricas: camada serosa, muscular externa, submucosa e mucosa responsvel pela digesto e absoro de nutrientes para o organismo O intestino grosso sendo a poro terminal do sistema alimentar, mais curto e mais grosso que o delgado, apresentando ao exame externo, dilataes limitadas por sulcos transversais denominadas de haustros, trs formao em fita denominadas de tnias responsveis pela condensao da musculatura longitudinal percorrendo toda sua extenso e acmulos de gordura saliente na serosa das vsceras os apndices epiplicos Definir e citar os lobos do fgado.

O fgado possui quatro lobos: o direito (o maior), o esquerdo, o quadrado, o caudado. Unindo os lobos esquerdo e direito, h o ligamento falciforme; e fazendo a juno entre o fgado e o Msculo Diafragma, h dois ligamentos: o triangular e o coronrio. Qual a diviso do pncreas e cite as substancias de secreo interna e externa. O pncreas pode ser dividido em quatro partes: cabea, colo, corpo e calda.

Sistema Digestrio

As substancias de secreo endcrina a insulina, o glucagon e as substancias de secreo excrina o suco pancretico. Fazer desenho esquemtico dos ductos bilferos

Anda mungkin juga menyukai