Anda di halaman 1dari 45

Realidade social e Poltica do Brasil

REALIDADE SOCIAL E POLTICA DO BRASIL MDULO 02-B

SUMRIO

CAPTULO I Organizao Social CAPTULO II Aspectos do sistema poltico no Brasil CAPTULO III Os movimentos Sociais no Brasil CAPTULO IV A estratificao social e suas formas CAPTULO V A atual realidade do Brasil nos aspectos sociais, econmicos e polticos. Bibliografia

02 02 12 12 16 16 22 22 24 24 33

CAPTULO I

ORGANIZAO SOCIAL FORMAS DE ORGANIZAO SOCIAL


A organizao social de um povo um dos aspectos de sua cultura. No decorrer da histria humana observamos que foram adotadas formas diversas de organizao social, com vistas a conseguir os meios que garantissem a sobrevivncia do grupo. Em alguns casos, a organizao social proporcionou uma vida com mais ou menos as mesmas condies a todos os membros do grupo social. Em outros, o controle da organizao social por uma parte da sociedade, geralmente minoritria, levou essa minoria a uma vida confortvel, custa da condenao da maioria a uma vida subumana. Entre as formas mais importantes do passado esto o comunismo primitivo, o escravismo e o feudalismo. No sculo XX, embora tenham subsistido resqucios de formas anteriores predominaram dois sistemas bsicos: o capitalismo e o socialismo. Comunismo Primitivo. Foi o estgio em que se produzia de acordo com as necessidades do grupo. No havia excedente, sobra. O que se produzia era resultado do trabalho de todo o grupo e era distribudo entre todos os seus membros. Os meios de produo (a terra por exemplo) eram propriedade social, ou seja pertenciam a todo grupo. Escravismo. Com o crescimento dos grupos sociais e o aperfeioamento das tcnicas e dos instrumentos de trabalho, comeou a haver excedente e alguns passaram a viver do controle desses excedentes, tornado-se proprietrios dos meios de produo e passando a explorar o trabalho de outros. Alm disso, com as guerras entre grupos, o grupo derrotado era feito prisioneiro e passava a ser obrigado a trabalhar para os membros do grupo vencedor. Surgiram ento duas camadas sociais: a dos escravos, que trabalhavam, e a dos donos de escravos, que viviam do trabalho de outras pessoas. Esta foi a organizao social na Grcia e na Roma antigas, entre outros povos. O surgimento do escravismo coincide com momento em que o homem deixou de ser nmade para torna-se sedentrio, deixou de se dedicar apenas caa, pesca e coleta, para praticar a agricultura e o pastoreio. Nesse momento comeou a luta para manter a terra plantada em poder do grupo contra os ataques de outros grupos. Feudalismo. Predominou durante a Idade Mdia, em que o poder central (do rei) era muito fraco e se multiplicaram os domnios dos senhores feudais, cada um com seu feudo. O mecanismo de funcionamento do sistema feudal consistia no compromisso de reciprocidade entre o senhor e o servo. Em troca de proteo, o servo prestava ao senhor determinados servios. Normalmente, os servos trabalhavam trs dias por semana na terra do senhor e trs dias nas terras que cultivavam para seu sustento. O trabalho na terra do senhor era

excedente, do qual o senhor se apropriava e que usava para seu conforto ou para se manter na guerra.

SOCIEDADE CAPITALISTA
Com o desenvolvimento do comrcio e o aumento da produo, no final da Idade Mdia, surgiram condies propcias ao desenvolvimento do capitalismo. Os comerciantes chamados burgueses por viverem em burgos ou cidades, compravam as mercadorias a um preo e as vendiam a preos mais altos. Sobrava dinheiro, lucro que utilizavam para comprar mais mercadorias. Dessa forma, foram acumulando dinheiro e riquezas que passaram a aplicar no prprio comrcio e em pequenas indstria que aumentavam seu lucro. Surgiram os bancos que comearam a emprestar dinheiro a juro, obtendo mais lucros. A burguesia passou, ento, a financiar as grandes navegaes, a trazer mercadorias do outro lado do Atlntico e do Pacfico, aumentando mpre mais seu lucro. O dinheiro utilizado para fazer mais dinheiro chama-se capital. O que resulta a mais desse emprego de capital o lucro. O sistema econmico baseado na aplicao do capital com o objetivo de obter sempre mais lucro denomina-se capitalismo. A essa primeira fase do capitalismo chamase capitalismo comercial, por que eram os comerciantes burgueses que detinham o capital e porque o lucro resultava do comrcio, comprava-se por um preo e vendia-se por outro preo superior. A concentrao do capital nas mos dos comerciantes e os inventos da Revoluo Industrial fizeram com que o capitalismo avanasse para uma segunda fase: o capitalismo industrial. Em vez de comprar as mercadorias do artesos, os comerciantes burgueses passaram a manter suas prprias oficinas. Desse forma, no controlavam apenas a comercializao, mas tambm a produo das mercadorias, gerando mais lucros.

As oficinas dos burgueses foram crescendo, transformando-se em grandes fbricas, principalmente a partir da Revoluo Industrial no sculo XVIII. Surgiu o trabalho assalariado e com ele uma nova mercadoria e uma nova fonte de lucro: o trabalho passou a ser encarado como mercadoria pelo capitalista. Este tornou-se o detentor dos meios de produo (dinheiro, fbricas, mquinas, etc.):enquanto o trabalhador ficou dono apenas de sua fora de trabalho. Da, uma concluso lgica: quanto menos o capitalista pagasse pelo trabalho do operrio, mais sobraria para ele, como excedente, como lucro. Formaram-se, ento, as duas classes sociais opostas: de um lado a burguesia e do outro o proletariado (nome originrio de sua grande prole ou nmero de filhos) cada uma lutando por seus interesses. Aumentando sua produo, o capitalista precisava vender sempre mais produtos. Precisava tambm comprar matrias-primas abaixo do custo, o que aumentaria seu ganho e suas vantagens em relao aos concorrentes. Intensificou-se ento a luta pelos mercados fornecedores de matrias-primas e pelo mercados consumidores. As pequenas indstrias foram desaparecendo.

Surgiram os grandes conglomerados industriais, os monoplios, que atravessaram fronteiras, controlando povos e governos de pases fornecedores de matrias-primas e consumidores de produtos industrializados. a terceira fase do capitalismo, a fase docapitalismo monopolista.

CARACTERSTICAS DO CAPITALISMO
Segundo Raymond Aron (1905-1983), o capitalismo apresenta cinco caractersticas mais importantes: - Os meios de produo so objetos de apropriao individual. - A regulagem da economia descentralizada. - Existe separao entre empregadores e empregados. - O mvel predominante a busca do lucro. - Os preos flutuam de acordo com o mercado.

Raymond Aron, seleciona as crtica mais freqentes ao capitalismo: promove a explorao dos trabalhadores ; um regime imoral, pois se baseia na procura do lucro; leva a uma extrema desigualdade de rendas; dominado pela anarquia , ou seja, pela no planificao, pela no repartio voluntria dos recursos e rendas e, por isso, est sempre sujeito a crises, j que os grupos mais fortes abocanham a maior parte dos recursos. O capitalismo baseia-se no livre jogo das foras do mercado, na livre iniciativa, na concorrncia, etc. A idia por trs disso que so os mais capazes que conseguem vencer. Tal idia, porm, totalmente enganosa. A liberdade no regime capitalista j foi definida como a liberdade da raposa no galinheiro livre. Isto : o mercado manipulado e controlado pelos monoplios; quem no tem os meios de produo no pode ter iniciativa, a no ser tentar conseguir um lugar melhor ao sol, que muito difcil; na concorrncia os mais fortes engolem os mais fracos. No campo social, as conseqncias do capitalismo esto vista de todos, especialmente nos pases subdesenvolvidos: salrios de fome, condies precrias de trabalho, desemprego, falta de assistncia a sade, educao insuficiente e deficiente, condies miserveis de vida, concentrao dos recursos em poucas mos, desrespeitos pessoa humana. No campo poltico, o capitalismo transformou o Estado em instrumento de dominao de uma classe sobre outras. Assim, nas lutas trabalhistas, entre empregadores e empregados, o governo geralmente toma partido dos patres, reprimindo as manifestaes dos trabalhadores, prendendo seus lderes, etc.

CRTICAS AO CAPITALISMO

SOCIEDADE SOCIALISTA

O socialismo, entendido como a preocupao por uma sociedade que suprime as desigualdades entre os homens, uma idia que pode ser encontrada no passado remoto da Histria Universal, conceito de sociedade, segundo Arnaldo Spindel. Mas foi s a partir dos sculos XVIII e XIX que as idias socialistas comearam a ser formuladas de modo sistemtico, como tentativa de encontrar uma forma de organizao da sociedade baseada na justia social. A primeira etapa do desenvolvimento socialista chamada de socialismo utpico. Essa denominao deve-se ao fato de seus escritos e propostas no se basearam numa anlise cientfica da sociedade. Entre os socialistas utpicos, podem ser citados os seguintes: Robert Ower (1771-1858). Empresrio ingls que props a supresso da propriedade privada e retribuio do trabalho com bnus e no com dinheiro. Charles Fourier (1772-1837). Planejou os Falanstrios, cidade de trabalho em que cada um escolhia seu posto e tudo era comum - refeitrio, moradias, etc. Louis Blanc (1811-1882). Como funcionrio pblico, criou na Frana as Oficinas Nacionais, que eram fbricas socializadas. Henri de Saint-Simon (1760-1825). Props um governo dos trabalhadores, com a participao de operrios industriais, banqueiros e comerciantes. Aceitava a livre empresa e o lucro dos capitalistas, desde que estes assumissem responsabilidades sociais. Pierre J. Proudhon (1809-1865). Definiu a propriedade como um roubo e o Estado como o brao armado da classe dominante: Quem quer que ponha as mos em mim com a inteno de governar-me um usurpador e um tirano. Declaro-o meu inimigo. (HUNT E. K..e SHERMAN. H.J.) O socialismo alcanou grande impulso com o trabalho de Karl Marx (18181883) e Friedrich Engels (1820-1903), cuja obra deu incio ao chamado socialismo cientfico. O ponto de partida foi o Manifesto do Partido Comunista, publicado em 1848, e que termina com a famosa frase: Proletrios de todos os pases, uni-vos! A principal obra de Marx O Capital. Nela, o autor faz uma crtica minuciosa ao capitalismo, mostrando que seria inevitvel sua superao pelo socialismo como resultado de luta de classe, que o motor da Histria.

CARACTERSTICAS DO SOCIALISMO
Historicamente o socialismo surgiu na crtica ao capitalismo. Por isso mesmo, suas caractersticas so opostas s do sistema capitalista: Apropriao coletiva dos meios de produo. Economia planificada centralizada. No h patres e empregados.

O mvel da economia o bem da coletividade, sob a orientao dos planejadores da economia. Os preos so controlados importante notar que todas essas caractersticas se referem a uma forma ideal de socialismo, ainda no realizada concretamente em nenhum pas. Os pases, socialistas, como a ex-Unio Sovitica e outros pases do Leste europeu, a China, Cuba e muitos outros, representaram caminhos, s vezes diversos, na busca de uma sociedade verdadeiramente socialista.

CRTICAS AO SOCIALISMO
As principais crticas que se fazem ao regime socialista, na forma concreta que foi adotado em vrios pases, referem-se a trs pontos bsicos. 1) os limites impostos liberdade individual: o indivduo estaria submetido ao interesse do Estado, seria sufocado pelo domnio absoluto de quem domina o Estado, geralmente o Partido Comunista; 2) a burocratizao do Estado, com a formao de uma nova classe dominante, constituda pelos lderes do Partido, que substituiria a burguesia, detendo muitos privilgios custa do trabalho da maioria da populao; 3) apesar de grandes avanos em aspectos sociais, como moradia, sade, educao, etc., tais pases no seriam democrticos, isto , seus governantes no seriam escolhidos pelo povo, mas pelo Partido. Concluindo, o que se pode dizer em relao organizao ideal da sociedade que, enquanto no capitalismo o que prevalece a busca do lucro, com base no jogo das foras do mercado, no socialismo busca-se a construo de uma sociedade igualitria, na qual os interesses coletivos sobrepem-se aos interesses particulares.

O ESTADO MODERNO
O Estado moderno, relativamente recente; surgiu na Europa, no comeo do sculo XVII, juntamente com a sociedade moderna. As grandes transformaes scio-econmicas e polticas desencadeadas pela sociedade europia naquela poca criaram um novo mundo, onde j no havia lugar para o particularismo da antiga sociedade feudal. Hoje, quando um poltico se dirigi em seus discursos ao povo, com certeza no estar levando em conta a longa histria que envolve este conceito. A noo de povo, de interesse geral, de nao bem como a separao entre o privado e o pblico, nasceu desse processo histrico de constituio do Estado moderno.

O ESTADO ABSOLUTA

A primeira forma do Estado moderno que devemos destacar o absolutismo. Ele foi o resultado de um longo processo histrico que comea com a crise da sociedade feudal, a partir do sculo XIV, na Europa ocidental. Os tradicionais estamentos aristocrticos a nobreza e o clero passavam a defrontar uma nova classe social em formao: a burguesia. Enriquecida pelas atividades comerciais que nasciam, a burguesia buscou estabelecer alianas polticas com os monarcas. As monarquias nacionais souberam aproveitar a forte disputa entre essas camadas sociais para ampliar seu poder poltico. Um novo tipo de Estado, formado com o apoio burgus, acabou por centralizar todas as decises polticas, e sua fora se estendeu por vastos territrios controlados pelos senhores feudais.

A realeza foi assumindo, diretamente a administrao econmica (mercantilista), a justia e o poder militar. claro que a formao dos Estados absolutistas no seguiam um mesmo trajeto em todos os pases europeus nem se deu por vias to pacficas. Fortes conflitos entre pases, entre burguesia e aristocracia, entre povos catlicos e protestantes, entre camponeses e senhores e entre Estado e sociedade civil marcaram todo esse perodo histrico de formao do mundo capitalista. O Estado absolutista teve em Thomas Hobbes (1588-1679) o seu grande representante terico. De um vista lgico, a teoria hobbesiana procurava as origens do Estado, sua razo de ser sua finalidade. Em Hobbes, o Estado soberano significava a realizao mxima de uma sociedade civilizada e racional. As idias de Hobbes refletiam as caractersticas principais de sua poca. Em pouco tempo quase toda a Europa seria absolutista. O auge do absolutismo ocorreu no sculo XVII, e a Frana sob o reinado de Luis XIV (1661-1715), apontada como a nao que o vivenciou em sua forma mais plena. Alguns dos antagonismos que marcaram o incio das monarquias nacionais permaneceram no perodo do Estado absolutista, ainda que com menos intensidade. A luta entre o Estado e o papado, ou seja, a Igreja Catlica um deles.

Ao Estado nunca interessou afastar a Igreja de cena poltica, tampouco destru-la enquanto instituio religiosa que cuida do lado espiritual das pessoas e de suas crenas. Melhor seria submet-la ao seu poderio, mas conservando sua funo religiosa, posto que o prprio Estado dela se beneficiaria. Cabe lembrar que o Estado absoluto legitimou a sua dominao por meio de certos princpios retirados do catolicismo, que mostravam aos sditos a necessidade de prestar obedincia. Esses princpios foram encontrados na teoria dodireito divino dos reis, elaborada pelo bispo francs Jacques Bnigne Bossuet (16271704). Segundo a doutrina do direito dos reis, o monarca representante do poder de Deus na Terra e a sua autoridade deve ser sagrada. Mas a vontade do

rei deveria ter alguns limites que seriam ditados pelos mandamentos de Deus, no podendo, portanto, subverter as regras gerais da moral e da justia. O monarca no possua o direito de fazer aquilo que bem entendesse. De certa maneira a legitimidade divina do rei se assemelha quela do senhor feudal em seus domnios, que devido posio hierrquica mais alta em relao a seus vassalos, mais prximo estaria da hierarquia celeste, que enfim, o levaria a Deus. Entretanto, a semelhana com o senhor feudal termina a, pois a hierarquia terrestre j estava bem modificada e o vassalo foi substitudo pelo sdito.

O PBLICO E O PRIVADO
No absolutismo comeam a surgir pistas para a separao entre a pessoa do monarca e o poder poltico do Estado. Este processo bastante contraditrio, principalmente diante da afirmao de Lus XIV que melhor simbolizou o absolutismo: O Estado sou eu. Mas, por vrias vezes os monarcas defendiam medidas econmicas e polticas em nome do interesse geral, e no de acordo com seus prprios interesses patrimoniais. Assim, comeava a se estabelecer a diferena entre o que era pblico e o que era privado.

Nos dias atuais, ningum com princpios ticos tomaria um prdio pblico e o transformaria em sua residncia privada, tampouco o funcionamento de uma repartio estatal removeria a chapa oficial do automvel que a serve para us-lo de maneira particular. Agindo assim, uma pessoa estaria cometendo um roubo contra a sociedade e poderia ser condenada pela justia. O bem pblico um bem de todos, no podendo, portanto, ser de ningum em particular. Esta distino clara entre privada e pblico produto de poca atual e comeou a ser estabelecida com o Estado absolutista. Este, com um exrcito permanente, um corpo de funcionrios para operar sua estrutura administrativa, um rgo executivo sob comando do rei e alguns ministros, contando com a assessoria de um Parlamento, pde falar aos sditos em nome do interesse geral, tendo em vista a nao. Foi no absolutismo que o poder poltico se centralizou fortemente no interesse de um domnio territorial/ nacional. E os Parlamentos que surgiram nesse estado funcionavam apenas como rgos consultivos, pois no eram permanentes e no tinham fora suficiente para fazer face ao monarca. No Estado absolutista, o rei governava com o Conselho de Ministros. Ouvindo e considerando quase sempre suas propostas, compartilhava suas decises com seus membros especiais. As orientaes, as principais medidas, na rea de poltica ou de economia mercantilista, partiam desse rgo do Estado. Por exemplo, logo que assumiu o poder na Frana, Lus XIV disse: De hoje em diante, eu sou meu primeiro-ministro. Todavia, Colbert foi um ministro to importante no reinado desse soberano que o desenvolvimento econmico da Frana nesse perodo ficou conhecido como colbertismo.

Como o Estado absolutista intervinha fortemente na vida econmica, sendo em algumas naes o principal responsvel pela construo de uma base manufatureira, chegou a necessitar de um amplo quadro administrativo para dar conta dessa tarefa. O controle da economia lhe impunha funes complexas especializadas para a poca, como o estabelecimento de normas rgidas sobre os mtodos de fabricao, os critrios para inspecionar a qualidade da matriaprima empregada na produo, a fixao dos preos, etc. Na constituio desse quadro administrativo, o Estado mais uma vez vai operar a distino entre o pblico e o privado, distanciando-se das caractersticas feudais que resistiam no absolutismo. Se, entretanto, o Estado absoluta preencheu uma parcela de sua administrao com cargos ocupados pela nobreza foi porque comeava a entender que a funo de seus membros se diferenciava das atividades voltadas para o interesse particular. A nobreza togada, formada por nobres (ou at burgueses) que compravam ttulos de cargos pblico, representava o afastamento da nobreza cortes, e principalmente da rural (das provncias). Em outras palavra, o membro desse Estado tinha que ser um servidor pblico, para melhor administrar, controlar, enfim para exercer o domnio da sociedade civil. Com a especializao dos cargos e das funes, o Estado aprofundava seu controle sobre bens e pessoas. Para dar conta dessas novas atividades a monarquia absolutista desenvolveu um importante componente da sua estrutura - o Judicirio. Com a revalorizao do antigo direito humano, o que era pblico ou privado foi mais bem delineado. Na tradio jurdica romana existe uma clara separao entre direito privado ( que trata da propriedade privada) e direito pblico ( que trata do domnio pblico). Nas regras de direito pblico as leis contm um sentido abstrato de generalidade e formalidade, para regulamentar as relaes dos sditos com o Estado. O exrcito permanente que guarnecia a estrutura poltica do Estado absolutista ainda abrigava uma cavalaria composta pela nobreza, mas, ao desenvolver rapidamente um corpo de infantaria, comeou a incorporar soldados de origem popular. A palavra povo passava a ter certo significado. O povo, verdade, estava onde sempre esteve, bem longe do poder poltico. Mas a partir do absolutismo, as polticas nacionais no poderiam mais ignor-la totalmente. Sem esquecer o fato de que o Estado absolutista protegeu a nobreza feudal das incontveis revoltas camponesas que marcaram o mundo moderno, possvel tom-lo como um Estado burgus, uma vez que foi o responsvel pelas medidas econmicas e polticas, fundamentais ao avano da chamada acumulao primitiva do capital.

O ESTADO LIBERAL

A sociedade burguesa se implantou instituindo, de maneira revolucionria, o mercado livre e fazendo da sociedade civil um sinnimo deste. Para que o desenvolvimento dessa sociedade fosse possvel, era preciso que a separao entre o que pblico e o que privado ganhasse contorno mais ntidos. O Estado liberal outra forma histrica de Estado apresenta-se como desdobramento dessa separao. O Estado liberal pode ser simultaneamente representante do pblico e guardio do privado. A revoluo da burguesia transformou radicalmente a sociedade feudal na Europa, exigiu uma nova forma de Estado, com uma estrutura de poder poltico capaz de manter e ampliar suas conquistas. Tendo ampliado sua influncia na estrutura do Estado e fortalecido seu poder econmico, a burguesia acabou por romper com a monarquia absolutista. As revolues burguesas defendiam controles impostos pelo mercantilismo. O Estado absolutista foi substitudo pelo liberal, mas certas caractersticas do primeiro foram mantidas e desenvolvidas nesse processo de criao do novo poder. A soberania do Estado foi uma delas; assim a progressiva centralizao das decises polticas se perpetuaria. Ser burgus liberal no sculo XVIII significava recusar qualquer intervencionismo estatal na economia, sob a crena de que o mundo seria mais saudvel se o Estado fosse cada vez mais restrito. Mas, a burguesia liberal, de fato, no desejava abolir o Estado, no se caracterizando, portanto, como antiestatal. Essa nova classe iria precisar da interveno do Estado para muitos de seus assuntos, entre os quais, como ocorre ainda hoje, para reprimir a classe operria em suas reivindicaes. Em nossos dias, o termo liberal empregado em muitos sentidos inclusive para especificar qualidades de cunho pessoal, como por exemplo: Joo um cara muito liberal. A palavra quase sempre empregada com restries; Joo liberal nisso ou naquilo. O que diferente de uma pessoa libertria. A burguesia do sculo XVIII caracterizado como sculo das luzes (Iluminismo), reivindicava uma ampla liberdade nas atividades econmicas, o que significava restringir, mas no tirar o poder poltico do Estado, como defendem os libertrios.

A MO INVISVEL

As razes da burguesia revolucionria para implantar o liberalismo econmico foram estampadas na teoria da mo invisvel. Essa teoria surgiu na obra de Adam Smith (1723-1790), intitulada A riqueza das naes, na qual ele afirma existir uma lgica interna, uma razo prpria das mercadorias. Em linhas gerais, o seguinte: uma mercadoria s seria produzida se existisse uma necessidade para o seu consumo, ou seja o consumidor a pea chave para a ocorrncia dessa relao. O mercado de compra e venda de mercadorias regula a atividade produtiva. Portanto, no caberia ao Estado interferir na produo dos produtos qualidade, quantidade, preos, etc. -,

como fazia o Estado absolutista mercantilista. O lema eralaissez-faire, laissez-

passer (deixai fazer- deixai passar).

Para a burguesia iluminista, a sociedade se civilizaria ao incorporar os valores que defendiam especialmente a liberdade de mercado. Um mercado livre garantiria a igualdade a todos , sendo seus atores compradores e vendedores ao mesmo tempo. Todos comprariam e venderiam alguma mercadoria no obstante as gritantes diferenas sociais: a burguesia como classe social proprietria dos meios de produo, de um lado, os trabalhadores proprietrios da sua fora de trabalho, de outro. Ora, se as condies para a liberdade e a igualdade entre os indivduos estavam dadas na sociedade civil, ao Estado caberia proteger tal situao funcionando como uma espcie de vigia. Da a imagem de um Estado guarda-noturno formulada por Jonh Locke (1632-1704). Durante o dia a sociedade produz, noite o Estado guarda para que ela adormea em paz e harmonia. Deve o Estado liberal zelar pela segurana de todos (interna e externa), pela segurana pblica, protegendo os indivduos contra medidas e atos que possam subverter seus direitos inalienveis. Os direitos inalienveis do homem foram propagados e defendidos pela burguesia na poca da sua evoluo, e sustentavam a idia de que todos so possuidores naturais do direito liberdade, igualdade, vida e propriedade. Todas as leis criadas na sociedade moderna deveriam se nortear por esses valores. Seria possvel ao Estado liberal ser muito mais eficaz na manuteno da segurana dos indivduos, desde que estivesse atento ao cumprimento das leis. Nesse sentido, o Estado protege a vida dos indivduos e os bens pblicos isto , tudo aquilo que pertence sociedade. Mas tambm zela pela propriedade privada. Segundo a burguesia, sua obra revolucionria criou uma sociedade racional porque a vida social poderia ser explicitada por meio das leis, simplificando, inclusive, a tarefa do Estado. As leis norteavam as relaes entre os indivduos e desses com o Estado. Da a idia de um contrato social. Se a vida social podia ser ordenada racionalmente, no haveria necessidade de novas revolues. A revoluo burguesa teria sido a ltima agora a razo controlava todas as paixes. At o lucro, que na poca feudal fora condenado pela Igreja Catlica, como fruto de uma prtica vil e egosta, agora se enquadrava na lgica, na produo sob as bnos da Igreja. O lucro foi justificado pela competncia dos produtores e vendedores de mercadorias. O mais apto em produzir o melhor produto, com um custo mais baixo, ofereceria esse produto por um preo mais barato e, portanto, venderia mais do que o concorrente, alcanando maiores lucros. Todos deveriam ser livres para produzir e vender seus produtos; a concorrncia era salutar. Quem produzisse e vendesse mais poderia lucrar e enriquecer rapidamente. A concorrncia e a competio existente na sociedade burguesa, s podia ser benfica, afirmavam seus defensores . A economia capitalista foi chamada de economia de livre concorrncia. Quando se estuda a revoluo realizada pela burguesia, percebe-se como essa classe social precisou do Estado para viabilizar as suas mudanas revolucionrias. O Estado foi importante no s para derrotar a nobreza como

tambm para os avanos de outra classe social o proletariado. O processo revolucionrio iniciado pela burguesia complexo, contraditrio, cheios de avanos e recuos das foras sociais envolvidas. A burguesia foi a classe vencedora, a que tomou o poder poltico e se transformou em classe dirigente. Mas a revoluo no pode ser resumida em um mero embate militar, com a tomada do poder poltico por essa ou aquela faco. A revoluo uma grande revoluo social, alterando a economia, a vida dos seus protagonista, a poltica, as artes, a cultura, enfim toda a sociedade. A economia capitalista liberou a propriedade privada para as atividades de compra e venda. A propriedade rural passou a ser comprada e vendida sem as limitaes feudais. O servo, antigo trabalhador rural, se transformou em trabalhador livre. O homem, dotado de plena racionalidade, passou a ser visto como dono do prprio destino. De certa maneira, as transformaes burguesas exigiam a participao de muitos da maioria da populao.

O ESTADO LIBERAL-DEMOCRTICO
A burguesia revolucionria rompeu as restries feudais e, ao implantar um regime poltico mais aberto, acabou por criar o Estado liberal-democrtico. Nem todas as sociedades capitalistas estabeleceram imediatamente a democracia liberal. Somente naquelas em que a burguesia entrou em choque direto com a nobreza resistente, sendo obrigada a buscar apoio entre os operrios e camponeses, que a democracia foi possvel. Por isso, a burguesia teve de adaptar seu programa revolucionrio para atender aos interesses da maioria da populao. Esse foi o nico caminho que encontrou para assumir o poder: se auto-proclamando representante dos interesses da sociedade em geral. Aps a revoluo burguesa, o Parlamento ganha um novo papel no interior do Estado: o de representante legtimo da sociedade civil. No era a sociedade civil composta por classes e segmentos sociais diferentes, conflitantes entre si? Essas diferenas sociais tinham que ser consideradas. Na sua luta contra a nobreza, a burguesia conseguiu unificar esses diferentes segmentos sociais sob seu comando. Agora, nada mais natural que o Parlamento abrigasse essas diferenas sociais e fosse, portanto, importante setor desse novo Estado. O Parlamento recebia os representantes da sociedade civil atravs de certas organizaes polticas chamadas partidos. Os partidos polticos surgiram, a partir do sculo XIX, como instrumentos capazes de abrigar a enorme pluralidade de princpios polticos, idias e valores que constituem a sociedade moderna. O partido poltico seria uma espcie de veculo que levaria a sociedade civil ao Estado. Mas, para viabilizar esse trnsito, seria necessrio a existncia de um mecanismo por meio do qual a sociedade civil pudesse escolher os seus representantes. Esse mecanismo seria a eleio com o direito de voto extensivo a todos os cidados. O direito ao sufrgio universal foi uma inveno da burguesia revolucionria. No incio, a sociedade capitalista introduziu o voto censitrio;

com isso ressuscitava um velho princpio do Direito Romano que s atribua o direito de voto queles que, atravs de um censo, fossem classificados como proprietrio. Da o nome de voto censitrio. Durante o sculo XIX, na Europa, o direito do sufrgio universal, isto , sem restries de renda, foi uma reivindicao sempre presente nas lutas do proletariado. A contradio entre burguesia e proletariado nunca desapareceu, nem mesmo quando se aliaram para derrotar a nobreza. Mas foi no sculo passado que o proletariado comeou a andar politicamente com as prprias pernas quando enfrentou a burguesia num processo de luta contra a explorao e por seus direitos de homens e cidados. Alcanaram algumas vitrias. Uma delas foi o voto universal masculino. Porm grande parte das conquistas da classe operria no perdurava. Uma vez que se acentuavam as presses da classe operria contra a dominao burguesa, o Parlamento deixava de ser o centro das grandes decises polticas e perdia importncia apesar de continuar existindo no Estado liberal. O Poder Executivo (governo central) sobrepujava em poder os demais setores do Estado.

A forma de Estado liberal, composto por um governo central, que executa as aes segundo leis elaboradas pelo Poder Legislativo com o Poder Judicirio zelando pelo cumprimento das mesmas, no garantem um diviso de poderes iguais entre as partes constituintes. A prpria Constituio liberal traz em si essa desigualdade entre os trs poderes, ao conter uma relao profundamente contraditria entre eles. O conflito entre os poderes perene, at porque reflete muito bem a maneira de ser da vida social no sistema capitalista. Mas ao governo central (o Executivo) que cabe o controle do aparato de fora tanto policial quanto militar. Se as contradies entre as classes sociais se acirram a tal ponto de conflitar ainda mais as relaes entre os trs poderes, o governo central pode fechar o Parlamento e manter o Judicirio sob controle por tempo indeterminado, para enfrentar uma situao de crise social. Isto o que se chama de golpe de Estado. O curioso que esta situao poltica poder ocorrer com a aquiescncia do prprio Parlamento, sendo, inclusive, prevista pela Constituio liberal e contando com um dispositivo legal. Quando a crise afeta as estruturas do Estado liberal, enfraquecendo o Parlamento, e no encontra um Executivo forte para dar um golpe de Estado, o prprio Parlamento vota pelo seu fechamento, dando todos os seus poderes ao governo central. Esse fechamento ser por tempo determinado e se chama estado de stio.Nesse caso, h a suspenso de todas as garantias e direitos dos cidados, criando uma verdadeira ditadura do Executivo. Dessa maneira o Estado liberal atinge a soberania total e inquestionvel. A histria do Estado liberal e democrtico sempre foi cheia de contradies. Ele no deixa de interferir totalmente na atividade econmica e estabelece uma democracia restrita, garantindo uma cidadania plena para a burguesia e para certos segmentos sociais, mas isso no se estende a toda

sociedade. Por mais que o Estado liberal tenha sido o fiador de uma poltica de no-ingerncia, nunca deixou de influenciar decisivamente na economia capitalista. Os recursos arrecadados pelo Estado sempre foram de grande valia quando voltados para a busca de solues para as crises do sistema capitalista desde o seu desenvolvimento inicial. Isso se verifica por exemplo, quando, de tempos em tempos, o Estado reaparelha suas Foras Armadas com novos armamentos de certos produtos da indstria metalrgica. O mesmo ocorre com as demais obras sob a responsabilidade do poder pblico. No correto analisar o Estado liberal somente como mero protetor da propriedade privada capitalista. Bem mais que isso, ele capta recursos e investe no desenvolvimento econmico para garantir a manuteno desse sistema social. CAPITULO II

ASPECTO DO SISTEMA NO BRASIL


Na poca em que o presidente Fernando Collor de Melo, atravs de um medida provisria ato do Poder Executivo que pode ter fora de lei - bloqueou as contas bancrias e as cadernetas de poupana da populao, o Parlamento nacional acatou-a, mesmo desconfiando da sua constitucionalidade. Pouco depois, o Poder Judicirio era acionado para decidir sobre a legalidade ou no da referida medida, mas a Ins morta: a populao j havia sofrido leso aos seus direitos, e um retorno situao anterior seria quase impossvel. Essa ocorrncia revela uma das principais caractersticas da organizao do poder no interior do Estado brasileiro: a existncia de um poder Executivo ( governo central que impe suas decises ao Legislativo). Na viso do analista poltico, isso acontece porque o Legislativo se apresenta como um poder subserviente ao Executivo. Por sua vez, os partidos polticos esto ausentes no momento das grandes decises. Os partidos polticos no debatem essas aes que tanto afetam nossas vidas. A presena do autoritarismo na vida poltica brasileira fica patente ante a constatao de uma excessiva centralizao de poder no Executivo, mesmo na Constituio de 1988, supostamente a mais parlamentarista das nossas Constituies. Mas discutir centralizao ou descentralizao do poder poltico no Brasil leva-nos a tempos remotos. Em 1889, por exemplo, um grupo de republicanos liberados por Deodoro da Fonseca defendia a necessidade de um Poder Executivo adepto ao regime federativo que dava maiores poderes aos Estados componentes da nao a seus representantes no Congresso Nacional. J no incio da dcada de 30 a tese centralizada saiu vencedora, apesar da grande discusso realizada no interior da Constituinte de 1934. Podemos elucidar um pouco mais essa questo poltica com um painel formado por trs concepes tericas. A primeira ir justificar a centralizao do Pode Executivo, a segunda e a terceira explica crtica e diferentemente o processo dessa centralizao.

PELA CENTRALIZAO DA POLTICA Nos anos 30, Oliveira Vianna (1883-1951), um dos primeiros cientistas polticos brasileiros, defendeu a implantao de um Estado cujo Poder Executivo fosse altamente centralizador ao tomar suas decises polticas. A crise econmica em 1929, os movimentos polticos (o tenentismo, as aes do Partido Comunista do Brasil) e a falncia da poltica da burguesia oligrquica levaram o pas a importantes mudanas. com a queda da Repblica Velha que o Estado no Brasil dar um grande passo industrializao da economia capitalista. Ao desenvolver o capital industrial j presente no chamado complexo cafeeiro, a burguesia lutar, aps 1930, pela industrializao, no decorrer de vrias dcadas contribuindo decisivamente para a construo da indstria de bens de capital. Essa poltica econmica produziu-se e ser produtora dos inmeros conflitos no interior da burguesia brasileira. Foi durante o governo provisrio de Vargas ( 1930-34) que ocorreram a Repblica Paulista de 1932 e os movimentos polticos dos segmentos sociais mdios (Integralismo, Aliana Nacional Libertadora, etc.).

22

A centralizao poltica exigida pela industrializao da economia atingiu o auge com o golpe de Estadode 1937 levado a efeito por Getlio Vargas. O Estado se preparou para essas transformaes econmicas e polticas, principalmente com os Conselhos Tcnicos, que tero grande influncia na Constituio de 1934. E Depois, com a criao, em 1938, do Departamento Administrativo do Servio Pblico (DASP). Oliveira Vianna criticou o Estado liberal oligrquico (1889-1930) no Brasil, por ver nele a sntese de uma sociedade sem a menor identidade, ponto que seu republicanismo federativo impedia que o homem brasileiro viesse a integrar um projeto nacional. Sob as influncias do positivista e idelogo da Repblica Alberto Torres (1865-1917), Oliveira Vianna criticou o artificialismo dos valores culturais que permeavam a sociedade, por atribuir a ele a causa principal da crise moral endmica do pas. Um Estado com Executivo forte seria um organizador da nao, impondo-lhe disciplina, ordem, fomentando, dessa maneira, o sentimento nacional na populao. O indivduo se subordinaria ao grupo social e aprenderia a obedecer ao Estado, gerando-lhe fora e grandeza. Esse Estado, segundo Oliveira Vianna, deveria por fim aos conflitos sociais entre os empresrios e trabalhadores, conciliando seus interesses particulares e arbitrando todas as questes por meio das corporaes da o seu nome Estado corporativo.

As corporaes, entendidas como organizaes profissionais com base nos Conselhos Tcnicos, na organizao sindical, na Justia do Trabalho, etc., deveriam substituir o Parlamento. O funcionamento dessas corporaes daria origem a uma elite administrativa que governaria o pas acima dos interesses das classes, viabilizando, a partir da, o regime democrtico. As reflexes de Oliveira Vianna influenciariam em grande medida de edificao do Estado de Vargas permanecendo vivas ainda hoje no pensamento poltico conservador.

AS RAZES DA CENTRALIZAO POLTICA NO BRASIL


Que razes encobertas existiriam na sociedade para impedir a construo de uma democracia em nosso pas? Por que o Estado autoritrio um presena constante? Vasculhando a fundo o nosso ba, Faoro retira dele a tese da herana portuguesa para explicar a forma de dominao poltica no Brasil. Portugal teria nos legado uma forma de dominao patrimonialista com implicaes na poca contempornea. O Estado patrimonial portugus se edificou no conjunto de certas informaes histricas coroadas pelaRevoluo de Avis em 1383-1385 (D. Joo Mestre de Avis). BMais tarde esse Estado passou a ser o principal responsvel pelas grandes navegaes e pelos descobrimentos portugueses e foi desse modo que se aportou em terras brasileiras. A dominao patrimonialista corresponde a uma estrutura poltica cuja subordinao dos atores sociais determinada por dependncia econmica e por sentimentos de lealdade aos governantes. So relaes de reciprocidade entre dominantes e dominados que, de um lado, tem no Estado uma espcie de credor de toda base material da sociedade (a nobreza compra os seus cargos para ocupar a estrutura do poder) e, de outro, a lealdade dos sditos. O Estado patrimonial desenvolveu um estamento burocrtico mais pela apropriao de cargos do que pela especializao dos seus ocupantes. Ou seja, ocupao de cargos por meio das premncias do poder poltico. Assim esse estamento no aparece como uma burocracia moderna o aparelhamento racional.

Presente em todo o capitalismo mercantilista, o Estado patrimonialista se alterou com as transformaes do sistema capitalista, modificando suas estruturas internas. Perde o rei, especializando cada vez mais seus estamentos burocrticos (administradores, juristas, militares), racionalizando sua prtica administrativa. Com essas providncias, resiste ao tempo histrico. O Estado, atravs desse estamento burocrtico, faz parecer que a sociedade civil lhe uma permanente devedora, por isso age acima das classes, dos grupos sociais, interferindo na economia, delimitando as atividades comerciais, elaborando normas jurdicas sem ouvir as instituies da sociedade civil, etc. Em suma, um Estado que se movimenta com enorme autonomia em

relao s foras da sociedade. Seu estamento burocrtico to poderoso que pode at ganhar certos ares aristocrticos.

Para Raymundo Faoro, na histria da sociedade brasileira vamos encontrar certas oscilaes da dominao patrimonialista. No sculo XIX, quando o sistema caminha da fazenda para a cidade, com uma economia sustentada na mo-de-obra escrava e voltada para a exportao de matriasprimas, o comrcio e a administrao estatal esto fortemente ligados. O Estado patrimonialista se afirma como todo o seu aparato (Conselho de Estado/estamento burocrtico/Senado) para realizar a economia mercantilista. J na Repblica, entre 1891 e 1906, a poltica de Joaquim Murtinho, ministro de Campos Salles (1898-1902), imps alguns obstculos aos instrumentos patrimonialistas da poltica econmica. Quase desaparecem as manipulaes financeiras, o protecionismo, garantias de juros, ou seja, as intervenes estatais que distorciam a poltica econmica liberal. At 1930, o liberalismo econmico travar uma luta dissimulada contra as medidas mercantilistas. Mas a crise econmica de 1929 sela a sorte do liberalismo da Repblica Velha: a permanncia de certas razes da dominao patrimonialista parece mais adequada ao nosso sistema capitalista. O Estado burocrtico, com seu Executivo altamente centralizador dirige os investimentos econmicos estatais ou privados, tutela as principais manifestaes das classes, seus sindicatos, instituies, etc. Ao dirigir o capitalismo destri a autonomia da empresa e anula o espao das liberdades pblicas fundadas no livre contrato, na livre concorrncia e na livre profisso. Segundo Faoro, no Brasil a sociedade civil se compe mais de sditos do que de cidados, e no Estado mais de donos do que de representantes polticos da populao.

A CRTICA HISTRICA DA CENTRALIZAO POLTICA


O socilogo Octvio Ianni publicou dezenas de livros e artigos sobre a realidade social, poltica e econmica. Entre os seus livros, destacamos um que sintetiza seu pensamento sobre o Estado brasileiro: Classe e nao, 1986.

Ianni inicia sua anlise colocando o Estado como parte de uma investigao mais abrangente, que inclui a sociedade civil. No se compreende o Estado sem o conhecimento da sociedade com suas classes, grupos sociais, influncias, etc. O Estado no pode ser entendido em si mesmo como setor isolado da vida social. a sociedade civil que constri, mas a sua ao tambm modifica o tecido social. No Brasil contemporneo, o sistema de produo capitalista constituiu um Estado que condensa os interesses materiais e polticos de certas classes e

grupos, civis e militares, nacionais e estrangeiros. A burguesia brasileira, aliada estrangeira, sempre contou com o Estado para o desenvolvimento do capitalismo. Na Repblica Velha era o Estado que protegia os interesses da burguesia agrria cafeeira com emprstimos financeiros externos a uma poltica cambial para a sustentao dos preos do caf no mercado. Alm disso, reprimia qualquer movimento de trabalhadores ou camponeses que pudesse trazer ameaa aos capitalistas. Para o autor, o Estado liberal oligrquico da burguesia, antes de 1930, podia proceder dessa forma por que a revoluo capital era do cunho conservador. Em outras palavras, a burguesia no Brasil no realizou uma revoluo democrtica; portanto, no precisou derrotar uma nobreza com o apoio das foras populares. Depois de 1930, a classe burguesa se alterou internamente. Aquela parcela da burguesia que no complexo cafeeiro possua capital agrrio e industrial reclama modificaes significativas no Estado. Dessa maneira, o Estado instala a Campanhia Siderrgica Nacional em Volta Redonda (1948); funda a companhia Vale do Rio Doce; projeta a Hidreltrica de Paulo Afonso; cria o Conselho Nacional de Petrleo. Portanto, lana as bases definitivas para a industrializao de nossa economia. Essa nova interveno do Estado na economia requereu transformaes no seu mbito interno, as mais importantes levaram centralizao do poder poltico no Executivo. O Estado implanta uma enorme rede administrativa, tutela certos organismos da sociedade civil, como os sindicatos e as organizaes poltico-partidrias; atravs da censura controla os meios de comunicao, como jornais, rdios, etc. (Estado Novo, 1937-45). O Executivo desse Estado capitalista se aparelha para introduzir, de forma autoritria, essas mudanas na sociedade, at porque no foram debatidas por um Parlamento (nessa poca no tivemos eleies). Posteriormente, a sociedade civil desata o n da gravata, mas o Estado, mesmo alterando um pouco a sua estrutura, manteve as principais caractersticas. O Parlamento se reconstitui com a redemocratizao em 1946, porm funcionar bastante atrelado s determinaes do Poder Executivo. Ampliam-se as responsabilidades estatais com a educao e, timidamente, as ditadas pela sade pblica. Tudo isso tem haver com as necessidades dessa sociedade que se industrializa. Se uma pequena frao dos trabalhadores e da baixa classe mdia chega a se beneficiar com essas medidas adotadas pelo Estado capitalista porque a economia as impe, ao precisar de mo-de-obra qualificada para produo e prestao de servios. Com a ditadura militar (1964-1985) o binmio Estado/capital foi mais uma vez decisivo no surto de industrializao da economia no Brasil. O crescimento desmesurado do Poder Executivo pode ser medido pela criao do Ministro do Parlamento, do Instituto de Pesquisas Econmicas Aplicadas, etc., que burocratizou as decises tomadas com dois planos de desenvolvimento. O Parlamento Nacional sempre esteve distante desse processo poltico-econmico. Em Classe e Nao Octvio Ianni acredita que a prevalncia do Estado com as caractersticas j mencionadas tem a ver com a natureza do capitalismo

brasileiro. Destarte somente a prtica poltica das foras sociais antagnicas a esses interesses dominantes poder transformar a essncia do poder poltico. Com a exposio dessas trs posies diferentes sobre a centralizao do poder poltico, pretendemos demonstrar que esse debate parece ser sempre atual na realidade brasileira.

CAPTULO III

OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL

DO BRASIL COLNIA AO BRASIL IMPRIO Os avanos observados em alguns momentos da histria do Brasil, no mbito econmico social e poltico, estiveram sempre associados aos interesses do capitalismo internacional. A emancipao poltica em 1822 e a abolio da escravatura em 1888, por exemplo, foram plenamente compatveis com a expanso inglesa no mercado mundial; a industrializao do pas, a partir de 1930, esteve associada crise do capitalismo no perodo entre guerras; e o golpe militar em 1964 deve ser relacionados as necessidades de expanso do capital oligopolista. Isso significa dizer que o papel do Brasil na diviso do trabalho foi sempre subalternidade em relao aos pases centrais. Essa condio implica, por si s, uma situao opressiva, na qual toda nao sempre esteve submetida. Mas devemos ressalvar: nem todos sofrem a opresso no mesmo grau de intensidade. No Brasil, como em toda sociedade desigual, existem diferenas profundas, marcadas pelo analfabetismo, pela fome, pela falta de habitao e emprego, da violncia contra a criana, o adulto, etc., e, no obstante os muitos movimentos sociais terem lutado para a construo de uma sociedade melhor, essa estrutura social, absurdamente desigual desde o inicio da colonizao, ainda persiste. Em trs sculos de colonizao portuguesa, a ocupao territorial com base em atividades extrativas e em monoculturas voltadas aos interesses portugueses com relao ao mercado europeu, nos deixou apenas alguns poucos e grandes ncleos urbanos espalhados pela costa litornea (desde Belm at o extremo sul), sem nenhuma interiorizao, salvo algumas esparsas fazendas de gado no Sul e no Nordeste e alguns povoados no interior do Centro-Sul, que aps o ciclo do ouro, no final do sculo XVIII, entraram em franca decadncia. A atividade produtiva que no era voltada para a exportao tinha apenas carter de subsistncia da populao escrava quanto alimentao e ao vestirio e de pequenos servios industriais nas reas urbanas voltadas ao apoio da atividade (cclica) principal. A colonizao, portanto, no proporcionou nenhum desenvolvimento interno e muito menos uma base que facilitasse o desenvolvimento industrial futuro.

No perodo imperial essa situao mudar um pouco, devido ao aumento da populao e dos servios, e em face da prpria insero gradativa do pas no mercado mundial, mas mudar muito lentamente, dadas as condies de entrave do sistema escravocrata. No final do Imprio, a estrutura social resultante de quase quatrocentos anos de histria era de uma classe dominante composta de senhores de terras e escravos, uma classe mdia de militares, profissionais liberais, funcionrios pblicos e pequenos produtores agrcolas e de uma classe baixa, a esmagadora maioria da populao, composta de escravos, trabalhadores, semilivres, colonos e assalariados. Os movimentos sociais do perodo colonial tinham como motivao comum a opresso econmica e poltica exercida por Portugal. Mas essa motivao, at meados do sculo XVIII, no se traduziu em objetivos de emancipao poltica. Se esse objetivo pode ser inferido do movimento que resultou na expulso holandesa em 1654, no o caso de assim o considerarmos para a Revolta de Beckman (1684-1686), no Maranho, nem para a Guerra dos Mascates (1710-1711), em Pernambuco. Na revolta de Beckman, por exemplo, a insatisfao com a opresso portuguesa foi dirigida contra a Companhia do Comrcio, que no fornecia os escravos necessrios s fazendas, alm de recusar os produtos locais (acar, tabaco, cacau, couro) como pagamento dos produtos importados, entre os quais, trigo e vinho. Substituda a Companhia e atendidos os latifundirios, o movimento deu-se por encerrado. A Guerra dos Mascates teve aspectos semelhantes. Era um momento de queda do preo do acar no mercado internacional, o que levava os senhores de terra falncia e dependncia de emprstimos, cujos credores eram comerciantes portugueses sediados no Recife. Atendidos os interesses dos latifundirios, que mantiveram suas terras, o movimento tambm terminou sem que houvesse nenhuma alterao nas relaes com Portugal e muito menos na estrutura social e produtiva interna. As idias de emancipao s ganharam fora no fim do sculo XVIII e incio do sculo XIX, como influncia direta da Revoluo Francesa e da Independncia do Estados Unidos. Para alguns, como os senhores de terra, a emancipao poltica do Brasil seria bem-vinda, desde que significasse a manuteno de seus privilgios, o que indicava sobretudo a manuteno do sistema escravocrata. Para outros como a classe mdia letrada e segmentos da classe baixa, a emancipao implicava a autodeterminao de organizar uma sociedade de homens livres. Essas tendncias apareceram separadamente em movimentos como a Inconfidncia Mineira (1789), em Minas Gerais, e a Conjurao dos Alfaiates (1798), na Bahia, e, conjuntamente, na Revoluo de 1817, em Pernambuco. A Inconfidncia Mineira foi um movimento que, embora veiculasse idias liberais e propusesse a implantao da Repblica, no teve nenhum envolvimento popular significativo. Seu objetivo era atender os interesses dos

senhores quanto a impostos, mas preservando o sistema escravocrata, por exemplo. A PARTICIPAO POPULAR NA LUTA PELA EMANCIPAO Ao contrrio da Inconfidncia, a Conjurao dos Alfaiates foi um movimento com grande participao popular. A elite intelectualizada perdera, no processo, a liderana do movimento para a gente simples, como os artesos e os alfaiates, entre os quais, muitos mulatos e negros. Foi um movimento com um projeto revolucionrio que propunha o fim da sociedade escravocrata e todos os privilgios de classe (o que ia alm da sociedade liberal). Talvez tenha sido um movimento gerado antes do tempo e, por si mesmo, abordado. Em maro de 1817, com a participao de todos os segmentos sociais, menos de escravos, implantou-se em Pernambuco aquele que seria a tentativa de formao de um governo brasileiro: a Repblica de 1817. Por 75 dias a provncia viveu sem o domnio portugus. O movimento espalhou-se rapidamente para o Cear, Bahia, Alagoas e Maranho, difundindo os ideais republicanos com grande agitao. Mas o governo portugus, ento sediado no Brasil tinha fortes fundamentos para sufocar a jovem Repblica. Por um lado o carter heterogneo dos segmentos sociais envolvidos senhores da terra, padres, maons e povo -, que embora com o propsito comum envolvendo-se com tropas, foi decisivo para sufocar a Rebelio. Os movimentos sociais do perodo imperial, sobretudo no Primeiro Reinado e na Regncia, foram marcados pela resistncia em aceitar a independncia nos moldes em que foi feita. Havia ficado claro para os diversos segmentos sociais, em especial para os liberais, que a Independncia fora fruto de um arranjo poltico para acomodar os interesses das elites locais e da Inglaterra, que passaria a influenciar diretamente a nova nao. A Inglaterra, credora do Brasil a partir da Independncia, (pois condicionara o reconhecimento do novo Imprio aceitao pelo Brasil da dvida externa portuguesa) alm do comprometimento brasileiro com a abolio do trfico de escravo, passaria a acompanhar de perto o desenvolvimento brasileiro, influindo no retardamento ou no avano de questes relacionadas aos seus interesses expansionistas. A Confederao do Equador em (1824), em Pernambuco, foi o primeiro movimento de vulto aps a Independncia. Estabelecia um Estado separado do Imprio com sistema federalista e republicano e como governo representativo dividido pelo Executivo e pelo Legislativo. Mas com um dado que abalava os interesses das elites latifundirias: a proibio do trfego de escravos no porto de Recife. Assim, os mesmos fatores que haviam pesado no fracasso da Revoluo de 1817 voltaram a ser decisivos para o fracasso da Confederao. Na dcada de 1830 muitos movimentos explodiram quase simultaneamente em todo o Imprio. Em todos eles, de modo geral, as tendncias liberal e conservadora se fizeram presentes num conflito ideolgico em que se buscava, de ambos os lados, a afirmao dos interesses regionais diante de um governo regencial arbitrrio e centralizador.

A posio conservadora assumida pelos senhores de terras implicava numa prtica poltica de manuteno do sistema escravocrata. Se em muitos movimentos latifundirios os rebeldes se indispuseram com o governo central, o fato se devia ao descaso do governo com as provncias. Foi o que ocorreu, com a Revoluo Farroupilha (1835-1845); a poltica de impostos expunha o Rio Grande concorrncia desfavorvel com os produtos argentinos e uruguaios.

AS IDIAS LIBERAIS E OS INTERESSES DOMINANTES


Os rompantes de republicanismo dos conservadores no iam, portanto, alm da manuteno dos seus interesses. Assim, indo at esse limite, suas posies eventualmente coincidiam com as posies dos setores liberais. Entretanto, bastava que as solues do governo central lhes fosses favorvel para que os conflitos ideolgicos com os liberais aflorassem. A posio liberal, por outro lado, ao negar o sistema escravocrata, colocava-se em posio aparentemente irreconcilivel aos interesses dos latifundirios e, por exemplo, aos da Coroa cujo, poder se apoiava nas oligarquias agrrias. Mas as posies liberais tambm tinham limites e estes foram muitas vezes ultrapassados; no pelos prprios liberais, mas pelo povo, que, ao tomar as bandeiras do liberalismo em movimentos como a Cabanagem (1835-1837), no Par, ou a Balaiada (1838-1841), no Maranho, ou ainda a Praieira (18481849), em Pernambuco, as extrapolava para um ideal anarquista, bem alm das posies liberais. Todavia pensar na difuso de um iderio socialista numa sociedade que se assentava no sistema escravocrata e que ainda estava longe de realizar sua revoluo burguesa o que efetivamente s ocorreu em 1930 - soava um tanto extico para a poca, assim as posies radicais manifestadas em muitos movimentos da fase imperial sero mais bem compreendidas como manifestao de revolta dos assalariados, escravos e trabalhadores semilivres dado o quadro de misria e explorao a que estavam submetidos e no propriamente como resultado de uma viso crtica do sistema social.

O movimento do Quebra-Quilos (1874), no interior do Nordeste (Pernambuco, Paraba, Rio Grande do Norte e Cear), ilustra bem estas manifestaes de revolta. Com o pretexto de substituir a jarda, a arroba, o cvado, etc., medidas antigas, por medidas novas como o metro, o litro e o quilo, esse movimento na verdade, lutava contra a opresso. Por trs desse aparente motivo, estava a insatisfao com os impostos, com o no-direito terra, monopolizada, na sua maior parte improdutivamente pelos latifundirios. No havia projeto poltico que contemplasse os interesses da maioria da populao. E, assim, essa populao ficou sujeita dominao das oligarquias agrrias conservadoras e das elites liberais que num processo poltico autoritrio se sucederam alternadamente nos gabinetes ministeriais da

monarquia parlamentarista do Segundo Reinado, acomodando-se, conjuntamente evoluo do desenvolvimento brasileiro. Desse modo apesar das lutas e dos levantes que ocorreram na segunda metade do sculo XIX, o processo de abolio da escravatura se fez lento e penoso, sob o controle das oligarquias agrrias. Primeiro, a Lei Eusbio de Queiroz (1850), que extinguiu o trfico de escravo no Brasil, depois, a Lei do Ventre livre (1871), que declarou livres os filhos de escravas a partir daquela data; catorze anos depois (1885)veio a Lei Saraiva-Cotegibe, que declarava livre todo escravo acima de 65 anos, e, finalmente, a Lei urea, em 1888, que apenas em dois artigo extinguiu a escravido: Art. 1. - declarada extinta a escravido no Brasil. Art. 2. Revogam-se as disposies em contrrio. Esse processo, portanto, foi concludo sem nenhum trauma, visto que, apesar da resistncia, ele veio atender tanto os interesses externos, (sobretudo da Inglaterra, que precisava ampliar seu mercado), como aos interesses internos da prpria oligarquia, que nessa poca j no era mais aucareira , mas cafeeira, e para quem a estrutura do sistema escravocrata dificultava a expanso do caf, cujo desenvolvimento demandava mo-de-obra mais qualificada, tanto assim que a Repblica, que veio em seguida (1889), se fez sem lutas. No obstante, os direitos da cidadania , que se acreditava ter chegado com a Repblica, precisariam ainda ser conquistados.

OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA REPBLICA E A CIDADANIA J no primeiro governo da Repblica, o presidente, marechal Deodoro da Fonseca, desrespeitou a Constituio que acabava de ser promulgada e dissolveu o Congresso. Esse fato ilustrativo do carter autoritrio da sociedade brasileira e, em especial, de suas elites governantes. Essa cultura poltica autoritria, e, como parte dela, cite-se os movimentos sociais que ocorreram ao longo desses cem anos de Repblica. No incio da Repblica, ainda no final do sculo XIX, a violenta represso ao movimento de Canudos (1893-1897), na Bahia, marcaria o tom com que os governantes tratariam os movimentos sociais anos seguintes. Canudos tem sua importncia destacada no apenas pelas derrotas sucessivas que imps as expedies militares, mas tambm pelo exemplo de um povo rude, criado na misria do serto nordestino e oprimido pelos senhores de terras e pela natureza, que sob a liderana de Antnio Conselheiro, construiu uma comunidade sem poltica e sem impostos, onde todos trabalhavam e a produo era distribuda conforme as necessidades de cada um. Movimento semelhante foi o do Contestado (1912-1916), na divisa do Paran com Santa Catarina. Expulsos das terras que foram cedidas ao grupo americano Percival Farguhar para a construo de um estrada de ferro, os caboclos resistiram a essa medida construindo uma vila onde se vivia em igualdade e se lutava pela terra. Uma carta encontrada no bolso de um caboclo morto dizia: Ns no tem direito de terra, tudo para gente da Oropa.

A luta pelo terra no decorre apenas da necessidade de se conquistar um pedao de cho para trabalhar, mas tambm da necessidade de se conquistarem direitos e de fazer com que as leis expressem esses direitos e sejam respeitados. Uma questo sobre cidadania que ela no se refere apenas ao gozo de direitos direito de satisfazer as necessidades tendo acesso aos bens socialmente produzido, direito de dispor do prprio corpo, de locomover-se , de manifestar-se livremente e de decidir sobre a prpria vida, mas tambm ao dever de exerc-los. A cidadania implica o respeito ao direito dos outros, o que parece bvio e simples, mas no , porque pressupe o reconhecimento da diversidade, vivenciada na relao conflituosa com os outros, na qual o direito e o dever esto intimamente associados. O MOVIMENTO OPERRIO E A LUTA POR DIREITOS O movimento operrio percebeu cedo essa questo. J em 1858, os trabalhadores grficos do Rio de Janeiro realizavam sua primeira greve por melhores salrios, organizada pela Imperial Associao Tipogrfica Fluminense. Aps essa greve seguiram-se outras de diferentes categorias profissionais que tambm perceberam a necessidade de lutar por direitos. Foi o incio do processo de formao da classe operria e de sua organizao. Os sindicatos surgiram nos primeiros anos do sculo influenciados pelas idias anarquistas trazidas pelos imigrantes europeus e que marcariam o movimento operrio de forma majoritria at o incio dos anos 20.

Desde o incio do sculo, a mobilizao e a organizao operria foram intensas. Quando em 1907, o governo regulamentou a organizao dos sindicatos urbanos, muitos j existiam de fato, e, em conjunto, inclusive, haviam realizado o I Congresso Operrio Brasileiro em 1906, com a participao de 31 entidades de vrios Estados. Dois outros mais ocorreriam, em 1913 e em 1920. Nessa fase, sem abandonar a defesa dos poucos direitos polticos existentes, a orientao do movimento operrio delimitava suas lutas na ao direta, desligada dos partidos e voltada para as questes econmicas. Assim, as greves por melhores salrio, pela reduo da jornada de trabalho, pela regulamentao de trabalho de mulheres e crianas, pelo descanso semanal, pela revogao da lei de expulso dos estrangeiros (proibidos de participar de lutas sindicais) e pela reivindicao da readmisso de companheiros demitidos sucederam-se ao longo das duas dcadas, alcanando, entre 1917 e 1920, o ponto alto das mobilizaes. Sintomaticamente, naqueles anos, dois fatos externos refletiram na vida brasileira. De um lado, a breve recesso provocada pela Primeira Guerra Mundial, trazendo a diminuio e o achatamento salarial. Do outro lado, o xito obtido pela Revoluo de 1917, na Rssia, que trouxe a perspectiva de uma revoluo proletria do Brasil.

Mas, em 1920, o movimento operrio entraria numa fase de refluxo, aps as violentas represses nas greves daqueles anos, com prises e expulses de estrangeiros, que houvessem houvesse resultados prticos efetivos.

A concluso a que alguns estudiosos chegam sobre o movimento operrio na Primeira Repblica a de que, apesar das muitas lutas, as reivindicaes nas greves eram sempre as mesmas, devido ao limitado avano no campo das conquistas obtidas e pouca mudana em relao ao quadro de opresso a que estavam sujeitos os trabalhadores dentro e fora das fbricas. No final dos anos 20, entretanto, o movimento operrio voltaria a crescer, dessa vez sob a influncia dos comunistas, que passariam a exercer a hegemonia no movimento operrio daquele momento em diante, ampliando o seu raio de aes ao abranger questes polticas a partir da articulao com os partidos da esquerda partido Comunista do Brasil (PCB) e Partido Socialista do Brasil (PSB). Todavia, o crescimento verificado no movimento operrio foi barrado pelas reformas promovidas a partir da Revoluo de 1930. A mudana do eixo econmico de agrrio para industrial com o estado dianteira, implicou na institucionalizao das relaes entre capital e trabalho, com a definio, por exemplo, da jornada de oito horas dirias, do salrio mnimo, da organizao social, etc., questo que passaria ao controle quase total do Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio. Assim, ao mesmo tempo que o Estado atendia s reivindicaes que os operrios j vinham fazendo desde o incio do sculo (aparecendo para os trabalhadores como protetor, ao contrrio dos governantes anteriores a 1930), passava a controlar o movimento atravs do Ministrio do Trabalho, restringindo quase por completo suas aes polticas. Somente a partir de 1945-1946 o movimento operrio voltaria a crescer, num clima de relativa liberdade, proporcionado pela Constituio liberal que vigorou em 1964. As crescentes mobilizaes do meio urbano e rural proporcionaram conquistas importantes para os trabalhadores, com relao aos direitos de cidadania, como, por exemplo, a promulgao, em 1963, do Estatuto do Trabalhador Rural, que significou a extenso da legislao trabalhista ao meio rural. Entretanto, problemas decorrentes das condies de vida nas cidades foram agravados com o crescimento industrial intensificado, a partir dos anos 50, com entrada do capital externo na economia brasileira. Assim, o noacompanhamento do aumento do custo de vida pelos salrios levou ao crescimento dos conflitos entre capital e trabalho. Um ponto alto do processo de mobilizao e organizao dos trabalhadores foi a criao, em 1962, do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), que aglutinou diversas confederaes, federaes, entidades

intersindicais e de pactos de unidade, passando a comandar o movimento operrio em nvel nacional Nesse processo, h que se destacar o movimento das ligas camponesas. Surgida em 1954, em Pernambuco, as Ligas se espalharam para outros Estados, vindo a ser denominadas, em 1963, Ligas Camponesas do Brasil, Cuja bandeira de luta era: Reforma agrria na lei e na marra. Assim, nos anos 60, apesar de muitas dissidncias internas quanto orientao ideolgica, os diversos movimentos sociais, entre os quais o movimento operrio, o movimento de trabalhadores rurais, o movimento estudantil, movimentos populares e os movimentos de categorias especficas, unificaram-se em torno de lutas gerais como a reforma agrria, a reforma urbana e a reforma universitria, denotando uma crescente participao nas discusses dos problemas nacionais.

CAPITULO IV A ESTRATIFICAO SOCIAL E SUAS FORMAS Por estratificao social entende-se o processo segundo o qual indivduos e grupos so situados de forma hierrquica, em camadas sobrepostas. A estratificao pode-se apresentar de trs formas bsicas: por casta, por estamento e por classe.

ESPECIFICAREMOS AGORA, A ESTRATIFICAO POR CLASSE.


Estratificao por classe. Determinada economicamente, isto , pela quantidade de riqueza que o indivduo possui, a classe considerada a forma de estratificao mais aberta. Teoricamente permite maior mobilidade entre uma camada e outra: quem nasce pobre e fica rico muda de classe. Segundo Maria Isaura P. de Queiroz, as caractersticas do sistema de classe so as seguintes: O lugar dos indivduos na hierarquia social determinado por sua situao econmica: renda, propriedade, prestgio profissional, etc. Os indivduos com a mesma posio na escala social recebem as mesmas informaes, consomem os mesmos produtos, etc. A ascenso de uma classe inferior a uma superior no aberta nem fcil. Os que esto numa posio elevada resistem ascenso dos que esto em posies inferiores.

As camadas superiores, minoritrias, apoderam-se das profisses de maior prestgio e so formadas pelos indivduos mais ricos. As camadas superiores exercem autoridades e controlam as camadas inferiores.

Existem pontos de tenso entre os extratos sociais. Essa tenso pode manter-se em nvel inconsciente, aparentando uma harmonia social, mas pode haver uma tomada de conscincia e um despertar para a luta de classes. A luta de classes manifesta a ambigidade das classes mdias, seus interesses no coincidem com os das classes superiores, mas com estas que querem identificar-se. Segundo Marx Weber (1864-1920), o sistema de estratificao se faz de acordo com trs ordens: econmica, social e poltica. No quadro, temos o agrupamento e o princpio de estratificao de cada ordem:

MODELO DE ESTRATIFICAO, SEGUNDO WEBER ORDEM Econmica Social Poltica AGRUPAMENTO Classes Grupos de status Partidos PRINCPIO DE ESTRATIFICAO Produo, aquisio de bens, oportunidades de vida. Consumo de bens, estilo de vida, honrarias, estima. Poder .

Teoricamente, segundo a concepo de Weber, algum poderia pertencer classe superior apenas por sua situao econmica, embora pudesse no desfrutar do poder poltico. Entretanto, o que se observa que, geralmente, as trs ordens esto associadas: quem detm o poder econmico, desfruta de status social elevado e controla o poder poltico MARX E AS CLASSES SOCIAIS De acordo com Broom e Selznick (Op.cit., p.212-4), a teoria de Karl Marx (1818-1883) sobre as classes sociais pode ser resumida em seis elementos: Origem das classes sociais: As classes originam-se do modo como o trabalho est organizado, isto , com as relaes de produo. Alguns so proprietrios dos meios de produo (terras, fbricas, mquinas, dinheiro), outros so assalariados, trabalhadores. O exame da estrutura social de produo permite identificar quem depende de quem, quem domina e quem dominado, quem tem recursos e quem no tem, etc. Polarizao. So duas as principais classes sociais: os proprietrios dos meios de produo e aqueles que trabalham para ganhar um salrio. Embora o sistema seja mais complexo, com outros nveis sociais, Marx previu uma crescente polarizao entre as duas classes bsicas: de lado estariam os capitalistas ou a burguesia e de outro lado estaria o proletariado, composto por trabalhadores que nada possuem alm de sua fora de trabalho. Classes objetiva e classe subjetiva. Os indivduos fazem parte de determinada classe, em conseqncia da organizao da produo. So as condies objetivas que definem as posies de classe de cada indivduo e os

seus interesses. Assim, se ele for assalariado, seus interesses estaro em conflitos com os interesses do patro, quaisquer que sejam seus desejos ou sentimentos subjetivos. No adianta um operrio pensar que de classe mdia, pois isso no modifica sua posio de membro do proletariado. Domnio de classe e luta de classes. A econmica dominante controla toda a sociedade inclusive o governo. Por isso, considera-se que os governos modernos dos pases capitalista so burgueses, porque servem aos interesses dos capitalistas e no ao proletariado. A poltica est subordinada a economia e os conflitos sociais importantes ocorrem entre a classe dominante e a classe dominada. Classes progressistas e reacionrias. A Histria se renova continuamente atravs da luta de classe. As novas classes desafiam as velhas, modificam as relaes de produo e assumem o poder. Assim, a burguesia foi progressista ao se opor ao feudalismo, organizar novas formas de produo industrial em grandes fbricas e apoderar-se do poder poltico, assumindo o governo que estava nas mos da nobreza. Mas, ao modificar as relaes de produo e ao tomar o poder poltico, a burguesia criou as condies para o surgimento de uma nova classe, o proletariado. Com isso, a burguesia passou a tornar-se reacionria, contrria a mudana, pois atuava da mesma forma que os senhores feudais que tentam impedir o avano da Histria, mantendo a situao que lhe favorvel e lutando contra a tomada do poder pelo proletariado. Por isso, o governo burgus (capitalista) tenta controlar suas organizaes. Os sindicatos so regulamentados pelo governo, greves so reprimidas, salrios arrochados, etc. e a participao poltica do proletariado definida para que no se tome o poder e modifique as relaes de produo. O fim do sistema de classes. Como o proletariado engloba a maior parte da sociedade, seus interesses so os interesses da maioria. Com a vitria do proletariado sobre a burguesia, ser instalada uma nova organizao social, a sociedade sem classes. No haver mais classes pois os meios de produo sero de todos e no de alguns e a economia ser planejada de acordo com as necessidades de todos. A luta de classes o instrumento pelo qual a Histria avana e far com que o capitalismo seja superado pelo socialismo. CAPTULO V ATUAL REALIDADE DO BRASIL NOS ASPECTOS SOCIAIS, ECONMICO E POLTICO A Terra em poucas mos Apesar da imensido do seu territrio (850 milhes de hectares), o Brasil ainda no fez a reforma agrria e a terra continua concentrada em poucas mos, com grandes reas improdutivas: 2,8% de grandes proprietrios detm 56,7% das terras, enquanto 89,1% de pequenos proprietrios ficam com apenas 23,4% das terras. (Cf. Folha de S.Paulo, 19/5/96.) E ainda h 4,8 milhes de famlias rurais sem terra.

Trabalho, salrio e concentrao de renda Em 1991, de acordo com o Recenseamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), o Brasil tinha 147 milhes de habitantes. Desse total, 64,5 milhes formavam a populao economicamente ativa, que assim se dividia: 40 milhes com algum tipo de emprego, 22 milhes com algum tipo de ocupao e 2,5 milhes de desempregados. Os 62 milhes que trabalhavam estavam distribudos de acordo com a seguinte tabela: TRABALHO E SALRIO NO BRASIL 1991 N. de mnimos salrios N. trabalhadores 1 860 000 2 170 000 4 340 000 9 920 000 12 586 000 15 004 000 5 208 000 10 912 000 62 000 000 de Porcentagem (%)

Mais de 20 De 10 a 20 De 5 a 10 De 2 a 5 De 1 a 2 At 1 Nada ganham Nada declararam Total

3,0 3,5 7,0 16,0 20,3 24,2 8,4 17,6 100,0

Fonte: Anurio Estatstico do Brasil, IBGE, 1993

Em 1995, de acordo com o Banco Mundial, o Brasil era o campeo mundial da desigualdade social, apresentando a maior concentrao de renda do planeta. CONCENTRAO DE RENDA (% DO PIB) Pas 10% mais ricos 20% mais pobres Ricos Pobres 51,3 2,1 Brasil 31,7 5,6 Bolvia 27,5 8,6 Etipia 20,8 8,0 Sucia

Fonte: Revista Adusp, maio de 1996, p.7.


O recenseamento de 1991 revela ainda outras peculiaridades de nossa injusta distribuio de renda: o nmero de homens que recebem, mais de vinte salrios mnimos trs vezes maior que o nmero de mulheres; os negros recebem, em mdia 59% a menos do que os brancos; as mulheres recebem em mdia 58% a menos do que os homens. Em resumo, vivemos num pas em que

predomina a discriminao racial, sexual e social: A combinao destes trs fatores responsvel por uma das maiores distores do trabalho brasileiro, no qual o homem ganha o dobro da mulher, o homem branco o dobro do negro e a mulher branca, o dobro da negra (Folha de So Paulo, 11/3/94). O PROBLEMA DA FOME Em 1994, segundo dados do prprio governo, existiam no Brasil cerca de 32 milhes de pessoas passando fome. Mais da metade dessas pessoas 17,2 milhes viviam no Nordeste, regio na qual a fome atingia aproximadamente 40% da populao. Desde os anos 70, o nutricionista Nelson Chaves, de Pernambuco, vem denunciando o surgimento de uma verdadeira gerao de nanicos (com altura que se aproxima de 1,35 m) como conseqncia da fome e de homens-gabirus. Gabiru, no Nordeste, o rato que se alimenta de lixo.

Nos ltimos anos, no entanto tem havido certa melhora neste quadro. De 1989 a 1996, a desnutrio de crianas at cinco anos diminuiu em quase 17%. Isso foi mostrado pela Pesquisa Nacional em Demografia e Sade, feita em 1996 por encomenda do Ministrio da Sade e do Fundo das Naes Unidas para a Infncia Unicef. No Brasil como um todo, enquanto em 1989, havia 7,1% de crianas (em at 5 anos) desnutridas, em 1996 esse percentual era de 5,9%. Na regio Norte, a porcentagem diminuiu de 10,6% para 9,1%; no Nordeste caiu de 12,8% para 8,2%; apenas na regio CentroSul esse percentual aumentou, passando de 3,7% para 3,8% O trabalho precoce Apesar da diminuio do nmero de filhos e do aumento da mdia de vida, o Brasil continua sendo um pas com uma populao predominantemente jovem. De acordo com o censo de 1991, dentre os 147,3 milhes de brasileiros, 22,9% (33,7 milhes) tinham at nove anos, 44,5% (65,6 milhes) tinham at 19 anos e 53,4% (78,6 milhes) tinham at 24 anos. Portanto, mais da metade da populao brasileira tem menos de 24 anos. Veja o que fazem crianas e jovens entre 10 e 17 anos: N % S estudam 15 938 806 60,7 Estudam e Trabalham 3 601 272 13,7 S trabalham 4 118 237 15,7 Afazeres domsticos 1 768 596 6,7 Nenhuma das atividades 839 053 3,2 TOTAL 26 265 964 100,0 FONTE: Anurio Estatstico do Brasil, IBGE. 1993. MARGINALIZAO ECONMICA

Na sociedade capitalista, o controle dos processos econmicos produo, comercializao e consumo um forte mecanismo de controle social. Os meios de produo pertencem a particulares que exploram o trabalham com vistas obteno de maiores lucros e uma acumulao sempre maior de capital. Os meios de comercializao atacadistas e varejistas tambm so controlados por grupos particulares, que estabelecem os preos de acordo com seus interesses. Como conseqncia, grande parte da populao v-se reduzida a condies mnimas de consumo: dois teros dos brasileiros tm uma alimentao insuficiente. Concentrao da propriedade da terra e da renda, baixos salrios, gastos em obras no prioritrias (usinas nucleares, Itaip, Ferrovia do Ao, etc.), em prejuzo da alimentao, da sade e da educao, contribuem para a marginalizao da maior parte dos brasileiros. Marginalizada e precisando lutar com unhas e dentes para sobreviver mesmo precariamente grande parte da populao no tem condies de engajar-se na luta por mudanas sociais. A prioridade matar a fome. Por isso, a marginalizao econmica um poderoso meio de controle social que serve para manter a ordem vigente.

AS RELAES INTERNACIONAIS A GLOBALIZAO DA ECONOMIA

Para que o comrcio entre os pases se desenvolva cada vez mais preciso que cresa e aumenta a produo de mercadorias como carros, relgios, calados e outros produtos desejados pelos consumidores nos mais diferentes pases, cada um com seu jeito de ser e viver, com lngua e costumes diferentes . Como as empresas querem sempre aumentar os seus lucros, procuram vender em muitos pases, se possvel no mundo todo. Um exemplo: a Ford norte-americana tem fbricas em vrios pases e vendem carros no mundo inteiro. Essas empresas que produzem e vendem os seus produtos em vrios pases so chamadas de transnacionais ou multinacionais. A FORMAO DO MERCOSUL Algumas transnacionais que produzem e vendem os seus produtos no Brasil, como a Parmalat e a Basf, fabricante das tintas Suvinil, esto sofrendo uma forte concorrncia. por isso que estas empresas esto se juntando a outras gigantes que operam no Brasil Ford, Volkswagen e muitas outras para incentivar o governo brasileiro a fazer acordo com os pases mais prximos, entre os quais Argentina, Paraguai e Uruguai.

Com esses acordos as empresas podem aumentar o nmero de seus produtos e ficar mais fcil e mais barato produzi-los e vend-los, pois sero fabricados em maior quantidade e no pagaro tarifas para serem vendidos nesses pases. Foi assim que nasceu o Mercosul Mercado Comum do Sul a partir de alguns acordos comerciais assinados entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Em 1991, na cidade de Assuno, (Paraguai) os presidentes desses pases assinaram um acordo formando um bloco de comrcio que comeou a funcionar no dia 1 de janeiro de 1995. Foi o Tratado de Assuno, que deu origem ao Mercosul.

Desde ento, os empresrios dos quatro pases esto podendo negociar suas mercadorias livremente, como se os quatro pases fossem apenas um. por isso que o comrcio entre as empresas do Mercosul aumentou quatro vezes de 1991 a 1994, chegando a cerca de 12 bilhes de dlares. Com o Mercosul, o Brasil passou a fazer parte de um bloco comercial. E suas relaes com os outros pases do Mercosul passaram a ser mais fortes do que com os pases de fora do bloco. Mas, para aumentar os negcios dos seus empresrios, o governo brasileiro est tentando aumentar o nmero de membros do Mercosul. O Chile aderiu em junho de 1996. A Venezuela e a Bolvia podero ser os prximos pases a entrarem no Mercosul. Com a ampliao do Mercosul, as empresas que so grandes o bastante para atuar em todos os pases membros sero favorecidas e podero enfrentar a concorrncia das grandes empresas que atuam em outras regies. O BRASIL NO MUNDO ATUAL O Brasil tem interesse em manter relaes com todos os pases. Quer que os seus empresrios comprem e vendam produtos em todas as partes do mundo. Mas como os pases ricos esto formando blocos de comrcio que favorecem os negcios dos seus empresrios e dificultam a compra de produtos de pases como o Brasil, a sada encontrada por alguns governos da Amrica do Sul foi tambm formarem um bloco comercial, o Mercosul. Com o Mercosul, as grandes empresas que atuam na regio podero crescer e se preparar para concorrer no mercado mundial com as empresas que atuam em outros blocos. Por isso podemos afirmar que as relaes do Brasil com os outros pases esto sendo influenciadas pela globalizao da economia mundial. Como vimos, a globalizao provocada pela atuao das empresas transnacionais aumenta a interdependncia econmica dos pases pelo aumento do comrcio entre eles. Por outro lado, as empresas transnacionais acabam sendo mais fortes do que os pases, influenciando os governos a fazer acordos que sejam favorveis para elas. assim que nascem os blocos comerciais como o Mercosul, provocando uma regionalizao do comrcio mundial com o favorecimento do comrcio entre Pases de uma mesma regio.

ATUAL EVOLUO POLTICA NO BRASIL Em 15 de maro de 1985, aps 21 anos de ditadura militar, teve incio uma nova fase na vida nacional a Nova Repblica. O GOVERNO SARNEY As principais medidas do governo que assumiu em 15 de maro de 1985 foram tomadas no campo poltico. Emendas Constituio ento vigente aprovadas no dia 8 de maio de 1985, estabeleceram: eleio direta do presidente da Repblica na sucesso de Jos Sarney, em data a ser marcada pela Assemblia Nacional Constituinte; eleio direta para prefeito das capitais em 15 de novembro de 1985; eleio direta para prefeito dos municpios considerados reas de segurana nacional; eliminao da fidelidade partidria;

direito de voto aos analfabetos; liberdade de criao de partidos polticos, facilitando a legalizao dos partidos at ento impedidos de funcionar (por exemplo, os partidos comunistas); direito de representao polticas aos moradores do Distrito Federal, com oito deputados e trs senadores. O principal acontecimento poltico do governo de Jos Sarney foi a elaborao de uma nova constituio para o pas, realizada por uma Assemblia Nacional Constituinte eleita em 15 de novembro de 1986. A Assemblia Nacional Constituinte iniciou seus trabalhos em 1 de fevereiro de 1987. At o trmino das votaes, em 1 de setembro em 1988, transcorreram 19 meses de intensos debates. As discusses foram marcadas por uma srie de conflitos entre os grupos conservadores, reunidos no Centro Democrtico(Centro), e os progressistas, formados pelos partidos da esquerda (PT,PC do B, PDT) e por uma parte do PMDB. Um balano geral permite-nos observar que os trabalhadores conseguiram diversas vantagens com a constituio promulgada em 5 de outubro de 1988. Sua organizao e a combatividade dos seus representantes na Constituinte foram, sem dvida, os principais responsveis por essas conquistas, entre os quais esto as seguintes: salrio: ao sair de frias o trabalhador tem direito a um abono igual a 33% do seu salrio; o empregado demitido dever receber uma indenizao correspondente a 40% de seu FGTS; direito de greve: tornou-se praticamente irrestrito; jornada de trabalho: a jornada semanal passou de 48 para 44 horas;

aposentadoria: os aposentados passam a receber 13 salrio; nenhuma aposentadoria ser inferior a um salrio mnimo; licena maternidade: passa de 90 para 120 dias; passa a existir a licena-paternidade , inicialmente de cinco dias. O PLANO CRUZADO No campo econmico, o governo Sarney causou impacto ao anunciar, em 28 de fevereiro de 1986, o Plano de Estabilizao Econmica (Plano Cruzado), cujas principais medidas foram: congelamento de preos; substituio do cruzeiro pelo cruzado; gatilho salarial, determinando que os salrios seriam reajustados sempre que a inflao chegasse a 20%. Os entusiastas pelo congelamento dos preos populares, na funo de fiscais do Sarney, controlavam os preos e denunciavam os infratores durou pouco. Logo as mercadorias comearam a sumir da lojas: empresrios faziam pequenas modificaes (maquiagem) nos produtos para vend-los por preos da tabela; o gio cobrana alm da tabela alastrou-se; o valor dos aluguis novos disparou. Apesar desses problemas, o Partido do Movimento Democrtico Brasileiro (PMDB) obteve significativa vitria nas eleies de 1986: elegeu 22 entre os 23 governadores e conseguiu folgada maioria no Congresso Nacional. Passadas as eleies, no final de 1986, as medidas do Plano Cruzado perderam toda a eficcia, a inflao voltou a subir e iniciou-se um novo perodo de crise econmica. Em janeiro de 1989 foi decretado um novo plano econmico - o Plano Vero que determinava o congelamento de preos e salrios e substitua o cruzado pelo cruzado novo. Mas tambm no deu resultados e a inflao continuou subindo.

No ltimo ms do governo Sarney (maro de 1990) a inflao correspondente ao perodo de 15 de fevereiro a 15 de maro atingiu o recorde histrico de 84,32%, chegando ao ndice acumulado de 4853,90% nos 12 meses anteriores. Como resultado, a credibilidade do governo desceu praticamente a zero e, nas eleies de 1989, todos os candidatos procuraram fazer oposio ao governo Sarney, buscando com isso aumentar suas chances de eleio. O segundo turno das eleies presidenciais de 1989 (as primeiras eleies diretas desde 1960) foi disputado por Fernando Collor de Melo e Lus Incio Lula da Silva. Collor saiu candidato pelo recm-criado e pouco expressivo Partido da Reconstruo Nacional (PRN), com o apoio de outros pequenos partidos. Baseou a campanha no fato de ser jovem quarenta anos -, em seu distanciamento dos polticos tradicionais (que dizia combater, apesar de contar com o apoio de muitos deles) , em sua oposio ao governo Sarney, em sua independncia em relao aos grandes grupos econmicos (cujo apoio fazia

questo de recusar apesar de terem sidos os financiadores de sua campanha), em suas promessas de governar para os descamisados e os p-descalos (os que nada tm). Lula foi candidato da Frente Brasil Popular, uma aliana que reuniu o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Comunista do Brasil (PC do B), e o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Tambm jovem 44 anos - , ex-operrio e lder sindical, propunha-se a desenvolver uma poltica democrtica que rompesse com o passado, favorecesse os trabalhadores, promovesse o crescimento do mercado interno juntamente com a elevao do padro de vida das classes populares, desse prioridade aos servios sociais do Estado (educao, sade, moradia, seguridade social, etc.), submetesse a dvida externa ao controle soberano do governo brasileiro e enfrentasse a hiperinflao sem causar recesso. A eleio foi muito disputada e apresentou os seguintes resultados: Collor - 35 089 998 votos (42,75%) Lula - 31 076 364 votos (37,86%) Collor assumiu a presidncia da Repblica no dia 15 de maro de 1990, com muita pompa e a presena de mais de uma centena de delegaes estrangeiras. No prprio dia da posse, Collor assinou algumas medidas visando reforma administrativa: extino de ministrios e substituio de outros por secretarias especiais; extino e privatizao de empresas estatais; vendas de imveis do governo, etc. No dia seguinte, seria a vez do choque econmico. As principais medidas do Plano Collor que visavam prioritariamente extinguir a inflao foram as seguintes: moeda: extino do cruzado novo e volta do cruzeiro; salrios: teriam seu reajuste prefixado para todo dia 15 de cada ms; preos: deveriam voltar aos nveis do dia 12 de maro, passando a ser prefixados todo dia 1 a partir de maio; poupana: as quantias superiores a NCz$ 50 000,00 foram bloqueadas por 18 meses, devendo ser devolvidas depois desse prazo, em 12 parcelas mensais; Conta corrente: valores inferiores a NCz$ 50 000,00 tambm ficaram bloqueados por 18 meses.

Essas medidas provocaram profunda recesso, isto , uma diminuio acentuada da atividade econmica, sobretudo industrial. O desemprego alcanou os maiores ndices das ltimas dcadas. Os salrios, por sua vez, perderam grande parte de seu valor. E no primeiro semestre de 1992 a inflao girava em torno de 23% ao ms. No incio de 1992, graves denncias de corrupo envolvendo importantes funcionrios do governo foram levantadas pela imprensa.

A situao ficou mais grave ainda quando o prprio irmo do presidente, Pedro Collor, acusou Paulo Csar Farias, o PC tesoureiro da campanha presidencial de Collor de estar exigindo contribuies em dlares de grandes empresrios em troca de favores do governo. PC Farias comandava o esquema de corrupo com a conivncia do prprio presidente, que recebia parte do dinheiro obtido. O Congresso Nacional constituiu uma Comisso Parlamentar de Inqurito (CPI) para apurar as acusaes. Depois de muitas investigaes de cheques, declaraes de Imposto de Renda, notas fiscais e contas bancrias e de ouvir muitas pessoas, a CPI descobriu como funcionava o Esquema PC. Para ganhar a concorrncia de obras pblicas e obter favores do governo, os empresrios pagavam comisses empresa de Paulo Csar Farias que eram registradas na contabilidade da empresa como servios prestados. Os valores arrecadados eram movimentados por meio de contas fantasmas e custeavam as despesas do presidente, de sua mulher e de sua exmulher. Diante das condies da CPI, partidos de oposio ao governo e entidades de trabalhadores e de profissionais liberais convocaram a populao para manifestaes pblicas .O objetivo dessas manifestaes era pressionar a Cmara dos Deputados a autorizar o Senado a processar e julgar o presidente da Repblica. No dia 29 de setembro de 1992, a Cmara autorizou a abertura do processo contra o presidente Fernando Collor que foi imediatamente afastado do cargo. Trs meses depois, no dia 29 de dezembro de 1992, o Senado, com base no processo, reuniu-se para julgar o presidente. Vendo que no havia possibilidade de ser absolvido, Collor enviou mensagem ao Senado renunciando presidncia da Repblica. Apesar da renncia, o Senado tomou a deciso de continuar o julgamento e condenou Collor por 78 votos contra trs. Fernando Collor perdeu ento seu mandato e teve seus direitos polticos suspensos por oito anos. No mesmo dia, o Congresso Nacional se reuniu e deu posse ao vicepresidente, Itamar Franco, como presidente da Repblica. Durante os primeiros meses de sua gesto, o presidente Itamar Franco trocou diversos ministros no comando da poltica econmica, em busca de solues que acabassem com a inflao e estabilizassem a economia, mas nada conseguiu. Em maio de 1993 o socilogo Fernando Henrique Cardoso, que tinha ocupado a pasta das Relaes Exteriores, assumiu o Ministrio da Fazenda. Fernando Henrique Cardoso reuniu um seleto grupo de economistas que haviam trabalhado em governos anteriores para elaborar um plano gradual de estabilizao, evitando os choques dos planos anteriores. O plano desenrolou-se em trs etapas: na primeira procurou-se controlar as contas do governo, no sentido de diminuir o dficit pblico e aumentar as reservas no exterior; na segunda etapa, foi criada a Unidade Real de Valor (URV), um indexador que passaria a corrigir diariamente os preos, salrios e servios, como uma espcie de moeda. A URV, foi implantada a 1 de maro de 1994; finalmente em 1 de julho de 1994, foi introduzida uma nova

moeda, o real, com o valor de uma URV, equivalente 2 750,00 cruzeiros reais, moeda que desapareceu. FERNANDO HENRIQUE E AS REFORMAS CONSTITUCIONAIS Nas eleies presidenciais de 1994, Lula e Fernando Henrique foram os candidatos mais votados. Luis Incio Lula da Silva, do PT, recebeu o apoio de outros partidos de esquerda, como o PSB, o PC do B, o PV e o PPS (antigo PCB). J Fernando Henrique Cardoso , do PSDB, recebeu o apoio dos partidos mais direita, como o PFL e o PTB. Lula comeou sua luta antes da campanha, tendo realizado vrias viagens, denominadas caravanas da cidadania, em diversas regies do Brasil, procurando conhecer de perto os problemas do pas. Por isso, apareceu inicialmente com grande vantagem sobre os demais candidatos nas pesquisas eleitorais. Comeando mais tarde, j que era ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, baseou sua campanha no Plano Real. Conseguiu apoio especial daqueles setores temerosos de que uma vitria de Lula pudesse reduzir os seus privilgios, como em muitas empresa de comunicao social (principalmente a Rede Globo) e as organizaes empresariais dos bancos, da indstria e do comrcio que contriburam com grandes somas para a campanha. Rapidamente ultrapassou Lula nas pesquisas de inteno de voto e manteve as vantagens at as eleies, que venceu j no primeiro turno, com 54,28% dos votos vlidos, contra 27,04% dados a Lula. Gasto oficial das campanhas: Fernando Henrique: R$ 31,7 milhes; Lula: R$ 4,2 milhes.

De acordo com uma emenda constitucional que, no final de 1993, reduziu o mandato presidencial de cinco para quatro anos e antecipou a posse de 15 de maro para 1. de janeiro, o novo presidente da Repblica Fernando Henrique Cardoso, assumiu o cargo em 1. de janeiro de 1995, para um mandato que se estendeu at 31 de dezembro de 1998. As reformas Constituio que, juntamente com a estabilidade do real, contriburam como um dos pontos essenciais do programa do governo de Fernando Henrique, sofreram forte oposio, tendo dificuldades em ser aprovadas na forma desejada pelo presidente. Em linhas gerais as reformas propostas pelo governo Fernando Henrique foram as seguintes: Ordem econmica: com o objetivo de atrair o capital internacional, o governo propunha o fim do monoplio estatal do petrleo, das telecomunicaes e da energia eltrica, com a privatizao das empresas destes e de outros setores; a mudana no conceito de empresa brasileira, que passaria a incluir tambm a empresa de capital multinacional, desde que sediada em territrio nacional.; Previdncia: procurando diminuir os gastos da Previdncia, o governo propunha o fim da aposentadoria por tempo de servio, da aposentadoria proporcional (aos 30 anos), da aposentadoria especial (aos 25

para mulheres e aos 30 para homens em determinadas profisses, como o magistrio) e da aposentadoria integral para funcionrios pblicos: reforma tributria: redefinio dos impostos proposta pelo governo, com sua redistribuio entre as esferas administrativa federal, estadual e municipal; reforma administrativa: fim da estabilidade do funcionrio pblico. Nos dois primeiros anos, o governo Fernando Henrique: conseguiu a aprovao das reformas da ordem econmica, com o fim do monoplio estatal do petrleo e das telecomunicaes; Manteve a estabilidade do real: no final de 1996, a inflao girava em torno de 1% ao ms; acelerou a abertura da economia, resultando na compra de empresas instaladas no Brasil, inclusive estatais, por empresas transnacionais, a exemplo do que ocorreu no setor da autopeas, que passou a ser dominado por multinacionais; manteve elevados os juros, provocando recesso e aumento do desemprego. Aps o fim de seu mandato, FHC consegue reeleger-se graas a uma medida provisria por ele criada tendo sua nova delegao garantindo at 2002.

O Governo Lula
O Governo Lula (2002-2010) corresponde ao perodo da histria poltica brasileira que se inicia com a posse de Luiz Incio Lula da Silva presidncia, em 1 de janeiro de 2003, em sua quinta tentativa para chegar ao cargo presidencial, aps derrotar o candidato do PSDB e ex-ministro da Sade Jos Serra. Sua estada na presidncia terminar em 1 de janeiro de 2011. Em outubro de 2006, Lula se reelegeu para a presidncia, derrotando o candidato do PSDB Geraldo Alckmin, sendo eleito no segundo turno com mais de 60% dos votos vlidos. Caractersticas Economia Na gesto de Lula, Henrique Meirelles, deputado federal eleito pelo PSDB de Gois em 2002, foi escolhido para a direo do Banco Central do Brasil e o mdico sanitarista e ex-prefeito de Ribeiro Preto Antnio Palocci, foi nomeado Ministro da Fazenda. Aps seguidas denncias contra Pallocci, este pediu demisso, sendo substituido pelo economista e professor universitrio, Guido Mantega (27/03/2006). O Governo Lula caracterizou-se pela baixa inflao, taxa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto)em quatro anos (2003/2006) de 2,6 % em mdia , reduo do desemprego e constantes recordes da balana comercial.

A atual gesto promoveu o incentivo s exportaes, diversificao dos investimentos feitos pelo BNDES, estimulou o micro-crdito e ampliou os investimentos na agricultura familiar atravs do PRONAF (Programa Nacional da Agricultura Familiar). So exemplos da recuperao econmica do pas sob a gesto do presidente Lula o recorde na produo da indstria automobilstica, em 2005; e o maior crescimento real do salrio mnimo[carece de fontes?], resultando na recuperao do poder de compra do brasileiro. O salrio mnimo passou, em cinco anos, de 200 para 380 reais, aumento maior que tanto o do primeiro quanto o do segundo governos de Fernando Henrique Cardoso, que variou de 80 para 200 reais em 8 anos. Enquanto a renda mdia do trabalhador brasileiro, ao longo de todo o primeiro mandato de Lula e no incio do segundo, no havia recuperado o valor de dezembro de 2002, o nvel de desemprego registra a maior queda em 13 anos, chegando ao ndice de 9,9% em fevereiro de 2007. Durante esta gesto a liquidao do pagamento das dvidas com o FMI foram antecipadas, fato criticado por economistas por se tratar de dvida com juros baixos, mas que resultaram em melhor prestgio internacional e maior ateno do mercado financeiro para investir no Brasil. Crticos apontam tambm, que a conduo da poltica de juros - os maiores do mundo - pelo governo conservadora. Analistas financeiros apontam que a taxa de juros SELIC saiu de 25 % ao ano em 2003 para 11,25 % ao ano em 2008. O que deslocou muitos investimentos em ttulos da dvida pblica para o setor produtivo, fazendo com que o ndice BOVESPA saltasse de 40.000 pontos no nicio de seu mandato para mais de 60.000 pontos em 2007, aquecendo o mercado acionrio e o capitl social das empresas brasileiras. Argumentam ainda que os nmeros positivos so conseqncia da bonana financeira internacional (a forte demanda asitica por produtos primrios brasileiros aumenta a sua cotao e consequentemente infla o supervit comercial), que pode mudar a qualquer momento, e que o pas no dispe de um plano de desenvolvimento claro. Outra diferena entre a poltica econmica do governo Lula e a do governo anterior teria sido o fim do ciclo de privatizaes que levou o Estado a, por exemplo, vender a companhia Vale do Rio Doce, que se tornou uma das mais competitivas do mundo. Houve a recriao de alguns rgos extintos no governo anterior, como a SUDENE, e a criao de novas empresas estatais de menor porte. Porm, aps 5 anos de mandato, o governo Lula passa tambm a apoiar uma poltica de privatizaes de rodovias, com os leiles de concesso de 7 lotes de rodovias federais, vencidos na maioria por empresas estrangeiras. Reformas Uma das plataformas de campanha de Lula foi a necessidade de reformas. Aprovou-se parcialmente no Congresso Nacional em 2003 a reforma da previdncia social, levando vrios setores da sociedade a protestarem contra uma possvel perda de benefcios e direitos adquiridos.

Outra reforma importante ocorrida no Governo Lula foi a aprovao da Emenda Constitucional 45, de 2004, que ficou conhecida como Reforma do Judicirio. Seus principais aspectos foram a incluso do princpio da celeridade processual como direito fundamental (art. 5, LXXVIII); a criao de um rgo de controle administrativo, financeiro e disciplinar de todo o Judicirio do pas (o Conselho Nacional de Justia - CNJ, art. 103-B), alm de outras normas que objetivam desde um processo judicial mais clere at a moralizao e a transparncia do Poder Judicirio. Contudo, apesar de prometidas, as reformas trabalhista, tributria, fiscal e poltica ainda no saram do papel. O Fome Zero O Programa Fome Zero foi a principal plataforma eleitoral de Luiz Incio Lula da Silva em 2002. Nessa campanha eleitoral, ele pregava a eliminao da fome no Brasil. O programa Fome Zero comeou como uma tentativa do Presidente da Repblica de mobilizar as massas em favor dos pobres em estado de extrema misria ainda muito presente no Brasil. O programa fez com que os olhos dos governos internacionais se voltassem para o Brasil, sendo Luiz Incio muito elogiado em seus primeiros discursos internacionais. Programas Sociais Um relatrio do IBGE, do fim de novembro de 2005, afirma que o governo do presidente Lula estaria fazendo do Brasil um pas menos desigual. Com base no PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios), a FGV divulgou estudo mostrando que a taxa de misria de 2004 teria cado em 8% se comparada a 2003, anoem que Lula tomou posse. Ainda segundo a PNAD, oito milhes de pessoas teriam sado da pobreza (classes D e E) ao longo do governo Lula. Um programa social bastante conhecido do governo Lula o Bolsa Famlia. Ele foi criado atravs do Decreto N 5.209 de 17 de Setembro de 2004[5]. A finalidade do Programa era a transferncia direta de renda, do governo, para famlias pobres (renda mensal por pessoa entre R$60,01 e R$120,00) e em extrema misria (renda mensal por pessoa de at R$60,00). O Programa, no entanto, foi uma reformulao e ampliao do programa BolsaEscola, do governo FHC e recebe muitas crticas de diversos setores da sociedade.[carece de fontes?] A principal delas a de que o Bolsa Familia, apesar de distribuir dinheiro entre a populao mais carente, no melhora o nvel de vida dos beneficiados pelo programa. No campo da educao, o governo Lula avanou, apresentando fortes nveis de escolarizao em todas as faixas etrias. A parcela da populao que no freqentava a escola foi reduzida de 29% para 18% em apenas 36 meses, considerando o grupo de 5 a 17 anos de idade. No nvel bsico, o percentual de crianas fora da escola chegou, em 2005, a apenas 2,8%. Com a criao do FUNDEB (Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica), o governo Lula objetiva atender 47 milhes de estudantes brasileiros, com investimentos anuais de at R$ 4,3 bilhes.

Na rea do ensino superior, o PROUNI (Programa Universidade Para Todos), destaca-se como o maior programa de bolsas de estudo da histria da educao brasileira, possibilitando o acesso de milhares de jovens educao e estimulando o processo de incluso social. Em 2005, o PROUNI ofereceu 112 mil bolsas de estudo em 1.412 instituies em todo o pas. O governo tambm investiu na criao de 9 novas universidades pblicas federais, interiorizando o acesso educao pblica gratuita. Atualmente, as universidades federais oferecem 122 mil vagas gratuitas. Contudo, o programa criticado por professores e estudiosos de instituies de ensino federais, das quais algumas se encontram em processo de sucateamento por falta de repasse de recursos federais. Alegam tambm ser uma distribuio de recursos pblicos instituies de ensino privado de baixa qualidade. Com relao mortalidade infantil, o Brasil tambm avanou sob o governo Lula. A taxa de mortalidade infantil caiu para 26 mortes para grupo de mil habitantes, ante 29,6 do governo anterior. O combate escravido e ao trabalho degradante foi outro ponto que teve destaque no governo do presidente Lula. O atual governo brasileiro libertou mais trabalhadores em trs anos que o governo anterior em seus oito anos. Nas aes dos ficais do trabalho, cerca de 12.400 trabalhadores em regime de escravido ou trabalho degradante foram libertados desde 2003. Poltica externa No plano internacional, Lula e seu governo tm se destacado pela liderana que exercem no grupo de pases emergentes frente aos mais ricos. Uma das reivindicaes desse grupo de pases a queda das barreiras alfandegrias e dos subsdios agrcolas, que vem sendo discutida na Organizao Mundial de Comrcio. Uma das prioridades do governo Lula a integrao da Amrica do Sul atravs da expanso do Mercosul, criao da Unio Sul-Americana de Naes, e a abertura de novas rotas comerciais com pases os quais o Brasil pouco se relacionava, em especial os pases rabes e africanos. Igualmente, a poltica externa do atual Governo busca estimular a reforma da Organizao das Naes Unidas (ONU), pleiteando, nesse contexto, um assento permanente no Conselho de Segurana. A atual poltica externa procura igualmente dar nfase a temas sociais, em particular luta contra a fome e a pobreza no mbito global. Alm disso, tem buscado intensificar as discusses acerca do financiamento ao desenvolvimento, estimulando o surgimento de mecanismos financeiros inovadores. Nesse contexto, tem ganhado importncia a discusso acerca dos crescentes fluxos de remessas de recursos dos migrantes que vivem em pases desenvolvidos para seus pases de origem. Essa fonte de divisas joga papel fundamental no desempenho econmico de muitos pases em desenvolvimento. Em 2006, a questo da migrao internacional ser tema do debate de alto nvel da ONU e espera-se que o Brasil desempenhe papel preponderante no que se refere defesa dos interesses dos pases em desenvolvimento. Porm, o governo Lula tomou decises controversas em matria de politica externa. Uma delas foi o reconhecimento da China como economia de

mercado, o que derrubou diversas barreiras comercias impostas aos produtos chineses, facilitando sua entrada no Brasil e, para alguns, prejudicando a economia nacional. A China, em contrapartida, apoiaria a candidatura do Brasil a um assento permanente no Conselho de Segurana da ONU. O Governo Lula tambm acumula algumas derrotas em suas tentativas na criao de um bloco econmico compreendido por pases subdesenvolvidos e emergentes. Governo Lula patrocinou uma misso de paz no Haiti, almejando crdito com a ONU. Cerca de 1200 militares brasileiros desembarcaram no Haiti em uma misso pacfica visando a reestruturao do estado haitiano.[6] Crises Escndalo do mensalo A partir de 2004, o governo Lula enfrentou crises polticas, que atingiram seu apogeu em julho de 2005 quando denunciaram um suposto esquema de compra de votos de deputados no congresso e suposto financiamento de campanhas por "Caixa 2". Vrias outras denncias de escndalos foram sendo descobertas, como o caso da quebra de sigilo de um caseiro pelo do estado, que levou a demisso do ministro Antonio Palocci, alm da tentativa de compra de um dossi por parte de agentes da campanha do PT de So Paulo. Ver artigo principal: Escndalo dos cartes corporativos No incio de 2008 iniciou-se uma nova crise: a crise do uso de cartes corporativos. Denncias sobre irregularidades sobre o uso de cartes corporativos comearam a aparecer. As denncias levaram demisso da Ministra da Promoo da Igualdade Racial Matilde Ribeiro, que foi a recordista de gastos com o carto em 2007.[5] O ministro dos Esportes Orlando Silva devolveu aos cofres pblicos mais de R$ 30 mil evitando uma demisso.[6] No entanto a denncia que pode originar um pedido de abertura de CPI por parte da oposio autilizao de um carto corporativo pela filha de Lula, Lurian Cordeiro Lula da Silva que gastou R$ 55 mil entre abril e dezembro de 2007. Dos 150 cartes corporativos o Portal Transparncia s divulgou os dados de 68 cartes. Segundo mandato Para seu segundo mandato, Lula conta com apoio de uma coalizo de doze partidos (PT, PMDB, PRB, PCdoB, PSB, PP, PR, PTB, PV, PDT, PAN e PSC), cujos presidentes ou lderes tm assento no Conselho Poltico, que se rene periodicamente (normalmente a cada semana) com Lula. Alm disso, PTdoB, PMN e PHS tambm fazem parte da base de apoio do governo no Congresso, totalizando quinze partidos governistas. Lula havia lanado, no dia da reeleio, a meta de crescimento do PIB a 5% ao ano para seu segundo mandato, da qual, aparentemente, recuou, pelo menos para o ano de 2007 (ainda assim foi atingida). No obstante, no dia 22 de janeiro, foi lanado o PAC (Programa de Acelerao do Crescimento), um conjunto de medidas que visa a acelerao do ritmo de crescimento da economia brasileira, com previso de investimentos de mais de 500 bilhes de reais para os quatro anos do segundo mandato do

presidente, alm de uma srie de mudanas administrativas e legislativas. O PAC prev um crescimento do PIB de 4,5% em 2007 e de 5% ao ano at 2010. O Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE), que estabelece o objetivo de nivelar a educao brasileira com a dos pases desenvolvidos at 2021 e prev medidas at 2010 (entre elas a criao de um ndice para medir a qualidade do ensino e de um piso salarial para os professores de escolas pblicas), foi lanado oficialmente no dia 24 de abril. Espera-se para os prximos meses o lanamento do Pronasci (Programa Nacional de Segurana com Cidadania - nome provisrio), que prev, entre outras medidas, a criao de um piso salarial nacional para policiais civis e militares e um programa de habitao para policiais, visando retir-los das reas de risco. A partir da criao da Secretaria Nacional dos Portos, no dia 7 de maio de 2007, o governo passou a ter 37 ministrios.

A DEMOCRACIA NO BRASIL ATUAL A CRIAO DE CONDIES QUE FAVOREAM A PARTICIPAO POLTICA Dois pontos so essenciais para o crescimento da participao poltica: a reduo da influncia do poder econmico nas eleies, que muitas vezes acaba determinando o voto atravs dos meios de comunicao de massa ou, at mesmo, da simples compra; a nfase na educao bsica de qualidade para todos, a fim de que os eleitores possam ter melhores condies de analisar os programas dos vrios partidos e candidatos e, assim, votar em quem est mais comprometido com o interesse da maioria. Em matria de educao bsica tambm temos um longo caminho a percorrer: nas eleies de 1994, por exemplo, de cada trs eleitores apenas um havia concludo o 1. grau, um tinham freqentado alguns anos de escola e um no possua nenhuma escolaridade.

Todo o poder emana do povo. Para que isso acontecesse seria necessrio que todo povo brasileiro participasse ativamente da escolha de seus governantes. No isso que se verifica: a partir de 1964, o povo brasileiro passou a sofrer srias restries para escolher seus governantes; somente em 1982, depois de dezoito anos de escolhas indiretas, o povo pde eleger seus governadores; apenas em 1985 pde eleger os prefeitos das capitais; e apenas em 1989 os eleitores puderam eleger diretamente o Presidente da Repblica. H outro problema a considerar: grande parte do povo brasileiro,

aproximadamente 20 milhes de analfabetos maiores de idade, s a partir de 1985 conquistou o direito de votar para escolher os governantes. Alm disso, votar nos governantes, apesar de importante, no suficiente para que tenhamos uma democracia de fato. preciso que o povo tenha condies dignas de vida e uma educao de boa qualidade para que possa informar-se sobre seu pas, votar bem e participar realmente na tomada de decises que afetam o seu destino. O poder exercido em nome do povo. Na prtica, parece que o poder exercido por uma minoria, para seu prprio benefcio. Os recursos pblicos so encaminhados para reas de interesse dos grupos dominantes: reas centrais das cidades, obras para os possuidores de automvel, energia para as grandes indstrias, etc. Enquanto isso, a alimentao, a moradia, a sade, a educao e o saneamento bsico, que so setores prioritrios para a populao, permanecem esquecidos. A marginalizao poltica, que no permite ao povo participar do governo de seu prprio pas, tambm um forma de controle social em benefcio dos grupos privilegiados pela situao vigente.

A REFORMA DO ESTADO Paralelamente ampliao do conceito de democracia e criao de condies que favoream a participao poltica, preciso reformar o prprio Estado, no sentido de torn-lo mais democrtico, de acordo com o interesse pblico da maioria da populao. Nesse processo de reforma do Estado, h dois aspectos a serem destacados. Em primeiro lugar, preciso que o Estado deixe de estar a servio dos grupos mais poderosos do pas e de repassar a eles recursos pagos pelos contribuintes e passe a servir aos interesses da maioria da populao, aplicando em seu benefcio os recursos de que dispe. Em segundo lugar, preciso reorganizar os poderes do Estado, reduzindo o poder do executivo em 1994, por exemplo, a presidncia editou 405 medidas provisrias contra apenas 131 leis feitas pelo Congresso, sendo que, segundo a Constituio, as medidas provisrias s devem ser usadas em casos de urgncia e relevncia fortalecendo o Legislativo e exigindo que trabalhe no interesse da coletividade, que ele deve representar , e fazendo com que o Judicirio atue de forma mais eqitativa, colocando em prtica o princpio constitucional e democrtico de que todos so iguais perante a lei.

BIBLIOGRAFIA LAKATOS, Eva Maria. Sociologia Geral. 6. ed. So Paulo: Atlas 1992. HOFMANN, Werner. A Histria do Pensamento do movimento social dos sculos 19 IANNI, Octvio, Estado e Planejamento econmico no Brasil (1930-1970), Rio de
Janeiro: Civilizaes Brasileira, 1977. e 20. Rio de Janeiro : ed. Tempo Brasileiro, 1984.

CRUZ, Rafael de La. Os novos movimentos sociais: encontros e desencontros com

a democracia. In: SCHERER WARREN, I. & KRISCHKE, P., orgs. Uma revoluo no cotidiano: os novos movimentos sociais da Amrica do Sul. So Paulo: 1987. SEGATTO, Jos A A formao da classe operria no Brasil, Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987. (Srie Reviso; 29.)

OBS: Os textos em anlise no presente mdulo foram extrados, na integra, das fontes bibliogrficas supra indicadas.

Anda mungkin juga menyukai