Anda di halaman 1dari 10

A REPRESENTAO DA DOR EM LVARES DE AZEVEDO E EM FRIDA KAHLO

Anderson Lopes

Faculdade So Bernardo Do Campo, So Paulo - Brasil

Resumo :Esse artigo tem o intuito de analisar a representao da dor em lvares de Azevedo e em Frida Kahlo .Onde se analisa o poema Adeus, meus sonhos de lvares de Azevedo e o quadro Abrazos Amorosos de Fridah Kahlo.

Palavras chave : Fridah Kahlo -Romantismo Surrealismo

Resumen :Este articulo analisa la representacon del dolor em lvares De Azevedo y en Frida Kahlo .Donde se analizan el poema Adeus, meus sonhos de lvares de Azevedo y el cuadro Abrazos Amorosos de Fridah Kahlo.

Palabras llave : Fridah Kahlo -Romantismo Surrealismo

1-Introduo
Frida Kahlo uma mulher de temperamento forte, bissexual, feminista, dona de uma sensibilidade artstica inquestionvel, mostrava a todo momento como uma mulher pode ser forte, e levar sua vida adiante, independente das

dores que ela trs. Suas telas so todas alto retratos, que mostram exatamente como a mesma se sentia diante suas limitaes.

Uma grande parte da literatura produzida por lvares de Azevedo est pautada por um profundo pessimismo e uma viso particular do mundo. Embora ele tenha sofrido influncia de poetas europeus, a sua obra a expresso ntima de sentimentos que o agitavam, apresentando, tambm, preocupaes de seu tempo e as marcas de uma esttica voltada para o sentimento, o individualismo e a liberdade de expresso. Estudar a sua poesia penetrar em um mundo cheio de sonhos e fantasias. Aceitar o desafio de penetrar a interioridade do poeta descobrir que sua obra a expresso do desejo de viver intensamente, retido por valores sociais que teimam em cercear seus anseios. De temperamento dramtico, Azevedo pontua diversas controvrsias pelo carter discrepante de sua obra. Antnio Candido (1997)chega a afirmar que o poeta no pode ser apreciado moderadamente, ou amamos sua obra, passando por cima de defeitos e limitaes, ou a repelimos. Temos de nos identificar ao seu esprito para aceitar a sua poesia

1.1- A poesia de lvares de Azevedo

ADEUS ,MEUS SONHOS ! (lvares De Azevedo)

Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro!

No levo da existncia uma saudade! E tanta vida que meu peito enchia Morreu na minha triste mocidade!

Misrrimo! votei meus pobres dias sina doida de um amor sem fruto... E minhalma na treva agora dorme Como um olhar que a morte envolve em luto.

Que me resta, meu Deus?!... morra comigo

lvares De Azevedo poeta da primeira fase do romantismo tida como o mal do sculo essa fase chamada ultra romantismo .lvares foi intensamente marcado pela influncia de Lord Byron, poeta que alcanou o peso egocntrico, intensidade de experincia, buscados pelas obras to marcadamente pessoais do Romantismo. Byron tem em suas obras um tom de exagero, mas totalmente intenso, assim como os quadros de Frida Kahlo. Neste poema nota-se que o tema predominante o pessimismo e a morte; o poeta parece que previa que teria uma vida curta, como realmente teve.. Por isso, despede-se dos sonhos no concretizados. Assim faz referencias de uma precoce mocidade, um amor no realizado e a ingenuidade vivida com os amores que teve. Sentindo-se ainda 'morto em vida' termina por afirmar que no via. Essa tem de morte se d logo no titulo do poema, adeus , meus sonhos ! .Onde o poeta se despede dos seus sonhos, aceitando assim sua morte. Logo na primeira estrofe Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro! se afirma isso ,pois o poeta se despede de seus sonhos, chora e morre ,mas essa

despedida dos sonhos, pode ser analisada como a despedida de seu amor,de sua ambio na vida.

No verso seguinte Azevedo diz No levo da existncia uma saudade! onde fica claro que ele est consciente da morte, e diz que no sentir saudades de nada .Nas seguinte verso ainda completa E tanta vida que meu peito enchia , Morreu na minha triste mocidade! onde tem cincia que morrer em sua mocidade.

Na prxima estrofe os seguintes versos demonstram um sentimento de dor a uma pessoa amada .Misrrimo! votei meus pobres dias, sina doida de um amor sem fruto...,E minhalma na treva agora dorme ,Como um olhar que a morte envolve em luto. Compara esse sentimento de perda da pessoa amada com a morte .

Ao finalizar Que me resta, meu Deus?!... morra comigo se entende que j que ele sabe que ir morrer e que ficar sem sua amada, faz uma metfora j que acordo com a bblia Deus morreu por ns, o poeta pontua para que Deus morra com ele.

1.2-A obra de Frida Kahlo


Com uma trajetria bastante marcada por doenas, a artista mexicana Frida Kahlo se opunha aos que declaravam surrealista sua obra. Segundo ela, no pintava sonhos e sim sua prpria realidade. Boa parte de suas obras encontram-se expostas na casa azul, residncia onde nasceu e que foi transformada em museu aps sua morte.

Yo me pinto ,pues es el tema que ms conosco (KAHLO,Frida) As tranas e as sobrancelhas unidas evidenciam ainda mais sua marcante e inconfundvel fisionomia. Uma mulher de personalidade forte e obras incrveis. Por ter sofrido um acidente quando adolescente, boa parte de sua vida foi em cima de uma cama ,isso lhe causou muita dor ,e isso refletido em suas obras .Seu conturbado relacionamento com Diego Rivera refletido em suas obras tambm . Essa mistura do sentimento de dor, amor e paixo so explicitas em suas obras - praticamente todas suas obras so auto retratos ,pois por causa de seu acidente ,Frida passou muito tempo deitada, e pintava esses auto retratos olhando em uma espelho em cima de sua cama a partir das cores que so muito fortes e presentes em suas obras . Frida Kahlo foi uma pessoa a frente do seu tempo como ela mesmo gostava de dizer .Em sua obra Las Dos Fridas (1939) ,isso explicito pois mostra uma imagem de duas mulheres ambas Frida Kahlo uma dessas mulheres vestida de branco com um traje tpico mexicano e a outra vestida de com um vestido mais colorido ,e ambas ligadas pelo corao .Isso era uma mistura da Frida como ela era uma mistura clssica com contempornea . Ao fundo temos um cu muito escuro e talvez tempestuoso dando-nos a idia de que naquele instante a autora no vislumbrava um horizonte claro, um futuro, mas sim uma eminente tempestade. O piso parece sem vida, sem cor, somente areia e mais nada. Nem uma grama, flor ou canteiro, nenhuma cor

vibrante, apenas barro, quase to sem vida ou apenas com meia vida como uma das duas Fridas. Para analise utilizaremos uma das obras mais conhecidas de Frida Kahlo ABRAZO AMOROSO (1937) [ANEXO 1]

Essa pintura carregada de muitos elementos que derivam da antiga mitologia Mexicana .Frida era estreo ,no quadro essa incapacidade de Frida ter filhos, expressada em uma relao maternal entre Frida e seu esposo Diego . Frida est representada no centro da pintura como uma Madonna ,tem Diego em seus braos, dando abrao amoroso .Ainda que a mulher a figura que alimenta a vida ,o homem tem o terceiro olho, o da sabedoria ,tornando os dependentes . Assim na pintura, Frida representa a vida, morte, noite, dia,lua, sol, homem e mulher , todos em um recorrente dicotomia que est profundamente ligada y se matem unida graas aos seres mitolgicos .

2-A relao de dor em Frida e em lvares


De acordo com o critico James Small em suas obras Frida recorre a uma linguagem visual do Surrealismo e tendem a justapor a ambiguidade e o improvvel. Os temas conflitantes do caos e da ordem so predominantes. Ela se utiliza frequentemente dos gmeos ou dos smbolos hermafroditas como modo de resolver seus conflitos .

Alvares e Frida so muito parecidos quando expressam a dor .Como Machado De Assis diz Azevedo tem um exagero um tom de exagero ao expor seu sentimento ,explorando todo seu mbito adolescente .E Frida expressa toda essa dor atravs das suas cores e traos . Ambos trabalham com uma dualidade .Em Adeus, Meus Sonhos Azevedo trabalha com esse amor que ele sente, mas que ele no pode ter , dessa vivacidade sobre a mocidade e sobre a morte que ele sabe que inevitvel ,e a nica coisa que ele pode fazer aceitar. Aludimos ao auto-retrato uma feminilidade despedaada, assim como seu corpo durante sua vida, ou como sua relao com Rivera, pois no momento em que o quadro foi pintado o casal estava separado. Na parte superior do quadro est escrito em espanhol: Mira que si te quise, fue por el pelo, Ahora que ests pelona, yo no te quiero (Olha que se te quis, foi pelo cabelo, Agora que ests careca, eu no te quero). E logo abaixo do texto, uma cifra de msica uma "outra" esttica diferente da beleza convencional. Uma beleza terrvel, mas bela ainda assim na sua verdade reveladora e corajosa, no limite mximo do humor e do trgico, da irreverncia e do compromisso com projetos nunca trados ideolgicos e amorosos. a marcao pode ser simblica ou fsica (...) o que importa que ela ter alm de efeitos simblicos, expresso social e material (LOURO, 2004, p. 83).

Podemos afirmar que Frida buscou, por meio de suas relaes, espaos onde havia possibilidade de incluso e reconhecimento, onde podia realizar funes e ocupar lugares atravs de investimentos constantemente reiterados, renovados e refeitos em termos de suas sexualidades e papis de gneros

Sem contar sentimentos ..

na intensidade em que Frida e Azevedo expem seus

Antonio Candido ainda cita o fato de o Romantismo foi o movimento de adolescncia e ningum o representou mais tipicamente no Brasil como Alvares. As caractersticas comuns ao adolescente e a Alvares de Azevedo so: ser dividido, ambguo, ameaado de dilaceramento, alguns traos de perversidade (ntidos em Azevedo); desejo de afirmar, e temor de menino amedrontado; rebeldia dos sentidos. Idealizao da mulher em contraposio lubricidade que a degrada. Frida assim como Alvares foi percussora do movimento surrealista no Mxico ainda que ela constantemente se recusava a aceitar essa concepo.

4-Concluso
Tanto Alvares quanto Frida fizeram dentro de seus movimentos ,obras inigualives e profundamente intensas ,expondo seus sentimentos de uma maneira nica e sublime. Essa relao da expresso de sentimentos nos dois , indiscutivelmente real e tocante . Seja por forma de poemas ou por pintura o importante que ambos souberam se expressar e nos encatar com suas obras.

ANEXO 1

Referencias Bibliogrficas
JAMIS, Rauda. (1987). Frida Kahlo (Luiz Cludio de Castro e Costa, Trad.). So Paulo: Martins Fontes. Candido, A. (1969). Formao da literatura brasileira v.1(17501836). So Paulo: Martins. AZEVEDO,lvares (1992). Lira Dos Vinte Anos, So Paulo: Martins. Assis, M. D. (1994). Obra Completa De Machado De Assis. Rio De Janeiro: Nova Aguilar.

SMALLS, James. (2003). Captulo 6 (1900 2000): A homossexualidade na Arte Moderna e Ps-Moderna. In Lhomosexualit dans lArt.(pp. 183-260) Traduo de. Fernando Silva Teixeira Filho. New York, USA: Parkstone Press Ltd.

Anda mungkin juga menyukai