Anda di halaman 1dari 25

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROFESSORA: LLEN SOARES

O que LIBRAS?

Sigla: Lngua Braileira de Sinais; Teve sua origem na Lngua de Sinais Francesa; As Lnguas de Sinais no so universais; Cada pas possui a sua prpria lngua de sinais, que sofre

as influncias da cultura nacional. Como qualquer outra lngua, ela tambm possui expresses que diferem de regio para regio (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como lngua.
Por exemplo: VERDE; MAIO; IRMO; CUNHADO; ETC

Reconhecida pela Lingustica (semntica, pragmtica, sintaxe, fonologia, morfologia entre outros) Stokoe, 1960;
A Lngua de Sinais apresenta uma organizao neural semelhante lngua oral, pois se organiza no crebro da mesma maneira que as lnguas faladas.

PORQUE LIBRAS
Pesquisas sobre a

UMA LNGUA?
vem sendo desenvolvidas,

Libras

mostrando que esta lngua comparvel em complexidade, expressividade e possui uma estrutura gramatical prpria como qualquer outra lngua oral. Porm, utiliza-se de outro canal comunicativo, isto , a viso ao invs da audio. A LIBRAS seu capaz de com expressar novos idias sinais sutis, complexas, pela abstratas, pensamentos, poesias e humor. A LIBRAS enriquece vocabulrio introduzidos comunidade surda em resposta s mudanas culturais e aos

modos de uso que sofrem mudanas com o passar dos


tempos. Os seus usurios podem discutir filosofia, literatura, poltica, esportes, trabalho, etc.

A LIBRAS a lngua brasileira de sinais utilizada pelos


surdos que vivem nos grandes centros do Brasil onde existe comunidades surdas, mas, alm dela, h

registros de uma outra lngua de sinais que utilizada


pelo ndios Urubus-Kaapor, na floresta Amaznica.

A LIBRAS, como toda lngua de sinais, uma lngua


de modalidade gestual-visual, porque utiliza como canal ou meio de comunicao movimentos gestuais e expresses faciais que so percebidas pela viso. Portanto, diferencia-se da Lngua Portuguesa, que uma lngua de modalidade oral-auditiva, por utilizar como canal ou meio de comunicao sons articulados que so percebidos pelos ouvidos. Mas as diferenas no esto somente na utilizao de canais diferentes, mas, tambm nas estruturas gramaticais de cada lngua.

A LNGUA DE SINAIS ARTIFICIAL?


A lngua de sinais dos surdos natural no artificial, pois evoluiu como parte do grupo cultural do povo surdo. uma lngua construda e estabelecida por um grupo de indivduos com algum propsito especfico. O esperanto (lngua oral) e o gestuno (sinais internacionais) so os exemplos de lnguas artificiais, cujo objetivo maior estabelecer a comunicao internacional.

A LNGUA DE SINAIS TEM GRAMTICA?


O reconhecimento lingustico tem marca nos estudos descritivos do lingustica americano William Stokoe em 1960. Ao descrever os nveis fonolgicos e morfolgicos, o pesquisador apontou trs parmetros: -Configurao de mos( CM) -Ponto de articulao( PA) ou locao(L) - Movimento (M) A partir da dcada 1970, os linguistas acrescentaram mais outros parmetros como a orientao da palma das mos e, mais tarde, a expresso facial.

5 PARMETROS
1. Configurao de mos (CM) 2. Ponto de articulao (PA) ou locao (L) 3. Orientao da mo (OM) 4. Movimento (M) 5. Expresso facial e corporal (EFC) ou Expresses no-manuais (ENM)

Pares mnimos: - Na lngua oral : pata e rata - Na lngua de sinais: GRTIS e AMARELO; TER e ALEMANHA; Flexo verbal: - RESPEITAR, RESPONDER, TELEFONAR, AVISAR Marcao de negao - QUERER E NAO-QUERER, SABER E NAOSABER, GOSTAR E NAO-GOSTAR.. Os sinais podem ser realizados com uma mo ou duas mos. Exemplos: - AMOR, CONHECER - AJUDAR, BRINCAR, NAMORAR

As mos no so o nico veculo usados nas lnguas de sinais para produzir informao lingustica. Os surdos fazem o uso extensivo de marcadores no manuais, ou seja, expresses faciais. As expresses faciais so elementos gramaticais que compem a estrutura da lngua. Por exemplo: Chata: CHATINHA e CHATONA Gorda: GORDINHA e GORDONA

A LNGUA DOS SURDOS MMICA?


falsa tal afirmao. A lngua dos surdos no mmica e nem pantomima. Porque os estudiosos e pesquisadores observaram que a pantomima mais estreito e mais amplo do que especifico e mais variedade legitimada e convencionada pelo grupo de usurios de lngua de sinais . Por exemplo: - Pantomima de ovos; - Sinal de ovos. A lngua de sinais tem todas as caractersticas lingusticas de qualquer lngua humana.

POSSVEL EXPRESSAR CONCEITOS ABSTRATOS NA LNGUA DE SINAIS?

bvio que sim. correto afirmar que as pessoas que falam lnguas de sinais expressam sentimentos, emoes e quaisquer ideias ou conceitos abstratos.

UMA LNGUA EXCLUSIVAMENTE ICNICA?


No, pois conforme Ferreira Brito - a iconicidade utilizada na lngua de sinais de forma convencional e sistemtica. Exemplo de sinais icnicos: BEBER, RVORE, AVIO,CASA.

Na lngua oral tambm tem iconicidade como o caso da onomatopias como: pingue-pongue, zigue-zague, tique-taque e outros.

A LNGUA DE SINAIS UM CDIGO SECRETO DOS SURDOS?

No. Essa ideia surgiu quando nas escolas e instituies, os alunos eram proibidos de usar a comunicao em lngua de sinais mesmo que escondidos eram castigados. Por isso, criaram seus cdigos secretos. Mesmo com essa proibio, a lngua de sinais no morreu e nunca morrer porque mesmo dois surdos compartilharo os sinais.

A LNGUA DE SINAIS O ALFABETO MANUAL?

O alfabeto manual somente para soletrar manualmente que utilizado para nome da pessoa, alguns nome de lugares, objetos e animais caso no tiver os sinais convencionalizados. E esse alfabeto manual um cdigo de representao das letras alfabticas. Alfabeto manual para surdos-cegos o mesmo formato do alfabeto brasileiro.

ALFABETO DO BRASIL

ALFABETO AMERICANO

A LNGUA DE SINAIS UMA VERSO


SINALIZADA DA LNGUA ORAL

No. A lngua de sinais tem estrutura prpria e autnoma, ou seja, independente de qualquer lngua oral em sua concepo lingustica. O uso do portugus sinalizado tem uma filosofia do bimodalismo.

A LIBRAS FALADANO BRASIL APRESENTA UMA UNIDADE?


No. Assim como a lngua portuguesa uma unidade que se constitui de muitas variedades, ou seja, impossvel dizer que todos os brasileiros falam o mesmo portugus. Da mesma forma acontece com a Libras. A variedade de uma lngua pode ocorrer nos nveis fonolgicos, morfolgicos e sinttico. Por exemplo: PALAVRA PORTA: PORTA OU PORRRTA. PALAVRA TIA: TIA OU TCHIA. SINAL VERDE: SUL E NORDESTE SINAL ME: SUL E NORDESTE

A LNGUA DE SINAIS UMA LNGUA GRAFA?

A escrita de qualquer lngua um sistema de representao, uma conveno da realidade extremamente sofisticada, que se constitui num conjunto de smbolo de segunda ordem, sejam as lnguas verbais ou de sinais. Exemplo:

VEJA A ESCRITA DE SINAIS

CONVENES

DA

LIBRAS

A grafia: os sinais em LIBRAS, para simplificar a demonstrao, sero representados na lngua portuguesa em letra maiscula. Por exemplo, os sinais: CASA, CARRO, TELEVISO, ETC.

A datilologia (alfabeto manual): usada para expressar nomes de pessoas, lugares e outras palavras que no possuem sinal, estar representada pelas palavras separadas por hfen. Por exemplo: -L-L-E-N

Os verbos: sero apresentados no infinitivo. Todas as concordncias e conjugaes esto incorporadas na sinalizao. Por exemplo, os sinais: VOC GOSTAR DE SORVETE? (Voc gosta de sorvete) VOC IDADE? (Quantos anos voc tem?) As frases obedecero estrutura da LIBRAS, e no a da Lngua Portuguesa.

Os pronomes pessoais: EU, VOC, EL@, NS, VOCS, sero representados pelo sistema de apontao. Apontar em LIBRAS culturalmente e gramaticalmente aceito.

Os gneros: EL@, ME@, NAMORAD@, IRM@.

BIBLIOGRAFIA
Gesser, Audrei. LIBRAS: Que lngua essa? : crenas e preconceitos em torno da lngua de sinais e da realidade surda. So Paulo: Parbola Editorial,2009. Quadros, Ronice Muller de. Lngua Brasileira de Sinais: estudos linguisticos / Ronice Muller de Quadros e Lodenir Becker Karnopp. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Anda mungkin juga menyukai