Anda di halaman 1dari 16

OS 5 ELEMENTOS - (Wu Hsing)

Tudo pode ser classificado como um dos cinco elementos. Os 5 elementos so Elemento Metal, Elemento Madeira, Elemento gua, Elemento Fogo e o Elemento Terra. Estes elementos representam o movimento e a ao da energia, portanto no pode ser tomado literalmente que voc um bloco de madeira se voc pertence ao elemento madeira. Os Cinco Elementos tambm esto em constante mutao e, portanto, podem se desenvolver ou se destruir, como possvel observar. A relao desses elementos representa o setor produtivo e a interao destrutiva entre elas. Os ciclos de desenvolvimento e de destruio entre os elementos podem ser assim descritos:

CICLO PRODUTIVO A gua produz a Madeira. Contudo, se houver gua demais, sufocar o Fogo. Assim, a guaprejudica o Fogo. A Madeira produz o Fogo, mas se o Fogo for grande demais, consumir a Madeira. Assim, o Fogoesgota a Madeira. O Fogo produz a Terra, mas se houver Terra demais, extinguir. Assim, a Terra esgota oFogo. o Fogo se

A Terra produz o Metal, mas se houver Metal demais, a Terra ser sobrepujada. Assim, o Metalesgota a terra. O Metal produz a gua, mas se houver gua demais, o Metal ser submerso. Assim, a gua esgota o Metal.

Dar gua para as produzir madeira.

rvores

faria

as

rvores

crescerem

Das rvores que so plantadas a madeira pode ser usada para produzir fogo. As cinzas da madeira queimada produziria terra, da terra, o metal pode ser encontrado. enquanto que

Estes minrios de metal derretido ir produzir uma forma lquida, portanto, representa o elementogua.

CICLO DESTRUTIVO Do mesmo modo, a gua destri o Fogo. Se o Fogo for grande demais, a gua evaporar. Assim, oFogo esgota a gua. O Fogo destri o Metal, mas se o Metal for forte demais, o Fogo se extinguir. Assim, o Metalprejudica o Fogo. O Metal destri a Madeira, mas se a Madeira for suficientemente forte, romper o Metal. Assim, aMadeira prejudica o Metal. A Madeira destri a Terra, mas se a Terra for dura demais, romper a Madeira. Assim, a Terraprejudica a Madeira. A Terra destri a gua, mas se houve gua demais, submersa. Assim, a gua prejudica a Terra. a Terra ser

gua pode ser usada para apagar o fogo, enquanto o fogo pode derreter at o mais difcil de metal. Com Metais pode ser feita um machado que pode cortar as rvores, enquanto as rvores podem adentrar o mais profundo da terra. Terra pode ser usada para barragem do rio bloqueando a gua que flui.

Vistas as possibilidades de mutao, fica claro que muito importante conhecer o processo de interao entre os Elementos, porque cada trigrama corresponde a um Elemento, e o hexagrama composto de dois trigramas, o que significa que a indicao do orculo o resultado de dois Elementos que se influenciam reciprocamente, de modo positivo ou negativo.

A Teoria dos Cinco Elementos A idia bsica do I Ching o conceito de mutao, a eterna lei que rege todo o Universo. Entre os chineses, essa lei era chamada de Tao e se

manifestava atravs do Grande Princpio Primordial, oTaiji Tu. Assim, o I Ching concentra-se na teoria dos Cinco Elementos do Tao. Os cinco elementos, gua, Fogo, Madeira, Metal e Terra, no so considerados foras estticas, mas princpios dinmicos que esto numa constante interao, movimento este chamado de wu hsing. A primeira descrio dos Cinco Elementos encontra-se em um antigo livro chamado Hong Fan, ou Grande Norma, um pequeno tratado considerado o livro mais antigo de filosofia chinesa. Neste antigo livro, os Cinco Elementos esto assim mencionados: O O O O O primeiro a gua, que desce e molha. segundo o Fogo, que sobe e queima. terceiro a Madeira, que se curva e se endireita. quarto o Metal, que obediente e muda de forma. quinto a Terra, que pode ser semeada e ceifada.

Prosseguindo na simbologia divinatria do Hong Fan, encontramos ainda a seguinte correspondncia para os Cinco Elementos: A gua corresponde ao Norte e rege o Inverno. O Fogo corresponde ao Sul e rege o Vero. A Madeira corresponde ao Leste e rege a Primavera. O Metal corresponde ao Oeste e rege o Outono. A Terra corresponde ao Centro, que o lugar de quem governa, e pertence a todas as estaes.

OS 5 ELEMENTOS E SUA REPRESENTAO

ELEMENTO

IDEOGRAMA

ESTADO Causticidade Azedume Salinidade Amargura Doura

TEMPO Frio Vento Chuva Calor Luz do sol

RGO Pulmo Figado Rim Bao Corao

METAL MADEIRA GUA FOGO TERRA


ANIMAL Co

ELEMENTO

COR Branco

DIREO Oeste

NOTA MUSICAL

METAL

MADEIRA GUA FOGO TERRA

Ovelha Porco Drago Boi

Verde Preto/Azul Vermelho Amarelo

Leste Norte Sul Centro

Mi L Sol D

Captulo IX Sobre o Orculo

1 O cu um, a terra dois, o cu trs, a terra quatro, o cu cinco, a terra seis, o cu sete, a terra oito, o cu nove, a terra dez.

Na forma tradicional de se organizar a distribuio dos textos, esta seo era colocada antes do captulo X. Ela foi transposta para a atual posio por Ch'ng Tzu, no perodo Sung, e colocada junto seo que se segue, a qual, por sua vez, originalmente estava situada aps a seo 3. Estas duas sees sem dvida devem estar juntas; no entanto, tm apenas uma conexo muito vaga com o que vir depois. Elas contm especulaes numerolgicas anlogas s existentes na seo intitulada Hung Fan no Livro da Histria. provvel que representem o comeo das ligaes entre a numerologia do Livro da Histria e a doutrina do Yin-Yang do Livro das Mutaes, sincretismo que desempenhou um papel to importante no pensamento chins durante a dinastia Han. Para que se possa compreender esse sincretismo, sobre o qual aqui s se podero tecer rpidas consideraes, necessrio nos reportarmos ao diagrama conhecido como Ho T"u, o Mapa do Rio Amarelo que, segundo a tradio, teve sua origem com Fu Hsi. Esse mapa mostra o desenvolvimento a partir dos nmeros pares e mpares dos cinco estados da mutao (Wu Hsing, em geral erroneamente chamados "elementos").

A gua, ao norte, originou-se da unidade do cu, cujo complemento o seis da terra. O fogo, ao sul, surgiu do dois da terra, que tem seu complemento no sete do cu. A madeira, a leste, originou-se do trs do cu, que encontra seu complemento no oito da terra. O metal, a oeste, surgiu do quatro da terra, cujo complemento o nove do cu. Ao centro, a terra (T'u, o solo, a substncia da terra, distinta de Ti, a terra enquanto corpo celeste) originou-se do cinco do cu, que tem seu complemento no dez da terra. 2 H cinco nmeros para o cu. Para a terra h tambm cinco nmeros. Quando eles so distribudos entre as cinco posies, cada um encontra seu complemento. A soma dos nmeros do cu vinte e cinco. A soma dos nmeros da terra trinta. A soma total dos nmeros do cu e da terra cinqenta e cinco. isso que complementa as mutaes e as transformaes, e o que pe em movimento os demnios e os deuses. As notas anteriores esclarecem este pargrafo satisfatoriamente, no sendo necessrias outras explicaes. Assim como o pargrafo anterior, este tambm pertence sem dvida a um perodo mais recente. O outro diagrama, no qual os nmeros voltam a se separar e combinam-se com os oito trigramas, do Lo Shu (Escritura do Rio Lo).

Cinco elementos que pem o corpo em equilbrio

A tradicional medicina chinesa apregoa que o desequilbrio de um dos elementos formadores de nossa energia vital so cinco, no total pode roubar fora quando o objetivo quebrar a rotina. o que explica Wagner Canalonga, regente da Sociedade Taosta do Brasil, em So Paulo, que mantm cursos para o equilbrio da vitalidade. Isso pode acontecer quando estamos com o excesso ou mesmo a falta de um desses elementos (madeira, fogo, metal, terra e gua), o que costuma se traduzir em diversos comportamentos, como agressividade, preguia etc. Vale saber que temos todos os elementos em ns e o equilbrio acontece, segundo o olhar da filosofia chinesa, quando os cinco esto em sintonia. Abaixo, voc identifica quais so os sinais de que algum deles est em desequilbrio. A soluo vem pela prpria medicina chinesa pela acupuntura, pela meditao ou pelos chs de ervas medicinais.

1 - MADEIRA O elemento remete primavera, poca em que tudo se inicia. Est ligado fora para seguir com novos projetos e propostas. Raiva a energia negativa relacionada ao elemento.

EXCESSO - Pode deixar a pessoa excessivamente agitada, agressiva e sujeita a exploses de ira. Tender a tocar vrios projetos de uma s vez. Tambm predispe a certa tenso e para o excesso de trabalho. FALTA - D letargia. A pessoa tem dificuldade de colocar idias em prtica ou executar um planejamento. Existe pouca coragem e iniciativa para concretizar mudanas. 2- FOGO Est relacionado ao vero. o elemento fogo que nos impulsiona a alcanar a fama e o sucesso nas empreitadas. Euforia a emoo negativa associada a esse elemento. EXCESSO- Arroubos exagerados de otimismo podem indicar desequilbrio. Quando em harmonia, o elemento gera a alegria, sem excessos. FALTA- A pessoa pode at planejar bem ou executar, mas faltam-lhe iniciativa, entusiasmo e paixo. Com isso, consegue poucos seguidores de suas idias e tende a fazer tudo sozinha. Pode se mostrar muito desanimada com as dificuldades.

3- TERRA Corresponde ao fim da primavera e ao comeo do outono: representa a sustentao e a estabilidade para decidir algo ou executar um projeto, por exemplo. Preocupao a energia negativa associada ao elemento. EXCESSO- A pessoa pode se tornar um trator, no olhando quem est na frente e derrubando quem se interpor a sua vontade. Pode gerar intransigncia e nsia para controlar tudo e todos. H muita preocupao. FALTA - Produz lentido, atraso, ausncia de fora de vontade e desejo de desistir menor dificuldade. E muita preguia de corrigir o rumo.

4- METAL Simboliza o fim do outono e o comeo do inverno. Est relacionado com a disciplina, a capacidade de planejamento e avaliao. Tristeza a emoo associada ao metal. EXCESSO - Introspeco, passividade ou melancolia. A pessoa tem, por exemplo, dificuldade de implantar projetos e lev-los adiante. Costuma se tornar rspida no trato com o outro. FALTA- Dificuldade em ter um olhar mais global para as situaes. Ao contrrio, tende a se fixar apenas nos detalhes, o que pode levar a uma viso incompleta das coisas. H a tendncia para a depresso.

5 - GUA Diz respeito ao inverno: representa as emoes, o inconsciente. Medo a energia negativa ligada ao elemento

EXCESSO- Gera o sentimento do temor em demasia e cansao, com pouca energia vital. comum a pessoa ter medo de se expor e se arriscar. Ela tambm pode se tornar demasiadamente flexvel s porque tem medo de enfrentar as situaes. FALTA- Tendncia a se arriscar, sem medir muito as conseqncias. As pessoas que carecem do elemento gua tambm costumam comear projetos e mais projetos e nunca terminam aquilo a que se propem.

Os 5 Elementos no TaoismoOs 5 Elementos representam as atividades das foras Yin e Yang quando esto se alternando, manifestas nos ciclos de mudanas na natureza que regulam a vida na terra. Tambm chamadas como os 5 movimentos (Wu Yun), definemos vrios estgios de transformao que acontecem nas mudanas de estaes: crescimento e declnio; mudanas do clima; sons e sabores; emoes na psicologia humana. Cada energia est associada com um elemento natural cujafuno se parece com a funo destas energias, e tomam dali o seu nome. Diferente da forma de nomear os elementos por sua forma e substncia como fazemos no Ocidente e em outros sistemas, o sistema chins leva emconta a energia e sua transformao. Os elementos simbolizam atividades da energia com as quais esto associados. As manifestaes da fora Yin e Yang na terra, as cinco fases da energia representam vrios estgios de vazio e cheio pelas quais essas energias passam ao equilibrar um determinado sistema energtico. Um antigo texto chins diz sobreisto:As cinco fases da energia ou os Elementos de Madeira, Metal, gua, Terra e Fogo aparecem em sua natureza especifica, durante as transformaes da fora Yang e de sua unio com a fora Yin. Estas fases de energia esto em constante mudana de atividade,

nutrindo e controlando uma a outra para que haja uma constncia nos movimentos detransformao do vazio para o cheio e do cheio para o vazio, num movimento circular sem fim ou comeo. A interao destas foras primordiais cria a harmonia nas mudanas e no curso dos ciclos na natureza. As Cinco fases das Energias Elementares se combinam erecombinam em inmeras formas e produzem a vida manifesta. Todas as coisas que existem contm os cinco elementos em variadas propores. Vamos analisar estas idias observando os ciclos das estaes do ano que influenciam tudo sobre a terra. A gua a fase da energia associada ao inverno, quando prevalece a fora Yin. O inverno o tempo do descanso, da quietude,quando a energia poupada, recolhida, condensada, conservada e armazenada. A gua um elemento muito concentrado, contendo um grande potencial, um grande poder esperando para ser liberado. No corpo humano, a gua est associada com os fluidos essenciais como os hormnios, os lquidos linfticos, a medula, as enzimas, todos com grande potencial de energia. Sua cor o preto ou o azul noite. A cor que contm todas as outras cores de formaconcentrada. Na natureza, a gua evapora com o excesso de calor; nos seres humanos a energia da gua dispersa pelo excesso de estresse e de emoes fortes. A forma de se conservar a energia da gua atravs da quietude e do repouso, se manter "frio".A prxima fase do ciclo das estaes do ano a primavera, surge o elemento madeira do potencial energtico da

gua, assim como as plantas florescem na terra durante a primavera. Este o novo estgio Yang do ciclo das energias. A fase Madeira expansiva, alegre e explosiva. uma gerao criativa de energia, despertando o desejo sexual de procriar. Est associada ao vigor, juventude, ao crescimento e ao desenvolvimento. A energia da Madeira pede livre expresso e espao para dar vazo sua expanso. Se bloquearmos seu desenvolvimento, criamos sentimentos de frustrao, raiva, cime e estagnao.

Assim como a primavera se desenvolve naturalmente para o vero, assim tambm a energia expansiva e criativa da Madeira amadurece para a energia florescente do Yang velho, a energia do fogo. Esta a fase mais cheia de energiade todo o ciclo, quando acontece a fase mais quente da energia yang cheia. Todas as formas de vida se esquentamnesta fase de crescimento da energia do fogo. O fogo est associado ao corao, que a morada das emoes humanas e o rgo que pulsa e distribui o sangue e sua energia pelo corpo. Sua cor o vermelho a cor do calor e do sangue. Esta energia est associada ao amor e compaixo, generosidade e alegria, abertura e abundncia. Se

bloquearmos esta energia, o resultado a hipertenso, os problemas do corao e as desordens nervosas. No final do vero chega um momento de interldio, de perfeito equilbrio quando a energia do fogo diminui, se transformando em energia da terra, nem muito Yin e nem muito Yang quando se instala um estado de equilbrio perfeito. Este momento o clmax do ciclo, o intervalo entre as energias Yang da primavera e do vero e as energias Yin do outono e do inverno. O humor das 5 fases da energia est em harmonia neste momento, trazendo uma sensao de bem estar e completude. A energia do final do vero a energia da terra, sua cor o amarelo, a cor do sol e da terra. Na anatomia humana est associada ao estmago, ao bao e ao pncreas que esto situados no centro do corpo e alimentam todo o sistema do corpo. Se a energia da terra for insuficiente, o organismo fica mal nutrido,afeta a digesto e todo o sistema se desequilibra e fica desvitalizado. Quando o vero passa para o outono, a energia da terra se transforma em Metal. Durante a fase Metal, a energia comea novamente a se condensar, se contrair,volta-se para dentro para acumular e se armazenar, assim como armazenamosnossos alimentos no outono, para sobreviver no inverno. Nesta fase liberamostudo que est gasto como as folhas das rvores que caem para poupar a essncia,

que ento armazenada para suportar a fase no produtiva da gua, do inverno. Se nesta fase no houver bastante energia para contrair, no haver fora suficiente para passar o inverno e o prximo ciclo da madeira/primavera ser fraco. A energia do Metal controla o pulmo, que extrai a energia essencial e expele as toxinas do sangue e dointestino grosso, que elimina a sujeira pesada enquanto retm e recicla toda a gua do organismo. A cor da fase Metal o branco, a cor da pureza e da essncia. O outono a estao da introspeco e da meditao, de reciclar sentimentos antigos, apegos externos e o excesso de emoes adquiridas durante o vero, assim como as rvores se livram das folhas secas e buscam os nutrientes de suas razes. Se resistirmos a esta energia e ficarmos aprisionadosno passado podemos criar estados de melancolia, de tristeza e de depresso que se manifestam em dificuldades respiratrias, dores nas costas, problemas de pele e baixa resistncia a doenas. Assim como o metal a energia refinada extrada da terra e lapidada pelo fogo, o outono a estao onde devemos extrair aprendizagens das atividades e experincias do vero, transformando-as na quietude e sabedoria do inverno.

Assim a grande roda da vida segue caminhando entre os ciclos das energias elementares, acordando e dando vida atodas as coisas, seguindo um processo ordenado de seqncia rtmica

As cinco fases da energia ou 5 elementos mantm o equilbrio interno e a harmonia entre as energia Yin e Yang, atravs de ciclos de equilbrio e checagem, chamados ciclo criativo e ciclo de controle. Ambos os ciclos, que interagem e equilibram um ao outro, esto em constante atividade, mantendo o campo dinmico destas foras polares, que necessrio para mover e transformar as energias. O ciclo criativo gera energia e nutre a energia como a relao entre me e filho. gua gera a Madeira nutrindo seu crescimento. Madeira gera Fogo dando-lhe combustvel para queimar; Fogo gera Terra, fertizando-a com suas cinzas; Terra produz Metal pela extrao e refinamento; Metal se torna lquido como gua quando fundido, somando-lhe propriedades especiais, quando a ela se mistura (como na gua mineral).

Por outro lado, o ciclo de controle cria uma relao de subjugar, como a existente nas batalhas entre o vencedor e o vencido. O Livro da Medicina Clssica descreve o ciclo de controle dessa forma:Madeira em contato com Metal abatida.Fogo em contato com gua se apaga. Terra em contato com Madeira penetrada.Metal em contato com Fogo de dissolve. gua em contato com Terra pra seu curso. Assim que uma das fases de energia se excede tende a exercer um estimulo excessivo sobre o elemento seguinte dociclo criativo. Neste exato momento, o elemento que controla esta energia excessiva entra em ao para restaurar a harmonia. Por exemplo: se o elemento Madeira gerar energia em demasia, provendo o elemento Fogo de muitocombustvel - o que poderia causar muita queimada - o Metal entra em ao, cortando o suprimento de madeira e assim, restabelecendo o equilbrio. O Ciclo Criativo e o de controle mantm uma constante relao de harmonia e equilbrio entre as 5 fases da energia ou as 5 Energias elementares

Anda mungkin juga menyukai