Anda di halaman 1dari 3

O Melhor carnaval da minha vida Eliana de Castela Os melhores carnavais para mim foram aqueles que ocorreram na adolescncia,

uns dois ou trs anos talvez, quando eu juntava pedaos de retalhos e algumas roupas gastas pelo uso e confeccionava uma fantasia para ir matin num dos clubes de Rio Branco no AC, com entrada franca. A inocncia, alheia situao poltica do pas da dcada de 1970, nem sonhava que enquanto eu brincava algumas pessoas tambm suavam em lugares ermos, buscando um refgio alm da fronteira para continuarem vivas, nem precisariam poder brincar. A segunda-feira de carnal de 2013 superou a alegria do passado, esse sem dvida foi o melhor carnaval da minha vida. Em Nova Iguau, RJ, bairro de Cabuu, na casa de Lrian Tabosa, a poeta e professora de 80 anos e homenageada pela Grmio Recreativo da Escola de Samba Imprio de Cabuu, nos dava o prazer de ouvir fragmentos de sua histria de vida, relatados num misto de lgrimas e bom humor, como ela foi abraada aos 9 anos de idade pelo Cavalheiro da Esperana, Carlos Prestes; como viu o Comandante Che Chevara pela primeira vez na Unio Nacional dos Estudantes UNE, que, funcionava no bairro do flamengo, no rio de Janeiro e pela segunda vez em La Paz capital da Bolvia, pas em que ela foi exilada. Relatou tambm, como foi sua priso de trinta e trs dias em La Paz, quando Che, cone da Revoluo Cubana foi assassinado por capangas do imperialismo; e mais, como foi a sua longa caminhada para sair do Brasil rumo ao exlio, escondendo-se em matagais e tendo como ltimo recurso para atingir seu intento, saltar para o trem da morte, j em movimento e ficar escondida em um vago, que por sorte estava completamente vazio. Esses momentos inspiraram Lrian a escrever muitas poesias como A Fuga:

Encontro-me em um lugar onde s se escutam msicas sentimentais paraguaias.

J entrei em cena e como ator ou atriz encontro-me tambm no palco do drama do exlio.

A fuga triste, uma bambolina de solido e saudades, contudo, seguirei o caminho para que mais longe do Brasil, com lgrimas me afaste.

O hino de 2013 da Escola de Samba Imprio de Cabuu ressalta aspectos da vida de Lrian dizendo que, seus livros so a voz de liberdade Mao Tsetung, Che Chevara, inspirao, seus poemas encantam coraes. Poemas que foram feitos, por uma histria de perdas, como amores, a liberdade e o emprego no antigo Departamento de Estradas e Rodagens DNER, que hoje lhe permitiria ter uma vida financeira melhor, pois para ela ter um conforto a mais, que a idade requer, conta com o apoio de familiares mais abastados. Essas perdas nos fazem compreender o trecho de seu poema,

Esttico Tempo:* Vou enfraquecendo, Enfraquecendo... As rugas mostrando tais fenmenos at um dia, eu matria

apodrecer tambm e o EU personalidade imortal, alhures, olhares, em outras dimenses no terei saudades deste mundo onde paguei.

O encontro deu espao a muitas cantorias, que Lrian dedilhava no violo, msicas que ela cantava nos bares da Bolvia durante o exlio, para ganhar um dinheirinho, at que ela comeasse a dar aulas de reforo de fsica, qumica e matemtica. Segundo ela esta habilidade foi desenvolvida numa pequena sala, que seu pai preparou com um quadro negro (verde), observao dela, onde auxiliava seus irmos e sobrinhos a se prepararem para o vestibular. Ainda durante o encontro podemos ouvir o Hino da Internacional Socialista, cantado por Jorge Carlos (Man do Caf) e assistir o documentrio O regresso, sobre o corteja aos restos mortais de Che Chevara, em Cuba. Por diversas vezes Lrian chorou vendo o filme que ela j assistiu muitas outras vezes, mas o amor pelo Comandante Che a emociona toda vez que fala seu nome. Estes foram os motivos que me levaram ontem, Avenida Marechal Floriano Peixoto, em Nova Iguau, que se situa na to sofrida baixada fluminense, para desfilar e cantar at faltar o flego, o hino da Imprio de Cabuu, na companhia de Lrian e dos amigos dela que integravam a Ala dos Artistas. O desfile foi na verdade um protesto contra a Prefeitura daquele municpio, que negara o justo apoio financeiro s Escolas de Samba, havendo repassado um valor insignificante, na opinio do Presidente da Escola. Em Nova Iguau no teve disputa, jurados e nem notas, enquanto o luxo escorria no sambdromo da Sapuca. Mas tivemos dois justos motivos para suar na avenida a poesia de Lrian Tabosa e a indignao por uma poltica viciada que sobrevive ao longo de toda a histria do Brasil, reforando as desigualdades.
3

Anda mungkin juga menyukai