Anda di halaman 1dari 2

Captulos 3 a 5 destacam a separao do homem de Deus em consequncia do pecado.

Ado e Eva desobedeceram palavra de Deus e sofreram vrias consequncias deste erro. O mais grave dos resultados foi a separao de Deus na expulso do casal do paraso terrestre do den. Depois, outros tambm pecaram e sofreram o efeito dos seus atos. Captulos 6 a 9 relatam um dilvio mundial que Deus usou para limpar o mundo do pecado e comear novamente com a famlia de No. Oito pessoas foram salvas pela gua (1 Pedro 3:20). Captulos 10 e 11 descrevem a disperso dos descendentes de No aps o dilvio. Estes foram espalhados pela confuso dos idiomas que Deus fez quando alguns tentaram se exaltar contra o Senhor. No final do captulo 11, a lista dos descendentes de No chega a Abrao, que ser o personagem principal at o fim do livro de Gnesis. Captulos 12 a 50 contam a histria de quatro geraes da famlia pela qual Deus prometeu cumprir seus propsitos para com os homens. Deus prometeu fazer dos descendentes de Abrao uma grande nao que receberia uma terra especial. Mais importante, ele disse que um dos descendentes deste patriarca abenoaria todas as famlias da terra. Esta profecia de Gnesis 12:1-3 predisse a vinda de Jesus Cristo cerca de 2.000 anos antes do seu nascimento. Nestes captulos, aprendemos sobre a f obediente de Abrao, Isaque, Jac e Jos e descobrimos como esta famlia chegou ao Egito, onde passou geraes na escravido. Desta maneira Moiss apresentou o pano de fundo para o povo israelita de sua gerao, a fim de que compreendessem seu lugar no plano de Deus. ma das principais mensagens do livro de Gnesis foi bem resumida em um comentrio no Novo Testamento sobre os patriarcas: Todos estes morreram na f, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porm, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra. Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma ptria (Hebreus 11:13-14). O primeiro livro da Bblia est cheio de esperana!

Gnesis
Um Comeo Esperanoso
Introduo: Resumos dos Livros da Bblia
Bblia um livro de livros. uma pequena biblioteca de livros escritos ao longo de 1.500 anos ou mais por aproximadamente 40 autores em trs idiomas e em vrios pases. Nas Bblias que usamos hoje, estes livros no seguem uma ordem cronolgica. So organizados mais ou menos por tipo de livro em agrupamentos de livros histricos, poticos, profticos, etc. Para muitos leitores, o estudo da Bblia se torna mais difcil por no se ter noo de como compreender estes escritos no seu contexto. E muitas das doutrinas erradas no mundo religioso vm de abuso de textos bblicos que so interpretados sem respeitar seu contexto.

U
D189a

Esta a primeira de uma srie de resumos dos livros da Bblia. Cada artigo desta srie ter o objetivo de resumir a mensagem de dois ou mais livros no seu contexto histrico. A nfase ser nas informaes bblicas, especialmente as informaes internas (muitos dos livros bblicos incluem todas as informaes necessrias para coloc-los nos seus contextos histricos). Alm de considerar as perguntas bvias de contexto (quem escreveu, para quem e quando), vamos tambm prestar ateno no contedo de cada livro de forma resumida. O uso ideal destes artigos ser como incentivo para a leitura bblica. Mesmo os maiores livros da Bblia podem ser lidos em pouco tempo, e seria timo se o leitor aproveitasse estes resumos para iniciar a leitura do livro em questo. Por exemplo, depois de ler o resumo de Gnesis, leia este primeiro

por Dennis Allan

Resumos dos Livros da Bblia (1)

livro da Bblia. Para l-lo em uma semana, teria de ler uma mdia de 7 captulos por dia nada difcil. Depois de ler sobre xodo, a leitura de 6 captulos por dia ser suficiente para conhecer o contedo em apenas uma semana. Quando chegar aos livros pequenos (h vrios com apenas um, dois ou trs captulos), pode aproveitar aquelas semanas mais leves para voltar e ler novamente os trechos que achar especialmente interessantes. Antes de entrar nestes resumos livro por livro, ajudar olhar para o contedo da Bblia de uma forma geral. Se voc abrir a Bblia e olhar para o ndice geral, perceber duas partes principais: o Antigo e o Novo Testamento. O Antigo comea com Gnesis, e relata a histria da interao de Deus com os seres humanos desde a criao at a restaurao dos israelitas sua terra depois do cativeiro babilnico, poucos sculos antes de Cristo. Esta parte da Bblia inclui livros que transmitem a Lei de Deus aos judeus, livros que contam a histria daquele povo escolhido, livros de sabedoria que ensinam vrios princpios importantes para a vida e diversos livros profticos que contm mensagens para o povo da poca, alm de revelaes dos planos de Deus para pocas posteriores. O Novo Testamento bem menor, e consiste em livros escritos durante um perodo de aproximadamente 60 anos depois da morte de Jesus. Os primeiros quatro livros so relatos paralelos e complementares da biografia de Jesus, conhecidos como evangelhos. O livro de Atos conta alguns fatos da histria da igreja primitiva guiada pelo ensinamento dos apstolos, com destaque no trabalho de Pedro entre os judeus e de Paulo entre outros povos. O restante do Novo Testamento uma coletnea de cartas escritas a vrias igrejas e indivduos. Estas cartas foram escritas pelos prprios apstolos e outros autores escolhidos por Deus a fim de instruir seu povo, os discpulos de Jesus Cristo. Com esta introduo, comeamos a nossa jornada pelas pginas destes livros fascinantes. Na leitura das Escrituras, veremos as caractersticas de Deus, com nfase no seu amor e na sua santidade. Veremos as reaes dos homens ao Criador, tanto dos fiis e obedientes quanto dos rebeldes e desobedientes. Em todos estes casos, haver lies para o nosso bem. Contudo, para receber o benefcio destes estudos, preciso desejar a palavra como um beb deseja leite: Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de

maledicncias, desejai ardentemente, como crianas recm-nascidas, o genuno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvao, se que j tendes a experincia de que o Senhor bondoso (1 Pedro 2:1-3).

Gnesis: O Livro dos Comeos


o princpio. Estas so as primeiras palavras do primeiro livro nas nossas Bblias. A partir desta introduo, o relato descreve em termos muito resumidos a criao do universo e a histria dos primeiros seres humanos. O livro de Gnesis abrange um perodo de tempo maior do que qualquer outro dos livros bblicos, e apresenta informaes fundamentais para compreender os demais. Vamos conhecer um pouco deste livro.

Gnesis um dos livros atribudos a Moiss, personagem importante dos quatro livros seguintes. Serve para explicar ao povo judeu suas razes genealgicas e, mais importante, o propsito de Deus para este povo. Este livro responde, tambm, a questes naturais de pessoas de quaisquer naes que buscam entendimento de suas origens e da vontade do seu Criador. Vamos ver, resumidamente, o contedo dos captulos de Gnesis. Captulos 1 e 2 falam sobre a criao do universo pela palavra de Deus. O autor no apresenta argumentos filosficos nem explicaes cientficas deste processo. Ele afirma que Deus falou e, pela fora da sua palavra, criou todas as coisas. O primeiro captulo descreve a criao geral, e o segundo volta a destacar mais detalhadamente o que Deus fez para criar o homem e a mulher, o casal que passa a ser conhecido como Ado e Eva. Deus criou este casal com a capacidade de compreender palavras faladas e de escolher entre o amor e o dio. O amor seria manifestado em atos de obedincia para agradar o Criador, enquanto a rebeldia seria prova do desrespeito para com ele. Descobrimos no captulo 2, tambm, a vontade de Deus sobre o casamento. Antes de existir qualquer tipo de igreja ou religio organizada, Deus explicou sua inteno de um homem e uma mulher se unirem no casamento (Gnesis 2:24; compare com Marcos 10:5-8).

Anda mungkin juga menyukai