Anda di halaman 1dari 12

Captulo 1 ANATOMIA DO CORAO

Introduo

Situao Est situado no mediastino, a cavidade central do trax. Estende-se obliquamente da 2 costela ao 5 espao intercostal. Est acima do diafragma, adiante da coluna, atrs do esterno. Aos lados, est rodeado parcialmente pelos pulmes. Dois teros esto esquerda do eixo mediano. O seu vrtice encontra-se entre a 5e 6 costela, local onde se pode palpar o choque da ponta.

http://www.theodora.com/anatomy/surface_markings_of_the_thorax.html cortesia de theodora.com Fig. 1.1 Situao do corao

Pericrdio O corao est atapetado por um duplo saco, o pericrdio. Tem duas membranas externa ou pericrdio fibroso e externa ou pericrdio seroso.

http://mywebpages.comcast.net/wnor/thoraxlesson4.htm Cortesia do dr. Wnorr Fig. 1.2 Membranas do pericrdio

O pericrdio fibroso constitudo por tecido conjuntivo denso e fixa o corao ao diafragma e grandes vasos. O pericrdio seroso tem duas lminas - parietal e visceral. A lmina parietal atapeta a face interna do pericrdio fibroso. No seu bordo superior liga-se s grandes artrias e vira-se para baixo atapetando a face externa do corao e constituindo assim a lmina visceral, tambm chamada epicrdio, que faz parte integrante da parede do corao. Entre as lminas parietal e visceral encontra-se a cavidade do pericrdio que contem uma serosidade que lubrifica o corao e elimina grande parte do atrito causado pelos batimentos cardacos.

Tnicas Epicrdio a lmina serosa.

Miocrdio constitudo essencialmente por clulas musculares cardacas. No seu interior estas clulas esto encavalitadas por fibras de tecido conjuntivo formando os feixes espirais ou circulares que ligam todas as partes do corao. Nalguns pontos esta rede forma anis de tecido fibroso que sustenta os grandes vasos e o contorno das valvas. Endocrdio um endotlio. Atapeta as cavidades do corao e cobre o esqueleto de tecido conjuntivo das valvas. Continua-se com o endotlio dos vasos.

Cavidades e grandes vasos Introduo Tem quatro cavidades, duas aurculas e dois ventrculos. dividido longitudinal em duas metades, direita e esquerda, pelos septos interauricular e interventricular. O sulco coronrio ou aurculo-ventricular separa as aurculas dos ventrculos Os sulcos interventriculares anterior e posterior, referenciam a situao do septo interventricular.

Grandes vasos http://www.med-ars.it/galleries/heart3.htm Cortesia de med-arts

http://www.ndsu.nodak.edu/instruct/tcolvill/135/rt_heart.htm Cortesia de Thomas Colvill Fig. 1.3 Cavidades cardacas

Aurculas Estrutura As suas paredes posteriores so lisas mas esto cheias de feixes musculares, os msculos pectineos. O septo interauricular tem uma pequena depresso, a fossa oval, vestgio do foramen ovale, existente no feto. As aurculas so o ponto de chegada do sangue proveniente da circulao recebe portanto veias.

Veias chegando s aurculas Aurcula direita Veia cava superior regies supradiafragmticas. Veia cava inferior regies infradiafragmticas. Seio coronrio miocrdio. Aurcula esquerda Quatro veias pulmonares.

Aurcula direita http://www.instantanatomy.net/thorax/areas/heart/atriumright.html Cortesia de Robert Whitaker

Aurcula esquerda http://www.instantanatomy.net/thorax/areas/heart/atriumleft.html Cortesia de Robert Whitaker Fig. 1.4 Aurculas

Ventrculos Constituem a maior parte da massa cardaca. Nas suas paredes internas encontram-se msculos as trabculas carnudas, salincias musculares irregulares, e os msculos papilares em forma do cone que penetram nas cavidades ventriculares. O tronco pulmonar leva o sangue do ventrculo direito para os pulmes e a aorta do esquerdo para os rgos.

Ventrculo direito http://www.instantanatomy.net/thorax/areas/heart/ventricleright.html Cortesia de Robert Whitaker

Ventrculo esquerdo http://www.instantanatomy.net/thorax/areas/heart/ventricleleft.html Cortesia de Robert Whitaker Fig. 1.5 - Ventrculos

Grande e pequena circulao O corao composto por duas bombas. A bomba direita bombeia sangue no oxigenado para os pulmes que ir voltar ao corao oxigenado a pequena circulao ou circulao pulmonar.

A bomba esquerda envia sangue oxigenado para os rgos que voltar aos pulmes no oxigenado a grande circulao ou circulao sistmica. Embora a quantidade de sangue bombeada seja a mesma nos dois ventrculos, a resistncia oferecida no a mesma nas duas circulaes. A circulao pulmonar pouco extensa e a resistncia fraca. Na circulao sistmica a distancia percorrida muito maior e a resistncia oferecida cinco vezes maior que na pulmonar. por isso que as paredes do ventrculo esquerdo so trs vezes mais espessas que as do direito.

http://www.niaaa.nih.gov/Resources/GraphicsGallery/CardiovascularSystem/269f1.htm Fig. 1.6 Grande e pequena circulao

Valvas O sangue circula em sentido nico. O sentido nico garantido pela existncia de valvas que se abem num sentido e fecham noutro, impedindo assim que o sangue retroceda. O corao tem quatro valvas duas aurculo-ventriculares, uma artica e outra pulmonar. Valvas aurculo-ventriculares Estas valvas tm cspides lminas de endocrdio reforadas por tecido conjuntivo A direita tem trs cspides e por isso se chama tricspide.

A esquerda tem duas e por isso se chama bicspide. Tambm se chama mitral por se assemelhar a uma mitra. As cspides ligam-se aos msculos papilares atravs de cordagens tendinosas. Quando o corao est relaxado as valvas pendem inertes para a parte superior do ventrculo. Quando os ventrculos se contraem a partir da ponta, a presso empurra os bordos das cspides e as valvas fecham-se.

1 - Ventrculo esquerdo 2 - Aurcula esquerda 3 - Valva mitral 4 - Msculos papilares 5 - Cordas tendinosas 6 - Veias pulmonares 7 - Artria coronria esquerda 8 - Septo interventricular

http://bioweb.uwlax.edu/aplab/Table_of_Contents/Lab_19/Bypass_Model_6/bypass_model_6.html Cortesia de Rick Gills

http://www.blood.interhealth.info/ cortesia de Daniele Focosi

http://www.blood.interhealth.info/ cortesia de Daniele Focosi

http://www.cardio.com/gray_images/ei_0243.gif Fig. 1.7 - Valvas

Valvas artica e pulmonar Impedem o sangue de refluir para os ventrculos. Quando os ventrculos se contraem a presso intraventricular ultrapassa a artica ou a pulmonar, as valvas abrem-se, passando-se o contrrio na situao inversa.

1 - Aorta 2 - Valva artica 3 - Bicspide 4 - Cordas tendinosas 5 - Msculos papilares 6 - Trabculas http://bioweb.uwlax.edu/aplab/Table_of_Contents/Lab_19/Sheep_Heart_5/sheep_heart_5.html cortesia de Gillis Rick Fig. 1.8 Valva aortica

Anda mungkin juga menyukai