Anda di halaman 1dari 21

1 6

Artigo

A dimenso ambiental da propriedade privada


The environmental dimension of private property Giselli Marques Arajo*

Resumo: A Constituio brasileira de 1988 proclamou, no artigo 225, que todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Ao faz-lo instituiu um novo paradigma no tocante propriedade privada, adequado s necessidades deste incio de sculo. Trazer esse paradigma do plano ideal para o concreto, no entanto, tornando efetivo o que a Constituio Federal anunciou, apresenta-se como um desafio at o momento intransponvel para o Estado e para a sociedade. Embora o neoliberalismo tenha alcanado a hegemonia no mundo, no conseguiu solucionar os graves problemas sociais, culturais e econmicos da humanidade, relegando milhares de pessoas s periferias poludas das grandes cidades. Nesse contexto, a evoluo do conceito de propriedade privada vem incorporando princpios de ordem pblica, de forma que sua concepo atual s pode ser pensada levando-se em considerao a dimenso ambiental que a propriedade deve ter e tem, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento sustentvel, que garanta o respeito ao meio ambiente saudvel e diversidade cultural entre os povos. Com efeito, no mais possvel viver como se fssemos a ltima gerao sobre a Terra. Precisamos estabelecer um novo compromisso com o Planeta em que vivemos. Palavras-chave: Meio ambiente. Propriedade privada. Diversidade cultural. Desenvolvimento sustentvel. Abstract: The Brasilian Constitution of 1988, proclaimed in article 225 that everyone is entitled to an ecologically balanced environment. In so doing established a new paradigm about private property, appropriate to the needs of this beginning of century. Bring this paradigm of the ideal plan for concrete, however, giving effect to the Constitution said, presents itself as an insurmountable challenge to date for the state and society. Although the neoliberalism reached the hegemony on the world, it couldnt solve the serious social, cultural and economic problems of the humanity, relegating thousands
*

Doutoranda em Direito pela Universidade Gama Filho.

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 367-387)

367

capitulo16.pmd

367

29/7/2011, 14:23

of people to the peripheries of large cities polluted. In this context, the evolution of the concept of private property has been incorporating principles of public policy, so that its current design can only be taking into consideration the environmental dimension must have the property and has, within a sustainable development perspective, ensuring compliance to a healthy environment and cultural diversity among people. Indeed, it is no longer possible to live as if we were the last generation on earth. We need to establish a new commitment to the planet we live on. Keywords: Environment. Private property. Cultural diversity. Sustainable development.

Introduo Neste artigo, pretendemos estabelecer uma reflexo acerca da nova dimenso que o instituto jurdico da propriedade privada vem alcanando, inspirado na doutrina dos direitos humanos, dentre os quais o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, proclamado no art. 225 da Constituio em vigor no Brasil (CF/88), destacando-se no apenas como um direito, mas como um dever do Estado e da sociedade. Esse repartir de responsabilidades demonstra ter sido superada a viso de que o planeta Terra no s teria condies de sobreviver ao modelo de desenvolvimento que se estabeleceu aps a Revoluo Industrial, como a inteligncia humana daria condies ao domnio do espao, de modo que o ser humano teria opo de outros planetas para viver.1 No foi, no entanto, o que ocorreu. Eric Hobsbawm (1995, p. 562) observa que as foras geradas pela economia tecnocientfica so agora suficientemente grandes para destruir o meio ambiente, ou seja, as fundaes materiais da vida humana. Mooney (2002, p. 29) aduz que o formidvel avano tecnolgico no impediu a concentrao de riqueza nas mos de um sexto da populao mundial, que, segundo ele, tem se beneficiado do progresso cientfico, tecnolgico e da apropriao da maior
1 Ao introduzir a obra A condio humana, Hannah Arendt (1997, p. 9) menciona o lanamento no universo do satlite que, durante algumas semanas, girou em torno da Terra segundo as mesmas leis de gravitao que governam o movimento dos corpos celestes, embora no fosse Sol, Lua ou estrela. Para Arendt (1997), esse evento, poca (1957), ultrapassou em importncia todos os outros, at mesmo a desintegrao do tomo. O curioso, porm, segundo a historiadora, que a reao das pessoas no foi de orgulho, nem de assombro ante a enormidade da fora e da proficincia humanas, mas alvio, por ter sido dado o primeiro passo para libertar o homem de sua priso na Terra.

368
capitulo16.pmd

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./ jun. 2011 (p. 367-387)

368

29/7/2011, 14:23

parte dos recursos naturais finitos, deixando para a maioria a degradao do meio ambiente e a ampliao do fosso entre pobres e ricos. Para desenvolver essa reflexo, estabelecemos, via paradigma analtico, a hiptese de que a propriedade privada, um dos pilares de sustentao do modo de produo capitalista, no mais pode ser considerada como um valor absoluto, s estando legitimada quando contemplada sua dimenso ambiental. Desafios da humanidade e do Estado Contemporneo Neste incio de sculo, a humanidade depara-se com um paradoxo: se, de um lado, o modelo neoliberal alcanou a hegemonia no mundo, de outro, as desigualdades sociais, econmicas e culturais aprofundam-se, apontando necessidade de uma atuao positiva do Estado, at mesmo para a garantia de direitos que, at ento, acreditava-se serem dependentes da omisso estatal, como o caso do direito liberdade. Amartya Sem (2000) apresenta estudos empricos discorrendo sobre o que chamou liberdades instrumentais, que seriam aquelas que contribuem, direta ou indiretamente, para as liberdades globais que as pessoas tm para viver como desejariam e, dentre essas, destaca as oportunidades sociais:
Oportunidades sociais so as disposies que a sociedade estabelece nas reas de educao, sade, etc., as quais influenciam a liberdade substantiva de o indivduo viver melhor. Essas facilidades so importantes no s para a conduo da vida privada (como, por exemplo, levar uma vida saudvel, livrando-se de morbidez evitvel e de morte prematura), mas tambm para uma participao mais efetiva em atividades econmicas e polticas. Por exemplo, o analfabetismo pode ser uma barreira formidvel participao em atividades econmicas que requeiram produo segundo especificaes ou que exijam rigoroso controle de qualidade (uma exigncia sempre crescente no comrcio globalizado). (p. 54).

Sem (2000, p. 58) aponta o Japo como exemplo pioneiro de intensificao do crescimento econmico por meio da oportunidade social, via educao bsica e, a seguir, traa um paralelo entre o desenvolvimento na China e na ndia. Destaca os resultados notveis alcanados pela

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 367-387)

369

capitulo16.pmd

369

29/7/2011, 14:23

primeira, em grande parte pelo investimento na educao, que levou a populao da China, assim como de outros pases asiticos, ao aproveitamento das oportunidades econmicas oferecidas por um sistema de mercado propcio. Mas o desenvolvimento econmico na China levoua a um exagerado aumento da necessidade de energia, alando-a triste posio de segundo maior emissor de gs carbnico do Planeta.2 A compatibilizao entre o anseio de desenvolvimento e a necessidade de conservao ambiental um dos grandes desafios contemporneos. A coexistncia do direito propriedade e do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, outro desafio, porm no menos importante. Essa discusso acerca do conflito entre dois ou mais princpios constitucionais, segundo Ronald Dworkin (1978, p. 44), hoje o corao das Constituies, e dentro dessa abordagem que pretendemos contribuir com a reflexo acerca da aparente dicotomia entre o direito propriedade e os princpios constitucionais ambientais. A propriedade e o meio ambiente O direito propriedade foi concebido nos sculos XVIII, XIX e incio do sculo XX a partir de uma viso no intervencionista do Poder Pblico, que somente deveria agir para proteger os titulares da propriedade privada, um dos pilares mais importantes, verdadeiro sustentculo do sistema capitalista. O Direito Civil, historicamente, tem servido proteo dos interesses do proprietrio, de tal forma que Paolo Grossi chegou a apontar o Cdigo Civil como um dos mitos jurdicos da modernidade, um verdadeiro catecismo da grande anttese jusnaturalista, a mais grave e pesada anttese da histria do direito moderno. Segundo Grossi (2004), se o Cdigo fala a algum, esse algum a burguesia que fez a revoluo e que finalmente realizou a sua plurissecular aspirao propriedade livre da terra e sua livre circulao. E, prossegue:
O Cdigo fala ao corao dos proprietrios [e] , sobretudo, a lei tuteladora e tranqilizadora da classe dos proprietrios, de um pequeno mundo dominado pelo ter e que sonha em investir as prprias poupanas em aquisies fundirias (ou seja, o pequeno mundo da grande comedie balzaquiana). (2004, p. 129).
2 Dados emitidos pelo Banco Mundial de 2008 demonstram que 16 das 20 cidades mais poludas do mundo ficam na China.

370
capitulo16.pmd

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./ jun. 2011 (p. 367-387)

370

29/7/2011, 14:23

Desde sua gnese, esse cdigo faz emergir um fenmeno, contraditrio em sua pretenso finalstica, que seria a de realizar o projeto da burguesia de pleno acesso titulao da propriedade. Com o passar do tempo, o cdigo no pde mais fazer ouvidos moucos constitucionalizao do Direito Civil, de modo que a interveno estatal sobre o instituto da propriedade passa a ser cada vez mais significativa, at que hodiernamente a funo social est sendo apontada pelos doutrinadores como verdadeiro atributo da propriedade. Nesse diapaso, importante refletir at que ponto a funo social atribuda propriedade pela CF/88, como direito fundamental, tem influenciado concretamente a atuao do Estado, verificando se esse tem definido um marco regulatrio, tendente efetivao do que est proclamado no art. 225 da CF/88, no sentido de que todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Quais medidas tm sido adotadas nessa direo? Estariam os latifundirios sofrendo limitaes concretas impostas pelas normas de proteo ambiental? Em resposta a essas questes, Antnio H. de V. Benjamin (2006) alerta quanto sagacidade dos proprietrios, ao reagirem contra os efeitos que o art. 225 da CF/88 vem produzindo no instituto jurdico da propriedade privada:
Os degradadores descobriram que, em vez de procederem com atos frontais de desrespeito s normas ambientais existentes, lhes era mais fcil e lucrativo espoliar o meio ambiente simplesmente brandindo seu direito de propriedade, fazendo uso da tcnica no mais, absolutamente legtima da desapropriao indireta. [...] Em torno dessa matriz patolgica de conduta, estima-se que s o Estado de So Paulo j tenha sido condenado em mais de 2 bilhes de dlares, montante que certamente daria para adquirir, a preos de mercado, boa parte das unidades de conservao do Brasil! [...] Por que e como chegamos a esse extremo de descaso para com o patrimnio pblico (recursos financeiros e ambientais)? Quais as condies materiais, humanas e normativas que propiciaram a utilizao capciosa (em alguns casos, verdadeiramente criminosa) de institutos jurdicos to importantes como o direito de propriedade e a desapropriao indireta? (p. 12).

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 367-387)

371

capitulo16.pmd

371

29/7/2011, 14:23

A atuao do Estado, no que se refere tutela ambiental da propriedade, portanto, reclama muito mais do que atuaes pontuais referentes autorizao para a instalao de atividade de impacto ambiental considervel ou a instituio de unidades de proteo, ultrapassando, em larga escala, o que se tem feito no tocante aplicao e fiscalizao das normas ambientais. O Estado deve desenvolver polticas de gesto ambiental, estabelecendo estratgias que perpassem por todos os setores da Administrao Pblica, ou seja, desde a instituio de medidas fiscais e tributrias (dentre as quais podemos exemplificar o ICMS ecolgico), passando pela gesto eficiente dos resduos slidos nos municpios, at o estabelecimento de programas de Educao Ambiental nas escolas e nas comunidades. Mas, para muito alm disso, o Estado precisa perceber que a proteo do meio ambiente, cujo equilbrio ecolgico mereceu salvaguarda constitucional, passou a integrar o prprio conceito de propriedade, como corolrio da funo social que a propriedade obrigatoriamente deve ter e tem, conforme registrou Gama (2008):
A idia da funo social como uma limitao propriedade, portanto, no deve mais ser reconhecida como correta. Hoje, com base nos arts. 5., XXIII, 170, III, 182, pargrafos 2. e 4., 184 e 186, da Constituio Federal, deve-se reconhecer que a funo social integra a propriedade; a funo social a propriedade, e no algo exterior ao direito de propriedade. E, uma vez no cumprida a funo social, o direito de propriedade ser esvaziado. (p. 51, grifos nossos).

Avanando ainda mais nessa linha de argumentao, defendemos a ideia de que tambm passa a integrar o conceito de propriedade, como espcie do gnero funo social, uma nova dimenso: a funo ambiental, em decorrncia da adoo pelo sistema constitucional do princpio de que todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, cabendo ao Estado e sociedade o dever de preserv-lo para as presentes e futuras geraes. A constitucionalizao dessa matria impe um novo modo de apropriao de bens, conforme destaca Patryck Ayala (2010):
A obrigao de defesa do meio ambiente e a funo social da propriedade condicionam a forma de valorao dos bens para a finalidade de apropriao. Definem uma nova modalidade de

372
capitulo16.pmd

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./ jun. 2011 (p. 367-387)

372

29/7/2011, 14:23

apropriao dos bens, que complementam o sentido econmico, fazendo com que seja integrada dimenso econmica uma dimenso que poderia ser chamada de dimenso de apropriao social. [...] Nessa perspectiva, qualquer relao de apropriao deve permitir o cumprimento de duas funes distintas: uma individual (dimenso econmica da propriedade), e uma coletiva (dimenso socioambiental da propriedade). (p. 293).

Essa dimenso socioambiental da propriedade um dos mais importantes desafios que esto colocados para o Estado e a sociedade contempornea, no podendo estar restrito a aes de secretarias especficas de defesa do meio ambiente, nos mbitos estadual e municipal, mas devendo irradiar-se sobre todas as polticas pblicas a serem implementadas nas diversas esferas governamentais, em especial, na poltica educacional. No se pode admitir que, na atualidade, os currculos oficiais deixem de contemplar a problemtica ambiental, enquanto contedo transversal a todas as disciplinas. Tambm no se pode justificar a aquisio da propriedade ou sua manuteno, sem que a dimenso ambiental esteja contemplada. Nesse sentido, prossegue Ayala (2010):
O princpio da funo social da propriedade se superpe autonomia privada, que rege as relaes econmicas, para proteger os interesses de toda a coletividade em torno de um direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Somente a propriedade privada que cumpra a sua funo social possui proteo constitucional. (p. 293).

Da ser foroso concluir que o desrespeito ao meio ambiente deslegitima o sistema de apropriao. Para que o instituto da propriedade privada prevalea no sistema jurdico, necessrio que ele esteja cumprindo uma funo socioambiental. A propriedade que no atende a esse desiderato no merece ser protegida. Essa dimenso socioambiental justifica-se, dentre outros argumentos, porque a degradao ambiental e o aniquilamento da diversidade cultural so faces de uma mesma moeda, e o Planeta e a humanidade sempre so perdedores.

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 367-387)

373

capitulo16.pmd

373

29/7/2011, 14:23

Degradao ambiental A degradao do meio ambiente caminha a passos largos, na mesma medida em que avana o processo de globalizao, derrubando as fronteiras da diversidade cultural entre os povos, uniformizando-se o modo de expresso dos sentimentos humanos. Compe-se um amlgama no qual vo se perdendo os valores que diferenciam as naes, reduzindo-se a multiplicidade do mundo social a uma unidade que se pretende global. O fim das disputas ideolgicas que marcaram o sculo XX levou hegemonia do neoliberalismo, o que faria supor que o fim da histria, ao menos no sentido hegeliano do tema, desembocaria em um perodo de tranquilidade no cenrio mundial, resultando em mais desenvolvimento e mais paz social. No foi, no entanto, o que ocorreu. Os ataques suicidas a alvos civis nos Estados Unidos da Amrica, no dia 11 de setembro de 2001, e que culminaram com a derrubada das chamadas Torres Gmeas, smbolo da prosperidade americana, parecem ter exposto uma ferida na ordem mundial. (ALBUQUERQUE, 1995). O desemprego atingiu ndices inimaginveis na Europa e nos EUA, e a concentrao de renda nos pases perifricos continua a relegar milhares de pessoas a um estado de absoluta misria. Nessa conjuntura, o instituto da propriedade privada, sendo pilar de sustentao do modelo neoliberal, vem sofrendo significativos abalos. No segundo volume da obra O Capital: crtica da economia poltica de Karl Marx (1994, p. 885) j alertava que a economia poltica confunde duas espcies muito distintas de propriedade: a que se baseia no trabalho do prprio produtor, e a sua anttese direta: a que se fundamenta na explorao do trabalho alheio, e conclua que essa s cresce sobre o tmulo daquela. Segundo o autor alemo, cuja obra continua a ser um importante referencial no estudo das cincias humanas e sociais, na velha Europa, a expropriao do trabalhador de suas condies de trabalho, estabelecendo-se a coexistncia entre capital e trabalho assalariado, foi possvel graas a um contrato social de espcie muito peculiar, por meio do qual a humanidade adotou um mtodo simples para incentivar a acumulao do capital, dividindo-se em proprietrios de capital e proprietrios de trabalho. Nas palavras de Marx (1984, p. 885), em suma, a massa da humanidade expropriou-se a si mesma, imolando-se acumulao do capital, o que seria resultado de um entendimento voluntrio, de uma combinao. O capitalismo, no entanto, em sua fase neoliberal, utiliza novas formas de sobrevivncia,

374
capitulo16.pmd

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./ jun. 2011 (p. 367-387)

374

29/7/2011, 14:23

porm, sem alterar o modo de produo que possibilita a concentrao das riquezas e, em especial, da propriedade privada, nas mos de poucos. Faz parte da globalizao a instituio de um padro de consumo que atravessa fronteiras geogrficas e que parece uniformizar o que se produz, o que se usa e o que se sonha. A diversidade cultural est sendo atingida nesse processo, conforme destaca Pat R. Mooney (2002):
Talvez algum se surpreenda pelo fato de que o desaparecimento de espcies e sistemas siga pelo mesmo caminho que a perda de lnguas, cultura e conhecimento. Na realidade, surpreendente seria se no fosse assim. Essas eroses do meio ambiente e da cultura nunca poderiam ocorrer se no fossem precedidas por uma eroso da equidade. (p. 27).

As concluses de Mooney esto fundamentadas em dados assustadores, dentre os quais destacamos os seguintes:
No menos de 4000 e possivelmente at 90.000 espcies so extintas a cada ano. As selvas tropicais esto desaparecendo a um ritmo de quase 1% ao ano; a diversidade gentica das culturas est desaparecendo a um ritmo de aproximadamente 2% ao ano [...]. Estamos destruindo os solos pelo menos 13 vezes mais rapidamente do que o tempo necessrio para recuper-los; a cada ano se extinguem 2% das lnguas do planeta; mais de 80% de todos os livros traduzidos so traduzidos para apenas quatro lnguas europias. (2002, p. 27).

Com efeito, a deteriorao ambiental tem sido trao marcante do mundo atual, no qual podem ser vislumbrados muitos cenrios de aniquilao, conforme alertou Hazel Henderson (1996, p. 12), que vo desde holocaustos nucleares e biolgicos at ameaas mais lentas e insidiosas, tais como lixo txico, a decadncia urbana, a desertificao e a mudana do clima. No Brasil, a situao no diferente. Genebaldo F. Dias (2002, p. 20) aponta como exemplo disso o que vem ocorrendo no Distrito Federal: em apenas 40 anos de existncia, sua cobertura vegetal foi reduzida a apenas 15%, e as consequncias desse crescimento desregrado so: escassez de gua projetada, clima hostil (no perodo

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 367-387)

375

capitulo16.pmd

375

29/7/2011, 14:23

seco a umidade do ar chega a apenas 8%), desemprego, excluso social e violncia. O avano da degradao sustentado pelo modo de produo atualmente vigente nos pases ocidentais, favorecido pelo analfabetismo ambiental,3 que, segundo Dias (2002, p. 85) representa a maior ameaa sustentabilidade da civilizao humana, e o antdoto possvel compreende, necessariamente, a atuao do Estado e, mais que isso, a atuao da comunidade internacional. A internacionalizao da questo ambiental est pautada na Agenda Internacional, conforme destacou Jos A. L. Alves (2007):
As razes que levaram aceitao generalizada da questo do meio ambiente como tema global so fceis de apreender. A camada de oznio, o ar que respiramos, os mares internacionais no tm fronteiras. A degradao ambiental dentro de um territrio, alm de ameaar a populao local, ultrapassa facilmente os limites traados em qualquer documento poltico-diplomtico. O desflorestamento incontrolado e a desertificao, assim como a poluio atmosfrica, dispem de extraterritorialidade por sua prpria natureza. (p. 2).

Dentro desse contexto, emerge a necessidade de um novo e urgente tratamento a ser dispensado pelo Estado relao existente entre meio ambiente e propriedade privada. Muitos dos problemas enfrentados na atualidade, em relao a danos ambientais, decorrem do uso irresponsvel dos recursos naturais pelos proprietrios. Benjamin (2006) destaca o que chamou promiscuidade ontolgica e legal entre os dois institutos:
De fato, direito de propriedade e meio ambiente so institutos interligados, como que faces de uma mesma moeda; nesse sentido, no seria incorreto dizer-se que o Direito Ambiental fruto de uma amlgama do Direito das Coisas com o Direito Pblico. Com isso queremos mostrar que qualquer tutela do meio ambiente implica sempre interferncia (no necessariamente interveno, como

3 A expresso analfabetismo ambiental tomou corpo durante a Conferncia da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992, conhecida como Rio-92. A partir desse evento, aprimorou-se a concepo de Educao Ambiental, incorporando as dimenses socioeconmica, poltica, cultural e histrica, considerando as condies e o estgio de cada pas, sob uma perspectiva histrica. (DIAS , 2002, p. 85).

376
capitulo16.pmd

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./ jun. 2011 (p. 367-387)

376

29/7/2011, 14:23

abaixo veremos) no direito de propriedade. Interferncia essa que, no sistema jurdico brasileiro, mais do que meramente facultada ou tolerada, , na origem constitucional, imposta, tanto para o Poder Pblico (trata-se de comportamento vinculado), como para o particular ( comportamento decorrente de funo); eis o fundamento da inafastabilidade das obrigaes ambientais. (p. 7).

Essa necessidade est a justificar a relevncia do tema proposto neste artigo: a dimenso ambiental como novo paradigma para a propriedade privada. No h mais como se pensar o instituto jurdico da propriedade, como mero direito de usar, gozar e dispor; h que se reconhecer que a propriedade deve ser, necessariamente, plasmada nos princpios que norteiam o Direito Ambiental, da propormos (como conceito de propriedade), a faculdade do uso, gozo e disposio da terra de acordo com as normas de proteo ambiental. Esse novo paradigma apresentase como indispensvel sobrevivncia da espcie humana sobre a Terra, a fim de que possamos sobreviver nesta j to sofrida casa planetria. (SGUIN, 2002). O fenmeno da publicizao da propriedade O Direito Civil, historicamente, tem se apresentado como o mais difcil a ser controlado nas malhas do poder. (GROSSI, 2004). Mas, ainda assim, vem sofrendo mudanas significativas, que merecem ser aqui assinaladas, sob uma perspectiva histrica. Logo aps a Revoluo Francesa, surgiram dois importantes movimentos, que pareciam inconciliveis entre si: o das codificaes, que contribuiu para a primazia do interesse privado sobre o interesse pblico, e que representava, naquele momento, uma vitria da burguesia, em sua tentativa de empoderamento e de aquisio da propriedade privada, at ento reservada nobreza; e o da constitucionalizao, encarregado de limitar a esfera de atuao do Estado. Nesse contexto, Estado e propriedade privada eram dois institutos jurdicos situados em polos opostos: o Estado no mbito do Direito Pblico, e a propriedade no do Direito Privado. Norberto Bobbio (1995, p. 13) destaca que, devido ao uso constante das expresses Direito Pblico e Direito Privado, essas acabaram por se transformar em uma das grandes dicotomias, distino da qual se pode demonstrar a capacidade de dividir um universo em duas esferas, conjuntamente exaustivas. E, prossegue:

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 367-387)

377

capitulo16.pmd

377

29/7/2011, 14:23

Um dos eventos que melhor do que qualquer outro revela a persistncia do primado do direito privado sobre o direito pblico a resistncia que o direito de propriedade ope ingerncia do poder soberano, e, portanto ao direito por parte do soberano de expropriar (por motivos de utilidade pblica) os bens do sdito. Mesmo um terico do absolutismo como Bodin considera injusto o prncipe que viola sem motivo justo e razovel a propriedade de seus sditos, e julga tal ato uma violao das leis naturais a que o prncipe est submetido ao lado de todos os outros homens. (1995, p. 23).

Nesse momento, a esfera privada adquire grande relevncia em relao esfera pblica, e o Estado reduzido ao mnimo, mas a reao a essa concepo liberal surge com grande fora na segunda metade do sculo XX, trilhando o caminho inverso ao da emancipao da sociedade civil em relao ao Estado, cuja interveno na regulao da economia e dos comportamentos individuais passa a ser reclamada, na esteira dos ventos que sopram do Leste e sob a influncia das ideias do Welfare State. A liberdade de contratar e o direito de propriedade passam a ser limitados por princpios considerados de ordem pblica (PEREIRA, 1997), ocorrendo o fenmeno da publicizao do Direito Privado, e, nesse movimento, a relativizao do direito de propriedade. A esfera do Direito Privado v-se como que invadida por princpios de ordem pblica, e, nesse contexto, emerge a agonia4 do Cdigo Civil, e a crise de seus tradicionais institutos, dentre os quais, a propriedade privada. Ren Savatier (1959, p. 286) chega a ver nesse processo uma proltarization do Direito Privado, uma associao interessante entre ideias essencialmente liberais com outras socializantes. O Estado adquire especial relevncia, passando a ter o dever de prestar obrigaes especficas, especialmente no que se refere sade e educao. (LOPEZ Y LOPEZ, 1996).5 Mais recentemente, no mbito do

4 A palavra agonia encontrada no Cdigo Civil utilizada por Orlando Gomes para retratar a perda da fora normativa do Cdigo Civil, em decorrncia do fenmeno constitucionalizao, a partir do qual a Constituio passa a ser o centro de gravidade de todo o sistema jurdico, que anteriormente era ocupado pelo Cdigo. (1985, p. 9). 5 O autor enfrenta a questo dos reflexos que a noo de Estado Social produziu no mbito dos sujeitos privados, destacando a mudana radical no enfoque at ento conferido ao Direito Privado.

378
capitulo16.pmd

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./ jun. 2011 (p. 367-387)

378

29/7/2011, 14:23

Direito brasileiro, a partir da CF/88, o Estado passa a ter, tambm, a obrigao positiva de garantir a todos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. E nessa perspectiva que se mostra imprescindvel entender o fenmeno de publicizao do Direito Civil, que abrange o instituto jurdico da propriedade privada, a partir do qual essa passa a ser inserida no contexto de sua obrigatria funo social, sem a qual no mais pode subsistir. A dicotomia entre Direito Pblico e Direito Privado vem sendo relativizada (TRABUCCHI, 1973),6 e alguns doutrinadores chegam at mesmo a sugerir a unificao dos dois ramos do Direito, tendo como sustentculo a Constituio, que passaria a regular diretamente as relaes privadas. (PERLINGERI, 1997).7 Outros propem a viso do fenmeno jurdico a partir de dois focos centrais de fora normativa distintos, mas no estanques entre si.8 A esse respeito, Lus R. Barroso (2010) assevera:
O debate jurdico e filosfico da atualidade deslocou-se da diferenciao formal entre direito pblico e direito privado para uma discusso mais ampla, complexa e sutil acerca das esferas pblica e privada na vida dos povos e das instituies. A percepo da existncia de um espao privado e de um espao pblico na vida do homem remonta Antiguidade, no mnimo ao advento da polis grega. Aristteles j afirmava a diferena de natureza entre a cidade, esfera pblica, e a famlia, esfera privada. A demarcao desses dois domnios tem variado desde ento, no tempo e no espao, com momentos de quase desaparecimento do espao pblico e outros que em sua expanso opressiva praticamente suprimiu valores tradicionais da vida privada. As constituies modernas influenciam e sofrem a influncia dessa dicotomia, que guarda, no entanto, algumas dimenses metajurdicas, isto , fora do alcance do Direito. O tema merece uma reflexo interdisciplinar. (p. 60).
6

Embora no tenha apresentado uma proposta para a superao da dicotomia pblico/ privado, Alberto Trabucchi aponta necessidade de uma relativizao desse embate entre ambos, uma vez que a distino no viria em uma linha reta e constante, mas estaria sujeita a mudanas no tempo e no espao, segundo as tendncias sociais e polticas. (1973, p. 9). 7 PERLINGERI destaca a importncia do princpio da dignidade da pessoa humana e dos direitos fundamentais, consagrados na Constituio, e que devem se refletir no mbito das relaes privadas. 8 Essa a proposta de Ludwig Raiser (1990, p. 32), que prope a imagem de uma nica elipse, com dois polos de irradiao distintos: o pblico e o privado, um em cada extremidade.

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 367-387)

379

capitulo16.pmd

379

29/7/2011, 14:23

A Constituio brasileira foi extremamente influenciada por esse movimento de supremacia do pblico sobre o privado e ousou regular assuntos anteriormente adstritos esfera individual, como o caso da famlia, da criana e do adolescente e da propriedade privada. No bastasse isso, os princpios constitucionais passaram a condicionar a prpria leitura e interpretao dos institutos de direito privado. A dignidade da pessoa humana assume sua dimenso transcendental e normativa. (BARROSO, 2010, p. 60). E, como a pessoa humana, para viver a sua dignidade, precisa de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, o exerccio do direito propriedade privada s pode ocorrer na medida em que atenda funo socioambiental. Pontuar esse debate importante para a compreenso das transformaes sofridas pelo instituto jurdico da propriedade privada ao longo dos dois ltimos sculos, de modo que, atualmente, o direito de propriedade s pode ser entendido enquanto est plasmado no direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. A Constituio brasileira, nesse tocante, exemplo vivo dessa afirmativa: no Ttulo VII, Captulo 1, que trata dos princpios gerais da atividade econmica, o art. 170 destacou que a ordem econmica tem por fim assegurar a existncia digna, conforme os ditames da justia social, devendo ser observados princpios, dentre os quais, o da propriedade privada (inciso II) e o da funo social da propriedade (inciso III). Conciliar esses princpios, no entanto, no tarefa fcil, ainda mais quando se fala, a um s tempo, de propriedade privada e justia social, a cujo respeito trazemos a opinio de Jos J. G. Canotilho (1999):
Estado de justia social aquele em que se observam e protegem os direitos, incluindo os direitos das minorias, onde haja equidade na distribuio de direitos e deveres fundamentais e na determinao da diviso de benefcios da cooperao em sociedade e que exista igualdade de distribuio de bens e igualdade de oportunidades. (p. 241).

Pelos ensinamentos de Canotilho, num pas onde h violenta concentrao de renda, como no Brasil, no se pode afirmar que h justia social. A expresso funo social j aparecia nas Cartas anteriores. O constituinte de 1988, no entanto, especificou o contedo jurdico do tema, ao menos no tocante propriedade rural, quando, no art. 186, afirmou que

380
capitulo16.pmd

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./ jun. 2011 (p. 367-387)

380

29/7/2011, 14:23

a funo social cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critrios e graus de exigncia estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos: I aproveitamento racional e adequado; II utilizao adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente; III observncia das disposies que regulam as relaes de trabalho; IV explorao que favorea o bem-estar dos proprietrios e dos trabalhadores.

Ao relacionar a funo social da propriedade com a preservao do meio ambiente, o legislador constitucional atribuiu a ela um novo contedo, subordinado a interesses daqueles que no so proprietrios, como asseverou Gustavo Tepedino (1999):
A propriedade no seria mais aquela atribuio de poder tendencialmente plena, cujos confins so definidos externamente, ou, de qualquer modo, em carter predominantemente negativo, de tal modo que, at uma certa demarcao, o proprietrio teria espao livre para suas atividades e para a emanao de sua senhoria sobre o bem. A determinao do contedo da propriedade, ao contrrio, depender de centros de interesses extraproprietrios, os quais vo ser regulados no mbito da relao jurdica de propriedade. (p. 280, grifos nossos).

Nesse novo cenrio, a propriedade aparece como direito condicionado e limitado, sendo possvel at mesmo a desconsiderao da personalidade jurdica do proprietrio, no caso concreto, para responsabiliz-lo por dano ao meio ambiente, que reconhecido hodiernamente como bem indivisvel. A CF/88, com efeito, reconheceu o meio ambiente como um bem jurdico autnomo, de carter difuso, uma vez que ele no se funda em um vnculo jurdico determinado, especfico, mas em dados genricos, contingentes, acidentais e modificveis. (BULOS , 2001, p. 1228). Do ponto de vista jurdico, a definio supera o sentido econmico da expresso, segundo a qual bens so coisas suscetveis de apropriao pelo homem e legalmente alienveis, economicamente apreciveis. (ALBUQUERQUE, 1999, p. 96). Ao instituir o meio ambiente como bem de uso comum do povo, o caput do art. 225 da CF/88, utilizou uma expresso do Cdigo Civil de 1916, atribuindo a ela, no entanto, segundo Paulo A. L. Machado (1994,
Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 367-387)

381

capitulo16.pmd

381

29/7/2011, 14:23

p. 48), sentido diferente daquele abraado pelo Direito Privado porque se criou um tertium genus, ou seja, um bem que no pblico nem particular. Essa terceira espcie de bem se denomina bem ambiental, que, segundo Bulos (2001), aquele que ultrapassa a esfera particular:
O que se pretendeu dizer que o meio ambiente constitui um bem jurdico prprio, diferente daquele ligado ao direito de propriedade. Um industrial, por exemplo, pode ter uma fazenda onde a sua fbrica foi instalada. Porm no poder queimar as rvores ali presentes, sob pena de comprometer a qualidade do ar atmosfrico. Ento, de quem o ar que se respira? do industrial? dos seus empregados? Claro que no. de todos, simultaneamente. [...] Por isso, quando o dispositivo menciona bem de uso comum do povo, o faz na acepo restrita, porque sua dimenso ecolgica extrapola o direito de propriedade, tomado no seu sentido clssico de o sujeito usar, gozar e dispor da coisa como preferir. (p. 1.228, grifos nossos).

O exemplo citado por Bulos (2001) est muito bem-colocado. Partindo da mesma situao nele retratada, passamos a discorrer sobre outros aspectos, eis que o industrial no s no poder queimar as rvores ali presentes, como, se for necessrio desmatar a rea na qual a fbrica ser instalada, precisar abrir um processo pedindo autorizao para tanto Secretaria Estadual responsvel pela execuo das polticas ambientais, ou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (Ibama),9 dependendo do caso. Paralelamente, precisar abrir outro processo especfico, com vistas obteno de licena prvia,10 que dir se o local escolhido ambientalmente vivel e se a concepo do empreendimento adequada. De posse da Licena Prvia, pedir a Licena de Instalao, instruindo o processo especfico com os projetos de engenharia, contendo o Sistema de Controle Ambiental e o Plano de Automonitoramento das Atividades Industriais. Aps estar com a fbrica edificada e com as instalaes em perfeitas condies de funcionamento, o industrial precisar abrir um processo especfico para a obteno de
9 Ibama o rgo responsvel, em termos federais, pelo licenciamento de grandes projetos de infraestrutura que envolvam impactos em mais de um estado e nas atividades do setor de petrleo e gs na plataforma continental. 10 O licenciamento ambiental uma obrigao legal prvia instalao de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente.

382
capitulo16.pmd

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./ jun. 2011 (p. 367-387)

382

29/7/2011, 14:23

Licena de Operao, que a nica que lhe d poderes para o exerccio da atividade. Tudo de acordo com o art. 225 da CF/88 e a Resoluo 237/ 96 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Vejamos, portanto, as etapas do procedimento administrativo que possibilitar ao industrial instalar a sua fbrica: processo de autorizao para desmatamento; processo de licena prvia; processo de licena de instalao; e processo de licena de operao. O proprietrio ter que instruir seu pedido com mapas contendo: a locao da reserva legal, as reas de Preservao Permanente, a justificativa tcnica demonstrando que, do ponto de vista do meio ambiente, a rea escolhida a mais vivel. o ritual que a legislao atualmente exige do proprietrio para o exerccio do direito de propriedade, no exemplo citado, demonstrando que a propriedade, atualmente, sofre considerveis limitaes, decorrentes dos princpios constitucionais da funo social e da funo ambiental, cuja inobservncia pode levar at mesmo perda do direito de propriedade. Nesse sentido, o parecer de Joaquim M. Pinto Jnior e Valdez A. Farias (2005):
Portanto, interpretando a Constituio luz desses princpios, resta claro que deve necessariamente sofrer a desapropriao a propriedade cuja explorao no respeite a vocao natural da terra, degradando o seu potencial produtivo, que no mantenha as caractersticas prprias do meio natural, que agrida a qualidade dos recursos ambientais, no contribuindo para a manuteno do equilbrio ecolgico da propriedade, que desrespeite as relaes de trabalho, que no seja adequada sade e qualidade de vida dos que nela laboram e das comunidades vizinhas. (p. 20).

No regime do art. 225 da CF/88, o meio ambiente pertence a todos, tratando-se, pois, de um bem indivisvel. O Planeta, de fato, representa um todo, no qual cada ecossistema ganha amplitude. Na medida em que o proprietrio viola uma parte desse todo, o conjunto inteiro atingido, o que legitima a ao do Estado na fiscalizao e sano, podendo chegar at mesmo desapropriao indireta. Essa a concepo que foi abraada pela Constituio em vigor no Brasil e, mais tarde, pelo Cdigo Civil de 2002,11
11

O pargrafo primeiro do art. 1228 demonstra que o Cdigo Civil de 2002 est em acordo com o art. 225 da CF/88, ao dispor expressamente: O direito de propriedade deve ser exercido em consonncia com as suas finalidades econmicas e sociais e de modo que sejam

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 367-387)

383

capitulo16.pmd

383

29/7/2011, 14:23

conferindo propriedade privada uma nova dimenso. A CF/88 Brasileira est concatenada com essa realidade, na qual o instituto da propriedade privada no mais pode ser dissociado da funo ambiental, no apenas como ideal utpico, mas como contedo material inerente ao prprio domnio. Consideraes finais O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, estabelecido no caput do art. 225 da CF/88, constitui-se em novo paradigma, verdadeiro princpio constitucional, irradiando-se por todo o sistema jurdico e conferindo propriedade privada uma nova dimenso, ancorada na funo social e no desenvolvimento sustentvel. Nesse contexto, a propriedade vai perdendo sua fora de direito absoluto, passando a ser influenciada pelos novos direitos que a necessidade de proteo ao meio ambiente reclama. Esse cenrio aproxima cada vez mais a esfera privada da esfera pblica, colocando em pauta a reflexo sobre o modo de produo da sociedade em que vivemos, em cotejo com as contradies do neoliberalismo, dentre as quais a incapacidade de diminuir o fosso existente entre pobres e ricos e de refrear o processo de confinamento das classes sociais mais baixas s periferias poludas das grandes cidades. A Conferncia Mundial dos Direitos Humanos, realizada em Viena, de 14 a 25 de junho de 1993, proclamou o direito ao desenvolvimento como um direito universal, inalienvel, e parte integrante dos direitos humanos fundamentais (artigo 10 da Carta de Viena). Nesse tocante, Alves (2007, p. 29) destaca que os Estados Unidos vinham votando sistematicamente contra a incluso do direito ao desenvolvimento entre aqueles considerados fundamentais, mas acabou revendo essa posio, o que possibilitou a incluso do conceito de que a pessoa humana o sujeito central do desenvolvimento, e que a falta de desenvolvimento no pode ser invocada para justificar limitaes aos (outros) direitos humanos reconhecidos internacionalmente na Declarao de Viena.

preservados, de conformidade com o estabelecido em lei especial, a flora, a fauna, as belezas naturais, o equilbrio ecolgico e o patrimnio histrico e artstico, bem como evitada a poluio do ar e das guas.

384
capitulo16.pmd

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./ jun. 2011 (p. 367-387)

384

29/7/2011, 14:23

Mas preciso discutir qual o modelo de desenvolvimento que queremos, analisando os efeitos danosos quanto opo que est em vigor. Faz-se necessrio uma reflexo acerca dos padres atuais de consumo e da crescente quantidade de gerao de energia necessria para mant-lo. Precisamos refletir sobre qual o preo que o nosso Planeta ter que pagar pelas atitudes que tomamos. sociedade e ao Estado est lanado um desafio que precisa ser transposto: o da compatibilizao entre os desejos humanos e a necessidade de conservao da nossa Casa Planetria, patrimnio das presentes e futuras geraes.

Referncias
ALBUQUERQUE, Fabola Santos. Direito de propriedade e meio ambiente. Curitiba: Juru, 1999. ALBUQUERQUE, Jos Augusto Guilhon. A ONU e a nova ordem mundial. Palestra realizada no Colquio A Carta de So Francisco: 50 anos depois. Organizado pela rea de Assuntos Internacionais do Instituto de Estudos Avanados na Sala do Conselho Universitrio da USP, em 23 de junho de 1995. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S010340141995000300013>. Acesso em: 26 ago. 2010. ALVES, Jos Augusto Lindgren. Os direitos humanos como tema global. So Paulo: Perspectiva, 2007. ARENDT, Hannah. A condio humana. Trad. de Roberto Raposo. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1997. AYALA, Patryck de Arajo. Deveres ecolgicos e regulamentao da atividade econmica na Constituio Brasileira. In: CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes; LEITE, Jos Rubens Morato. Direito Constitucional Ambiental brasileiro. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2010. p. 289-326. BARROSO, Lus Roberto. Curso de Direito Constitucional. So Paulo: Saraiva, 2010.

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 367-387)

385

capitulo16.pmd

385

29/7/2011, 14:23

BENJAMIN, Antnio Herman de Vasconcellos. Reflexes sobre a hipertrofia do direito de propriedade na tutela da reserva legal e das reas de preservao permanente. Disponvel em: <http://www.buscalegis.ufsc.br/revistas/index.php/ buscalegis/article/viewFile/ 32617/31826>. Acesso em: 26 ago. 2010. BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992. BOBBIO, Norberto. Estado, governo e sociedade. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. BULOS, Uadi Lamego. Constituio Federal anotada. 2..ed. So Paulo: Saraiva, 2001. CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes. Direito Constitucional e teoria da constituio. 3. ed. Coimbra: Almedina, 1999. DIAS, Genebaldo Freire. Iniciao temtica ambiental. So Paulo: Gaia, 2002. DWORKIN, Ronald. Taking rights seriously. Harvard: Harvard University Press, 1978. FISS, Owen M. A ironia da liberdade de expresso: Estado-regulao e diversidade na esfera pblica. Trad. e prefcio de Gustavo Binenbojm e Caio Mrio da Silva Pereira Neto. Rio de Janeiro: Renovar, 2005. GAMA, Guilherme Calmon Nogueira da. Funo social no Direito Civil. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2008. GOMES, Orlando. A agonia do Cdigo Civil. Revista de Direito Comparado Luso-Brasileiro. So Paulo: Forense, ano IV, n. 7, p. 9, jul. 1985. GROSSI, Paolo. Mitologias jurdicas da modernidade. Florianpolis: Boiteux, 2004. HENDERSON, Hazel. Construindo um mundo onde todos ganhem: a vida depois da guerra da economia global. Trad. de Nexton Roberval Eichemberg. So Paulo: Cultrix, 1996. HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve sculo XX 1914-1991. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. LOPEZ y LOPEZ, Angel M. Estado social y sujeto privado: una reflexin finisecular. Quaderni Fiorentini, n. 25, p. 409-466, 1996. MACHADO, Paulo Affonso Leme. Estudos de Direito Ambiental. So Paulo: Malheiros, 1994. MARX, Karl. O Capital: crtica da economia poltica. Trad. de Reginaldo SantAnna. 9. ed. So Paulo: Difel; Difuso, 1984. v. II, L.1.

386
capitulo16.pmd

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./ jun. 2011 (p. 367-387)

386

29/7/2011, 14:23

MOONEY, Pat Roy. O sculo 21: eroso, transformao tecnolgica e concentrao do poder empresarial. So Paulo: Expresso Popular, 2002. PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de Direito Civil. Rio de Janeiro: Forense, 1997. v.1. PERLINGERI, Pietro. Perfis do Direito Civil: introduo ao Direito Civil Constitucional. Trad. de Maria Cristina de Cicco. 3. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 1997. PINTO JNIOR, Joaquim Modesto; FARIAS, Valdez Adriani. Funo social da propriedade: dimenses ambiental e trabalhista. Braslia: Ncleo de Estudos Agrrios e Desenvolvimento Rural. 2005. Disponvel em: <http:// www.cacesusc.com.br/parecer. ambiental.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2010. RAISER, Ludwig. Il futuro del Diritto Privato. In: ______. Il compito del Diritto Privato. Trad. de Marta Grazadieri. Milano: Giuffr, 1990. SAVATIER, Ren. Les metamorphoses conomiques et sociales du Droit Priv daujourdhui. Paris: Dalloz, 1959. SGUIN, Elida. O Direito Ambiental: nossa casa planetria. Rio de Janeiro: Forense, 2002. SEM, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Trad. de Laura Teixeira Motta. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. TEPEDINO, Gustavo. Contornos constitucionais da propriedade privada. In: ______. Temas de Direito Civil. Rio de Janeiro: Renovar, 1999. TRABUCCHI, Alberto. Instituzioni di Diritto Civile. 19. ed. Padova: Cedam, 1973. BANCO MUNDIAL. World Development Report 2008: Agriculture for Development. Disponvel em: <http://econ.worldbank.org/WBSITE/EXTERNAL/ EXTDEC/EXTRESEARCH/EXTWDRS/EXTWDR2008/ 0,,menuPK:2795178~pagePK:641677 02~piPK:64167676~the SitePK:279514 3,00.html>. Acesso em: 22 out. 2010.

Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 (p. 367-387)

387

capitulo16.pmd

387

29/7/2011, 14:23

Anda mungkin juga menyukai