Anda di halaman 1dari 4

Orculo Apolneo UM ORCULO ALFABTICO GREGO Por: 1995, Apollonius Sophistes / Traduo: Emanuel Pavoni, 2007 (emanuelpavoni@hotmail.com/bahyresoterica@hotmail.

.com) * Kata Stoikheion Khrsmoi Ek Olumpou * 1.INTRODUO O que segue um autntico orculo alfabtico grego que foi encontrado em uma inscrio em Olympos, uma cidade da antiga Lycia. Embora muitos Pagos modernos estejam familiarizados com o sistema rnico e semelhantes, o uso divinatrio do alfabeto grego bem menos conhecido. Cada pea do alfabeto tem um orculo correspondente, e a primeira palavra do orculo (em grego) comea com aquela letra da pea. Na traduo seguinte, a palavra grega (em sua forma dicionarizada) inclusa dentro das palavras entre parentes. E segue a palavra ou frase portuguesa correspondente ou frase. H no mnimo trs mtodos de consultar o orculo alfabtico. 2.MTODOS 2.1.PRIMEIRO MTODO Utiliza o jogo de 24 pedras ou fragmentos de cermica em que se inscreve cada uma das letras num fragmento (, , , etc.). Voc mesmo pode faz-lo ou comprar de um arteso. Mantenha as pedras em um jarro, caixa, ou bolsa, e quando voc quiser consultar o orculo, escolha uma pedra sem olhar. (Um mtodo antigo era agitar as pedras em uma tigela que a pessoa pulou.) Este mtodo semelhante ao uso de pedras rnicas. as peas so chamadas Pedras, de psphoi (PS-foy) do grego Antigo (calculi em latim); se forem escritas em fragmentos de porcelana so chamadas ostraca em grego (testae em latim). [Vamos deixar apenas o primeiro mtodo que o mais utilizado, os outros dois eram um tanto impraticveis. O 3-Observaes era sobre os mtodos numricos.] 4.INVOCAO A invocao que segue adaptada de um orculo similar encontrado no cume das montanhas de Adada, na Psdia: Apolo, Deus, e Hermes, portador do bculo!

E tu, que vaga perdido, ouve o que anunciado: Esteja imvel; desfrute a excelncia do orculo, O modo que de Phoebus Apolo nos foi dado em por enigma dos nossos antepassados. 5.O ORCULO OLMPICO INTERPRETADO A {Hapanta} Qualquer coisa Todas as coisas, Apolo pressagia, sero levadas a bom termo. B {Bothos} Assistncia Auxlio da Pytia obters, com a ajuda de fortuna. {G} Gaia A terra vos dar os frutos maduros do teu labor. {Dunamis} Fora Fora desperdiada, fraqueza . {Ers} Desejo Desejo teu de ver a posteridade nos matrimnios.

{Zal} Tempestade Troveja, hora de se recolher para no ser prejudicado. {Hlios} Sol Hlios todo luzente que tudo v te observa.

{Theoi} Deuses Deuses os auxiliaro neste teu caminho. {Idrs} Suor Suor h: o esforo coroa todas as coisas. {Kuma} Escuma Ondas so difceis de vencer: suporte pois, amigo. {Laios} Esquerda A esquerda ele anda, e pressagia bons ventos. {Mokhthos} Labor Labor necessrio, mas as mudanas sero admirveis. {Neikphoros} Discusso, tolerncia O tolerncia na discusso encher de ddivas o orculo. {Xros} Murchado Murchos os galhos, no haver frutos.

{Ouk esti} No h nada Nada h colhido que no fora antes semeado. {Polla} Abundncia Muitas competies empreendendo, encontrars a coroa.

{Rhaion} Facilidade Facilidade encontrar se fores com mais pacincia. {Saphs} Claridade Claramente Febos afirma: ficai, amigo. {Tn Parousn} Amizades, companhias Amizades se distanciaro de ti neste momento. {Huposkhesis} Empreendimento Empreendimento nobre executar os afazeres. {Phaulos} Negligncia Negligencia empenhando, culpar os deuses aps. {Khruseos} Dourado ureo orculo ters, amigo. {Psphos} Julgamento Julgamento reto ters dos deuses, amigo. {mos} Dificuldade Difcil estao ters, e no colheita abundante.

Anda mungkin juga menyukai