Anda di halaman 1dari 1

CONTEDO DO PRONTURIO DE INSTALAES ELTRICAS

DEFINIO
O Pronturio de Instalaes Eltricas um conjunto de documentos tcnicos e administrativos que empresas com carga instalada acima de 75 kW devero manter atualizado. Imagine um arquivo de gavetas com pastas suspensas, geralmente encontrado em escritrios. A uma destas gavetas denominaremos "Pronturio de Instalao Eltrica", e cada pasta suspensa arquivar cada documento previsto neste Pronturio.

POR QUE 75 kW?


A NR-10 estipulou este valor de carga instalada, justamente para classificar o porte da empresa.
As concessionrias de energia eltrica atendem consumidores com carga instalada menor ou igual a 75 kW atravs da rede secundria de distribuio (baixa tenso - 220/127V, por exemplo - dependendo da regio). Consumidores com carga instalada acima de 75 kW sero atendidos em mdia ou alta tenso (nos termos da ABNT), ou alta tenso (nos termos da NR10). Portanto, consumidores atendidos em mdia ou alta tenso possuiro transformador (es) prprio (s), ou seja, devero manter atualizado o Pronturio de Instalaes Eltricas. Como exceo, temos consumidores com carga instalada menor que 75 kW atendidos em mdia tenso (ABNT) ou alta tenso (NR-10), tais como propriedades distantes das redes de distribuio em baixa tenso das concessionrias (propriedades rurais, por exemplo).

CONTEDO
O Pronturio de Instalaes Eltricas composto dos seguintes documentos: 1) Esquemas unifilares atualizados das instalaes eltricas, com as especificaes do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteo; 2) Conjunto de procedimentos e instrues tcnicas e administrativas de segurana e sade, implantadas e relacionadas com a NR-10 e descrio das medidas de controle existentes; 3) Documentao das inspees e medies do sistema de proteo contra descargas atmosfricas e aterramentos eltricos; 4) Especificao dos equipamentos de proteo coletiva e individual e o ferramental, aplicveis conforme determina a NR-10; 5) Documentao comprobatria da qualificao, habilitao, capacitao, autorizao dos trabalhadores e dos treinamentos realizados; 6) Resultados dos testes de isolao eltrica realizados em equipamentos de proteo individual e coletiva; 7) Certificaes dos equipamentos e materiais eltricos em reas classificadas; 8) Relatrio tcnico das inspees atualizadas com recomendaes e cronogramas de adequaes contemplando os itens anteriores. Para empresas que operam em instalaes ou equipamentos integrantes do sistema eltrico de potncia, devem acrescentar os seguintes itens em seu Pronturio: 9) Descrio dos procedimentos para emergncias; 10) Certificaes dos equipamentos de proteo coletiva e individual. importante ressaltar que os documentos tcnicos previstos no Pronturio, devero ser elaborados por profissional legalmente habilitado.

Anda mungkin juga menyukai