Anda di halaman 1dari 30

ZOOLOGIA GERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO


INSTITUTO DE BIOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA ANIMAL REA DE ZOOLOGIA

ZOOLOGIA GERAL
APOSTILA DE INVERTEBRADOS
Lenir Lemos Furtado Aguiar 2013

Zoologia Geral- IB151

Pgina 1

ZOOLOGIA GERAL

INTRODUO
Os seres vivos podem ser classificados em cinco reinos: Monera, Protista, Fungi, Metazoa ou Animlia e Plantae. Julga-se que os animais originaram-se dos protozorios, estudados no Reino Protista. Reino Protista: rene organismos unicelulares, eucariontes, como as algas e protozorios. Os Protozorios so organismos unicelulares, uma nica clula individual realiza todas as funes vitais como nutrio, respirao, reproduo, excreo e locomoo, embora de modo muito mais simples que nos organismos multicelulares. Do ponto de vista de sua complexidade funcional e fisiolgica, os protozorios so mais parecidos com animais do que com clulas isoladas, da terem sido inicialmente considerados animais unicelulares. Eles apresentam grande diversidade, e a maioria dos seus representantes so vida livre, mas muitas espcies so parasitas do homem e de outros animais. Exemplo de Protozorios Parasitas do homem: Entamoeba histolytica causa a amebase Trimanosoma cruzi Mal de Chagas Plasmodium vivax- Malaria

Reino Animal ou Metazoa


Apesar das semelhanas encontradas em todos os animais, encontramos um tipo de animal - as esponjas, que pertencem ao Filo Porfera - que, por no apresentarem cavidade digestiva nem verdadeiros tecidos, fazem hoje parte de um sub-reino, o denominado Parazoa, diferente daquele no qual esto inseridos os outros animais, que o Eumetazoa (animais com tecidos). Assim, para podermos subdividir os animais em vrios conjuntos foram adaptados critrios de classificao, que dizem respeito simetria corporal, ao tipo de alimentao, complexidade do tubo digestivo, ao nmero de tecidos embrionrios, a metamerizao (ou segmentao), e existncia ou no de celoma, bem como o tipo de celoma. Todos, entretanto, apresentam um desenvolvimento embrionrio com fases iniciais comuns, com formao de uma mrula, uma blstula e uma gstrula. Para muitos autores a existncia de gstrula o principal critrio para considerar um ser vivo um animal Os animais so eucariontes, pluricelulares e heterotrficos. Diferentemente das plantas, grande parte destes organismos tem capacidade de locomoo, permitindo de forma eficiente sua distribuio nos mais diversos ambientes. Muitos representantes possuem simetria bilateral, tal como seres humanos, peixes e planrias; permitindo um melhor equilbrio corporal. Outros possuem simetria radial, presente de forma predominante em animais aquticos que vivem fixos ao substrato; permitindo o contato com o ambiente nas mais variadas direes, e conseqentemente a captura de alimentos de uma forma mais eficaz.

Subreino Parazoa
Animais que no possuem cavidade digestiva nem tecidos verdadeiros O Filo Porfera (porferos) constitudo pelas esponjas, animais ssseis (fixos) que vivem em ambiente marinho e de gua doce. Quanto forma, as esponjas podem ser tubulares, ramificadas globulares, em forma de copa etc.. Quanto cor, em geral so cinzentas ou pardas. Encontram-se, contudo, esponjas vermelhas, amarelas, violetas, negras e azuis. Vivem reunidas em colnias que pode variar em tamanho de 1 milmetro a 2 metros. O corpo das esponjas recoberto por poros, da o nome de Porfera (poros = poro, phorus = portador de) ao filo. As esponjas tm no pice do corpo uma abertura denominada sculo e internamente uma cavidade chamada trio. Os porferos so animais filtradores: a gua e os alimentos entram pelos poros, circulam pelo trio, e pelo sculo so eliminados juntamente com gua os restos noaproveitveis.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 2

ZOOLOGIA GERAL

Subreino Eumetazoa
Animais que possuem tecidos verdadeiros. O segundo critrio, utilizado para subdividir os eumetazorios, a simetria que corresponde possibilidade de dividi-los, imaginariamente, em partes uma a imagem da outra. Os animais mais primitivos possuem simetria radial, pois podemos dividi-los, por vrios planos, sempre em metades uma a imagem da outra como resultado de sua forma que lembra um cilindro. Eumetazorios com simetria radial a vida inteira descreve os animais do filo Cnidria, como a Hydra, os corais e a gua-viva.

Simetria Bilateral
Eumetazorio com simetria bilateral, ao menos numa fase da vida, inclui todos os demais animais. A maioria somente pode ter o seu corpo dividido por um plano em dois lados, um a imagem do outro. Para subdividir os animais de simetria bilateral, todos triploblsticos, utilizamos o tipo de cavidade embrionria. Os acelomados no apresentam nenhuma cavidade entre o ectoderma, mesoderme e endoderme. Os pseudocelomados possuem uma cavidade embrionria entre a mesoderme e a endoderme Os celomados possuem uma cavidade embrionria completamente revestida por mesoderme e fcil lembr-los pela frase ama e cor, aneldeos, moluscos, artrpodos, equinodermas e cordados.

SIMETRIA BILATERAL - ACELOMADOS Filo Platyhelminthes


Os platelmintos (do grego platy, chato, e helmintes, verme) compreendem uma srie de organismos inferiores considerados vermes, com a particularidade de terem o corpo achatado dorso-ventralmente. Assim so as planrias, as tnias ou solitrias e o esquistossomo (somente a fmea deste ltimo constitui exceo, j que cilndrica). Outros organismos considerados vermes, mas sem essa particularidade, so enquadrados em filos diversos deste. Caractersticas Gerais; Triblsticos ou triploblsticos (formam trs folhetos embrionrios: ectoderma, mesoderma e endoderma) Acelomados, pois seu mesoderma no se organiza em duas camadas capazes de se separar. Dessa maneira, no surge o celoma ou cavidade geral do corpo, espao que, na maioria dos animais, separa as vsceras da parede corporal. Esses vermes tm, portanto, o corpo "macio. O espao entre a parede do corpo e os rgos preenchido por um parnquima de origem mesodrmica. Simetria bilateral, isto , um plano que passe pelo meio do seu corpo (longitudinalmente) divide-o em duas metades simtricas, sendo cada uma delas a imagem especular da outra. Nestes, a "parte da frente" acumula os rgos sensoriais e passa a proceder como a regio do corpo que vai frente e "investiga" o ambiente, procurando alimentos ou percebendo de perigos. Na maioria das vezes, evidencia-se como cabea. Ali tambm se alojam os centros nervosos do animal. Sistema nervos possui clulas nervosas conglomeradas, formando gnglios. Esses gnglios se alojam na parte anterior do corpo e se fundem, formando um rudimento de crebro, a que chamamos gnglios cerebrides. Todos os platelmintos tm um par de gnglios cerebrides dos quais partem filetes nervosos laterais que percorrem todo o corpo, emitindo ramificaes.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 3

ZOOLOGIA GERAL
Isso permite uma melhor coordenao do sistema muscular, muito bem desenvolvido, o que disciplina os movimentos do animal e lhe d mais orientao. No apresentam sistema circulatrio Sistema excretor constitudo de um grande nmero de pequenas unidades interligadas chamadas clulas-flama. Cada clula-flama realmente uma clula na qual h uma depresso, existe um tufo de flagelos (ou clios, como mencionam muitos autores) cujos movimentos lembram o bruxulear da chama de uma vela (da o nome clula-flama). Essas clulas recolhem o excesso de gua e os produtos finais do metabolismo das clulas vizinhas e, com o fluxo lquido provocado pelos movimentos dos tufos flagelares, os descarregam num sistema de canais que ligam tais unidades excretoras. Por esse sistema de canais, a gua e os catablitos so lanados ao exterior, vertendo por numerosos poros na superfcie do corpo do animal. Respirao, por difuso (os de vida livre, como a planria) ou, ento, fazem a respirao anaerbica (os endoparasitos, como as tnias ou solitrias). Reproduo, a maioria hermafrodita, podendo ou no fazer a autofecundao. As planrias so hermafroditas (monicas), mas s se reproduzem por fecundao cruzada. As tnias so hermafroditas autofecundantes. Os esquistossomos so diicos, isto , tm sexos distintos (do grego di, dois, e oikos, casa).

O Filo Platelminto encontra-se dividido em trs classes: Turbellaria, Trematoda e Cestoda.

Classe Turbellaria
A classe dos turbelrios corresponde ao modelo mais tpico do filo. So todos platelmintos de vida livre e tm como representante a conhecida planria (Dugesia tigrina), habitante da gua doce. Esses vermes tm epiderme ciliada com clulas glandulares secretoras de muco na face ventral do corpo. Assim, o animal desliza sobre o "tapete" viscoso que segrega, utilizando para isso a corrente de gua que o seu epitlio ciliado produz. Na poro anterior do corpo (esboo de cabea), ela possui um par de ocelos ou manchas ocelares, como se fossem dois pequenos olhos (aparentemente vesgos), que no permitem realmente "ver" as coisas, mas to somente perceber a luz. Uma peculiaridade da planria: a sua boca situa-se na regio mediana da face ventral. Atravs dela, a faringe pode sofrer uma everso, projetando-se para fora como uma tromba ou proboscdea a fim de sugar as partes moles dos alimentos. No h estmago e o intestino apresenta trs ramos um que se dirige para frente e dois que se dirigem para trs. Essa trifurcao amplamente ramificada, permitindo que os produtos da absoro digestiva alcancem com facilidade (por difuso) todas as clulas do corpo. O tubo digestivo no possui nus e, por isso, os detritos no aproveitados so regurgitados pela boca. Apesar de hermafroditas (animais monicos), as planrias realizam a fecundao cruzada, trocando espermatozides. Cada um injeta seus espermatozides na outra, numa vescula receptora de esperma. Mas as planrias tambm tm alta capacidade de regenerao, o que lhes permite a reproduo assexuada, por fragmentao espontnea do corpo. A, cada fragmento regenera o que falta e se constitui em novo animal.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 4

ZOOLOGIA GERAL

Classe Trematoda
Os trematdeos, bem como os cestodas, so platelmintos que perderam alguns caracteres comuns ao filo, sofrendo profundas transformaes, com a atrofia ou regresso de certos rgos e desenvolvimento de outros, com a finalidade de melhor se adaptarem aos hbitos parasitrios. Por isso que os platelmintos de vida livre, aquticos, como os turbelrios, constituem o modelo ou padro do filo Platyhelminthes. Os trematdeos (do grego trematos, dotado de buracos) so vermes parasitas de vertebrados e do prprio homem. Possuem ventosas (que lembram buracos, da o nome da classe) com as quais se fixam a certas estruturas do hospedeiro, podendo ou no alimentar-se por elas.

Os exemplos mais expressivos da classe so a Eurytrema pancreaticum, parasita dos dutos pancreticos de bovinos, ovinos, etc., e o Schistosoma mansoni, parasita das veias do intestino humano. Ambos, por seu aspecto, lembram uma folha de rvore, mas o esquistossomo, bem menor (10 a 15 mm), particulariza-se pelo fato de possuir uma depresso longitudinal no meio do corpo o canal ginecforo (do grego gynaikos, mulher, e phorus, portador) onde, durante o ato sexual, se aloja a fmea, que cilndrica. Eles possuem duas ventosas, uma anterior, com funo de boca, e outra ventral, destinada fixao nos hospedeiros. Daremos aqui a maior ateno ao esquistossomo, por ser um parasita da espcie humana e causador de uma das mais graves endemias brasileira a esquistossomose. O Schistosoma mansoni, apesar de sua localizao no interior das veias do intestino, reproduz-se eliminando ovos que fistulam para dentro do tubo digestivo, sendo eliminados com as fezes. Em locais de poucos recursos higinicos e sanitrios, as fezes contaminadas por esses ovos so levadas at rios e ribeires. Na gua, os ovos se rompem e liberam o miracidio, embrio ciliado microscpico, que nada procura de um hospedeiro intermedirio o caramujo Biomphalaria glabrata.

Encontrado-o, o miracidio penetra na cavidade paleal do molusco, origina larvas que passam pelas fases de esporocistos e cercarias. Os esporocistos produzem gametas que se desenvolvem partenogeneticamente, resultando na formao das cercarias. Um miracidio apenas pode originar milhares de cercarias.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 5

ZOOLOGIA GERAL
Com a morte do caramujo (hospedeiro intermedirio) as cercarias que possuem cauda bifurcada, passam gua e nadam ativamente. Se tocarem a pele de uma pessoa, atravessam-na e atingem os vasos sangneos, pelos quais se deslocam arrastados pela circulao, at as veias do plexo mesentrios, no intestino, onde se desenvolvem, dando vermes adultos. Muitos esquistossomos migram para o fgado, provocando um processo de irritao crnico que leva cirrose heptica. Os vermes causam obstruo circulao sangnea no intestino, o que determina ruptura de vasos, com hemorragias e passagem de plasma para a cavidade abdominal, levando barriga-dgua (ascite). O combate esquistossomose se baseia no extermnio dos moluscos e na orientao s pessoas para no terem contato a gua em locais suspeitos e contaminados. necessria orientao das populaes para no defecarem no campo ou sobre rios. O tratamento da doena exige assistncia mdica e hospitalar.

Classe Cestoda
Os cestides (do rego kestos, fita e eidos, semelhante) so vermes platelmintos de corpo alongado em forma de fita. Podem medir de alguns milmetros a muitos metros de comprimento. Ex: Taenia saginata e Taenia solium As tnias so popularmente conhecidas de solitrias porque habitualmente se mostram isoladas, uma apenas em cada indivduo. Mas isso no exclui a possibilidade de se encontrarem duas tnias num s hospedeiro. Todas as tnias so parasitas digentico, isto , evoluem em dois hospedeiros um intermedirio, no qual se desenvolvem at a fase de larva, e um definitivo, no qual terminam a evoluo, chegando fase adulta.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 6

ZOOLOGIA GERAL

A Taenia saginata tem como hospedeiro intermedirio o boi e a Taenia solium o porco. Elas tm notvel preferncia por esses hospedeiros intermedirios especficos, no admitindo "trocas". Mas ambas concluem a sua evoluo no mesmo hospedeiro definitivo o homem. A larva dessas tnias tem aspecto de uma pipoquinha branca que se aloja na musculatura estriada (carne) daqueles animais. Essa larva recebe o nome de cisticerco. Pode manter-se viva por muitos anos no msculo hospedeiro intermedirio, mas nunca evoluir para verme adulto se no passar para o hospedeiro definitivo.

Em circunstncias especiais, o homem pode ingerir ovos de tnia (T.solium). A, ele corre o risco de fazer o papel do hospedeiro intermedirio. Se tal acontecer, ele poder abrigar o cisticerco, revelando a cisticercose (que pode ocorrer no crebro, globo ocular, pulmo ou no fgado). O corpo de uma tnia dividido em trs partes: cabea ou esclex, colo ou regio proglotognica (geradora de proglotes) e tronco ou estrbilo. Sua cabea possui, alm de quatro ventosas (nenhuma funciona como boca), uma coroa de ganchos quitinosos o rostro ou rostelum (presente em algumas espcies), que ajuda a fixao do parasita ao intestino da pessoa As tnias no possuem qualquer estrutura de sistema digestivo. A partir do colo, so formados os anis ou proglotes, que podem atingir grande nmero ao longo do corpo de uma solitria. O tronco ou estrbilo apresenta anis imaturos, anis maduros e anis grvidos (os terminais, com predomnio do dimetro longitudinal, portando de 30 mil a 50 mil ovos embrionados cada um). O ovo possui um embrio dotado de seis ganchos e, por isso, chamado embrio hexacanto ou oncosfera. Esse embrio fica envolto por uma massa de substncia nutritiva de reserva. Quando ingerido pelo animal hospedeiro intermedirio, o ovo liberta o embrio, que passa circulao sangnea e vai encistar-se na musculatura, mantendo-se na fase de larva ou cisticerco. A ingesto dessa carne mal cozida permite que a larva se libere e se desenvolva no intestino humano, originando a tnia adulta. A formao de proglotes contnua pela regio do colo. Assim, a expulso incompleta de uma tnia, sem a cabea e colo, ser seguida a total regenerao do parasita. A profilaxia (preveno) da tenase consiste em principalmente e em evitar-se a ingesto de carne mal cozida. H, contudo, tratamento especfico para esse tipo de verminose.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 7

ZOOLOGIA GERAL

Filo Nematoda
Os nematdeos ou nematdea (Nemathelminthes) (tambm chamados de vermes cilndricos) so considerados o grupo de metazorios mais abundante na biosfera, com estimativa de constiturem at 80% de todos os metazorios com mais de 20.000 espcies j descritas, de um nmero estimado em mais de 1 milho de espcies atuais, que incluem muitas formas parasitas de plantas e animais. Apenas os Arthropoda apresentam maior diversidade. O nome vem da palavra grega nema, que significa fio. Os nematdeos conquistaram com sucesso os habitats marinho, de gua doce e terrestre. Embora a maioria seja de vida livre, h muitos representantes parasitas de praticamente todos os tipos de plantas e animais. Seu tamanho muito varivel, indo de aproximadamente 1 mm at cerca de oito metros de comprimento Caractersticas Gerais So animais triblsticos, pseudocelomados (cavidade do corpo delimitada pelos tecidos da mesoderme e tecidos da endoderme) e possuem simetria bilateral. O corpo desses vermes coberto por uma cutcula protetora muito resistente, produzida pela epiderme, composta principalmente de colgeno. Essa cutcula protege contra as enzimas produzidas pelo sistema digestrio do organismo hospedeiro. A epiderme composta por uma camada de clulas simples.

Musculatura A musculatura dos nematdeos composta por uma nica camada de clulas que se distribui longitudinalmente pelo corpo. Essa musculatura lisa responsvel pelos movimentos desses animais. Provocam flexes dorsoventrais. A movimentao tambm vai depender da elasticidade da cutcula e do esqueleto hidrosttico, lquido presente no pseudoceloma.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 8

ZOOLOGIA GERAL
Respirao Os nematdeos no possuem sistema respiratrio, e a respirao cutnea ou tegumentar, feita atravs de difuso. Digesto Os nematdeos so os primeiros animais a apresentarem sistema digestrio completo, ou seja, possuem boca e nus. A boca possui lbios ao redor. Esses lbios possuem papilas sensoriais, dentes ou placas cortantes seguidas de uma faringe musculosa que efetua suco do alimento, bombeando para o intestino. Os parasitas alimentam-se de produtos pr-digeridos pelo hospedeiro, mas h tambm espcies fitfagas e carnvoras. Circulao No possuem sistema circulatrio. A circulao de gases, nutrientes e substncias txicas feita pelo pseudoceloma. Excreo Possuem uma clula especializada, com um formato que lembra a letra H. Possuem dois canais longitudinais, que percorrem a lateral do corpo do verme, unidas por um canal transversal, que emite um ducto que eliminam excretas pelo poro excretor. A principal excreta desses animais a amnia. Sistema Nervoso Possuem dois cordes nervosos que percorrem o corpo do animal, ventral ou longitudinalmente. Da faringe partem os cordes nervosos. O cordo nervoso dorsal responsvel pela funo motora, enquanto a ventral sensorial e motora, sendo considerada a mais importante. Reproduo So animais diicos, em sua grande maioria. Apresentam dimorfismo sexual (ou seja, a fmea diferente do macho). Normalmente os machos so menores e sua poro posterior afilada e curva, para facilitar a cpula e o desenvolvimento indireto. Principais espcies parasitas do homem: Ascaris lumbricoides Ascaridase um nematdeo, considerado o mais "cosmopolita" dos parasitos humanos. a dcima stima causa mundial de morte. O macho adulto pode atingir entre quinze a vinte e cinco centmetros, e a fmea de vinte a quarenta centmetros. Uma vez fecundadas, as fmeas produzem ovos que so liberados com as fezes para o ambiente. No ambiente, ocorre maturao das larvas no interior do ovo. O desenvolvimento da larva completa-se em at trs semanas, quando o ovo passa a ser infectante para o homem. Segue-se, ento, a ingesto dos ovos pelo hospedeiro. No interior do intestino, as larvas rompem os ovos e penetram na mucosa, seguindo dois caminhos: circulao sangunea ou migrao visceral, ambos at os pulmes. Nos pulmes provocam leses que podem causar manifestaes respiratrias, alm de febre; dos pulmes, as larvas desenvolvidas migram at a faringe para a deglutio. No trato gastrointestinal, localizam-se principalmente no jejuno, onde h acasalamento de adultos e ovipostura . O perodo pr-patente de cinco a sete semanas.Nos pulmes, ocorre bronquite e pneumonia. Hbitos de higiene e preparao adequada de alimentos (limpeza, fervura, cozimento) so medidas de preveno.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 9

ZOOLOGIA GERAL
Ancylostoma duodenale e Necator americanus. - Amarelo So dois vermes muitos parecidos (cerca de 1,5 cm). Os ancilstomos possuem uma espcie de boca com dentes que servem para "morder" a mucosa intestinal, fazendo-a sangrar. Esses parasitas alimentam-se de sangue. O nector no possui dentes, mas lminas cortantes na boca, que so usadas com a mesma finalidade. Isso provoca uma constante perda sangnea no doente, que vai ficando anmico e enfraquecido. isso que justifica o nome popular de "amarelo" ou "opilao" que dado ancilostomose e necatorose. Os ovos desses vermes so eliminados nas fezes e contaminam o solo, onde liberam larvas. Essas larvas tm a capacidade de penetrar pela pele das pessoas que andam descalas, sendo essa a principal via de propagao da doena. O uso de calados constitui-se no melhor meio de profilaxia da ancilostomose.

Ancylostoma caninum. um parasita muito comum de ces. Todavia, sua larva pode penetrar na pele humana, onde cava tneis e provoca sensaes de ardncia e coceira extremamente incmodas. O contgio ocorre freqentemente na areia das praias, onde os ces portadores da verminose defecam, ali deixando os ovos embrionados do parasita. A larva desse verme conhecida como larva mgrans o bicho geogrfico. Enterobius (Oxyurus) vermicularis - um dos vermes de maior disseminao entre crianas, embora tambm ocorra em adultos. Pequenino e numerosssimo, o oxiro prolifera nas pores baixas do intestino grosso, de onde migra para o reto, nas imediaes do nus, principalmente noite. A intensa movimentao dos vermes ocasiona uma irritante coceira no nus, que identifica logo a oxiurase. Wuchereria bancrofti - Elefantase um nematdeo parasita heterxeno ou digentico, com dois hospedeiros, causador da filariose linftica ou bancroftose. O parasito adulto tem de dois a seis centmetros, enquanto as microfilrias possuem de 0,2 a 0,3 mm. A fmea do mosquito do gnero Culex ingere a forma microfilria durante a picada na pessoa infectada. As microfilrias, na cavidade geral do mosquito (sofrem mudas at larvas infectantes), dirigem-se para a probscide, rasgando-a e penetrando a pele do hospedeiro por alguma abraso. Atingem a circulao e dirigem-se para os vasos linfticos comeando a liberao de microfilrias, se houver acasalamento. Se no, a forma adulta provoca obstruo linftica. O perodo pr-patente de um ano. Pode haver inflamao (linfangites e adenites), derramamento de linfa e hipersensibilidade. H febre ao entardecer, com pico no incio da madrugada. Edema (inchao) de membros, com ou sem espessamento pronunciado da pele. A elefantase consiste na obstruo linftica pela presena dos vermes adultos (irreversvel) aps 10-15 anos de infeco. Medidas de preveno contra as picadas do mosquito (mosquiteiros, inseticidas, higiene) e tratamento dos doentes so importantes no controle do aparecimento da doena.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 10

ZOOLOGIA GERAL
Nematides Fitfagos
Causam danos s plantas? Causam perdas econmicas? Sim. H vrios gneros incluindo um total de algumas dezenas de espcies consideradas parasitos importantes de plantas cultivadas em todo o mundo. Alm dessas, muitas outras espcies so capazes de parasitar plantas, mas sem causar danos relevantes e/ou perdas significativas. Os grupos mais importantes (como os gneros Meloidogyne, Heterodera, Globoderas e outros) congregam espcies portadoras de um estilete bucal caracterstico, que possibilita a injeo de substncias txicas no interior de clulas vegetais e a posterior ingesto de meio lquido nutritivo produzido por elas; parasitam principalmente os rgos subterrneos, em especial as razes, nas quais podem incitar o aparecimento de ms formaes, a exemplo de engrossamentos tpicos como as galhas (induzidas mais comumente por fmeas de Meloidogyne) ou reas de tecido desorganizado, j morto, de tonalidade pardo-escura ou negra evidenciando necrose extensiva; tambm pode ocorrer necrose em tubrculos ou tberas e em fruto hipgeo, como no caso do amendoim.

FILO MOLLUSCA
O filo Mollusca (do latim mollis = mole) constitui um dos grupos mais abundantes dentre os invertebrados, sendo superados apenas pelos artrpodes. Foram descritas mais de 50.000 espcies vivas. Alm disso, conhece-se cerca de 35.000 espcies fsseis, sendo as conchas minerais dos animais um rico registro fssil que data do perodo Cambriano. Incluem-se nesse filo formas tais como mariscos, ostras, lulas, caramujos, polvos etc. O grupo considerado muito bem sucedido evolutivamente, apresentando uma grande diversidade de formas que habitam os mais variados ambientes (mar, gua doce e terra). Portanto, primeira vista, torna-se difcil uma homogeneidade morfolgica entre seus representantes. Contudo, o filo, de maneira geral, apresenta animais com corpo mole no segmentado e muitas vezes protegido por uma concha calcria. Muitas espcies de moluscos so utilizadas na alimentao humana, como as ostras, mariscos, mexilhes, lulas e polvos. As caractersticas bsicas dos representantes do filo podem ser resumidas: animais de corpo mole, no segmentado. simetria bilateral triblsticos, celomados trato digestivo completo sistema circulatrio aberto ou lacunar (gastropodos e bivalves) e fechado em cefalopodos. presena de sistema respiratrio, excretor e nervoso.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 11

ZOOLOGIA GERAL
Os moluscos de maneira geral apresentam o corpo constitudo das seguintes partes: Cabea, regio onde se localizam a boca e os rgos sensoriais (olhos e tentculos), em algumas formas, como polvo, esta regio bem desenvolvida e em outros, como os mexilhes, muito reduzida; P ventral, rgo musculoso relacionado com a locomoo (que pode ser por deslizamento, escavao e natao); Massa visceral dorsal, rea onde encontram-se os rgos de digesto, excreo e reproduo. Recobrindo a massa visceral existe o manto (dobra carnosa da epiderme) que geralmente responsvel pela formao da concha. Entre o corpo e o manto h um espao denominado cavidade do manto ou cavidade palial. Nesse espao, situam-se as brnquias. Na cavidade abrem-se ainda os sistemas digestivo, excretor e reprodutor.

O manto, alm de recobrir a massa visceral, secreta a concha, constituda de carbonato de clcio (CaCO3) e uma substncia orgnica (conchiolina). Existem cromatforos responsveis pela mudana de cor do corpo. Na maioria dos moluscos vivos, no s a cavidade do manto, mas tambm o restante das partes corporais expostas (incluindo o p) so revestidos por clios e contm clulas glandulares mucosas. As glndulas mucosas so especialmente evidentes no p, onde lubrificam o substrato facilitando, assim, a locomoo Sustentao e locomoo O esqueleto representado pela concha externa com uma s pea (univalve) ou com duas peas articuladas (bivalve). As lulas apresentam um vestgio de concha, em forma de pena, no interior do corpo, enquanto outros moluscos, como as lesmas e os polvos, no apresentam esqueleto. A locomoo geralmente feita lentamente atravs do p musculoso que pode ser modificado para rastejar, cavar ou nadar. O polvo e a lula, alm de rastejarem, utilizando-se dos braos com ventosas, podem se locomover rapidamente emitindo jatos dgua pelo sifo de propulso. Sistema Digestivo: Presente, completo (com boca e nus).Tubo digestivo com regies diferenciadas e glndulas digestivas associadas. Na boca dos moluscos, com exceo dos bivalves, existe uma estrutura denominada Rdula, formada por vrios dentes quitinosos que com movimentos de vaivm, raspam o substrato e contribuem para a ingesto de alimento. Faringe- glndulas salivares Esfago Papo Estomago- glndula digestiva hepatopancreas Intestino Anus

Zoologia Geral- IB151

Pgina 12

ZOOLOGIA GERAL
Circulao A cavidade celmica circunda o corao e parte do intestino. O corao dorsal envolto pelo pericrdio e apresenta 2 ou 3 cmaras (1 par de aurculas e 1 ventrculo). Nos cefalpodes existem ainda os coraes branquiais. Estes so vasos dilatados que bombeiam o sangue para as brnquias e da ao corao, que o distribui j oxigenado para os tecidos. No sangue da maioria dos moluscos existe como pigmento respiratrio a hemocianina. A circulao em geral aberta, sendo exceo os cefalpodes, nos quais o sangue encontra-se completamente encerrado em vasos revestidos por um endotlio.

Respirao A respirao pode ocorrer atravs das brnquias, pelos pulmes ou ainda pela epiderme. As brnquias podem se apresentar em forma de lminas (mexilho e ostras) ou de pena, recebendo o nome de ctendeos (nos cefalpodes). Nas formas terrestres (caracis e lesmas) a cavidade do manto intensamente vascularizada e funciona como um pulmo. Portanto, a respirao nos moluscos pode ser branquial ou pulmonar. Excreo A excreo se d por um ou dois pares de nefrdios que tambm so chamados de rins. Ocorre uma drenagem das excrees nitrogenadas do fluido celmico para a cavidade do manto, estando, portanto uma extremidade do nefrdio conectada ao celoma e outra abrindo-se na cavidade do manto. Sistema Nervoso: Presente. Composto por gnglios nervosos interligados e por nervos que atingem todo o corpo. Sistema sensorial: Presente. Composto por diversos tipos de receptores e rgos sensoriais. H receptores de luz (ocelos e olhos), receptores tteis e quimiorreceptores, alm de rgos de equilbrio (estatocistos). Os Cefalpodos tm olhos altamente desenvolvidos, que formam imagens.

Reproduo A maioria dos moluscos apresenta sexos separados e alguns so hermafroditas. Nas formas terrestres, e em alguns cefalpodes, a fecundao interna e o desenvolvimento direto. Nos demais, a fecundao externa e o desenvolvimento indireto atravs da larva ciliada de vida livre denominada vliger (nos animais marinhos) ou de larvas conhecidas por gloqudeos, que se fixam e se desenvolvem nas brnquias de certos peixes.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 13

ZOOLOGIA GERAL
CLASSES DO FILO
O Filo Molusca esta dividido em 7 Classes:

Classe Monoplacophora, Classe Amphineura (Polyplacophora), Classe Scaphopoda, Classe Pelecypoda (Bivalvia), Classe Gastropoda e Classe Cephalopoda, mas trataremos aqui somente das 3 principais.

Classe Gastropoda
A classe Gastropoda a maior classe de moluscos, sendo representada pelos caracis, caramujos e lesmas. Compreende formas marinhas, de gua doce e terrestres. A cabea bem desenvolvida, com dois pares de tentculos sensoriais, um deles provido de olhos nas extremidades. O p grande, musculoso e serve para locomoo, enquanto que a massa visceral fica encerrada dentro da concha. Nas formas terrestres, junto abertura da concha h um orifcio que comunica o meio externo com a cavidade do manto denominado poro respiratrio ou pneumostoma. Nestas espcies, o manto muito vascularizado e funciona como um verdadeiro pulmo. Podemos observar ainda o nus e o poro excretor. A concha, quando presente (as lesmas no a possuem), tipicamente uma espiral cnica compostas de voltas tubulares que contm a massa visceral do animal. As voltas se do em torno de um eixo central denominado columela. A ltima volta termina numa abertura, da qual projetam-se a cabea e o p do animal vivo.

Classe Bivalvia (ou Pelecypoda)


A classe Bivalvia representada, na sua maioria, por moluscos filtradores, tais como: ostras, mexilhes, mariscos, etc. Habitam o ambiente aqutico, tanto na gua doce quanto na salgada. O corpo desses animais lateralmente comprimido, possuindo uma concha com duas valvas recobrindo-o. O p, localizado na regio antero - ventral, como o restante do corpo, tambm lateralmente comprimido, sendo esta a origem do nome pelecypoda, que significa p em forma de machado (do grego pele, machado e podos, p). A cabea muito reduzida e a cavidade do manto mais espaosa dentre as demais classes de moluscos. As duas valvas so unidas por dois grandes msculos dorsais, chamados adutores, que so responsveis pela abertura e fechamento da concha. As brnquias localizam-se na cavidade palial, ocorrendo um par de cada lado e so recobertas exteriormente pelo manto. Nesta classe, as brnquias so usualmente muito grandes e laminares, tendo, na maioria das formas, assumido a funo de coletar partculas alimentares, alm da funo respiratria (trocas gasosas). Na regio posterior, o manto origina dois canais para a entrada e sada de gua, chamados, respectivamente, de sifo inalante e exalante. A corrente de gua criada por batimentos ciliares que ocorrem na cavidade do manto. Nas brnquias existe um muco que aglutina as partculas alimentares existentes na gua. Estas partculas so ento conduzidas atravs dos clios das brnquias at a boca do animal.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 14

ZOOLOGIA GERAL
Analisando estruturalmente a concha dos bivalves a partir da superfcie externa para a interna, encontramos 3 camadas distintas, a saber: 1-peristraco: reveste externamente a concha, formado por materiais orgnicos; responsvel pelo brilho e colorido exterior. 2-camada prismtica: localiza-se numa posio intermediria e constitui-se de prismas calcrios (CaCO3); 3-camada nacarada: a camada mais interna constituda por lamelas de calcrio superpostas alternadamente com camadas de conchiolina . Costuma mostrar-se brilhante. Quando apresenta reflexos coloridos chamada de madreprola. Em algumas espcies de ostras pode ocorrer a formao de prolas. Quando algum corpo estranho, areia ou parasita se introduz entre o manto e a concha, inicia-se uma reao de defesa, que consiste em secretar camadas concntricas de ncar em torno com corpo estranho. Portanto, a forma da prola depende do corpo estranho e pode-se provocar artificialmente este processo (cultivo de prolas).

Classe Cephalopoda
Os cefalpodes formam um grupo muito especializado dentro dos moluscos. A classe representada pelos polvos, lulas, argonautas, nutilos, etc., todos marinhos. A maioria apresenta adaptaes para um modo de vida mais ativo, so predadores e nadam com relativa rapidez. A concha muito reduzida ou ausente, nas lulas e spias ela interna e transparente, denominada pena. Contudo, nos nutilos externa, espiralada e dividida em cmaras por septos. A primeira cmara contm o animal e as outras apresentam um gs cuja quantidade regula a flutuabilidade e, consequentemente, a profundidade do animal. A locomoo rpida neste grupo feita por jato-propulso, isto , o animal expele a gua presente na cavidade do manto por contraes musculares atravs de um sifo exalante, que junto com os tentculos representam uma modificao do p, impulsionando o corpo do animal. Nos cefalpodes existem ainda outras especializaes relacionadas com um modo de vida ativo, tais como a capacidade de camuflagem graas presena de cromatforos (clulas com pigmentos) na pele cuja concentrao ou expanso origina uma mudana rpida da cor; presena de uma glndula de tinta escura que, quando esguichada na gua, dificulta a viso dos predadores que esto perseguindo o animal.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 15

ZOOLOGIA GERAL
Os polvos no tm concha. O p forma tentculos fortes e musculosos com ventosas adesivas usadas na locomoo e na captura de presas.

FILO ANNELIDA
O Filo Annelida (latim: annellus, um diminutivo de annulus, um anel) compreende os vermes segmentados e inclui as conhecidas minhocas e sanguessugas, alm de um grande nmero de espcies marinhas e de gua doce. Quanto ao tamanho, existem formas de 1 mm a 2 m de comprimento. Uma caracterstica distinguvel do filo a segmentao (metamerismo), que a diviso do corpo em partes ou segmentos (metmeros), que se arranjam numa srie linear ao longo do eixo antero-posterior. A segmentao encontrada nesse filo externa e interna. Ao longo da seqncia de metmeros, h rgos que se repetem como nefrdios e gnglios nervosos. A diviso do corpo dada por septos transversais que separam o celoma em cavidades, normalmente correspondentes aos segmentos externos. Na maioria dos segmentos, externamente, h cerdas quitinosas filiformes .O corpo revestido por uma cutcula fina e mida que recobre uma epiderme contendo clulas glandulares e sensoriais. Junto parede do corpo, internamente, existe um sistema muscular constitudo por msculos circulares e longitudinais que possibilita ampla movimentao. O fluido celmico funciona como um esqueleto hidrulico contra o qual os msculos agem para alterar a forma do corpo. A contrao dos msculos longitudinais faz com que o fluido celmico exera uma fora direcionada lateralmente e o corpo se amplie. A contrao dos msculos circulares faz com que o fluido celmico exera uma fora no sentido ntero-posterior, alongando o corpo. As cerdas laterais quitinosas, pareadas em cada segmento, aumentam a trao com o substrato.

Anatomia e Fisiologia Geral


Os aspectos fisiolgicos dos aneldeos possuem variaes dentro de suas classes, refletindo os diferentes modos de vida, habitat, tipo de alimentao, etc. Aqui sero tratados aspectos referentes apenas Subclasse Oligochaeta (minhoca). Aparelho digestivo: O tubo digestivo completo com regies bem diferenciadas: boca, faringe muscular, esfago, papo, moela, intestino.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 16

ZOOLOGIA GERAL
Respirao: As trocas gasosas se do entre a epiderme e o meio. As glndulas mantm a epiderme mida, facilitando a difuso do oxignio. Este passa corrente sangnea e distribudo para todas as clulas do corpo. Geralmente h a presena de hemoglobina no sangue que combina-se com o O2, transportando-o pelo corpo da minhoca.

Circulao: O sistema circulatrio fechado e consiste de dois grande vasos longitudinais, um ventral e outro dorsal. Esses vasos comunicam-se atravs de vasos laterais que circundam o tubo digestivo. Na regio anterior os vasos laterais tm a capacidade de contrao e bombeiam o sangue, sendo chamados, portanto, de coraes laterais (estes tm nmero varivel). Sistema Nervoso do tipo ganglionar. Na regio anterior do animal h dois gnglios cerebrais (um supra-esofgico e um grande gnglio sub-esofgico), ligados por um anel nervoso ao redor da faringe. Do gnglio sub-esofgico sai um cordo nervoso ventral que apresenta um par de gnglios nervosos por metmeros.

Classificao
O Filo Annelida apresenta 3 grandes grupos: Oligochaeta (gr. Oligo = poucos + chate = cerda), Polychaeta (gr. Polys = muito + chate = cerdas) e Hirudinea (Hirudo = sanguessuga) ou Achaeta (sem cerdas) .

Classe Oligochaeta
Os oligoquetos so aneldeos terrestres e de gua doce, existentes tambm no mar. Ocorre um pequeno nmero de cerdas ao longo do corpo, derivando da o nome da classe. A minhoca o oligoqueto mais conhecido. No Brasil encontramos a minhoca louca (Pheretyna hawayana) que apresenta movimentos de contraes rpidas quando incomodada, por isso recebeu este nome na linguagem popular. A respirao cutnea, pois existe uma cutcula sempre mida, secretada pela epiderme, que facilita as trocas gasosas, feitas por difuso. No existe uma cabea distinta e a boca encontra-se no primeiro segmento. Este recoberto por um lobo carnoso, o prostmio; o nus situa-se no ltimo segmento. H aproximadamente 150 segmentos (nmero muito varivel dentro da classe). Em espcies maduras encontramos o clitelo, uma dilatao glandular que recobre parcial ou totalmente alguns segmentos formando uma espcie de faixa ao redor do corpo. Essa estrutura secreta material para a formao dos casulos e tambm uma secreo viscosa, que ajuda na fixao do casal durante a cpula. A posio do clitelo varivel, mas geralmente localiza-se na metade anterior do verme e tem apenas alguns segmentos.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 17

ZOOLOGIA GERAL
A maioria das espcies de oligoquetos alimenta-se de matria orgnicas morta, especialmente vegetais. As minhocas nutrem-se de matria em decomposio, na superfcie, e podem arrastar folhas para dentro da galeria. O trato digestivo reto e relativamente simples. A boca, situada abaixo do prostmio, abre-se no interior de uma pequena cavidade bucal, que por sua vez se abre em uma faringe espaosa. A parede dorsal da cmara faringeana muscular e glandular. Nas minhocas, a faringe age como uma bomba de suco, alm de produzir uma secreo salivar contendo muco e enzimas. A faringe abre-se num esfago tubular estreito, que pode formar uma moela (utilizada na moagem do alimento) ou um papo (para armazenamento). Uma caracterstica importante do intestino dos oligoquetas a presena de glndulas calcferas em determinadas partes do esfago. Essas glndulas secretam carbonato de clcio no interior do esfago, na forma de calcita. Os cristais liberados so transportados ao longo do intestino, mas no so reabsorvidos, sugerindo que essa seja uma forma alternativa de eliminar CO2, proveniente da respirao em solos com elevados nveis desse composto. Nesses, a difuso seria impedida por um gradiente de concentrao desfavorvel. Ainda, sugere-se que as glndulas funcionem para a eliminao do excesso de clcio coletado no alimento. O intestino forma o restante do trato digestivo e estende-se como um tubo reto atravs de todo o corpo, menos seu quarto anterior. A metade anterior do intestino seu principal local de secreo e digesto, e a metade posterior primariamente absortiva. As minhocas secretam alm das enzimas digestivas comuns, quitinases e celulases. A rea superficial do intestino encontra-se aumentada em muitas minhocas por meio de uma crista ou dobra, chamada tiflossole. Os oligoquetas movem-se por meio de contraes peristlticas, como descrito para os aneldeos escavadores. A contrao muscular circular e o conseqente alongamento dos segmentos so mais importantes no rastejamento e sempre geram um pulso de presso e fluido celmico. A contrao muscular longitudinal mais importante na escavao, na dilatao do buraco ou na ancoragem dos segmentos contra a parede do buraco. As cerdas estendem-se durante a contrao muscular longitudinal e retraem-se durante a contrao circular.

Reproduo
As minhocas so hermafroditas com fecundao cruzada, externa e desenvolvimento direto. Na cpula, dois animais sexualmente maduros unem suas superfcies ventrais, com suas extremidades anteriores opostas . Ocorre troca de espermatozides. Cada um dos indivduos elimina seus espermatozides nos receptculos seminais do outro, onde ficam armazenados. Aps a cpula, os animais separam-se e formam, ao redor do clitelo, um casulo gelatinoso onde os vulos so colocados. O casulo contendo os vulos desloca-se para a regio anterior do animal e passa pelos poros dos receptculos seminais. Nesse momento os espermatozides a armazenados so liberados e fecundam os vulos no interior do casulo. Esse continua deslizando, sai do corpo do animal e, depois de certo tempo, os ovos originam minhocas jovens

Zoologia Geral- IB151

Pgina 18

ZOOLOGIA GERAL
Importncia para o homem A maior importncia dos aneldeos est relacionada com a agricultura, onde as minhocas desempenham um papel relevante na preparao de solos, deixando-os frteis para o plantio. Elas alteram profundamente as condies fsicas do terreno onde vivem, pois cavam galerias aumentando a aerao, drenagem e reteno de gua, alm de homogeneizarem o solo. Os restos digestivos das minhocas contm substncias que so necessrias ao crescimento dos vegetais. Por esses motivos, alguns pases com solo pouco apropriado ao cultivo chegam a importar minhocas de outros pases

Classe Hirudinea (ou Achaeta) (cerca de 500 espcies)


Os hirudneos so aneldeos aquticos (gua doce ou marinhos), raramente terrestres e so considerados os mais especializados dentro do filo. No possuem cerdas e a maioria ectoparasita, alimentando-se de sangue e fluidos de diversos animais. A espcie mais conhecida a sanguessuga Hirudo medicinalis. As sanguessugas so principalmente noturnas, mas podem ser atradas por alimento durante o dia. Locomovem-se por movimentos sinuosos do corpo (como uma lagarta mede-palmos) e usam as ventosas para fixao. Alguns tambm locomovemse por natao. O corpo das sanguessugas achatado dorsoventralmente e freqentemente afilado na parte anterior. H duas ventosas em suas extremidades. Uma menor e anterior que circunda a boca e uma maior e posterior em forma de disco na posio ventral. A maioria das espcies hermafrodita com fecundao cruzada, o desenvolvimento direto . A respirao, a exemplo dos oligoquetos, cutnea. As formas sugadoras de sangue de mamferos como o gnero Hirudo, apresentam especializaes para tal tipo de alimentao. A boca, localizada na extremidade anterior (na ventosa), possui 3 mandbulas com dentes quitinosos para perfurao da pele. Imediatamente atrs dos dentes h uma faringe muscular sugadora que seguida por um esfago curto. Nessa regio abrem-se glndulas salivares que secretam uma substncia anticoagulante chamada hirudina. O resto do aparelho digestivo se constitui de um palpo com 11 pares de cecos laterais (divertculos). Estes armazenam o sangue que ser digerido em um estmago pequeno e globoso. O tero posterior do canal alimentar formado por um intestino simples ou com cecos laterais que se estende a um reto curto. Este se esvazia ao exterior atravs de um nus dorsal, localizado na frente da ventosa posterior. Os hirudneos podem sugar uma enorme quantidade de sangue. Algumas espcies so capazes de ingerir 10 vezes o seu prprio peso. A digesto ocorre muito lentamente fazendo com que estes animais tolerem grandes perodos de jejum. H estudos comprovados que sanguessugas medicinais permaneam sem se alimentar por at 1 ano e meio. Um fato curioso que, desde tempos remotos, Hirudo medicinalis tem sido usada para sangrias.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 19

ZOOLOGIA GERAL
Classe Polychaeta
A classe Polychaeta (cerca de 8000 espcies) representada por animais marinhos. Estes diferem dos oligoquetos em muitos aspectos. Os poliquetos apresentam em cada segmento do corpo um par de apndices laterais carnosos, semelhantes a nadadeiras, chamados parapdios, com muitas cerdas implantadas. Esses apndices laterais servem para locomoo e tambm, em algumas espcies, para trocas gasosas. Na regio anterior existe uma cabea bem desenvolvida com um prostmio que contm olhos, antenas e um par de palpos. A boca situa-se no lado ventral, entre o prostmio e a regio ps-oral, chamada peristmio, que o primeiro segmento verdadeiro. A regio no segmentada terminal (o pigdeo) traz o nus. Porm poucos poliquetas exibem essa estrutura tpica. Os diferentes estilos de vida dos vermes dessa classe levaram a graus variveis de modificao no plano bsico. Esses aneldeos podem ser errantes (movimentos livres) ou sedentrios (tubcolas). Os errantes so vermes nadadores, carnvoros caadores e, portanto, apresentam adaptaes para este modo de vida. Os parapdios so bem desenvolvidos, ocorrem apndices sensoriais. A cabea comumente provida de palpos ou outras estruturas para auxiliar a alimentao. A respirao encontrada na classe geralmente branquial. Os sexos so geralmente separados e o desenvolvimento indireto com uma larva trocfora. Existe tambm a reproduo assexuada em algumas espcies (brotamento ou regenerao). Os poliquetas tm um alto poder de regenerao. Os tentculos, palpos e at as cabeas arrancadas por predadores so logo repostos.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 20

ZOOLOGIA GERAL
Filo Arthropoda
Subfilo Trilobitomorpha (fsseis) = os trilobitas Subfilo Chelicerata = os quelicerados Subfilo Crustcea = os crustceos Subfilo Unirramia = os miripodes e os insetos
O Filo Arthropoda (gr. arthros = articulado + poda = p) contm a maioria dos animais conhecidos (mais de 3 em cada 4 espcies animais), mais de 1 milho de espcies, muitas das quais extremamente abundantes em nmero de indivduos. Podem ser encontrados artrpodes acima dos 6000 m de altitude, bem como a mais de 9500 m de profundidade. Existem espcies adaptadas vida no ar, na terra, no solo e em gua doce e salgada. Outras espcies so parasitas de plantas e ecto ou endoparasitas de animais. Algumas espcies so gregrias e desenvolveram complexos sistemas sociais, com diviso de tarefas entre as diversas castas. O corpo do artrpode tpico segmentado externamente metamerizao - em diversos graus e as extremidades pares so articuladas, especializadas em forma e funo para o desempenho de tarefas especficas. Em algumas espcies, durante o desenvolvimento embrionrio ocorre a fuso de alguns segmentos, tagma, podendo ocorrer perda de apndices em alguns deles. Por esta razo, o corpo do artrpode tpico pode ser dividido em dois tagmas (cefalotrax e abdmen) ou trs tagmas (cabea, trax e abdmen).

Aracndeos

Diviso do corpo

Insetos cabea

Diviso do corpo

cefalotrax

trax

abdome

abdome

Todas as superfcies externas do corpo so revestidas por um exoesqueleto orgnico contendo quitina, segregado pela epiderme. Este revestimento composto por camadas sucessivas de quitina (glicdio), protenas e ceras (praticamente impermeveis) e lipdios, podendo ser ainda mais endurecido por impregnao de clcio, como nos crustceos. O exoesqueleto apresenta "plos" sensoriais exteriormente e dobras e pregas internas, que servem de apoio aos msculos. O exoesqueleto uma pea fundamental para o sucesso dos artrpodes, pois fornece suporte ao corpo, fornece apoio aos msculos que movem os apndices, protege contra predadores e, devido a ser impermevel, impede a dessecao, fundamental em meio terrestre.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 21

ZOOLOGIA GERAL
No entanto, o exoesqueleto acarreta igualmente dificuldades, pois rgido e pouco expansvel, limitando os movimentos, o crescimento e as trocas com o exterior. Por este motivo, o animal realiza mudas peridicas ou ecdises. A muda controlada por hormnios, como a ecdisona, secretada por glndulas especiais, e que circulam pela corrente sangnea, atuando diretamente sobre as clulas epidrmicas. H inclusive hormnios encarregados de regular a produo de ecdisona Aracndeos e crustceos realizam vrias mudas ao longo da sua vida, enquanto insetos deixam de realizar mudas aps atingirem a maturidade sexual. O exoesqueleto velho solto por enzimas especializadas e um novo formado por baixo dele, embora permanecendo mole. Quando o novo est formado, o exoesqueleto velho fende-se em locais predeterminados e o animal emerge. Enchendo o corpo de ar ou gua para o expandir ao mximo, o animal espera que o novo exoesqueleto endurea, perodo em que est muito vulnervel. As mudas provocam, portanto, um crescimento descontnuo. Em espcies marinhas o exoesqueleto reforado por carbonato de clcio e nas espcies terrestres coberto por uma fina camada de cera, que impede a perda excessiva de gua. Internamente, apresentam uma cavidade geral (hemocele) cheia de lquido (hemolinfa), e os rgos respiratrios, circulatrios, nervosos, digestivos, excretor e reprodutor. O celoma dos artrpodos sofreu uma drstica reduo e somente encontra-se representado pela cavidade das gnadas, e em determinados artrpodos pela cavidade dos rgos excretores.

Circulao
O sistema nervoso e rgos dos sentidos (olhos compostos, por exemplo) so proporcionalmente grandes e bem desenvolvidos, permitindo respostas rpidas a estmulos. Por este motivo, a cefalizao ntida. O sistema circulatrio composto por um vaso dorsal simples, com zonas contrcteis que funcionam como um corao tubular, donde o sangue passa para uma aorta dorsal anterior. Aps este vaso o sangue espalha-se por lagunas. A circulao aberta ou lacunar. O sangue dos artrpodos possui diferentes tipos celulares, e em algumas espcies, o pigmento respiratrio a hemocianina (azul) ou hemoglobina (vermelha).

Aberta ou lacunar
Coraes

hemocianina nos crustceos incolor nos insetos hemoglobina nos demais

O sistema respiratrio pode apresentar diversos tipos de estruturas, dependendo do meio em que o animal vive. Espcies aquticas possuem brnquias, enquanto outras respiram pela superfcie do corpo. Os artrpodes terrestres possuem estruturas internas especializadas, designadas traquias. Estas so sistemas de canais ramificados, por onde circula ar, comunicando com o exterior por orifcios na superfcie do tegumento espirculos. Estas aberturas podem, geralmente, ser reguladas.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 22

ZOOLOGIA GERAL

O sistema digestivo completo, com compartimentos especializados.

O sistema excretor igualmente especializado, principalmente nos animais terrestres, onde formado por tubos de Malpighi. Este sistema composto por uma rede de tbulos mergulhados na cavidade celmica e em contacto com o sangue, donde removem as excrees. Estes tubos comunicam com o intestino, onde lanam esses produtos, que so eliminados com as fezes. O celoma reduzido e ocupado principalmente pelos rgos reprodutores e excretores. Este fato parece relacionado com o abandono da locomoo que usa a presso hidrosttica. A reproduo pode ser sexuada ou assexuada. Os artrpodes apresentam sexos separados, com fecundao interna nas formas terrestres e interna ou externa nas aquticas. Os ovos so ricos em vitelo e o desenvolvimento quase sempre indireto, passando os animais por metamorfoses. Subfilo Chelicerata - Classe Aracnida. Esta classe a de maior sucesso do grupo dos artrpodes quelicerados, seus membros mais conhecidos so as aranhas e os escorpies. Pensa-se que devero ter sido os primeiros do filo a colonizar o meio terrestre, pelo que as suas caractersticas mais distintivas esto relacionadas com a adaptao ao meio seco. Nos aracndeos o corpo divide-se em cefalotrax (que resulta da fuso da cabea e do trax) e abdmen. Estas duas partes do corpo do animal esto freqentemente unidas por um pednculo estreito. No apresentam antenas. Apenas o cefalotrax apresenta apndices Quelceras correspondem aos apndices do primeiro segmento e so estruturas em forma de gancho ou unhas, servem para capturar a presa e podem apresentar glndulas de veneno associadas. Pedipalpos - correspondem ao segundo segmento e so apndices manipuladores, tanto podendo ser semelhantes a apndices locomotores como apresentar garras (escorpies, por exemplo); 4 pares de patas - na grande maioria das espcies so apndices locomotores, mas o primeiro par pode ser longo e com uma funo sensorial.

O abdmen pode ser dividido curto e largo ou apresentar uma extenso semelhante a uma cauda. A grande maioria predadora e captura as presas com a ajuda das quelceras e/ou dos pedipalpos e injetando veneno. O veneno, alm de paralisar a presa, inicia a sua digesto, transformando a presa numa pasta ou lquido. Os aracndeos no apresentam mandbulas, pelo que apenas podem ingerir pequenos pedaos ou alimentos lquidos.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 23

ZOOLOGIA GERAL

Os escorpies digerem parcialmente pequenos pedaos do corpo da presa numa cmara anterior boca. Nestes animais a cauda apresenta um aguilho associado a uma glndula de veneno, utilizada para paralisar a presa que depois morta com os grandes pedipalpos. Este veneno da cauda do escorpio tem como principal funo defesa, no a caa.

A excreo realizada por tubos de Malpighi ou por glndulas coxais. O sistema nervoso centralizado, apresentando um grande crebro dorsal, o que permite entender os padres comportamentais complexos, nomeadamente a construo de ninhos e teias, corte e cuidado com a prole. Muitos aracndeos so noturnos, mas a maioria diurna e tem viso e tato muito apurados. freqente apresentarem quatro pares de olhos compostos (aranhas).

A respirao realizada por pulmes em forma de folha filotraqueias -, que no so mais que invaginaes pregueadas da parede ventral do abdmen, formando uma srie de lamelas. O ar entra por uma abertura ventral no abdmen e circula entre as lamelas vascularizadas, onde se realizam as trocas gasosas. Outras espcies respiram atravs das tradicionais traquias, como os insetos. As aranhas possuem no abdmen, ventralmente, glndulas sericgenas que segregam uma protena elstica e extremamente resistente que endurece ao passar por expanses mveis do tegumento designadas fiandeiras. Os filamentos proticos so enrolados como uma corda pelas fiandeiras, formando fios pegajosos com que tecem as teias. Os fios so depois esticados ou enrolados com as patas, dependendo do uso que iro ter. Os filamentos de teia so cerca de 5 vezes mais fortes que ao do mesmo dimetro e podem ser esticados at 4 vezes o seu comprimento inicial, sem partirem. Estudos revelaram que quanto mais fortemente aranha puxar o fio, enquanto este se forma mais forte este ser depois de endurecido. A reproduo sexuada, podendo ocorrer dimorfismo sexual. Os machos transferem o esperma para o interior do corpo da fmea num espermatforo, usando para isso os pedipalpos, quelceras ou mesmo apndices locomotores. A fecundao , portanto, interna e os ovos so freqentemente mantidos no interior do corpo da fmea ou cobertos com invlucros protetores. Em muitas espcies de escorpio os ovos eclodem logo que so expulsos. As mes escorpio transportam a sua prole sobre o dorso para as protegerem. Os estdios larvares ocorrem no interior do ovo. Muitas espcies apresentam cuidados com a prole.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 24

ZOOLOGIA GERAL
Subfilo Unirramia Classe Miriapoda Subclasse Chilopoda Os quilpodes (gr. khilioi = mil + podos = p), como as centopias, tm corpo delgado, com numerosos segmentos e achatado dorso-ventralmente. O corpo est dividido em duas regies, cabea e tronco segmentado. A cabea apresenta um par de olhos simples e vrios pares de apndices: um par de longas antenas; um par de mandbulas; dois pares de maxilas.

maxilpede

Dependendo da espcie, o tronco pode ser composto por 15 a 177 segmentos, o primeiro dos quais contm um par de garras venenosas maxilpedes - e os restantes um par de patas locomotoras curtas. O nmero de pares de patas varia, mas sempre um nmero impar, por qualquer motivo ainda no esclarecido. O veneno paralisa as presas, que so depois mastigadas e devoradas, com a ajuda das mandbulas. O sistema digestivo apresenta dois longos tubos de Malpighi associados, para a excreo. O corao estende-se ao longo de todo o corpo dorsalmente, com ostolos e artrias laterais em cada segmento. A reproduo sexuada com os sexos separados, existindo freqentemente cuidados parentais prolongados. A fecundao interna, com o macho a transferir espermatforos para o corpo da fmea de uma forma muito semelhante dos aracndeos. Noutros casos, o espermatforo apenas abandonado pelo macho, de forma ser encontrado pela fmea, que o recolhe. Dos ovos emergem pequenas centopias ou escolopendras, geralmente com cerca de 7 pares de patas, que iro aumentar em cada muda do exoesqueleto. Subclasse Diplopoda Os diplpodes (gr. diploos = duplo + podos = p) vivem em lugares midos e evitam a luz. Deslocam-se lentamente, examinando o caminho com as antenas. So geralmente herbvoros ou decompositores, usando as suas mandbulas com "dentes" para triturar matria orgnica em decomposio, plantas e algas e mesmo terra. Estes animais apresentam corpo cilndrico com muitos segmentos, geralmente fundidos dois a dois. Este fato levou a que durante muitos anos fossem includos numa mesma classe Miriapoda com os quilpodes. O exoesqueleto apresenta alguns depsitos de sais de clcio, mas no totalmente impermevel o que restringe a sua vida a habitat midos. Muitos so brilhantemente coloridos. A cabea apresenta dois grupos de olhos simples e diversos apndices: um par de antenas curtas;

Zoologia Geral- IB151

Pgina 25

ZOOLOGIA GERAL
um par de mandbulas; Gnatoquilrio estrutura em forma de placa que deve resultar da fuso das maxilas. O trax curto, com apenas 4 segmentos simples, cada um dos quais com um par de patas locomotoras, exceto o primeiro.

O longo abdmen apresenta de 9 a 100 segmentos duplos, cada um contendo dois pares de espirculos, de gnglios nervosos, bem como dois pares de patas locomotoras. Apesar de algumas espcies chegarem a apresentar 750 patas deslocam-se lentamente. As patas deslocam-se caracteristicamente numa srie de ondas, para trs e para frente. Assim, quando perturbados enrolam o longo corpo numa espiral protetora, com a cabea no centro ou produzem substncias txicas - glndulas de mau cheiro - que usam para repelir predadores. A reproduo sexuada e os sexos so separados. O macho apresenta apndices especializados na fecundao interna gonopdos. A fmea coloca os ovos num "ninho" no solo e as crias passam por 7 estgios larvais diferentes at atingirem a fase adulta. Classe Insecta. Os insetos perfazem mais de 1 milho espcies (fato que justifica uma cincia para os estudar entomologia), sendo os mais abundantes, mais bem sucedidos e mais diversamente distribudos dos animais terrestres. No entanto, estima-se que possam existir entre 5 e 10 milhes. So igualmente os mais importantes invertebrados que podem viver em locais secos e os nicos capazes de voar. A capacidade de voar permite-lhes escapar aos inimigos, capturar presas e encontrarem parceiros. As principais caractersticas dos insetos incluem cabea, trax e abdmen distintos, todos com funo determinada. A cabea suporta o aparelho bucal, cuja forma e composio pode ser muito variada, e a maioria dos rgos sensoriais (olhos e antenas). Apresenta, assim, os seguintes apndices: um par de antenas; armadura bucal - formada por peas especializadas em mastigar, sugar ou lamber e que inclui: um par de mandbulas; um par de maxilas; lbio - corresponde s segundas maxilas fundidas nicos invertebrados que conseguem voar. Asas so expanses da superfcies do corpo (epiderme e cutcula) controladas por msculos de vo localizadas dentro do trax.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 26

ZOOLOGIA GERAL

O trax, importante para a locomoo, tem 3 segmentos, cada um com um par de apndices locomotores e geralmente 2 pares de asas (ou apenas um par ou nenhum), que no so mais que expanses dorsais do revestimento do corpo. O abdmen com 11 segmentos no mximo e apresenta os sistemas vegetativos (digesto e excreo, por exemplo) e reprodutores. No contm apndices embora as partes terminais estejam modificadas como genitlia externa. Sistema digestivo completo com boca com glndulas salivares, intestino dividido em anterior, mdio e posterior. O sistema circulatrio aberto e apresenta um corao delicado dorsal ligado a uma aorta anterior, no apresentando veias ou capilares. A respirao feita atravs de traquias muito ramificadas, com espirculos pares em cada segmento do trax e abdmen, que transportam oxignio diretamente aos tecidos. A excreo geralmente feita por numerosos tubos de Malpighi, embora algumas espcies apenas apresentem um par, fixos na extremidade anterior do intestino posterior. O sistema nervoso desenvolvido e est associado a rgos dos sentidos variados: ocelos - olhos simples; olhos compostos - formados por centenas de pequenas unidades designadas omatdeas, todas ligadas por nervos ao crebro; quimiorreceptores - localizados nas antenas; Receptores do gosto - localizados perto da boca; Plos tcteis variados - distribudos por toda a superfcie do corpo e apndices. Algumas espcies so capazes de captar e produzir sons. Muitos insetos sobrevivem a temperaturas baixas entrando em estado de dormncia. No entanto, algumas das formas maiores realizam migraes de longas distncias (mais de 4000 Km, como no caso das borboletas monarca, que voam desde o Canad at ao Mxico para passar o Inverno). A reproduo pode ser assexuada por partenognese (em algumas espcies) ou sexuada, com sexos separados e fecundao interna.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 27

ZOOLOGIA GERAL
Subfilo Crustcea Os crustceos (l. crusta = revestimento + aceo = semelhante) so na sua grande maioria marinhos, onde so fundamentais nas cadeias alimentares (milhes de pequenos crustceos formam o krill, fonte de alimento para muitos outros animais), embora existam algumas espcies terrestres, como o bicho-de-conta. A maioria dos zologos considera as diferenas entre os crustceos e os restantes artrpodes suficientes para que lhes seja atribuda uma origem filogentica diferente. As principais caractersticas desta classe esto relacionadas com o seu meio, visto que so os artrpodes que dominam o meio aqutico. O exoesqueleto est geralmente impregnado de sais de clcio, conferindo-lhe grande dureza, especialmente nas espcies de maiores dimenses. O corpo est geralmente dividido em cefalotrax (freqentemente coberto por uma carapaa) e abdmen (na extremidade do qual existe um telson) embora em algumas espcies possam existir trs partes. O cefalotrax ou a cabea e o trax esto protegidos por uma carapaa quitinosa, cuja parte anterior se pode prolongar, formando um rostro. O abdmen nos caranguejos curto, achatado e dobra-se sob a carapaa. Os apndices dos crustceos so bi-ramosos e esto adaptados a muitas funes, nomeadamente locomoo, tacto, respirao e incubao dos ovos. Os apndices da cabea (que composta por 5 segmentos fundidos) so: dois pares de antenas - os crustceos so os nicos artrpodes com este nmero de antenas, onde se localizam os rgos do tato e do gosto; um par de mandbulas - colocadas lateralmente e usadas para cortar e triturar alimento; dois pares de maxilas.

Em seguida, na parte que corresponde ao trax, surgem, nas formas mais comuns, 5 pares de apndices locomotores perepodes -, em que o primeiro par pode estar modificado e ter forma de pina, passando a designar-se quelpedes. Os apndices do abdmen so muitas vezes reduzidos ou modificados para a natao - plepodes - ou outras funes. O sistema nervoso centralizado como o dos aracndeos, mas ao contrrio destes, os crustceos apresentam olhos pedunculados bem desenvolvidos e compostos provavelmente com viso a cores, bem como um grande nmero de outros rgos sensitivos (tacto e quimioreceptores localizados nas antenas, por exemplo). Nos crustceos pequenos a respirao pode ser feita em zonas de cutcula fina, mas nos maiores existem brnquias, localizadas de cada lado do cefalotrax ou nos apndices. A excreo pode ser igualmente feita pela superfcie do corpo ou atravs de glndulas verdes ou antenais, assim designadas pela sua localizao na base das antenas, onde filtram o sangue. Estes rgos regulam igualmente a quantidade de sal no sangue. No existem tubos de Malpighi. A reproduo sexuada, com sexos separados e desenvolvimento indireto com metamorfoses.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 28

ZOOLOGIA GERAL
A fecundao geralmente interna e a fmea pode transportar os ovos em cmaras especiais ou nas patas, durante o seu desenvolvimento.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 29

ZOOLOGIA GERAL
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA: RUPPERT, E. & R.D. BARNES. 1996. Zoologia dos Invertebrados. 6a. ed., Roca Ed. So Paulo. STORER, T.I. & R.L. USINGER. Zoologia Geral. 6a. ed. 1989. Comp. Ed. Nacional, So Paulo. BARNES, R.D. 1984. Zoologia dos Invertebrados. 4a. ed. Livraria Roca Ltda. So Paulo, 1179 p. BARNES, R.S.K.; P. CALLOW; P.J.W OLIVE. 1995. Os invertebrados uma nova sntese. Atheneu Ed., So Paulo, 526p. BRUSCA, R.C. & G.J. BRUSCA. 2003. Invertebrates. Second Edition. Sunderland, Massachusetts: Sinauer Associates, Inc. Publishers, 936pp HICKMAN, C.P.; L.S. ROBERTS & A. LARSON. 2004. Princpios integrados de Zoologia. Editora Guanabara Koogan S.A., Rio de Janeiro.

Zoologia Geral- IB151

Pgina 30

Anda mungkin juga menyukai