Anda di halaman 1dari 3

OFERENDAS PARA OS ORIXAS

Oferenda para Es.

Material: Farinha; Azeite de dend; Mel de abelha; Farinha de milho branco; Fgado, corao e bofe de b Cebola; Camaro seco socado; Um alguidar.

Modo de fazer: Faa uma farofa com dend, uma com mel e uma com gua, separadamente. Faa o acaa cozinhando a farinha de milho em gua, deixe a massa bem consistente, depois coloque em um pedao de f bananeira e enrole. Deixe esfriar. Corte os midos de boi em pedaos pequenos e coloque para refogar com dend, cebola, um pouco de sal, o camaro e rodelas de cebolas. Coloque as farofas no alguidar sem mistu muito, ponha o refogado de midos sobre a farofa e coloque o acaa no centro. Oferece-se para Ex pedin se quer. Coloque em uma praa bem movimentada. Oferenda para gn.

Material: 1 inhame; Azeite de dend; Mel de abelhas; 1 palma de dendezeiro (mariwo), pode ser de coquei no ache o dendezeiro; 1 vela branca.

Modo de fazer: Asse o inhame. Retire os talinhos das folhinhas da palma do dendezeiro. Depois que o inha esfriar monte-o enfiando os talinhos em toda o corpo do inhame, escreva o nome da pessoa que se deseja a em um prato branco e coloque o inhame em p sobre o nome, coloque o mel e um pouco de dend sobre o i os talinhos . Pede-se o desejado Ogum. Coloque prximo ao porto da casa que se fez a oferenda. Oferenda para Oss. Material: 1 milho verde com casca; Milho vermelho em gros; melado de cana; Coco; 1alguidar.

Modo de fazer: Cozinhe o milho vermelho e coloque dentro do alguidar, desfie a palha do milho verde deix apenas o milho descoberto e as palhas desfiadas penduradas, desfiar sem arrancar a palha do milho. Corte em fatias finas e enfeite sobre o milho cozido, coloque o milho verde em p sobre o coco, apontado para cim com as palhas escondendo os gros e o coco que ficaro em baixo. Coloque em cima da casa ou em um lug pedindo Oxssi o que se quer. Oferenda para Osnyin. Material: Batata doce; Cebola; Azeite de dend; 1 alguidar

Modo de fazer: cozinha-se a batata-doce apenas em gua. Depois, descasca-se e amassa-se feito pur. A, m se num refogado de cebola ralada com azeite de dend e coloca-se tudo no alguidar. Coloque prximo a pl faa seus pedidos. Oferenda para ml Material: Milho de pipocas; Areia de praia; 1 alguidar; 1vela branca.

Modo de fazer: Este o prato mais comum oferecido Obaluaye ou Omol. Coloque a areia de praia em u panela e deixe esquentar, depois de quente coloque o milho de pipoca para estourar nesta areia. Quando e

estourado, coloque o milho no alguidar e est pronta a oferenda, faa seus pedidos esse grande rs. Oferenda para Sng. Material: 12 quiabos; mel de abelhas; azeite de oliva; gua; 1 tigela branca.

Modo de fazer: Corte os quiabos em rodelas finas, coloque na tigela com gua, ponha um pouco de mel e u pouco de azeite por cima e mexa com as mos at que se forme uma baba viscosa, enquanto estiver amassa com as mos v pedindo o que se quer Xang, Depois coloque em um lugar alto . Oferenda para Osmar. Material: Feijo fradinho; Milho vermelho em gros; Cebola; Azeite de dend; 1 prato colorido.

Modo de fazer: Cozinha-se o feijo fradinho em gua. Separadamente, cozinha-se o milho vermelho tamb gua. Depois, juntar o feijo e o milho, misturar bem e depois colocar num refogado de cebola ralada e az dend que dever estar pronto. Coloque no prato e coloque prximo as plantas oferecendo a Oxumar e fa seus pedidos. Oferenda para Oy.

Material: Feijo fradinho; Camaro seco ralado; Cebola ralada; Azeite de dend; 1 prato de barro ou lou

Modo de fazer: Coloque o feijo de molho de um dia para o outro. Descasque o feijo um a um. Triture o fe misture com cebola ralada e o camaro seco socado, mexa por um tempo at que se obtenha uma massa fir Coloque a massa para descansar coberta com um pano e com uma pedra de carvo dentro. Coloque +/- um de dend em uma panela funda e deixe esquentar bem, faa bolos da massa de freij com uma colher e colo para fritar. Quando estiverem todos fritos, coloque no prato e deixe esfriar. Oferea-os para Yans. Faa s pedidos. Oferenda para Ob.

Material: Feijo fradinho; Cebola; Camaro seco socado; Azeite de dend; Farinha de mandioca; 1Alguid Flores e velas coloridas.

Modo de fazer: Cozinha-se o feijo fradinho em gua. Depois, mistura-se num refogado de cebolas raladas camaro seco socado, azeite de dend e gua. Por cima coloca-se a farinha de mandioca, fazendo um piro coloca-se no alguidar. Deixe esfriar e enfeite com flores por cima do prato. Coloque nas margens de um rio acenda as velas coloridas pedindo o que se quer a Ob. Sendo por muitos divindade interligada ao amor. Oferenda para sun. Material: 5 batatas doces brancas; mel de abelhas; velas amarelas; prato branco; fitas coloridas.

Modo de fazer: Coloque as batatas para cozinhar em gua at que fiquem bem molinhas. Deixe esfriar e am estas batatas com mel pedindo o que se quer. Tenha muita concentrao em amassar, depois de amassado, no prato e molde um corao com a massa. Depois enfeite com flores e fitas. Oferea Oxum em uma lago riacho. Esta oferenda muito eficaz em casos amorosos. Oferenda para Lognd.

Material: Milho vermelho; Feijo fradinho; Azeite de dend; Cebola; Camaro seco socado; 1 Alguidar; 1 inhame; ovos cozidos; coco; mel de abelhas.

Modo de fazer: Cozinha-se o milho vermelho s em gua. Separado, cozinha-se o feijo fradinho, tambm gua. Refoga-se o feijo fradinho com azeite de dend, cebola ralada e camaro seco socado. Coloca-se o em uma metade do alguidar e, na outra, o milho vermelho cozido. Frita-se o inhame e coloca-se por cima e fatias, em volta, enfeita-se com ovos cozidos em rodelas, fatias de coco e coloca-se bastante mel de abelhas cima. Pede-se o que se quer e oferece-se ao Orix Logun Ed.

Anda mungkin juga menyukai